Mensagens recebidas via e-mail

Atualizado  em 30.04.2009

Paulo Marques de Oliveira
Paulomoliv@mail.com

Respeitável amigo, Raimundo, aproveito para colocar-me a disposição do povo desta terra para ser Prefeito aqui, nas próximas eleições. Sou formado em música e nutrição. Fui funcionário do Departamento Nacional de Produção Mineral (MME) em Brasília e aqui, sou empresário integro e humano, segundo meus funcionários e íntimos. E desde já, lhe convido para fazer parte da minha equipe de trabalho: Ação, Ordem e Progresso sem demagogia. Livramento não precisa de políticos que só tem gogo e muito blá blá blá. Precisa é dos seus filhos que tem idéias, maturidade, consciência e boa vontade para trabalhar e ver Livramento crescer. Quando digo que precisamos de prefeitos e vereadores que sejam filho desta terra, é porque ninguém melhor e mais interessado para cuidar da casa do que seus legítimos donos.
 
Nossas Escolas entre as piores do Brasil. Que coisa!O que podemos esperar dos nossos jovens com tão pouco aproveitamento escolar? Fico a imaginar o que vai ser de Livramento num futuro não muito distante!  A falta de Educação, que é direito de todos e obrigação do Estado e seus gestores, faz a maioria do povo não ter consciência política e assim sem participação ativa nos acontecimentos. Cego e sem ação é como bucha de canhão! Exatamente como querem os políticos pilantras que, como pragas, infestaram e hoje decidem nos três Poderes. Que vergonha! Sem Educação o nosso povo nunca vai entender que aqui, é o chefe do nosso prefeito que foi eleito pela “maioria” para administrar o nosso município e não para apenas ostentar o título de prefeito. Como um troféu de poderes perante poderes traquinos e corruptos que não aceitam perder esse poder podre e constrangedor que alastrou por todo Brasil e em todos os seus seguimentos administrativos.

Sem Educação o povo humilde, geralmente anônimo por acanhamento e sem racionalidade política, termina vendendo, por desilusão ou ignorância, a sua consciência para os que não têm escrúpulo e só querem Poder para defender interesses pessoais ou particulares. Os que têm, principalmente, como ideologia a corrupção que gera preguiça física e mental e assim, pouco ligando para o que é de interesse do município e sua coletividade. Por que será que o nosso prefeito até hoje ainda não assumiu a sua função de gestor? E se assumiu, é de maneira tão tímida que nada até agora ninguém viu. Porém, bacana isso dele ter todo o seu tempo absorvido pela sua profissão verdadeira que é a medicina! Muito admirada por todos e de importância indispensável para o bem estar de todo o mundo. E como não sobra tempo para o nosso prefeito ser gestor é sinal
que, de fato, é um profissional de valores louvável e muito dedicado.
    
Parabéns, Dr. Carlos, e continue assim! Porque se é bom médico para todos, melhor ainda para o ego seu e de todos os seus familiares e colegas que tem ética e respeito pelo ser humano. Por outro lado, querer sustentar, por razão que ignoro um título de prefeito, que está sempre ausente e sem tempo para administrar pessoalmente, para o município e todos que querem resultado, é visto como egoísmo e irresponsabilidade. Uma vez que foi eleito com o voto de confiança da “maioria” perante promessas mirabolantes e um futuro bem melhor, não é justo que tudo continua como antes ou até mesmo pior. Quase cinco anos já se passaram e o que foi que aconteceu? Qual a justificativa para o gasto de tanto dinheiro? Agora mesmo, como publicado recentemente no jornal Sudoeste, foi liberado uma verba de cento e cinqüenta e cinco mil reais para arrumar o nosso transito. E com todo esse dinheiro apenas algumas placas de sinalização e nada mais. Que horror!

Ah, Lula vive dizendo na televisão que dinheiro tem de sobra. O que falta é projetos técnicos por parte das prefeituras e segundo o IBGE, Livramento tem uma população de mais de 80% de miseráveis. Portanto, mais do justo ter amparo do Governo Federal. E por que não tem? Falta de projetos, de interesse, de competência? E por que não temos, em Brasília, um Deputado Federal que nos traz convênios e emendas que atendam as necessidades da nossa região e do nosso povo? Se Geddel, como ministro, nos trouxe recurso na ordem de três milhões e alguma coisa mais, através do seu Ministério da Integração, porque não vêm também verbas dos Ministérios do Turismo, das Cidades, do Esporte, da Saúde e da (via PRONAF) Agricultura?

É assim que se faz a diferença e se Geddel, não está mais disponível como Deputado Federal para viabilizar recursos de outras fontes, por que razão Carlão não procurou até hoje a parceria de outro Deputado para fazer isso? O que o leva a deixar Livramento órfão de um representante em Brasília e conseqüentemente paralisado de avanços que tem outras Cidades como Macaúbas com convênios girando em torno de doze milhões de reais, Brumado com mais ou menos oito milhões, Caetité, Lapa ou mesmo Carinhanha Já com mais de trinta convênios em ação?  Esperando a candidatura do irmão de Geddel,por ordem dele? Livramento não pode esperar, por favor, a fila anda. Ande também!  Abraço!

Maria Lúcia Machado S.Gomes
mluciamachado@hotmail.com

Como cidadã livramentense quero parabenizar os Colégios Probo Meira Junior e João Vilas Boas que se destacaram como as melhores unidades de ensino em Livramento-Ba.Isto prova que estão no caminho certo o que serve como incentivo para procurar melhorar a cada dia almejando ser no futuro próximo os melhores colocados a nível estadual e por que não nacional! A eles, devemos também agradecer por nos prestar serviço de qualidade principalmente na educação, fiquei feliz ao tomar conhecimento do resultado pois meus filhos estudaram exatamente nestes dois colégios. e um é hoje Engenheiro elétrico, o outro médico e o terceiro estuda  na área de computação portanto a base foi adquirida em cada um deles.Cabe aos demais buscar através desta avaliação solução para as possíveis falhas, que sirva como uma alerta que os levará a corrida em busca do melhor, do crescimento, que não fiquem acomodados.

João paulo
jotapyes@hotmail.com

O pova de Livramento está no caminho certo, em cobrar a implantação de uma
faculdade na cidade, nossa cidade é conhecida como cidade polo da região e para que isso seja conssolidado é preciso que nossos governantes com outras autoridades apoiam a idéia e a vontade do povo. Uma faculdade em nossa cidade só irá trazer benefícios, os jovens ao concluir o 2º grau já terá uma oportunidade de entrar na faculdade sem precisar sair tão longe da familia para buscar oportunidades como eu, e muitos outros que tem sonhos, ambições e objetivos. Sem pensar nas possibilidades de instalações de empresas em nossa cidade que melhorará os rendimentos e as condições de vida de todos. Um abç. e que Deus abençoe nossa cidade.

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

SAÚDE/VITAMINA C = A vitamina C é um fator essencial do metabolismo humano, atuando como transportadora reversível de hidrogênio nas reações de
oxiredução e na respiração celular. A vitamina C não é produzida pelo organismo
humano e, por isso, necessita estar presente na alimentação diária. O ácido ascórbico é bem absorvido, se distribui uniforme e rapidamente, sendo eliminado em parte por oxidação e em parte por excreção renal. O uso diário de uma laranja, após o almoço, ajuda no suporte humano de vitamina C e auxilia na fixação do ferro (proveniente da alimentação), no organismo evitando anemias, resfriados e viroses. BOA SAÙDE!

SAÚDE/GRIPE SUÍNA = É causada pelo vírus influenza tipo A. Atualmente são quatro tipos: H1N1, H1N2, H3N2 e o H3N1. O contágio pode ocorrer por proximidades (chiqueiros, feiras, por exemplo) dos porcos para as pessoas e daí para os porcos novamente. Pela tosse ou pelo espirro, de pessoas infectadas o quadro pode ser transmitido entre os humanos (como qualquer infecção viral - caxumba, rubéola, sarampo, etc.). Hoje, 30/04 quinta-feira, o Brasil tem 52 hospitais de referência. Na Bahia, apenas um - Hospital Octávio Mangabeira em Salvador. Mais informações pelo telefone 0800611997.

 

Atualizado  em 29.04.2009

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho: Há mais de seis anos cultivo o Nim Iindiano no meu sítio. Tenho oitenta unidades já adultas e dando frutos. É realmente uma maravilha. Ela é da família do Mogno. Inclusive divulguei em algumas palestras os benefícios que a árvore nos proporciona. Se as autoridades envolvidas tiverem boa vontade será de grande valia para o homem do campo. Inclusive ela através do óleo e do extrato substitui plenamente os agrotóxicos que se usam na agricutura e pecuária. Só para você ter uma idéia bastam 250 gramas das folhas trituradas para fazer o extrato e usar em vinte litros de água num pulverizador costal. Na agricultura serve para diversas variedades de pragas dentre as quais o pulgão, mosca da fruta, tripes, etc. Na pecuaria combate o carrapato, mosca do chifre e uma infinidade de males. É conhecida na India como "ARVORE DA VIDA" . Fico feliz que finalmente despertaram para essa dádiva de Deus. Um grande abraço, Roberto Amaral.

Raul castro
raulfcastro@hotmail.com

Chega de embromação, promessas vazias, inoperância, desinteresse com o povo. Chega de falsos políticos, VAGNER FREITAS neles!!!

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

SAÚDE/BAHIA = CONTRABANDO DE REMÉDIOS...A Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Vigilância Sanitária Estadual, apreenderam dez toneladas de medicamentos sem registro, durante a operação Tolerância Zero. Dentre os produtos, estavam xaropes, medicamentos para diabete, impotência sexual masculina e câncer. Em Salvador, duas pessoas foram presas, em flagrante, comercializando PRAMIL - medicamento que não tem registro no Brasil, sendo considerado contrabando. Fique alerta e não use remédio sem receita médica.

Atualizado  em 27.04.2009

Maria do Livramento
xxx@hotmail.com

Caríssimo Raimundo Marinho, utilizo-me deste importante instrumento de comunicação para manifestar o meu repúdio  que passo a relatar: Esteve preso na delegacia de Polícia desta Cidade, um parente em primeiro grau por não pagamento de pensão alimentícia. Estive o visitando nos dias de terças-feiras, o qual se encontrava em uma cela daquela carceragem comum aos demais presos. Circula pela cidade a notícia da prisão por não pagamento de pensão alimentícia do Sr. José Lessa, conhecido por "Chieta", o qual ao contrário do meu parente e de outras pessoas bastante conhecidas e não menos importante como Robinho Mecânico e João Cabeleiro, está  gozando de privilégios e regalias, pos ser amigo de "autoridades" e pertencer a loja Maçônica." O Sr. José Lessa, segundo informações está preso em um quarto improvisado na dependência interna da Delegacia com televisão e livre acesso as demais dependências e usa o banheiro dos funcionários. Além do Mandacaru da Serra relato a minha indignação a Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública do estado, para que seja apurado os fatos, caso isso seja normal, acredito que aquela pessoa que for presa nesta delegacia seja ela  rico ou pobre, negro ou branco,  deverá gozar dos mesmos privilégios e regalias que o Sr. Chieta. Muito Obrigado.

 

maria
msrialima@hotmail.com

oi cade dr paulo so lembra dos pobre na politica, dr aquele tratamento que vç fez com nossa comunidade foi uma grande alerta, me desculpa mas todo politico e falso. olha gente  GERDEL E EDIMUNDO E MARIZETE faz nos eleitor de mal estuturado manda este  procura estudar mais e saber o que falar.

 

marcos souza
marcossouzass01@gmail.com

caro Raimundo a nossa cidade esta cheia de boatos sobre as leis do trânsito,uns dizem que pra pilotar moto é necessário esta de tênis ou sapato e outros dizem que não exite esta lei, no entanto eu gostaria que as autoridades de livramento fizesse um esclarecimento sobre o assunto eu quero deixar bem claro que isto é apenas uma proposta para o bem de todos hoje nós temos aqui em livramento uma emissora de radio, temos 2 jornais que saem semanalmente, e temos este ótimo jornal que é o mandacaru eu gostaria de saber melhor sobre o assunto aliás eu não toda a população livramentense, e eu quero também parabenizar a policia militar pelo belissimo trabalho feito a respeito das motos alienadas como dizem os proprietários que na verdade não são alienadas e sim roubadas porque se compram e não pagam são roubadas não acha um abraço...

Nota: Quem tiver os esclarecimentos pode enviá-los ao O Mandacaru, citando a fonte dos dados.

 

kayanka
kaah22@hotmail.com

eu queria que o prefeito caussase a minha rua esta pessima, cheia de pedra entre outras . minha rua é a rua daniel caires. tenho apenas 12 anos

Nota: Com a palavra o setor de obras da Prefeitura (de Livramento).

 

Raul Castro
raulfcastro@hotmail.com

Sara, um é muito e tu ainda quer dois. Acorda menina.
Raul Castro

 

Lucas Silva Ribeiro
lucas.99live@hotmail

Sobre o e-mail enviado por Sara: Em relação a sua opinião sobre o Dr.Junei
Rêgo nada tenho a dizer pois não estou a par destas picuinhas políticas, mas a senhora deixa bem claro que é eleitora de carlão, o que respeito pois estamos numa democracia, mas gostei muito da observasão que a senhora fez onde dizia; "Oh! Coitado, pois eu e muita gente de Livramento queríamos apenas 2 Dr. Carlos, um Médico e um Prefeito." Concordo plenamente , pois no momento temos apenas um médico, que por sinal é um exelente profissional, mas falta o prefeito.

 

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

CLONAGEM HUMANA: É preocupante a possibilidade de clonagem humana na política. Qualquer voz discordante é caracterizada como "inveja". Não é por aí. Temos que ser mais racionais, sem idolatria, sem bajulação, respeitando o resultado da eleição, mas procurando sempre o melhor para o município. Nada pessoal. Torço para todo e qualquer administrador público que tenha projeto e uma agenda séria e realista. O objetivo é o bem estar público e não o bem estar de apadrinhados e familiares. O administrador público é "passageiro", o município não. Portanto, responsabilidade com a "coisa pública" é obrigação e o cidadão pode e deve opinar. Sempre. Sem radicalismo, paixão ou coisa parecida. AVANTE LIVRAMENTO !

SAÚDE/RINITE: É a inflamação da mucosa nasal. A rinite pode ser provocada por um resfriado comum (que tem mais de uma centena de vírus causadores) ou por reação alérgica a substância como pólen, poeira doméstica, etc. Ataques repetidos podem levar a uma rinite crônica. A principal queixa é a obstrução nasal que pode estar acompanhada de coriza e crise de espirros. O tratamento vai depender do agente causal da rinite. Como alívio imediato podemos utilizar gotas nasais vasoconstrictoras, que aliviam a obstrução, porém o seu uso indiscriminado e persistente pode levar a uma destruição de caráter irreversível da mucosa nasal e a uma rinite química incurável. Portanto, o melhor, é procurar um alergista.

 

Atualizado  em 23.04.2009

Marcela Ferreira
Email: marcela_rosiane@hotmail.com

Gostaria que continuassem a tomar providência sobre o descaso que a Embasa vem fazendo com relação ao tratamento de água de nossa cidade, nós cidadãos de bem que estamos "pagando" para obter em nossas residências água de boa qualidade, estamos na verdade nos contaminando por dejetos que nem sabemos ao certo que poderá nos causar no futuro.Peço-lhes que não deixe que essa história se perca no tempo ou que esqueçam, pois é muito importante que tenhamos água pura e limpa.

 

jucelino junior
juniorjucelino@hotmail.com

Parabens pelo belo trabalho realizado, é digno de nota o coteúdo informativo e sempre com demostraçoes de apreço pelo nosso município. a tempo que envio a vossa senhoria uma proposta de pauta para as proximas ediçoes : Prezadov Roberto nunca entendi muito bem os critérios para interrupição do transito de veiculos na praça do colégio João Vilas Boas ( praça zenzinho Tanajura) somente nos finais de semana as autoridades competentes deviam observar o grande fluxo de crianças e estudantes que passam pelo cruzamento no horario de entrada e saída da escola pricipalmnete as crianças que vem do Romulo Galvão onde passsam em grande numero e as vezes os veiculos são obrigados a parar por conta própia para não causar acidentes pois crianças ainda não tem noçao d perigo que correm   soma-se a isso o grande numero de onibus escolar de grande porte no local atrapalhando e confundindo ainda mais o ja perigoso cruzamento as estasticas de acidentes e atropelamentos no local credencia o exposto, de forma que peço as autoridades do municipio que tomem providencia de fechar o transito no horário de pico de saida e entrada  dos alunos a tempo que peço que o colunista utilize deste importante veiculo de comunicação e mobilização social e esponha atravez de fotos e se for o caso uma matéria o aqui relatado. Séra que a praça deve se fechada apenas para a diversão e sons automotivos enquanto nossos filhos corre risco de vida, não podemos esperar o pior solução já.

 

Sara
sara_m@gmail.com

Há algum tempo leio com assiduidade o site Mandacaru, nos e-mails tenho notado as “piadinhas” do Sr. Junei Rego em relação  à política. Mas, até então não havia entendido qual seria o seu propósito e descobri que o mesmo é primo do candidato Gerardo Júnior  (PT). Está explicado, se o Júnior ganhasse a Eleição para Prefeito seria ele, Junei o secretário de Saúde. Seria, mas não se constrói uma história assim, é preciso gestos, atitudes e ações,  apenas palavras não bastam. Pois foi assim, através de pequenos gestos, humildade, atitudes, grandes ações e muita coragem é que o Dr. Carlos construiu uma trajetória de sucesso. Acredito que o Sr. Junei já está preparando as músicas da próxima Campanha porque ele não esquece...  falando nisso... que saudade, a Campanha do 15 foi linda demais até hoje ouço o CD, vou te mandar um viu... ficou na nossa memória... muitas emoções. O Sr. Junei subestimou o trabalho das mulheres, que pena... pois esta GRANDE MULHER, que você se refere é uma filha exemplar, inteligente, mãe, graduada em Administração, pós-graduada em Administração de Pequenas Empresas, muito bem preparada para o cargo que ocupa e, está se saindo muito bem,  é por isso que está te incomodando. Ela é 10. Você sabe disso... ou já se esqueceu...  Sentimos no Sr. Junei uma certa inveja, para mim um dos piores sentimentos, quando o Sr. José de Pedro Cacula em seu e-mail diz que:  “Sr. JUNEI, queria ter pelo menos uns 10 conterrâneos pensantes como o senhor aqui em Livramento, teríamos outra cidade!!!!”  Oh! Coitado, pois eu e muita gente de Livramento queríamos apenas 2 Dr. Carlos, um Médico e um Prefeito. Abraços a todos.

 

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho: Como tenho afirmado em várias palestras que proferi junto à comunidade Livramentense, o Ministro da Integração não vai a lugar algum. Quando muito se reelegerá deputado federal. O Lula e o Wagner estão preparando a cama dele. E aproveitando a oportunidade volto a te confirmar: a comunidade Livramentense precisa começar a pensar na possibilidade da terceira via para a próxima sucessão municipal. Grande abraço. Roberto Amaral

 

Paulo Pedro Grande
pedro.grande@bol.com.br

Digno Jornalista Sr. Raimundo Marinho, Parabéns pelo seu trabalho jornalistico eletrônico, pelo caráter democrático na abertura e publicação de e-mails de seus leitores. Desde que visitei Livramento, para desenvolver uma tese sobre a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NAS MÃOS MÉDICOS E NAS CANETAS DOS ADVOGADOS, percebi que na maioria dos entrevistados, falaram sobre o Mandacaru da Serra. Nesta oportunidade, solicito: Seja sempre combativel. Cordialmente, Paulo Pedro Grande -Pós-Doutorando em Ciências Políticas.

 

Lucas Silva Ribeiro
lucas.99live@hotmail.com

Gostaria de parabeniza-lo por manter uma postura de um jornalista ético, e que respeita a liberdade de expressão de cada um ,publicando e- mails de opniões diversas e até mesmo de caráter partidário onde chegam a criticarem o senhor com palavras baixas,quando alguns leitores tentão explicar o inexplicável,e da maneira que tais e-mails são respondidos com o devido respeito.Infelismente o mesmo não posso dizer da política brasileira ,muito pelo contrário,ao Brasil, meus pêsames por ter tantos governantes sem instrução alguma sobre administração pública,deixando o país a ver navios,isto inclui municípios,estados e governo federal.Ainda há esperança,orgulho-me de ser brasileiro,nordestino,pois aqui neste caos existem pessoas maravilhosas que nos fazem sentir orgulho do lugar onde moramos.

 

José Raimundo Silva
jrsjus@gmail.com

Prezado Raimundo Marinho, Quero parabenizá-lo pelo trabalho sério que V.Sa. tem prestado à comunidade de Livramento e Região. O seu jornal eletrônico é, sem dúvida alguma, o mais visitado, o mais respeitado e mais combativo nesta Região. A comunidade valoriza o seu trabalho pelo ponho forte e presente, que para alguns é desconforto, para outros, é a esperança de se formar valores enaltecidos de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na administração pública, como impera a Constituição Federal Brasileira. Salut et pax, José Raimundo.

 

Jorge L. L. Timbó
xxxxxxxxx@hotmail.com

Parabens à Polícia Militar pelas blitzes realizadas em nossa cidade. Eu sempre digo aos amigos que se retirarem de circulação as motos e os carros com documentação irregulares a cidade fica na maior calmaria, como está agora. Só que esta ação deveria ser corriqueira, contínua, para tirar de vez o infrator de circulação, acabando com a sensação de impunidade. É comum o cidadão comprar uma moto ou um carro e circular por aí sem pagar o licenciamento do veículo e ainda debochar de quem anda correto! Tem que pegar tambem os carros que trafegam com som alto, normalmente eles andam a noite e nos fins de semana... Incomodam muito... Tem pick up aí com toda a capacidade da caçamba ocupada com som.. um absurdo! Nestes casos o artigo 228 do CTB manda reter o veículo para regularização, ou seja, retirar o som. Um alerta à PM: Atras do Colégio João Vilas Boas, 10m a direita da minha garagem, tem uma placa de sinalização "Proibido Estacionar Onibus e Caminhões"; só que se transformou em estacionamento de 03 onibus desde o início das aulas, um deles chapa branca JMU-2121, de quem deveria partir o exemplo, sempre após as 19:00 Hs. Esta placa está lá desde o ano passado e estes onibus foram orientados a estacionar ao lado do Estádio Dr. Edilson Pontes, o que não vem acontecendo. Será que o motorista é habilitado? Por que a PM ainda não corrigiu isso? Passem lá em dia de
aula, a noite, e comprovarão a infração. No que depender da nossa contribuição,
contem sempre conosco. Atenciosamente, Jorge Timbó.

 

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

SAÚDE: VACINA CONTRA GRIPE DEVE SER APLICADA ENTRE ABRIL E MAIO...Qualidade de vida, redução de custos com medicamentos e produtividade no trabalho são algumas vantagens que a vacina proporciona. Abril e maio são os meses ideais para que a população seja imunizada contra a gripe, que acomete as pessoas principalmente no inverno. O vírus causador da doença circula pelo hemisfério sul de abril a setembro, com picos entre junho e julho. É importante tomar a vacina com antecedência, pois o organismo pode levar até duas semanas para ficar imunizado. A vacina consegue prevenir a doença em até 80% dos casos. Crianças com até dois anos de idade e idosos têm imunidade baixa e devem se proteger. Procure um Posto de Saúde. 

  

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

Senhor Raimundo Marinho, pensei que as leis educacionais estavam sendo respeitadas em nosso estado, mas não é verdade. A LDB 9394/1996 diz no Artigo 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em curso de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional. Tenho tal formação, adquirida em universidade pública e em ensino presencial, durante quatro anos e meio, estou na direção do CEEMB por ter feito um curso de gestão, ter sido aprovado em avaliação, nomeado pelo Secretário Estadual de Educação e acreditei que haveria autonomia para escolher o corpo docente que me ajudasse a fazer uma educação diferente no CEEMB, e além disso, dirigir o colégio em que trabalho, com ajuda da DIREC 19. Mas isso me está sendo negado, visto que querem tirar, de forma ditatorial, professores que estão trabalhando em prol do resgate da confiança da comunidade no trabalho educacional feito no Boaventura em 2009. Aqueles que deveriam estar lutando a favor de uma educação de qualidade para nossa cidade, esta querendo fazer o contrário, não vão ao colégio ver de perto o que está sendo feito ali, parecem que tem medo de ver que está muito melhor do que antes. Não cumprem a missão de ajudar a reverter a situação em que a colégio ficou em 2007 como último lugar no ENEM, até hoje (20/04/2009) não apareceu técnico algum para dar uma sugestão de como mudar a situação anterior em nosso colégio, mas estamos revertendo a situação, com a
ajuda de muitos professores, de alunos amigos, pais e funcionários, estamos fazendo tudo para mostrar a comunidade que o Boaventura mudou e para melhor. Que Deus nos ajude a ajudar esses jovens e adultos a obterem mais conhecimentos e a se tornarem bons e melhores cidadãos.

 

Diane Pessoa Lima
dianeplima@ig.com.br

Em relação ao e-mail enviado por Weber Marcilio Malheiro Aguiar – Fiscal Estadual Agropecuário/Eng. Agrônomo - ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) - Livramento de Nossa Senhora : “Uma outra ação muito importante e da qual somos co-participes é Campanha anual de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos que realizamos nessa região”; seria interessante se o produtor não precisase levar as as embalagens vazias para a ADIB o que é custoso para o produtor e motivo de descarte em outros locais poluindo o meio ambiente.

 

Carmem
adg.lb@hotmail.com

Terceiro Poder - Chama-se normalmente a imprensa o “terceiro poder”.  Há mais ou menos trinta anos atrás, a expressão “terceiro poder” não tinha sentido. Havia um único poder (o do governo) que, por vezes, se associava ou se chocava com outros poderes menores, como o da Igreja ou o dos grandes potentados.  Havia ainda o pequeno poder da inteligência, que por vezes conseguia fazer passar através das malhas censórias do poder algumas notícias que de outra forma não conheceriam divulgação. Havia então uma “arte de ler jornais” que nos habilitava, a saber, um pouco mais que aquilo que o governo queria que soubéssemos. E era tudo. Atualmente temos a oportunidade de constatar o que pode ser a força e o poder da imprensa, e porque lhe chamam de o “terceiro poder”. Estamos aprendendo o poder dessa força. Hoje, é-nos impossível compreender o país e o mundo sem os mass média (ou, em português, os meios de comunicação de massas).  As coisas só passam a ter existência se forem publicadas num qualquer meio de comunicação. Portanto, o fato de ser notícia já é quase notícia!  Denunciar pela imprensa as violações, divulgar as ações de defesa e promoção dos direitos, assim como difundir as boas ações exemplares integram o rol de tarefas cotidianas na luta pelos direitos humanos. A mídia difunde a notícia, cria opinião e constrói a cultura. Mas a publicação de uma matéria, a conquista de um espaço na mídia não significam, em si mesmas, a solução de um problema, nem devem ser a meta perseguida Importante são a sobriedade e prudência que se deve ter na divulgação das ações e denúncias que vão chegar ao conhecimento de todas as pessoas. "Qual então a importância desse terceiro poder no campo dos DH e como ela tem se portado? A mídia pode ser a mais poderosa aliada da causa dos Direitos Humanos ou sua mais danosa destruidora. Paradoxalmente, ela tem feito as duas coisas. Por um lado, a mídia divulga e socializa conhecimento de atos e processos ofensivos aos direitos das pessoas, das comunidades, das nações. Por outro, como essa divulgação, em geral, não é criteriosa e nem se propõe, via de regra, a provocar reflexão que leve a juízo de valor (é mera “notícia”), banaliza a dor, causa medo, sentimentos de impotência, insensibilidade e até mais hostilidade. Ao divulgar a opressão, pode – e o faz – mobilizar a reação de parte da opinião pública, especialmente aquela já propensa a combater injustiças, gerando ações saneadoras e dando início a importantes processos de consolidação democrática. A par desse bom efeito, porém, com a repetição exaustiva de desgraças, corrupções, guerras, morticínios, histórias reais e ficcionais de crueldade, cobiça, traição, ódio, vingança, competividade, “anestesia” a consciência da maior parte da população (desprovida de recursos de sofisticação moral), roubando-lhe a potência da indignação e causando ainda maior alienação, à partir de uma falsa sensação de que tal cenário, incansavelmente apresentado, faz parte da “normalidade”. Assim a mídia deve usar melhor seus espaços para serem mais contundentes contra políticos corruptos e a favor de iniciativas de distribuição de renda, essas sim, decisões que
podem definitivamente melhorar a situação de todos. Até dos ricos. Assim meu caro jornalista Raimundo Marinho continue o seu caminho de informar e divulgar e diga ao jovem Lucas Souto que boca calada não constroi democracia.

NOTA - Que a Carmem nos permita fazer uma correção: a Imprensa é folcloricamente chamada de “Quarto Poder” e não “Terceiro Poder”, em referência aos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário).

 

BIa@hotmail.com
bia@hotmail.com

Quem diria que a nossa Livramento fosse como carangejjo andando para trás, mas podera com a mentalidade de uma parte da população livramentense, que só pensa em vingança ou bens próprios, torna-se difícil uma cidade que tem  tudo pra oferecer de bom a sua população, hoje vive nun caus de sujeira, matagal, escuridão, animais arevelia nas ruas poluindo mais do que já não se pode nen dizer que um dia esta cidade foi limpa, pois os próprios moradores é que estão fazendo as limpezas de suas ruas pois, se deixar  invade as residencias, por que até os esgotos estão invadindo as casas.Sr. prefeito deixe as vinganças de lado pois o senhor como médico e ser humano sabe quais as nossas necessidades.Imagine que até agora nada foi feito contra Rio de Contas que esta acabando com nossas aguas e nada foi feito, mas o dia que acontecer na família de uma pessoa que tenha coragem de acabar com  aquele esgoto ou então  chegar na casa de um do poder ai sim vão tomar providências, porque o hospital já não tem condições de atender os casos de viroses pra não dizer outros casos mais sérios e nada acontece. Será que o prefeito de Rio de Contas não sabe o valor da saúde e da agua que ele mesmo consome em nossa Livramento.Sr. prefeito acorde cuide desta população que te elegeu pela segunda vez, e são tratados como ninguem.

 

Antonio Carlos
ancarri@veloxmail.com.br

Livramento é mesmo mal tratada. A transposição do rio vereda foi descartada, segundo participantes no encontro com o ministro Geddel em Rio de Contas  por falta de verbas disponíveis no ministério. Será que nimguém sabe que o ministério da Integração Nacional é conhecido como o ministério do dinheiro ? Será que os participantes desse encontro são mal informados por ouvirem calados essa justificativa ? como pode um órgão não ter dinheiro e tocar uma obra faraônica e homérica orçada inicialmente em R$ 5 bilhões de reais como é a transposição do São Francisco ? Todos calaram, as águas do rio taquari também seguirão caladas rumo ao nada.

 

Aliane Aguiar
alianele@yahoo.com.br

Olá pessoal...estou passando por aqui para dar uma sugestão de reportagem....por que a nossa cidade ainda não tem nehum projeto para solucinar,ajudar e combater a crueladade que é deixar tantos animais abandonados nas ruas de nossa cidade? desde já obrigada!! parabéns pelo jornal!!! abraços

N.R.: Valeu Aliane, pelo alerta e pela sugestão!

 

Atualizado em 20.04.2009

Lucas Souto
rlbamor@hotmail.com

 

Talvez o sonho de se ter uma faculdade em Livramento tenha se iniciado antes mesmo de eu nascer, a exemplo da Residência Estudantil, em Vitoria da Conquista e Salvador, que depois de décadas se tornou realidade no primeiro governo liderado por Carlos Batista.  Aproveito para louvar a iniciativa de bispo de nossa paróquia Dom Armando Bucciol, pessoa com a qual tive o imenso prazer de poder ter conversado a respeito deste assunto. Lembro-me bem quando ele me disse “Quer resolver parte dos problemas do sudeste, resolva os do nordeste. Quer resolver os problemas dos grandes centros, resolva os dos interiores”.

A concentração das instituições de ensino superior em alguns pólos, atraindo cada vez mais pessoas para essas cidades, é um exemplo claro disso e talvez não tivéssemos mais exemplos como o do jovem que passou vestibular em barreiras e não pôde se matricular. Situações semelhantes podem ser vista na área de saúde.
Talvez Raimundo, não tenha faltado apenas Carlão, Edmundo e os demais como você disse, talvez tenha faltado também prefeitos de municípios vizinhos, que também se beneficiariam com tal conquista. Além do que, muito mais relevante que a presença das autoridades municipais e estaduais, foi a abaixo assinado entregue com suas significativas 6.654 assinaturas como bem relata outra publicação sua.

A falta de Carlão como você alega, não cabe a mim, nem a você saber o porquê, até porque mesmo estando prefeito ele é humano e tem suas limitações. A questão não seria apenas um problema com a agenda do prefeito, tem a agenda do Governador, do bispo, etc. Salve as proporções, mas quantas vezes mesmo sem nenhum evento ou encontro de grande relevância o governador se fez representar por seus secretários?

O Vice Governador Edmundo, recebeu momentos antes em seu gabinete, todos os citados em seu texto, mas não só, também estava presente Eduardo Lessa, que é filho de Livramento e procurador na UNEB, pessoa altamente qualificada a tratar a respeito do assunto, sendo inclusive levantado por ele, esse questionamento da viabilidade de se criar um campus da UESB, devido à proximidade com nossa cidade e as dificuldades enfrentadas pela UNEB. Essa questão envolvendo a luta por uma faculdade ai em Livramento foi por diversas vezes levantadas, como numa conferência da cidade realizada em nossa cidade, em indicação ao governo do Estado feito pela Deputada Marizete e agora em mais essa iniciativa capitaneada por Dom Armando.

O que é feio Raimundo é ter de aceitar suas asneiras, criando “tempestade em copo de água”, motivadas pela inveja em ter de aceitar Carlão como a maior autoridade do município, e fica tentando diminuir e sujar a pessoa que ele é. Mas a urna lhe deu uma resposta, que parece ter sido pouco pra você, mas quem sabe se esse problema seja fruto da falta de credibilidade, por seus posicionamentos claramente políticos.

Nota do Editor: A mensagem do jovem Lucas Souto (Roberto Lucas Spínola Souto), que é filho do Dr. Carlos Souto Batista, só confirma o gosto do prefeito em se deixar representar por familiares. Quanto às referências pessoais do último tópico da mensagem acima, não são mais do que sinais de alheamento quanto ao verdadeiro significado da gestão pública e sua submissão ao interesse coletivo.  

 

paulo roberto lessa pereira
lessa_34@hotmail.com

 

Amigo Raimundo Marinho - Tenho consciência da importância de uma Faculdade
em Livramento. Dom Armando foi muito feliz quando escolheu Livramento como pólo para a reivindicação da faculdade, um levantamento feito pela DIOCESE o pólo de Livramento abrangem aproximadamente 150 mil pessoas. É visível o crescimento econômico do nosso município em função da agricultura, mais é necessário que todos nós lutemos para que o crescimento, intelectual, cultural e religioso seja proporcional ou até mesmo maior que o econômico. Como Vereador apresentei  uma moção de congratulação e aplausos a Dom Armando pela belíssima iniciativa, que todos nos sabemos ser, despida de quaisquer interesse,  a não ser o bem estar sociocultural dos nossos jovens.  Com referencia a audiência com o governador infelizmente não tomamos conhecimento do dia e hora da mesma, pois com certeza se o cerimonial do governador permitisse estaria presente. O amigo estar corretíssimo deve conclamar a todos para fazer parte desta luta, vamos unir forças, sejam elas: políticas, religiosas, sociedade civil organizada, o comercio em fim todos unidos pela Faculdade de Livramento. Um forte abraço continue destemido na luta por Livramento, pois esta cidade é linda, maravilhosa que tem um povo ordeiro, trabalhador e confiantes em dias melhores. Paulo Lessa

 

WEBER M. M. AGUIAR
weberaguiar@yahoo.com.br

 

Prezado Raimundo Marinho, sou um fiel apreciador de suas informações nesse portal eletrônico, porém diante da notícia veiculada no dia 17/04 a respeito do uso abusivo de agrotóxicos em nossa região, sou obrigado a discordar em parte das informações ali contidas, principalmente no que tange a ausência da fiscalização em nosso municipio, pois conforme previsto no Decreto 6.033, de 06/12/1996, temos efetuado constantes ações buscando coibir o uso indiscriminado desses insumos. Além disso, conforme email postado em vosso site no último dia 10/03/2009, informamos da necessidade da população colaborar com a fiscalização através do envio de denúncias, pois assim poderemos fazer cumprir as determinações legais. Apesar das nossas limitações, temos mantido as nossas equipes regularmente fiscalizando as propriedades rurais, além de blitz no nosso Posto de Fiscalização da Fazendinha, municipio de D. Basílio, onde tentamos coibir o transporte de forma irregular de agrotóxicos (veículos transportando passageiros, médicamentos, alimentos e ração animal). Vale salientar ainda que temos buscando orientar a população sobre os riscos que envolvem a aplicação dessas substâncias, conforme já o fizemos no Colégio Estadual Humberto Leal/CETEB, povoados de Arrecife e Rio Abaixo, Associação do
Distrito de Irrigação do Projeto Brumado - ADIB e Fazendinha (D. Basílio), dentre
outros. Estamos agendando para os próximos dias treinamentos nas comunidades de Monte Oliveira, Varzéa e Gado Bravo, além de palestras com os funcionários das empresas filiadas a APEL (Associação dos Produtores e Exportadores de Frutas de Livramento). Uma outra ação muito importante e da qual somos co-participes é Campanha anual de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos que realizamos nessa região. Ao todo prezado jornalista e a título de informação, existem nos municipios de Livramento de Nossa Senhora e D. Basílio: 07 (sete) revendas de agrotóxicos credenciadas. Pena que a nossa equipe técnica para atender tanta atividade é composta por 01 Eng. Agrônomo e 03 Técnicos em Agropecuária, para uma área plantada de quase 20 mil hectares só de frutas. Portanto, conto com a vossa colaboração no sentido de entender a relevância e a importância do nosso trabalho. Estou a disposição para maiores esclarecimentos, tanto de vossa parte como de qualquer outro cidadão. Cordialmente. Weber Marcilio Malheiro Aguiar – Fiscal Estadual Agropecuário/Eng. Agrônomo - ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) - Livramento de Nossa Senhora. Fones: (77) 3444-2829 e 3444-2700 (telefax)

Nota do Editor: Louva-se, então, o empenho do esforçado Weber Aguiar. O Mandacaru está aberto para divulgar os problemas eventualmente detectados na fiscalização e as providências adotadas, bem como as orientações educativas por ventura distribuídas.

Rony
ronyac2@hotmail.com

 

Olá Raimundo, Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho informativo prestado a sociedade livramentese. Em contra partida, deixarei registrado  a minha insatisfação com a educação nacional, pois a mesma vem  sofrendo maus tratos gerenciados por  nossos líderes. A educação é e sempre será a mola propulsora onde os cidadãos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e com este lutar por melhores condições de vida. Para isso é necessário que aconteça a valorização  do profissional. Acorde Livramento! Vamos lá professores lutar por melhores condições de trabalho. Sou professor municipal há 13 anos e atualmente gerencio o Centro Educacional "Humberto Leal" , localizado no bairro Taquari. Um forte abço! Ronnie Von

 

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

 

CARDIOLOGIA: Aconteceu em Orlando, nos Estados unidos, Congresso Americano
reunindo cardiologistas de todo o mundo. Esteve presente o baiano Dr. Agnaldo David de Souza. A hipertensão arterial, o fumo, a elevação do colesterol, a obesidade e o sedentarismo continuam como os grandes vilões das doenças cardíacas. É isso aí. Integrar para não se entregar. Espero que os médicos, da região, estejam também se reciclando para o bem da medicina e, principalmente, do paciente.
POLÌTICA: É bom o eleitor ir acordando para 2010 e continuar acordado para responder aos políticos mentirosos e bajuladores de Livramento...
FALA, FALA, FALA AÍ...E Alcorão falou: "Fala a verdade, mesmo que ela esteja contra ti"...E o político fala: "Fala-se uma coisa, faz-se outra".
POLÍCIA MILITAR: Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de regularizar o trânsito. Continue sem interrupção. Obrigado!
POLÌTICA: E a música do 45 (PSDB) já dizia que era uma mulher que mandaria em Livramento e eu não acreditava. Pois é, me enganei...
SAÚDE: "Toda pessoa que passa por um consultório médico deveria ter a sua pressão aferida". É o que recomenda a OMS (Organização Mundial para a Saúde).
Infelizmente, em Livramento, não é assim.

 

JOSE DE PEDRO CACULA
Email: jocacula@hotmail.com

 

PERGUNTA PARA KATIA, do email publicado anteriormente.... Querido Raimundo Marinho, gostaria de saber de KATIA, do email publicado aqui dias atrás.... por ela, em comentario a sua manchete... o local que ela trabalha na Prefeitura ou quem são os entes queridos dela que tem emprego na prefeitura, ou quais os bens que ela recebe da prefeitura para está ADVOGANDO em favor do atual prefeito... com relação a compra de votos nas eleições passadas.... SIM, porque deve ter algo em seu favor na prefeitura para defender de tal forma esse "cara" e o povo comprador de voto do 15. Parabéns ao amigo que respondeu este email dessa DESINFORMADA com relação as compras de votos na eleição passada pelo grupo do 15. Outra coisa minha querida Katia, se foi encenação do grupo do 45, ficam aqui os PARABÉNS aos atores WAGNER ASSIS, EDILSON "PEIXE", e demais participantes do grupo do 15 na tal "encenação de compra de votos que vc julga ter sido armada", eles merecem o OSCAR de MELHORES ATORES.... Eu ouvi da boca de WAGNER ASSIS na gravação que ele daria 50% (voto para vereador) e os outros 50% Carlão (voto para prefeito), quero saber que foi o autor do texta dessa encenação, a REDE GLOBO precisa contrata-lo para escrever a sucessora de CAMINHO DAS INDIAS, e com isso tbem, ate contratar os atores acima referidos para trabalhar na NOVELA DA GLOBO. Vejo que em Livramento temos 4 tipos de pessoas:  inocentes e ingenuos (o povão), os espertos atores de encenações e politicos corruptos (...), os PUXA SACOS (...) e os idiotas sonhadores com uma Livramento melhor (como eu). Abraços grande amigo JORNALISTA RAIMUNDO MARINHO, parabéns por este veiculo de comunicação e por seu trabalho. PS: Sr. JUNEI, queria ter pelo menos uns 10 conterrâneos pensantes como o senhor aqui em Livramento, teriamos outra cidade!!!! Abraços.

 

Diego George Da Cruz Santos
dieguinho.geo@hotmail.com

 

Caro escrtior espero que essa faculdade de certo em livramento isso vai ajudar os estudantes de livramento como os ourtos que mora em ourtas cidades vizinhas,eu tabem colabore com  a minha assinatura dessa vinda dessa faculdade para livramento pensei em mi e nos ourtos estudantes que presiza estudar fora um forte abraço a todos do jornal mandacaru e o pessoal de livramento.

 

Altamirando de Souza Santos
altamirando@terra.com.br

Como é do conhecimento de todos os moradores de Livramento, existe um grande desperdìcio de água no bloco 1 do Projeto de Irrigação, composto por 3 blocos. Gostaria de ver um relato completo do Sr. Raimundo Marinho, Redator-Chefe deste conceituado e atualizado Site (Blog), importante meio de comunicação do nosso município. Atenciosamente, Altamirando.

 

Atualizado em 15.04.2009

uilson lima
uh.rodrigues@bol.com.br

 

Marinho, estou aproveitando seu correio, pois estive ai no final de semana e realmente é triste ver essas construções no meio da rua , será que é para mostrar que esta construindo? é mostrar poder ? Eu considero falta de formação,poder público sem cobrar etc,etc. Sei que é difícil falar para um construtor desse que precisa de um alvará ,que não pode deixar entulho e material atrapalhando o passeio etc,etc..E a prefeitura,não pode fazer a parte dela? Será que o orgão responsável não pode fazer uma campanha, existem tantos carros de son na cidade . JUNEI LAURENTINO REGO, concordo com você, nunça vi tantos cachorros, tem um branco doente. abraços uilson popó.

 

marcos souza
marcos souzass01@gmail.com

 

Caro jornalista eu gostaria que o senhor pasasse pela estrada que liga estocada telha pro senhor ver a situação qe se encontra estão dizendo que é por cauza da chuva más é mentira ja faz mais de dez meses que não limpam os regos que desvia as águas das estradas, ja faz mais de um ano que as estradas estão em péssimas condiçoes, e agora a coitada da chuva que é culpada?até onde eu saiba chouveu no final do ano e só voltou a chouver agora a meno de um mês não seria mais facil eles dizerem que as estradas estão mal por falta de enteresse dos responsáveis por elas talvez o prefeito nem sabe da situação daquela estrada más ele sabe que o chefe de obra não anda fazendo nada (...). Um abraço...

 

Jorge Timbó
xxxxxxxxxxx@hotmail.com

 

Até quando a Prefeitura vai permitir que bares e outros comércios, lícitos ou não, ocupem os passeios públicos? Os idosos, as crianças, e todos nós, corremos risco de sermos atropelados a qualquer momento, pois a única alternativa para se locomover a pé é pela via pública, literalmente no meio da rua. Principalmente na Av. Presidente Vargas, rua Juracy Magalhães e na Praça Francisco José Guimarães de Cássia. Se não tem espaço, não pode se estabelecer... Qualquer acidente que ocorra

em um destes locais, será de responsabilidade do bar e da Prefeitura, aquele por bloquear o passeio público e esta por omissão. Com a palavra a Secretaria de... de que mesmo? Desocupem os passeios, é obrigação de voces da Prefeitura trabalharem para o bem estar de toda a comunidade, para melhorar a nossa cidade. Não é favor, é obrigação! Esqueçam as picuinhas e mostrem trabalho. Deem conforto aos nossos idosos, porque amanhã nós seremos os idosos!!! Atenciosamente, Jorge L. L. Timbó.

 

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

 

RECADO: O sonho e o pesadelo existem para enxergarmos a realidade. Colírio e óculos são coadjuvantes...PREFEITURA: Como estão as licitações de medicamentos e produtos hospitalares...? PETROBRÁS: Queimou, literalmente, muito dinheiro público em festas juninas, shows e carnavais por toda a Bahia. Foi tudo licitado ? 2010 vem aí. POLÌTICA: Ainda existe oposição, ao PMDB, em Livramento ? ESPORTE: O campeonato municipal deve começar dia 26 de abril; vá ao estádio e participe. É o futebol

livramentense.

Atualizado em 09.04.2009

pedro silva
pedrosilva5@hotmail.com

 

Refiro-me ao email da internauta Katia que fala que nao ouve compra de votos por parte do 15. o que teriamos a dizer do apoio que CARLAO teve de dr PAULO

;sendo que o mesmo dizia para seus eleitores que LIVRAMENTO estava sendo mau administrada ;e com razao.Depois da comvensao;que ele afirmava o pessimo

administrador que era o prefeito carlao ;nao se sabe porque 3ou4 dias depois ele se juntou ao mesmo.seria qual o motivo ;beneficios a populaçao ou a si proprio.precisa de compra de voto maior que essa.ou voçe KATIA; acha que dr PAULO vai denuciar o15 por isso.nos sabemos que ouve muintas negociaçoes sobre quem teria o apoio de dr PAULO.pra onde ele fosse ganharia a eleiçao .infelismente ele nao pensou no povo;so Nele.

 

normandia nazareth
normarobby@libero.it

 

Gostaria de desejar a toda populaçao livramentense uma "SANTA PASCOA" diretamente de ROMA -ITALIA Tempo de meditar,de buscar; de agradeçer de plantar a paz,tempo de oraçao!!! Tempo de abrir os braços de abrir as maos e de sermos mais irmaos. Tempo de recomeçar,tempo de viver e ser FELIZ. Um abraço.

 

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

 

SENHOR RAIMUNDO MARINHO, MAIS UMA VEZ GOSTARIA DE CONTAR COM VOSSA COLABORAÇÃO PARA ESSA DIVULGAÇÃO. Educação Falta de professores deixa 19 mil estudantes com aprendizado prejudicado Publicada: 08/04/2009. Atualizada: 08/04/2009 TRIBUNA DA BAHIA ON LINE Alex Ferraz - Cerca de 19 mil estudantes, daBeducação básica ao ensino médio, estão com o aprendizado comprometido na região de Cajazeiras e adjacências, em Salvador, devido a um déficit de 130 professores em 11 colégios estaduais. Algumas unidades estão, inclusive, diminuindo os horários diários de cinco para três aulas. A denúncia é da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, cujo presidente, Rui Oliveira, dará entrevista coletiva à imprensa na próxima terça-feira, 14, sobre o assunto. Informa a assessoria da APLB que "o fato já foi apresentado pelo Fórum dos Dirigentes Escolares das Cajazeiras (composta pelos 11 colégios que passam pela dificuldade), por meio de carta, à Secretaria de Educação do Estado (SEC). No documento, os gestores exigem solução imediata dos problemas que as unidades vêm enfrentando desde o início do ano letivo, em 2 de março. Os dados refletem um problema que atinge outras escolas da capital e do interior do Estado."

Com cerca de 2.700 estudantes, o Colégio Estadual Leonor Calmon, em Cajazeiras, é o que tem o maior saldo negativo no quadro de professores da região. Ao todo, faltam 18 profissionais. “A escola não está funcionando direito, os estudantes estão fora da sala de aula, atrapalhando os demais que estão em atividade. Muitos estão pedindo transferência, diminuindo nosso público. E nós estamos de mãos atadas”, afirma o vice-diretor, Luiz Henrique Peixoto. Edna Santana, diretora do Colégio Estadual Professor Nelson Barros, em Cajazeiras X, não sabe mais o que fazer para sanar o problema. Na escola que dirige, faltam 12 docentes de disciplinas como português e matemática. Desde o começo das aulas, ela tem solicitado à SEC reposição de professores, mas o pedido ainda não foi atendido. Rui Oliveira percorreu várias cidades do interior e constatou que a situação é terrível, envolvendo violência, ausência de professores em alguns lugares e excedência em outros, devido à evasão escolar.

O COLÉGIO BOAVENTURA ESTA PASSANDO PELA MESMA SITUAÇÃO, TEM UMA PROFESSORA DE QUÍMICA QUE ESTA DE LICENÇA PRÊMIO ( TRÊS MESES ) DESDE O DIA 9/02 E ATÉ HOJE NÃO COLOCARAM SUBSTITUTO , JÁ TENTEI COLOCAR MAS NÃO ME AUTORIZARAM, TEM AULAS VAGAS DE MATEMÁTICA, FISICA E OUTRAS, E O PROBLEMA ESTA COMPLICADÍSSIMO PORQUE NOSSA PROPOSTA SERÁ DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA 2009 – 2011, E QUERO INFORMAR AINDA A POPULAÇÃO, QUE ESTAMOS TENTANDO ATÉ A JUNTAR TURMAS PARA AMENIZAR O PROBLEMA, E ACREDITAMOS QUE NOS ÚLTIMOS DIAS TUDO SERÁ RESOLVIDO. PEDIMOS A COMPREENSÃO DE TODOS OS PAIS E ALUNOS DO CEEMB. JOSÉ MARIA DE JESUS – DIRETOR

 

Dio
dio_cruz@uol.com.br

 

Olá senhor Raimundo Marinho, quero parabenizá-lo por esse grande trabalho que vem fazendo, nos informando dos fatos e acontecimentos na nossa região. Venho

aqui falar do descaso das autoridades com a cidade de Livramento de Nossa Senhora, muitas ruas não têm iluminação adequada, as árvores precisam ser podadas, os matos estão tomando conta das ruas. Cadê os responsáveis pela limpeza da cidade? A cidade mais parece, uma cidade abandonada, sem prefeito.

Será que o prefeito estaria preocupado com o processo de cassação da sua campanha eleitoral do ano passado? E assim deixando a cidade da maneira que está, sem organização, suja. Porque agora o povo que o elegeu não vai cobrar por uma administração digna, transparente? Será que somente a vitória com mais de 2.000 votos de frente os interessava, e deixar o povo necessitando de ajuda, de um bom atendimento médico (que quando chegam ao hospital, encontram alguns profissionais sem capacidade, médicos receitando remédios errados, sem ao menos diagnosticar o paciente, alguns compram medicamentos que não tem nada haver com o seu problema, claro, pela inocência ou falta de conhecimento, segue o que o médico receitou. E as estradas do município, muitas delas cheias de buracos, precisando de manutenção. Cadê os vereadores, que dizem lutar pelos direitos do povo? Muitas coisas estão deixando a desejar. Abra o olho Livramento.

 

Diego George da Cruz Santos
dieguinho.george@hotmail.com

 

Caro escrtior eu queria saber,como esta a situaçao da àgua de livramento e como esta sendo solucionado esse problema do tratamento da água de livramento,fiquei muito triste em saber que Rio de Contas esta jogando seus esgotos na cachoeira,que cosiderada umas das beleza de livramento,eu ja morei em livramento de nossa sehora e pretendo voltar de novo,mas no momento moro em morro do chapeu,espero que os prefeito de Rio de Contas tome sua providencias sobre essa questao dos esgotos.Um forte abraço ao pessoal de livramento e ao pessoal do jornal mandacaru.

 

Antonio Bonfim
a.bonfim09@yahoo.es

 

Hola, Sou filho de Livramento, e estou a 10 anos fora desta maravilhosa cidade. Atualmente vivo em Madri (Espanha). Estou muito feliz depois de descobrir o site do O Mandacaru, assim me atualizo dos acontecimentos da cidade. Bom trabalho !! Atentamente, Antonio Bonfim.

 

Atualizado em 09.04.2009

regiane monteiro
regi_monteiro@hotmail.com

 

Caro escritor, estou chocada com a falta de importância por parte de nossos lideres com relação à maneira que está sendo tratada a nossa água...convenhamos que não é de bom grado ver o nosso patrimônio(cachoeira) ser praticamente destruido e consequentemente por em risco a população local, deixando-a de lado , ou seja, sem os devidos esclarecimentos sobre o fato. Levo a crer que muitas pessoas estão , como posso lhe dizer...com"nojo" dessa situação. E se perguntando:_"Até quando iremos conviver com essa situação?".. A água é o nosso bem mais precioso, sem ela não somos nada..Isto é um descaso para com a população livramentese e vizinhos em geral, que estão inconformados, receiosos e com medo, pois sabem que a agua , não tratada de maneira correta pode ocasionar a degradação ambiental e até mesmo caos na saúde pública.

 

Márcia Cristina J.S.S
marciapeu@hotmail.com

 

Isso é uma vergonha, um absurdo,deveria jogar o esgoto dentro das cuecas de cada um deles, ai sim estaria no lugar certo...

 

Luna
lunarichyang@gmail.com

 

Caro Raimundo Marinho, não sei o que será de nossa cidade com essa grande poluição que nos afeta! Como será as condições dos alimentos e da água que consumimos? As doenças nessa região tem aumentado muito ultimamente e com esses dejetos que serão jogados na cachoeira nem sei como será depois! Que Deus proteja a natureza, já que o homem não pode mais fazer isso! Livramento é uma cidade abandonada, pois ninguém responde por ela, ninguém luta por ela, ninguém a respeita, não temos governante, nada está me ordem! Onde estão as autoridades???

 

Kátia
Katia52@hotmail.com

 

Mais uma vez o jornalista e articulista Raimundo Marinho escreve com muita propriedade: C O M P R A.. D E.. V O T O S - Justiça adia julgamento. Quando ele diz que “Parece que ao adiar as audiências de instrução e julgamento dos processos contendo acusações por crimes eleitorais, no Fórum local, envolvendo o prefeito e outras pessoas, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia”. Parece que já sabemos do resultado, porque realmente não procede, a equipe de Dr. Carlos, ao que tudo indica, não fez isso, pois eles sabem que é proibido comprar voto e/ou povo. O que existe são provas compradas pelo pessoal do 45, que, naqueles dias, antecedendo as eleições de 5 Out, fizeram de tudo para desestabilizar o pessoal do 15. Isso os livramentenses sabem. Soubemos também que eles pagaram as

pessoas para “encenarem aquela peça”. A Justiça livramentese, baiana e brasileira já deve ter percebido tal encenação. Quando o articulista diz que: “Em contraposição, pode-se dizer que também o perdedor, embora em segundo lugar, pode ter comprado votos ou abusado do poder econômico, embora com menos eficácia, mas corrompendo a vontade popular do mesmo jeito. É verdade. Entretanto, a ponderação a ser feita, em tal caso, é que deve prevalecer a decisão judicial, resultado de fatos postos em julgamento, em processo aberto ao amplo contraditório, incluindo a alegação de que o segundo colocado também comprou votos”. Em Set e Out/2008 foi público e notório a compra de votos do pessoal do 45. Eles davam dinheiro mesmo. Todos souberam disso que o pessoal do 45 chegaram em Livramento com vontade de gastar e gastaram muito. O pessoal do 15 mais pacífico deveria ter armado também uma peça contra eles. Mas, passou, não é o perfil do 15. O 15 venceu! Seguiremos em frente. O que Dr. Carlos e sua equipe deveria fazer é entrar na Justiça por constrangimento, e isso é constrangimento! o que acontece quando acusam e elas não cometeram tal crime eleitoral. Existem pessoas do bem que foram chamadas a depor e não sabiam do que se tratava, porque não compraram nada muito menos VOTO. Como diz o pessoal “foi desespero do 45”. Vamos aguardar os depoimentos, se é que eles ainda serão relevantes. Atenciosamente, Kátia.

(Clique aqui para ler, na íntegra, o comentário a que Kátia se refere)

 

Juramilton
morenolivre@gmail.com

 

Uma Mensagem da Páscoa para todos refletirem...

Amigos sabem quando serão amigos!!!

Pois compartilham momentos...

Dão Força !!!

Estão sempre ao nosso lado!

Nas conquistas...

Nas derrotas !

Nas horas boas...

E nas difíceis...

Amizade nem sempre é pensar do mesmo jeito...

Mas abrir mão... De vez em quando!

Amizade é como ter um irmão...

Que não mora na mesma casa...

É compartilhar segredos...

Emoções...

É compreensão...

É diversão...

É contar com alguém...

Sempre que precisar...

É ter algo em comum...

E não ter nada em comum...

É não ter nada em comum mesmo !!!

É saber que se tem mais em comum do que se imagina...

É sentir saudade...

É querer dar um tempo...

É dar preferência...

É bater um ciuminho

Amizade que é amizade nunca acaba...

mesmo que a gente cresça...

Mesmo que outras pessoas

apareçam no nosso caminho!

Porque amizade não se explica !

FELIZ PÁSCOA E ABENÇOADO DIA.

Um grande abraço e JESUS ilumine a todos sempre... o amigo, Jura.

 

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

 

A) Prefeitos baianos vão paralisar suas atividades no dia 28 de abril. Aí eu pergunto: parar mais o que ? Está tudo parado e/ou abandonado... B) A inoperância do governo estadual provocou o acidente na BA 262. Mortos e feridos. E agora ? C) Dengue disparou e está sem controle na Bahia. Só nos resta rezar. A prevenção foi esquecida e colocar faixas de alerta, no momento, é jogar mais dinheiro fora. É necessário dirigentes competentes nas secretarias. Urgente!

DENOMINAÇÃO DE BAIRROS...Nossa Livramento, com mais de 50.000 habitantes, não tem uma divisão territorial com denominações dos bairros. No comércio, gera uma certa confusão quando o cidadão residente no Tomba e outro no Passa Quatro, têm o mesmo endereço de bairro, ou seja CENTRO. Não é aceitável tal coisa. No mínimo, soa estranho. Por falta de nomes, não é. Poderíamos ter: Mirante, Lindembergue Cardoso/Estocada, Serra Chifre/Campo Santo, Taquari, Benito Gama, Jurema, Tomba,

Centro, Polivalente, Valério's, Caixa D'agua...

 

JOSÉ MARIA
jmpedagogo@bol.com.br

 

Senhor Raimundo Marinho, a alguns dias atrás, escrevi a este jornal eletrônico, falando sobre a sujeira e o mato crescendo nas ruas perto da Escola Polivalente, do Colégio Boaventura, Estádio Dr. Edilson Pontes e outras mais. Fui mal entendido por alguns, mas acredito que nosso prefeito deve ter gostado, porque talvez, nem ele sabia disso. O que fiz, foi mostrar a todos o que muita gente viu e não achou que a sujeira nas ruas estava denegrindo a imagem de nossa cidade, da administração municipal, ou teve receio de falar. Sou filho de Livramento, tive oportunidades de viver em outras cidades, mas a que escolhi foi essa, por isso, luto para que minha terra natal seja bem falada em outros lugares, seja mais bonita e apreciada por todos. Agora quero registrar aqui o meu agradecimento a aqueles que não se ofenderam e tomaram a iniciativa em cuidar de nossas ruas. Agradeço muitíssimo e acredito que a cidade de Livramento também. Espero que de agora em diante, (07/04/2009) as pessoas que moram naquelas imediações, não joguem lixos nos cantos das paredes em torno daqueles Colégios, porque a limpeza esta sendo feita e deve ser conservada.

 

Atualizado em 06.04.2009 

Jadher Assunção
reikjavik_28@hotmail.com
 

Raimundo Marinho, realmente é uma vergonha jogarem esgoto na cachoeira da cidade. Enquanto centenas de outros municípios do Sertão almejam ter algum tipo de potencial econômico a se explorar -- no caso da cachoeira, o turismo – simplesmente estão acabando com ela por acharem um meio mais cômodo de destinar o esgoto público. Ora, se fosse assim os idosos deveriam ser levados aos matadouros porque dão trabalho, e não é isso que se vê. É assim que se revela a hipocrisia inerente à sociedade: pregam valores e fazem o contrário. Por essas e outras que acho que a moral cristã chega aos seus últimos dias. A família é um exemplo da aproximação da falência dos costumes -- todos a defendem, mas ninguém cumpre as obrigações dentro dela. Por ter já tomado ciência dessa realidade manca de muletas, e por ter também simpatizado com a mudança, não me sinto pecador ao sugerir que joguem todo o esgoto da região na cabeça das pessoas que propuseram tamanho descabimento (que, aliás, se ocorrer, tratar-se-á de um crime ambiental) para com um patrimônio não só dos livramentenses, mas de todo o País. Siga em frente no seu trabalho, pois ainda há pessoas que são dotadas de razão, e por isso o escutam.

 

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com 


SAÚDE PÚBLICA - Os cães continuam soltos pelas ruas da cidade. Perigo constante...O mercadão/feira (setor de carnes) está terrível...O lixo hospitalar continua sendo desprezado com o domiciliar...O "matadouro" pode e deve melhorar. Os maiores e melhores (de nome) supermercados, padarias, farmácias e restaurantes - de Salvador, foram fiscalizados e multados pela Vigilância Sanitária.

PRODUTOS DETERIORADOS - Foi enorme a quantidade de produtos deteriorados, vencidos e sem acondicionamento próprio. Em Livramento, seria interessante inspeção semelhante. A saúde pública deve ser preservada. Sempre!

 

Nota do Editor: Quanto aos cães, espera-se que a solução não venha na forma de maus tratos, crueldade e muito menos pela eliminação dos animais. Vacinação e esterilização, para evitar superpopulação, bastam, através de campanhas adequadas. 


Claudino Souza
claudy.dinho@terra.com.br 

Senhor editor. Quero parabenizá-lo por ter criado este importante  veículo   de comunicação (o Mandacaru). Entretanto, na seção  e-mails dos leitores, há muitos erros de ortografia o que ofusca um pouco o brilho desse meio de comunicação   tão importante. Não seria interessante que os e-mails fossem editados? Corrigidos mesmo. O Padre Cido, É  campeão...  ‘facha , Basilo, titulo de eleito‘ fragrante com /R/ é o perfume, o correto é flagrante. onde estão os Professores de Livramento? At. Claudino Souza. Filho da Terra, morando em São Paulo.

 

Nota do Editor: O Mandacaru optou por publicar os textos conforme o original, preservando a espontaneidade dos subscritores, bem como os erros, desde que não comprometam o entendimento, para que suas mensagens e eles mesmos sejam avaliados sem deturpação, permitindo a comparação entre suas idéias e o grau de instrução revelado. Aproveitamos também para ressalvar, que, a princípio, não se pode atribuir culpa aos professores.