Mensagens recebidas via e-mail

Atualizado em 25.09.2009

Jair do Carmo silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Olá Digníssimo Raimundo Marinho, tudo bem? Fico lisonjeado pela sua pessoa e pelo seu trabalho que foi realmente uma coisa muito boa para Livramento em despertar e acordar a população para encarar a realidade que aqui se encontra. Agradeço também, em publicar as minhas polêmicas e palavras verdadeiras, fico muito grato em conceder-me o direito de expressar e dizer o que é certo e o que é errado, afinal, quando temos coragem pra dizer e encontramos oportunidades como esta, é um prazer enorme participar. Vamos falar um pouquinho de 07 de setembro? 07 de setembro não passaram em branco, pelo que se encontra Livramento, devastada pela falta de atenção do poder legislativo e executivo, até que encontramos um desfile um pouquinho organizado pelos diretores e leciona dores das escolas municipais. A escola Polivalente, é aquela pobreza de sempre, desfilam sem novidades nenhuma, aquela monotonia que não muda nada. O colégio João Vilas Boas, sempre trouxe suas apresentações belas e bonitas, é um colégio de porte que sempre teve sua tradição, tanto no ensino como em apresentações públicas. Tivemos também desfiles com vários protestos, como a destruição das nossas matas e de nossos rios e também as nossas culturas e nossas crenças e alertando também em gestos e dizeres sobre o perigo e o futuro do nosso planeta sobre o aquecimento global. Uma coisa que me chamou bastante atenção foi o desfile dos "MARÇONS" em pleno 07 de setembro, que na verdade não tem nada haver com a nossa pátria, ou estou louco ou estou enganado com a situação. Será que a cobiça e o poder é para chamar a atenção? Por mais que agente chame a atenção deste problema de rótulo e não de conteúdo, não desconfiam que a memória, pelo menos tem uma cultura diferente, pensam e raciocinam na verdade a minora se encaixam aos olhares em relação de observar esta façanha que já contaminou a cidade. Vejam só, no próximo 7 de setembro, do ano de 2010, tomara que não aconteça a exclusão do desfile representando o patriotismo sendo trocado por desfiles do poder aquisitivo da cidade, ai onde o pobre vai ter a infelicidade de apreciar, aplaudir e torcer pelos desfiles dos futuros profissionais que tem por objetivo ser alguém na vida. Abram os olhos minha gente, aqui, to de olho, e to sempre relatando e protestandosobre este fato. Um muito obrigado!


Jean Pires de Aguiar
tiojeanpires@hotmail.com

Hoje não só em nossa cidade, mas em todo o Brasil nós brasileiros estamos nós desvirtuamos muitas coisas estão acontecendo em nossa cidade e nós não importamos é com estes pequenos acontecimentos que sé torna uma grande ameaça a nossa população livramentense... Hoje em dia nós não podemos nem sair de casa mais para ir a rua passear que tem pessoas nos ameaçando de morte... Não só isto mais muitas coisas vem acontecendo m nossa cidade... Eu só penso que nós livramentense abrimos os olhos para o que está acontecendo em nossa cidade e tomamos coragem de denunciar de orientar e o mais importante de nós expressarmos... Por que muitos tem o que dizer e fiquem todos calados comedo de dizer a verdade e sé sentir ameaçado... E só o que

tenho para dizer... Abraços.

Timdolla
timdolla@bol.com.br

É inadmissível que os diretores dos colégios estaduais de Livramento dêem suspensão aos alunos que não participaram do Desfile Cívico, essa chantagem há muito tempo vem fazendo parte da vida dos alunos. Alguns alunos do Colégio Estadual João Vilas Boas que não quiseram participar do desfile tomaram suspensão de 3 a 5 dias. Ao invés de aplicar a suspensão, os diretores deveriam realizar algum tipo de trabalho aos alunos em que não quisessem participar do evento. Ninguém é obrigado a participar, acredito que os participantes não ganham nenhuma bonificação pela participação. Se os próprios alunos se interessassem poderiam fazer uma denúncia na DIREC lá em

Brumado, mas, os mesmos ficam satisfeitos por terem recebidos a suspensão. Abraço.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

NÃO VAMOS BRIGAR POR POLÍTICOS... É tudo farinha do mesmo saco. Na época da ARENA e MDB era melhor, pois sabíamos quem era quem e de que lado estava. Hoje, eles são como bola, não têm lado, idéias ou ideologias... o importante é a busca interminável pelo poder. Mesmo buscando o melhor para o município, até nós mudamos "de lado”... Eu já voltei, para prefeito, em Dr. Ulysses Celestino PMDB(1982), Raelson Ribeiro PTB(1988), Fernando Ledo PFL(1992), Dr. Emerson Leal PFL(1996), Dr. Carlos PMDB(2000), Dr. Carlos PMDB(2004)-novamente- e Gerardo Júnior PT(2008).

Portanto, a culpa maior é nossa - do eleitor -; pois, deveríamos participar ativamente da política e até candidatarmos, porque não? Temos que preencher os espaços, senão outros piores preenchem. Vamos lutar por Livramento, sempre, independentemente de partido e/ou de candidato. Reflitam e não tenham vergonha de mudar... os políticos mudam sempre. Vejamos: Dr. Carlos, Raelson, Dr. Paulo, Evanildo, Gutembergue, Moacir, Eu, Wagner, Divardo e muitos, muitos outros já foram do grupo do "periquitão”... E aí ? Vamos que vamos. Avante Livramento!

MAIS UMA "MÁFIA"...Agora é a limitação de compra dos aposentados. Alguns estabelecimentos, credenciados pelos bancos, atuam de má fé e direcionam o dinheiro do aposentado...exemplo: o aposentado retira R$ 150,00 (em compras) em um estabelecimento e, este, lhe diz que o restante do dinheiro só é válido se pegar "em mercadoria" em "fulano" ou "sicrano" (TENHO TODOS OS NOMES). Que vergonha...hein ? É por isso que tem poucos com muito e muitos com pouco. VOU AVISAR A FEBRABAN e espero que os gerentes, regionais, averigúem e tomem providências. Alerto, também, aos órgãos de proteção ao consumidor...(Ministério Público, Associações e Sindicatos); bem como, à Câmara de Dirigentes Lojistas. Tenham respeito pelo outro. E tem mais...quem já viu NOTA FISCAL de AÇÚCAR e ÓLEO DE SOJA em Livramento ? Esta é outra, triste, história. Avante Livramento!


Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

A diretoria da CREDIL (Cooperativa de Crédito Rural de Livramento ) Nº do CNPJ:02.303.686/0001-15 informa aos seus associados que encerou sua atividades definitivamente perante o BACEN (Banco Central do Brasil) Nº do processo: 0701393192,data do despacho: 11/12/2007 e JUCEB (Junta comercial da Bahia) Nº do arquivamento: 96910995,data do despacho:11/05/2009. Os processos de ressarcimento do prejuízo dos credores continuam na justiça local aguardando julgamento. Agradecimento especial aos funcionários,CONSOL,SEVCON.

 

JOSIANE BARRETO
JOSYALFA@HOTMAIL.COM

PREZADO RAIMUNDO MARINHO ,POR MEIO DESTA QUERO MANIFESTAR MINHA OPINIÃO A RESPEITO DO DESFILE REALIZADO EM LIVRAMENTO NO ÚLTIMO DIA 7 DE SETEMBRO... ACHO QUE JÁ NÃO SE FAZEM DESFILES COMO ANTIGAMENTE, A JUVENTUDE ATÉ QUE TENTOU MAS AS ESCOLAS DEIXARAM A DESEJAR , A POLIVALENTE DE LIVRAMENTO ENTROU COM UMA FANFARRA QUE NINGUÉM SABIA QUE VINHA , VALEU A PENA AINDA SAIR NAS RUAS EM DECORRÊNCIA DO QUE FOI APRESENTADO PELO COLÉGIO JOÃO VILAS BOAS QUE DEU UM BANHO DE BELAZA NAS OUTRAS ESCOLAS... ESPERO QUE O DESFILE DO PRÓXIMO DIA 06 DE OUTUBRO VALHA A PENA E QUE AS ESCOLAS DE LIVRAMENTO, PRINCIPALMENTE A POLIVALENTE APRENDA COM O GRUPO DE BRUMADO COMO QUE SE FAZ UM DESFILE DIGNO... MINHAS CORDIAIS SAUDAÇÕES Á VOCÊ QUERIDO JORNALISTA QUE TANTO ENALTECE NOSSA CIDADE COM SEU TRABALHO DE IMPRENSA...FORTE ABRAÇO.


Fábio Ramos
fabio.fabo@yahoo.com.br

Olá meu amigo Roberto, se é que posso chamá-lo assim, venho através deste veículo de comunicação para procurar saber um pouco da minha querida Livramento, cada dia que passa fico ansioso para saber o que acontece com meus conterrâneos, e fico até preocupado em observar que o site não está sendo atualizado, isso me deixa com muito medo, pois confio demasiadamente em suas informações, sei que para você o que interessa é transmitir a notícia. Sei que em Livramento funciona um CAPS de grande expressão, sei também que na era "Leal", lá existia um projeto alcunhado por "Angelita Leal", que cuidava de crianças de certa forma carentes, e que empregava alguns deles na fábrica de vassouras, no trânsito como guardas. O que aconteceu com essas crianças, como elas estão sendo ajudadas. Caso tenha alguma informação publique em seu site, esse era um grande projeto social, não merecia ter acabado, desde já agradeço a oportunidade.


Aurileide Brandão
auribrandao@yahoo.com.br

Marinho. Boa tarde! Gostaria que você colocasse uma reportagem no que diz respeito ao atendimento no Fórum local. Acho um absurdo, a gente que precisa do atendimento, ter que levantar 3 horas da manhã, pra estar na porta do Fórum, ficar até as nove, advogado chegar e dizer que não vai atender, porque precisa ir pra Conquista. Tenho três anos que corro nessas condições pro Fórum, solicitando direitos dos meus filhos "pensão alimentícia" e nada até o momento. O pai das crianças com um simples telefonema consegue o que quer. Esteve aqui no dia 15 de agosto, onde participamos da audiência com a promotora, e esta acrescentou, dando três dias úteis pra ele pagar o que deve com advogado. Sinto-me humilhada,. Só não deixo pra lá, porque tenho necessidade em função dos meus filhos. Quem quer ter direitos, deve acima de qualquer coisa ter dever. Fico indignada. Vou tentar mais uma vez. Falar com a promotora. Acima de todos, confio em Deus.


Andressa Santos Viana
andressshow2@hotmail.com

Oi... Sou da 7ª série do CEML; não sei com quem falo, mas com quem quer que seja queria pedir para divulgar o "FESTIVAL DE MÚSICA" nesse site... Esse evento acontece todo ano na escola, é uma concorrência entre turmas de 5ª a 8ª série e é feito para julgar qual foi a melhor música feita em sala de aula. Mas eu queria que vocês divulgassem pedindo para que o povo torcesse para 7ª série... Falando bem de nós... Para criarmos uma boa imagem... Queria que vocês retornassem esse email com a resposta se vão ou não divulgar no mandacaru... OBRIGADO pela atenção... Andressa.


GUTO TANAJURA
gutotanajura@hotmail.com

Uma conduta no mínimo inusitada me chama atenção aqui neste município; a colocação de cones e cavaletes por comerciantes que se arvoram donos do espaço público, ou melhor ruas e avenidas. Se não bastasse ser a prática nociva à coletividade, pedestres e condutores de veículos automotores, conta com o consentimento das autoridades, especialmente Prefeitura Municipal e dos policiais militares da 46 CIPM, QUE A TUDO ASSITEM E NADA FAZEM. Até quando?


WEBER M. M. AGUIAR
weberaguiar@yahoo.com.br

Prezado Raimundo, A ADAB - Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, estará realizando no dia 07 de outubro do corrente ano, a partir das 08 h, na sede da Associação do Distrito de Irrigação do Projeto Brumado, o Curso sobre Produção de Bananas, onde estaremos abordando os principais aspectos sobre essa cultura, tais como: manejo cultural, sanitário, adubação, aplicação de agrotóxicos, etc. Na oportunidade se fará presente o Dr. Marcelo Bezerra - Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Vale salientar que pretendemos fazer um evento bastante dinâmico, onde os participantes logo após terem acesso a uma exposição teórica dos temas, serão levados a um pomar para verificação in loco das atividades práticas. Contamos com a vossa colaboração no sentido de divulgar o citado evento, pois entendemos que a cultura da banana apresenta uma importância econômica e social muito significativa para a nossa região.


Albino
binodouglas@yahoo.com.br

AS AVES, QUE AQUI GORJEIAM, NÃO GORJEIAM COMO LÁ. O que será que está acontecendo com a nossa cidade? Nada vai pra frente, antigamente tínhamos belíssimos campeonatos de futebol, dois clubes sociais (Associação e Caiçara), Cinema, a festa de agosto era falada na região, onde podíamos ver a apresentação de bandas famosas daquela época como: Embalo 4, Lordão e outras, era muito bom. Hoje nada mais existe, parece-me que outra epidemia está destruindo os livramentenses, e se não houver logo a intervenção de Nossa Senhora, não sei o que será de nós. Existe um provérbio que diz: “Pra toda ação, existe uma reação”. Nos últimos anos vimos elegendo praticamente os mesmos vereadores, vereadores estes que fazem do cargo uma profissão, ou seja, vivem dos salários pagos pelos contribuintes, estão sempre do lado de quem dá mais. Os últimos prefeitos eleitos sequer possuem residência fixa nesta cidade, apareciam ou aparecem vez em quando na prefeitura, até ao andarem de carro, os vidros escuros são mantidos fechados. O atual prefeito sequer é natural do município, como poderíamos debater com ele problemas e soluções, se ele não tem lembranças, se ele não conheceu o povo que ajudou a construir a nossa cidade, se ele não tem nenhum compromisso com a nossa história? Em uma página de relacionamento uma ex-aluna do Centro Educacional João Vilas Boas e filha de um ex- prefeito, esse sim Livramentense, resumiu assim a sua passagem por aquele estabelecimento e como era aquela época: “Fiz exame de admissão em 1970 e no mesmo ano comecei a estudar a 5a. série. Então fiz a 5a., 6a. e 7a., quando fomos (eu e mais alguns colegas) inaugurar a 1a. turma de 8a. série da Escola Polivalente. Voltei para o CEJVB onde cursei o 1º ano em 1974. Conclui o magistério em 1976. Professores: Da. Rosália, Corina, Angelita, Lili, Ana, Raimundo, Lucianão, Piuca, Pingo... Matérias: OSPB (lembram?) Organização Social e Política do Brasil; EMC - Educação

Moral e Cívica, Francês... Sinto muitas saudades daquela época: Desfiles "majestosos" de 7 de setembro, as gincanas (palco central na praça da feira), os festivais de calouros no Cine Teatro Vitória, as maravilhosas quadrilhas de São João, as aulas de Educ. Física cedinho nos dias de sábado quando depois íamos para a feira "experimentar" tangerinas... Tinha o clube de jovens na casa paroquial, os passeios na Praça da Bandeira depois da missa de jovens no sábado à noite, os bailes da Associação, os filmes de bang bang do Pe. Daniel, etc., etc., etc. Como tudo era tão simples e todos tão felizes! " É e tudo isso acabou!!!!! Estou bastante desiludido e se as coisas continuarem como estão, só me resta seguir o conselho de Manuel Bandeira. E dizer que:

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d'água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

 

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei —

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.

(Texto extraído do livro "Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de

Janeiro, 1986, pág. 90. Manuel Bandeira: sua vida e sua obra).

 

Atualizado em 13.09.2009

Antonio Alves Silva
antoniojc123@gmail.com

Sr° Raimundo boa noite, sou Presidente da Copefrul - "Cooperativa dos Pequenos Produtores de Frutas de Livramento e Região Ltda" e estamos promovendo o I ENCONTRO DA FRUTICULTURA COPEFRUL na Comunidade de Rio Abaixo- Município de Livramento de N. Senhora. Que tem como publico alvo os associados da Copefrul e também os fruticultores não associados. Por tanto, queremos saber qual a possibilidade de realizarmos a divulgação deste evento no site Mandacaru. Aguardamos retorno. Atenciosamente; Antonio Alves Silva - Presidente da Copefrul - Cel.: 77 9999 6547

 

Anna Carolina Tanajura
annatanajura@gmail.com

Ao Sr. Raimundo Marinho, Faço parte da Equipe do PROJOVEM ADOLESCENTE e gostaria de convidá-lo para conhecer o nosso trabalho. Fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Precisamos divulgar o nosso PROJOVEM para que outros jovens tenham acesso às atividades realizadas, podendo assim, despertá-los para participar conosco. Funcionamos às quartas, quintas e sextas-feiras (de 8 às 10h e 14 às 16h) ao lado do CAPS. Será um prazer recebê-lo!

Atenciosamente, Anna Carolina (professora de dança).

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

QUE PAÍS É ESTE...Estamos presenciando o fim... é "no limite", é "a fazenda", é o BBB....; até onde vai isto e vamos achar que está tudo normal ? As famílias estão se deteriorando por falta de convivência, respeito e identidade. Particularmente, eu não tive o prazer de ter filhos, mas tenho afilhados e sinto dificuldade em orientá-los... Portanto, peço a vocês que tiveram o prazer de ter filhos, que conversem mais com eles, tomem um sorvete, batam uma bola; enfim, sejam pais. Peço-lhes desculpas pela mensagem, mas o problema é sério...colhemos o que plantamos e nossa semente é boa; então, porque perdê-la?

 

JOSE MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

CARO JORNALISTA RAIMUNDO MARINHO, no último dia 04 de setembro, aconteceu em Brumado a etapa regional do FACE ,e o estudante SERGIO AMADOR do Colégio Boaventura foi o vencedor e irá representar a DIREC 19 da final em SALVADOR. Se possível gostaria de contar com vosso apoio no sentido de fazer uma reportagem sobre o aluno e uma entrevista. Aguardo sua reposta. Abraço. JOSÉ MARIA DE JESUS

 

Leonardo
leonardomt@hotmail.com

Gostaria de parabenizar o jornalista Raimundo Marinho pelo belo trabalho. Prezado Celso, ao responder o comentário sobre a inserção dos afro descendentes no convívio social você acha que não é nada, que pena quanto racismo da sua parte, os afro descendentes já são, em sua maioria, pessoas excluídas imagine quilombos, você realmente fazia parte da administração anterior que ignorou as comunidades quilombolas de Livramento por cerca de 20 anos. Que pena, em pleno século XXI, você acha que inserir mais de 1000 pessoas no contexto da sociedade não é nada. Gostaria de saber o que faz da vida, porque se for um cidadão graduado em algum curso não deveria tecer este comentário e se não for graduado jamais será porque não sabe o significado de inserir um povo no meio social. As políticas públicas de um municípiotambém estar na assistência social. Pois é Celso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)  fez um excelente trabalho nas comunidades quilombolas de Livramento, alguns até de grande destaque serviram para incentivo das Comunidades quilombolas de outros municípios da Bahia. Respeitosamente.

 

Timdolla
timdolla@bol.com.br

O desfile cívico do dia 7 de setembro em Livramento de Nossa Senhora foi espetacular, as escolas que desfilaram fizeram bonito na avenida Presidente Vargas, expondo um pouco dos problemas que vem fazendo parte do nosso cotidiano, a contaminação do meio ambiente. Falaram-se muito em preservação ao meio ambiente, mas, esqueceram de falar da contaminação da nossa Cachoeira, do esgoto de Rio de Contas que será lançado no Rio Brumado. Qual teria sido a causa por não ter falado sobre a contaminação da nossa bela Cachoeira? Seria a presença do "nosso" prefeito Dr. Carlos e sua comitiva no palanque, na qual assistia ao desfile?, ou medo de uma provável manifestação? Desculpa, mas, foram ingênuos. Os organizadores do desfile cívico bem que tentaram organizar o desfile, colocando cordas para separar o po vão dos alunos que ali estavam desfilando, mas, o povo não sabe respeitar determinadas ocasiões. Gostaria de dizer aos pedestres que circulam pela nossa cidade que o MEIO DA RUA não é lugar de ficar batendo papo, jogando conversa fora, para isso existem as calçadas, que são de uso exclusivo dos pedestres. Semana passada ia acontecendo duas fatalidades, um grupo de pessoas conversando no meio da rua quase foram atropelados por uma motocicleta, os pedestres se sentem numa zona rural, no meio de uma capoeira, na qual não tem tanto movimento como no centro de uma cidade. A nossa Livramento é uma cidade muito mal iluminada, algumas ruas e avenidas tem uma precária iluminação, alguns postes se encontram sem lâmpadas, e a taxa de iluminação é muito alta, sem contar com as freqüentes quedas de energia em nossa cidade. É preciso aumentar a capacidade da ESTAÇÃO que fornece energia para nós Livramenteses. Forte abraço Livramenteses.

 

PITÁGORAS SANTANA FERNANDES
pitagorasfernandes@gmail.com

Sr. redator: Fazendo uma busca na net por um amigo querido que o destino e o tempo nos afastou, encontrei um link em sua página com o seu nome (JOSELITO CARDOSO SOARES), onde ele figura como membro do Conselho Tutelar desta cidade. Não sei se trata da mesma pessoa, este meu amigo é natural de Brumado-Ba e estudou comigo na década de 80 em Pojuca-Ba. Desculpe-me se pareço presunçoso em fazer-lhe tal pedido, mas seria uma gentileza fraterna se pudesse me dizer algo a respeito sobre a questão. Poderia tratar-se da mesma pessoa? Agradeço sua ajuda com um fraterno abraço.

 

jair do carmo silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Eu tive muito azar na minha vida. Sempre fui um cara responsável, dedicado ao trabalho, enfim,  uma educação bastante rígida, passei dificuldades, muita pobreza, não tinha eu um centavo para comer um lanche na escola, olhava meus colegas comerem e morria eu de vontade, esperava chegar meio dia que a fome apertava, tirava notas ruins, usava fardas velhas e costuradas onde estavam rasgadas e quando chegava meu boletim com notas baixas, meu castigo era certo. Comecei a trabalhar, aos 12 anos de servente de pedreiro, trabalhava um turno e estudava no outro, eu era muito magro, fraco por motivo de uma péssima alimentação, ou talvez não  tinha  nada pra comer, mas tinha que trabalhar, tive várias profissões, cheguei a trabalhar em casa de família pegando lixo na cozinha e varrer quintal, já vendi quadros de porta em porta, remarquei remédios em farmácia, ganhava comissão, não dava pra nada, mal dava para mim sustentar. De lá pra cá, enfrentei vários desafios, ajudei levantar o fórum municipal, pegava tijolos com tio prazino na matinha, já trabalhei com carro de som, fiz nome em pinturas artísticas, onde procriei uma marca registrada "SCORPIONS" aprendi tatuar e ter um grande dom para modelar corpo, enfim, sou pioneiro em academia em Livramento, hoje não posso falar que estou realizado, deveria sim, ser um cara realizado financeiramente, mas tudo custa caro na vida da gente, quando fazemos maldades, pagamos por ela, por isso que Deus ainda não iluminou meu caminho, ELE, ta me testando pra ver a minha resistência e tolerância, mas acredito-me, que um dia serei um cara vitorioso, mas sabendo que tendo paciência, tudo se realiza da melhor maneira possível. Hoje vejo como a vida é tão maravilhosa para tanta gente. Hoje é tudo mais fácil, filhos estudam em escolas boas, uns nem precisam trabalhar, porque já nasceram em berço de ouro, mas aqueles que necessitam de uma profissão, que já nasceram burros, precisam mesmo estudar muito para ser alguém na vida e ainda reclamam da situação, acha quem paga tudo e ainda reclamam. Tudo que consegui na minha vida, foi através de meu suor, mas talvez se eu apelasse para o outro lado, (DROGAS), quem sabe estaria em boa situação como vejo muitos aqui em Livramento, entram  no comércio errado, destruindo lares, famílias, para terem uma vida de bacanas, sombra e água fresca, talvez eu seria também um cara muito valorizado, se estivesse nas esquinas, fumando pedra de craque, cheirando cocaína ou com um cigarro de maconha na boca, ai sim, seria bastante reconhecido e valorizado pela sociedade... o mal trás a felicidade não é mesmo? Hoje to lutando, com uma academia de ginástica, tentando levantá-la aos poucos por motivo de força maior, mas acredito-me, que, tendo paciência, tudo se realiza como determina o todo poderoso "DEUS". Sou Jayr Scorpions, o mais conceituado Artista Plástico e dono da melhor Academia da cidade.

 

Maria Suely da Silva Ferreira
sueliferreiralivramento@bol.com.br

Caro amigo Raimundo Marinho, sou de livramento mas atualmente estou morando em Santos São Pulo, e sou assídua a as noticias do mandacaru da serra aqui, pois gosto de saber sobre tudo de livramento mesmo de longe e me envergonho sobre vários assuntos postados aqui, em saber que nossa terra esta uma lástima, não coloca notícias nenhuma agradável, mas a nossa não tem   um bom governante é assim, e gostaria de lhe pedir para fazer uma matéria sobre diploma do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, pois eu  sair em 1997 e até hoje não recebi o meu  diploma, e a três anos que estou pedindo e não tive sucesso, pois sempre tem uma desculpa, para dar , gostaria de saber e Sr. poderia fazer uma matéria  sobre este assunto, porque eles não dão o diploma as pessoas que lá formam pois quem saiu na primeira turma nunca recebeu, se teve alguém que recebeu o seu foi, premiado pois o meu nunca recebi, agradeço,desde já, um abraço e continue postando sempre noticia mesmo que não são boas, pois minha Terra é linda e encantadora, um grande abraço.

 

Atualizado em 04.09.2009


Paulo Lessa
lessa_34@hotmail.com

Amigo Marinho, Quero parabenizá-lo pela última matéria, estou animado como o movimento que vem sendo feito contra a EMBASA que quer a qualquer custo jogar os dejetos no nosso Rio Brumado. Todos os livramentenses devem assinar a ação para que possamos entrar na justiça e impedir este absurdo, quero também congratular neste momento com o amigo João Cambuí que colocou a sede do PC do B a disposição do movimento. O pedido que fiz ao Ministério Público para que investigasse este ato criminoso e depois propor a ação civil pública, até agora não obtive resposta, não podemos nos calar.Sua matéria chama todos nós a atenção, devemos sim nos indignar, dizer que não aceitamos tal absurdo. Os antigos falam que uma só andorinha não faz verão, mas você com sua insistência, competência e acima de tudo o grande amor que tem por Livramento vai mudar este conceito. Percebo que após iniciar um vôo solitário, já tem ao seu lado inúmeras andorinhas querendo fazer verão. Estou com você nesta luta, sei que irá entrar com duas ações, também estou analisando a possibilidade jurídica da Associação do Desenvolvimento Comunitário de Lagoa Nova, Lagoa Comprida, Papagaio, Charco e Santa Cruz, comunidades estas que consumem atualmente água in natura do Rio Brumado entrar com uma Ação Civil Pública. Pois a mesma foi fundada em 07 de setembro de 1992 estando em conformidade com o que determina a legislação em vigor. Um forte abraço a você Marinho, que Deus o ilumine para que continue sempre em defesa dos mais fracos. Abraços, PAULO LESSA.


Jefferson
jeffluzsilva@hotmail.com

Veja esse comentário sobre a EMBASA: prefeito de Camaçari, Luis Caetano, esteve em Itacimirim, na orla,e prometeu, lá se vão quatro anos e meio, revitalizar a localidade – uma das mais belas do seu município – que está completamente degradada pelo abandono. Não só não cumpriu, mas até conseguiu um parceiro para ajudar na destruição: a Embasa. Que implantou um sistema de esgoto para atender às exigências do resort do grupo português Vila Galés (fica em Guarajuba). Entre a implantação do esgoto para servir ao complexo e atender à população, passaram-se cinco anos, com a Embasa silenciosa e a Prefeitura ausente. Ainda continuam assim. Fizeram, em parceria, pior. A Embasa se encarregou de arrebentar o asfalto do acesso, à localidade, realizou, a muito custo, uma péssima recuperação igual à cara do engenheiro responsável; entrou nos condomínios privados, escavou as ruas para realizar as ligações ainda inexistentes; deixou tudo arrebentado e não atende às queixas que são feitas. O esgoto, razão da escavação, continua servindo apenas ao Vila Galés. Enquanto isso, Caetano olha tudo com cara de (inútil) paisagem, absolutamente ausente. Imagina uma Praia do Forte em Arembepe (desmedida tolice) e a Embasa faz o que sempre fez: arrebenta tudo, não conserta nada, nem leva benfeitorias. Questão de competência administrativa. Em Feira, o prefeito Tarcízio Pimenta, enquadrou a empresa de águas e esgotos: determinou a paralisação das obras. A Embasa voltou atrás e consertou o que quebrara. O que não acontece no Litoral Norte de Camaçari, especialmente em Itacimirim, diante da

cegueira da administração municipal. É, Caetano... Fala, Caetano! Ou cante se entender que é artista. O que parece que é mesmo. Dos piores.


Celso (sem e-mail)

Gente, inserir afro-descendente ou qualquer pessoa no meio é uma obrigação mesmo da prefeitura, não vi que ele fez nada demais com isso. Vamos acordar um pouco! O problema e o que não pode é o representante do "povo" fazer uso de um poder que lhe foi dado para destruir a natureza e, como conseqüência, a saúde da população. Vamos parar com essas bobagens de ficar dizendo que a prefeitura organizou determinada palestra ou que está visitando fulanos e beltranos: ISSO NAO É NADA DEMAIS! A prefeitura deveria consertar os calçamentos, impedir a rede de esgotos de ser lançada na Cachoeira, que é um PATRIMONIO HISTÓRICO E NATURAL DE NOSSA CIDADE, revitalizar o rio taquari etc e etc... Isso sim é uma POLITICA PÚBLICA! Acho que é até uma vergonha determinadas pessoas ficarem mandando e-mails para dizer que o prefeito fez visitas e organizou palestras!!! Vamos ser mais cidadãos! Cidadãos conscientes!


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

CLUBE "SEM" CALOR HUMANO - No mesmo dia da festa do Calor Humano, aconteceu a morte de minha avó Amália Ramos e Silva. Tanto minha mãe, Oneide Maria Silva Rêgo (integrante do grupo), como a minha avó sempre participaram efetivamente do clube e de suas comemorações; no entanto, faltou respeito do Clube para com minha mãe. Pensei que era um grupo unido, sem vaidade e desejo próprio; mas, não é. Mesmo assim, parabenizo aos humanos do Clube, aos "outros" a vida os ensinará.

VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA... - Tem médico(a) vendendo o diploma para dono(a) de farmácia. Após a consulta, humilhando o(a) paciente, determina em qual

farmácia comprar. Tudo por dinheiro, que vergonha. Logo um(a) profissional que ganha bem e deveria ser exemplo e não se vender por tão pouco...ou será muito? Vou denunciar ao CREMEB estes (as) péssimos(as) profissionais. Deveriam valorizar a formatura...

NOTA DE AGRADECIMENTO - Agradeço ao povo de Itaguassu pela solidariedade e companheirismo de sempre. Representando este povo bom, cito os amigos João de Nair, Gonçalinho, Neusa, Dolores, Chico Fazendeiro e muitos outros. Finalizo, enaltecendo a figura, sempre alegre e receptiva, de D. Nair (Tia Nair). Muito obrigado! Um abraço fraterno a todos.

ARTERIOSCLEROSE - É uma doença degenerativa do sistema arterial, que se caracteriza pelo endurecimento e perda de elasticidade das artérias, dificultando a correta circulação do sangue. COMO PREVENIR...Evitar a obesidade; uma dieta rica em frutas, verduras, hortaliças e legumes; evitar as gorduras animais e fazer uso de peixe, magro, no mínimo duas vezes por semana; evitar sal e comidas picantes; praticar qualquer atividade física, evitando o sedentarismo; não fumar e controlar o ácido úrico. BOA SAÚDE!

PEQUENOS GRANDES AJUDANTES DO CORAÇÃO - O alho, a cebola e a pimenta podem ter efeitos benéficos sobre os fatores associados às doenças cardiovasculares. O alho, principalmente, é útil tanto no tratamento como na prevenção das doenças do coração. A cebola é ótima quando usada diariamente; pois, aumenta os níveis do HDL (bom colesterol). A pimenta tem atividade fibrinolítica, isto é, aumenta a capacidade do sangue para destruir coágulos potencialmente nocivos. Pois é, só depende de nós. Reeducação alimentar e atividade física complementam um quadro saudável para o dia-a-dia. BOA SAÚDE!

ALERTA AOS MÉDICOS - Alguns balconistas estão "trocando" a prescrição médica. Recomendo, com todo respeito, que comuniquem aos pacientes a importância da consulta. Prescrição é para ser seguida "ao pé da letra". O sucesso ou não da consulta depende do paciente e da farmácia; logo, é bom cada um assumir a sua responsabilidade. BOA SAÚDE!

OPERAÇÃO VASSOURA DE BRUXA - Qual foi o resultado ? Tá todo mundo rindo pelos "butecos" da cidade e outras instituições do mesmo quilate. Para que a operação ? Chega de balela...

ALERTA GERAL... - Algumas empresas, de mentira, estão passando de casa em casa oferecendo "veneno domiciliar" para todo tipo de bicho. Fique atento, peça o endereço e telefone da empresa, constate a veracidade e só assim contrate o serviço. Proteja-se!

AVISO AOS MÉDICOS ÉTICOS - Suas prescrições estão sendo alteradas por balconistas inescrupulosos, causando desvio da cura e descaracterizando a consulta.

Quando o paciente não sara, fala que o médico não é bom e que o remédio não é de qualidade. Portanto, sobra a "fama" para o médico e não para o balconista. Logo,

seria interessante que o médico, no momento da consulta, alertasse o paciente da

importância de não trocar a receita. É, apenas, uma sugestão. Obrigado!

GRIPE H1N1 - Os livramentenses não estão tratando, esta gripe, como deveria. É sério o problema. Além dos balconistas que estão trocando a medicação prescrita, muitas vezes, o paciente não usa os medicamentos até o final do tratamento, nem faz o repouso recomendado. Todos nós estamos vulneráveis. Qualquer sinal de febre, falta de ar e tosse, procure o médico e BOA SAÚDE!


Diego Lessa Dourado
dilessa@hotmail.com

Parabéns ao jornalista Raimundo Marinho por esse veículo que tanto nos informa sobre os acontecimentos em nossa cidade maravilhosa e região. Ha alguns meses atrás, critiquei a LDL (Liga Desportiva de Livramento), pela falta de organização dos campeonatos em nossa cidade, mas, depois de freqüentar alguns jogos do atual campeonato de futebol amador de livramento, percebi os esforços dos organizadores para a realização do campeonato desse ano 2009, a volta de alguns times que estavam "esquecidos" (HUMAITÁ e o LIVRAMENTO), das torcidas, do "sambão", era perceptível a alegria das pessoas na torcida pelo seu time. Parabéns a LDL. Esperamos agora, que retornem com o campeonatos de futsal, temos estrutura e condições, falta interesse dos organizadores. Forte abraço a todos os livramentenses.