Contaminação – 31.10.2014

Incidência de câncer em
Livramento é preocupante

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O aumento dos casos de neoplasia maligna (câncer) tornou-se preocupante, nos últimos anos, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Porém, o assunto ainda não sensibilizou as autoridades locais nem estaduais, inexistindo estatísticas oficiais a respeito.

A preocupação resulta justamente de ter se tornado perceptível ao senso comum, mas sem qualquer ação governamental para enfrentamento do problema. Assim, não se sabe se houve aumento efetivo ou apenas mais conhecimento do que antes permanecia escondido.

A estatal brasileira Indústrias Nucleares do Brasil (INB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou, ontem, na Câmara de Vereadores local, os resultados de um estudo epidemiológico sobre a incidência da doença em nossa região.

Cobre de 1995 a 2010, portanto com a considerável defasagem de quatro anos. Tem como foco o raio de influência de 20 km em torno da mina de urânio explorada pela própria INB, compreendendo os municípios de Caetité (sede da empresa), Lagoa Real e Livramento (Mocambo e São Timóteo).

Apesar da relevância do assunto, o evento atraiu poucas pessoas. Mas houve muito interesse e muitas perguntas por parte destas. A linha de respostas adotada pelos palestrantes, no entanto, frustrou os presentes, pois pareceram limitados ao interesse promocional da mineradora.
Segundo o consultor da Fiocruz, Tarcísio Cunha, um dos palestrantes, o objetivo do estudo foi atender a uma condicionante de monitoramento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), em relação a possível contaminação resultante da extração do urânio. Não foram sinalizadas quaisquer ações corretivas ou preventivas.

Perguntas sobre o número e aumento reais dos casos de câncer, no período, e a relação dos mesmos com a contaminação pelo urânio, no caso das regiões de influência da mina, ou dos agrotóxicos, no caso de Livramento, tiveram respostas imprecisas e insatisfatórias.
O estudo evidenciou apenas melhoria dos registros sobre mortes por câncer na região, sem apontar qualquer relação com a reconhecida contaminação ambiental, nos três municípios, gerando desconfiança, já que a pesquisa foi custeada pela própria INB, tida como empresa altamente poluidora.

Conheça mais a INB em:
http://www.inb.gov.br/pt-br/WebForms/Interna2.aspx?secao_id=4&campo=41

Veja os alertas do Greenpeace sobre os perigos que envolvem a exploração do urânio como fonte de energia nuclear, em:
http://www.greenpeace.org.br/uranio/denuncia.php
http://www.greenpeace.org.br/uranio/energia.php

http://www.greenpeace.org.br/uranio/riscos.php

 

Inauguração – 30.10.2014

Abaíra e Jussiape em festa,
mesmo sem o governador

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O governador Jaques Wagner faltou, ontem, à inauguração da pavimentação asfáltica da BA 148 (Abaíra-Jussiape), na Chapada Diamantina. O motivo teria sido falta de teto, devido ao tempo chuvoso, para que seu avião pousasse em Rio de Contas, donde iria em helicóptero para o local do evento.

Mas isso não impediu a festa da população, incluindo as autoridades da região, todos recepcionados pelo prefeito de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho, que participou do descerramento da placa inaugurativa, feita pelos representantes do Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia).

Ele destacou a luta para concretização obra, enalteceu a força do municipalismo e agradeceu as autoridades estaduais e os colegas da região. O ato foi embelezado pelos acordes da filarmônica Sociedade Litero Musical Abairense e o som das flautas das crianças do Projeto Flauta Mágica, executado pela Ação Social da Prefeitura. 

O primeiro ato ocorreu no anel rodoviário de Abaíra, onde o prefeito João Hipólito Rodrigues recebeu os convidados, no melhor estilo da hospitalidade sertaneja, com churrasco e cerveja. Em seguida, houve outra solenidade, em Jussiape, liderada prefeito daquele município, Gilberto Freitas.

O asfalto tem 39 km e a obra foi executada por Terrabrás-Terraplenagens do Brasil, ao custo de R$33 milhões, sendo de alta relevância para o transporte (passageiros/cargas) da região, beneficiando diretamente vários municípios, entre eles, Abaíra, Jussiape, Piatã, Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.

 

Inauguração – 28.10.2014

Prefeito festeja asfalto
entre Abaíra e Jussiape

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O prefeito do Município de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho, conduziu a reivindicação, junto ao governo estadual, para que a rodovia BA 148, trecho entre Abaíra e Jussiape, fosse pavimentado e, amanhã (29), estará à frente da festa de inauguração, que deverá contar com a presença do governador Jaques Wagner. Será em dois atos, para os quais está convidando toda a população da região, um às 9h, em Abaíra, e outro, logo em seguida, em Jussiape.

 

 

Artigo – 28.10.2014

Análise política O engenheiro agrônomo livramentense Weber Aguiar, um dos “caras pintadas” do “Fora Collor”, há cerca de duas décadas, faz uma análise sobre os resultados da eleição presidencial, encerrada domingo com a vitória da presidente Dilma Rousseff, em segundo turno. Em um dos trechos do artigo, Weber afirma: “Baseado nos resultados das eleições presidenciais de ontem [domingo, 26], chego à conclusão de que o eleitor brasileiro, na sua maioria, não se importou com os casos de corrupção e desvios do erário público recentes, pois, mesmo diante de tantas denúncias, ainda deu a vitória à candidata do Partido dos Trabalhadores”. Clique aqui para ler a íntegra da sua análise>>

 

Fim das Eleições – 27.10.2014

Brasil dividido
entre ricos e pobres!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Dilma Rousseff vence eleição dura e leva PT para 16 anos de poder

Um tinha que vencer e venceu Dilma Rousseff, com 51,64% dos votos, contra 48,36% de Aécio Neves. O Brasil se revelou nestas eleições, sendo bastante sintomático que o PT tenha emplacado 16 anos no poder. Em nossa opinião, é para onde as análises deveriam se convergir.

Antes de dividir o Brasil entre ricos e pobres, entre Sul e Norte, é melhor analisar as causas da pobreza e as razões dos eleitores pobres. Já passei fome e sei distinguir bem entre ter e não ter uma cuia com algo dentro para comer. Mas isso não pode se transformar em cabresto eleitoral.

Aécio Neves mobilizou o Brasil

E quem conhece o Nordeste Brasileiro sabe que isso foi trabalhado na campanha eleitoral que deu a vitória a Dilma Rousseff. Nesse aspecto, a democracia fica ameaçada. Então, choro pelos meus irmãos nordestinos.

E ainda teve a magnanimidade da lei eleitoral, em permitir o uso de obras públicas na promoção da reeleição e as coligações espúrias para definir tempo de fala na TV. A reforma prometida tem de abranger esses temas!

Para mim, o marketing do PSDB falhou onde não devia. Não soube desmistificar muitos dos despropósitos do marketing adversário, aceitando, por exemplo, que R$70,00 por mês tira alguém da miséria. Até a mentira da conclusão do Metrô de Salvador não foi contestada.

Mas Aécio Neves soube resgatar, para o que contou com o carinho e lucidez dos que votaram nele, a esperança e a consciência de que política é dinâmica e tudo pode mudar, ao seu tempo e hora. Ninguém é tão genial nem indispensável para se perpetuar no poder. Só Deus!

Mas, vamos todos torcer e rezar para que as palavras da nossa presidente, de que a maturidade e a experiência dos últimos quatros anos são garantias de que fará um governo melhor, nos quatro anos vindouros!

 

Eleições – 25.10.2014

O Brasil clama por nós,
não vote nulo nem branco!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Duas histórias de vida (Aécio Neves e Dilma Rousseff) e dois projetos político-administrativos disputam a governança do Brasil. A escolha caberá a cada governado, que atende pelo nome de eleitor, do rico ao pobre, do instruído ao ignorante, dos sem ideologia aos fanáticos ideológicos.

A votação será neste domingo, 26 de outubro de 2014, das 8h às 17h, no horário local. E a Justiça eleitoral anuncia a proclamação dos resultados para a partir das 20h, devido ao horário de verão.  Das 23h de sábado, 25, às 22h de domingo, 26, fica proibida a distribuição de bebidas alcoólicas.

É o maior fato político ordinário de um país e os brasileiros estão mobilizados em torno dele, cada qual com suas opões e preferências, expressando-se através da diversidade de canais existentes, como permitem as regras do Estado Democrático de Direito em que vivemos.

Aqui a ali pontuam manifestações fora da curva e de desprezo ao princípio constitucional da liberdade democrática e da livre manifestação do pensamento. Mas, no geral, o brasileiro tem se comportado do modo esperado, muitas vezes, até mesmo acima dos próprios candidatos.

A reeleição é constitucional, mas sou contra, pois obstruiu a alternância de poder, que está no cerne da democracia. Provoca desequilíbrios, como o do candidato à reeleição usar o que realizou com a máquina púbica para promover sua campanha, como obras e programas custeados com o dinheiro público. Isso deveria ser vetado!

Por essa e numerosas outras razões é que optei pela história e o projeto de Aécio Neves, consciente, porém, de que ele não é nenhum “salvador da pátria”, assim como nem Luiz Inácio e nem Dilma Rousseff foram.

Vamos, portanto, às urnas, neste domingo, com nossas consciências tranquilas, nossa escolha firme e a convicção de que nunca vamos desistir do Brasil. Sobretudo, não vote nulo nem branco!

 

Comentário – 23.10.2014

Carta que muitos gostariam
de enviar para Aécio Neves

 

Colunista e escritor Diogo Mainard

Raimundo Marinho

Jornalista

Circula na internet texto de uma suposta carta atribuída ao conhecido escritor e colunista Diogo Mainardi para Aécio Neves. Independente da autenticidade, de alguma forma traduz o pensamento de muitos brasileiros, entre os quais nos incluímos, pelo que o reproduzimos a seguir, mas com duas ressalvas (...):

Aécio, meu velho, vou votar em você. Não que eu queira, verdadeiramente. Mas sobrou você como a nossa, talvez, última barreira sanitária contra esse vírus ebola que é o petismo.

Cada vez que vejo nas entrevistas o teu rosto sorridente, penso: como ele pode se mostrar tão feliz? Você parece que está vivendo permanentemente dentro de um comercial de TV - enquanto nós ficamos de fora, nos sentindo tão inseguros, tão sem saída...

Deve ser uma estratégia de campanha você contrastar tua figura "presidenciável" com o daquela senhora (...) que parece sempre estar tão mentalmente desorganizada, tão alienada do mundo.

Mas ela tem a caneta na mão e assina papéis que compram Pasadena, que importa médicos (...), que prefere investir em Cuba, Venezuela ao invés de nosso tão desesperadamente carente Brasil.

Senador e candidato Aécio Neves

E que sorrateiramente sancionou esse maldito Decreto 8243 que vai criar os Sovietes, que significa a liquidação do nosso (ainda) regime democrático.

Vou votar em você Aécio. Pode ser que você esteja mineiramente quieto e se fingindo de morto enquanto vai costurando acordos políticos que, no fim, vão virar o veneno que fará o PT entrar em coma e morrer. Pode ser...

Mas reconheça que muitos do que votarão em você o farão principalmente para se opor ao PT. Esquecendo, por um momento, dos votos dos "bolsas", somos nós que faremos a diferença.

E nós queremos botar fé que você seja o cavaleiro de armadura reluzente, que com a sua espada Durindana vai estraçalhar as hostes inimigas. Nós queremos que você seja o nosso Campeão.

Sei que não é novidade o que estou aqui dizendo, e que é inocente quem põe sua vida na mão dos outros, confiando inteiramente no Líder sob o qual faremos a guerra.

Mas que outra possibilidade temos, além de você? Aécio, fala! São tantos os temas que estão sendo discutidos por tantos, inclusive aqui no Face. Mas você não fala e nós ficamos conjecturando o que te faz tão convencional, tão discreto.

Você é neto do Tancredo, que era cheio de manhas, espertezas, tão bom

jogador de poker que foi. Talvez seja assim mesmo que se deve jogar numa eleição como esta, você deve saber - temos que confiar em teu critério.

Mas estamos ressabiados. Queremos colocar pólvora e bolas de aço em nossas espingardas, sair das trincheiras e correr contra o inimigo que nos amedronta, e que nos empurra para a defensiva.

Precisamos de tua voz e entusiasmo, Aécio. O tempo está correndo contra nós. Desculpe falar tanto em nós, nós... Seria mais apropriado dizer que, talvez, esta opinião seja só minha. Diogo Mainardi

 

 

“Lei Seca” – 23.10.2014

Juíza reedita portaria sobre
bebida alcoólica na eleição

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A juíza Márcia da Silva Abreu, da 101ª Zona (Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape e Rio de Contas) publicou nova portaria, sob número 8/2014, proibindo qualquer forma de distribuição de bebida alcoólica, de 23h do dia 25 às 22h do dia 26 próximos, para assegurar total tranquilidade à votação do segundo turno da eleição presidencial, neste domingo, das 8h às 17h (horário local).

A medida é tomada  por quase todos os juízes eleitorais do país, para evitar que o consumo das bebidas estimule a pratica de atos que possam interferir negativamente no livre exercício do voto e na segurança, durante o processo de votação, que poderia prejudicar a população como um todo.

Quem desacatar a ordem poderá ter o estabelecimento comercial embargado e ainda ser enquadrado no crime de desobediência à Justiça. A pena, para esses casos, é de detenção de três meses a um ano, mais multa e ou outras cominações.

Clique aqui e leia a portaria da juíza, na íntegra>>

 

 

Recessão – 21.10.2014

Economistas desmentem
fala da presidente Dilma

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Todo mundo é livre para votar em quem quiser, pelos ditames da democracia. Mas assustam certos posicionamentos, como dizer que o mensalão não existiu, que os julgados, condenados e presos são heróis ou de ver mérito em a presidente Dilma dizer que não aparelhou em seu favor os órgãos que investigam os casos de corrupção em seu governo.

Como também preocupa a postura enganosa da nossa chefe suprema ao mudar conceitos econômicos em favor do discurso pela reeleição. Isso, inclusive, causou reação de 164 professores de economia de universidades brasileiras e estrangeiras, que divulgaram, dia 14, documento contestando os principais argumentos utilizados por Dilma Rousseff.

Afirmam, por exemplo, que não existe crise internacional generalizada e citam que vizinhos do Brasil estariam em franca expansão, entre eles a Colômbia, que projeta crescer 4,8%, em 2014, com inflação de 2,8%; Peru, que deve crescer 3,6% e inflação de 3,2%; México, com previsão de crescimento de 2,4% e inflação de 3,9%.

Enquanto o Brasil deve ter crescimento próximo de zero e inflação perto de 6,5%. Com isso, alertam para a possibilidade de desemprego e risco de retração dos avanços sociais obtidos nas últimas décadas.

Para saber mais e ler o documento na íntegra, acesse:

1) https://sites.google.com/site/manifestoeconomistas/

2) http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1532618-economistas-e-professores-assinam-manifesto-contra-pt.shtml

 

 

Eleições – 19.10.2014

Militância de Aécio busca
virada em Livramento

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Adeptos da candidatura de Aécio Neves, para Presidência da República, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, resolveram ir a campo nesta reta final da campanha pelo segundo turno.  Ontem (18) pela manhã, fizeram panfletagem na feira-livre local e, à tarde, foi realizada carreata pelas principais ruas da cidade.

Hoje e durante a semana que se inicia, prometem estender o movimento pelos distritos e povoados. O grupo reúne, entre outros segmentos, comerciantes, funcionários públicos, médicos e dentistas, advogados e outros profissionais liberais,  educadores e trabalhadores no campo.

Foi inaugurado um ponto de apoio na cidade e a coordenação do movimento afirma que as adesões estão crescendo, tanto na cidade como nos distritos e povoados, bem diferente do que houve no primeiro confronto das eleições.

No 1º turno, Aécio teve apenas 15% dos votos locais, contra 76% de Dilma. Os tucanos querem mudar o quadro e dizem que vão aproveitar a perda de capilaridade da petista, sem eleição para governador, senador e deputados, que foi sua principal fonte de mobilização, na primeira etapa da disputa.

 

Posse na APLB – 16.10.2014

Sindicato vai intensificar
mobilização pela categoria

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Ontem, 15 de outubro,  foi Dia dos Professores e a APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) empossou sua nova diretoria, escolhida nas eleições sindicais realizadas dias 10 e 11 de setembro de 2014, em que o professor Rui Oliveira foi reconduzido ao cargo de coordenador, na condição de 1o. Secretário da entidade.

A solenidade de posse ocorreu em Salvador, à qual esteve presente o professor Jânio Soares Lima, que é diretor do Núcleo Regional sediado em Livramento de Nossa Senhora. Ele agora também faz parte da Diretoria Geral, como suplente da Regional Sudoeste.

O coordenador Rui Oliveira conclamou os dirigentes empossados da entidade para uma mobilização constante, doravante, na defesa dos interesses da categoria, seja qual for o resultado da eleição presidencial. E aproveitou para homenagear os professores, pelo seu dia, e declarar apoio à candidata Dilma Rousseff.

Rui Oliveira: pela mobilização da categoria . . . . . . Jânio Soares Lima: na Regional Sudoeste

 

Eleições – 12.10.2014

Aécio esforçado,
Dilma desfigurada!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida e do descobrimento da América. Vamos rezar pelo Brasil! As eleições deste ano são uma ótima oportunidade para se analisar e conhecer o Brasil real, sem retoques.

Mas requer tempo e trabalho, como ir aos eventos eleitorais, ler tudo que é postado nas redes sociais e, claro, não perder o horário eleitoral gratuito, para conhecer os políticos e o resto dos brasileiros.

Aécio Neves não tem processo de corrupção em seu currículo. Mas a adversária Dilma Rousseff tenta atingi-lo, por tabela, atacando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que já foi elogiado por ela (leia em http://www.blogdacidadania.com.br/2011/06/os-elogios-de-dilma-a-fhc/).

Evidência de jogo sujo, orientado por marqueteiros ávidos por dinheiro e que se dane o Brasil. Transformou a candidata de guerrilheira e pessoa confiável em desajeitado robô diante das câmaras.

A ponto de ver corrupção de FHC na aprovação do projeto de reeleição, da qual ela e Luiz Inácio foram os mais beneficiados. Vê horror nas privatizações tucanas, mas ela e o Luiz mantiveram todas.

Mas o pior é o uso de obras e programas tocados com dinheiro de todos os brasileiros, na propaganda eleitoral. Não há mérito especial do gestor público em ser eficiente na sua função. É obrigação!

Preocupa, também, a presidente dizer que deixou a Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigarem livremente as denúncias de corrupção de seu governo.

Insinua que, se quisesse, poderia ter aparelhado as duas instituições a seu favor e não o fez. E desde quando isso mérito? Se o fizesse, por certo, seria crime!

Mostra-se igualmente indignada e estarrecida com a divulgação legítima de depoimentos de membro do seu governo, preso e investigado pela Justiça e Polícia Federal, mas silencia ante os crimes confessados.

Estarrecedor para todos nós brasileiros é ela se indignar com o direito dos brasileiros ter acesso a informações tão graves e não com o fato do acusado preso ser da sua equipe de governo.

Segundo confissão, foi estrategicamente plantado na diretoria para sangrar recursos da Petrobrás. Também nunca se indignou com os mensaleiros do PT, condenados e presos no chamado mensalão.

Os marqueteiros e o projeto de perpetuidade no poder de Luiz Inácio da Silva estão destruindo uma das imagens-símbolo da reação contra a ditadura militar, no Brasil – Dilma Rousseff.

Enquanto isso, o neto de Tancredo Neves – outro símbolo da República Brasileira - esforça-se para ser o nosso futuro presidente.

 

 

Indignação – 12.10.2014

Com vergonha do Brasil,
aos 84 anos de idade!

 

D. Ruth Moreira, 84 anos, está indignada com o que acontece no Brasil e manifestou isso em carta ao Fórum dos Leitores do jornal O Estado de São Paulo (http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,forum-dos-leitores-imp-,1018276). Leia:

Estou com vergonha do Brasil. Vergonha do governo, com esse impatriótico, antidemocrático e antirrepublicano projeto de poder.

Vergonha do Congresso rampeiro que temos, das Câmaras que dão com uma mão para nos surrupiar com a outra, políticos vendidos a quem dá mais.

Pensar no bem do País é ser trouxa.

Vergonha do dilapidar de nossas grandes empresas estatais, Petrobrás, Eletrobrás e outras, patrimônio de todos os brasileiros, que agora estão a serviço de uma causa só, o poder.

Vergonha de juízes vendidos. Vergonha de mensalões, mensalinhos, mensaleiros.

Vergonha de termos quase 40 ministros e outro tanto de partidos a mamar nas tetas da viúva, enquanto brasileiros morrem em enchentes, perdendo casa e familiares por desídia de políticos, se não desonestos, então, incompetentes para o cargo.

Vergonha de ver a presidente de um país pobre ir mostrar na Europa uma riqueza que não temos (onde está a guerrilheira? era tudo fantasia?).

Vergonha da violência que impera e de ver uma turista estuprada durante seis horas por delinquentes fichados e à solta fazendo barbaridades, envergonhando-nos perante o mundo.

Vergonha por pagarmos tantos impostos e nada recebermos em troca - nem estradas, nem portos, nem saúde, nem segurança, nem escolas que ensinem para valer, nem creches para atender a população que forçosamente tem de ir à luta.

Vergonha de todos esses desmandos que nos trouxeram de volta a famigerada inflação. Agora pergunto: onde estão os homens de bem deste país?

Onde está a Maçonaria? OAB? CNBB? LYONS? ROTARY? Entidades de classe?

Onde estão os que querem lutar por um Brasil melhor? Por que tantos estão calados?

ONDE ESTÃO NOSSOS MAGISTRADOS? ONDE ESTÁ A PROCURADORIA? E OS NOSSOS MILITARES?

Tenho 84 anos e escrevo à espera de um despertar que não se concretiza. Até quando isso vai continuar? SERÁ QUE TODOS TEMOS QUE SER SUBMISSOS ?!? Até quando veremos essas nulidades que aí estão sendo eleitas e reeleitas? Estou com muita vergonha do Brasil. (ruthmoreira@uol.com.br)

 

 

Retaliação? – 12.10.2014

Prefeitura demite servidores
da saúde, em Livramento

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Recebi mensagens via e-mails e telefone denunciando demissões, que seriam arbitrárias e vingativas, logo após o primeiro turno das eleições, promovidas pelo prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora.

Seriam mais de 70 pessoas, que não teriam apoiado candidatos indicados pelo grupo do prefeito. Devem ser contratações terceirizadas, pois a lei veda demissões de servidores efetivos em períodos eleitorais.

Uma das mensagens diz: “Venho denunciar a gestão de Dr. Paulo Azevedo, mais uma vez o descaso e a perseguição acontece. Foram demitidos de uma só vez vários profissionais competentes da área de saúde. Pelo que eu sei, foram oito dentistas e duas enfermeiras e mais outros desconhecidos”.

E acrescenta: “A equipe do CEO [Centro de Especialidades Odontológicas] foi toda demitida e também os dentistas dos PSFs [Postos de Saúde da Família] da Sede I, Barrinha, Taquari e Matinha”.

O motivo teria cortar gastos, “mas há boato de que não passa de perseguição política”. E o coordenador de Saúde Bucal Gleuber Luz, irmão do secretário da Administração (Ginaldo Luz), teria pedido exoneração.

 

Paralisação – 09.10.2014

Passageiros esperam que greve
da Novo Horizonte termine hoje

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Foto: Joá Souza/Ag. A Tarde (adaptada)

Segundo informação obtida no guichê da empresa em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, poderá terminar no final da tarde de hoje a greve dos funcionários, incluindo motoristas, da Viação Novo Horizonte, deflagrada, sem qualquer aviso prévio, na última segunda-feira, dia 6.

Centenas de pessoas foram pegas de surpresa e tiveram que interromper suas viagens e obrigadas a desembarcar, se forma humilhante, nas rodoviárias de Brumado e Vitória da Conquista. Quem ia para São Paulo, por exemplo, voltou do meio do caminho, sem qualquer ajuda da empresa.

Na manhã de hoje, os telefones dos guichês da empresa em Livramento e Salvador não atendiam, nem os do Sindicato dos Transportes de Vitória da Conquista. A Assessoria de Comunicação da Agerba (agência reguladora do setor) disse que só presta informações se forem solicitadas por escrito.

Os grevistas estão reivindicando reajuste salarial de 7,5%, mais tíquete-alimentação, folgas semanais de 48 horas e redução de percursos, principalmente nos trechos interestaduais.

A Tarde On Line publicou informação atribuída ao Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Público do Estado da Bahia de que “a empresa teria concordado com a proposta do órgão de classe, mas teria se recusado a assinar o acordo, alegando que se tratava de um acerto verbal”.

A Novo Horizonte havia divulgado nota, em 02.10.2014, criticando a posição do Sindicato dos Transportes de Vitória da Conquista e garantindo o atendimento das reivindicações, incluindo 7,5% de reajuste salarial, abono de férias, dependentes no plano de saúde e plano odontológico.

 

 

Eleições – 08.10.2014

Como campeão de votos,
Junior firma 3ª via local

  

Raimundo Marinho

Jornalista

Júnior teve baixa votação geral, mas liderou em Livramento, sua base eleitoral

Fatos próximos e ou inusitados são os que mais interessam ao leitor. Uma árvore caída em sua rua atrai mais que um terremoto no Japão. Se o cão morder um homem, seria banal, mas se o homem morde o cão, vira notícia.

Junior: buscando pavimentar terceira via para 2016

Isso explica o interesse pelo duelo eleitoral local, sobrepondo-se ao pleito de governador e presidente, bem mais relevante, como em nossa terrinha, onde são aferidos, um a um, os votos de cada lado. Por aqui, a oposição venceu de 53% x 30% (deputado estadual) e 53% x 24% (deputado federal).

Na teoria acima, acrescenta-se outro postulado: o comércio de votos, com dinheiro dos candidatos, distribuído via cabos eleitorais, incluindo vereadores. Consta que pode ter chegado a R$50 mil, em média, o que explicaria o apoio a candidatos nunca vistos no município.

A notícia boa é o fenômeno político local da liderança absoluta do petista Gerardo Junior, com 8.884 (31%) dos 22.193 votos dados aos demais candidatos a deputado estadual. Bateu seu principal adversário, Nelson Leal (6.600), único a somar votos para a situação.

Júnior se consolida para a sonhada terceira via (2016) e foi, também, quem mais deu voto a deputado federal (Emiliano José: 2.758). Pelos números, ele se torna um líder oposicionista forte, pois, nos 11.700 votos do grupo, para estadual, estão os 8.884 dele, embora não fosse eleito.

Leal: 2º em Livramento, mas eleito com
66 mil votos

A vitória numérica da oposição (estadual e federal) está fragmentada, sem qualquer convergência, incluindo PT, DEM, PSD e PV, PR, PTB, SD, com seu componente mercenário, situação altamente nociva ao município. Salvo, talvez, pelo fortalecimento da liderança de Junior, o campeão de votos.

Os demais tiveram desempenho pífio, como o trio Cidão Aracatu (vereador), Lafaiete Nunes e João Louzada (ex-vereadores) com 9,15% dos votos, para Luciano Ribeiro (DEM); e Carlos Batista (ex-prefeito), em dupla com Ricardinho, com apenas 5,89% dos votos para Ivana Bastos (PSD).

Ficaram em baixa o prefeito Paulo Azevedo (nada somou para estadual e só deu 3.522 votos a Lucio Vieira Lima, federal) e o ex-prefeito Carlos Batista (deu apenas 1.308 votos a Ivana Bastos e pouco somou para federal). Proporcionalmente, foi pior que Hugolino (1.916 votos para Valdenor).

 

Livramento faz 93 anos - 06.10.2014

A propósito do 6 de Outubro

R a i m u n d o M a r i n h o

 

Olho para tuas serras azuis
Quando sobre elas choram
As plúmbeas nuvens dos céus
Olho para elas fumacentas
Quando nelas faíscam
Os raios flamejantes do sol
Nunca perdem os encantos
Que enchem o meu espírito
Da calma doce de Deus

Olho tuas planícies e vazantes
Onde um dia menino eu vi
Volumosas e turbilhantes
As bravias águas do teu Rio
Contemplo as sobras do tempo
Dos coqueirais transformados
Das mangueiras centenárias
Dos casarões desfigurados
Dos regos fartos e caudais
Dos verdejantes arrozais

Dos idos da minha infância
Das matas, roças e quintais
Há muito em minhas lembranças
Que o tempo nunca desfaz
Como o lindo véu de noiva
Que da Serra das Almas cai
Como a imponência da matriz
Transformada em catedral

Por onde andei, perguntavam
Sobre o lugar em que nasci
Orgulhoso eu respondia
Naqueles tempos tão saudosos
Tem arroz, manga e cachoeira
Têm a praça da bandeira

Onde me sentava para escutar
A voz do alto-falante e do sino o repicar
Tem tudo mais que Deus não deu
A nenhum outro lugar
As roças de milho e feijão

E a beleza dos canaviais
Há terra vermelha no chão
Os espinhos do “quiabo bento”
E as flores do maracujá

Insistiam então em saber
Porque viestes para cá
Com tantas coisas a desfrutar
Respondia que na verdade
Meu coração e minha alma
Tinham permanecido lá
Assim como o meu umbigo
Pela crendice da minha mãe
Enterrado havia de ter sido
Na porteira de algum curral

Fazendeiro nunca pude ser
Mas talvez seja por isso
Que não importa onde esteja
Eu sempre sonho em voltar
Aos encantos sertanejos
Dessa terra benfazeja
Onde Deus me fez nascer

Livramento de N. Senhora,
Parabéns pelos 93 anos!


Clique aqui para ler resumo sobre história de Livramento>>

 

Eleições – 06.10.2014

Vamos ao segundo turno!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Como declarei antes minha chapa, volto para dizer que só acertei um dos cinco votos (presidente, governador, senador, federal e estadual). Não que tivesse errado feio, pois até as pesquisas falharam, como nos exemplos baianos: Paulo Souto versus Rui Costa e Otto Alencar versus Geddel Vieira Lima. E para presidente: Marina versus Aécio Neves.

Temos de nos curvar, claro, aos princípios democráticos, ainda que podridão e distorções venham a se revelar. Lamento, apenas, o desperdício da oportunidade de se eleger presidente uma pessoa em condições de ver o Brasil pela ótica correta do problema que mais o aflige, que é a pobreza. A meu juízo, essa pessoa seria Marina Silva.

Mas foi a pobreza que colocou os ricos à frente. Veja o eloquente exemplo da votação na maioria dos estados do Norte e Nordeste, regiões marcadamente pobres, onde a média de Dilma beirou 60%. Fica tristemente claro que pobre gosta de votar em rico, herança da era escravocrata, quando agradar o poderoso geralmente significava alivio no rigor da escravidão.

Vamos demorar de adentrar o mundo verdadeiramente civilizado. Então, vivamos o que temos! Aqui na província livramentina, interessou mais a disputa entre grupos locais do que o significado global da própria eleição presidencial. Um exemplo foi a derrota de Nelson Leal (29,74%) para Gerardo Junior (31,02%), embora só Nelson tenha sido eleito.

Ganhou com 66.051 votos, entre os 20 estaduais mais votados, contra 9.972 votos de Junior, não eleito. Os mais votados para federal, no município, foram Lúcio Vieira Lima (3.522) e Emiliano José (2.758). Suzete Spínola, ex-primeira dama, candidata a federal só “para ajudar o partido”, compondo a cota feminina, teve 37 votos, dos quais apenas 2 em Livramento.

O segundo turno presidencial será encarniçado. Vamos para lá!

Para ver dados completos, acesse http://placar.eleicoes.uol.com.br/2014/1turno/ba/apuracao-no-estado/

 

Eleições – 04.10.2014

Ensaio geral da pobreza!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Marina Silva (de azul), origem pobre, surpreendeu e assustou a elite politica brasileira

Estas eleições de 2014, cujo primeiro turno será neste domingo, dia 5, são reveladoras de circunstâncias ainda pouco exploradas, das quais destaco, em ordem aleatória, a frouxidão da mídia, o cinismo dos políticos e a dicotomia ricos versus pobres, em que os primeiros mandam e os segundos sofrem.

Salvo exceções, a imprensa postou-se como mera repetidora dos surrados e mentirosos discursos políticos. Perdeu a oportunidade de enfatizar o que, verdadeiramente, o país necessita, pela lógica das reais demandas humanas, preferindo atuar à sombra dos interesses dominantes.

Dilma (esq.) e Aécio, em fotos da infância tranquila

Silenciou ante a vergonhosa falta de lógica estatística revelada pelos institutos de pesquisa, quando mostrou que Marina Silva, estranhamente, só perdia votos para Dilma, enquanto Aécio continuava crescendo, claro indicativo de direcionamento das enquetes.

Obras públicas, feitas com o dinheiro de todos os eleitores, foram exibidas em favor pessoal da candidata Dilma, em prejuízo dos demais candidatos, sem um pio dos veículos de comunicação. Houve profunda influência do poder econômico, hoje concentrado em mãos de políticos profissionais.

Inclusive, sob palmas de boa parte do eleitorado, que não percebe o quanto está submisso às migalhas que virão depois. O mais perturbador, porém, são as ardorosas promessas de esmolas, como “bolsa família” e de itens obrigatórios, como saúde e educação. Sem isso, nem há governo!

A pobreza é o maior e mais disputado colégio eleitoral do país! Pobres os brasileiros que se consideram fora da miséria por míseros R$70,00 por mês! Pouco diferente do Brasil colonial, quando a economia dependia da escravidão negra, fonte de riqueza dos donos das terras e de poder.

Hoje, há “escravos” que trabalham (trabalhadores) e que não trabalham (bolsistas), formando a base eleitoral de sustentação política dos que se locupletam das riquezas do Brasil. Para sacudir essa visão elitista de Brasil, só vejo uma esperança atual: a eleição de Marina Silva.

Ela pode até vir a se revelar um equívoco, como foi eleger um torneiro mecânico para suceder um intelectual. Mas é bem melhor do que continuar acreditando em equívoco já revelado. Vejo nela muito mais grandeza espiritual para compreender a face majoritariamente pobre deste país!

Acesse o LINK abaixo e conheça a infância de Dilma, Marina e Aécio, pela Folha de São Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/10/1526702-conheca-a-infancia-de-dilma-rousseff-marina-silva-e-aecio-neves.shtml

 

 

Eleições – 04.10.2014

Só Junior intensifica campanha
em Livramento nesta reta final

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Hoje é o último dia de movimentação dos candidatos na disputa por votos na eleição de amanhã, 5 de outubro. Em Livramento de Nossa Senhora, o candidato a deputado estadual Gerardo Azevedo Junior (PT), vice-prefeito do município, filho da terra, parece ser o único que está aproveitando intensamente os últimos momentos para convencimento de eleitores.

Seu principal concorrente é o deputado Nelson Leal, também filho da terra, que busca a quinta reeleição. Por aqui também buscam votos para estadual, com algum destaque, Ivana Bastos (PSD) e Zé Raimundo (PT). Mas consta que Gerardo Júnior lidera a disputa local.

Como já revelei aqui, defendo a candidatura dele, que se abre como uma terceira via na política local. Em entrevista aqui veiculada, anteriormente, ele já expressou o apoio recebido dos livramentenses e alguns itens dos seus planos como parlamentar. Veja alguns tópicos:

“Tenho recebido muito apoio da população e isso me dá forças para continuar lutando por um projeto político que seja a primeira via, que seja de todos”.

“Minha história política vem de família humilde, passando por um período de cargos públicos como secretário de saúde municipal, coordenador estadual do DNOCS, diretor geral do segundo maior hospital do interior da Bahia, o HGVC”.

“Estamos lutando para colocar água na zona rural desde de 2006 (adutora Iguatemi). Pedi ao governador o prolongamento da adutora do algodão, que já vai chegar a Lagoa Real, para os distritos de Iguatemi e São Timóteo”.

“Precisamos lutar para a construção de um grande hospital do câncer na Região Sudoeste e a construção de um grande hospital geral regional em Livramento.  São alguns exemplos do que temos para defender no Legislativo”.

 

 

Improbidade – 03.10.2014

Juiz condena Carlão e duas
lojas por crime em licitação

 

Carlão: crime de improbidade administrativa

Raimundo Marinho

Jornalista

O ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista, as empresas Comercial Cotinguiba Ltda. e Atraente Ltda. ME (Daniel Otávio da Silva e Cia Ltda.) foram condenados por crime de improbidade administrativa (Lei nº 8.429/1992) pelo juiz Felipe Bouzada Flores Viana, da Vara Federal de Guanambi (BA), em ação civil pública movida pelo Ministério Púbico Federal (Processo nº 0001345-17.2011.4.01.3309).

Segundo o MPF, os condenados fraudaram processo licitatório, na modalidade carta-convite, em 2005, promovendo superfaturamento de preços na compra de equipamentos de informática, incluindo microcomputadores, para implantação de telecentro comunitário, com recursos federais, via convênio com o Ministério das Comunicações.

Conforme apurou o MPF, o superfaturamento foi de aproximadamente 30%, totalizando mais de R$10 mil. O juiz reconheceu não haver prova de benefício direto ao então prefeito, mas este responde na condição de gestor, ao autorizar as compras em flagrante prejuízo para o erário federal.

Assim, as empresas foram condenadas a ressarcir o excesso recebido, mais multa e proibição de contratar com o Poder Púbico ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de seis anos. A pena do prefeito será suspensão dos direitos políticos por cinco anos, mais multa correspondente ao dano causado pelas pessoas jurídicas envolvidas.

Carlos Batista movimenta-se na política local dando sinais de que pretende voltar a disputar cargo eletivo. Contudo, após o trânsito em julgado da recente decisão, ficará impedido de se candidatar. Na instância judiciária estadual, há registros de mais de duas dezenas de processos contra ele, além de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Nas eleições de 2014, embora filiado ao PSD de Otto Alencar, candidato do governo ao Senado, Carlos Batista faz campanha ostensiva, sem nenhuma cerimônia, para o candidato a governador, Paulo Souto, da oposição.

Clique aqui e veja os detalhes, na íntegra, da sentença do Juiz Federal>>

 

 

Eleições – 02.10.2014

Votação em três dias e
bebidas serão proibidas

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Faltam três dias para as eleições, no Brasil, em que serão escolhidos, pelo voto do povo, presidente da República, governadores, senadores e deputados, com mandatos de 2015 a 2018.

O processo é comandado pela Justiça Eleitoral, através dos tribunais eleitorais (superior e regionais) e será executado pelas zonas eleitorais, nos próximos dias 5 (1º turno) e 26 (2º turno).

A juíza Márcia da Silva Abreu, da 101ª Zona (Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape e Rio de Contas) proibiu qualquer forma de distribuição de bebida alcoólica (Portaria nº 07/2014) de 23h da véspera às 22h dos dias de votação.

A providência é adotada por todos os juízes eleitorais do país, para evitar que o consumo das bebidas estimule a pratica de atos que possam impedir o livre exercício do voto, comprometer a segurança e prejudicando a população como um todo.

Quem desobedecer a ordem sujeita-se ao embargo do estabelecimento e ao enquadramento no crime de desobediência à Justiça, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa e outras cominações.

Clique aqui e leia a íntegra da portaria da Juíza Eleitoral>>