03.03.2008

Entrevista: as pioneiras do Colégio

Nas comemorações do 57º aniversário do CEJVB, em 2007, alunos e professores realizaram trabalhos de pesquisa sobre a história do estabelecimento, que incluíram entrevistas com alguns alunos e professoras fundadoras. Veja, a seguir, alguns dos depoimentos.

 

Como se sente por ter visto nascer o CEJVB?

Idália Aguiar Lima – Feliz e lisonjeada em ter participado de tão grandioso evento que vem prestando tão grande benefício a todo município de Livramento e vizinhos. Agradecemos a Deus e a todas as pessoas que contribuíram para tão grande obra.

Maria Aparecida Alves Meira – Como aluna fundadora do Ginásio de Livramento, atualmente Colégio Estadual João Vila Boas, sinto-me feliz, hoje, em recordar aqueles momentos iniciais de estudante adolescente, integrando uma turma de novos colegas, novos professores, começando, assim, uma nova etapa na formação dos jovens daquela época. Era o nascer da educação secundária e do desenvolvimento da cultura em Livramento e cidades desta região.

Cremilda Maria de Lourdes Tanajura Pires – Muito feliz. Adorava estar em contato com meus alunos. Felicíssima. Comecei lecionando História. Sendo que a aula inaugural foi conduzida por mim e a primeira aula de matemática foi também dada por mim.

Maria das Dores Vilasbôas Spínola - Parabéns “João Vilas Boas”, que completa hoje 57 anos de existência (em 2007). Você é para Livramento uma porta aberta à educação. Parabéns pelos seus alunos que alcançaram na vida êxito maravilhoso. Senti-me feliz e venturosa em ver nascer este colégio, fruto de um livramentense e meu primo João Batista Vilas Boas.

Ruth Tanajura Leal - Muito grata. Muito emocionada, comovida.

Rita Vilasboas Castro Pereira – Para mim, trabalhar no CEJVB foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida. Hoje, aos 82 anos, tenho pelo João Vilas Boas o lugar em que vivi momentos maravilhosos, ao lado de colegas e alunos que para mim são membros de minha família. Este Colégio é um lugar maravilhoso.

Aliomar Espírito Santo de Lima Vieira - Foi muito prazeroso, pois na época foi o único colégio em nossa cidade, sendo dirigido por um padre - Pe. Maurício. Imagina que até latim eu estudei.

 

Houve dificuldades na implantação do Colégio?

Idália Aguiar Lima - Claro, pois hoje é difícil, veja naquela época, que tudo era precário.

Maria Aparecida Alves Meira – Como na fase de criação de qualquer instituição social, de modo mais direto, de uma instituição de educação, muitas preocupações e dificuldades apareceram e foram solucionadas nas primeiras reuniões entre os fundadores, criando-se em 21.08.1949 a Cooperativa de Educação e Cultura Resp. Ltda., mantenedora do então Ginásio de Livramento. Esta Cooperativa, que gerava recursos financeiros, foi uma das primeiras providências.

 Cremilda Maria de Lourdes Tanajura Pires - Era meu primo Mário do Carmo Tanajura quem providenciava tudo. Houve muitas dificuldades, tanto financeiras quanto da parte do professorado, que era bem pouco.

Maria das Dores Vilasbôas Spínola - Sim, houve dificuldades, porém tinha homens de coragem que contribuíram para esta implantação, como o deputado federal Manoel Novais, que arrumou verba por intermédio do meu saudoso pai, Gentil Vilas Boas, e do meu cunhado, Dr. Edílson Ribeiro Pontes.

Ruth Tanajura Leal - Sim. Primeiro: fundaram uma cooperativa. Segundo: os professores; curso para os alunos. D. Corina foi a professora de Admissão. Terceiro: professores – todos do ensino primário, mas nos transmitiram ótimos conhecimentos. Depois que apareceram doutores e padres.

Rita Vilasboas Castro Pereira - Não resta dúvida que o livramentense encontrou dificuldades sérias na implantação do colégio, uma vez que os nosso recursos eram poucos. Mas, graças à boa vontade de seus filhos, Livramento ganhou um educandário, que preparou muitos dos seus filhos, que hoje são ilustres entre os baianos.

Aliomar Espírito Santo de Lima Vieira - As dificuldades foram os recursos. Não tinha sede própria, foi iniciado na Prefeitura (hoje sede), e os nossos pais que tinham que pagar.


 
Como vê o Colégio hoje?

Idália Aguiar Lima - Como um órgão de grande valor e inestimável utilidade. Que serve ao grande e ao pequeno, ao rico e ao pobre. Enfim, a toda comunidade.

Maria Aparecida Alves Meira - Continua hoje com a mesma eficiência e compromisso com os objetivos propostos, mantendo sua tradição de educar e instruir os adolescentes e jovens do ensino fundamental e ensino médio com amor e responsabilidade, ministrando um ensino de qualidade, com o reconhecimento da comunidade e das autoridades educacionais.

Cremilda Maria de Lourdes Tanajura Pires – Hoje um grande colégio a serviço dos filhos da terra, promovendo-os a grandes carreiras nas diversas universidades do país e de lá de fora, também.

Maria das Dores Vilasbôas Spínola - Parabéns pelo excelente corpo docente, que não mede esforço para sustentar tudo que pode oferecer à nossa gente. Aos ilustres filhos daqui, que receberam neste colégio um educandário à altura, meus parabéns!

Ruth Tanajura Leal - Foi pioneiro mesmo, aqui da nossa região. Muita coragem, como descreveu João Vilasboas (um dos fundadores, que deu nome ao Colégio), que lutou muito para que fosse inaugurado este nosso educandário.

Rita Vilasboas Castro Pereira - Considero o CEJVB o melhor educandário do nosso município. Sei que há falta de profissionais, porém, os que trabalham lá são competentes e responsáveis.

Aliomar Espírito Santo de Lima Vieira – É considerado o pioneiro em nossa cidade, onde em época de matrículas as filas são quilométricas. Podemos notar também nas formaturas que dali saem.

 

Sobre a contribuição cultural do Colégio?

Idália Aguiar Lima - É com grande prazer que venho, de todo coração, parabenizar nosso querido “Centro Educacional João Vilas Boas” que, de uma forma ou de outra, faz parte da nossa vida, da nossa convivência e da nossa saudade. Meu agradecimento a este grande educandário e que sua existência se prolongue infinitamente, para felicidade do nosso povo, que bebe e se alimenta da sua cultura.

Maria Aparecida Alves Meira - Parabéns! Sinto-me honrada em apresentar minhas congratulações a toda comunidade escolar, incluindo os pais dos alunos, com votos de esperança e realizações. Que Deus derrame sobre este colégio suas graças, iluminando-o com a luz do saber, da modernidade e do amor fraterno, construindo a paz no coração de todos que nele trabalham e estudam hoje, e das gerações vindouras. Felicidades!

Cremilda Maria de Lourdes Tanajura Pires - Este colégio foi de muita importância, porque os filhos da terra que não podiam estudar fora passaram a ter o privilégio de estudar na sua própria cidade, começaram a estudar sob o olhar de seus pais.

Maria das Dores Vilasbôas Spínola - Desejo aos que trabalham neste recinto maravilhoso muita conquista e se sintam responsáveis na formação de uma juventude próspera. Considero o João Vilas Boas um lugar que sustenta, desde sua fundação, um esteio que segura a formação de uma gente capaz de revelar o que receberam. Ao saudoso funcionário Mário do Carmo Tanajura, que muito trabalhou pela sustentação deste educandário, a minha homenagem e reconhecimento de sua labuta incansável e segura. A todos que trabalham neste recinto, meus votos de felicidades e paz.

Ruth Tanajura Leal - A minha homenagem é de muita gratidão, pois graças ao hoje Colégio, antes era Ginásio de Livramento, é que pude estudar, senão ficava só no curso primário. Estudar fora era privilégio para bem poucos aqui de Livramento. Os que estudam hoje não sentem isso. Eu fui da turma do 2º ano. Mas olhe para trás e veja quantos dos que foram da 1ª turma, que já tinham parado de estudar. Desejo que ele continue prosperando sempre e nunca feche as portas.

Rita Vilasboas Castro Pereira - Um centro educacional, implantado no alto sertão, contribui de forma ampla para um dos maiores direitos dos cidadãos que é a Educação. O nosso Colégio não é apenas um educador, mas um formador de personalidades humanas. Desejo que se mantenha firme neste propósito e que não falte, a todos que neste educandário trabalham, coragem e dedicação para que cada vez mais ampliem o propósito de educar. Parabéns “João Vilas Boas”! Parabéns Livramento que há tempos luta para a melhoria do conhecimento de todo o seu povo!

Aliomar Espírito Santo de Lima Vieira - Parabéns ao Colégio pelos anos de contribuição cultural a Livramento. Que ele seja sempre este caminho certo, rumo à educação. Parabéns, CEJVB!

 

03.03.2008

Conheça as entrevistadas

D. Idália – Lecionou por 25 anos no “João Vilas Boas”. Foi professora das disciplinas História e Educação Moral e Cívica, então existente na época. Fará 86 anos em abril de 2008. Extremamente preocupada com o aprendizado dos seus alunos e com o bom funcionamento do colégio, deixou marcas e boas lembranças no coração de várias gerações de estudantes.


D. Lili – Integrou a primeira turma de alunos do Colégio. Depois, foi professora da disciplina Didática Geral, Metodologia e Prática de Ensino. Em 1991, já aposentada como professora, foi nomeada para o cargo de diretora do Colégio, onde permaneceu até 2006, quando encerrou uma carreira de 50 anos dedicada à Educação.

 

D. Cremilda – Decana da Educação em Livramento, faz 92 anos neste ano de 2008. Ensinou História e era a mais experiente da primeira turma de professores do então Ginásio de Livramento, pois já lecionava desde 1937. Como tal, proferiu a aula inaugural do estabelecimento e a primeira aula de Matemática.

 

D. Maria das Dores – Também foi aluna fundadora e lembra com ternura e gratidão a fundação do Colégio. Nasceu em outubro de 1929, filha de Gentil de Castro Vilasbôas e D. Alice Meira Vilasbôas, é casada com Antônio Pereira Spínola. Lembra dos colegas, entre eles alguns já falecidos, como Maria Guimarães, Anete Alcântara, Darci Tanajura, José Assunção e Raimundo Tanajura.

 

D. Ruth – Fez o curso ginasial no Colégio, entre 1951 e 1954. Formou-se como professora primária na Escola Normal de Caetité. Depois, veio a ser professora do CEJVB, onde ensinou Estatística, para alunos do Magistério; deu aulas de trabalhos manuais e Matemática, para 1ª e 2ª séries; além de Português, como substituta, também nas 1ª e 2ª séries ginasiais.

D. Rita – Também formada na tradicional Escola Normal de Caetité, município onde nasceu, em 1925, começou sua carreira de professora nas escolas reunidas Lélis Piedade, em Livramento. Começou a trabalhar no “João Vilas Boas” em 1954, como professora de Geografia e, em 1963, foi contratada para ministrar aulas de Psicologia e Administração Escolar.

D. Aliomar – Também conhecida como D. Lili. Foi aluna de D. Cremilda na Escola Senador Tanajura. Fez parte da primeira turma de alunos do Ginásio de Livramento, atual “Colégio João Vilas Boas”. Interrompeu o ensino médio para estudar Corte e Costuma, em que é diplomada. Diz, com orgulho, que sua filha hoje é professora do Colégio.

 

 

03.03.2008

Alunos e diretores fundadores

Primeiros alunos: Aliomar Espírito Santo de Lima, Anete Martins Alcântara, Antônio Alves Lima, Belaniza Moura Cambuí, Clarice Meira Vilasboas, Darcy Tanajura, Dilma Correia e Silva, Dulce Flora Alcântara, Edvaldo Novais Correia, Edmundo Deladier Meira, Elias Meira Lessa, Elisabeth Tanajura, Evandro Alcântara, Everardo Augusto da Silva, Everaldo Sirqueira Alcântara, Felisberto Miranda Machado, Francisco de Souza Rocha, Gilberto Miranda Caíres, Joanício Carvalho Teixeira, José Edvaldo Lima Assunção, Maria Dalva Vilasboas Santos Pereira, Maria de Lourdes Santos Pereira, Maria Aparecida das Neves, Maria Aparecida Alves Meira, Maria do Livramento Pereira Guimarães, Maria de Lourdes Paiva, Maria Ramos Pinto, Maria das Dores Meira Vilasboas, Miguel Martins Alcântara, Miguel Meira Lessa, Natália Miranda Caíres, Natalia Santana, Neusa Maria Pichimel Alcântara, Rachel Conceição Tanajura e Silva, Raimundo Tanajura, Sônia Danuzia Meira, Norma Solange Peçanha, Alice Lila Pereira Guimarães e Zélia Flora Alcântara.

Diretores: Corina Corria da Silva Lima (março a maio/1950, 1956/1959, l960/1964), Padre Maurício Celestino Fernandes (maio de 1950/1956), Sebastião Meira Tanajura (1957/1959), José Meira Tanajura (1959/1960), Angelita Osório Pimentel Leal (1964/1968), Darcy Tanajura de Cássia (1968/1987), Marilu das Dores Prates Marques (junho a setembro/1987), Marinalva Tanajura Machado (setembro de 1987/agosto de 1989), Elisabete de Souza Rego Nunes, Maria Aparecida Alves Meira (1991/2006), Jânio Soares Lima (a partir de 2007).

Pe. Maurício dirigiu o........................Cônego Higino participou
"Ginásio de Livramento"
..................da primeira reunião