Eu não gosto de você, Papai Noel!
Também não gosto desse seu papel
de vender ilusões à burguesia.
Se os garotos humildes da cidade
soubessem do seu ódio à humildade,
jogavam pedra nessa fantasia.

Você talvez nem se recorde mais.
Cresci depressa, me tornei rapaz,
sem esquecer, no entanto, o que passou.
Fiz-lhe um bilhete, pedindo um presente
e a noite inteira eu esperei, contente.
Chegou o sol e você não chegou.

Dias depois, meu pobre pai, cansado,
trouxe um trenzinho feio, empoeirado,
que me entregou com certa excitação.
Fechou os olhos e balbuciou:
“É pra você, Papai Noel mandou”.
E se esquivou, contendo a emoção.

Alegre e inocente nesse caso,
eu pensei que meu bilhete com atraso,
chegara às suas mãos, no fim do mês.
Limpei o trem, dei corda, ele partiu dando muitas voltas, meu pai me sorriu e me abraçou pela última vez.

O resto eu só pude compreender quando cresci e comecei a ver todas as coisas com realidade.
Meu pai chegou um dia e disse, a seco:
“Onde é que está aquele seu brinquedo?
Eu vou trocar por outro, na cidade”.

Dei-lhe o trenzinho, quase a soluçar
e como quem não quer abandonar um mimo que nos deu, quem nos quer bem, disse medroso: “O senhor vai trocar ele?

Eu não quero outro brinquedo, eu quero aquele.
E por favor, não vá levar meu trem”.

Meu pai calou-se e pelo rosto veio
descendo um pranto que, eu ainda creio, tanto e tão santo, só Jesus chorou!
Bateu a porta com muito ruído,
mamãe gritou ele não deu ouvidos,
saiu correndo e nunca mais voltou.

Você, Papai Noel, me transformou
num homem que a infância arruinou, sem pai e sem brinquedos.
Afinal, dos seus presentes, não há um que sobre para a riqueza do menino pobre que sonha o ano inteiro com o Natal.

Meu pobre pai doente, mal vestido,
para não me ver assim desiludido,
comprou por qualquer preço uma ilusão, e num gesto nobre, humano e decisivo, foi longe pra trazer-me um lenitivo, roubando o trem do filho do patrão.

Pensei que viajara,
no entanto depois de grande,
minha mãe, em prantos,
contou-me que fôra preso
e como réu, ninguém a absolvê-lo se atrevia.
Foi definhando, até que Deus, um dia,
entrou na cela e o libertou pro céu.

 

(*) Aldemar Buarque de Paiva (1925-2014), nascido em Maceio (AL), foi poeta, cordelista, radialista, jornalista, compositor,
 produtor artístico e publicitário.

Alerta – 22.12.2019

Estado da rodoviária de
Livramento é de perigo!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Quem transita pelo Terminal Rodoviário de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, fica apreensivo com o estado de destruição em que ficou sua cobertura, após a borrasca que castigou o município, no dia 8 deste mês.

Ainda que menos forte, a ventania continua e placas soltas da fachada e cobertura do terminal ficam se movimentando e poderão cair sobre as pessoas. Ou seja, existe a  possibilidade de ocorrer grave acidente.

Apesar de transcorridos 15 dias do vendaval, nenhuma providência foi tomada pelas autoridades responsáveis, nem do Estado nem do Município, para recuperar o local, de grande movimentação de pessoas e automóveis.

 

Administração – 18.12.2019

Prefeito de volta ao trabalho!

 

Raimundo Marinho
jornalista

O picnic pode ter sido bom, como na música de Wanderley Cardoso (1967), mas a volta ao trabalho se impôs. Não triste, mas tão discreto como saiu, o prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, retorna.

Segundo sua assessoria, ele assinou convênio, dia 17, na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, em Salvador, para elaboração dos planos de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos.

Acrescenta que, à noite, inaugurou sistema de água encanada na comunidade de Itapicuru dos Dourados, no município, semelhante aos instalados nas localidades de Rocinha, Vereda, Manga e Várzea de Dentro.

Ainda de acordo com a informação oficial, as obras totalizam mais de 20 mil metros de dutos e foram custeadas com recursos próprios da prefeitura, mas  não revelou os valores envolvidos.

O FALSO PMSB – Com esse convênio para elaborar o Plano de Saneamento Básico e o Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos, o prefeito Ricardinho Ribeiro admite que a Lei Municipal nº 1.416/2019 aprovou algo que não existia.

Como criticamos aqui, a lei é uma aberração, pois aprova Plano Setorial de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, mas foi anexado outro documento, intitulado Plano Municipal de Saneamento Básico.

E a Câmara de Vereadores aprovou! Espera-se, agora, que os comitês constituidos para elaborar o verdeiro PMSB e o PMGIRS (Dec. Nº 182/2019) não copiem simplesmente o rascunho malfeito pela Embasa.

A citada lei terá de ser revogada. Esperamos que o verdadeiro plano a ser feito, agora sim nos termos da LNSB nº 11.445/2007, tenha o zelo e a abrangência exigidos pelas necessidades da população.

Principalmente porque haverá participação dos conselhos municipais e entidades como Asamil (Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento) e Ceforc (Centro de Formação e Organização Comunitária).

 

 

Oposicionismo  - 16.12.2019

E a saidinha do prefeito!

 

Márcio Alan (esq..) e Juscelio Pires

Raimundo Marinho
jornalista

As férias do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Ricardinho Ribeiro, ao que consta em viagem aos Estados Unidos, predominaram na última sessão deste ano da Câmara Municipal, na sexta-feira 13.

Vencidos em todas votações de interesse do Poder Executivo, os vereadores da oposição Josemar Miranda, Juscelio Pires e Márcio Alan quiseram engrossar a voz ao exigir explicação sobre o descanso do alcaide.

Para os três, Ricardinho precisava de licença do Legislativo, que é dispensada se a ausência for de até 15 dias, segundo o art. 83 da Constituição Federal, ou 10 dias úteis, conforme o art. 78 da Lei Orgânica do Município.

Vereador Josemar Miranda (dir.)

Sem provar legalmente, alegaram que, sendo viagem internacional, não haveria essa condicionante temporal. Erraram, pois nenhuma lei e nem a Constituição dizem isso, muito menos obriga substituição, pelo vice.

Os oposicionistas basearam-se em solitária opinião do professor José Nilo de Castro, no livro Direito Municipal Positivo (4ª Ed. Del Rey, 1999), já totalmente superada por jurisprudência em contrário.

Assim, acabaram protagonizando desnecessário espetáculo oposicionista, repetindo teor de representação que protocolaram na Promotoria, sem a devida fundamentação legal, fadada à sucumbência.

 

LOA aprovada – 16.12.2019

Suplementação de 80%
é falta de planejamento

 

Raimundo Marinho
jornalista

Por nove a três (presidente só desempata), os vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, aprovaram, dia 13, o PL nº 13/2019, do Poder Executivo, que estima receita e fixa  despesa para 2020, em R$101.200.000,00.

O plenário derrubou emenda dos vereadores da oposição Josemar Miranda, Juscelio Pires e Márcio Alan, para reduzir de 80% para 10% o limite de  suplementação de recursos, previsto no orçamento.

Na elaboração da lei orçamentária, que mais parece um plano contábil, o Poder Executivo, na verdade, distribui as previsões de gastos pelos diversos órgãos da administração, sem planejar o que fará no ano.

Assim, no decorrer do exercício, por obvio, vão faltar recursos em uns setores e sobrar em outros, de forma desordenada. Isso seria amenizado se houvesse planejamento dos programas de governo.

O foco da suplementação é o superavit financeiro e o excesso de arrecadação, além das anulações e operações de crédito, porém jamais atingiria 80% da dotação orçamentária.

Percentual tão alto denota que a gestão ainda não sabe o que vai realizar em 2020, por falta de planejamento. Sem falar que os 25% da educação e os 15% da saúde estão fora da suplementação.

A questão poderia ter sido discutida, com mais efetividade, na audiência pública sobre o projeto de lei, realizada em 25.10,2019, na qual os vereadores, inclusive os da oposição, nada falaram.

Se a Lei Orçamentária Anual (LOA) autoriza 80% de suplementação, significa que o prefeito tem carta branca para gastar como bem quiser praticamente todo recurso sem vinculação constitucional.

Só confirma que os orçamentos municipais são meras peças de ficção e os vereadores não souberam debater isso. E desperdiçaram a audiência pública, onde as alterações não precisariam de votação.

 

Sem licença – 11.12.2019

Prefeito Ricardinho sumiu!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Depois da maratona de inaugurações, entre 27 de novembro e 5 de dezembro,  o prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, resolveu descansar, e simplesmente sumiu.

Consta que viajou em férias aos Estados Unidos, mas não fez  qualquer comunicado oficial, gerando especulações. Também não investiu o substituto no cargo, que seria a vice-prefeita Joanina Sampaio.

Segundo o art. 78 da Lei Orgânica do Município, o prefeito ou o vice que ocupar o cargo necessita de licença da Câmara Municipal para se ausentar do município por mais de 10 dias úteis, “sob pena de perda do cargo e do mandato”.

Por conta disso, os vereadores da oposição, Márcio Alan e Josemar Miranda, protocolaram representação junto ao Ministério Público, denunciando o fato e praticamente requerendo uma investigação  sobre a viagem do alcaide.

O afastamento temporário de prefeito do cargo é regulado pela lei orgânica do municpio, que deve manter simetria com o art. 83 da Constutuição Federal, que disciplina o afastamento do presidente da República e seu vice.

Enviamos mensagens ao prefeito Ricardinho, à vice Joanina e ao presidente da Câmara, Aparecido Lima, através do aplicativo messenger, para se manifestarem, mas eles, até a postagem deste texto, não responderam.

 

Borrasca – 11.12.2019

(Fotos reproduzidas de vídeo acessado via Internet)

Chuva de vento provoca
destruição e alagamentos

 

Raimundo Marinho
jornalista

O forte calor no final de novembro e início de dezembro prenunciava a borrasca que atingiu Livramento de Nossa Senhora, Bahia, no último domingo, dia 8, causando destelhamento de casas e alagamentos, na sede e zona rural.

Segundo dados  que a Defesa Civil passou para os meios de comunicação, choveu 17 milimetros, por 10 a 20 minutos, com ventos que atingiram 110 quilômetros por hora. A cobertura do Terminal Rodoviário ficou parcialmente destruida.

Mas, felizmente, não há registro de vtítimas e nem mesmo de desabrigados. Segundo a previsão da meteorologia, o fenômeno poderá se repetir nesses dias, causando certa apreensão entre a população.

 

Administração  – 06.12.2019

Contas de Ricardinho são
aprovadas com ressalvas

 

Raimundo Marinho
jornalista

O Tribunal de Contas dos Municpios aprovou, com ressalvas, as contas de 2018 da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, gestão do prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Processo TCM nº 04537e19).

Segundo o parecer prévio da corte, não foi comprovada a obrigatória disponibilização, pelo presidente da Câmara de Vereadores, dos terminais de consulta, para exame das contas pela sociedade.

Diante da leniência, o TCM determinou que isso seja feito, pelo prazo de 60 dias, quando do retorno das contas ao Legislativo. O gestor administrou um orçamento fiscal e seguridade social de R$84.500.000,00.

Apesar da aprovação, o Tribunal apontou omissões na alimentação do SIGA, violação de regras constitucionais de licitação e falta de juntada de documentos aos processos de inspeção mensal.

A receita atingiu R$94.490.553,72 e as despesas empenhadas foram R$82.552.510,21, com superavit de R$11.938.043,51; e apenas R$1.170.740,79 da previsão de receita de capital (R$2.479.000,00).

A corte cita que “os autos revelam indiscutível necessidade de imediato aperfeiçoamento da atuação do Controle Interno na Prefeitura, inclusive na supervisão dos dados contábeis e da inserção de informações no sistema SIGA”.
 
O relatório indicou multas e ressarcimentos não pagos pelo prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro e o ex-prefeito Paulo Azevedo, alertando o gestor a tomar as providências de cobrança exigidas.

Pelas irregulairdades apontadas, o TCM emitiu deliberação de imputação de débito ao prefeito Ricardinho Ribeiro, relativa à multa de R$3.500,00, e advertiu o alcaide para aprimorar a gestão orçamentária.

Clique aqui para ler a íntegra do Parecer Prévio do TCM-BA>>

Clique aqui para ler a Deliberação de Imputação de Débito>>

 

Homenagem – 05.12.2019

Bispo de Livramento recebe
o título de Cidadão Baiano

 

Raimundo Marinho
jornalista

Dom Armando Bucciol, natural da província de Treviso, na Itália, atual bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi agraciado, ontem, em sessão especial, com o título de Cidadão Baiano, pela Assembleia Legislativa da Bahia.

A homenagem foi proposta pelo próprio presidente da Alba, deputado Nelso Leal, que disse tratar-se, na verdade, de um símbolo, pois considera que Dom Armando “há muito já é, como filho de Deus, nosso irmão, nosso conterrâneo”.

O plenário, costumeiramente ocupado por parlamentares, encheu-se de convidados, a maioria era de livramentenses.

Dom Armando chegou à Bahia (Brasil) em 1991 e atuou nas paróquias de Candiba, Riacho de Santana, Matina, Licínio de Almeida e Caetité. Em 2004, foi ordenado bispo e designado para Livramento.

Agradeceu as autoridades e aos “que vieram da amada cidade de Livramento”, frisando que “vivo sentimentos de sincera gratidão, antes de tudo, para com o senhor Nelson (deputado Nelson Leal, autor da homenagem).

Falou de seus 28 anos de convivência e entrosamento, na Bahia, “com tantas pessoas humildes, lutadoras, corajosas, sofridas, inteligentes, que, a todo dia, demonstram amor à vida, resistência e sabedoria”.

Expressou gratidão ao Deus da vida e disse que o título o “torna ainda mais responsável em me doar ao serviço e para o crescimento democrático, social, cultural e ético do povo com que compartilho alegrias, dores e esperanças”.

Citou que seu ideal de vida é que a coexistência humana “seja marcada pela defesa dos direitos de cada pessoa, pela construção e reconhecimento da cidadania para todos; que a corrupção e prepotência sejam constantemente rejeitadas pela consciência de todos e, sobretudo, dos que têm responsabilidade pública”.

Disse que “pude conhecer de perto as necessidades de muitos filhos e filhas desta terra”, desejando “empenho comum para tornar mais digna a vida de todos, através da solidariedade e da justiça” e que a Igreja a que serve aponta ações duradoras que garantam “condições mínimas de subsistência”.

Coube a Cris Mesquita saudar Dom Armando, em nome do Grupo de Jovens Filhos de Maria (Diocese de Livramento), tendo destacado a influência do bispo sobre sua própria vida, que ele é digno de admiração, pela dedicação incansável à missão.

Falou do merecimento da homenagem e que “nós livramentenses estamos em festa, por ter um bispo tão humano, tão gente boa, como a luz que guia o peregrino em sua longa jornada, ajuda a escolher o caminho certo e oferece o conforto e o calor da fé”.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Hélio Pereira, representou e leu mensagem do arcebispo Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger, salientando que “há homenagens que engrandecem o homenageado” e as “que engrandecem quem as concede”, como a homenagem a Dom Armando.

Presentes à sessão, os deputados Vitor Bonfim, Zé Raimundo e Fátima Nunes; os padres Alberto Basso e Marco dal Magro, da Itália; Samuel Neves, da Diocese de Livramento; os prefeitos Adalberto Luz (Ituaçu) e Roberval Meira (Dom Basílio); e o ex-prefeito Emerson Leal (Livramento).

O diploma foi entregue pelo proponente Nelson Leal, acompanhado da esposa Danda, da mãe Lia Leal, e das filhas Maria Luíza, Maria Clara e Maria Alice.

 

Justiça – 05.12.2019

Tribunal de Justiça elege
sua nova Mesa Diretora

 

Desembargador Lourival Almeida Trindade

Raimundo Marinho
jornalista

O advogado Lourival Almeida Trindade, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, onde chegou em 2008, pelo chamado quinto constitucional, cota da OAB-BA, será o presidente da Corte, no biênio 2020-2022.
Foi eleito ontem (4), com 28 votos do colegiado (de 59 desembargadores), contra 27 votos da colega  Cynthia Maria Pina Resende. Houve dois turnos de votação, no primeiro deu empate.
Foram eleitos também, para o mesmo período, os demais membros da Mesa Diretora do tribunal: Carlos Roberto (1º vice-presidente), Augusto Lima Bispo (2º vice-presidente), José Alfredo Cerqueira (corregedor-geral de Justiça) e Osvaldo Bomfim (corregedor das comarcas do interior).

A posse será no próximo dia 4 de fevereiro, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. A eleição ocorreu em meio à dita Operação Faroeste, da Polícia Federal, que investiga denúncias de corrupção do TJ-BA.

Na investigação, autorizada pelo STJ, a pedido do Ministério Público Federal, os desembargadores José Olegário Monção Caldas, Maria da Graça Osório Pimentel Leal, Maria do Socorro Barreto Santiago e o presidente Gesivaldo Britto foram afastados de seus cargos.

Todos são suspeitos de envolvimento em esquema criminoso de venda de sentenças e tráfico de influência. Olegário e Maria da Graça eram candidatos à presidência e tiveram que deixar a disputa.

 

Artigo – 01.12.2019

Jornalismo sob teste! (*)


Raimundo Marinho
Jornalista

O nosso jornalismo vem sendo duramente testado desde a campanha presidencial de 2018, quando o pensamento da mídia tradicional destoou da vontade majoritária dos eleitores.

Ainda falta uma leitura adequada do fato, que está por ser digerido e melhor estudado, em que um reles deputado, do chamado baixo clero, chegou apresidente, com certa facilidade.

Pode-se dizer que o então candidato Bolsonaro até fez pouco caso do poderio midiático e das forças políticas dominantes, servindo-se apenas das redes sociais, ainda pouco valorizadas.

Esnobou o marketing político e a imprensa convencionais, além de concentrar  suas mensagens nas questões sem muito agasalho nos mass media e não devidamente enfrentadas pelos governos.

Falou a um povo cansado de monopólios e manipulações, que gostou de ouvi-lo falar em matar bandidos ao invés de morrer policial, em “armar o cidadão de bem” e em combater a corrupção.

Pregou o veto às ideologias, dizendo defender a escola e as crianças, clamou pelo resgate da nacionalidade e das cores brasileiras. E, de forma incomum, invocou Deus num slogan eleitoral.

Os seus adversários assistiram a isso com espanto, incredulidade e menosprezo! E partem para um combate feroz, perto da irracionalidade, ao novo presidente e à maioria que votou nele.

Entre os atacantes, a maioria, estão os que perderam o status quo da governança e seus confortos. Pena que haja quem esteja indo nessa onda de gelo, ignorando as regras da democracia.

Por fim, surge o The Intercept Brasil, sem CNPJ, de um estrangeiro inescrupuloso, que não domina nossa Língua, com um comportamento que jamais ousaria ter em seu país.

De repente, nos vimos descobertos diante de uma realidade inusitada, mas concreta, que não é por acaso, e a ela temos de nos ajustar, sob pena de nos fossilizar como comunicadores. 

Precisamos reconhecer e enxergar as graves fissuras advindas ao nosso jornalismo e, quiçá, também nosso nacionalismo, que estão a exigir reflexão, análise e tomada de posição.

(*) Publicado inicialmente em http://www.abi-bahia.org.br/jornalismo-sob-teste/