Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 26.08.2010, 16h

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

SAÚDE / MULHER = A Bayer Schering Pharma disponibiliza, através do site www.gineco.com.br, informações sobre saúde feminina em todas as fases da vida da mulher. Médicos renomados concedem entrevistas esclarecedoras sobre as questões que envolvem a saúde e a satisfação da mulher. Portanto, vale acessar e qualquer dúvida mais urgente procure um (a) ginecologista... eu disse ginecologista ("MESMO"). É que, em Livramento, há médico que quer ser "DEUS”... é cirurgião, ginecologista, psiquiatra (ele devia procurar um), urologista, cardiologista...; enfim, tudo. Chega!!! Atualmente, o município, dispõe de especialistas em várias áreas como as que citei e existe, no setor público municipal, a Policlínica e a telemedicina; logo, não há necessidade de nenhum médico "faz de tudo". Fique atento e denuncie todo e qualquer charlatão. BOA SAÚDE!

REFLEXÃO... Hoje em dia, a doença mais terrível do Ocidente não é a tuberculose nem a lepra, é a sensação de ser indesejado, de não ser amado, de ser abandonado. Tratamos as doenças do corpo por meio da medicina; mas o único remédio para a solidão, para a confusão e para o desespero é o amor. São muitas as pessoas que morrem neste mundo por falta de um pedaço de pão, mas são muitas mais as que morrem por falta de um pouco de amor. A pobreza no Ocidente é outra espécie de pobreza; não se trata apenas de uma pobreza de solidão, é também uma pobreza de espiritualidade. Há uma fome que é fome de amor, como também há uma fome de Deus. (Teresa de Calcutá). Reflitam!!!

Diego Lessa Dourado
dilessa@hotmail.com

Mais uma vez os festejos do Bom Jesus do Taquari foi um espetáculo, com os fiéis lotando as novenas, com as apresentações feitas pelas comunidades, e pela organização; a celebração da missa do dia 6 foi maravilhosa, o único problema é que não tinha lugar com sombra suficiente para os fiéis assistirem a missa, o calor era intenso. A noite com a carreata das motos e dos carros, para serem abençoados, também teve o seu brilhantismo, muito organizada, todos no intuído de benzer o seu veículo. Já a comemoração de Nossa Senhora do Livramento, que é a padroeira da nossa cidade, não vem tendo a mesma alegria, pois o evento está muito limitado. Por ser um evento comemorativo a padroeira da cidade, deveria ter uma estrutura mais abrangente aos bairros, cada novena deveria ser realizada em um bairro diferente até a véspera e da missa do dia 15, fazendo com que assim a população participe mais do novenário. Lembro-me de quando era criança de como era diferente as novenas, tinha as barracas, palco para festa, e as ornamentações eram mais organizadas, a própria igreja poderia colocar a sua barraca, para vender produtos artesanais, seus produtos religiosos, seria uma forma da população contribuir com o evento. Desde já parabenizo aos organizadores dos dois eventos, em especial aos organizadores do evento do Bom Jesus do Taquari, pela organização e pelo empenho. Forte abraço.

Marcelo Santos Santana
mrsantos2010@hotmail.com

Comunicamos aos estudantes da região que nos shows de Chiclete com Banana bem como no de Vitor e Léo que acontecerão em Brumado todos os estudante pagarão meia-entrada. Isso se dar por um Decreto Municipal assinado pelo Prefeito Eduardo Vasconcelos que garante o cumprimento da Lei já em vigor. Portanto fiquem atentos e venham com as suas carteiras e exija seus ingressos pagando a metade do valor.

Diego Lessa Dourado
dilessa@hotmail.com

A tentativa de adiamento pela 5ª vez do júri popular fracassou, e o assassino das duas filhas Robson Cordeiro, foi a júri popular nesta quarta-feira (18/08/2010), sendo condenado por mais de 49 anos de prisão. Bem que se diz aquele velho ditado “A justiça tarda, mas, não falha”. O nosso senhor DEUS escutou as preces da mãe Maraíza Lessa e de toda sua família e amigos pela justiça. Enfim Maraíza e sua família estarão mais tranquila após o julgamento. Forte abraço.

CARLOS OLIVEIRA
CARLOSROBERTODEOLIVEIRA31@GMAIL.COM

PARABENS MEU AMIGO, POR DEIXAR NAO SO LIVRAMENTO BEM INFORMADO DE TUDO. ADIMIRO SEU TRABALHO. HOJE MORO EM FEIRA DE SANTANA MAS, ESTOU SEMPRE AKI NO MANDACARU ME INFORMANDO DAS NOTICIAS, PARABENSS ABRAÇO

Noelson Souza Silva
noelson30@hotmail.com

COMUNICADO IMPORTANTE - A COELBA INFORMA QUE A INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA OCORRIDA DA NOITE DE ONTEM, DIA 08, ATÉ A MADRUGADA DE HOJE, DIA 09, EM LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, RIO DE CONTAS, JUSSIAPE, DOM BASÍLIO, PARAMIRIM, ÉRICO CARDOSO, CATURAMA, RIO DO PIRES, BOTUPORÃ E TANQUE NOVO FOI CAUSADA POR DEFEITO EM EQUIPAMENTO DA REDE ELÉTRICA. DESDE O INÍCIO DA INTERRUPÇÃO, TÉCNICOS DA EMPRESA FORAM ACIONADOS E TRABALHARAM ININTERRUPTAMENTE PARA RESTABELECER O SISTEMA O MAIS BREVE POSSÍVEL. A COELBA LAMENTA A FALTA DE ENERGIA E COLOCA-SE À DISPOSIÇÃO PARA OS ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS. Em 09.08.2010 - COELBA - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO. Esta é a resposta a perguntas que fazem sobre o que ocorreu no dia 08/08, quando ocorreu a queda de energia. E estamos à disposição para qualquer outra duvida a respeito do ocorrido e outras dúvidas

UILSON LIMA RODRIGUES
uh.rodrigues@bol.com.br

Raimundo, estamos com saudades, ficamos sem a cobertura das festas: Taquari, 15 agosto, votação de Carlão etc., O Mandacaru é o jornal dos Livramentense, abraços popó.

Jose Ronaldo Schettini
jose.jronaldo@gmail.com

Raimundo Marinho. Mais uma vez venho utilizar este espaço para lembrar das necessidades urgentes do Distrito Mato Grosso.Não vou falar de água tratada pois a promessa,segundo os atuais administradores o projeto será refeito. O tema que mais nos incomoda (moradores),é o acesso para o colégio,posto de saúde e quadra de esportes.O Prefeito já esteve visitando o local e verificou as dificuldades que crianças,idosos passam para escalar a subida.Existem pessoas com

difilcudades de locomoção que tentam passar pelo local e não conseguem chegar ao seu destino.A boa vontade da vereadora Madalena,que por sinal, toda vez que vai ao Distrito,passa com muita dificuldade pelo local,não resolveu o problema. Não temos mais para quem apelar.

PS.Parabéns para quem teve a iniciativa de fazer melhoramentos na estrada até Mato Grosso.

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Estaremos comemorando nessa eleição 25 anos de democracia no Brasil,iniciada com a eleição para presidente o Tancredo Neves. Em Livramento teremos Marizete (candidata da situação) e Nelson Leal (candidato da oposição).A eleição de Nelson Leal é certa independente dos votos dos livramentense,segundo seus assessores,mas certamente com quantidade de votos bem menor que a eleição anterior,reflexo de um passado que envergonha,um presente desalentador limitando-se ao loteamento de cargos,maneira retrógrada de se fazer política e um futuro ainda pior coroando com o fim do LEALISMO na cidade. Como é tradição na cidade será iniciado o bolão de apostas,quem terá mais votos Marizete ou Nelson Leal ? quem desejar fazer uma fezinha é só contactar com Chicão do bar inferninho.

Atualizado em 11.08.2010, 22h

Josemar Miranda Silva
silva-josemar@bol.com.br

Gostei muito desse artigo feito pela colega de profissão Carmen Lúcia S. Barbosa e resolvi lhe enviar para que possamos efetuar um raio X da educação pública do nosso estado e pais:

CRISE DA ESCOLA PÚBLICA

Por Carmen Lúcia S. Barbosa

Vivemos na era da pós-modernidade, onde os valores culturais cederam lugar para novos valores econômico. Vivemos a era de grandes crises: crise de conceitos, crise de valores crise da educação, etc. A escola pública, que segundo José Líbano (2002) deve ser o local reservado para o debate, e a construção do conhecimento, a edificação do saber; espaço reservado para a sistematização das idéias; escola como espaço cultural dedicado a maioria da população desprivilegiada transforma-se em palco de desmando, responsável pelo alojamento de alunos liberando os pais da responsabilidade de darem educação doméstica, com a perda do controle da educação dos seus filhos. Ante a tudo isso, a sociedade espera que solucionemos esta questão.

Estamos assistindo bestialmente a era do capitalismo globalizado, onde não existem fronteiras para as relações econômicas, principalmente do ponto de vista das negociações das grandes potencias como EUA, Japão, Inglaterra, ou seja, os tigres asiáticos, os quais em proveito dos países periféricos como Brasil, Argentina e outros. Continuamos a alimentar esta cadeia econômica, gerando riquezas para as grandes potências e pobreza para nós latinos, na medida em que copiamos modelos políticos econômicos e sociais.

Vivemos numa sociedade do descartável, consumindo desesperadamente todos os produtos que nos são apresentados pela mídia. Neste frenesi do descartável, ditado pelas regras do capitalismo globalizado, que rege o processo educativo para as leis de mercado, nosso alunado transforma-se em cliente e este deve orientar sua educação para aquilo que vai ser mais rentável. Nesta arena de grandes negócios, há muito que se rever, especialmente, o papel da escola pública hoje, e o papel do profissional da educação nesta instituição. Segundo Ricardo Franklin, (1995) a escola pública esta sucateada, pois o governo retirou sua responsabilidade de gestor desta instituição, entregando nas mãos de particulares que direcionam a educação para áreas lucrativas do comércio.

Paralelos ao novo modelo econômico surgem novos modelos de educação que não permitem aos pais darem, sequer, uma palmada nos filhos para não traumatizá-los ou falar de forma bastante ríspida, como nossas mães faziam quando não estávamos querendo estudar. Tudo isso hoje é proibido, sob o argumento de que não coagir a criança e/ou deixá-la deprimida, pois os órgãos de defesa do menor e do adolescente, a saber: o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, não permite tais abusos. Impossibilitados de efetivar o devido corretivo, os pais entregam seus filhos à escola para os educadores resolverem a educação domestica e técnica. Como? Se a escola também está com suas vias limitadas, pois o medo se abateu sobre toda a instituição. Medo de punir devidamente a aluno, pois o ECA, Conselho Tutelar, Ministério Público, todos estes órgãos não permitem punições aos alunos, independente do que o aluno faça, este deve permanecer na escola, pois a escola se transformou na atualidade num depósito para as crianças, que as famílias se omitem em participar de sua formação e, até mesmo educação.

Daí, a pergunta que tem mexido muito com o imaginário das pessoas que trabalham na área de educação. Que tipo de educação estamos transmitindo para os nossos jovens? Frente a uma economia globalizada em que o valor estar em ter muito dinheiro. Será que a ética, honestidade a moral e a integridade estão fora de moda? Jovens que sonham com uma vida de contos de fadas, sem fazer esforços para subir na vida, sonhando em ser um grande jogador de futebol, ou vender produtos ilícitos ou casar com o jogador ou ser modelo, vários outros caminhos que a sociedade oferece sem ter que necessariamente sentar em um banco de universidade. Todos esses caminhos levam muitos jovens a concluírem que não precisam estar em uma escola, porém, a grande surpresa para muitos é que estes outros caminhos não levam a um final feliz, como nos contos de fadas, mas afinal a se tornares personagens de filmes de terror.

Será que estamos vivendo a era da barbárie? Pois, a permissividade e o desrespeito vêm acontecendo no cotidiano da vida escolar. No início do ano ficamos sabendo através das páginas policiais do jornal que um professor de escola de cajazeiras foi esfaqueado pelas costas por um aluno. No mês de maio deste ano, na escola Eduardo Bahiana, uma professora da disciplina Língua Portuguesa foi desrespeitada por uma aluna, que por pouco não a surrou, no início do mês de julho, a mesma aluna por não ter se preparado devidamente para apresentar um trabalho que seria apresentado para a turma, dedicou o tempo que lhe era devido para fazer uma explanação de palavras torpes de baixo calão, colocando a moral e o respeito na lata de lixo.

Trabalho a dezesseis anos no Eduardo e nunca presenciei cena tão dantesca, mais parecia um filme pornográfico, segundo a aluna o show de interpretação pornográfica foi para não me surrar como se fosse normal o espancamento de professores. Cada dia que se passa fica vidente o desrespeito ao profissional de educação, neste novo modelo de sociedade, ditado pelos meios de comunicação que tanto têm contribuído para a deformação de valores morais. O mestre dos conceitos torpes entra nos lares de muitas famílias nos horários nobres, ensinando como desrespeitar idosos, como prostituir criancinhas, como bater nos pais e muitas outras formas de como dá o xeque mate na ética e na moral.

O trabalho do profissional de educação que leva em média 10 á 15 anos para formar um cidadão, leva em média para ser destruído alguns meses proeza exercida pelas novelas das emissoras de TV. Somos ainda um país de grande desigualdade social, que só será reparado quando houver um investimento maciço na educação, oportunizando a todos de forma justa, a receber uma educação de qualidade. É preciso mais do que boa vontade e projetos engavetados. A escola precisa de regras rígidas, terem autonomia junto ao colegiado para tomar decisões e de um novo direcionamento e encaminhamento a novas diretrizes para fortalecer as decisões coletivas do corpo docente.

A transformação da sociedade depende do compromisso do governo com a educação pública. É impensável existir um modelo de progresso econômico, sem que haja investimento maciço na educação, países como China e Japão que deram um salto na economia, investiram pesado na educação. Para garantir o desenvolvimento educacional, no Brasil, é preciso estabelecer limites, hoje vejo a escola pública muito permissiva, ou sem forças para atuar junto ao alunado com firmeza. Ao aluno quase tudo é licito, lembrando do aluno que esfaqueou o professor no Edivaldo Brandão, este está de volta à escola para estudar, que sociedade é esta que a tudo permite? Será que é a sociedade da certeza da impunidade? Ou pior, a de que o crime compensa e é protegido por leis, ou por pessoas que pensam que a violência nunca vai chegar até si? Atualmente, o número de professores doentes com depressão tem aumentado consideravelmente.

O alunado precisa perceber que a escola pública contribui para a formação de idéias e valores que impulsione uma transformação social, mas esta transformação só será viável com limites a serem estabelecidos. É preciso uma escola que mostre autoridade, nós educadores não podemos ser reféns dos alunos, o medo não pode imperar sobre a escola, não podemos permitir essa inversão de valores ou a escola acaba com a impunidade ou esta nova ordem ditada pelo desmando imperara sobre a escola pública. Há quem interessa tanto desmando? Que pena! Que as pessoas que precisam tanto desta escola, não se dê conta de que, quanto menos educados, mais ricos se mantém as elites dominantes deste país e mais pobres continuam as pessoas que desta escola precisam.

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

SAÚDE / GLIOMA = Um tipo de tumor cerebral feito de células gliais. A maioria dos gliomas é maligna (cancerosa). Como em outros tumores no cérebro, os sintomas incluem dor de cabeça, vômito e pressão no trato nervoso. Pode haver deterioração progressiva, física ou mental, como surdez, cegueira parcial ou mudança de personalidade. Outros sintomas sugestivos do tumor são tremores e convulsões. O diagnóstico pode ser confirmado por estudos de tomografia computadorizada do crânio, eletro encefalograma (EEG) ou outros exames específicos. Um glioma não pode normalmente ser removido completamente. O tratamento costumeiro é remoção parcial, seguindo-se radioterapia ou quimioterapia. A evolução científica é constante e o tratamento acompanha esta evolução. Qualquer sinal de dor de cabeça persistente e constante procure um neurologista e não use medicamento sem prescrição médica. BOA SAÚDE!


SAÚDE... GESTANTES: Alimentação: Mantenha hábitos alimentares saudáveis comendo verduras, frutas, cereais, leite e proteínas. Atividade física: Não é recomendável fazer atividades físicas nos três primeiros meses de gestação e procurar orientação do obstetra. Álcool: Pode restringir o crescimento e causar complicações cardíacas e má-formação; logo, deve ser evitado. Sexo: Divirta-se, pois o movimento do fluido amniótico (que envolve o feto) abranda o feto. BOA SAÚDE!

 

Atualizado em 01.08.2010, 19h

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

AGOSTO... FÉ COM SOLIDARIEDADE: Que o Bom Jesus do Taquari e Nossa Senhora do Livramento iluminem o caminho de todo e qualquer livramentense, fazendo com que a fé e a solidariedade sejam constantes diárias no dia-a-dia entre os co-irmãos. Amém!

SAÚDE... DISTÚRBIO "HISTERIA" = No sentido popular, a histeria significa uma resposta emocional excessiva, mas os psiquiatras a definem como um distúrbio no qual a pessoa desenvolve sintomas de doença (mental e/ou física) por motivos inconscientes. O desenvolvimento da histeria pode permitir que a pessoa escape de um estado de produção de ansiedade ou situação em que enfrente risco de vida. Nesta época eleitoral há muita "histeria”... sem remédio. Que o eleitor tenha muita tolerância e sabedoria para escolher o melhor para Livramento, para a Bahia e para o Brasil. Boa sorte e BOA SAÚDE!!!

Padre Samuel Neves Silva
comidlivramento@maxxnet.com.br

Aniversário da Diocese de Livramento - Neste mês de Julho, dia 23, a diocese de Livramento completou 43 anos de criação. Situada no sudoeste da Bahia envolve 20 municípios no sertão e na chapada diamantina. A diocese vive o Projeto de Iniciação à Vida Cristã, motivada pela III Carta Pastoral do Bispo Diocesano, Dom Armando Bucciol, que tem como tema: A Iniciação Cristã e seus sacramentos; Banhados em Cristo somos novas criaturas. Nesta carta, Dom Armando retoma as orientações pastorais para os sacramentos da iniciação cristã e propõe um estudo e aplicação do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). Este ano toda a diocese realiza um trabalho de formação e organização da Pastoral do Batismo. Dias 24 e 25 aconteceu (acontece), no Centro Diocesano de Treinamento Pastoral em Livramento de Nossa Senhora, o Encontro da Pastoral Litúrgica, com ênfase para a Liturgia do Batismo.

E ainda: Dia 25 de julho (último domingo do mês) foi escolhido como o dia diocesano do Dízimo. Todas as paróquias realizaram encontros sobre o dízimo ao longo do mês e encerram o Mês do Dízimo rezando e incentivando esta experiência de Partilha e compromisso de amor entre os fiéis. Outro momento forte na caminhada da diocese será a realização da IV Semana Missionária Diocesana, de 18 a 24 de outubro, na Paróquia São Sebastião em Tanhaçu. Com o lema: Um jeito novo de Evangelizar, as Santas Missões Populares irá envolver missionários e missionárias de todas as paróquias da diocese nesta caminhada de Evangelização. (Pe. Samuel Neves Silva - Coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e Pastoral do Dízimo

Pedro Paulo Rocha Pinto
pprpinto@hotmail.com

Diplomacia lulista - Caro Raimundo, há um post do senhor a respeito de uma crítica da revista Veja à diplomacia lulista que gostaria de comentar, de início acho que o senhor se confundiu ao dizer que a Veja é imparcial, acredito que queria dizer “parcial” já que a mesma “tende a defender interesses empresariais”, e a própria matéria que cita mostra essa parcialidade no campo político. A revista ao criticar a diplomacia brasileira mistura alhos com bugalhos para confundir o leitor (e eleitor), já que o fato de o Brasil comercializar com países cujo regime é ditatorial não significa que lhes dá guarida. Esse pensamento maroto só existe no núcleo pensante da oligarquia midiática brasileira, para quem fatos nunca pautam matérias, aliás, alinhavam-nas para seus repórteres escreverem. Se há uma coisa que esses oito anos de governo Lula tem mostrado é o respeito à democracia, aos direitos individuais e à liberdade de expressão.

A Veja critica o governo em relação ao comercio com a África desde o primeiro dia em que Lula pisou os seus pés naquele continente, o que a mídia brasileira sempre defendeu foi uma política alinhada automaticamente à Norte Americana, como faziam governos passados. Lembro-me de que quando a ALCA começou a ser esboçada os nossos jornais já se excitavam denominando-a como a galinha dos ovos de ouro, porque, segundo o que difundem, o que é bom para os Estados Unidos é bom para nós. Lembro-me da propaganda que fizeram do NAFTA. Este era, segundo notícias que líamos, o protótipo do que poderia vir a ser a ALCA, modelo de desenvolvimento, fartura, empregos, e rasgavam-se em elogios aos mexicanos pela visão comercial apurada por terem aderido a esse tratado de livre comércio em vez de sair comercializando com países pobres ou insistir em acordos sem futuros como fizemos nós, do lado de cá da América, apostando no Mercosul.

Hoje, pelos mesmos jornais sabemos que o México está com a sua economia atolada e atada, pois o comprometimento do seu comércio exterior chega a quase 100% com os EUA em virtude do NAFTA, e as benesses que colheria não vieram, em vez disso, os mexicanos estão mergulhados numa crise social e econômica que há muitas décadas não se via, estão agora, como nós já estivemos no passado, de cuia na mão pedido dinheiro ao FMI. O governo brasileiro ao contrário do que a mídia apregoava previu a esparrela que seria ALCA e não deu bola para as críticas infundadas dos nossos principais jornais e revistas, diversificou o nosso comércio exterior. Lula foi à África, Ásia, Oriente
Médio, e independente do tamanho ou poder econômico de uma nação fechou negócios. Quanto à ALCA tão propalada pela Veja, Lula sabia que só seria interessante para duas nações: Os Estados Unidos e o Brasil que só a Veja enxerga.                                              

Edvando Santos Cordeiro
edvandofc@hotmail.com

Sobre o artigo do professor José-Mar - Olá professor, que satisfação em poder falar contigo!! Li seu artigo publicado no jornal, e quero concordar totalmente com você. Aqui em São Paulo é realmente a tal da progressão continuada...  (http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1306p.PDF), o governo local, PSDB (José Serra) fez com que a educação conseguisse chegar ao labirinto mais fundo, contratou um engenheiro para ser secretário do estado, na educação, colocou os professores uns contra outros os dividindo por classificação. Vou resumir: quem é professor a partir de julho de 2007, que é o meu caso é chamado de categoria "O", já os de antes são chamados de categoria "F" e "L", além das categorias "I" e "S" que compõem o restante da categoria.

Toda essa bagunça, fez com que o professor se preocupasse mais com sua situação profissional, pois, os da categoria O, S, I, L perderam o direito a abonada, eram seis anuais agora são 2, ou seja durante o ano se você ficar doente mais de duas vezes e já tirou as abonadas, você leva falta, mas se você tiver acima de três faltas, a direção, pode lhe despedir sem direito a nada. Diante desse processo acabamos deixando livre para o governo criar novas regras de escolarização.  A progressão continuada é uma delas, mas não é só isso: as crianças da capital, não tem perspectiva, suas crenças estão baseadas em programas de TV que são deseducativos. Ainda me lembro em 2008, quando estava em sala de aula numa 7ª série, na Escola Estadual Edgard Francisco, aqui em Taboão da serra, quando fui fechar a porta da sala um aluno de 12 anos de idade correu na frente, pôs seu pé entre a porta e a parede (batente) e me disse : "fecha a porta ai pra você ver se eu não lhe denuncio para a diretoria de ensino, fecha ai e me machuca pra você ver".

Pois é meu amigo o governo faz tudo certinho, os alunos adoram poder conhecer e usar seus direitos, não cumprem seus deveres, pois, devido a progressão continuada eles são empurrados para as séries subseqüentes. A qualidade do ensino por aqui não existe. Atualmente quem educa os jovens são os programas de TV, como pânico, malhação, Faustão, as telenovelas e os pagodes de corno da vida. Desculpa-me o desabafo, por aqui tá difícil de trabalhar e viver. Estive em Santa Catarina nesse recesso de julho e estou pensando profundamente em morar por lá, num estilo Europeu de vida. Abraços e até mais...

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

OCORRÊNCIA NATURAL OU VANDALISMO - Pouco importa se foi uma ou outra, pois o que aconteceu teve uma conseqüência altamente danosa para a arte e para o visual da paisagem da Serra das Almas. Ao se adentrar a parte mais amena da subida para Rio de Contas sempre nos deparávamos com a figura emblemática da “Nega do Zofir”, por isso a partir da sua ausência inesperada nossos olhos foram surpreendidos pela falta do seu visual, característica da obra e da arte do grande amigo Zofir Brasil. Mas é assim mesmo. As coisas vem e as coisas vão. Mas diante de tão nefasto acontecimento tenho uma proposta para as comunidades envolvidas. Afinal, a casa da serra, a cobra, a caverna do eremita e a Nega do Zofir, são como patrimônio da humanidade, embora numa escala mais singela, posto que são regionais e setoriais.

Vamos esquecer o fato de haver dúvidas se foi natural ou provocado o ocorrido. Vamos nos centralizar na sua recuperação. Vamos esquecer o poder público.  Vamos unir as comunidades num mutirão formidável e recompor a obra em pauta. As grandes obras do mundo antigo foram desenvolvidas com a força bruta pelas mãos dos escravos. Então, por que não podemos recolocar aquela obra maravilhosa no seu devido altar através da junção das forças livres da nossa comunidade? E digo mais. Por que não, além da Nega do Zofir, se dá um destaque aos painéis da cobra e da casa na encosta da serra reacendendo as suas cores? Assim como também uma limpeza e destaque à gruta onde viveu o eremita, para possível visitação pública? São proposta para utilização talvez para programas turísticos nas regiões de Livramento e Rio de Contas. Fica aqui as sugestões.

Paulo Marques de Oliveira
paulomoliv@hotmail.com

INDAGAÇÕES QUE PRECISAM DE RESPOSTAS CONCRETAS - Pra início de conversa, parabenizo o vereador Paulo Lessa pela mudança de postura, quando comparada com as assumidas em outras gestões. Hoje ele mostra coerência, disposição e dedicação ao ofício assumido com o povo de Livramento. Neste mandato, esse vereador tem sido realmente um show! Está dando aula de como participar dos debates; fiscalizando e, democraticamente de forma consistente, combatendo com muita consciência em prol da maioria e do bem comum.  Como deve ser um vereador,está sempre contra todo esse desmantelo que virou a nossa cidade nas mãos desses que são pagos com o dinheiro do povo para administrar e se retratam incompetentes, debochados e irresponsáveis com tantos descasos com Livramento e suas coisas como a praça e o mercado da feira que hoje mais parece um depósito de entulho e bugigangas, numa total desorganização.

Pessoalmente tenho observado que de tudo se encontra lá: Estrutura sem manutenção, prostíbulos de prostituição, drogas, bares barulhentos com reuniões de inúteis e viciados a falar da vida alheia, lixo espalhado por todo lado e muitas vezes em decomposição e ao amanhecer, pelos cantos urina numa fedentina repugnante. Uma vergonha sem tamanho no centro da Cidade e totalmente ignorada pela atual administração que, bem pior que as anteriores, nada vêm fazendo para mudar esse quadro sinistro. E para agravar ainda mais, protela e não resolve o problema de interdição do nosso MATADOURO. Que por essa razão, com o complicador da fiscalização sanitária recolhendo as carnes sem procedência, no mínimo tem contribuído para inflacionar os preços e tornar esse produto um artigo de luxo e de acesso a poucos. Simplesmente privando o povão de comer carne.

Os prefeitos que não conseguem ver os defeitos e os próprios erros como o nosso, deviam-se mirar nos exemplos de municípios como o de Paramirim, Macaúbas, Brumado, Caetité que atingiram suas metas e têm outras tantas em andamento. Por isso reforço e digo para os que não têm projetos e criatividade: Façam cópias, tentam imitá-los, mas preste atenção para não ficarem no ridículo. Por falar em projeto, existe um projeto de transito já elaborado por técnicos e aprovado pela a Câmara... Ah, essa mesma Câmara que foi eleita numa composição de nove vereadores e hoje com apenas uma só voz a ecoar magnificamente a favor do povo. Atuando com um presidente que, felizmente é bem menos indolente que os anteriores. Portanto merecedor também dos nossos aplausos. Pois é, Senhor Presidente, é preciso comprometimento. Portanto, a vez agora é sua e a nossa cachoeira tem que ser defendida a qualquer preço. Não teme nem retroceda como Presidente dessa Câmera e tenha autonomia nas suas decisões e atitudes. Você, como Paulo Lessa, tem tudo também nas mãos para ter o reconhecimento e os aplausos do povo da nossa terra. Aproveite e com os seus anos de experiência na casa, mostre resultados. Pois acreditamos que não tem o seu acordo nem seja de sua vontade que o nosso povo, aquele que não pode comprar água mineral continue a tomar o “suco de merda” rio-contense presenteado pela Embasa. E por incrível que pareça com o aval do prefeito Carlão que, pelo visto, nada vai fazer para reverter essa situação.

Retornando ao parágrafo anterior, esse projeto de trânsito está pronto para que seja executado pelo prefeito desde o seu primeiro mandato. Não entendo porque ele descartou e em vez de executar o projeto, pronto há tanto tempo inclusive com estacionamento anexo, fez foi reforma do jardim da Praça Dom Basílio? Cadê a reforma ou projeto para a Praça João Marques? Por que ainda não fez ou por que não faz uma pista arborizada para caminhada sem perigo na paralela da pista do Primeiro Gole até a piscina?  E a urbanização com área de lazer na lagoa da estocada?Por que razão ele nunca se interessou em solucionar os problemas do nosso trânsito? O que será que ele tem de contra a complementação da Av.Dr. Nelson Leal, onde o abandono ou descaso já gerou um lixão urbano? Essa avenida como saída ou entrada, em mão única atravessando a cidade poderá ser a mais prática e econômica das soluções para o nosso trânsito.   Cadê o plano piloto, para que a nossa cidade não siga crescendo tão desordenadamente?  Sem plano, sem projetos, sem decoro... O que seria de Livramento se não fosse esse seu povo desprovido e tão trabalhador?       

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho: Essa questão dos mototaxistas é muito fácil de resolver. Foi muito importante a criação da profissão da categoria pela lei oriunda da Câmara de Vereadores. Em muitas localidades existem tais prestação desse serviço e que é de uma importância muito grande para a comunidade. No entanto, apesar de relevante, essa categoria de profissionais tem que entender de uma vez por todas, que é absolutamente necessária a obtenção da devida habilitação para poder exercer a profissão em toda sua plenitude. Até porque a comunidade também precisa ser informada de que ao procurar usar os serviços de mototaxi com seu condutor irregular, corre o risco de num acidente não ter a cobertura do seguro obrigatório. Daí porque independente de perder votos da comunidade, as autoridades deveriam procurar uma solução plausível, ao invés de ficar protelando uma situação que é irreversível: NÃO SE PODE PILOTAR MOTOS SEM TER A DEVIDA HABILITAÇÃO.

Há alguns anos atrás criei juntamente com o CFC São Cristovão uma condição que se tomada poderia já ter resolvido a presente situação. Dentro do contingente de mototáxistas existem muitos habilitados e outros não habilitados. Dentre os não habilitados existem os que são analfabetos. Daí a sensação de que tudo tornar-se difícil. Mas no meu entender não é tão difícil assim. Existem procedimentos que envolvendo o Poder Municipal, a Polícia Militar e a Comunidade, de uma forma ampla, sem preconceitos e dotada de bons propósitos poderiam solucionar o problema. O serviço de mototaxi existe e funciona irregularmente na cidade de Livramento de Nossa Senhora sob a leniência do Poder Público: prefeitura, judiciário, polícia militar, etc. São cidadãos de bem, nossos conhecidos e que exercem a profissão, embora irregular, para dar manutenção ao seu sustento e de sua família. Então, só está faltando regularizar sua profissão para que possa trabalhar com a devida tranqüilidade não só para ele, mas para os seus passageiros. Como fazer isso? Muito prático.

Em primeiro lugar convocar todos interessados para uma reunião onde teria a representação da Prefeitura, do Judiciário, do Legislativo e Polícia Militar. Aos alfabetizados seria dado um prazo de seis meses para a obtenção da sua habilitação. Aos analfabetos seria dado um prazo de doze meses, que é o prazo para que o mesmo aprenda a ler e escrever dentro da mais nova metodologia de alfabetização de jovens e adultos da Prof. LÉA DRUPET.  Haveria uma modificação no método para que as palavras a serem trabalhadas fossem direcionadas para o seu objetivo que é a obtenção da CNH. Seria algo parecido com o método adotado por Paulo Freire.  Para o agricultor, seriam usadas palavras comuns ao seu cotidiano, como por exemplo, enxada, foice, ancinho, arado etc.; para o pedreiro palavras como, tijolo, cimento, brita, etc. No caso do motociclista, usaríamos palavras como acelerador, capacete, freio, roda, etc. Isso seria a parte prática do processo.

A parte sublimar da questão consiste num processo que não seria oficial, posto que as autoridades não podem evidentemente autorizar aquilo que é contrário à Lei. No entanto, o fato já existe há muito tempo e as ações tomadas sempre foram de caráter tímidos e protelatórios. Por essa razão, e para que possamos dar um basta a ações que podem no amanhã trazer um mal maior para a comunidade, essa mesma sociedade terá que ser tolerante para com essa categoria, de uma forma oficiosa, desde que a mesma se comprometa a cumprir os objetivos em pauta. E para que tais procedimentos sejam exeqüíveis necessário torna-se que o cidadão envolvido tenha uma comprovação que está inserido no programa de alfabetização e procedimentos para a obtenção da CNH. Evidentemente que a política deve estar fora desses preceitos, posto que os resultados terão que ser práticos e não fantasiosos. É o que proponho.