Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 31.10.2010, 9h

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

PENSAMENTOS DE FREI GALVÃO... "A caridade é mansa e benigna, quem tem essa virtude não se afasta facilmente, não julga mal, nem se perturba por qualquer causa, e é muito capaz de sossegar e compor os ânimos e gênios mais desconcertados. Saibam que, ao observar a virtude da obediência, ninguém erra em obedecer, pois ainda que os superiores e confessores errem no que ordenam, o súdito sempre acerta em obedecer. Virtude do silêncio tem muito valor, porque pela boca se peca e difícil é falar sem errar. É pela língua que mais se peca e muitas vezes só com uma palavra se pode cometer culpa grave; facilmente poderá entrar a murmuração e coisas que desagradam Nosso Senhor. Quanto mais silêncio se guardar, menos perigo de
de pecar teremos; haverá mais sossego e recolhimento na alma e mais gosto pela oração."

CÂNCER DE PÊNIS = Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pênis tem aumentado, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A Bahia, entre os estados destas duas regiões, fica em terceiro lugar em número de casos. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas, na Bahia, 24 mortes e 131 internações no ano de 2009. A falta de higiene pessoal, a fimose (estreitamento do prepúcio, que evita que a glande saia normalmente) e o acúmulo do esmegma (secreção que se forma entre a glande e o prepúcio), são as principais causas do câncer de pênis. Portanto, água e sabão é a melhor prevenção; bem como, a consulta anual ao urologista. Fique esperto e BOA SAÚDE!

 

Marilton Matias
mariltomatias@uol.com.br

Caro Marinho o Humaitá Esporte Clube divulga as noticias do nosso futebol Livramentense através do site www.humaitaec.com.br, gostaríamos que divulgasse o nosso recado para que todo possam nos acessar. Muito Obrigado.

 

Gilvete Cardoso de Almeida Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Gosto quando as pessoas dizem que vivemos em uma Democracia e por isso podemos escolher o candidato que quisermos. Mas eu teria vergonha de admitir que meu candidato não faz nada, mas, eu voto nele simplesmente porque vivo em uma Democracia e voto em quem eu quiser. A responsabilidade do eleitor é muito grande, ele tem que escolher quem melhor vai se desenvolver naquele cargo, o candidato pode ser uma pessoa interessante, porém, não ter competência para a função. Quando votamos temos que pensar na grande maioria da população que é carente de quase tudo (isso significa amar o próximo, se importar com o seu semelhante) porque para muitas famílias uma vida digna depende da administração dos candidatos eleitos. Se a sua vida é boa independente de política, sua responsabilidade é ainda maior pelas vantagens que tem sobre a população carente, você tem mais poder para exigir que a Democracia seja posta em prática em sua totalidade, fazendo com que os eleitos cumpram com sua verdadeira obrigação que é para e pela população melhorando a vida de todos. Afinal é pra isso que pagamos seus salários.

 

Renato Luz
renatolux_jornalista@hotmail.com

No post do Twitter: "Alguns servidores públicos municipais de Livramento receberam advertência do prefeito, acusados de denegrirem o gestor e a administração." Caro Raimundo a expressão "denegrir" remete a questões preconceituosas, racistas, da época colonial. O uso dessa expressão já está sendo abolido.

 

Pedro Paulo Rocha Pinto
pprpinto@hotmail.com

Gostei da imparcialidade do seu texto do dia 29/10, Raimundo, a começar pelas fotografias dos candidatos. Elas são o espelho de cada parágrafo. A máxima "uma imagem vale mais que mil palavras" se encaixou como uma luva. Abraço.

 

Atualizado em 23.10.2010, 18

NINHA DE MANINHO
ninhademaninho@hotmail.com

Querido Raimundo Marinho acompanho atenta seu site e o parabenizo por ser tão audacioso em suas reportagens. Gostaria de usar este espaço para dizer á população Livramentense que o ato político que se desenhou no último dia 3 de outubro foi GRAÇAS AO VOTO DE CADA UM DE NÓS, LIVRAMENTENSES...e que a democracia foi feita em nosso município haja vista que houve vários candidatos votados na mesma....OS 6.501 votos que o deputado NELSON LEAL, teve foi por mérito, assim como os dos demais candidatos e não adianta nada falar que ele não fez nada o importante é que sempre GANHA...e para votar nele ,ninguém é obrigado , votam por que querem...É A DEMOCRACIA...JÁ A DEPUTADA MARIZETE PEREIRA PERDEU E ISSO É TAMBÉM O QUE IMPORTA ,NÃO IMPORTA SE FOI FALTA DE ESTRATÉGIA DO SEU GRUPO POLÍTICO OU NÃO....ELA PERDEU E PRONTO...DIA 1º DE JANEIRO DE 2011 ELA VOLTARÁ A SER APENAS UMA CIDADÃ BAIANA E NADA MAIS ...NELSON LEAL FOI O DEPUTADO MAIS BEM VOTADO DE LIVRAMENTO, O QUE DEMONSTR A QUE A FAMÍLIA LEAL AINDA TEM SEU LUGAR NO CORAÇÃO DE NOSSA CIDADE ...DR EMERSOM É UM LÍDER POLÍTICO AMADO, POR SER LEAL, AMIGO E COMPANHEIRO DAQUELES QUE MAIS PRECISAM...REI QUE NUNCA PERDE A MAJESTADE ....A INTELIGÊNCIA DELE É TANTA QUE NA OUTRA CAMPANHA POLÍTICA ERA CONTRA JAKES WAGNER, MAS QUANDO ELE ASSUMIU O GOVERNO DA BAHIA ,QUEM FOI QUE JAKES WAGNER CHAMOU PARA COMANDAR UMA DAS MAIORES EMPRESAS DA BAHIA, A EBDA? ELE, EMERSOM LEAL E O GOVERNADOR NÃO LEVOU EM CONTA NENHUMA PECUINHA, APENAS O ESCOLHEU PORQUE ELE É COMPETENTE , SABE ADMINISTRAR E NÃO BRINCA, FINGE QUE SABE E FICA EMPURRANDO COM A BARRIGA NÃO... SEI QUE VÇ RAIMUNDO NÃO POSTARÁ ESTE E-MAIL, MAS PRECISAVA ME DESABAFAR. POIS ESTOU FALANDO O QUE ACHO E SEI QUE MAIS DE 6.500 PESSOAS ASSINAM EMBAIXO DO QUE EU ESTOU ESCREVENDO... VIVA A DEMOCRACIA BRASILEIRA ...VIVA LIVRAMENTO...VIVA NELSON LEAL.... ELE É REELEITO PELA VONTADE DO POVO, PORQUE NINGUÉM FOI LÁ NA URNA APERTAR O DEDO NO 17777 SEM SABER O QUE ESTAVA FAZENDO NÃO... O RRESTO É COISA DE PERDEDOR QUE NÃO ACEITA QUE QUEM É REI NUNCA PERDE A MAJESTADE..E ENQUANTO EXISTIR LEAL NO RAMO POLÍTICO LIVRAMENTO O ACOMPANHARÁ....TENHA UM BOM FIM DE SEMANA....

Mensagem: gostaria de usar este espaço para demonstrar a minha indignação com o ato mesquinho com que o prefeito fez em intimidar funcionários públicos dando aos mesmos advertências por terem participado da carreata e festa da vitória do deputado estadual Nelson Leal... é uma coisa mesquinha , coisa de gente que não tem o que fazer , as pessoas tem o livre arbítrio de ir vir para onde bem entenderem, e de demonstrarem seus sentimentos..Isso só demonstra a sua insatisfação com a vitória de Nelson o que só nos deixa alegres saber que estamos incomodando....forte abraço

Roberto Lucas
rlbamor@hotmail.com

Raimundo fui gentilmente lembrado por um cidadão chamado Mário Gomes Galvão e gostaria de agradecê-lo a lembrança. Pensava que só tinha um voto, o meu. Mas fico feliz de ver creditado a mim os votos recebidos pela deputada Virgínia Hagge, apesar de não manifestar ou pedir votos pra ela em momento algum! Merecedora desses e tantos outros votos, tenho certeza de que a deputa é! Só lembro ao mesmo que o primeiro passo pra seriedade é a verdade! Um abraço.

MARIA AUXILIADORA DO LIVRAMENTO SANTANA NUNES PRATES
siliuprates@yahoo.om.br

BOA TARDE, NO ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO A INFORMAÇÃO É UM PATRIMÕNIO DA DEMOCRACIA, E COMO TAL, ELA É PAUTADA NA DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS E CONCEPÇÕES,PORTANTO, POR SUA NATUREZA NÃO ACOLHE O PENSAMENTO ÚNICO. RAIMUNDO ,CAUSOU-ME ESTRANHEZA O DESTAQUE AO DISCURSO DO PASTOR.NÃO ESTARIA NA HORA DE PROMOVER A DEMOCRACIA NO TRATO DO TEMA,PUBLICIZANDO OUTRAS ANALISES? ENVIAREI OUTRAS MATÉRIAS E ARTIGOS QUE TAMBÉM TEM CIRCULADO PELA NET. ATENCIOSAMENTE, SILIU.

Nota do Editor: Foi solicitada indicação de Links para postagem, mas não foram enviados.


Cláudio Marques
claudiomarques.jornalista@hotmail.com

Conheça um pouco mais a outra face do candidato à Presidência José Serra (PSDB) pouco mostrado pela grande mídia nos links abaixo. Lembrando que a outra face da candidata Dilma Rousseff (PT) já fora mostrado através dos links postados aqui no Mandacaru. LINKS:

http://historiavermelha.blogspot.com/2010/10/jose-serra-testado-e-aprovado.html

http://historiavermelha.blogspot.com/2010/10/fhc-adimite-serra-defendeu-privatizacao.html

http://historiavermelha.blogspot.com/2010/10/serramilcaras-comecaram-as-bicadas-no.html

 

Diego Lessa Dourado
dilessa@hotmail.com

A grande vitória de Nelson Leal nas eleições em primeiro turno para deputado estadual demonstrou que a “família Leal” consta de muito prestígio no município de Livramento, apesar de a candidata da família ter perdido em 2008 nas eleições para prefeito. Diferentemente da eleição para prefeito o grupo da SITUAÇÃO não “trabalhou” tanto nessas eleições como havia trabalhado na última, na qual compraram votos, abusando da inocência ou da falta de oportunidade da classe menos favorecida, e seguraram os títulos de alguns eleitores com medo de que pudessem perder a mamata e de construírem as suas grandiosas mansões e comprar os seus luxuosos carros.

Muitos seguidores do partido do 15 daqui de Livramento, questionaram a carreata feita para comemorar a vitória do deputado reeleito Nelson Leal, devido às insinuações e as provocações, mas, garanto a qualquer um que se os candidatos deles tivessem sido eleitos, as perseguições, as insinuações, as provocações seriam bem maiores e bem piores, porque para eles, qualquer coisa é motivo para comprar com o dinheiro público as caixas de foguetes para estourarem em qualquer comemoração, seja lá nas “vitórias” concedidas no tribunal (referente à ganha das causas pelos crimes eleitorais), de alguma pavimentação, ou inauguração.

Ouço a cada dia as pessoas reclamarem do atendimento do Hospital do município, alguns médicos não estão tendo profissionalismo, não examinam os pacientes e já vão receitando medicamento que nem haver com o problema tem, em alguns casos o paciente é liberado sem estar recuperado do problema totalmente. Até quando a sociedade livramentense irá aguentar esse tipo de transtorno? Falta comprometimento de alguns profissionais em seus trabalhos. Ah, outra coisa, o Ginásio Poliesportivo está largado, cadê o secretário de esporte que é o responsável pela manutenção? O ginásio está funcionando apenas para os “babas” da semana, a Liga deve ter sido extinta, ou então não há interesse das autoridades pela conservação do espaço esportivo, na qual funcionava com seus campeonatos, futsal, vôlei, basquete, apresentações de capoeira, torneio escolares, etc., hoje está fechado para a sociedade, fazendo que o jovem vá para a rua, se envolva com o crime, ou vá para uma LAN HOUSE (para acessar sites indevidos, jogos que geram violência, ou ficar horas e horas teclando na sala de bate-papo).

Por que não há um olhar especial para o esporte? É um meio de diminuir a criminalidade, de ocupar mais o tempo, de aprender, de educar mais a juventude. Mas, graças a DEUS o povo brasileiro está cada vez mais consciente na hora de escolher os seus candidatos, a política está ficando cada vez mais difícil, os políticos que fiquem de olhos bem abertos, porque promessa é dívida, e a sociedade já está aprendendo a cobrar por essa dívida a cada eleição. Forte abraço.


Marcos Paulo de Castro Lima
marcos_castrolima@hotmail.com

Projeções Políticas. Cada eleição projeta um novo quadro político. Isto é certo em todo o mundo. Em Livramento de Nossa Senhora, como temos uma campanha acirrada em uma disputa bipolarizada, este fato é um dado sagrado e incontestável.

1ºEx. O deputado Nelson Leal saiu vitorioso nas urnas (dentro do município) superando os resultados da última eleição. Este fato deu novo fôlego ao grupo, o que provavelmente já garantiu a eleição do novo prefeito, que sem sombra de dúvida sairá da família Leal (ou qualquer outro nome que Eles apoiarem).

2ºEx. Os votos dados ao candidato a deputado estadual Paulo Magalhães, que, sem sombra de dúvidas, 80% se deve ao prestígio do vereador Cidão Aracatú, (nas urnas de Iguatemi foi 100%) já garantiu a sua reeleição.

Quem poderia quebrar esta projeção seria o PT (Livramento), mas este é um grupo tripolarizado, onde uma ala apóia a posição, outra a oposição, e a outra, ainda está em dúvida. (falo isto pois sou filiado ao grupo e vejo os rumos que o partido toma). Parece piada, e é até engraçado, mas tudo isto é apenas reflexo da política nacional que temos. E, fazer o quê? Viva a Pátria!!!

Flávio Machado
farm1@ig.com.br

Prezado Raimundo, segue o RESUMO DE DECISÕES ADOTADAS NA 101ª SESSÃO ORDINÁRIA, realizada em 20.10.2010, referente ao Processo nº 08324-10 - Contas da Câmara Municipal de LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, exercício de 2009. Gestor/Responsável: Sr. Ilídio de Castro. Relator: Conselheiro Plínio Carneiro Filho. Decisão: Aprovação, com ressalvas e aplicação de multa ao Gestor no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Votaram com o Relator: Conselheiros Fernando Vita, Raimundo Moreira, José Alfredo Rocha Dias, Paulo Maracajá Pereira e Substituto Oyama Araújo. Ato: Parecer Prévio nº 498/10 e Deliberação de Imputação de Débito nº 458/10. Maiores Informações acesse os links: www.tcm.ba.gov.br

http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html


Atualizado em 16.10.2010, 9h

Wilson Ferraz de Oliveira
wilsonferrazsp@hotmail.com

Vendo os resultados no final das eleições deste 1º Turno, no meu entender, já começou uma mudança na cabeça das pessoas. Grandes medalhões da política nacional considerados eternos com seus mandatos ficarão do lado de fora nos próximos 4 anos de política no Brasil. É um pequeno passo, mas é um começo. Quem sabe, os novos eleitos não levem a sério seus mandatos, discutindo e aprovando leis e projetos que sejam realmente necessários para o bem estar da população. Chega de pensar somente em si mesmos usando o toma lá, dá cá para conseguirem seus próprios objetivos, considerando que o toma lá, seja apenas votar com o governador e o da cá, sabe-se lá.

 

Mario Gomes Galvão
Mario_galvao35@hotmail.com

Jornalista, o Sr. Roberto Lucas se esqueceu de colocar em seu email enviado os votos que ele pediu e deu para a deputada Virgínia Hage, vou dizer pra ele; 10 votos, só 10 votos. Que prestígio!!!. Política é coisa séria menino!!! Agora vamos pensar no Brasil. Agora é SERRA !!! Que tal mandacaru do Serra ?

 

Juramilton Silva
morenolivre@gmail.com

Caro Raimundo Marinho, Venho por meio deste parabenizá-lo pela publicações de suas matérias que a cada dia está mais e mais evoluindo, mostrando a realidade política do nosso município, o que comprova de muitos cidadãos estarem aquém de uma reforma política consciente, provando os resultados obtidos nesta última eleição. Espero e conto sempre com suas informações precisas sobre os fatos ocorridos em nossa cidade para que não somente o povo de Livramento, mas, de muitos outros municípios, tomem conhecimento da nossa realidade (em todos os sentidos). Um abraço a todos os leitores que contribuem com este site enviando suas críticas, sugestões e elogios, mantendo-se informados dos acontecimentos.

 

Ivan Ildo Meira (nenen de bina)
ivanildo.meira@ibest.com.br

RAIMUNDO, ESSES (...) QUE FIZERAM A MONTAGEM COM O COLEGA E CONTERRÃNEO (RONILDO) E MORAM NA CASA DO ESTUDANTE DE LIVRAMENTO EM SALVADOR, DEVERIAM PENSAR EM SEUS PARENTES SE ASSIM OS TIVEREM. COISA DE MOLEQUES E DESVAIRADA NÃO MERECE PARTICIPAR DE UMA COLETIVIDADE A QUAL NÃO TIVEMOS EM NOSSA ÉPOCA DE ESTUDANTE. NO ENTANTO, TENTAMOS POR VÁRIAS VEZES CONSEGUIR A TAL RESIDÊNCIA. NÃO CONSEGUIMOS. MAS... NA NOSSA ÉPOCA, EXISTIA RESPEITO E CONSIDERAÇÃO.
ESPERO QUE O RESPONSÁVEL POR ESTA RESIDÊNCIA (PREFEITURA) EXPULSE ESSES (...) DO REFERIDO ESTABELECIMENTO. QUE SEJA FEITA JUSTIÇA, E O PREJUDICADO ENTRE COM UM PROCESSO CRIMINAL (...).

 

Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Gostaria de incentivar as pessoas a lutarem pelo seu bairro, porque se todos os bairros estiverem bem, a cidade toda funciona. Vou contar uma pequena vitória que tive quando estava em São Paulo. Eu morava em um bairro totalmente residencial e a única escola que tinha, funcionava em uma casa e só atendia até a 4ª série do ensino fundamental. Entrava ano e saia ano e nada de construir uma escola e durante todo esse tempo, os pais, os professores e até a diretora reclamavam da falta de interesse da Prefeitura. Eu resolvi marcar com um vereador, uma reunião em minha casa, e convidei o máximo de moradores que pude, expliquei que para o bem dos nossos filhos era importante que todos fossem, duas adolescentes se dispuseram a colocar cartazes pelo bairro (os adolescentes são ótimos nisso, nunca os deixe de fora). Tivemos a reunião. Quando o novo ano letivo começou, a escola estava lá, e muito bem construída. É muito importante levar ao conhecimento dos Vereadores, os problemas de cada localidade para que possam intervir junto a Prefeitura, pois é para isto também que os elegemos. Temos também os Secretários de diversas áreas escolhidos pelo Prefeito que tem como função auxiliá-lo na resolução dos problemas. Portanto, lutem pelos seus direitos.

Ainda me referindo ao mesmo caso antes da escola ser construída. A Prefeitura pagava uma empresa de transportes para levar os outros alunos que estudavam em outro bairro, só que o transporte era uma verdadeira sucata, E como sempre os pais e os alunos viviam reclamando. Fiquei então sabendo de uma reunião que teria com o mesmo Vereador. Fui à reunião e expliquei para ele o que estava acontecendo. No dia seguinte meu filho chega da escola radiante, dizendo que o ônibus agora era novo, mas, que os colegas dele estavam riscando e cortando as poltronas do ônibus. No dia seguinte voltou a sucata, fazer o que? Tinha que concordar com o dono da empresa. É uma pena que os pais não dedicam tempo para amar,educar e impor limites aos seus filhos. Já tínhamos ali pequenos vândalos. Temos que lutar pelos nossos direitos sim! Mas, também temos o dever de preservar o patrimônio público. Só um pequeno comentário: Aquele Vereador mereceu cada voto que ganhou, ele realmente representava o povo.

 

Selma Silva Santos
selma_santos@hotmail.com

Hoje 15 de outubro é dia do Professor, mas nenhuma homenagem foi feita por Secretaria de Educação, Sindicato, ou mesmo sites Livramentenses, fico triste em saber que uma profissão tão bonita está sendo tão desvalorizada. PARABÉNS PROFESSORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Pedro Paulo Rocha Pinto
pprpinto@hotmail.com

Caro Raimundo, Por favor, não me leve à mal mas às vezes vejo alguns posts no seu site que por mais que eu queira não consigo deixar de comentar. A respeito da crítica da Dilma Rousseff às privatizações do FHC o senhor pergunta: "então porque o Lula não estatizou o que foi privatizado?" Ora, é simples, apenas a título de exemplo, o Fernando Henrique vendeu a Vale do Rio Doce por 3,3 bilhões de dólares, e essa empresa tem um lucro líquido, eu disse, lucro, de quase 4 bilhões de dólares a cada 3 meses. O senhor acha que os estrangeiros que compraram essa fábrica de fazer dinheiro são loucos de vendê-la assim como o fez Fernando Henrique Cardoso? E, se por um momento de pura estupidez resolvessem fazê-lo, por quanto o senhor acha que venderiam? O FHC, Raimundo, vai entrar para a história do Brasil pela mesma porta que entrou o Joaquim Silvério dos Reis; a porta pela qual entram os maiores traidores da pátria. Dei acima o exemplo de apenas uma empresa, é bom nem lembrar dos bancos públicos, da telefonia, do setor energético, etc, etc, etc.    
 
Nota do Redator:

O “post” referido encontra-se no twitter deste site. O Pedro Paulo, que sempre teve e terá espaço livre nesta página, apenas reforça a pergunta formulada: “Porque o Lula não estatizou o que foi privatizado?” Diferente do que imaginou o Pedro, não se falou em recomprar as empresas privatizadas e sim em estatizar, que é totalmente diferente. A estatização não depende da vontade dos donos, é ato soberano do Estado Brasileiro. É como o Evo Moralez ameaçou fazer com as instalações da Petrobrás em seu país, na era Lula. E se a Vale se tornou tão lucrativa e está sendo nociva aos interesses nacionais, como apregoam os seguidores de Lula, a providência mais indicada seria, sem dúvida, a estatização.

Em tempo: Somos contra as privatizações, ao invés de privatizar o Estado deveria combater a corrupção nas empresas estatais. Não somos partidários nem de Lula nem de FHC. Aliás, o Brasil não merecia governos tão ruins quanto os desses senhores! Tão ai os seus frutos: Dilma e Serra, respectivamente.


Atualizado em 12.10.2010, 9h

Flávio Machado
farm1@ig.com.br

Olá Raimundo Marinho! Gostaria de divulgar o 12º Festival de Lençóis, Chapada Diamantina - Bahia, que será realizado na cidade de Lençóis nos dias 08 a 11 de outubro de 2010, música, cultura e ecologia. Para maiores informações acesse o link. http://www.guiachapadadiamantina.com.br/encontro-de-arte-rupestre-em-lencois/ 
Um abraço e obrigado pela divulgação.

 

Jose Ronaldo Schettini
jose.jronaldo@gmail.com

Prezado Raimundo Marinho. Agora que já se passaram as eleições estaduais, estaremos esperando as melhorias prometidas pelos grupos vitoriosos, aqui no Distrito de Mato Grosso. Ambos os grupos políticos se declararam vitoriosos, daí não termos dúvidas de que teremos as seguintes obras realizadas imediatamente: água tratada, calçamentos, ambulância para o local, posto de saúde funcionando a contento, melhores estradas, creche para o local, e outras melhorias básicas, afinal de contas não faltaram votos para todos os candidatos e grupos políticos.

 

Winston Dellano de Castro
wdellano@gmail.com

Agora nós teremos que votar com a razão. Como Wagner foi reeleito, se a Bahia quiser contar com recursos federais tem que eleger Dilma para presidente.

 

JOÃO SANTOS
JVIANASANTOSRIBEIRO@TERRA.COM.BR

PASSANDO PELA REGIÃO DE LIVRAMENTO FIQUEI ASSUSTADO COM O CENÁRIO DA SECA, AS ESTAÇÕES DE CHUVA VEM REDUZINDO A CADA ANO, SE A SITUAÇÃO NÃO MUDAR ESSA CACHOEIRA QUE JÁ TRANSPORTOU UM VOLUME DE AGUA COM POTENCIAL DE ACIONAMENTO DE DUAS USINAS HIDRELÉTICAS PODERÁ DESAPARECER. CASO A REGIÃO DE LIVRAMENTO VOLTE AS BOAS ÉPOCAS DE CHUVAS COMO ANTIGAMENTO TEREMOS PROBLEMAS POR CAUSA DO ASSOREAMENTO DO RIO TAQUARI, ESSE LEITO ATUAL NÃO É CAPAZ DE SUPORTAR O VOLUME DE AGUA DOS RIOS TAQUARI, VEREDAS E OS VELOZES E VOLUMOSOS RIOS E RIACHOS DA REGIÃO DO RIACHO DO OURO, CERCADO, E JANDAMOIA.

 

Wanderley Ferreira
wanderleyferreira2004@yahoo.com.br

Fiquei muito triste com o silencio do site nestas eleições, já que é um veiculo de informação e como tal não deveria se abster, pois é de muita importância para nos que acompanhamos diariamente sua informação e sua colocação.  Um forte abraço.

 

Cláudio Marques
claudiomarques.jornalista@hotmail.com

Na verdade, eu não entendi toda aquela comemoração na noite de 3 de outubro em Livramento, no que se refere à reeleição do deputado Nelson Leal. Toda eleição, Nelson se reelege, mas não vejo obras concretas que ele tenha realizado, ou apoiado, em Livramento, e que tenha efetivamente sanado os problemas da comunidade. Essa disputa mesquinha entre Emerson Leal e Carlos Roberto, para ver quem comanda a cidade, não tem sentido. Pare e reflita, cidadão livramentense. Você que tem um emprego de um salário mínino na prefeitura, será que realmente vale a pena apoiar essa disputa, em que no final nada acaba sendo feito de bom para o nosso município? Se formos analisar, os dois prefeitos estagnaram a nossa cidade. Se Livramento hoje possui algum tipo de desenvolvimento o mérito é dos trabalhadores e comerciantes. Quando é que o povo vai criar consciência disso? Certamente, deva demorar mais alguns anos. O que deveria ser comemorado, e eu não sei se foi, porque eu fui dormir, e no outro dia viajei, era a derrota da deputada Marizete Pereira, de Geddel Vieira, de Paulo Souto, por exemplo.

 

Paulo Cezar
pc_souza@hotmail.com

Caro Raimundo, gostaria de saber pq um blog de noticias de Livramento, e a maioria referente à política, não tem sequer uma noticia falando sobre o processo eleitoral que foi feito no dia 3 de outubro, já que é de total interesse dos Livramentenses saber sobre os candidatos que representam a região. ; E para Jailson, acho que o Dep. Nelson Leal trouxe muito mais benefícios para Livramento do que a Dep. dos Livramentenses Marizete Pereira. Eu que não trabalho na política, sei que o ginásio de esportes, a torre da vivo, benefícios para Barrinha e outras comunidades rurais foram trazidos por Nelson Leal, então plante a árvore para n ficar ruim com a promessa. Grande abraço!

 

Roberto Lucas
rlbamor@hotmail.com

Raimundo, queria aproveitar o momento do seu comentário a respeito da eleições "A disputa em Livramento" para agradecer a todos aqueles que confiaram mais uma vez no nosso grupo político, dando expressivas votações a nossos candidatos. Mas gostaria aqui, de ressaltar, os números por você já citado. Para deputado estadual tivemos Marizete Pereira com 5650 votos e Paulo Magalhães Jr. com 2546 votos, diante dos 6501 votos obtidos pelo deputado estadual que se diz filho da terra! Para deputado federal tivemos Lúcio Vieira Lima com 5210 votos, Sérgio Brito com 1121 votos, Artur Maia com 624 votos e ACM Neto com 1157 (representante do DEM, partido com o qual compartilhamos o governo municipal, na pessoa do Vice Prefeito Dr. Paulo). Como de costume nossos adversários apresentaram um novo Deputado Federal (com interesse na troca de votos que viessem favorecer o seu Deputado Estadual) Mário Negromonte que obteve 4194 votos. Como você bem destacou, saímos ainda mais fortalecidos dessas eleições e, diferente do que você diz, não se tratou de um erro estratégico e sim de um ato que pode representar muitos benefícios a nosso município. Apesar das expressivas votações de nossos candidatos a deputado estadual no município, ambos não se elegeram; mas todos os deputados federais obtiveram êxito e estão comprometidos com as causas de nossa amada terra! Além do fato de Paulo Magalhães Jr. através do seu pai, o deputado federal Paulo Magalhães também ser um instrumento na busca da melhoria de vida de nosso povo. A eleição destes deputados aumentam nossas expectativas em poder tornar realidade os anseios do nosso povo. Um abraço.

 

Gilvete Cardoso de Almeida Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Dizem que dinheiro não trás felicidade, mas, a miséria com toda certeza trás infelicidade. Como já disse outro dia, não tenho nada contra o dinheiro, porém, tenho tudo contra a miséria. É triste ver que o morador da roça dependa exclusivamente da chuva para ver sua plantação brotar. Vivemos em uma época em que o homem viaja pelo espaço, inventa coisas incríveis, estuda e pesquisa sobre tudo. Onde estão os estudiosos do solo? Eles sabem como resolver os problemas que o sertanejo enfrenta. Como encontrar água e não depender exclusivamente da chuva, isso acontece em outros lugares. O que falta então é vontade do poder público, porque dinheiro nós sabemos que o Brasil tem, só está sendo canalizado para a direção errada. Sabemos que a falta de emprego em nossa cidade também gera muita miséria. Que situação triste.

 

UILSON LIMA RODRIGUES
uh.rodrigues@bol.com.br

Raimundo,mais uma vez você realmente deu um show na avaliação da política .Eu também não entendi o foguetório,pela derrota de CARLÃO não foi , eu pensei que seria pela vitória de NELSON ou pela esperança pois para o pessoal de CARLÃO o mesmo teria no máximo 3000 votos .Eu gostaria que fosse pela esperança ,pois esses votos que o NELSON teve acende a LUZ para eleição de prefeito, então DEP você precisa fazer alguma coisa para LIVRAMENTO, você que é o único filho da terra, faça um pequeno esforço junto ao LÚCIO/ M NEGROMONTE/ P MAGALHÃES , traga coisas boas para LIVRAMENTO, agradeça esses votos que vocês tiveram. A cidade não tem asfalto (acho que é a única) tem uma lagoa poluída dentro da cidade ,transito horrível ,muita coisa para melhorar.

 

Atualizado em 05.10.2010, 20h

Marcos Paulo de Castro Lima
marcos_castrolima@hotmail.com

Pra quê Ficha Limpa... Precisamos de voto limpo.    Véspera de eleição, e como é angustiante saber que irá vencer não o melhor candidato, mas o que conseguir o melhor discurso (embromação), a melhor proposta (promessa) e o melhor arranjo (barganha) com o poder.    O brasileiro não vota em pessoas, vota no grupo. E quem o grupo colocar, a massa vota (segue) sem questionar, sem pensar.    

No Nordeste afora é comum os "currais eleitorais", onde alguém determina (manda) em quem seus seguidores devem votar. Em Livramento, em especial Iguatemi, acontece um caso interessante. Ainda ontem, estava em um "barzinho" e vi um cidadão defendendo com unhas e dentes um candidato da família Magalhães, parei um pouco a pensar, e após alguns goles me veio à mente duas vertentes: 1º Em outras eleições, este cidadão e sua família odiava o nome Magalhães, tinha horror. 2º Este cidadão e sua família só estar votando neste candidato porque alguém pediu (mandou).    

Após outros goles, fiquei a refletir. "Este cidadão não é eleitor, é apenas mais um tocado como gado para satisfazer os desejos do patrão".    Pra quê ficha limpa se temos eleitores sujos. Roriz não será candidato, mas sua esposa será, e poderá ganhar a eleição.

Defendo o voto consciente, limpo. É utopia, mas imaginemos em um ano eleitoral, a justiça caçar todos os títulos de eleitor. E só terá de volta quem passar por um curso de reciclagem eleitoral. Onde irão estudar ética, moral, cidadania e principalmente muitos conceitos de justiça. Os aprovados terão títulos e poderão votar. Talvez não teremos uma eleição com democracia plena (pois os inconscientes não poderão votar), mas teremos justiça. Marcos Paulo

 

MÁRIO DO CARMO TANAJURA DE CÁSSIA
mariotanajura@hotmail.com

Caro Roberto [é Raimundo] Marinho, Gostaria de Parabenizar Robério Tadeu Silva Rêgo, mais conhecido como "Bério de Jeová" pela passagem do seu 50 anos de vida. Conheci e convivi com Bério desde criança, quando éramos vizinhos no Hotel Livramento. Sempre Brincávamos de circo, com meus irmãos e os seus. Sempre comprendi o que ele falava e queria e ele sempre me chamando de Má, era frequentador de nossa casa, bem como somos primos. Parabéns também a D. Ester, que como uma guerreira sempre sobre cuidar de Robério com o maior carinho e dedicação.

Também gostaria de parabenizar o Nobre e Jovem Prefeito de Abaíra João Hipólito Rodrigues Filho (meu amigo de infância "Joãozinho") pela iniciativa benfeitora de criar em Abaíra um Centro de Referência para a Mulher e ainda colocar um nome de peso como: Rosane Silva Rodrigues (Bobó). Tive o prazer de conviver com esta jovem amável na minha infância e juventude em Livramento, onde guardo até hoje fotos nossa na Escolinha Infantil de Dona Belaniza Cambuí, em Quadrilhas da Biblioteca Infantil (Relíquias que guardo com muito carinho), dentre outras. Mesmo depois quando fui estudar fora em Vitória da Conquista em 1983 e, após em Salvador em 1984, trocamos cartas e cartões de fim de ano, aniversários, que
até hoje guardo com amor e carinho como boas recordações daquela época, que nunca mais volta.

Era uma turma boa, da qual fazíamos parte no CEJVB, em Livramento: Iassodara Lima, (Sodara), Webster Lima (Etti), Kennedy Aguiar (Tute), Maristela Meira (Telinha) dentre outros. Bobó deixou no seio da sociedade Livramentense muita saudade, como uma Jovem alegre, dinâmica, companheira e sobretudo amiga. Me chamava de babaio, nunca esqueci este apelido carinhoso que ela colocou em mim.

Quando eu soube em 1985 deste terrível acontecimento, fiquei muito triste e uma lacuna se formou, só com as grandes lembranças, momentos felizes que passamos é que me conforta.  Com este novo Centro de Referência em Abaíra, com certeza "Joãozinho" vai poder orientar as mulheres de Abaíra e região, sobre a prevenção contra a violência, que tanto aflige a nossa sociedade. PARABÉNS ABAIRA E O NOBRE PREFEITO, POR ESTA NOVA AQUISIÇÃO!!

 

Jose Maria Castro Meira
jose.maria@montcalm.com.br

Parabéns pelo aniversario Roberio Rêgo.

 

Wilhelm Reich
reich503@hotmail.com

Psicopatia de Colarinho Branco (por Wilhelm Reich) - Nessa época, de eleições no Brasil, os meios de comunicação em massa fornecem aos estudiosos do comportamento humano, verdadeiros exemplares do distúrbio da personalidade anti-social, conhecido popularmente como psicopatia. Mas antes de entrar no universo da psicopatologia criminosa, é preciso desmistificar esse conceito, que vem sendo erroneamente colocado por Hollywood. Vale destacar que nem sempre pessoas que se envolvem em homicídios bárbaros, ou simples homicídios (se é que existe simplicidade num homicídio), podem ser considerados como psicopatas.

Existem criminosos considerados mentalmente desorganizados (nesse caso os psicóticos homicidas), vistos pela lei como inimputáveis, pois são invadidos por uma ilusão de ordem visual e auditiva, que faz com que eles enxerguem num simples aceno de bom dia, um gesto de ofensa e humilhação, levando-lhes a matar o autor do gesto. Na verdade, o psicopata se caracteriza pela ausência de sentimentos de vergonha, arrependimento, culpa e etc. O sistema límbico, responsável pelas nossas emoções (e por outras atividades no cérebro), age de forma contraria na mente de alguém que carrega essa praga emocional, ou melhor, não age, pelo menos nesse aspecto.

Foram feitos alguns experimentos com pessoas ditas normais, e indivíduos portadores desse distúrbio. Observou-se que ao colocar cenas chocantes como: crianças sendo mortas, animais sendo arrastados, mulheres morrendo com tiros na cabeça, na frente desses dois tipos de pessoas, apenas as primeiras apresentaram alguma atividade límbica. Nos psicopatas não registraram nenhuma atividade.

Eu considero como uma verdadeira displicência quando, psicólogos e psiquiatras, resolvem estudar essa patologia indo até os manicômios judiciais, pois na verdade as verdadeiras cobaias estão em Brasília, ou melhor, às vezes nem precisa ir tão longe assim, basta se sentar na frente
da televisão no horário político com um caderno de anotações, e terá um verdadeiro laboratório de estudo. Também é possível desenvolver essa análise em praças públicas, quando esses indivíduos dotados de sedução e boa oratória, começam a descarregar suas metralhadoras de promessas (dignas do prêmio criatividade zero), e começam a se desculpar pelo trabalho prometido e não comprido.

Essas figuras acabam por muitas vezes, se aproveitando da amnésia e intelecto fobia do povo, distúrbios esses, que nossos representantes fizeram questão de desenvolver e conservar na sociedade brasileira, através do descaso com a educação e de uma verdadeira política de pão e circo, fazendo verdadeiros carnavais fora de época.

O verdadeiro psicopata é aquele que desvia a merenda escolar para fornicar com secretárias de capa de playboy. É aquele que contribui para um verdadeiro suicídio em massa, depois de um confisco. É aquele que não tenta se quer defender o meio ambiente.

Certa vez no programa do Jô Soares, Arnaldo Jabor disse que “os políticos brasileiros precisavam de muita psicanálise”. Concordo em gênero, número, grau e vou mais além: acredito que deveria haver uma lei que obrigasse todos os políticos a fazerem terapia. Um exemplo especifico pode ajudar a esclarecer melhor essa idéia. Uma das características encontradas nos políticos brasileiros, fora a psicopatia, é uma personalidade neurótica, obcecada por fantasias de torturar alguém, geralmente se sente consideravelmente culpada, e
luta para suprimir tais desejos. Se falhar e os realizar, corre o risco de tornar-se um pervertido sádico. Se tiver sucesso e os bloquear, transformar-se-á numa personalidade neurótica com uma boa couraça e uma perigosa camada mediana reprimida.

A saída para estes políticos se quiser recuperar uma vitalidade real, é encontrar uma situação, semelhante àquela que uma terapia lhe pode oferecer, onde possa dar vazão total aos sentimentos que mantém reprimidos, sem ter que realizá-los socialmente. No trabalho de vegetoterapia (desenvolvido por um dos maiores expoentes da psicologia, o celebre Wilhelm Reich, que conseguiu unir duas grandes correntes que são a psicanálise e o marxismo) são dadas todas as oportunidades ao paciente (nesse caso os representantes do colarinho branco) para que libere seus impulsos sádicos e destrutivos em um contexto seguro.

Em todos os casos que isto é feito apropriadamente, o paciente recupera contato com seu calor e com sua sociabilidade básica no processo de exaurir a raiva acumulada. Ou seja, é de grande importância para o Brasil, que os nossos governantes entrem em contato urgente com o divã, para que possam fazer um verdadeiro mergulho introspectivo e resgatar o altruísmo e a empatia, que há muito tempo foi banida para as profundezas do inconsciente.         

 

Luiz Trindade Pinto
luiztpinto@yahoo.com.br

Caro Raimundo Marinho, por falta de tempo deixei de acessar o Mandacaru, e hoje ao fazê-lo fiquei muito triste com a noticia do falecimento de Marino, parceiro de serestas e concorrente em programas de calouros, tanto em Livramento como em Rio de Contas na minha juventude. Me lembro das palavras do meu pai, maestro Esaú Pinto "se esse rapaz saísse daqui pra São Paulo ou Rio de Janeiro, seria considerado um dos grandes intérpretes da MPB". Fico triste, porém guardando na lembrança os bons momentos de serestas e cachaças que curtimos juntos. Uma grande perda pra região.    

 

Antonio Carlos Ribeiro
ancarri@veloxmail.com.br

Está de Parabéns o Prefeito de Abaíra João Hipólito (Joãozinho), além de presentear as mulheres do município com um centro de referência, batizou com o nome de “Rosane Rodrigues”, para nós apenas Bobó, foi muito gratificante, pois caro Raimundo Marinho, tive a sorte e orgulho ser colega de Bobó desde o ensino primário, cultivo belas lembranças que jamais se apagam, ela foi desde criança um exemplo de tudo de bom que se possa imaginar, nos deixou prematuramente, mas seus ideais ficaram plantados em nossa região para sempre.

 

Gilvete Cardoso de Almeida Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Tem o seguinte dito popular: "Cada povo tem o governo que merece." Eu diria: A maioria do povo tem o governo que merece. Só lamento muito é pela minoria que deseja de verdade ter uma vida melhor, porém somos persistentes. Um dia nós seremos a maioria, e nossa terra vai mudar pra muito melhor!

 

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Acertei quando disse que Nelson Leal seria eleito, errei feio quando disse que teria muito menos voto em Livramento que a eleição anterior, mas espero Sandra Mary Silva-”que alguém me apontasse uma obra beneficente, gratificante e simples como uma pequena árvore, que convença a população de livramento a votar em Nelson Leal” e-mail de30-09-2010-que essa árvore seja plantada. 

 

Aracelly Gomes
aracelly@bol.com

QUERIDO RAIMUNDO, GOSTARIA AQUI DE EXTERNAR A MINHA SATISFAÇÃO E ALEGRIA EM SABER QUE O DEPUTADO NELSON LEAL SE REELEGEU PARA SER O DEPUTADO HONESTO QUE
SEMPRE FOI POR MAIS QUATRO ANOS.... A VITÓRIA COMPLETA DO GRUPO MUITO ME ALEGRA ...A FAMÍLIA LEAL SEM DÚVIDAS É DE MUITOOOOOOOO PRESTÍGIO EM LIVRAMENTO...VALEU NELSON.

 

Kássius Clay Aguiar
softcellxxi@yahoo.com.br

Bom dia jornalista, sou pai de dois estudantes do Colégio Probo. Creio que está acontecendo um surto muito grande de delitos, naquela região, visto que, todos os dias, religiosamente, às 7h da manhã sempre tem uma viatura com dois ou mais policiais fiscalizando a chegada dos pais com seus filhos na escola, com suas “caras de poucos amigos”. Aparentemente, para “vigiar” se os pais ou alunos estão sem capacete ou estão transitando em motos com mais de duas pessoas. Sei que andar sem capacete ou com mais de duas pessoas em uma motocicleta é proibido, porém, crimes muito maiores são: traficar, matar, roubar etc. estas infrações são muito piores a sociedade que o fato de um pai ou mãe chegar a uma escola com seu filho sem
capacete, ou com dois filhos, entenda-me NÃO ESTOU DEFENDENDO O NÃO USO DE CAPACETE
OU O TRÂNSITO DE VÁRIAS PESSOAS EM UMA MOTO.

Ontem, 04/10, aconteceu um evento, por volta das 11h 45m, naquela mesma instituição de ensino, veio um veículo picape fazendo um “cavalo-de-pau” e em alta velocidade, justamente, na rua, do setor daquela escola, onde ficam os menores alunos, de 02 a 06 anos (Probo Jr.), no horário de sua saída da escola e ida para casa, e pior ainda pela fisionomia era um menor de idade dirigindo. Sabemos, tanto eu, você, nossos vizinhos ou qualquer livramentense, que este não foi um fato isolado, porque todos os dias vemos isto acontecer em nossas ruas e avenidas, menores dirigindo, pilotando, se drogando, agredindo professores e não acontece nada, também sei que um menor de 18 anos não pode ser preso, mais pode apreender a moto, o carro, conduzí-lo ao Conselho Tutelar, o que não acontece, justamente, porque em Livramento, para nossa vergonha, porque vemos e os visitantes nos falam isto, você pode cometer qualquer delito, qualquer falta grave a população desde que, em uma moto, esteja com seu capacete.

Sabemos que uma das funções dos policiais militares é esta, mais não é só “vigiar” o uso do capacete, dentre ou traz coisas, citando apenas as que mais causam transtornos a população, é também: “vigiar” o abuso no uso dos carros de som de publicidade ou particular principalmente, durante todo o dia e no final da noite e madrugada, “vigiar” as cadeiras dos bares ocupando toda a calçada, “vigiar” o não respeito da sinalização do trânsito, “vigiar” menores dirigindo ou pilotando veículos motorizados, se isto acontecesse melhoraria em muito a qualidade de vida de nós livramentense de nascença e de coração, que temos que passar por estes problemas todos os dias. Grato pelo espaço e desculpem o desabafo.