Mensagens recebidas via e-mail

Atualizado em 30.10.2009


João Miguel Dourado Matias
jmdireito@gmail.com


Gostaria de parabenizar em primeiro lugar o estudante Sergio Amador dos Santos (que de amador não tem nada) do1° ano, noturno, primeiro colocado do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, (Colégio no qual concluir meu segundo grau) de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, na primeira fase do Festival Anual da Canção Estudantil – FACE, edição 2009, com a música intitulada “Procurando pela paz”, onde foi o melhor de toda a Diretoria Regional da Educação – DIREC 19, ficando entre os 15 finalista do Estado), por ter chegado tão "longe" nesse festival, com todas as dificuldades que a juventude livramentense sempre enfrentou com a falta de apoio dos órgãos governamentais e do setor privado para a cultura ele está de parabéns, sendo assim, um vencedor e que deve continuar em busca de seus sonhos. E parabenizo "o mandacaru" pela bela matéria.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com


HANSENÍASE = É uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar, de dois a até mais de dez anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico, no início da doença e o tratamento imediato. Os principais sintomas são manchas na pele, com perda ou alteração de sensibilidade, áreas de pele seca e com falta de suor, sensação de formigamento e de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, diminuição da força muscular, úlceras e nódulos no corpo, entre outros. Procure um médico e BOA SAÙDE!


CARDIOLOGIA: Chegou a Salvador - Hospital Português -, por intermédio do cardiologista Dr. Maurício Nunes, um dos mais conceituados do país, o ultrassom intracoronário "iLab" do Boston Scientific. Este aparelho oferece a tecnologia mais avançada para esse setor, permitindo que o especialista tenha uma detalhada visão do interior da artéria coronária, proporcionando avaliações e diagnósticos muito mais precisos do que o método convencional. Com isto, teremos um procedimento científico exato, reduzindo o número de mortes por deficiências coronárias. Parabéns ao Dr. Maurício Nunes. Espero que tal procedimento alcance todos "mortais", independentemente de classe social e/ou plano de saúde; bem como, o SUS. Avante Saúde!


yonelio almeida sayd
yoneliosayd@hotmail.com


Amigo Marinho, Quero agradecer sua solidariedade para com Folha Regional, inclusive publicando excelente matéria (artigo) sobre o processo movido por Carlão e seu séquito de lambe-botas. Gostaria de expressar nossos sentimentos de gratidão e de gesto de solidariedade, não só eu, mas a Ana Rodrigues e seu sócio e esposo Elto Lima. Um grande abraço (de reconhecimento e gratidão). Estamos firmes e na luta. Yonélio Sayd - Folha Regional.


Cláudio Marques de Oliveira
claudiomarques.jornalista@hotmail.com


O jornal “Folha Regional”, do mês de outubro, trouxe uma matéria sobre a deputada estadual Marizete Pereira (PMDB), relatando uma homenagem feita pela parlamentar, na Assembléia Legislativa do Estado, aos 88 anos de emancipação político-administrativa – de Livramento de Nossa Senhora. O “Folha” cita várias falas da deputada, porém uma me chamou atenção pela superficialidade que é comum entre os nossos governantes: “Sob a administração do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, o município experimenta um período de crescimento em todos os setores, com especial ênfase para o setor agrícola, no qual se destaca a fruticultura. O município ostenta com orgulho a posição de segundo produtor baiano de manga e maracujá”, destaca a deputada. Quando ela diz que “o município ostenta com orgulho” essa posição, a quem ela faz referência? Aos empresários da manga e do maracujá ou aos trabalhadores? Só pode ser aos empresários, já que os trabalhadores, que são explorados em média 12h por dia e recebem 10 reais diariamente, não podem sentir orgulho de ter a cidade sendo a segunda maior produtora de manga e maracujá, da Bahia, se o lucro dessa grande produção não é distribuído de forma justa, concentrado apenas nas mãos de alguns, e pior, alguns esses que não contribuem para o desenvolvimento social da cidade.


GUTO RODRIGUES TANAJURA
GUTOTANAJURA@HOTMAIL.COM


Em pleno século XXI, onde ao acesso ao ensino e aprendizagem se universalizou alcançando a quase todos por ele procuram, onde informação se multiplica e renova o conhecimento humano a cada segundo pelas novas descobertas tecnologias, trazidas a todos pela internet e outros meios de comunicação de massa TV, Jornais, revistas etc. ainda que tardia afigura-se louvável e digna de registro a inauguração da nova biblioteca municipal inaugurada em Livramento de Nossa Senhora, cidade tão carente de espaços destinados à cultura, notadamente de leitura e a aprendizagem, especialmente pelo fato de não existir por aqui um único curso de ensino superior cuja pretensão da população é que seja público, gratuito e de qualidade, o que provocou grande surpresa à população foi o fato da biblioteca municipal ser instalada na Associação dos Amigos de Livramento AAL, BEM PARTICULAR, que pertence aos cidadãos livramentenses que sequer foram consultados sobre a boa nova, nem mesmo informado os. Muito pior, não existiu sequer uma ASSEMBLÉIA para aprovar a entrega deste bem particular à municipalidade. Aqui se diz vício de forma que não atendeu o estatuto da referida entidade. Espero, que o Clube de Campo Caiçara, último bem que ainda resta à sociedade livramentense não seja entregue ao poder público ainda que seja para trazer algum benefício à sociedade.

 

Atualizado em 26.10.2009

Marcelo silva
não tenho email

A guerra das rádios aqui em livramento hoje em dia existe três rádios más só uma porem é legalizada, que é a portal FM 104,3 as outras duas funcionam de maneira irregular, más que tem a preferência dos comerciantes para fazer seus anúncios por questão de preços, agora eu lhe pergunto onde esta a lei que aceita estes empresários fazerem comerciais nestas rádios porque todos os dias eu vejo falando fazer anuncio em rádio ilegal é crime e da cadeia se é crime e da cadeia porque eles não executam esta lei aqui em livramento? eu estou esperando a resposta.  
propaganda enganosa nestes últimos dias tinha um anuncio nas ruas da cidade dizendo a seguinte frase {quer ganhar entre quinhentos e um mil e quinhentos por mês apareça na sede da mania da sorte nesta quarta feira e saiba como} eu fui pra ver e quando eu cheguei lá tinha um rapaz falando sobre um produto e dizendo que pra começar teria que pagar uma taxa entre 70 e 190 reais porque que eles na hora em que fez a propaganda não citaram as regras para as pessoas já irem sabendo do que se trata? Isto é um absurdo um abraço a todos

Miguel Fernando Aguiar Lima
nandoalianca@gmail.com

Moro em frente ao novo laboratório municipal, recentemente inaugurado em nossa cidade, venho através deste site, relatar que nesta rua, (Francisco Otaviano Tanajura) se encontram dezenas de cachorros, incluindo alguns doentes, que ficam a latir e uivar, tornando impossível nesta rua e imediações, uma noite de sono tranqüila, vejo na nossa paróquia nosso vigário Ademário, falando sobre este assunto por varias oportunidades, e nada foi feito, como não sei em que órgão municipal procurar, espero que alguém, do poder publico tome conhecimento, e as devidas providências

Marcelo Henrique
E-mail: sem e-mail

Prezado Raimundo Marinho, Gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e agradecer como cidadão livramentense pelos serviços prestados na área de comunicação, com importantes informações a respeito de nossa querida terra. Na oportunidade envio uma informação a respeito da prestação de contas da Prefeitura de Livramento, ano 2008, trantando-se do dia do
julgamento do mérito.

TRIBUNAL PLENO - PAUTA PARA A 107ª SESSÃO ORDINÁRIA - DIA 28/10/2009
Relator - Cons. JOSÉ ALFREDO ROCHA DIAS
Processo nº 07734-09 - Contas da Prefeitura Municipal de LIVRAMENTO DE NOSSA
SENHORA, exercício de 2008.
Gestor/Responsável: Sr. Carlos Roberto Souto Batista.
fonte: www.egba.ba.gov.br/diario

Flávio Machado
farm1@ig.com.br

Prezado Jornalista Raimundo Marinho! Primeiramente, congratulo pelo trabalho exercido em nossa cidade, com informações de interesse público e de grande relevância para o desenvolvimento da cidadania. Na oportunidade, envio abaixo uma contribuição (sites), para esse fortalecimento da cidadania e transparência com os recursos públicos, para que possamos entender como são realizados esses repasses e conseqüentemente suas aplicações.

http://www.portaltransparencia.gov.br/
http://www.tcm.ba.gov.br (clique portal da cidadania)
http://www.ba.tmunicipal.org.br
http://www.livramentodenossasenhora.ba.io.org.br (clique Edições Diário Oficial)
http://www.cnm.org.br
http://www.ibge.gov.br
http://www.bahia.ba.gov.br/
http://www.contaspublicas.gov.br
http://www.sei.ba.gov.br

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

PARABÉNS!... Parabenizo aos integrantes da "Ghm Academia", pela caminhada (terceira) da Estrada Real. Caminhada DEZ... Logo após, como ninguém é de ferro, churrasco mil na AABB. Valeu! Um abraço a todos

Atualizado em 22.10.2009

Padre Samuel Neves Silva
sanmuelneves@hotmail.com

Sr. Raimundo Marinho e leitores de O Mandacaru. Quero convidá-los para marcar presença nas Santas Missões Populares que nossamDiocese de Livramento de Nossa Senhora promove em Rio de Contas - ParóquianSantíssimo Sacramento, de 19 a 25 de outubro. Dia 19 teremos a abertura da missão com uma Noite Cultural, em frente à Igreja do Santíssimo. Daí em diante os missionários iniciam os trabalhos de evangelização, na cidade e nas comunidades rurais. Dia 25 teremos a celebração de Encerramento, no Ginásio de Esportes, às 9 h. Gratos pela atenção nos colocamos a disposição para esclarecimentos, se for do interesse para divulgação neste jornal. Bendito seja Deus para sempre!!!!

Diogo MA Técnico em Agropecuário
dma_tecnicoagricola@yahoo.com.br

SR. R MARINHO TUDO BEM. SOU CIDADÃO LIVRAMENTENSE E AGRADEÇO PELO EMPENHO E FORÇA QUE FAZ PELA CIDADE EM PASSAR INFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONOMICAS E CULTURAIS PARA DIVERSOS HABITANTES ANTIGOS QUE ESTÃO LONGE E POSSAM ATIVAR SEUS LEMBRETES EM LEMBRANÇAS RARAS QUE DEUS TRAZ EM UMA IMAGEM OU EXPRESSAO ESCRITA. VALEW ABS.

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

OMISSÃO SIM... Não existe, em todo o Estado da Bahia, município com "filhos" ilustres como Livramento. Já listei diversos; no entanto, até hoje, muitos têm vergonha de ser livramentenses. Se têm vergonha assumam... não fiquem dizendo que são de Brumado e/ou de  Conquista, tá? Questiono porque não há uma participação constante no dia-a-dia da cidade através de idéias, projetos e opiniões para a administração pública e auxiliando profissionalmente, como por exemplo: um médico com um plantão mensal, um arquiteto e/ou engenheiro no direcionamento urbano, um advogado com palestras de esclarecimento e vivência... e assim por diante. Seria uma forma de dividir com a sua terra natal os seus conhecimentos. Repito: são muitos livramentenses "ilustres" pelo mundo todo.

jailson lima
jailsonjlima@ig.com.br

Tenho assinatura eletrônica da revista veja, fiz contato via e-mail com o jornal tribuna do sertão ambos enviam para mim e-mail quando a matéria está no ar. Esta ferramenta pode ser também interessante para o mandacarudaserra.É preciso melhorar o nível da política de livramento,o PV talvez,a internet chegaria até o eleitor,vide Obama." Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio no espaço que eu posso mover o mundo".

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

CARO RAIMUNDO MARINHO, GOSTARIA DE AGRADECÊ-LO PELO ESPAÇO QUE VOCÊ DEU E A MIM PARA FALAR SOBRE O DESFILE DO BOAVENTURA, AS FOTOS ENRIQUECERAM MUITO A MENSAGEM. QUINTA-FEIRA ESTAREMOS INDO A SALVADOR APOIAR O NOSSO ALUNO SERGIO DOS SANTOS NA FINAL DO FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL, NA CONCHA ACÚSTICA DO TEATRO CASTRO ALVES. GOSTARIA DE CONTAR MAIS UMA VEZ COM VOSSO APOIO NA DIVULGAÇÃO. MUITO OBRIGADO. JOSÉ MARIA DE JESUS

Jorge Luís Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)

O BARULHO VOLTOU!!! E voltou pior... Gostaria que o Ministério Público se empenhasse em fazer cumprir a Recomendação 01/2007, emitida pelo então titular, o saudoso Dr. Moisés.  Ela refere-se ao som emitido por carros, que voltaram a nos incomodar. Estão descumprindo todas as leis referentes à poluição ambiental, não respeitam mais os perímetros escolares, de clínicas e hospital, e, o pior, o horário: alguns soltam seus inconvenientes decibéis a qualquer hora da madrugada acordando a todos por onde passam. Um lembrete à quem cabe fiscalizar o transito: leiam o Artigo 228 do CTB, apliquem-no, e teremos uma cidade bem mais tranqüila... parece simples, mas não entendo porque não se cumpre! Algumas perguntas: Por que alguns carros de propaganda volante, com excesso lateral proibido pelo CTB, estão circulando com um volume extremamente alto, como se toda a cidade tivesse que ouvi-lo ao mesmo tempo, não são incomodados? Eles tem permissão para nos incomodar? Eles estão acima da Lei? Os condutores são habilitados? Creio que não... Atenciosamente, Jorge L. L. Timbó.

jailson lima
jailsonjlima@ig.com.br

Os empresários Stanley Lima (madeireira silvestre) e José Carlos Isael (comercial Isael, ismatec) sensibilizados pelo crescente numero de acidentes na BA Livramento-Rio de Contas, colocaram várias placas de sinalização. O que deveria ser iniciativa do poder publico cabe a iniciativa privada.

 

jailson lima
jailsonjlima@ig.com.br

Retificando o e-mail enviado em relação as placas de sinalização: Os empresários da madeireira silvestre, comercial Isael e ismatec, preocupados com o grande numero de acidentes na BA-Livramento-Rio de Contas, colocaram várias placas de sinalização. O que deveria ser uma iniciativa do poder publico coube a iniciativa privada.

 

Atualizado em 16.10.2009 
 

GUTO RODRIGUES TANAJURA
gutotanajura@hotmail.com 

Aos 88 anos Livramento de Nossa Senhora não dispõe de: biblioteca, universidade, juizado de pequenas causas, justiça do trabalho, justiça federal, receita estadual e federal, DETRAN, residência do Derba, coordenadoria de polícia civil, car, direc, dires, teatro, cinema, sistema de trânsito ordenado, matadouro municipal, planejamento urbano, balneário municipal, feira livre organizada etc. 
 

UILSON -Popó.
uh.rodrigues@bol.com.br 

Marinho, seria bom que os e-mail fossem atualizados mais rápido é legal ver a opinião da galera ,tenho até vontade de responder alguns ,mas sei que essa ferramenta é perigosa ,logo acho melhor na mesa do "Boca nervosa ,Inferninho , Nelson beatão ... com uma boa gelada, ABRAÇOS UILSON POPÓ. 

"jailson james correia lima"
jailsonjlima@ig.com.br 

Criada em 1998, a Cooperativa de Crédito Rural de Livramento (Credil), um banco cooperado montado com um grupo de pessoas, finalizou sua atividades definitivamente, fechando o que foi um dos grandes sonhos dos livramentenses.  

Depois de uma investigação promovida pelo Conselho Fiscal em 2003, foi detectado que a situação do presidente encontrava-se irregular e a instituição encontrava-se com um saldo negativo de R$625.257,13, retroativos à primeira gestão, motivo que previa um processo por formação de quadrilha, crime contra o tesouro nacional e gestão fraudulenta, logo foi descartada devido à morosidade da justiça, com alternância de juízes e o acúmulo de função pela atual juíza eleitoral na cidade. 

Em uma cooperativa que é dono do lucro também é dono do prejuízo,a saída foi realizar uma Assembléia Geral e expor o problema. No encontro, os associados propuseram a reabertura da instituição, uma vez que os credores teriam que ser ressarcidos e a Credil recuperada até 2007. 

Devido à falta de credibilidade pelos associados à inexistência de parceria com as administrações municipais, a opção foi autoliquidação perante o Banco Central e baixa na Junta Comercial da Bahia.Os processos de ressarcimento do prejuízo pelos credores (em torno de mais de 300.000,00 reais) continuam na justiça local aguardando julgamento. 

 

 JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com 

É impressionante a força do Mandacaru ou a fraqueza de "alguns". Quando colocamos, aqui, nossas opiniões e sugestões são pessoais e nada tem com o "Mandacaru". Em relação às ameaças, via telefone restrito (coisa de covarde ou moleque), não tenho receio...Estou sempre por aí e com certeza, cada dia mais, preparado. As insinuações e/ou denúncias, que faço, estão embasadas e protocoladas com pessoas responsáveis, aptas, sinceras e concordantes com tal; portanto, estamos aí. Avante Livramento!

NÃO É POR AÍ...O Desfile do seis de outubro (que sessenta % dos estudantes, cansados, não sabiam, quantos anos Livramento estava completando na data...), foi uma "estória" não bem contada...,principalmente, pela "nossa"

cachoeira que o senhor prefeito autorizou jogar a "m..." de Rio de Contas nela e depois é enaltecida no desfile. Aí é demais. Chega de hipocrisia e falta de respeito.  E o povo ainda aplaude o início do fim da água potável em Livramento... 

Parabenizo o município de Livramento pelos 88 anos de luta, contínua, em busca de uma administração pública correta e dinâmica como o seu povo. Já houve alguma evolução, não posso negar; mas, os livramentenses, merecem mais...muito mais. Um abraço fraterno a todos. 

Cláudio Marques de Oliveira
claudiomarques.jornalista@hotmail.com 

Leitores do Mandacaru, tive a informação de que o governador Jacques Vagner esteve em Livramento. Gostaria de saber se alguém perguntou a ele sobre a reconstrução das BAs 262 e 263 que ligam Vitória da Conquista aos municípios de Brumado e Itambé, onde, segundo o site da deputada Marizete, iria beneficiar 731 mil habitantes das cidades de Itapetinga, Itambé, Conquista, Anagé, Aracatu, Caetité, Guanambi, Malhada, Riacho de Santana, Ibiassucê, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Maetinga, Caraíbas, Malhada de Pedras, Rio do Antônio e Caculé. Foi dada a ordem de serviço de início dessa reconstrução há dois meses, e até agora ninguém viu nada. Será que o governador vai deixar para o próximo ano, época de eleição? 

Antônio Carlos Ribeiro
ancarri@veloxmail.com.br 

Caro Marinho, Ser livramentense, mesmo que adotivo, um privilégio. Essa terra encantadora, dita não somente por nós, para não dizerem que somos bairristas, Livramento encanta a todos, e o melhor, temos motivos e razões para tantos elogios, não há (...) vagas, oportunistas, não há, ouvimos e ao mesmo tempo vemos na mais perfeita sintonia dos sentidos. Essa menina não precisa de adornos para sua beleza realçar, seu encanto natural, sua magnitude emerge de montanhas, rios, cachoeira, vales, traçado urbano e uma zona rural diversificada, sua população extremamente eclética, tudo em Livramento atraente. Após tantos adjetivos reais, para fechar com chave de diamante, temos o nome da Imaculada Mãe de Jesus.   88 anos, Livramento de Nossa Senhora, tão jovem, tão madura, tão bela. 

João Paulo
jotapyes@hotmail.com 

Parabéns LIVRAMENTO pelo seu aniversário, e que os próximos 88 anos sejam de pura PAZ, AMOR, DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DE TODO O SEU POVO, e que, “as vizinhanças se bufam de inveja pois... tu és a mais BELA entre todas elas." 

Jéssica Paes
jessicapaes@hotmail.com 

Oi gente! Gostaria de parabenizar a todas as escolas que organizaram os desfiles de 7 de setembro e 6 de outubro. Estavam lindos! Porém, fiquei sabendo que os alunos foram obrigados a desfilarem, senão seriam suspensos. Algo complicado em um país supostamente democrático. Acho que sim os alunos realmente gostam da pátria e têm orgulho de serem brasileiros não é necessário tal autoridade. É isso! 

Equipe Polivalente
escpolivalente@bol.com.br 
 

Expressamos através deste e-mail a indignação de toda comunidade da Escola Polivalente para com o cidadão Jair do Carmo, que no seu último e-mail a este jornal, critica de forma grosseira e sem conhecimentos da realidade uma escola publica por se apresentar no desfile de 7 de setembro ”com a pobreza de sempre”. Informamos ao referido cidadão, que os desfiles realizados por nossa escola não possuem recursos destinados a tal fim e dessa maneira só pode contar com a boa vontade e colaboração dos pais dos alunos, professores, funcionários e algum recurso do poder público municipal. Caro Sr. o educador infelizmente às vezes pensa de forma diferente, pois os objetivos que traçamos tem sempre como meta resgatar valores e não agradar pessoas com o luxo, uma vez que a nossa realidade é outra. A intenção desse ato público foi despertar e trabalhar o senso patriótico que está ameaçado em nosso país por pessoas que deixam de defender a nossa soberania ou pátria para exaltar e idolatrar outras nações que até o exato momento tem nos enxergado com preconceitos e até mesmo como escravos que sustentam as suas riquezas. Sr. Jair, Escola e educação significam possibilidades de adquirir um conhecimento que fortalece o pleno exercício da cidadania e temos a gratificante certeza que os nossos alunos (que são os mesmos alunos que no final do seu e-mail, o senhor contraditoriamente faz um apelo para que não sejam excluídos do próximo 7 de setembro de 2010) sentiram-se cidadãos brasileiros, demonstraram patriotismo e que mesmo desagradando-o, foram elogiados e aplaudidos por toda a população livramentense. Não pense o senhor, que não aceitamos críticas , ao contrário, as mesmas nos são bem-vindas desde que embasadas de bom senso, bons argumentos e apontando soluções. Brava gente brasileira!! Brava escola pública brasileira!!  

timdolla
timdolla@bol.com.br 

Mensagem:        Gostaria de parabenizar a nossa Livramento pelos 88 anos de emancipação política. Parabenizar também aos participantes do Desfile Cívico que foi realizado em comemoração ao aniversário da nossa cidade, as fanfarras embelezaram o evento; destaque para a Fanfarra do Colégio Estadual João Vilas Boas, que mais uma vez fez uma grande espetáculo. Os organizadores dos eventos para a comemoração do aniversário, fizeram um grande papel, ha muito tempo não se organizava um evento para festejar o aniversário da nossa Livramento, as atrações Canindé e Caput de Fusca fizeram duas belíssimas apresentações, a política também fez o seu trabalho, os confuzentos não tiveram chances de estragar a festa. Quero aqui também fazer um desabafo prévio ao atendimento hospitalar da nossa cidade, que a cada dia está péssimo, falta interesse e profissionalismo dos funcionários. Na terça-feira (06/10) ocorreu um acidente na praça Cel. Zezinho Tanajura entre uma motocicleta e um veículo da prefeitura, o condutor da motocicleta sofreu graves lesões, e ficou um bom tempo exposto ao chão, num calor insuportável, esperando a boa vontade da chegada da nova ambulância (que o governador doou para a nossa cidade) para o atendimento a vítima, que enfrentava o calor intenso e o despreparo de algumas pessoas com o acontecimento. Isso é inadmissível, o povo vota por melhorias, e o que recebe de volta, o descaso. Resta saber também se os motoristas da prefeitura estão habilitados e em dia com o DETRAN. Forte abraço. 

JOSÉ  MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br 

LIVRAMENTO, NOSSO POVO É NOSSO OURO! Com este tema o Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, desfilou no dia 6 de outubro comemorando 88 anos de emancipação política de Livramento. O objetivo do desfile foi chamar atenção de que nossa cidade vem se desenvolvendo, principalmente com o desempenho de muitas pessoas e famílias que aqui chegaram, desde 1715. Alguns para explorar as riquezas da região, outros para morar e trabalhar. O desfile foi alegórico, com apresentações de danças, e carros com cenários diversos. Um deles trouxe um bolo homenageando os 88 anos de Livramento, e um desenho com a praça onde fica a prefeitura. Outro com as rainhas da manga, maracujá, arroz, milho, homenageando plantações de nossa região de hoje e do passado. No final foi apresentado um carro com um grande painel da nossa bela cachoeira e uma jovem representando a rainha do véu de noiva. No chão tinha um painel mostrando o sonho de um balneário em nossa cidade, para aproveitar a água que desce da cachoeira. O outro mostrava a lista de todos os prefeitos que já faleceram. Não foi esquecido o comércio que tanto emprego tem criado, graças ao projeto de irrigação que recebe água vinda por gravidade diretamente da cachoeira. Espera-se, que a comunidade em geral tenha entendido a mensagem transmitida pelo Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, que está preparando um grande desfile para 2010, ano em que comemorará 25 anos de existência. VALEU BOAVENTURA!!!

(fotos cedidas por Maria Etelvina Tanajura) 

Carlos- estudante em Salvador
E-mail: sem email 

Como diz o ditado, por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher. De mãos dadas com o diretor do Colégio Estadual João Vilas Boas,Jânio grande diretor, está uma grande vice-diretora, a Pró Liliana. Dupla trabalhadora, sem dizer da educação e da sensibilidade dessa professora com os alunos e com todos que por ali passam. Valeu João Vilas Boas. você sempre em destaque como a melhor escola da

nossa região. Eis o motivo de todos lutarem por uma vaga ai. Parabéns. 

Jose
jhm@ig.com.br 

O desfile em comemoração ao aniversario de nossa cidade estava muito bonito. Só faltou abrilhantar mais ainda com a beleza do João Vilas Boas que só colocou a fanfarra mas que fez todo mundo lembrar o de 7 de setembro. Vocês são demais... 

MARCELO TANAJURA
celotanajura@hotmail.com 

Olá Raimundo, Venho aqui parabenizar todos os colegas e amigos Agrônomo pelo dia 12/10 (dia do Engenheiro Agrônomo). Que continuem tendo responsabilidade na cadeia produtiva de alimentos, respeitando e cuidando da natureza. Saudações a todos. 

Atualizado em 02.10.2009

Ivanildo Meira (NENEN DE ABINAEL)
ivanildo.meira@ibest.com.br

Raimundo, adorei essa última reportagem defendendo nossa cachoeira. Nela você fala sobre as antigas cidades romanas, e, tI confesso que aprendi um pouco mais de história. Embora seja simpatizante do governo municipal, tenho que te agradecer pelo esforço o qual estás empreendendo para limpar nossa cidade. Quero que saibas que: Se for necessário a minha presença para irmos até Rio de Contas, mesmo se for arrastando pedras e troncos de madeira para evitar esse colapso, estarei à sua disposição. Mande me avisar a data. Fico no aguardo congratulações. NENEN DE BINA.


GUTO RODRIGUES TANAJURA
GUTOTANAJURA@HOTMAIL.COM

A data de 25 de setembro foi escolhida como o dia Nacional do Trânsito, embora em nossa querida Livramento de Nossa Senhora não há o que comemorar, pelo contrário, em nosso município o trânsito é tratado com descaso, com uma questão de menor importância, mas vem provocando inúmeros desconfortos na população, sobretudo no centro da cidade, onde já não mais se encontra lugar para estacionar veículos, situação agravada na área bancária, notadamente pelo uso de cones e cavaletes pelos comerciantes que se arvoram donos das ruas e avenidas, bem como pelo alto índice de veículos que circulam em nossa cidade, muitos deles sem atender as normas de trânsito. Se não bastasse, a sinalização das vias públicas ainda se mostra deficiente, muito embora o Poder Público tenha gasto valores altíssimos para colocação de placas no centro da cidade. Noutro quadrante, a polícia se mantém sempre de posse de papel e caneta para multar veículos que circulam desordenados pela cidade, muito por conta desse caos que nos encontramos. Resta à população aguardar que o Poder Público adote políticas de conscientização e respeito às leis de trânsito, para pudermos transitar com segurança e conforto pela cidade, afastando acidentes indesejáveis.


Antonio Pereira
pereirasilva56@uol.com.br

Prezado jornalista: Estou embasbacado com a denúncia constante do e-mail do senhor Junei Rego relatando um suposto esquema de manipulação dos mirrados proventos da aposentadoria recebidos pelos idosos de nosso município, que, segundo o denunciante, envolve bancos e comerciantes da cidade. Como se não bastasse a exploração sofrida por muitos de nossos velhinhos por familiares ignorantes e impiedosos, agora a elite abonada e esclarecida se une para escorchar essas pessoas tão indefesas. Que as autoridades competentes entrem em ação, e, com base no Estatuto do Idoso punam esses aproveitadores sem escrúpulo.


Anna Carolina Tanajura Mendes
E-mail: annatanajura@gmail.com

Amigo, Raimundo Marinho, No dia 03/10/2009 às 8h, faremos um campeonato de futebol no PROJOVEM ao lado do CAPS, onde jogarão os times do PJA Livramento x PJA Rio de Contas. E logo mais à noite (20h - Praça D. Hélio Pascoal) do mesmo dia, faremos uma apresentação de dança

Afro em homenagem as Comunidades Quilombolas. Gostaríamos da sua presença! Atenciosamente, Equipe PROJOVEM ADOLESCENTE DE LIVRAMENTO.


suplentes de vereadores de Livramento
(sem e-mail)

Amigo Raimundo, Nos suplentes de vereadores de Livramento, Neilor Monteiro, Jorge Lessa, Wagner Assis e Alam castro protocolamos ontem um requerimento de diplomação no cartório da Zona eleitoral de Livramento. Nós alegamos que a promulgação da proposta de emenda á constituição 333. A PEC (Projeto de Emenda Constitucional) dos vereadores, ela lhe da o direito de serem diplomados como eleitos. Pedimos ao Juiz fazer novo calculo do coeficiente eleitoral de Livramento, para adequação de distribuição de vagas ao texto da PEC que aumenta para 13 o numero de cadeiras na câmara. A partir desta nova contagem, a Justiça poderá fazer a Diplomação.Abraços os suplentes de Vereadores .


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

ERREI... E ACERTEI = Na mensagem do dia 25.09.2009 está "eu já voltei (onde deveria ser votei de voto)". No entanto, percebo que o "voltei" de voltar (regressar, girar...), tem tudo com o momento político, onde alguns mudam, novamente ou mais uma vez, de partido com o intuito de uma posição mais confortável nas próximas eleições em 2010; mostrando, que o objetivo é o de sempre: O PODER...e só. Dois exemplos da Bahia... Deputado Jurandir Oliveira já passou por doze partidos(PMDB, ARENA, PDS, PFL, PDC, PP, PSC, PSDC, PST, PC do B, PL e PRTB) e Deputado Reinaldo Braga(ARENA, PDS, PMDB, PFL e PSL). Por enquanto... ACORDA ELEITOR!

MEIO AMBIENTE / DEVASTAÇÃO DO CERRADO = Dos dez municípios brasileiros, maiores destruidores do cerrado entre 2002 e 2008, quatro são baianos. Vejamos, por ordem de área devastada em km²...Formosa do Rio Preto/BA(2040); São Desidério/BA(1571); Jaborandi/BA(1505); Correntina/BA(1376); Balsas/MA(1334); Paranatinga/MT(1110); Barra do Corda/MA(1028); Brasnorte/MT(821); Pamarama/MA(769) e Nova Ubiratã/MT(766). O homem continua a destruir o seu próprio habitat... até quando?


Gutemberg Carneiro de Souza
mangaaxe@uol.com.br

No dia 26/09/09, em torno das 22h, houve uma colisão entre uma moto e um carro na BA 148, carro e moto andavam em sentido contrario, nas proximidade da barragem Rio do Paulo em Livra mento. Os passageiros da moto eram Sirlene Gomes Nogueira (21 anos) e seu noivo Antonio, morador do Bairro Osório - Dom Basílio. O motorista do carro de placa não identificada, possivelmente uma corrie ou um fiurino de cor branca, invadiu a faixa contraria e provocou a colisão, fugiu sem prestar socorro, essa atitude enquadra o motorista no Artigo 135 por omissão de socorro. Por conta disso Sirlene aos 21 anos de idade perdeu a perna esquerda e Antonio está internado no Hospital de Base em Vitória da Conquista. Agradecemos o socorro prestado no local por Cristiano, Arnon, Marciano e Wesley, parabenizamos o atendimento do Hospital de Livramento e sua equipe de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, nas pessoas de: Dr Eder, Dr Aderbal e Dr Wanderley. A colisão foi na lateral esquerda do carro e estamos a procura do responsável pelo acidente.


Jorge Timbó
E-mail: (omitido a pedido)

Meu amigo Jair "Scorpion": A maçonaria foi um dos pilares da nossa independência. Entre no site

http://cidademaconica.blogspot.com/2007/07/maonaria-e-independncia-do-brasil.html e você entenderá porque os maçons desfilam no dia da Independência do Brasil... José Bonifácio de Andrada e Silva - o Patriarca da Independência - também era maçom... Abraços, Jorge Timbó.


Amilson Rodrigues
amilson.oliveira@ig.com.br

Gostaria de ocupar este espaço, para presta uma homenagem a Maritonio, meu amigo da adolescência que faleceu já há algum tempo e só a pouco eu fiquei sabendo. Ele foi uma pessoa muito querido pra mim e guardo grandes lembranças dos nossos tempo de adolescentes numa Livramento em que a diversão era tomar banho no rio, torneio de futebol aos domingo pela manha, associação nos domingos à noite, matine no cinema do padre ao domingos a tarde, ir a Rio de Contas de jipe sem freio e com gasolina só pra ida pilotado pelo meu irmão a Aelson. Um tempo feliz sem drogas, sem álcool, sem maldade e malicia um tempo que éramos felizes e não sabíamos, um tempo que deixou muitas saudades, assim como Maritonio deixa pra mim e pra seus amigos. Tenho certeza que Deus reservou um bom lugar pra ele ao lado de sua mãe Zumar que também foi é será uma alma muito boa. Fique com Deus Maritonio e saiba que o período em que convivemos estará sempre em minha memória e nunca vai se apagar.


antonio carlos
witacarlos@yahoo.com.br

Raimundo Marinho , gostaria que fizesse uma reportagem com o jovem talento Sergio Amador que ganhou o festival de musica no colégio boaventura e agora se encontra entre os 15 melhores de todas as direcs da Bahia. E ontem dia 25 foi contemplado com um computador como premio por ter vencido a segunda etapa do face em Brumado e, agora, partirá para Salvador onde ficará uma semana participando de aulas de canto e em seguida a grande final para escolher o melhor

na Bahia. Vale a pena divulgar isso.


isamara
isa_brunna@hotmail.com

Eu queria que vc anunciasse ai o festival de música que vai ter da escola Monteiro Lobato eu sou de lá e queria que você fizesse esse favor para eu obrigado!


Adailson Rodrigues de Oliveira
baianodabahia@uol.com.br

Sou de livramento e moro em Luis Eduardo Magalhães e gostaria de lhes enviar um Trecho do meu livro “O CÉU DOS MORTOS”, CAPÍTULO 18 – POR CAUSA DE JESUS CRISTO:

- Sim. É por causa de Jesus que existe o pecado. Nós o odiamos porque vivemos para o mundo que conhecemos. Um mundo farto em ilicitudes e nos fartamos com prazer de tudo que ele nos propõe. Desconhecemos a verdade e mergulhamos na mentira. A mentira é afável. Ela nos protege e nos guarda da verdade. Ela esconde as nossas faltas e cria novas versões para o que nos convém. Nela existe abrigo e criatividade. Ela oculta nossas falhas e nos livra de muitos incômodos.

- Então vem Jesus. Ele nos fala de um mundo completamente diferente, e nele, todas as facilidades se transformam em dificuldades. De repente A mentira é pecado, A ganância é pecado, A perfídia, a Luxúria, a gula, o falso testemunho. Tudo aquilo que mais gostamos e amamos passa a ser pecado. A gente não sabia disso e após ouvi-lo passamos a ser pecadores. Então tudo aquilo que nos ajudava passa a nos prejudicar. Tudo isso por causa de um único homem, chamado Jesus de Nazaré. Fiquei muito infeliz quando conheci Jesus. Tudo o que eu mais gostava passou a ser nocivo. O plural passou a ser singular e o ímpar passou a ser par. Por causa dele, perdi meus devaneios, meus sonhos, meus anos de trabalho e a escassez de tempo dedicado a formar o meu patrimônio. Nada disso me serviu. Tudo isso por causa de um homem.

Resolvi não aceitá-lo. O mundo inteiro não podia estar errado e só um homem estar certo. Ele ainda por cima dizia ser filho de um Deus que a gente nem conhecia. É muita petulância. Muita petulância mesmo ele querer que trocássemos tudo de bom que a gente conhecia por um lugar melhor que só ele conhecia. Ele usou de magias e ilusionismo para nos enganar e até conseguiu juntar um numero razoável de pessoas que o seguia sem relutância. Eram loucos que trocavam tudo por uma promessa. Eu, como a imensa maioria, fui mais esperto. Ele dizia que seríamos felizes no reino de seu Pai que também era nosso pai. Era o mesmo pai em quem o meu pai acreditava. Daí então lembrei do pão de cada dia que não veio.

Dos dias melhores que viriam e que nunca chegaram. Lembro da pobreza da minha casa e da riqueza da igreja que diziam que era a casa dele. Lembrei também do palanque sem o meu pai e dos cabelos dourados dos anjos de olhos azuis pintados no teto da igreja que o meu pai ajudara a construir para ele. Ele insistia para que eu trocasse a minha fortuna tão duramente conseguida pelo reino de seu pai. Imaginem trocar os meus carros, meu vinho importado, minhas obras de arte, minhas propriedades e minha empresa. Até o amor que eu tinha por minha família, não poderia ser maior que o amor que eu deveria ter por seu pai. É muita pretensão, sem duvida. É muita pretensão, mas ele queria, e ainda dizia que fazia isto por nós e não por ele.

Más como acreditar num homem que morreu totalmente desacreditado que foi espancado, humilhado, traído e negado por seus companheiros? Ainda por cima, ele dizia que se o seguíssemos, seríamos odiados da mesma forma por que o escravo não pode ser maior que o senhor. Ele dizia ser o senhor de todos nós. É muito difícil acreditar em quem promete tanto e ter tão pouco para dar. Ele era pobre e sem moradia de modo que não tinha nada para nos oferecer. Enquanto isto, eu via a vitória sistemática de tudo que ele condenava. Via seus argumentos caírem por terra diante da verdade absoluta do mundo. Via a vitória da mentira, da corrupção e da maldade se agigantando por todos os lugares.

O mundo odiava e oprimiam todos aqueles que acreditavam nele e eu não queria ser odiado pelo mundo. Ele falou ainda de muitas outras coisas. Na verdade, coisas bonitas e impraticáveis. No final, disse ainda que o ódio do mundo por ele era ainda infundado e antes de morrer ainda nos deixou o pecado como legado. Ao conhecer o pecado, não teríamos desculpas para dizer que não conhecia a verdade por que ela também havia sido mostrada. Ele nos fez ver o pecado antes de morrer e eu não acreditei nele. Não o aceitei como verdadeiro por achar que o verdadeiro faria coisas ainda maiores e queria mais e mais provas para crer em quem só precisava ser aceito. Não troquei minha fortuna pela promessa de seu reino e por isso eu estou na vale negro do céu dos mortos.

Eu fiz a minha escolha e defini o meu destino. Não cheguei a Jesus por que ele não era do mundo que vivi, mesmo assim ele continua insistindo e deixou até um anjo me ajudando no longo caminho da redenção. Eu tinha nas mãos a minha vida, e caí na cilada do mundo e hoje, desiludido com tudo que vivi, sou verdadeiro no que digo por que testifico a palavra de Jesus. Ele nunca falava por si mesmo, recebia a palavra de Deus. Eu, no entanto, falo por ele porque só assim chego a Deus. Falar por mim mesmo é buscar uma glória que eu não tenho. Ele estava certo.


Leandro Freitas
(sem email)

Bom dia a todos! 6,5 é uma nota até razoável para tanta ineficiência no sistema Judiciário brasileiro. O STF, a mais alta instância, vive um momento crítico. Servindo explicitamente aos interesses dos mais ricos e do poder. Como é que pode o banqueiro Daniel Dantas está aí solto , sem nenhuma punição para tantos atos corruptos. O político do DEM do grande Castelo, não sofreu nenhuma condenação sequer... Agora se um Joãozinho qualquer roubar uma melancia é preso na hora. E agora vem com essa de aumentar salário... Acorda BRASIL! Vamos à luta! Em pleno século 21 não dá pra aceitar tantas injustiças em um país que se diz democrático e vive tentando resolver problemas externos, e esquece dos seus.