Não às reformas – 24.03.2017

Movimentos sociais farão
marcha a Brasília dia 31

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A diretoria da APLB regional foi à Câmara de Livramento solicitar apoio dos vereadores

A decisão do governo Temer de excluir servidores municipais e estaduais da reforma previdenciária não tirou o ânimo da sociedade contra a PEC 287/2016, agravado com a aprovação da terceirização, pela Câmara.

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem entidades do movimento social brasileiro, decidiram promover, dia 31, o Dia Nacional de Mobilização, com marcha a Brasília e manifestações pelo país.

A pauta inclui defesa da democracia e combate ao ajuste fiscal e à reforma da Previdência.  A previsão é de que, pelo menos, 100 mil trabalhadores, homens e mulheres, tomarão as ruas da Capital Federal.

As medidas do governo ameaçam direitos da classe laborativa, como a aposentadoria, que vira uma miragem na vida dos brasileiros. Querem colocar o roubo nacional na conta do trabalhador.

A reforma da Previdência visa, na verdade, compensar os desvios do governo e a inadimplência dos empresários, gerando um déficit artificial, como se fosse resultante do volume de benefícios pagos.

Já a terceirização para qualquer atividade empresarial, é um modo indireto de flexibilizar a CLT, em favor dos empresários, com apoio dos políticos cujas campanhas eles financiam.

APLB Sindicato - Os 10 dias da mobilização, em Salvador, iniciada último dia 15, foram encerrados hoje (24), pelas entidades sindicais, entre elas, a APLB Sindicato, sob o comando do professor Rui Oliveira.

Houve distribuição de panfletos, exposição de fotos de políticos que apoiam o governo, faixas contra a reforma previdenciária e fora Temer. A APLB de Livramento foi representada pela professora Márcia Oliveira.

Na sessão da Câmara de Livramento, dia 21, o diretor do núcleo local do Sindicato, Gerlando Oliveira, conclamou os vereadores a convencer os deputados votados na região a votarem contra o golpe na aposentadoria.

Para o líder regional da APLB, a reforma é cruel, principalmente para os trabalhadores rurais. Alertou que muitos cidadãos, os mais pobres, fatalmente serão lançados na mendicância.

O professor Rui Costa comandou as mobilizações promovidas pela APLB, em Salvador

 

Não à reforma – 19.03.2017

Sindicato vai ficar de olho em
deputados na votação da PEC

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O diretor do Núcleo Regional do APLB Sindicato, que atua em Livramento de Nossa Senhora, Paramirim e Jussiape, na Bahia, professor Gerlando Oliveira, disse que vai mostrar a cara dos deputados que votarem a favor da Reforma da Previdência (PEC nº 287/2016).

Referiu-se aos federais votados na região e disse que fará cartazes deles para distribuir à população, ante a exigência de 49 anos para se aposentar; e 25 anos para o trabalhador rural contribuir, prevista na reforma.

Em entrevista ao Jornal da 88 (Rádio 88 FM), comandado por Emanuel Fernandes, o professor afirmou que vai formalizar esse alerta, no espaço Tribuna Livre, dia 21, da Câmara de Vereadores de Livramento.

Gerlando disse que os trabalhadores atenderam ao chamado do Sindicato, para protestar contra a PEC, dias 14, 15, 16 e 17, aderindo à convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE).

Segundo a CNTE, os pobres não podem pagar os privilégios dos ricos, que se a reforma passar, ninguém vai se aposentar e quem quebra o país são as despesas com políticos e a corrupção, não a Previdência.

A secretária de Imprensa da APLB, Márcia Oliveira, informou que foram quatro dias de mobilização, em Livramento, Paramirim e Jussiape. E, para o diretor Gerlando Oliveira, o balanço foi positivo.

Falando na 88 FM, ele disse que o movimento constou de palestras sobre a reforma da Previdência e das leis trabalhistas, mostrando suas consequências prejudiciais à classe trabalhadora.

Foram palestrantes os advogados Tadeu Cincurá, que falou sobre a reforma da Previdência e aposentadoria, dia 14, em Livramento; e Simone Palmeira, que reuniu os trabalhadores de Jussiape.

 

Falecimento – 15.03.2017

Ressaltadas a bondade e
seriedade de Dr. Aderbal

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Será hoje, dia 15, às 19h30, na Catedral de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a missa de sétimo dia pelo falecimento do médico José Aderbal Cardoso, 74 anos, vitimado por insidioso câncer na próstata, diagnosticado em dezembro de 2016.

O óbito ocorreu em casa, no último dia 8, em Livramento. Segundo sua nora Louise, ele era separado de D. Almerita Rodrigues, com quem teve o filho César, mas deixa, também, filhos adotivos, entre eles, Jean Carlos e Adedson.

Apesar de recatado, era muito conhecido. Nasceu em Teófilo Otoni (MG), em 17.05.1942, e veio para Livramento, já como médico, em 1976, para trabalhar no Sindicato Rural, a convite do então presidente Raimundo Lima.

Atendeu no sindicato por 40 anos e ainda prestou serviços aos municípios de Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Paramirim.

Era formado pela Faculdade de Medicina do Amazonas, turma de 1974, para onde fora muito jovem, “realizar o sonho de ser médico”.

Antes de vir para Livramento, trabalhou na Marinha do Brasil, no Amazonas, prestando serviços em tribos indígenas. Em seguida, trabalhou em Porto Velho e Guajará-Mirim, Estado de Rondônia, na divisa Brasil-Bolívia.

Quem o conheceu de perto atesta que foi um homem simples e generoso. Para a nora Louise, casada com seu filho César, “Juca”, como ele gostava de ser chamado, foi “um ser humano de coração gigantesco, fazia seus os sonhos dos outros”.

Para Teresinha Cambui Lima Souza, que trabalhou com ele no Sindicato, “Era um médico humilde, carismático, brincalhão, não fazia distinção entre pacientes, muito sério diante da profissão. A vida dele era o trabalho, honesto até demais”.

Um dos seus grandes amigos em Livramento foi o ex-prefeito Ulisses Lima (Lega), para quem Dr. Aderbal “era um homem muito bom, prestativo, simples e bondoso. Não tinha apego ao dinheiro, como hoje se vê por ai”.

O Dr. Alfredo Matias, colega de profissão, disse que Dr. Aderbal “Tem vasta história no município de Livramento. Era extremamente correto, educado, civilizado. Não era afeito a conversas improdutivas, não falava da vida de ninguém”.

“Humilde e sério, não teve o devido reconhecimento. Não recebeu, por exemplo, homenagem comum entre nós, o título de cidadão livramentense. Suas qualidades só serão ressaltadas depois da morte, como sempre acontece”, disse Alfredo. 

 

Rio Brumado – 11.03.2017

Trabalho de estudante mostra
contaminação por coliformes

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O estudante Augusto Souza Silva, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, fez uma avaliação do impacto de dejetos sanitários nas águas do Rio Brumado e confirmou a contaminação por coliformes, como há tempos tem sido denunciado.

Augusto Souza Silva: Bacharelado em Farmácia

A avaliação foi tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado à Faculdade Independente do Nordeste, com sede em Vitória da Conquista (BA), para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Farmácia.

A pesquisa foi delimitada ao trecho do rio que vai da Barragem Luiz Vieira (Rio de Contas) ao balneário Dr. Edilson Pontes (Livramento). Foram analisadas amostras coletadas nas águas da Barragem (1), da chamada Cachoeira do Fraga (2) e no balneário (3).

O estudo concluiu que somente a água da barragem não apresentou alterações relevantes. A água coletada no ponto de lançamento do esgoto, no Fraga, além de coliformes totais (240 NMP/100mL), apresentou teor de oxigênio abaixo dos níveis permitidos (3,1mg.L-1).

Na água da piscina (balneário), em Livramento, nominado como ponto 3 de coleta, os coliformes totais e termotolerantes mostraram-se dentro dos parâmetros legais, com respectivamente 43 NMP/100mL e 3,6 NMP/100mL.

O trabalho do estudante confirma o discurso da Embasa, segundo o qual efluentes oriundos da estação de tratamento de esgoto de Rio de Contas são lançados no rio tratados. Mas ela nunca divulgou o impacto que isso causa, mesmo assim, no ambiente.

E é sempre bom esclarecer que esse grau de contaminação é suficente para tirar a potabilidade e a balneabilidade da água, tornando-a imprópria tanto para o consumo quanto para o banho.

 

No rádio - 06.03.2017

Prefeito Ricardinho desmonta
as tetas do transporte escolar

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, disse que está adotando medidas duras para conter gastos excessivos que o município vinha tendo com o transporte escolar.

Convidado do Portal Notícias (Rádio Portal 104.3 FM), comandado por Alberto Lopes e Patrick Cassiano, ele foi firme e falou grosso, ao denunciar os favorecimentos que sangravam os cofres municipais.

Não apontou culpados nem citou os antecessores, mas garantiu que o esquema durava há mais de oito anos (gestões de Carlos Batista e Paulo Azevedo), e já chegou a custar R$5 milhões por ano à Prefeitura.

O prefeito afirmou que donos de vans e carros, envolvendo mais de 40 pessoas, eram os beneficiários, acrescentando que, muitas vezes, eram criados roteiros desnecessários, para atendê-los.

Não se olhava a quantidade de alunos. Disse que donos dos veículos influenciavam na distribuição da matrícula dos alunos pelas escolas, na zona rural, para lhes garantir os contratos de transporte.

Em total desperdício de dinheiro público, vários carros particualres eram contratatos para fazer o transporte que uma van ou ônibus, por exemplo, poderia fazer, por custos bem menores.

O prefeito lembrou, ainda, que a Prefeitura é obrigada a transportar apenas os alunos das escolas municipais. Mas, em parceria com o Estado, conduz também os das escolas estaduais (ensino médio).

Todavia, destacou que o governo estadual não vinha pagando tudo que lhe cabia. De quase 3.000 alunos da rede estadual, os gestores anteriores só informaram ao Estado 300.

Ainda na entrevista, Ricardinho Ribeiro mostrou-se escandalizado com o que encontrou, assegurando que, de imediato, vai reduzir para, pelo menos a metade, esse custo de R$5 milhões.

"Gostem ou não os que se beneficiavam", disse ele, acrescentando: "Não estou pensando numa minoria de 40 pessoas, mas estou pensando no povo de Livramento, nos seus 42 mil habitantes".

A entrevista parece ter sido a mais longa do programa e a rádio registrou um pico inédito de audiência, no horário. O prefeito respondeu perguntas dos radialistas e dos ouvintes, sobre assuntos da Administração.

Inclusive, sobre a municipalização da Escola Dona Tina e da situação dos servidores temporários, que serão substituidos pelos concursados, dizendo que vai cumprir a lei e seguir a orienação do Ministério Público.


Retorno à lama - 06.03.2017

Câmara volta a sentir cheiro
do esgoto de Rio de Contas

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, anunciou para esta terça-feira (7) uma sessão especial, aberta ao público, para discutir, mais uma vez, o lançamento de dejetos sanitários de Rio de Contas no Rio Brumado.

O assunto não é novo e será preciso pisar fundo na lama, desta vez. Desde a época colonial, o esgoto da belíssima Rio de Contas é despejado nas águas cristalinas do Rio Brumado, que abastece as cidades de Livramento e Dom Basílio.

Com o surgimento do agora antigo sistema de fossas, em data que não sabemos, a situação foi minimizada, mas não resolvida. Esperou-se que se resolvesse com o moderno sistema de coleta e tratamento implantado em 2009.

A expectativa era de que o sistema desviasse os despejos do rio, mas isso não aconteceu. À época, leventei uma frente de discussões e ações, sobre o assunto, para evitar o crime ambiental. Gerou muita repercussão, mas nenhuma solução.

As ações incluiram a entrega de abaixo-assinado ao governador, duas representações junto ao Ministério Público, uma minha e outra do vereador Paulo Lessa, uma ação na Justiça, de minha autoria, reportagens e artigos em jornais.

A minha representação no MP rendeu-me um processo penal da então promotora, que se sentiu ofendida com a críticas pela inação do órgão, à época. Mas derrubei o processo, no Superior Tribunal de Justiça.

Posteriormente, a promotora mandou examinar a água e ficou estarrecida com o grau de contaminação. Firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Prefeitura e oturos responsáveis, que não foi cumprido e nem cobrado.

A ação popular ainda não foi julgada. A obra foi concluida e tudo ficou como o Estado quis. Teve o apoio vigoroso do então prefeito Carlos Batista, que ficou contra a população. Prometeu monitorar o tratamento da água, mas não o fez.

Consta que o tratamento do esgoto em Rio de Contas nunca funcionou adequadamente, devido a erros estruturais na obra. E os dejetos, na sua maior parte, continua indo in natura para as águas que bebemos por aqui.

Mas quem matou o Rio Brumado, pelo menos no trecho que banha Livramento, não foram os dejetos de Rio de Contas. Atualmente, Livramento lança mais dejetos no Rio Brumado e Rio Taquari, ou no que restou deles, do que os riocontenses.

A Câmara de Vereadores nunca fez nada para combater esse problema. Aliás, ficamos sem tratamento de esgoto em nossa cidade e a Câmara nem um pio. Muito prometeu fazer, criou até comissão especial, mas nada saiu do púlpito.

Consta que a atual mobilização, que se iniciará com a Sessão Especial de amanhã, tem à frente o novato João Batista Pereira dos Santos, eleito pela primeira vez em outubro passado, mais conhecido como João de Ogum.

É uma esperança, não muito pelo mandato, mas, talvez, pelo epíteto agregado a seu nome - OGUM (Ogulê, o orixá ferreiro, senhor do ferro, da guerra, da tecnologia e até da agricultura, na mitologia iorubá).

João é afilhado dos deuses d`África. Digo que é uma esperança, porque João é acobertado e abençoado por ele, o Ogum, um guerreiro que brigava sem parar contra os reinos vizinhos.

Presidentes de câmara, prefeitos, promotores, juizes e até governadores hão de tremer, quando as trombetas do santo africano retumbarem, na voz de João, do alto do nosso Véu de Noiva, que jorra seca, suja e rota da Serra das Almas.

Não vá para a audiência pública de amanhã, na Câmara, sem uma figa nem sem ler o que O Mandacaru já publicou sobre o assunto. Aliás, se João não arrregimentar sua gente lá do Benito Gama, o plenário vai ficar vazio.

Acesse e leia algumas de nossas matérias anteriores em: http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2009/maio_2009.html

 

Administração – 03.03.2017

MP apura contratação
irregular de pessoal

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O Ministério Público Estadual, através da 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pela qual responde o promotor substituto Millen Castro Medeiros de Moura, recebeu representações de concursados contra contratação irregular de pessoal, pela Prefeitura local.

Em razão disso, instaurou Procedimento Preparatório para Inquérito Civil (nº 703.9.38477/2017), para a devida apuração de eventual manutenção de contratados temporariamente em cargos para os quais existem aprovados em concurso público realizado em 2016.

Segundo a Portaria baixada pelo promotor, no último dia 2, a ocorrência do fato “poderá constituir violação a princípios administrativos e objeto de ação judicial por improbidade administrativa”.

Acrescenta que o prefeito Ricardinho Ribeiro será notificado para esclarecer a situação, justificando a manutenção dos temporários, ao invés de contratar os aprovados no concurso público.

É mais uma herança nefasta que o ex-prefeito Paulo Azevedo deixou para o atual descascar.