Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 27.03.2010, 21h30m

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, Saudações. São 60 anos de casamento da população de LIVRAMENTO e outras cidades circunvizinhas com o COLÉGIO ESTADUAL JOÃO VILAS BOAS. Colégio que desejei ali estudar quando criança, mas devido a condições financeira não tive este privilégio. Quero aqui parabenizar ao Diretor Jânio Soares e a toda comunidade pela brilhante homenagem que prestaram durante toda esta semana pelo sexagésimo aniversário do CEJVB. Estive na Sessão solene, gostei desde a organização, até as falas de todos os oradores, que ali discorreram com suas histórias e relataram a história do CEJVB que caminha junto com a parte boa da história de nossa cidade. Só não me agradou uma coisa, a quantidade de pessoas ali estavam presentes, havia mais cadeiras vazias do que ocupadas. Não sei em que nossa cidade esta mergulhada, se é no descaso com o que é cultura, com o que só tem a nós acrescentar ou é esquecimento de alguns. Que evento mais importante do que essa sessão solene aconteceu na noite de 26/03/2010??.

É uma pena. Quantas autoridades ali estavam? Quantos representantes do executivo, do legislativo, e da segurança pública?? Quantos representantes de escolas, representantes eclesiásticos, ou de outros órgãos?. É preciso que todos demonstrem apoio para algo tão importante no Brasil que são as organizações que trabalham na educação e formação de jovens para um mundo melhor. Não podemos fechar os olhos. Nossos filhos estão sendo adotados pelos maus conselhos. Estão se envolvendo em atividades ilícitas, estão se matando, se autodestruindo. Na Bíblia, no livro de provérbios tem uma passagem que diz: “Eduque o rapaz enquanto é moço e não será preciso punir os homens”, a escola sozinha não pode fazer tudo é preciso o apoio de todos, mesmo que seja o apoio moral. Se passarmos a dormir em berço esplendido, achando que está tudo bom, poderemos acordar com uma arma apontada para nossa cabeça. ACORDA CIDADE, ACORDAM LIVRAMENTENSES!!!

Wesley Eriton Rêgo
lojaamadorbueno@afonsocolchoes.com.br

Bom dia Sr Marinho , sou livramentense radicado em São Paulo e vejo o site mandacaru todos os dias , pois me atualiza e ajuda a matar a saudade com algumas
matérias . Pois bem , após ter lido a matéria sobre o descarte de livros didáticos em um terreno na cidade de Livramento , deparei-me com está matéria divulgada hoje
pelo site de informações bol , por isso resolvi enviá-la para demonstrar minha indignação perante a inércia dos administradores da cidade de Livramento.  

Se lermos com atenção vemos que as próprias autoridades municipais se encarregaram de denunciar “neste caso os vereadores” muito diferente do tratamento dado pelos da nossa cidade que é tão carente no quesito educação e tantos outros , provavelmente o prefeito e outros que tem o dever para com o povo nem ficaram sabendo do ocorrido, quanto mais responsabilizar os responsáveis,parece -me que tanto eles quanto a população com exceção de alguns, se contentaram com a resposta dada pela administração da escola .

O que parece é que todos estão aprisionados num sistema hierárquico ou de dependência que acabam se esquecendo dos direitos fundamentais que se tem como cidadão ,sempre baixando a cabeça ou fingindo que nada está acontecendo. Segue em anexo a cópia da reportagem citada e se ao texto escrito for passível uma correção peço que as faca pois estudei numa escola de Livramento que não tinha livro suficiente para todos , obrigado.

Veja o texto anexado:

Centenas de livros didáticos novos são abandonados entre dejetos em lixão de GO Livros didáticos como "Matemática na Medida Certa", que chega a custar R$ 80 nas
livrarias, foram abandonados em meio a dejetos em um lixão na cidade de Iporá (a 232 km de Goiânia).

Centenas de outras obras --algumas novas-- de disciplinas como português, biologia e história e até dicionários foram jogados no aterro sanitário por dois
caminhões-caçamba, segundo a Polícia Civil.

Os livros não poderão mais ser reaproveitados por outros estudantes porque já estão contaminados. No lixão, também foram achados documentos de arquivo da Secretaria da Educação de Goiás, carteirinhas antigas de alunos e fitas de vídeo.

O caso foi denunciado por vereadores. A Polícia Civil e o Ministério Público vão
investigar quem autorizou o despejo dos livros no lixão. Testemunhas devem ser
ouvidas a partir de hoje.

O governo do Estado também abriu sindicância para apurar o caso e diz que o culpado pode ser demitido. A Folha contatou a regional da Secretaria da Educação em Iporá ontem, mas funcionários disseram que ninguém falaria sobre o assunto.

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

PROSTITUIÇÃO LEGAL...A legalização da prostituição tem que ser imediata e ter todos os direitos trabalhistas. Acho interessante a diferenciação de como é feita a prostituição. Quando a mulher e/ou homem (é tem o "puto" também), é pobre é discriminado (a) pela população...quando sai do BBB e faz filme pornô e/ou tem site é profissão. Temos que igualar e legalizar. A imprensa noticia as mulheres de "beira de estrada" (principalmente as nordestinas) como prostitutas e "coisa feia"...as das novelas globais, das revistas masculinas, dos shows...são vangloriadas e ditas "artistas" e "coisa bela"...São todas iguais e a profissão é a mesma; ou seja, prostituta.

Adailson Rodrigues de Oliveira
baianodabahia@uol.com.br

Bom dia Livramento. Hoje acordei somente para lembrar que sonhei contigo. Era ainda o ano de 1997 quando chegamos a esta cidade vindos de um pequeno povoado encravado do norte de Minas Gerais. Faz tanto tempo mais ainda tenho na lembrança o dia que alcançamos o bairro do tomba surrão, praticamente na entrada da cidade. Foi lá que me deparei com as ladeiras pavimentadas de pedras irregulares que conferia certo charme ao bairro remetendo as cidades históricas de minas gerais.

Ali comecei minha vida de fato.  Estudei na escola polivalente que naquela época já era de tempo integral, pois tinha atividades como a educação para o lar, praticas mecânicas e educação física em dias alternados. Impossível esquecer a professora Cleonice e seu indefectível fusquinha vermelho alaranjado estacionando na sombra do pé de sete copas.  São tantos amigos que falar de alguém em especifico torna temeroso, pois tenho medo de esquecer algum.  Mas é impossível não lembrar os que já se foram como Maritonio, Afonsinho, Frank, Otacílio e tantos outros. É difícil falar de livramento sem falar do inferninho, da piscina e dos pulos de ponta que Rajado dava na parte rasa dela. Seria injusto não lembrar o encontro drink's e lanches, o namoro com a moça do bairro recreio, o São João da rua do areão, o passa quatro e o aniversário da cidade.

Falar de Livramento é reviver a matines do cinema do padre, o bilhar do bar do seu Josias e a pracinha construída no ano internacional da criança. As coisas mudaram, as pessoas se foram, outras vieram, abriram novos bares, os momentos dançantes nos domingos na associação dos amigos de livramento já não existem. Porem, trago na lembrança todos os bons momentos vividos nesta bela cidade. Já andei por muitos lugares, vivi na longínqua Austrália, mas em nenhum lugar desfrutei de tanta beleza como a vista que se tem da rodoviária da cidade que sem pretensão alguma observa a cachoeira do véu de noiva se despencar de cima do morro para encantos dos transeuntes.  Quem é mais feliz que eu? Talvez os felizardos que vivem nesta bela cidade e podem desfrutar nas manhas de domingo da feijoada do cafezinho. Por isto livramento, bom dia.

 

Atualizado em 22.03.2010

Marilton Matias
mariltomatias@uol.com.br

Caro Marinho, quero cumprimentar ao Sr. Josemar pela sua iniciativa ao falar de Adão da Rocha. Não é empreitada pra melhoria de sua vida, e nem tão pouco estou censurando ninguém, mas realmente o trabalho do professor Adão é muito expressivo em relação ao esporte no nosso município. O mesmo tem uma escolinha de futebol, chamada “Craque do futuro”, na qual dirige lições a meninos entre 5 a 14 anos, sempre um formador de opinião no que se refere ao slogan “esporte contra as drogas” e como ele diz: “minha alegria é que alguns garotos da escolinha atinjam o sonho do profissionalismo e os que não conseguirem o objetivo, tornem-se homens de verdade e não quero nada por isso”, lembrar que Adão já formou jogadores profissionais como Neto baiano, Matheus, Arnaldo e outros.

O professor Adão só acumula vitórias dentro do campo, só este ano que passou, como treinador, ganhou tudo no futebol Livramentense, primeira divisão com o Livramento Esporte Clube, e a segunda divisão com o Tabajara, mas fora de campo realmente encontra dificuldade, sei que toda sociedade tem o ajudado, inclusive a coordenação de esporte do município na questão de logística, mas o seu trabalho é de tanta importância junto as nossas crianças que devemos cobrar um pouco mais de todos, afinal, o futuro de muitos depende disso.

Em relação ao futebol Livramentense, o campeonato municipal da primeira divisão de 2010 já vai começar, e esta sendo realizadas as quartas feiras à noite, no colégio João Villas-boas seu arbitral. Quero salientar a dificuldade pra gerenciar um clube amador, nós sabemos que Jânio, presidente da liga desportiva, fez um ótimo trabalho de recuperação da sua credibilidade, levando ao retorno das famílias ao estádio, e também de antigos torcedores como: Rui de Godó, Sr. Pessoa, seu Vila, Jessé, Irineu, Baixinho da loteria, Carlos Aguiar, Natalino da Barrinha, Zé Araújo, Gordo de Miguel Lima, Lafaiete vereador, Marilho vereador e muitos outros.

Mas agora a função de Jânio é resgatar também os clubes, afinal são deles os artistas do espetáculo, como o Livramento, Humaitá, Cruzeiro, Tomba, Taquari e outros. Há muito tempo, sou presidente do Humaitá Esporte Clube, o mais velho em atividade no nosso município, e sei que é difícil levantar fundos pra time amador, a sociedade até que ajuda com patrocínios, mas mesmo assim não chegam a 30% das despesas, as rendas no estádio são irrisórias, pois parte fica retida no seu borderô. No momento os clubes cobram um ajuda da sua filiada LDL, para que ela repasse esse apoio. Hoje estive com o coordenador de esporte da prefeitura Osvaldo Viana, o Badim, que prometeu que haverá melhorias. Todos Livramentense sabem que campeonato realizado com a salutar rivalidade, de 30 anos, entre Livramento e Humaitá é motivado. Espero que ninguém fique de fora. Abraços, Marilton Matias.


Maria de Fátima de Oliveira Silva
mafaoliva@gmail.com

Olá, li o excelente artigo sobre o compositor Elomar Figueira Mello, feito pelo estudante Jhader Assunção e gostaria de mais informações sobre o artista, pois estou produzindo uma monografia para o meu curso de Pós-graduação, pela UFPE, que tem como tema o referido autor. Atenciosamente, Maria de Fátima.


Wesley Weber Castro Aguiar
wesleyweber@maxxnet.com.br

Em cinco anos Livramento conseguiu enriquecer alguns ou algum e sarar outros ou outro. Sabe como? Com “REMÉDIOS”. Só que a maioria (nós), ficamos cegos, até quando?


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

HAJA ÓLEO DE PEROBA... É um valor expressivo, este de remédios, para uma prefeitura onde nunca tem remédio...será que estão entregando a mesma quantidade vendida...quem recebe e confere a mercadoria...qual empresa mais vende...tem algum parente que trabalha na prefeitura...quem é o farmacêutico da empresa...será que é algum funcionário municipal...Prezado Marinho, por favor, verifique estas indagações e mostre a realidade desta licitação/carta convite de "mentirinha". A Câmara Municipal, também, pode e deve fiscalizar estas compras e todas as outras também; pois, o Legislativo representa o povo e a ele deve satisfação dos atos obscuros de uma administração pública. Já pensou se não existisse o "MANDACARU DA SERRA”? Obrigado por sua existência!


Pedro de Castro Meira
pedro.cmeira@hotmail.com

Fiquei muito triste com essa noticia de que rio de contas está jogando esgoto no rio brumado. Espero que as autoridades tomem providencias urgente.Parabéns RAIMUNDO MARINHO, EU O CONHEÇO E SEI QUE VOCE DENUNCIA MESMO AS COISAS ERRADAS, VÁ EM FRENTE...

 

Atualizado em 13.03.2010, 19h


Alex da Silva Rodrigues
rodryguesalex@hotmail.com

A INCOMPETÊNCIA DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL

É deplorável como pessoas tão incompetentes estejam gerindo a nossa cidade, copiar o plano plurianual de outra cidade sem ter o cuidado ao menos de retirar o primeiro nome da cidade compilada, uma vez que está em negrito destacado na primeira linha do preâmbulo! Como diz Boris “isso é uma vergonha”.

Outro tema abordado nesse sitio, que retrata a incompetência dos nossos gestores é sobre irregularidades na licitação da terceirização dos serviços de saúde do município.

Alude o artigo 37 da Constituição Federal, “in verbis”:

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também...”

Em cumprimento ao princípio constitucional da publicidade, devem os Editais de licitação estar acessíveis a todos, diz o parágrafo primeiro do artigo 21 da Lei Federal 8.666/93, “in verbis”:

§ 1o O aviso publicado conterá a indicação do local em que os interessados poderão ler e obter o texto integral do edital e todas as informações sobre a licitação.”

O artigo 4° da Lei Federal 10.520/2002 (Lei do Pregão) dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização do edital para consulta e divulgação nos meios eletrônicos hábeis, “in verbis”:

Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras: (...) IV - cópias do edital e do respectivo aviso serão colocadas à disposição de qualquer pessoa para consulta e divulgadas na forma da Lei no 9.755, de 16 de dezembro de1998;”

Outra questão a ser analisada é a modalidade da licitação adotada pela prefeitura, que deveria ser a de Tomada de Preços, não pelo “montante contratado” como diz o nosso ilustre jornalista Raimundo Marinho, pois o pregão é regido por lei específica e não determina o valor limite para sua realização, mas sim pelo fato de ser impossível definir objetivamente no edital os serviços licitados, como se pode analisar com a leitura do artigo 1° e parágrafo único da Lei Federal 10.520/02 (Lei do Pregão), “in verbis”:

Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei. Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.”

Ao que parece, a licitação referida foi enquadrada na modalidade pregão com base no art. 12 da Lei Federal 10.520/02, “in verbis”:

Art. 12. A Lei nº 10.191, de 14 de fevereiro de 2001, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo:

Art. 2-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão adotar, nas licitações de registro de preços destinadas à aquisição de bens e serviços comuns da área da saúde, a modalidade do pregão, inclusive por meio eletrônico, observando-se o seguinte: I - são considerados bens e serviços comuns da área da saúde, aqueles necessários ao atendimento dos órgãos que integram o Sistema Único de Saúde, cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos no edital, por meio de especificações usuais do mercado.”

É preciso a análise do edital para se chegar a uma melhor conclusão, entretanto cabe salientar que qualquer pessoa pode impugnar um edital de licitações que contenha irregularidades, o parágrafo primeiro do artigo 41 da Lei Federal 8.666/93 é muito claro nesse sentido, “in verbis”:

§ 1o Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o pedido até cinco (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação, devendo a Administração julgar e responder à impugnação em até três (três) dias úteis, sem prejuízo da faculdade prevista no § 1o do art. 113.

Art. 113. O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos por esta Lei será feito pelo Tribunal de Contas competente, na forma da legislação pertinente, ficando os órgãos interessados da Administração responsáveis pela demonstração da legalidade e regularidade da despesa e execução, nos termos da Constituição e sem prejuízo do sistema de controle interno nela previsto. § 1o Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica poderá representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicação desta Lei, para os fins do disposto neste artigo.

Sem mais para o momento congratulo o ilustre jornalista Raimundo Marinho pelo trabalho de investigação e cobrança em face do poder público municipal, levando informações importantes ao conhecimento de todos por meio desse sitio, agindo como cidadão atuante em prol da justiça social. São meus agradecimentos.


HÉLIO DIÓGENES CAMBUÍ ALVES
heliocambui@gmail.com

Raimundo, hoje no correioweb, Grato, Hélio Cambuí.

Inquérito tem novo relator no STJ - Renato Alves - Publicação: 10/03/2010 08h30min

O ministro José de Castro Meira assumirá, a partir do dia 20, as ações penais e inquéritos contra o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido) que tramitam no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O nome está definido porque ele é o substituto do ministro Fernando Gonçalves na Corte Especial do tribunal. Relator do inquérito que culminou na prisão de Arruda e no afastamento dele do cargo de governador, Fernando Gonçalves adiantou o pedido de aposentadoria do STJ. Ele deixa a cadeira em 20 de março, um mês antes de completar 70 anos, o que leva à aposentadoria compulsória. Com isso, o magistrado não pode receber mais nenhum novo processo. Até 19 de março, Fernando Gonçalves será o responsável pelo inquérito nº 650.

Ministro do STJ desde 4 de junho de 2003, Castro Meira integra a 1ª Seção, a 2ª Turma e a Comissão de Coordenação do tribunal. Baiano, ele formou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia em 1966, Fez o mestrado em direito na mesma instituição.


River Britto
riverbritto@hotmail.com

Ola, Raimundo, estou em salvador e vejo que o governo faz propaganda veiculada em emissoras de TVs e sempre mostrando que eles em rio de contas esta fazendo o esgotamento sanitário e preservando o meio ambiente sempre com propaganda enganosa esta na hora de trocar estes políticos da BAHIA e a embasa sempre e criticada aqui na capital. manda CARLÂO E WAGNER e representantes da Embasa beberem água da boca do cano já que e 100% pura Carlão como medico sabe que e puro e bom para o ser humano. quero e os vereles beber. BEBEM???


Claudio Marques
claudiomarques.jornalista@hotmail.com

"(...) Tem o novo sistema de esgotamento sanitário para toda Rio de Contas. É o Água para Todos melhorando a vida das pessoas e preservando o meio ambiente (...)". Essa é a mais nova propaganda do governo Wagner. Quando vi pensei que era uma brincadeirinha de mau gosto. Parece que o cinismo está intrínseco aos políticos. Nossos rios estão sendo contaminados, e a propaganda do governo vem dizer que está "preservando o meio ambiente", fala sério!!!


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

VIGILÂNCIA SANITÁRIA... A Municipal está realizando um bom trabalho no setor de farmácias; no entanto, é necessário que ocorra uma ampliação no sentido de fiscalizar consultórios e clínicas médicas, o hospital e postos municipais, consultórios odontológicos (há charlatão político que ninguém fiscaliza...), laboratórios e postos de coleta (tem técnico colhendo sangue e fumando ao mesmo tempo...outro colhe em Iguatemi e não faz um translado do material como deveria...), bares e restaurantes (baratas e ratos passeiam normalmente em muitos...observe a cozinha e sanitário), pizzarias, academias, sorveterias, feira municipal...o mercadão continua terrível...; enfim, todos os setores privados ou públicos. Fica a solicitação. BOA SAÚDE!


Atualizado em 08.03.2010, pela manhã

Izail Arnaldo
izailcastro@hotmail.com

Raimundo, bom dia, Ao ler a notícia de um atropelamento nas proximidades da Bica da Cíntia no

município de Rio de Contas, gostaria de informar a este ilustre jornalista que o nome da bica é BICA DE SÁ ZABÉ e que ela, juntamente com a Pousada do Raposo, pertencem ao município de Livramento de Nossa Senhora. Um grande abraço.

Nota do Editor: Izail foi nosso colega de ginásio, hoje funcionário aposentado do IBGE e, a nosso pedido, ficou de colaborar com dados que possam melhor informar sobre o tema, envolvendo o limite entre os dois municípios.


JUNEI RÊGO
Juneirego@hotmail.com

TRISTEZA...EDUCAÇÃO NO LIXO...TERRÍVEL...Alguém tem que responder por este ato. Quem, com uma certa sanidade mental, jogaria livros e mais livros no lixo...num

país tão pobre em educação? É caso de polícia; pois, o que foi jogado fora é dinheiro público...Prossiga Marinho...


GEISY ANANDA DE OLIVEIRA MATOS
GEISYANANDA@HOTMAIL.COM

PREZADO RAIMUNDO MARINHO LI ATENTA A REPOSTAGEM QUE DIZ SOBRE OS LIVROS QUE ENCONTRARAM NUM TERRENO BALDIO E QUE PRESSUPÕE SER DO ANTIGO GRUPO ESCOLAR LAURO DE FREITAS, ACHO QUE A ATUAÇÃO AGORA DO ENTÃO DIRETOR UMBERTO DE CASTRO MEIRA NÃO TEM NADA A VER COM O ASSUNTO, HAJA VISTA QUE OS LIVROS NÃO ESTÃO COM OS CARIMBOS ESCRITOS "ESCOLA ESTADUAL D. TINA" ... OUTRA QUE NÃO ACREDITO QUE TENHA SIDO UMA

PESSOA DE 11 ANOS QUEM REALMENTE ESCREVEU ESTA MENSAGEM E A ENVIOU...O QUE ACONTECE É QUE DEVE TER MUITA GENTE INCOMODADA COM A FORMA BELISSÍMA COM QUE UMBERTO VEM CONDUZINDO A ESCOLA DonaTINA, POIS VEM DEMONSTRANDO MUITA COMPETÊNCIA E É LOUVÁVEL SEU DESEMPENHO COMO DIRETOR DESTA UNIDADE...NÃO ESTOU PARA JULGAR , MAS ACHO QUE DENÚNCIAS ASSIM DEVERIAM SER MELHORES INVESTIGADAS PARA SÓ DEPOIS POSTAR NO BLOG, POIS ASSIM OS INVEJOSOS NÃO TERIAM A CHANCE DE TER "UM PRATO CHEIO” COMO ESTE PARA FICAREM COMENTANDO PELA CIDADE ...FORTE ABRAÇO ...

Nota do Editor: Prezada Geisyananda, respondemos sua mensagem, mas a resposta foi devolvida. Na próxima, por favor, corrija seu endereço. Quanto ao seu comentário, mantemos o que foi publicado. Se a Escola quiser, pode enviar esclarecimentos.


Aliane Aguiar
alianele@yahoo.com.br

Resposta ao nosso amigo José Maria Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelos elogios e dizer que estou muito feliz por meu propósito estar fazendo o efeito que eu queria. Acredito que as pessoas devam seguir a profissão de acordo o dom que recebem de Deus, para que assim possam realizar um trabalho bem feito e com amor... Não tenho dom para ser veterinária,mas uso o dom da comunicação que Deus me deu para assim fazer algo por eles, e acho que já está surtindo efeito não é mesmo? Para a pessoa fazer algo por eles não acho necessário ser um veterinário por gostar e "sem ter o dom", e sim ter alguma sensibilidade por eles e fazer qualquer coisa que possa acordar a humanidade perante tal desprezo às criaturas de Deus. Foi exatamente isto que eu postei no site, as pessoas estão fazendo cursos, seguindo carreiras , sem o menor dom para tal!Se eu fosse fazer veterinária, seria como eles entendeu?Gosto dos animais, tenho duas cadelas que retirei da rua há 3 anos...com mais 2 cachorros, todos retirados da rua,no total tenho 4 cães em casa, estou tentando fazer a minha parte e vc já fez a sua? Obrigada pelo contato! Abraços e até mais!


Jadher Assunção
reikjavik_28@hotmail.com

Raimundo Marinho, através deste veículo, com a sua permissão, foi publicado um artigo que eu fiz sobre o cantor-fazendeiro Elomar Figueira Mello. Esse artista desconhecido pode não ter a admiração da maioria dos livramentenses, mas há uma legião de seguidores pelo Brasil e até alguns locais do mundo. Enfim, para os poucos fãs de “Campo Branco”, “Curvas Do Rio”, “História De Vaqueiros”, “Cantigas De Estradar” e tantas outras músicas, venho, com enorme prazer, divulgar que Elomar tornará a se apresentar na fazenda Casa dos Carneiros. Como escrevi no artigo, é raro ver Elomar Figueira Mello se apresentar em outros lugares, que dirá, então, na sua própria casa. Além dele, estarão presentes convidados como João Omar — filho dele — e o cantor/compositor Xangai. Provavelmente, o evento ocorrerá no dia dezessete de abril (17/04), em Vitória da Conquista (BA). Como eu sei que o jornalista admira a poesia sertânica de Elomar, espero que esteja presente e reporte em detalhes a segunda edição de “Os Sete Violeiros Lá Na Casa dos Carneiros”. Por motivos financeiros, não poderei ir. Mas espero que seja esse um concerto digno de ser imortalizado. Enfim, divulgue esse evento da mais alta raridade. Para mais informações, acesse www.elomar.com.br ou www.casadoscarneiros.org.br. Abaixo, se o senhor puder publicar, segue o anúncio feito pela assessoria de Elomar.


Josemar Miranda Silva
silva-josemar@bol.com.br

Olá Marinho! O voluntarismo de acordo com a definição do Aurélio: é a doutrina que afirma a preeminência da vontade, quer no plano psicológico, que no domínio ético (em que a vontade supera a razão, divina ou humana), quer no domínio do conhecimento, quer, por fim, no domínio metafísico. Atualmente estamos vivenciando uma sociedade marcada pelo consumismo, pelo individualismo em que as pessoas tornam-se fechadas dentro de si, esquecendo que as soluções dos nossos problemas sociais, ambientais passam pelo coletivo em que a doação e preocupação com o próximo devem ser constantes. Ser voluntário é uma ação natural que deveria fazer parte do nosso cotidiano, pois o ato de doar é muito mais gratificante do que o de receber, mas doar a nossa essência humana, aquilo que de fato fazemos com amor, dedicação e perfeição.

Nas minhas conversas diárias com pessoas influentes da sociedade livramentense tais como: funcionários públicos, empresários, comerciantes, políticos e futuros gestores, ouço seus discursos e suas idéias que visam o coletivo, mas também percebo que por trás delas estão poucas ações concretas ficando apenas nas suas palavras e vontades. Sendo assim, lhe pergunto Marinho: Você conhece aqui pelo menos dez pessoas ou profissionais que fazem trabalhos voluntários freqüentemente em pró a nossa população? Que preocupa em dá palestras, orientações às comunidades carentes do nosso município sobre temas relevantes tais como: drogas, prostituição infantil, degradação ambiental, direitos dos idosos e das crianças e adolescente, higiene bucal e corporal, doenças infecciosas etc.? Olha Marinho! Se fizermos um levantamento vamos contar nos dedos esse tipo de pessoa entre nós, a não ser no Natal em que a maioria comovida pelo nascimento de cristo pensa que a nossa carência é apenas na data do mesmo.

Então, diante da falta do voluntarismo existente entre nós, vou ressaltar um cidadão que tem sido de extrema importância para nossa sociedade. Esse mesmo cidadão que às vezes é chicoteado, humilhado, perseguido e pouco reconhecido por alguns gestores do nosso município “O professor Adão ou Adão da Escolinha” como ficou reconhecido por todos aqueles que praticam esporte em Livramento desde os anos noventa. Esse humilde livramentense tem prestado um serviço social enorme digno de causar inveja a quem lhe persegue. Quem já foi aluno dele sabe a sua capacidade de ser mestre em acolher o próximo. Na sua escolinha ele tem abraçado centenas de crianças com os seus problemas e dificuldades sociais, muitas vindas de comunidades carentes, sempre orientando para que os mesmos encontrem o caminho correto para a vida e estou dizendo isso porque já fui aluno desse professor nato.

Então, penso que é hora de começar a olhar com um pouco mais de atenção para o seu trabalho, principalmente as autoridades competentes, pois elas têm condições de recompensar financeiramente esse cidadão e atribuir ao mesmo o reconhecimento que merece dando-lhe suporte, condição digna de trabalho, já que temos tantas pessoas nesse exato momento recebendo sem fazer nada no setor público. O esporte livramentense, principalmente o futebol tem sido feito com participação e envolvimento direto de Adão e isso é fato. Enfim, estou lhe escrevendo não a mando de Adão, pois nem lhe comuniquei a respeito dessa mensagem e sim foi uma forma que encontrei de lhe agradecer pelo que já fez e ainda faz pelos jovens e pelo esporte livramentense. Adão um abraço. Você para mim é o “cara” aqui em Livramento.


Maria José da Silva Brito
mariajsbrito@hotmail.com

Quero externar minha felicidade ao ver que a educação de Livramento avançou bastante! O email que a menina de onze anos enviou é composto de um texto coerente. Parabéns para a educação de Livramento!


Janete Meira
janeteproducoes@hotmail.com

Oi Raimundo, estou te enviando um anexo, referente a uma notícia de um evento, se for possível publicar, fico grata, se não puder vou entender. Aguardo retorno, e agradeço.

(segue resumo da notícia)

BOATE ITINERANTE – Estará em LIVRAMENTO, dias 3 e 4 de abril, durante prévia do ‘’Forró do Maracubon”, a que é considerada maior boate itinerante do Brasil, chamada Taj Mahal. É montada com estrutura metálica, tendas revestidas com tratamento acústico, iluminação profissional de última geração, efeitos fixados em box de alumínio e uma enorme pista de dança. Conta ainda com camarote VIP e ambiente externo. Tudo isso aliado a grandes DJ'S do cenário eletrônico, o que, somado aos equipamentos profissionais, transportam os visitantes para o mundo das grandes boates, tornando a Taj Mahal um evento ímpar e muito concorrido. A idéia é originária do balneário de Ibiza, na Espanha, cuja patente foi comprada por empresários brasileiros, chegando, agora, a Livramento.

THIAGO AMARAL MARTINS
thiagomartins_personal@hotmail.com

GRADUADO EM EDUCAÇÃO FISICA (ATUAÇÃO PLENA)- UEFS/BA, PÓS GRADUADO EM ATIVIDADE FISICA E REABILITAÇÃO PARA TERCEIRA IDADE - FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRÚ-SALVADOR/BACREF 004053-G/BA

Gostaria de complementar o e-mail sobre esteróides anabolizantes e pedir realmente para as autoridades competentes desta cidade, Ministério Público, POLICIA CIVIL, CREF, e seus representantes para atuarem de maneira exemplar, vista suas importâncias assegurando o direito da população e aplicação das Leis vigentes em nosso país.

Segundo a Lei nº 9696/98, a profissão de Educação Física deve ser de exclusividade de profissionais graduados em instituições superiores e registrados no conselho de classe do qual essa lei dá vida (CONFEF/CREF), assim como os médicos devem ter alem do seu diploma o registro no CRM, o advogado deve ser formado e ter registro na OAB, o profissional de Educação Física e estabelecimentos (ACADEMIAS, etc) devem ser formados ou terem registro no CREF de sua região.

A lei ainda dá brechas para registro de pessoas leigas que exerciam atividades esportivas ate a data da promulgação da mesma (1º de setembro de 1998), mas desde que esse leigo só pudesse exercer uma ÚNICA modalidade. Esses profissionais são chamados de provisionados, quer dizer, que em nossa cidade temos profissionais leigos (provisionados) que atuam nas academias. A diferença no registro (carteira de classe) de um profissional provisionado para o de um profissional graduado é a letra P de provisionado e G para graduado, a cor da carteira DE CLASSE, que é vermelha para provisionado e verde para graduado e a base legal de só estarem aptos para atuarem em uma única modalidade no caso de provisionado, e atuação PLENA ou restrita ao tipo de formação para os graduados; o desvio ou atuações em outras áreas, caracteriza EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO, que é crime com previsão de 3 meses a 3 anos de detenção.

Em Livramento, a população legitimou vários outros “profissionais”, muitos deles sem terem registro no conselho de classe (CREF) ou sem terem concluído o segundo grau. Alem de legitimarem Provisionados, achando que estes podem assumir diversas funções, como Personal Trainer ou desviar a sua de registro, saibam que eles estão praticando um CRIME, como relatado acima e você não poderá reclamar depois caso aconteça algum problema.

Onde estão as autoridades de Livramento? Por que o Ministério Publico não intervém junto ao CREF para ambos tomarem as devidas precauções? Por que a população não acorda e começa a cobrar do profissional a apresentação do seu diploma original e ou sua carteira do conselho de classe?

O problema dos anabolizantes surge de profissionais que não sabem o mau que essas drogas podem causar ou de pessoas infiltradas nas academias, ganhando muito dinheiro com as falsas promessas aos jovens que só querem o resultado imediato que essas drogas causam. Segue lista de profissionais registrados em nossa cidade:

Graduados que atuam em academia: Paulo Vinicius Castro – formado na UEFS/BA; PAULO GUSTAVO CASTRO ANDRADE - CREF 003498-G/BA; THIAGO AMARAL MARTINS - CREF 004053-G/BA.

Estudantes de Educação Física (estagiários): Célio (Bêu) – estudante de Educação Física FTC -Vitória da Conquista.

Não graduados (não formados), mas habilitados para atuarem em uma modalidade (caso atuem noutra que não seja a de seu registro, caracteriza também exercício ilegal da profissão, portanto crime): NÚCIA MONTEIRO LIMA - CREF 003723-P/BA (provisionada para Ginástica); ZENILDA SOARES REIS - CREF 003308-P/BA (GINASTICA OU MUSCULAÇÃO); MURILO MARTINS CARIBÉ CASTRO - CREF 001030-P/BA (provisionado para Ginástica); EMERSON (SON) - PROVISIONADO PELO CREF DE SÃO PAULO NA AREA DE MUSCULAÇÃO POR CONSEQUENCIA DA CONCLUSÃO DO CURSO TECNICO EM MUSCULAÇÃO (NÃO VALE COMO DIPLOMA DE NIVEL SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA).

(*Dados retirados pelo autor do e-mail do site do CONFEF e de registro profissional da Academia Erghos).

JORGE ELIEZER CAIRES PEREIRA
doutorjorge@uol.com.br

Olá Raimundo Marinho, pela primeira vez venho escrever a este brilhante meio de comunicação que temos em nossa LIVRAMENTO. Ao mesmo tempo, te parabenizo por tal iniciativa. Raimundo, o motivo da escrita neste momento, é a minha CURIOSIDADE em saber UM MOTIVO pela qual a ADMNISTRAÇÃO MUNICIPAL e SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE de Livramento de Nossa Senhora não terem aderido à FUNDAÇÃO ESTATAL DA SAÚDE DA FAMÍLIA, uma fundação que passará a coordenar e controlar a ESTRATÉGIA em SAÚDE DA FAMÍLIA a nível estadual, promovendo uma melhor estruturação nos Serviços de Saúde da Família, com controle logístico da mesma e também proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais da área, com Plano de Cargos e Salários, salários padronizados com acréscimos quanto à produtividade e/ou localização. Ou seja, resumidamente como exposto, vem para melhorar a ESTRATÉGIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA no Estado.

E como sabemos, há algum tempo, o TCM/BA (Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia), vem cobrando do Gestor Municipal de Livramento, a realização de concurso público aqui, sendo inclusive motivo de reprovação de suas contas e/ou aprovação com ressalvas, pelo menos. Daí a dúvida e o questionamento: POR QUÊ? Qual será o motivo da não adesão à Fundação Estatal da Saúde e de uma vez por todas, regularizar a situação de contratação de acordo à CONSTITUIÇÃO de 1988, por meio de seleção ou concurso público? Método esse justo e sem interesses particulares de terceiros.

Livramento assiste aos Municípios de BRUMADO e RIO DE CONTAS na nossa região aderirem à nova fundação citada, no caso de Dom Basílio também não, mas por ter sua situação já regularizada via concurso público realizado em 2006, mas LIVRAMENTO não tem nenhum profissional da saúde concursado pelo Município, SOMENTE pelo Estado, mas pelo Município, NENHUM...

Fica aqui exposta minha curiosidade... Se não quer participar da Fundação, pelo menos estabeleça a realização de uma SELEÇÃO ou CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL para contratação de forma JUSTA e NÃO ELEITOREIRA por parte do Gestor. Maiores informações sobre a FESF - Fundação Estatal de Saúde da Família da Bahia, acesse:

http://ftp.saude.ba.gov.br/noticias/noticia.asp?NOTICIA=6106. Sou Cirurgião Dentista, profissional formado pela USP - São Paulo/SP em 2002, trabalho em ESF (Saúde da Família) desde 2005, em Dom Basílio, onde sou concursado. CONCURSO EM LIVRAMENTO JÁ!!!!


JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

Caríssimo RAIMUNDO MARINHO, não sei se você já fez essas reflexões. Por que é que os órgãos governamentais em geral fazem tudo na contramão da solução de problemas? O esgoto de Rio de Contas na cachoeira já é fato consumado. E não vai demorar muito quando estiver se alastrando um surto de doenças provocadas por água contaminada, ai eles sairão à procura de remédios para curar o mal. Enquanto quem pode beberá sempre água Mineral. Quem autorizou e defendeu será que bebe água do rio Brumado???

A violência só está aumentando cada dia, e o governo o que faz ? Compra armas, viaturas constroem penitenciárias e contrata mais soldados para combater o mal com a força. Deveriam estar dia e noite trabalhando nas comunidades carentes educando os jovens junto com as escolas e famílias para evitar que vão para o crime.

Será que alguns desses já foram nas escolas fazer uma palestra sobre a paz???

Recentemente em nosso estado e município tivemos diversas inaugurações de prédios para atender pessoas doentes, para fornecer remédios, paras fazer exames (não tenho nada contra, acho muito positivo), mas quero chegar ao ponto que todos sabem e já ouviram muitas pessoas comentarem. Cadê a água tratada para a comunidade de Itanajé?? Falam por ai que o povo está passando sede e bebendo água suja (antes da chuva) e que tem pessoas que estão regando roças de maracujá com a água que deveria ser para beber. Quem poderá intervir???

A cobertura da feira livre não segura chuva, quem andou por lá hoje (06/03/2010) viu o lamaçal em que a população estava andando, quem pisar muito tempo ali vai pegar uma frieira daquelas. É preciso fazer uma reforma urgente. O que acham e como poderão colaborar os feirantes???

Outra coisa que está acontecendo é uma enxurrada de construções entre a AABB e a ponte que vai para o recreio, onde o esgoto está sendo jogado sem nenhum tratamento no Rio Brumado. O Rio Taquari já é esgoto, muito breve teremos mais outro. Já tem gente construindo quase dentro do rio. Quem deu o alvará??? Quando chegar ao ponto de não ter mais jeito, clamarão pra DEUS ajudar. Jesus disse: Perdoai porque não sabem o que fazem ?? Ou sabem!!!


Lucas (Roberto Lucas)
rlbamor@hotmail.com

Caro Raimundo, o que o faz cometer tantos e tantos erros assim? Não quero me considerar aqui um "expert", nem mesmo ser prepotente. Mas me parece que você se deixa levar pela emoção e quer transformar realidade os seus desejos. Nossas vontades não são verdades absolutas. Saiba reconhecer a sua limitação, como a de todos nós seres humanos. Agora julga estar errado a modalidade licitatória daquilo que julga terceirização da saúde, alegando que pelo montante não se enquadraria naquela modalidade. Pesquise, busque se certificar daquilo que fala. É triste, muito triste vermos mentiras propagadas e muitas vezes repetidamente, no intuito de faze-las verdades. Sei que a esta mensagem não será publicada, mas retifico aqui o desejo de que a mesma não seja interpretada como uma critica destrutiva e sim como uma critica construtiva. Ainda mais pela carência de meios de comunicação, alguns poucos existentes de pouca credibilidade ou sem credibilidade alguma em nosso município. Prese por isso. Busque passar para aqueles que lêem seu site informações VERDADEIRAS. E só para fundamentar aqui o que lhe digo, de acordo com a lei que regulamenta a modalidade do pregão não há nenhum impeditivo quando ao montante do valor. Há apenas impeditivo em relação a licitação de obras, serviços na área de informática e alguns outros pontos bem específicos. Portanto, a mesma ocorreu de maneira correta, transparente e ágil. Um forte abraço.

Nota do Editor: Também errou, ao imaginar que não publicaríamos sua mensagem. Aqui só evitamos publicar ofensas e mensagens anônimas. No mais, acho que erra mais quem tem o dever de publicar e dar esclarecimentos e não o faz. Assunto de tamanha relevância, pelo quanto repercutirá na comunidade, deveria ser amplamente divulgado e esclarecido pela administração pública.