Quaresma – 28.02.2012

Campanha da Fraternidade
clama pela saúde pública

 

O tema da Campanha da Fraternidade de 2012, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é A Fraternidade e Saúde Pública. O lema inspirador foi tirado de Eclesiástico, 38, 8: Que a Saúde se Difunda sobre a Terra. O objetivo, segundo a CNBB, é “sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”. Para a Igreja, “É uma realidade que clama por ações transformadoras”.

Mesmo revestindo a CF-2012 com o véu da espiritualidade, ao dizer que “deseja iluminar a dura realidade da saúde pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte”, a CNBB também vai “exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde”. Nesse sentido, destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS) “ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e ainda não atende a contento, sobretudo os mais necessitados destes serviços”.

O lema é inspirador, o tema é oportuno e o texto-base da Campanha é forte. Resta aguardar o que será dito nos milhares de púlpitos espalhados pelo Brasil a fora. Só eles poderão, realmente, incentivar comportamentos transformadores. O Estado não vai alterar a política de saúde, exatamente porque só prejudica a camada desamparada e sem força para reagir. A não ser que os miseráveis sejam mobilizados e representados pela força da Igreja. E aí não bastará apenas o orar contrito nem a burocrática liturgia quotidiana.


Projeto Cisternas – 28.02.2012

Serão beneficiadas 2.880
famílias em 11municípios

O projeto Água e Cidadania no Semiárido foi lançado, dia 24, pela Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento (Asamil), com previsão de beneficiar com água potável 2.880 famílias nos municípios de Livramento de Nossa Senhora (sede do lançamento), Rio de Contas, Dom Basílio, Abaíra, Piatã, Ibitiara, Ibipitanga, Paramirim, Malhada de Pedras, Guajerú e Caraíbas.

O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários, mediante a captação e armazenamento de água da chuva para consumo humano e uso no preparo dos alimentos. As cisternas têm capacidade para armazenar 16 mil litros de água captados diretamente do telhado das casas, suficientes para enfrentar até um ano de estiagem.

Serão construídas de placas de cimento e custeadas com recursos da União, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O evento estendeu-se pelos dias 25 e 26, no auditório do Centro Diocesano. Participaram destinatários do projeto, representantes comunitários, de entidades sociais, além de prefeitos, vereadores e outros políticos ligados à região.



Limpeza de aguada – 28.02.2012

Prepostos da prefeitura
constrangem moradores

Os moradores do povoado de Mucambo, área castigada pela estiagem, no município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, por pouco não entraram, recentemente, em choque com prepostos da prefeitura. O reservatório de água, existente no local e denominado “Pau-Ferro”, destinado aos animais, havia secado, devido à falta de chuva, e estava praticamente aterrado.

A população aproveitou para limpar a antiga aguada. Disseram que não conseguiram ajuda da prefeitura e procurou a empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que atua na região e prontamente atendeu. Mas, quando as máquinas já estavam no local, o prefeito teria ordenado a expulsão dos técnicos da INB.

A prefeitura acabou assumindo o serviço, mas causou constrangimento e revolta na comunidade. O líder comunitário Bento Moreira Dias disse que o reservatório, construído em 1976, pela SUDENE e DNOCS, pertence à comunidade. É administrado e mantido pela Associação de Moradores. Por isso, apesar do problema resolvido, ele entende que a interferência da prefeitura, além de agressiva, foi indevida.



São Timóteo – 28.02.2012

Devotos celebram a festa
do padroeiro São Timóteo

Os devotos do distrito de São Timóteo, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, realizaram, domingo, 26, a festa em louvor a um dos seus padroeiros e que deu nome ao local. O dia da sua celebração litúrgica é 26 e janeiro, mas os moradores celebram de acordo com a agenda da paróquia. O outro padroeiro é uma santa, Nossa Senhora da Ajuda, cuja festa se realiza em agosto.

Os festejos de Timóteo reúnem menos fiéis que os de Nossa Senhora, mas quem compareceu no último domingo deu uma demonstração de muita fé, suportando o sol escaldante e o calor sufocante, principalmente na hora da procissão pelo centro do povoado. A missa foi conduzida pelo Padre Cido, da Paróquia do Bom Jesus do Taquari.

Chamou a atenção a quantidade de políticos presentes, como o prefeito Carlos Batista e esposa, D. Suzete Spínola, que ocuparam lugar de honra dentro do templo. Os demais, entre eles o vice-prefeito Paulo Azevedo, ficaram do lado de fora, sendo flagrados em confabulações sobre as próximas eleições.

São Timóteo foi bispo cristão do primeiro século depois de Cristo e morreu pelo ano 80 da era Cristã. Segundo o Novo Testamento, ele esteve com Paulo de Tarso, que o tratava como irmão e era seu mentor. É considerado o destinatário das Epístolas de Paulo a Timóteo, sendo um dos seus 70 discípulos.



Religião – 28.02.2012

Festa do Círculo de Orações
reúne mulheres evangélicas

A comunidade evangélica da região, incluindo fiéis e líderes religiosos, reuniu-se, dias 25 e 26, no Ginásio de Esportes (foto), em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para a festa do Círculo de Orações das Senhoras da Igreja Assembléia de Deus. Foi um encontro de muita alegria e orações, com um público, entre fiéis e convidados, formado por crianças e adultos, lotando as dependências do Ginásio. Durante o evento, foi destacado o trabalho das mulheres na igreja e na vida da comunidade. Em uma das faixas expostas nas laterais do salão, lia-se “A mulher submissa à palavra do Senhor é vitoriosa”, que remete a exemplos de submissão feminina, sob as bênçãos de Deus, como o de Sarah, mulher de Abraão, cuja formosura e dedicação ao patriarca, seu esposo, são destacados pela própria Bíblia.



No Ar – 28.02.2012

Chokolate está de volta ao rádio

Após muitos anos fora dos stúdios radiofônicos, Elias do Carmo Ferreira, o popular DJ Chokolath (foto), retoma os microfones. A convite da Rádio Portal FM (104.3), ele agora anima as tardes interioranas, com o programa “Pancadão”, de grande sucesso na região. No comando de toda a programação da emissora, está o diretor e também locutor Alan Rich, nos quadros da casa desde a inauguração, há mais de três anos.

 

Fichas Sujas de Livramento – 18.02.2012

Ficha limpa pode atingir
o prefeito e o ex-prefeito

Emerson Leal: contas a acertar com TCU . . . . . Carlos Batista: contas rejeitadas no TCM

Os dois principais líderes políticos de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o ex-prefeito Emerson Leal e o atual prefeito Carlos Batista estão passíveis de serem alcançados pela Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), validada no último dia 16, pelo Supremo Tribunal Federal, por 7 votos a 4.

O ex-prefeito figura na lista de gestores públicos inelegíveis encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Já o prefeito atual teve duas contas rejeitadas (2006/2007) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e tem mais de 30 processos na Justiça Eleitoral.

Mas haverá pouca repercussão na eleição deste ano, pois Carlos Batista, no exercício do segundo mandato, não poderá se candidatar; e tudo indica que Emerson Leal não teria pretensões de ser candidato. Sobre Carlos Batista, as contas rejeitadas pelo TCM foram aprovadas pela Câmara de Vereadores.

Como a rejeição da corte de contas não foi impugnada judicialmente, pelo prefeito, há dúvidas se gera ou não inelegibilidade. Nos processos eleitorais, ainda não houve condenação em segunda instância, como prevê a lei. Então, ainda não o tornam inelegível, nem ao vice Paulo Azevedo.

A inelegibilidade de Emerson Leal vem do processo de “Tomada de Contas Especial nº. 250.197/1996-0”, onde o TCU julgou “irregulares as contas da Prefeitura e em débito o responsável, em face da realização de saque repassado indevidamente a entidade não credenciada, classificação indevida de recursos em balancete financeiro e transferência de aplicações sem a evidência de sua reversão integral em prol da execução do objeto da avença”.

O tribunal também condenou Emerson Leal a pagar treze mil cruzados novos, atualizados monetariamente e acrescidos de encargos legais (Acórdão nº 1499/2005), mas até hoje não foram pagos, apesar de autorizados a cobrança judicial e o ajuizamento das ações civil e penal cabíveis.

Tratou-se de verba federal repassada para perfuração de poços artesianos, que o então prefeito não teria perfurado. Equivale hoje a poucos reais, mas a condenação poderá levar o ex-prefeito para a alínea “g”, inciso “I”, do artigo 1º, da Lei Complementar nº 64/1990, alterada pela Lei da Filha Limpa.



Veneno na manga – 18.02.2012

Apenas 35 pessoas foram à
audiência pública da ADAB

Apenas 35 pessoas compareceram à audiência pública, na Câmara, e nenhum vereador presente

A baixa frequência à audiência pública realizada pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Sanitária da Bahia), no último dia 15, revelou o descaso das autoridades e a indiferença da população ante o grave problema do envenenamento das lavouras, incluindo manga e maracujá, pelo uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

A situação levou a Associação dos Produtores de Livramento, preocupada apenas com a repercussão comercial, a alertar sobre a presença, nos frutos da região, de resíduos dos inseticidas “cefanol” e “tamaron”, de uso proibido, que contém os ingredientes ativos “acefato” e “metamidofós”, respectivamente.

Weber Aguiar quer orientar uso dos agrotóxicos

Não são observados, por exemplo, os períodos de carência entre a aplicação dos inseticidas e a colheita dos produtos, consumidos pelo próprio produtor ou colocados à venda ainda impregnados de veneno. Os mais ariscados são as hortaliças de maneira geral, a abóbora, melancia e até mesmo a palma.

Os ingredientes ativos dos inseticidas contém alto poder letal, podendo causar a morte direta, a depender da quantidade, ou provocar doenças, como câncer, dermatites, desregulação endócrina e alterações no sistema nervoso e reprodutivo, causando problemas psicológicos e malformações fetais.

Ante a gravidade da situação, o engenheiro agrônomo da ADAB, em Livramento, Weber Aguiar, que coordenou a audiência, anunciou que vai intensificar a fiscalização, com foco inicial na orientação técnica e educação dos produtores para a correta utilização dos inseticidas e outros insumos.

Apesar da importância do evento, as principais autoridades dos municípios envolvidos não compareceram. Mesmo sendo realizado na Câmara de Vereadores, nenhum vereador compareceu. Os municípios de Livramento e Dom Basílio foram representados apenas pelos seus secretários da Agricultura.

Tensão na Bahia – 08.02.2012

Greve da PM se alastra e chega
a Livramento de Nossa Senhora

A paralisação dos policiais militares da Bahia, antes praticamente restrita a Salvador e cidades maiores, chegou a Livramento de nossa Senhora. Em nota divulgada no site da Prefeitura, o prefeito Carlos Batista informa que recebeu oficialmente do major Jorge Brito Macedo, comandante da 46ª CIPM - Companhia Independente de Polícia Militar, a confirmação da adesão de sua tropa ao movimento.

A nota acrescenta que o prefeito municipal, ao receber a informação, imediatamente entrou em contato com o subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ary Pereira, colocando-o a par da situação no município e solicitando providências para garantir a segurança da população.

O próprio major Macedo teria informado ao prefeito que a tropa se manteria na sede da 46ª CIPM e que o comandante e os oficiais “assumem o compromisso de fazer diligências, se for necessário”. Carlos Batista diz ter confiança, “baseado em informações obtidas junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, que a greve poderá ser encerrada nas próximas horas”. E orienta a população a se manter tranquila e continuar suas atividades normais.

O clima é de tensão na cidade, com a população temerosa de assaltos, principalmente porque eles já vinham ocorrendo mesmo antes da greve. A Câmara de Dirigentes Lojistas recomendou aos seus associados que fechem os estabelecimentos às 15. Teme-se que a situação não seja resolvida com a rapidez esperada, pois os grevistas ignoraram a proposta feita pelo governo estadual.

Descaso para com a segurança e educação

Tem havido uma forte reação contra os militares grevistas, principalmente de políticos, entre eles parlamentares do Partido dos Trabalhadores, que marcaram reunião em Salvador para se solidarizar com o governador petista Jaques Wagner. Porém, ninguém propôs, ainda, uma discussão séria sobre a importância do aparato policial para efetivação da Segurança Pública.

Os salários pagos pelo Estado a setores básicos como policiais e professores, são simplesmente vergonhosos, sendo inevitável a comparação com o que recebem os políticos, por exemplo. A média salarial do soldado e do professor está em torno de R$2.000,00. O soldado arrisca sua vida, oito horas por dia, para proteger a população; e o professor, com oito horas diárias e mais noites e finais de semana, é a base do desenvolvimento do país.

E isso é antigo. É claro que, um dia, haveria ou haverá de estourar. Em total desrespeito a esses setores tão vitais para a comunidade, o governador fica usando a desculpa da limitação do orçamento, tão malbaratado de outras formas, e também a desculpa dos maus elementos que usam a greve para extravasar a violência pessoal. O Estado pode, sim, pagar remuneração justa a esses servidores.

Não é a remuneração justa que deve se ajustar ao orçamento, o orçamento que tem que prever a remuneração justa para os servidores. Por que se paga altos salários e tantas mordomias aos parlamentares, que nada fazem de relevante? Veja o exemplo de um vereador em Livramento, que nem sabe ler direito e recebe R$3.800,00 mensais, trabalhando apenas cerca de oito horas por mês, menos do que trabalham um soldado e um professor por dia.

Veneno na manga – 08.02.2012

Agrotóxico será tema de
audiência pública da ADAB

Principal riqueza econômica de Livramento está ameaçada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos

O perigo do uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, chamou a atenção do escritório local da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A preocupação aumentou depois que a Associação de Produtores e Exportadores (APEL) divulgou a descoberta de altos índices de resíduos de inseticidas proibidos ou não recomendados em mangas da região.

A ADAB quer discutir amplamente a questão, inclusive com a participação da comunidade. Para isso, realizará uma audiência pública, dia 15 próximo, a partir das 8h, na sede da Câmara de Vereadores. O engenheiro agrônomo Weber Aguiar, fiscal da entidade, disse que comparecerão ao ato autoridades ligadas ao setor e representantes da sociedade organizada.

Diz que o objetivo é esclarecer dúvidas sobre a utilização sustentável dos insumos. Destaca que o assunto requer muita atenção, pois “a nossa região têm na agricultura sua principal fonte de geração de renda” e lembra que “a participação de toda a comunidade [na audiência pública] é de suma importância, sobretudo dos produtores rurais".

Na divulgação, feita exaustivamente pelo rádio, a APEL reconhece a gravidade do problema, mas só se preocupou com o lado comercial, desprezando o grave risco para a saúde pública, ao dizer apenas que a presença dos venenos na maga pode prejudicar a comercialização do produto. Veja o que diz a nota:

Informamos aos produtores de manga de Livramento e região que em 2011 altos índices de resíduo dos ingredientes ativos ACEFATO e METAMIDOFOS, presente nos Inseticidas CEFANAL e TAMARON foram encontrados em exames laboratoriais feitos em manga produzida em nossa região.

Alertamos que o uso de produtos não registrados para a cultura de manga pode afetar a comercialização da manga de Livramento no mercado interno e principalmente na exportação, podendo assim trazer dificuldades para os produtores e comerciantes locais.

Pedimos a todos os produtores e revendedores de produtos agrícolas, que somente indiquem e utilizem produtos registrados e autorizados para a cultura de manga. A lista de produtos registrados e autorizados pode ser encontrada na Apromol, Adab, Ebda, Secretaria de Agricultura de Livramento ou em seu revendedor preferido.

Leia matéria publicada pelo O Mandacaru em 21.01.2012 (basta rolar a página até aquela data)

Política – 06.02.2012

A eleição de Livramento
fica refém de empresários

Raimundo Marinho

Jornalista

A reunião de empresários governistas, semana passada, para discutir a sucessão do atual prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, é um sintoma grave de promiscuidade entre público e privado. Ficou evidente o inusitado propósito de organizar o poder econômico para enfrentar adversários na eleição de prefeito deste ano.

Também revela o lado sombrio da gestão de Carlos Batista, cujo governo é acusado de existir para e pelos empresários, com danos irreparáveis ao orçamento municipal. O interesse empresarial é sempre o lucro que, no caso, só poderá vir dos cofres públicos. A Prefeitura vira quintal político-empresarial

Foi publicado que o número de convocados para essa reunião seria de 40 empresários, levando os piadistas de plantão a associá-la ao filme de Arthur Lubin Ali Baba and the Forty Thieves (EUA, 1944). Na verdade, o encontro, que se realizou sem o prefeito, não teria passado de 20 pessoas. Mas a comparação piadista ganhou as ruas.

Na película, o jovem Ali busca vingar a morte do pai e retomar o poder. Em “Carlão e os 40 Empresários”, o objetivo é manter o poder, tido como prodigo na distribuição de benefícios entre companheiros. A piada pode ser imprópria, mas a reunião confirma a submissão da Prefeitura a interesses privados.

Carlos Batista vem sendo refém e conivente, ao mesmo tempo, com essa visão política, em desfavor da coletividade, como provam os casos de licitações ganhas por parentes de assessores e correligionários. Há acusação, também, de que a economia de 20% da folha de pessoal é gasta, através de contratos de prestação de serviços, entre pessoas ligadas ao grupo que apóia o prefeito.

A tal reunião dos “40 empresários” teria analisado o possível estrago eleitoral da ida do vice-prefeito para a oposição, liderada pelo ex-prefeito Emerson Leal. O temor de que isso exigirá mais investimento de campanha teria sido o objetivo central do encontro, temendo-se perdas se eleito um oposicionista.

Embora a fuga do vice não seja apta a alterar a cultura político-eleitoral de Livramento, que se caracteriza pelo desprezo ao interesse público, afetará muito a próxima eleição. Mas, acima de tudo, representa volta ao passado e deixa os eleitores sem opção. Agora ele é objeto de desejo dos dois grupos.

Esse desejo vem da pouca rejeição e da crença de que teria votos suficientes para definir o pleito, como em 2008. Os caciques sabem que ele não anda sozinho, mas temem que a balança de votos penda para onde ele for. Ao acaso de 2008 soma-se a fama que o vice adquiriu na interinidade de 15 dias.

O pânico tomou conta da corte, que deixou escapar o único trunfo que tinha para embalar a candidatura de Ricardo Ribeiro, cujo vice seria o também empresário Gutembergue Carneiro, sacramentando a total submissão do alcaide a pelo menos parte do empresariado local. Grande nome do passado pode vir por aí, mas pouco ajudará.

A chapa sucessória da situação, com dois empresários bem sucedidos, talvez não tenha a densidade eleitoral exigida pelo embate a ser travado. A importância do vice, no grupo, não foi bem avaliada. Fez-se pouco caso da sua peremptória afirmação de que “vice nunca mais”.

A perda é dobrada, pois desfalca o grupo na medida em que reforça o inimigo, dando-se em momento eleitoreiro crucial. Para muitos, Paulo Azevedo comporta-se como um vira-lata, pela inconstância partidária. Mesmo determinado a não ser vice, encaminhava-se para isso, na situação. Então, optou por fugir para onde a grama lhe pareceu mais verde.

A pressão de Ricardo Ribeiro fechou os espaços da situação ao médico de Érico Cardoso, enquanto na oposição, onde sobra vice, faltava nome com votos para a cabeça. A margem para surpresa ficou menor. Uma delas seria Carlão ceder espaço nobre a Paulo Azevedo, mais a garantia do conforto da máquina pública e o manto dos 40 empresários.