Residências – 29.04.2015

Prefeitura ignora os
alojamentos estudantis

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A situação do alojamento de Salvador que já era degradante em 2014 ficou pior

Cresce a angústia dos residentes das casas estudantis de Livramento de Nossa Senhora, em Vitória da Conquista e Salvador, que foram sempre tratadas com descaso pelos gestores municipais.

A prefeitura não cumpre a Lei Municipal n° 1008/2005, que criou as residências. Em junho de 2014, O Mandacaru denunciou a degradação do alojamento de Salvador, mas nada foi  feito e a situação piorou.

O município teria alugado novo imóvel, no bairro Pituba, mas os estudantes não gostaram. Alegam que não cabe todos os atuais residentes, fica bem mais distante do campus universitário e o serviço de transporte é ruim.

Segundo o estudante Lucas Moreira, presidente da Residência,  a nova casa “fica em um bairro nobre, longe do restaurante da UFBA, fora da área de circulação dos ônibus gratuitos”, apelidados de “BUZUFBA”.
 
Acrescenta que isso gera gastos que a maioria não tinha e nem pode bancar. Os estudantes, pedem apenas que o imóvel atual seja restaurado e tomadas as providências que a prefeitura garantiu ao Ministério Público.

Os residentes de Vitória da Conquista também queixam-se de deficiências parecidas e foram pedir a intervenção da Câmara de Vereadores. Mas lidam também com dificuldades de relacionamento entre si.

Foram recebidos  pelo presidente do Legislativo, Paulo Lessa Pereira, e demais vereadores, prometendo empenho na busca de solução para sanar as precariedades que estão inviabilizando os alojamentos.

A nova casa parece bem conservada, mas residentes acham pequena e longe

 

 

Pelo piso salarial – 29.04.2015

APLB quer  Livramento
na paralisação nacional

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Está prevista para amanhã, dia 30, a paralisação, por um dia, em todo país, dos trabalhadores em educação, convocada pela Confederação Nacional da categoria (CNTE), na luta pelo pagamento do piso salarial nacional.

São reafirmados, também, pontos da campanha salarial, que incluem reivindicações gerais, como o resgate do ensino público, e pautas específicas, a exemplo dos planos estadual e municipais de educação.

Na Bahia, a convocação é retransmitida pela APLB-Sindicato. O núcleo regional da entidade, sediado em Livramento de Nossa Senhora, programou reunião plenária para a data, das 8h às 9h, no Centro Paroquial.

O presidente do Núcleo, Jânio Soares Lima, diz que um dos motes da campanha é: “com corte no orçamento, não há pátria educadora”. A APLB de Livramento congrega professores estaduais e municipais.

 

Homenagem – 24.04.2015

Dr. Lourival recebe
Comenda 2 de Julho

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Ao receber, ontem, dia 23, a Comenda 2 de Julho, na Assembleia Legislativa da Bahia, o presidente do TRE-BA, desembargador Lourival de Almeida Trindade, acenou com um pensamento que parece ser novo em discursos oficiais.

Foi um convite ao debate do tema que qualificou de recorrente, nos dias que correm, que é o ativismo judicial e a judicialização da política. Seria uma “transferência de poder para as instituições judiciais”.

Consequentemente, estaria ocorrendo o enfraquecimento das instâncias políticas tradicionais, como o Executivo e o Legislativo, em quase todos os regimes democráticos, surgindo uma espécie de “governo dos juízes”.

Nesse contexto, ele defendeu a tese do “juiz cidadão”, atuando mais conforme a realidade dos jurisdicionados e contrapondo-se ao “juiz técnico”, aplicador burocrata da lei, distante da crítica sociológica.

Mas as primeiras palavras do desembargador foram de agradecimento ao deputado Marquinhos Viana, autor da proposta de concessão da Comenda, aprovada por unanimidade, e aos demais integrantes da AL.

Foram “palavras orvalhadas pela emoção, emanadas deste velho coração sentimental”, disse. Acrescentou que “a distinção de meu nome será guardada, para sempre, na memória do coração”.

Fez uma síntese do Dois de Julho, data magna da Bahia a que a Comenda se refere, dizendo ter ela, a data, um forte apelo popular e até mesmo diferente do Sete de Setembro, por ser ligada às causas do povo.

O plenário da AL esteve lotado durante a Sessão Especial, dirigida pelo presidente da Casa, Marcelo Nilo, que qualificou o homenageado como “um dos homens mais respeitados do mundo jurídico baiano”.

(Lourival Trindade é natural de Érico Cardoso-Ba, antiga Água Quente, e fez sua carreira profissional em Livramento de Nossa Senhora-Ba, onde constituiu família. Seus filhos Mona Lisa, Palas Atenas e Alan fizeram a entrega da Comenda, ao lado do presidente Marcelo Nilo)

 

Código Ambiental – 24.04.2015

Vereadores divergem e
farão audiência pública

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia,  informa que fará audiência pública, a partir de 8h do próximo dia 30, cujo assunto é o Projeto de Lei n. 08/2015, que cria o Código Ambiental do município.
 
A ideia de abertura do debate à comunidade surgiu após o projeto pronto, sobre o qual os edis se desentenderam. Qualquer pessoa pode participar da audiência, principalmente os representantes  de alguma entidade.

Diz a Câmara que o objetivo da reunião pública é recolher propostas a serem inseridas no Código de Meio Ambiente, cujo projeto tramita na Casa, tudo voltado para a gestão e proteção do nosso patrimônio ambiental.

Compareça e leve sua sugestão escrita, para ser inserida na ata da reunião, mas sempre lembrando que a Câmara nunca aproveita essas sugestões. Esse código tratará, certamente, de questões específicas locais.

Porque a legislação protetiva ambiental federal já é farta e não é respeitada em Livramento. Os exemplos são a morte dos nossos rios, a devastação de nossa caatinga e o envenenamento de nossas roças.

O que os vereadores, de qualquer época, fez contra tudo isso? Nada! Livramento não tem mais nem estação de tratamento de esgoto. O maior crime ambiental por aqui é a depredação dos recursos hídricos.

 

Assalto – 14.04.2015

Hilux no caminho do prefeito!

 

Prefeito Paulo Cesar Cardoso Azevedo

Raimundo Marinho
Jornalista

Lamento o “sufoco” relatado pelo prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Dr. Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, que teria sido assaltado “por bandidos fortemente armados”, na tarde do último domingo, dia 12.

Levaram sua Toyota Hilux SW4, placa OKZ-1777, preta, então dirigida pelo seu motorista, no trecho da rodovia que atravessa o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu (BA), segundo divulgado pelos blogs da região.

Trata-se da maior autoridade do município, mas nenhuma nota oficial foi divulgada para esclarecer o episódio. Os boatos tomaram conta da cidade, inclusive colocando em dúvida o que foi relatado pelo alcaide.

Divulgou-se que o prefeito fora a Tanhaçu e ligara para a Polícia. Mas, em entrevista ao Blog do Andersom, ele disse que um morador da roça, onde foi deixado pelos assaltantes, por volta de 18h, é que teria feito a ligação.

Disse que “procurei uma casinha e pedi para telefonar”. Mas o morador teria ficado com medo e “a gente saiu andando,  acho que ele ligou para a polícia, depois de uns 20 minutos, a Polícia chegou”.

Porém, na mesma gravação, o prefeito afirma que a Polícia “achou a gente às 8h30 ou 9h”, portanto, duas horas depois. Que andou uns 20 quilômetros, em estrada de chão e no asfalto, com o motorista, cujo nome não citou.

Na minientrevista, o prefeito contradiz quase tudo que foi divulgado, embora os blogs citassem como fontes “pessoas ligadas à Prefeitura local” (L12.com) e “informações passadas pela Polícia” (Livramento Agora).

O prefeito disse que ia de Salvador para sua residência em Vitória da Conquista. Escolheu o roteiro de viagem mais longo. Pela BR 116, teria viajado pelo menos 100 quilômetros a menos e, quem sabe, sem assalto.

O prefeito omitiu o nome do motorista e não explicou se a viagem era oficial ou particular. Afirma que foram amarrados com uma cordinha pelos assaltantes. Ao encerrar o relato, agradeceu e disse que “deu tudo certo”.

(o prefeito não respondeu nosso pedido para falar sobre o assunto)

Ouça a entrevista do prefeito ao Blog do Anderson:

http://www.blogdoanderson.com/2015/04/13/livramento-de-nossa-senhora-prefeito-paulo-e-motorista-sao-amarrados-e-hilux-e-levada-por-assaltantes/

 

Contas públicas – 14.04.2015

Prefeitura abre contas e se
se confunde com Tanhaçu

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Qualquer cidadão de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, interessado em examinar, por qualquer motivo, os documentos relativos  às receitas e despesas de 2014, da Prefeitura, é só ir à sede municipal e agendar.

O procedimento está disciplinado no Dec. 35, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, em 1o. de abril de 2015, conforme o art. 54 da Lei do Tribunal de Contas dos Municípios (LC n. 006/1991).

Segundo o Decreto Municipal, quem for fazer a consulta poderá levar um acompanhante, se quiser, desde que seja um advogado. Inicialmente, foi publicado que o advogado teria que ser de Tanhaçu (art. 2o. p. único).

Mas, sem explicar o erro, a Prefeitura publicou uma errata, fazendo a correção. Estaria nosso prefeito copiando textos de atos da Prefeitura de Tanhaçu e se esquecendo de apagar o nome?

Mas persiste outra dúvida, no parágrafo, que diz: “cada interessado, querendo, poderá indicar um único acompanhante para auxiliá-lo na análise da documentação, desde que o mesmo seja Advogado inscrito na OAB ou residente no município de Livramento de Nossa Senhora”.

A dúvida é gerada pelo “ou”, que leva à seguinte indagação: sendo o acompanhante residente em Livramento não precisa ser advogado ou, sendo advogado, não precisa ser inscrito na OAB?

 

Educação – 14.04.2015

Servidores vão parar as
escolas estaduais amanhã

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Professores da rede estadual decidiram em assembleia da APLB-Sindicato paralisar suas atividades amanhã, dia 15, como parte da luta da categoria e mobilização das centrais sindicais “por uma educação pública digna”.

Querem a efetivação dos planos estadual e municipais de educação e  atendimento de reivindicações já postas, como aumento salarial específico de 8,75% para os docentes e o reajuste geral, linear, de 6,41%.

Será também uma resposta às tentativas de retirada de direitos e à precarização do trabalho. Inclui o PL-4.330/2004 (terceirização), aprovado dia último dia 8, na Câmara Federal, após 11 anos de tramitação.

 

Leva Ratos – 10.04.2015

Brasil sob um triunvirato!

Raimundo Marinho
Jornalista

Dilma, Temer, Renan e Cunha (fotos retiradas da internet)

Inicio este texto com um lembrete para Sirlene Cristina, presidente da APA (Associação Protetora dos Animais), criada recentemente em Livramento, dizendo a ela para ficar atenta, pois não tardará a surgir, entre nós,  novo tipo de crime ambiental.

O protesto do funcionário da Câmara dos Deputados, soltando ratos, ontem, durante o depoimento de João Vacari Neto, em plena CPI da Petrobras, bem que poderia ser um deles, embora haja méritos na “operação leva ratos”, do servidor “camicase”.

Vejo como desonra e maus-tratos comparar e misturar os inocentes bichinhos com o que podemos chamar de ratazanas humanas, não pela natureza biológica, mas pela natureza criminosa dos afanadores da nossa Petrobrás.

Aliás, para onde ruma a canoa furada, em que colocaram o Brasil? Não daria para tirar o país de lá, deixando apenas Dilma e os que escrevem e dirigem a sua comédia? Mas um triunvirato de risco pode lhe tomar o remo! Já a faz de marionete.

Estamos sob o iminente perigo de ver o mercenário PMDB, que só não é pior do que o PT, assumir todos os poderes da nossa República.  Só falta Michel Temer tomar o Planalto, pois o Senado (Renan Calheiros) e a Câmara (Eduardo Cunha) já tomaram.

 

Saúde – 10.04.2015

Estado cria 265 novos leitos
hospitalares na Bahia

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O governo de Rui Costa, através da Secretaria da Saúde, informa que foram criados 265 novos leitos hospitalares em toda Bahia, em apenas 100 dias de gestão. Acrescenta que equivale a um hospital do porte do Hospital Geral do Estado (HGE).

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que a revisão de processos, contratos e ajustes de folha salarial, economizando mais de R$20 milhões por mês, permitiram esses investimentos em novos leitos e serviços.

Acrescenta que o governador Rui Costa elegeu a Saúde como a bandeira prioritária de seu governo.  “Nos próximos anos, vamos fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e construir uma estrutura ainda mais sólida e sustentável”, destacou o secretário.

Leitos novos do Hospital Clériston Andrade (foto Manu Dias/GOVBA)

Entre os beneficiados com a ampliação e modernização estão o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e o Hospital Clériston Andrade. Fabio Vilas Boas afirmou que, este ano, foram investidos cerca de R$25 milhões para 156 novos leitos e serviços de média e alta complexidade em Itabuna, Irecê, Jequié, Conceição do Coité e Barra.

Quem acompanha as notícias da administração estadual tem observando a grande movimentação do governador Rui Costa, demonstrando muita preocupação com serviços prestados diretos à população, como saúde, educação e abastecimento de água.

Cabe anotar que são áreas em que existe muita deficiência, também, no município de Livramento de Nossa Senhora, onde Rui Costa não esteve na campanha eleitoral. Nossa saúde e educação estão um caos!

Mas, se depender dos gestores e políticos locais, o governador não aparecerá tão cedo por aqui. Não é vista qualquer ação de nossas lideranças para atrair tantas melhorias que o governador está empenhado em levar ao interior.

 

Para transformar – 10.04.2015

Rui quer até empresários
na parceria pela Educação

 

Raimundo Marinho

Rui Costa aplaude apresentação de estudantes (foto Manu Dias/GOVBA)Jornalista

O pacto pela educação do governador Rui Costa, com o nome “Educar para Transformar”, propõe parceria entre as administrações estadual e municipais, famílias, educadores, estudantes e até empresários.

Para isso, o governador propõe o envolvimento de instituições públicas e privadas, universidades, sindicatos e demais organizações sociais. Para estimular as participações, haverá premiação das metas alcançadas.

“Queremos a concorrência do bem e reconhecer o trabalho de professores e alunos, premiando-os por assiduidade, por melhorias dos índices e premiar também cada cidade pelas ações promovidas", garantiu.

Disse que vai resgatar projetos como as Olimpíadas Estudantis e ampliar o apoio a outros como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face). Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, esse um momento histórico.

Afirma que o esforço é para que cada um dos 2,6 milhões de crianças e jovens das escolas públicas “possam  ser alfabetizados até os oito anos de idade, com domínio pleno da leitura, linguagem e operações matemáticas".

 

Contaminação – 09.04.2015

Agrotóxicos, o
tempero da morte!

 

(Imagem tirada da internet)

Raimundo Marinho
Jornalista

Os defensivos e indutores agrícolas estão cada vez mais disseminados, como um tempero maligno, adicionado aos alimentos consumidos pela população. Com o agronegócio, seu uso tornou-se abusivo.

Quando eu era menino, via meu pai usar as mãos para catar lagartas, que ele chamava de mundiça. Formigas cortadeiras eram combatidas com querosene. Tudo foi substituído por  venenos, que também nos matam.

Os resíduos venenosos dos agrotóxicos estão nos alimentos, na água e no ar. Ontem, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) divulgou relatório indicando que o Brasil é o pais que mais utiliza esses produtos, no mundo.

Acrescenta que a utilização chega a 5,2kg de veneno por habitante, alertando para os perigos da ingestão ou simples exposição das pessoas aos venenos, incluindo trabalhadores, vizinhos das roças e consumidores. 

Segundo o relatório do INCA, a intoxicação crônica pode causar infertilidade, impotência, aborto, malformação fetal, neurotoxicidade, distúrbios hormonais, danos ao sistema imunológico e câncer.

Saiba mais em:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/04/brasil-lidera-consumo-de-agrotoxicos-no-mundo-e-inca-pede-reducao-do-uso.html

 

 

Sete de Abril – 09.04.2015

Dia do Jornalista!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Sete de abril (terça-feira) foi o Dia do Jornalista! Trata-se de um trabalhador como outro qualquer. Mas costuma ser odiado por uns e admirado por muitos. Gosto de ser jornalista e como tal já atuo há 39 anos.

(Imagem tirada da internet)

Deus me abençoou com duas escolhas profissionais das mais nobres, o Jornalismo e o Direito. Preferi o amor mais antigo: o Jornalismo. Mas faço algumas incursões pela área jurídica. Duas paixões, sem dúvida!

Dentre as pessoas que me enviaram mensagens de congratulações, destaco as minhas irmãs Edilma e Iracema. Porém, uma outra o faço de modo especial, a do amigo e colega advogado Vinicius Costa. Muito grato a todos!

Mas há os inconformados com os jornalistas, por estes exporem seus malfeitos. E, aqui, registro a queixa que o prefeito de Livramento, Paulo Cesar Cardoso Azevedo, fez, recentemente, contra nós, na Delegacia de Polícia.

Na questão específica, ele não tinha razão. Foi por conta da matéria intitulada: “Prefeito teria utilizado carro antes da licitação”, postada em 15.03.2015, baseada em representação contra ele no Ministério Público.

Quem fez a representação foi o ex-prefeito Carlos Batista. E, ao invés de explicar os fatos denunciados, o prefeito preferiu insurgir-se conta o jornalista, com o claro intuito de intimidar. São nossos ossos do ofício!

Origem do Dia do Jornalista

A data foi instituída, em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, que lutou pelo fim da monarquia portuguesa e pela independência do Brasil.

Médico e jornalista, Badaró foi assassinado (22.11.1830), em São Paulo, por inimigos políticos. Sua morte gerou o movimento popular que fez D. Pedro I abdicar (07.04.1831), deixando o filho Pedro II, de 14 anos, em seu lugar.

Parabéns a todos que se enfileiram conosco nessa árdua missão de informar e formar opinião, sempre a serviço do interesse coletivo, mesmo contra a vontade dos que tentam fazer da gestão pública um quintal privado!

 

Nossos bichos – 07.04.2015

APA defende direitos
e cuidará dos animais

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Reunião de divulgação dos objetivos e do estatuto da Associação dos Protetores dos Animais

Um grupo de pessoas de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, juntando ideias, forças e muito carinho para com os bichos, criou a Associação Protetora dos Animais (APA), à qual poderá se associar qualquer benfeitor que também queira adotar a causa.

A entidade está em fase de registro e definição do local onde se instalará e prestará seus serviços. O objetivo principal é defender, proteger e assistir os animais abandonados, fazendo cumprir a Lei Federal nº 9.605/98, que prevê punição para quem maltrata os bichos.

A APA vai colaborar com as autoridades nas ações públicas voltadas para os animais abandonados, nas ruas de nossa cidade, acolhendo-os para tratamento, vacinação e prevenção de doenças e dando segurança, também, às pessoas, que estão no mesmo espaço urbano.

Essa inciativa inédita em nosso município necessita muito do apoio dos entes públicos e da população, principalmente dos associados que abraçarem a causa. A APA pretende demonstrar que os “bichos” têm o mesmo direito à vida e ao bem-estar que os seres humanos têm.

 

Republicação – 04.04.2015

Jesus cuspido e arrastado

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Os sofrimentos de Jesus foram muito mais brutais do que narram os evangelistas. Por conveniências políticas, nem Pilatos nem Herodes quiseram condenar o Cristo. Não viram nele qualquer crime que justificasse a pena de morte. E também tinham medo do poder do Messias, embora não reconhecessem isso publicamente.

Herodes fingiu ter visto nele apenas um tolo e o devolveu a Pilatos, que lavou as mãos e o entregou para ser condenado pelos seus inimigos. Eles distribuíram dinheiro para a claque e amedrontaram a população, dizendo que se Jesus não fosse morto, todos seriam perseguidos e castigados por Cesar, o rei de Roma. E a multidão ignorante gritou pela execução do Mestre.

Cansados e furiosos com as longas caminhadas, indo e vindo entre os palácios de Pilatos e Herodes, os inimigos descarregavam a raiva toda em Jesus, com as mais cruéis e abomináveis formas de tortura e de ultraje. Herodes sorria ao ver Cristo, de que tanto ouvira falar, reduzido a um trapo, sujo, imundo e coberto de sangue. Nem parecia mais gente!

Ao ver o Messias daquele jeito - desfigurado, desgrenhado, rosto dilacerado, imundo, túnica suja de lama – o rei virou o rosto, com um gesto de nojo e dó, dizendo aos sacerdotes:“Levai-o daqui, limpai-o. Como podeis trazer à minha presença um homem tão sujo e maltratado?”.

Herodes pediu a Jesus que provasse tudo que dele ouvira falar, os milagres as curas e se era mesmo filho de Deus, dizendo-lhe: “Que espécie de rei és tu?”. Como Jesus nada respondeu, o rei disse: “Levai este tolo, pois é mais um doido do que um criminoso”.

Jesus não foi só chicoteado, atiraram toda sorte de sujeira nele, fizeram-no andar sobre lama, para vê-lo tentar se equilibrar, cambalear, como se estivesse dançando, somente para ridicularizá-lo. Arrastaram-no por um esgoto, fazendo sua cabeça bater em paredes e pedras.

Muitos batiam nele, dizendo representar cada região onde moravam. Deram-lhe pauladas na cabeça e Jesus olhavam para os algozes de forma suplicante, gemendo de dor. Para zombar, os torturadores imitavam seus gemidos. Cada brutalidade era acompanhada de gargalhadas e insultos. Não houve quem lhe mostrasse piedade.

Então, gente, para alcançar a salvação, temos um longo caminho à nossa frente. Relembrar os sofrimentos atrozes contra Jesus, de ano em ano, na Semana Santa, é muito pouco. É muito comodismo dizer que Jesus já nos salvou. Se fosse hoje, provavelmente estaríamos entre aqueles furiosos torturadores.

Então, o que esperar do Messias e de Deus? Temos de fazer por merecer a sua complacência e sua benevolência! Podemos começar assumindo a vida de verdadeiros cristãos, sem hipocrisia, sem falsidade e conscientes de que o caminho é duro e de muitas dores.

Mas não desanimem, até o último momento, Jesus foi modelo de magnanimidade, que veio para passar a lição de Deus. No estertor da morte ainda insistiu e balbuciou: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem!”.

(Imagens copiadas na internet)

 

Republicação – 04.04.2015

Ele está no meio de nós!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A natureza humana é a mesma desde que o barro se fez carne ou que a evolução das espécies nos emancipou. Eliminar Deus de nossas considerações não clareia o enigma da engenharia humana, cuja eloquência está na própria engenhosidade da nossa anatomia.

Junto retalhos a que posso alcançar, para construir minha crença, iniciada no Pai-Nosso e na Ave-Maria que D. Maria me ensinou, quando eu nem sabia quem era eu. Na convicção de quem fuça a vida, vivo a realidade de Deus, Jesus é meu amigo e Maria, sua mãe, minha madrinha.

O sentido para a vida está dentro de nós. A busca é incessante! Mas nossas maldades e estupidez são demais e nos cegam! Continuamos surdos à mensagem de Jesus, que há mais de dois mil anos prendemos, açoitamos, humilhamos e deixamos agonizar até a morte em uma cruz.

E continuamos a torturá-lo, todos os anos, na simbologia da via-sacra, após a qual retornamos para casa, para nossa vidinha relutante e imutável. Saímos do gólgota das igrejas para nosso cotidiano de concupiscência, gula, malquerença, vingança, intolerância, desamor, corrupção e egoísmo!

Embriagamo-nos no vinho da intolerância e falta de compaixão, no viver mesquinho que nos torna desumanos e nos escurece a alma. Necessitamos do verdadeiro Jesus, que não está nas igrejas mundanas! Vamos buscar o Jesus que expulsou os vendilhões do templo, o amigo das criancinhas!

O Jesus, amigo de Madalena, que nos disse para vivermos como irmãos, para sermos reconhecidos como filhos de Deus! Vamos seguir o exemplo do Yeshua açoitado, cuspido, cheio de lama, coroado de espinhos, imolado na cruz e festejarmos com Ele a páscoa da verdadeira ressurreição.

 

 

Boa ação – 01.04.2015

Ninho preservado por
podadores de árvores

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A poda de árvores pela Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, tem gerado muitas críticas e um dos motivos é a mutilação das plantas. Mas uma árvore, na Rua Urcino Tanajura Meira, chama atenção, justamente pelo zelo e sensibilidade do podador, cujo nome não conseguimos identificar.

Ele podou toda a planta, mas preservou um galho que se projeta para o alto, no qual há um ninho de anu-preto ou anum-preto, cheio de filhotes. Chama a atenção de quem passa pelo local e facilmente pode ser visto o casal de pássaros revezando-se na condução de alimentos para os filhos.

Para nós foi um é belo exemplo de convivência urbana harmoniosa entre os seres que habitam nossa cidade. Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, o anu, cujo nome científico é Crotophaga ani, é uma ave da família Cuculidae, encontrada no continente americano, da Flórida à Argentina, e principalmente no território brasileiro.

 

Câmara de Vereadores – 01.04.201

D. Armando fala da CF-2015
e sobre a  reforma política

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Dom Armando Bucciol participa de ato inédito na Câmara de Vereadores de Livramento

O santo católico Gaspar Bertoni (1777-1853), de nacionalidade italiana, fundador da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos), canonizado em 1989, pelo papa João Paulo II, tornou-se patrono da Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora.

Sua foto sempre esteve ostentada em lugar de destaque, acima dos assentos da Mesa Diretora, no plenário do Legislativo, que leva o nome da saudosa ex-vereadora D. Didi Azevedo.

Gaspar Bertoni, nasceu em Verona (Itália)

A Câmara construiu um novo plenário, nas gestões de Marilho Machado Matias (2005-2008) e Lafaiete Nunes Dourado (2009-2012), mas somente agora a foto do santo foi transferida para o novo auditório.

O ato contou com a presença do bispo diocesano Dom Armando Bucciol, que falou de dois temas, em que a Igreja está muito empenhada: Campanha da Fraternidade o projeto popular de reforma política para o Brasil.

Ele reafirmou o objetivo da CF 2015, que é recordar a vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé, intensificando a interação entre Igreja e Sociedade, conforme proposta do Concílio Ecumênico Vaticano II.

Disse que a proposta de reforma política é uma oportunidade de se despertar a consciência da cidadania e participação popular na vida do país, e a adesão das pessoas, movimentos sociais e instituições ao projeto confirma a urgência e necessidade da reforma, “aumentando nossa esperança”.