Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 30.04.2011, 18h

GUTO RODRIGUES TANAJURA
gutotanajura@hotmail.com

Meu caro Raimundo Marinho, o serviço de iluminação pública em Livramento de Nossa Senhora se encontra precário, em que pese a cobrança de contribuição para o custeio deste serviço na fatura da conta de energia elétrica. Ruas e avenidas se encontram escuras, sobretudo as avenidas Dr. Nelson Leal e Leônidas Cardoso, sem falar das centenas de ruas que por ausência de iluminação pública é alvo fácil de criminosos que podem praticar livremente alguns dos delitos previstos no Código Penal, dentre eles furtos, roubos, estupros etc. O sistema é tão deficiente que trafegar sem o auxílio dos faróis dos veículos é tarefa bastante difícil. Igualmente complicado, é trafegar pelas ruas da cidade com o calçamento irregular, tarefa que se torna mais difícil à noite. É direito de todo cidadão ter serviço público de qualidade e prestado com eficiência, especialmente quando se paga caro para seu custeio. Seja um cidadão consciente, verifique na sua conta de energia elétrica quanto se paga para o custeio da iluminação pública e fiscalize se serviço é prestado com qualidade e eficiência. Que alguém ilumine a todos nós!

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

ENQUANTO ALGUNS MORADORES, DE PRAÇAS PÚBLICAS, LUTAM PELO SILÊNCIO E PAZ, A PREFEITURA AUTORIZA MAIS UM "BUTECO" EM PRAÇA PÚBLICA. AGORA É UMA ASSOCIAÇÃO DE PINHO, HUGO LANCHES E RONY DA SKIMEL NA PRAÇA DOM BASÍLIO. VOLUME TELEVISIVO SEM CONTROLE E MUITA SUJEIRA APÓS O TÉRMINO DO EXPEDIENTE (MEIA-NOITE)... ALERTO QUE, MESMO SENDO CENTRO COMERCIAL, AINDA TEM MORADORES QUE DORMEM (OU TENTAM) NA REGIÃO. SERIA INTERESSANTE UMA FISCALIZAÇÃO NO LOCAL; POIS, NÃO HÁ SANITÁRIO DISPONÍVEL PARA OS CLIENTES E LOGO, LOGO, ESTARÃO URINANDO NAS PORTAS COMERCIAIS E RESIDENCIAIS... A VIGILÂNCIA SANITÁRIA TEM QUE ATUAR E AUTUAR SE NECESSÁRIO. AGUARDO SOLUÇÃO, MAIS UMA VEZ, O MAIS BREVE POSSÍVEL. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: DESDE JÁ, ALERTO QUE TODOS OS ANOS, NA MESMA PRAÇA E DURANTE O MÊS DE JUNHO, DOIS APARTAMENTOS [O DO SR. LOLÔ (SOBRE A AUTOPEÇAS IGUAÇU) E O DO HIPPIE (SOBRE O PCdoB)], SÃO ALUGADOS COMO DEPÓSITOS DE FOGOS. PORTANTO, DESDE HOJE 28. ABRIL.2011, SOLICITO A NÃO PERMISSÃO DE MAIS UM ABSURDO E A PRESERVAÇÃO DO BEM ESTAR E PREVENÇÃO DA VIDA DE TODA A POPULAÇÃO DA ÁREA. NA CERTEZA DE VOSSA ATENÇÃO, AGRADEÇO. RESPEITOSAMENTE, Junei Rêgo / Praça Dom Basílio, 30 Centro - Livramento de Nossa Senhora / Estado da Bahia - Brasil.

PALANQUE ELEITORAL 2012 = O palanque, de candidatos, já está sendo montado e o povo/eleitor tem que acordar para não votar "nos mesmos" devido a mistura que vem por aí. Penso que será muito candidato para pouco voto. Vejamos: O PMDB saiu na frente com José Ricardo, o PSDB deve ter seu candidato, no PP é Paulo Lessa, no PT Gerardo Júnior e os dissidentes, do chamado "grupão" (PMDB/PSDB/PP/PT) estão tentando apoiar Dr. Paulo como "o novo". O PCdoB, João Cambuí, poderá ser candidato em Livramento ou Rio de Contas... É a novidade. O resto, infelizmente, é a velha politicagem de sempre.

OPOSIÇÃO DESARTICULADA E SEM LIDERANÇA = O "grupão" (insatisfeitos), quando marca uma reunião, avisa que é secreta e coisa e tal... antes de terminar a reunião até a torcida do Flamengo já sabe o que foi discutido e acertado... inexperiência ou traição de algum participante? O PMDB agradece!

ESPAÇO NATURAL SANTA TEREZINHA
webstermeira@hotmail.com

Atenção malhadores e praticantes de atividades físicas, não usem suplementos alimentares que não forem autorizados pela ANVISA. Tenha segurança ao escolher seus suplementos. (Orientação: Espaço Natural Santa Terezinha).

Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Pobre ou rico todo ser humano possui um cérebro que funciona do mesmo jeito, não importa se estudou ou não, qualquer um é capaz de saber se sua vida melhorou ou se ficou pior. Eu não quero o ruim muito menos o pior, Eu quero o MELHOR para esta cidade.

Elismar Silva Ferreira (LILA)
elismar.ferreira@hotmail.com

Livramento! Te amo, quanta saudade dessa cidade linda. Gostaria de ver uma foto da Igreja do passa-quatro. Saudades das Novenas e das missas. Mandacaru me leva todos os dias até essa cidade encantadora. A qual eu sinto muita saudades. eu moro em SP, mas eu não esqueço desse lugar lindo. Boa Noite. Elismar (LILA)

GUTEMBERG CARNEIRO
mangaaxe@uol.com.br

Bom dia Raimundo Marinho, DEUS lhe proteja. O que estou vendo em Livramento, no momento é o silêncio som automotivo, agora podemos conversar em PAZ. Parabéns: Promotoria, Maçonaria, Policia Militar, pessoas que participaram da audiência pública no FORUM e Prefeitura Municipal. O que está faltando, a Prefeitura colocar placas com limite de velocidade nas principais Avenidas da nossa cidade, lembre-se Sr. prefeito que vivemos numa cidade de pequeno porte com movimento de uma cidade médio porte.

---------------------------------------

Nota da Redação:

Sr. FRANCISCO RAMOS (e-mail HYPERLINK "mailto:fr10@yahoo.com.br" fr10@yahoo.com.br): para responder sua pergunta ou publicar sua mensagem, é necessária sua identificação, conforme os critérios no alto desta página. Adiantamos, porém, que os cidadãos que pagam impostos, nós também pagamos, não ficam isentos do cumprimento da lei. As pessoas com direito a transitar livremente pelas calçadas também pagam seus impostos. Leia o Código de Postura do Município e a Constituição da República!

 

Atualizado em 22.04.2011, 11h

HÉLIO CAMBUÍ
HYPERLINK "mailto:heliocambui@gmail.com" heliocambui@gmail.com

Ministros do STJ recebem maior honraria do Exército brasileiro: O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, e os ministros Gilson Dipp, Laurita Vaz, Castro Meira, Humberto Martins, Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques e Benedito Gonçalves foram agraciados, nesta terça-feira (19), com a insígnia da Ordem do Mérito Militar, em solenidade no Quartel General do Exército, em Brasília (DF).

A Ordem do Mérito Militar é uma condecoração criada para premiar militares, civis e instituições, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestados serviços relevantes à Nação brasileira, especialmente às forças armadas terrestres. Seu desenho faz referência à antiga Imperial Ordem de São Bento de Avis, também destinada a militares.

Ela foi criada durante o governo do presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto-lei nº 24660, de 11 de junho de 1934. O presidente da República é seu grão-mestre, e cuja grã-cruz e colar é sempre transmitida ao sucessor.

 

Escola Polivalente de Livramento
escpolivalente@bol.com.br

Bom dia Raimundo! Como Páscoa é um sublime momento de reflexão e comemoração da vida, não poderíamos deixar de celebrar com nossa comunidade escolar. Para isso, convidamos a jovem Raiana Cruz, catequista e teóloga, que diga-se de passagem, realizou uma belíssima palestra enfatizando o real sentido da páscoa e como devemos celebrar a vida. Num segundo momento foi apresentado o filme "Sempre ao teu lado", que trata da relação de amizade, solidariedade e lealdade, sentimentos que devem sempre fazer parte da nossa postura como cidadãos. Em anexo, fotos dos trabalhos realizados em sala de aula, da palestra e trechos dos vídeos apresentados. Feliz Páscoa! Agradecemos a colaboração em sempre divulgar nossos trabalhos. Cordialmente, Escola Polivalente de Livramento.

 

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

SOM ABUSIVO = Resolvido, assim espero, o problema de som automotivo em algumas praças da cidade, é hora de resolver a propaganda "volante" com cadastramento dos autos e determinação de um horário; bem como, do volume máximo aceitável e permitido pelas "autoridades". O horário poderia ser de 08 às 12 e das 14 às 18 horas com volume adequado. Fica a sugestão.

TORRE DE BABEL OU LARANJAL = O comércio, livramentense, está uma verdadeira bagunça. É muita gente sendo "laranja" ou trabalhando clandestinamente. Isto, em todos os setores, sem exceção; logo, ao comprar qualquer mercadoria, solicite a nota fiscal. Ela pode ser a segurança de uma boa procedência e uma garantia para o consumidor e se o(a) proprietário(a) recusar, acione o PROCON/Ministério Público. Fique esperto(a) e não se deixe levar somente pelo preço. Exija qualidade e originalidade. OBS.: Pergunta interessante...você já viu alguma nota fiscal de arroz, açúcar e óleo? Será porque?

 

Antonio Patriota Lima
aplima.100@hotmail.com

Raimundo Marinho, ao ver a foto de Carlão ao lado do vereador Lafaiete num auditório em Salvador, além do choque eu fiquei pasmo e comecei a pensar... é brincadeira isso que tá acontecendo, um tapa na cara da sociedade Livramentense. Carlão qual é a sua ?

 

Kádson Souza
edilsonkadson@yahoo.com.br

Tô te enviando algumas fotos para mostrar como o prefeito esta arrumando as ruas do bairro Barriguda as ruas que estão arrumadas são as dos seus aliados políticos como vereador empresários cunhado coordenadores, e as que estão bagunçadas são as dos que são contra.
Nota: Faltou enviar as fotos.

 

Yasmim Novais
yasmimnovais@hotmail.com

Olá Sr. Roberto Marinho, gostaria de parabenizá-lo pelo sucesso do mandacaru da serra. E também ressaltar a importância da volta do Sr. prefeito Dr. Carlos, pois a população livramentense agora saberá dar valor a presença do nosso líder político. Pois é como a frase, se tiver ruim com ele, muito pior sem ele, e o povo de Livramento viu de perto a triste ausência do prefeito Carlão. Saúde pra você Carlão, muito sucesso! Espero que possamos continuar com sua presença na prefeitura (como prefeito) até o final do seu mandato, quando passará a peteca para o seu sucessor! boa noite.

Nota: O nome do editor é Raimundo Marinho.

 

Atualizado em 18.04.2011, 21h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

VAMOS DESAÇAIMAR NOSSA CIDADE - Muito pertinente sua proposta. Já está passando da hora do despertar para o desenvolvimento da nossa cidade. E infelizmente o tempo já está escasso. Se não se desenvolver ações urgentes não haverá tempo para mais nada. Aí acredito que nada mais poderá amenizar a sensação de decepção dos livramentenses diante da lerdeza que nos assusta e nos deixa numa expectativa injusta. Ainda dá tempo, mas as ações são muito lentas. Torna-se necessário um choque de gestão. É esperar para ver. Espero que ocorra com urgência para o bem da nossa terra. Grande abraço.

 

João Paulo Pina
jotapyes@hotmail.com

Galera que frequente o MANDACARU, gostaria de compartilhar com os senhores informações sobre os orçamentos públicos que são destinados aos MUNICÍPIOS brasileiros. Assim os senhores, saberão quanto cada município do país recebeu para administrar. É só entrar nesse SITE: HYPERLINK "http://www.portaltransparencia.gov.br" www.portaltransparencia.gov.br. Espero ter colaborado com os senhores frequentadores desse site. ABÇS!

 

Wanderley ferreira
wanderleyferreira2004@yahoo.com.br

Caro Raimundo Marinho, o motivo deste é para parabenizá-lo pelo trabalho desenvolvido a frente deste veículo; pela forma coerente, digna e atuante, pelo cidadão que se preocupa com seu lugar e principalmente com o seu povo, ah! se tivéssemos mais pessoas como você. Um forte abraço.

 

Enedino Pedro da Silva Junior
junior.calcados@yahoo.com.br

A respeito da medida do ministério público, proibindo estacionamento nas praças e alguns pontos da av. Presidente Vargas e travessas, achei a medida muito radical, pois prejudica não apenas os comerciantes, como a população em geral, porque na citada área não existe apenas bares, temos farmácias, mercados, pizzarias e outros tipos de comércio. Entendo que seria muito mais prático colocar placas proibindo o uso de som automotivo, até porque são poucos os que fazem barulho com seus carros de som e a população não pode ser penalizada por um erro de alguns. A polícia e a justiça existem para manter a ordem pública, porém não com medidas tão duras como esta. Espero que a Administração Municipal, Ministério Público e a Polícia Militar revejam esta medida que tanto transtorno tem causado aos comerciantes e a população de nossa cidade e também aos visitantes que aqui chegam.

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

Por onde andam os "especialistas" municipais... pneumologista, dermatologista (via internet... não), cardiologista, ginecologista, neurologista...só propaganda. São mais de oitenta pacientes, por dia, saindo de Livramento para Conquista, Brumado e Paramirim. Até quando o município será gerido por controladora? Será que os secretários não são de confiança? Não têm autonomia? E controladora para controlar o que ou a quem? Chega de mentira e faz-de-conta. Acorda Livramento!

 

Angélica da Silva
angelica@HOTMAIL.COM.BR

O PARABENS DR PAAULO PELOS OS DIAS QUE VC FOI PREFEITO DE LIVRAMENTO O POVO QUER VC JUNTO COM O PREQUITÃO.

 

Atualizado em 14.04.2011, 11h

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, veja este artigo que saiu no bahiaja.com.br. 13/04/2011 - 11h01min DEM IMPETRA MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA AUMENTO DA EMBASA EM 13.8%:

O Partido Democratas (DEM) impetrou um mandado de segurança coletivo, com pedido de liminar, para barrar o exorbitante aumento de 13,8% que a Embasa, autorizada pelo Governo Estadual, pretende aplicar nas contas dos consumidores baianos a partir do próximo mês de maio.

Protocolada na tarde desta terça-feira (12/04) na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Salvador/BA, a medida judicial argúi a legalidade não apenas do abusivo percentual de aumento, que é superior ao dobro da inflação de 6,01% do ano passado, mas também do desvio de finalidade da revisão tarifária de caráter extraordinário. De acordo com o presidente do Democratas, José Carlos Aleluia, a legislação nacional é muito clara quando estabelece a possibilidade de apenas duas hipóteses de revisão da tarifa do serviço de água e esgoto. "Uma é a de caráter periódico, que ordinariamente é realizado em prazos pré-fixados, no intuito de sustentar as perdas inflacionárias sofridas pela concessionária.

O problema deste caso é que o percentual de 13,8% autorizado está bem acima da inflação do período. O outro motivo para o reajuste seria suprir os efeitos decorrentes de fato externo e imprevisível ao contrato de concessão, capaz de ocasionar relevante desequilíbrio econômico-financeiro da concessionária", explica. Aleluia observa, no entanto, que o argumento apresentado pela Embasa para a revisão tarifária extraordinária foge à exigência legal. "Eles não admitiram nenhum problema externo que tenha ocasionado desequilíbrio econômico-financeiro na empresa.

Alegaram que os recursos seriam utilizados na universalização dos serviços de saneamento básico. Legítima pretensão, mas ilegal. Esse não é o propósito da revisão extraordinária. Pela lei, não cabe aos consumidores financiar a expansão dos serviços de água e esgoto. A obrigação de fazer esses investimentos é do governo". O presidente do Democratas lamenta que o governo de Jaques Wagner, tão preocupado com a questão social, comece seu novo mandato, castigando tanto o povo baiano. "A inflação já vem corroendo o salário da população com tantos aumentos e Jaques Wagner ainda autoriza um aumento ilegal de 13,8% para um produto tão essencial como é a água. Triste Bahia de Jaques Wagner".


Antonio Patriota Lima
aplima.100@hotmail.com

Jornalista, li atentamente a entrevista com Dr. Paulo Azevedo, e te confesso fiquei decepcionado. Ele foi frouxo em ter passado o cargo da maneira que foi feita e ainda diz que está tudo direitinho com a prefeitura. Direito como doutor? Uma cidade que não tem plano de governo nenhum, uma obra se quer, as coisas que inventam dão de testa com a população. Livramento está um caos, cada vez pior. Outra coisa povo de Livramento fiquem atentos com esses nomes que estão laçando aí é tudo farinha do mesmo saco. Não se preciptem, Livramento tem nomes bons, vamos avaliar direito na próxima eleição, essa próxima eleição vai ser a eleição mais importante da história de Livramento, vai ser a eleição do resgate moral. Só depende da gente eleitor. Acorda livramento!


Catarina Ioca
catarina.ioca@gmail.com

Olá amigo e conterrâneo RAIMUNDO MARINHO.A foto da ksa da Rua do Fogo 23 ficou famosa viu! Até meus sobrinhos que moram ahi em LTO me pediram para que enviasse para eles.Eu imprimir e coloquei na moldura e kso vc deletar estes emails o meu está garantido. Mais uma vez quero lhe agradecer pela sua gentileza. E tbem não fico um dia sem abrir o MANDACARU, fico triste ao ver o desleixo que a cidade está passando ,é uma pena pois poderia ser um lindo ponto turístico e engrandecer a cidade. Vamos torcer para que tudo um dia venha mudar . Um gde abraço e peço a DEUS muita paz para todos.


Edilson Candido Pelikano
Candidopelikano@gmail.com

Ola, Sempre vejo as noticias de Livramento, Através deste Conceituoso Site. Aqui Em |Goiânia- Goiás. È quse tudo Belo, de Beleza As Pessoas a Cidade Em Geral Mas Não se Compara as pessoas do povoados dos PATOS Por ai morei Muito Tempo Que Saudade, Um belo local gostaria de participa da comunidade das Pessoa que Mora em Goiânia, que seja de Livramento ou Cidades Vizinhas.


José Carlos Castro Neves
josecarlos@acgtech.com.br

Olá Marinho, Fiquei feliz quando encontrei o site do seu jornal, pois, agora fico sabendo das notícias da minha Terra Natal. Abraços. Sucesso.


Atualizado em 12.04.2011, 19h

Sintia Oliveira Santos
sintia-oliveira@hotmail.com

Raimundo Marinho, Nessa próxima quarta-feira, dia 13 de abril, haverá uma manifestação dos estudantes de Letras do campus XX-Brumado, com o intuito de demostrar à comunidade e representantes políticos nossa indignação com a atual situação que se encontra nossas Universidades. Em especial nós do campus XX, queremos enfatizar algo já há algum tempo nos aflinge tais, como a promessa de um novo curso de Direito, e a nossa sede própria, que vergonhosamente não temos. A atual situação veio se agravar esta semana, três das Universidades estaduais entraram em greve em tempo indeterminado, restando apenas agora a Uneb se posicionar. Porém, assim como sempre, os prejudicados seriamos nós. Mediante isso, queremos nos posicionar, manifestar, e fazer valer a nossa voz... estamos sendo inferiorizados, e o nosso curso menosprezado. Em uma declaração de um representante político da própria cidade onde a universidade está localizada, este, referiu ao campus como sendo uma mera "escolinha de letras", quando esta, favorece não somente as cidades vizinhas, como principalmente a própria.

Talvez, esse infeliz comentário, teve o seu lado positivo, pois nos deu mais força para lutarmos, e se esta pessoa, não dá valor aos benefícios que um curso superior traz para a população em geral, com a força e experiência que adquirimos em nosso curso, mostraremos para este e para todos, que não precisamos ofendê-lo como ele o fez, lutaremos até o fim sem ter que ignorá-lo, pois sabemos que na formação de muitos jovens e crianças, está a nossa marca... Enfim, quero por meio deste, convidá-lo a participar, como jornalista, mas principalmente como alguém que independente de níveis de posições sempre reflete à sociedade os fatos de forma clara e evidente, como ser que a integra, como quem sabe respeitar as opiniões dos outros. Sendo que, é de suma importância que todas as cidades vizinhas estejam cientes do ocorrido, para que se unam a nós, lutando em prol de uma sociedade justa, por uma melhor à educação! contamos com sua graciosa presença, obrigada!

 

Givanildo Rocha Oliveira
gilroliveira@yahoo.com.br

Gostaria de agradecer a você amigo Raimundo pela matéria que se refere ao processo de 40 horas dos professores e, principalmente por sua dignidade e respeito quando o assunto é o professor e a educação do nosso município. Aproveito também para ressaltar que o sindicato está forte e atuante, aprendendo com os erros e acertos. Cientes de que podemos contar sempre com o Mandacaru da Serra. Abraços!

 

José Carvalho da Silveira
ze_silveira@ig.com.br

Primeiramente, gostaria de parabenizar ao jornalista Raimundo Marinho, pelas constantes e informativas matérias relativas à nossa cidade. Ademais, gostaria de traçar breves comentários acerca da acertada decisão da representante do Ministério Público, atendido pela Prefeitura Municipal, ao proibir o estacionamento de veículos automotores nas imediações das praças Zezinho Tanajura e da nossa querida Praça do Graúna. A nosso sentir, a medida veio em boníssima hora, uma vez que extrapolava todos os limites, o desrespeito proporcionado por motoristas e irresponsáveis, que abertamente, e sob a conivência da Polícia Militar e de muitos comerciantes locais, abriam os fundos de seus automóveis, e no último volume de seus poderosos aparelhos de som, atormentavam a vida de inúmeras pessoas de bem, moradores antigos, crianças e idosos que não suportavam mais tamanha falta de bom senso. A irresignação de alguns comerciantes e de uma pequena parcela da população que rechaçaram a medida implementada, não merece guarida. Isso porque, mal nenhum fará aos donos de bares e pizzarias, pois estes continuarão a vender suas mercadorias. Muito menos prejudicial aos frequentadores dos estabelecimentos, que apenas alegam que terão que estacionar seus carros em ruas escuras, estando sujeito a assaltos. Pois bem, se as ruas estão mal iluminadas, e se a segurança pública da cidade é insuficiente, nenhuma culpa tem os moradores locais, devendo a Prefeitura Municipal, proporcionar iluminação e segurança para seus habitantes. Em suma, agradecemos e parabenizamos a Promotora local e a Prefeitura Municipal por esta medida, que preza pelo interesse coletivo e o bem estar de toda a comunidade. Agradeço a compreensão Um grande abraço.

 

Yonélio Sayd
yoneliosayd@hotmail.com

Caro Marinho. Sinceramente, não sei se Dr. Paulo é esta bondade toda, se é dono deste caráter irretocável ou é um grande ator nesta ópera-bufa em que ele e o Dr. Carlos Roberto Souto Batista encenaram aqui em nossa Livramento. Se for toda esta imagem santa que tentou passar para os leitores de Mandacaru da Serra, eu acho que Dr. Paulo é realmente um sujeito da mais alta admiração e deve merecer reverências à lá Irmã Dulce. A entrevista está muito boa, Raimundo Marinho bem quis provocá-lo a dizer a verdade, a se abrir, para contar o que realmente está engendrado por traz deste nebuloso momento em que a Prefeitura é cenário de uma história mal contada. Parabéns, guerreiro de nossa imprensa livre e responsável! Yonélio Sayd. Livramento de Nossa Senhora (BA), 12/04/2011.


SALVADOR MANOEL DA SILVA
salvadormengaohotmail.com.br

É LAMENTAVÉL E DOLOROSO O QUE ACONTECEU NO RIO DE JANEIRO COM OS INOCENTES ESFOÇADOS ALUNOS , ATO PRATICADO POR UM PSICOPATA QUE ACABOU SE MANTANDO TAMBÉM. EVIDENTE QUE, OS POLÍTICOS, A SOCIEDADE AGORA IRÃO SE MOBILIZAR PARA AUMENTAR A SEGURANÇA NAS ESCOLAS, COLOCANDO PORTAS JIRATÓRIAS E DETECTORES DE METAIS PARA IMPEDIR ACESSO DE ARMAS E OUTROS OBJETOS QUE POSSAM COLOCAR EM RISCO A VIDA DE ALUNOS E PROFESSORES. É PRECISO SABER E TAMBÉM VIVER.

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

ELEIÇÕES 2012 = Com a perspectiva do PMDB fazer, até com facilidade, o sucessor e a maioria dos vereadores, algumas empresas, "do grupo", estão alterando as razões sociais e colocando "laranjas" como proprietários (as). Tudo isto visa, espertamente, acabar com o vínculo família/prefeitura e tornando legais as futuras transações comerciais. Portanto, não se surpreenda com as mudanças que estão por vir; principalmente, na saúde e no setor farmacêutico. Avante Livramento!

 

JOÃO PAULO PINA
jotapyes@hotmail.com

Parabéns Livramento por mais um aniversário. e que nossos governantes possa te olhar de forma mais atraente e respeitosa. afinal, tu és a nossa casa, a nossa mãe, o nosso orgulho. E que a cada amanhecer, sinta-se forte, honrosa de tantas almas bondosas residir em seu coração.

 

Wildes Dias Ramos
wdr-sn@hotmail.com

Olá, sou do povoado de sitio novo, pertencente ao município de Livramento BA, mas moro no município de Olímpia SP, onde trabalho para o açúcar guarani pertencente à Petrobras e o grupo tereos da frança .todos os dias leio as noticias do mandacaru da serra ,vocês estão de parabéns por divulgar as noticias do nosso município, mas gostaria que vocês falasse mais da zona rural um abraço a todos

 

Suzana C. Cotinguiba S.Oliveira
suzanacotinguiba@uol.com.br

Caro jornalista, percebi que depois do meu email criticando a proibição do estacionamento nas praças gerou uma certa polêmica, eu gostaria de ressaltar que nossa cidade inteira sofre com o abandono do poder público e que há muito o que fazer para melhorar um pouco nossa vida aqui, eu sou mãe de duas filhas e gostaria que elas crescessem num lugar melhor, acho que certas proibições não vão ajudar em muita coisa. Sou frequentadora dessas praças e não vejo esse barulho ensurdecedor pelo qual seus moradores tanto reclamam, o que eu vejo é o interesse de alguns querendo prejudicar outros e não querendo ajudar a população da nossa cidade. O barulho na cidade é geral até nos bairros mais distantes.Gostaria que houvesse um consenso entre as partes que se sentem prejudicadas, moradores e donos de bares pois remover aqueles bares dali e montar bibliotecas como muitos querem é pouco provável,pois já está na cultura da nossa cidade aquelas praças como ponto de encontro da população de Livramento.Parabenizo a você por todas essas reportagens e por esse espaço em que todo mundo pode opinar.

 

Atualizado em 08.04.2011, 18h

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

MISTÉRIO OU SALÁRIO "FIXO": Observando algumas "contas", da Prefeitura Municipal de Livramento, notei que uma farmácia comercializou o mesmo montante = (R$ 6.908.04) =, mensalmente, durante todo o ano de 2010. É interessante, ou preocupante, a repetição do valor...será que já era combinado??? Não acredito. Deve ser mera coincidência. Isto acontece, não é mesmo??? Acorda Livramento!!!

 

Catarina Ioca
catarina.ioca@gmail.com

Caro jornalista e conterrâneo RAIMUNDO MARINHO: Hoje qdo abrir o mandacaru da serra tive a mais feliz realização de ver que vc é realmente um gde amigo mesmo sem conhecer pessoalmente as pessoas que fazem parte destes contatos com o Mandacaru.Estou falando sobre a foto a ksa da rua do fogo 23 a qual pedi e vc postou a foto.Quero do fundo do meu coração lhe agradecer e, nunca vou deletar esta que para mim é uma relíquia.Estou muito grata a vc por realizar este meu pedido. DEUS te abençoe sempre e parabéns mais uma vez por tudo. Um forte abraço fique sempre com a proteção divina.

 

Gerlando dos Santos Oliveira
gerlandoso@hotmail.com

INCOMODADO - O que dizer dos caminhões carregados de minérios que cortam nossa cidade - até nas madrugadas - provocando um barulho ensurdecedor, atrapalhando o sono dos moradores até mesmo de bairros distantes do centro e danificando o já precário calçamento das ruas? Bom seria se todos tivessem boa saúde mental, física e espiritual para não se incomodar com um barulhinho provocado por outros que se divertem ou trabalham como os comerciantes e caminhoneiros. Bom seria se todos fossem munidos de educação para se divertir e/ou aceitar a diversão de outros nesse mundo que já anda tão turbulento e complicado e que esses não abusem para não tirar a felicidade do adormecido. Ainda que existissem pessoas que se incomodam com a alegria dos outros, que estas pudessem morar mais distantes dos centros e ouvir o "barulho da Natureza" - embora eu conheça algumas que se incomodam com o cantar dos galos e dos pássaros noturnos. Bom seria se a autoridade da força jurídica fosse substituída pela força da EDUCAÇÃO. Por falar nisso de quem é e a quem está atribuída a responsabilidade da educação da nossa gente? Que tratamento é dado aos Carpinteiros do Universo, além da propagandazinha do governo "Seja um Professor ??? Ah!! Se fossem só esses os problemas desse município de sertanejos !!!!! Que todos fiquem em paz!

 

Wilson Ferraz de Oliveira
wilsonferrazsp@hotmail.com

Tenho acompanhado os e-mails enviados comentando em relação à proibição do estacionamento de veículos nas Praças já tanto faladas. Particularmente não vejo nenhum problema dos motoristas estacionarem seus veículos nesses lugares, não fosse a louca necessidade de mostrarem a toda população o som novo que compraram, e provar que o som deles é melhor que do outro. Vira uma disputa de quem tem o melhor equipamento. Gostava de sair com minha mulher, e frequentar essas Praças para um lanche ou uma pizza, conversar e distrair um pouco, mas de repente parava um veículo ao nosso lado, o motorista abria todas as portas disponíveis do carro, ligava um som no último volume tocando músicas que agradava a ele e só a ele, e não tinha outra atitude a tomar a não ser sair e ir para a outra Praça, onde tínhamos o mesmo problema e a solução era ir pra casa. Pelo menos nós tínhamos a opção de sair, mas e os moradores desses locais. Nesse caso não acho que a máxima "Os incomodados que se retirem", seja coerente, coerência pra mim é cada um respeitar o seu próximo, se colocando no lugar deles.

 

Janiquece Aguiar Silva
janiquece@gmail.com

Prezado Jornalista, parabéns pelo seu Dia. Apesar de não concordar com o teor de algumas reportagens, entretanto outras são muito boas, você passa a informação sem se posicionar politicamente. Para as reportagens que você é um excelente jornalista. Parabéns hoje e diariamente. Muito sucesso.

 

Atualizado em 05.04.2011, 14h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Não sei por que tanta celeuma em torno da administração transitória do Dr. Paulo. Que me conste, Dr. Paulo é um cidadão de bem, conhecedor dos seus direitos e deveres, e na hora que Carlão se declarar apto a assumir sua função, essa lhe será devolvida com toda tranqüilidade. Agora, temos que considerar que Carlão foi submetido a uma cirurgia cardíaca e que requer um determinado tempo de repouso e recuperação. Ninguém mais do que ele, que é médico, sabe disso. Querer antecipar ou atropelar tais princípios é querer colocar em risco a vida do cidadão. É bom ter calma e cautela, pois o município está seguindo a sua rotina, e os atos administrativos são atribuições do prefeito, que de fato e de direito no momento é o Dr. Paulo.


Cézar Augusto Meira Carmo
sinservdombasilio@gmail.com

Caríssimos Companheiros: No último dia 26 de março de 2011, aconteceu em Dom Basílio, a criação (com Posse da diretoria provisória para os próximos 12 meses) da delegacia do SINSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) neste município. Este Momento tem um significado ímpar na história do serviço público municipal, pois nunca se viu tamanha mobilização em torno de objetivos comuns. Embora o nosso prefeito seja do Partido dos Trabalhadores (com raízes no movimento sindical), não viu com bons olhos a movimentação que culminou neste dia. O lamentável não apoio da gestão em nada enfraqueceu ou enfraquecerá o movimento legítimo da classe trabalhadora de Dom Basílio. Convidamos este nobre meio de comunicação a visitarem o nosso blog e nos ajudarem com a divulgação deste momento tão importante de nossa história. Desde já agradecemos, SINSERV Dom Basílio. http://sinservdombasilio.blogspot.com/


Diego Lessa Dourado
diego_lessa87@yahoo.com.br

Parabéns ao Ministério Público pela medida tomada de emplacar as praças Cel. Zezinho Tanajura e José Basílio de Cássia, proibindo o estacionamento de veículos no horário determinado das 18h00min às 24h00min horas. Os moradores sentem-se agradecidos, pois de agora em diante “a paz irá reinar”. Os comerciantes reclamam sem nenhuma razão, pois estão pensando apenas em seus benefícios, os moradores que se danem, mas, como aquele velho ditado “quem rir por último, rir melhor”, e a justiça é justa. Quantas vezes acordei pela madrugada devido ao som automotivo e das badernas nos bares ao redor da Praça José Basílio de Cássia (antiga Praça do Graúna), é uma falta de respeito com nós moradores, há idosos e crianças por perto, sendo obrigados a ouvirem por muitas vezes gritarias e certos tipos de conversas.

Lembro-me de que quando estava em reforma a Praça José Basílio de Cássia, os moradores pediram para que fosse construído um parque ou uma biblioteca, devido à proximidade da praça com as principais escolas (Colégio João Vilas Boas, Colégio Boaventura, Colégio Probo, Escola Polivalente, Escola Rômulo Galvão, Escola Lélis Piedade, Escola Dona Tina), mas o pedido foi ignorado, e construiu dois bares, que só tem causados problemas entre moradores e os donos de bares, vários já foram intimados a irem ao Fórum da cidade. Um deputado do PMDB-SP teve o Projeto de Lei 6347/09 arquivado pela Câmara dos Deputados. A PL-6347/09 dispõe sobre a instalação de estabelecimentos que comercializem bebidas alcoólicas nas proximidades de colégios e escolas. Existe um caminho muito longo, mas, aos poucos a justiça vai organizando a nossa Livramento. Parabéns! Abraço.


Maria Lúcia Machado S. Gomes
mluciamachado@hotmail.com

Caro Jornalista, lendo suas reportagens, dentre tantas eu quero comentar a respeito desta:" O proprietário desta obra se viu no direito de sujar e, pior, de obstruir a calçada, que é dos pedestres". é realmente lastimável a situação das nossas calçadas, faço caminhada todos os dias, temos que correr o risco de estar no meio dos carros que andam pelas ruas; lugar deles, só que nós pedestres temos que usar também estes espaços devido a situação das calçadas, na presidente Vargas por exemplo, logo depois do hospital é demais tem tudo, material de construção, do entulho até material expostos para a venda e para complicar um pouco mais tem um orelhão fincado no meio do passeio, eu acho que o povo também tem que se educar para aprender respeitar os direitos de todos. Se cada um fizesse a sua parte tudo seria bem diferente! Vamos lembrar o exemplo do beija-flor.


Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Não sei por que tanta celeuma em torno da administração transitória do Dr. Paulo. Que me conste, Dr. Paulo é um cidadão de bem, conhecedor dos seus direitos e deveres, e na hora que Carlão se declarar apto a assumir sua função, essa lhe será devolvida com toda tranqüilidade. Agora, temos que considerar que Carlão foi submetido a uma cirurgia cardíaca e que requer um determinado tempo de repouso e recuperação. Ninguém mais do que ele, que é médico, sabe disso. Querer antecipar ou atropelar tais princípios é querer colocar em risco a vida do cidadão. É bom ter calma e cautela, pois o município está seguindo a sua rotina , e os atos administrativos são atribuições do prefeito , que de fato e de direito no momento é o Dr. Paulo.


Antonio Pereira
pereirasilva56@uol.com.br

A postagem da foto da casa de nº 23 da Rua do Fogo, atendendo ao pedido de uma antiga moradora, serviu também para despertar em mim agradáveis lembranças dos momentos em que vivi ali. Na década de 70, morava lá uma família que mantinha estreito laço de amizade com meus familiares, o que fazia com que eu e meus irmãos passassem grande parte do tempo em companhia daquelas pessoas tão agradáveis, as quais, infelizmente tomaram novos (e desconhecidos) rumos, impossibilitando contatos. Valeu Marinho!


Cris Mesquita
crisinhamesquita25@hotmail.com

Olá Raimundo Marinho venho parabenizá-lo pelo excelente trabalho com que foi postado a passeata da água realizada pelo Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura,onde os alunos colocaram toda sua criatividade para tentar chamar a atenção de toda a população,onde já não temos uma água de qualidade onde estão as autoridades que não fazem nada para resolver esta situação? a passeata foi bastante comentada pela população uma vez que se ver,acha bonito,mas infelizmente nada acontece,vivemos em uma cidade que é realmente muito linda por natureza,mas que aos poucos está perdendo sua originalidade por fatos e fatores que podem e devem ser mudados se todos se unissem em prol de um só objetivo, não deixar que continue como está!Espero que as autoridade tenham o privilégio de ver esta reportagem e se comovam nem que seja com 10% de tudo o que está acontecendo com nossa querida LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, ah aproveito a oportunidade para parabenizar também a ESCOLA POLIVALE NTE pela excelente apresentação de um trabalho interno sobre objetos antigos,que também fizeram parte de Livramento,a Escola como um todo está de Parabéns.


Suzana Cristina Cotinguiba Souza Oliveira
suzanacotinguiba@uol.com.br

Caro Sr. Raimundo Marinho gostaria de dizer umas poucas palavras sobre a decisão do Ministério Público em proibir o estacionamento nas praças Zezinho Tanajura e Francisco Guimarães de Cássia, em minha opinião essa decisão só vai beneficiar uns poucos moradores e prejudicar toda a população livramentence pois essas praças infelizmente são os únicos ponto de lazer dos habitantes dessa cidade e os comerciantes que atuam ali são pessoas de bem e trabalhadores que merecem um pouco de respeito pois são tratados como ninguém por moradores daquelas imediações pois todo trabalho honesto é digno e por causa de poucos que se sentem incomodados todos que estão ali trabalhando com dignidade são prejudicados. Venho ressaltar também que muitas pessoas de bem com suas famílias são forçadas a estacionar seus carros e motos em ruas escuras e paradas se arriscando a serem roubadas se quiserem sair para comer um lanche ou uma pizza. Quando o Ministério Público fizer uma lei que seja bom para todos os cidadãos livramentenses eu serei a primeira pessoa a aplaudir de pé, pois a nossa cidade necessita de coisas muito mais urgentes, como organizar o trânsito da Praça João Marques que é caótico e não só atender um capricho de um ou outro morador das respectivas praças acima citadas que se sentem incomodados pois em minha opinião OS INCOMODADOS QUE SE RETIREM. Desde já agradeço e peço desculpas por qualquer coisa que venha desagradar alguém. Suzana.

 

Atualizado em 01.04.2011, 14h

Jorge Luís Lessa Timbó

(e-mail omitido a pedido)

Caro Amigo Raimundo Marinho:

Antes de tudo, parabéns ao Ministério Público e a Prefeitura de Livramento pela sinalização realizada nas duas praças.

Após mais uma denúncia sobre desordem e perturbações provocadas por veículos com som em volume enlouquecedor, o Ministério Público tomou uma medida, que, se duradoura, será muito boa para a saúde dos moradores das praças Zezinho Tanajura e Francisco José G. de Cássia: proibiu o estacionamento de veículos no perímetro destas!

Tenho certeza que, como toda mudança, haverá resistências. Mas antes que as pessoas critiquem, que se coloquem no lugar dos moradores que conviviam diuturnamente com barulhos insuportáveis e que os adeptos chamam de "som". Claro que os proprietários dos bares estão contra a medida, mas se tiverem um pouquinho só de bom senso, as coisas se resolverão com o tempo. E tudo isso começou devido à insistência deles em desrespeitar os direitos dos moradores. Cansei de ouvir coisas do tipo "não quer barulho, vai morar na roça!"

Não creio que seja necessário se estacionar "na porta do bar" para se tomar uma cerveja... Que diferença faz se o cidadão estacionar 100m para cima ou 100m para baixo? Aliás, é muito saudável isso... Mas se ele só quer "curtir" um som, coloque um iPod, ou um som no celular que quase todos tem, aí ninguém será incomodado e o único ouvido prejudicado será o dele! Quando tem festa na praça da Igreja, é proibido estacionar por lá, todos estacionam nas vias adjacentes e ninguém reclama...

Espero que nenhum vereador queira se aproveitar da situação e revogar a medida do MP. Em 14 de Abril de 2008 eles alteraram a Lei Orgânica no seu Artigo 102, onde se proibia a venda de bebidas alcoólicas em alguns tipos de espaços públicos, para beneficiar uns poucos donos de bares, num flagrante jogo de interesse onde o bem estar do cidadão ficou relegado a segundo plano.

A Praça Francisco José Guimarães de Cássia foi doada ao Município, lá na década de 60 do século passado, pelo Sr. José Basílio de Cássia, mais conhecido como "Seo Nengo", para que o então saudoso prefeito José Maria Tanajura construísse um parque infantil, o que foi feito. Sucessivas gestões depois, por falta de manutenção e de zelo ao bem público, a praça se degradou, o parque virou sucata e lá se instalaram bancas para venda de bebidas. Outro prefeito, em 6 de Outubro de 2000, contrariando o bom senso e a Organização Mundial de Saúde - o álcool é a droga que mais mata - e desprezando a sua formação acadêmica, instalou com o dinheiro do contribuinte dois bares, que lá permanecem até hoje.

E, com estes bares, começaram nossos problemas... barulho de todo tipo, consumo de droga abertamente, prostitutas agindo descaradamente, o domínio do espaço público por mesas e cadeiras deste bares, sem que nada fosse feito para amenizar o nosso sofrimento. Está na hora de aparecer um Prefeito de coragem, e se fazer justiça: devolver a Praça às nossas crianças - sua finalidade de origem, ou que se construa lá uma Biblioteca Pública com modernas salas de informática, já que nas imediações temos 3 Colégios Estaduais, os 3 maiores do município. A Cidade agradece e o seu autor, seja lá quem for, será eternizado na memória livramentense...

Agora a Justiça começou a se fazer, espero que seja definitivo e que não se revogue esta medida! Atenciosamente, Jorge L. L. Timbó.


GUTO RODRIGUES TANAJURA
gutotanajura@hotmail.com

Desde a última segunda-feira, dia 28 de março de 2011, que prepostos da Prefeitura Municipal de Livramento encontram-se na Rua Cônego Hygino para realizar reparos na rede de esgoto e no calçamento irregular. Conquanto a intervenção seja necessária, tem provocado inúmeros transtornos aos comerciantes, moradores e transeuntes, dentre eles podemos citar a modificação do trânsito que foi fechado desde a Praça 6 de outubro, obrigando os condutores de veículo a descer pela Rua Artur Moura e Silva, passando pela Avenida Dr. Nelson Leal, que se encontra mais congestionada do que de costume. Os comerciantes também sofrem perdas, haja vista que a Rua Cônego Hygino concreta um diversificado comércio varejista, com quase 30 lojas. De nossa parte, cabe salientar que a eficiência representa um dos princípios constitucionais da administração pública elencados no art. 37, caput, exatamente para que as obras e serviços sejam realizados com maior brevidade possível, minimizando os transtornos e prejuízos à população. Portanto, os referidos reparos poderiam ser realizados em menos tempo, sobretudo quando feito no centro comercial e nas ruas e avenidas de trânsito intenso, já que quase todo calçamento cidade é irregular.


IVANILDO MEIRA NASCIMENTO
ivanildo.meira@ibest.com.br

AOS URUBUS DE PLANTÃO, FIQUEM SABENDO QUE NOSSO PREFEITO ESTÁ MUITO BEM (GRAÇAS A DEUS) . LIVRAMENTO DEVERIA SABER QUE DE URUBU SÓ DÁ URUBU DO FLAMMENGO. POIS URUBU CONTRA O PREFEITO DE LIVRAMENTO, MANDO METRALHADORA. SAÚDE CARLÃO. E VOLTE O MAIS RÁPIDO POSSIVEL. ABRAÇOS LIVRAMENTENSSES. NENEN DE BINA.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

TERRA SEM LEI = Enquanto os comerciantes legais lutam para pagar seus compromissos (alvarás, aluguel, funcionalismo, impostos...), o comércio "clandestino/ilegal" toma conta da cidade. É parque de diversão obstruindo rua, é caminhão de chocolate na porta do BRADESCO, é revendedor de relógio, é motocicletas em cima de praça pública (local do povo), é barraca de roupa, calçados, remédios ou "mezinhas" milagrosas e o pior, de tudo isso, é que utilizam "SOM ABUSIVO" para propagar os diversos produtos. Tudo aos olhos das, chamadas, autoridades. SOS "AUTORIDADES"!


Zeferino Neto
zeferino.neto771@gmail.com

Em relação à matéria "O que foi isso companheiro?" de 25/03/2011, gostaria apenas de deixar uma reflexão maquiavélica: "na política, é muito comum a criatura se voltar contra o criador"!


Thiago Meira
thiagormm@hotmail.com

Boa Noite, sou estudante da UESB (Campus Jequié) e sou de Livramento. Gostaria de solicitar que fosse postado uma notícia sobre a manifestação ocorrida hoje de 25/03 em Jequié, realizada pelos estudantes.

http://www.souzaandrade.com.br/blog08/?p=13314

http://zeniltonmeira.blogspot.com/2011/03/vestidos-de-blusas-pretas-e-gritando.html

Estou encaminhando também ao seu e-mail, uma nota a toda comunidade baiana, e gostaria que fosse retratado neste belíssimo site. Desde já, agradecido.

 

Nota Pública dos Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UESB - Campus de Jequié:

Nós estudantes da UESB-Campus Jequié reunidos no último dia 22.03.2011 em seu Conselho de Entidades de Base (CEB) decidimos iniciar um Processo de Mobilização com o objetivo de sensibilizar os poderes públicos para a realidade enfrentada pelas Universidades Estaduais, em especial a UESB campus de Jequié.

Como sabemos esta realidade não é nova e, ainda que o governo do estado afirme ter ampliado os investimentos no último período, uma preocupação mais estratégica com a educação nunca foi apontada pelo mesmo. Não foi apresentado nenhum projeto, que aponte uma perspectiva em relação ao desafio de colocar as universidades estaduais em sintonia com um projeto de desenvolvimento para a Bahia, que seja capaz de ocupar os vazios econômicos regionais e reduzir as disparidades que marcam o Estado.

Não bastasse as dificuldades existentes o governo do estado, contradizendo seu próprio discurso de fortalecimento das Instituições Estaduais de Ensino Superior, baixa o Decreto de nº 12.583/11 e a Portaria Conjunta SAEB/SEFAZ/SEPLAN de nº 001 que atingiu diretamente as Universidade Estaduais, uma vez que impedem a concessão de Regime de Dedicação Exclusiva para os professores e a contratação de professor substituto quando do afastamento de professores em qualquer circunstancia (saúde, pós- graduação , e outros).

Tais medidas afetam também o cronograma mensal de liberação dos recursos para as universidades e por conseqüência a aquisição de materiais, construção de instalações paralisadas, manutenção dos equipamentos, programas de bolsas para estudantes e todas as diversas atividades necessárias para garantir a formação de bons profissionais.

Na UESB, isto soma-se as falhas na implantação de novos cursos, obras paralisadas (Novo Módulo de Salas - “A Lenda”, R.U., Módulo de Saúde e Módulos de pesquisa), falta de salas e as más condições das existentes (apresentando problemas que vão da ventilação à acessibilidade), falta de políticas efetivas de assistência estudantil, além da falta de planejamento e acompanhamento na liberação de professores para pós-graduação, que trouxe como resultado imediato/anunciado a falta de professores na maioria dos cursos e, a impossibilidade de formatura em alguns destes.

Por isso, pedimos o apoio da comunidade em geral na defesa dos nossos direitos e para garantir que a educação superior seja poupada de cortes orçamentários, pois ela é uma das principais bases para a construção de um Brasil e uma Bahia forte e desenvolvido. Viva o Movimento Estudantil! Viva a Universidade Pública!


Catarina Ioca
catarina.ioca@gmail.com

Olá conterrâneo RAIMUNDO MARINHO! Estou aqui em SÃO PAULO há 46 anos e qdo posso vou visitar LIVRAMENTO. O que quero pedir ah vc se possível postar a foto da ksa que nasci e vivi até os 17 anos. Apesar que a mesma está bem destiorada mais para mim vai ser uma recordação emocionante. Pois a minha querida mãe já falecida tinha muito carinho por ela Esta ksa fica na rua do fogo número 23, descendo sentido recreio. Se vc puder me dar este prazer ficarei muito grata e feliz. Da próxima vez que eu vier em LTO quero conhecê-lo pessoalmente. Eu sou irmã de Angelina Caires que tem a banca de cocos no mercado e tbem tia do JUAREZ (BOY) LENA CAIRES JOÃO NETO E ZEZINHO. Tenho muitos parentes ahi que nem da pra mencionar. Desde já lhe agradeço de coração e aguardo o pedido que estou lhe enviando. Um gde abraço e fique com a paz de JESUS.


Maricélia Rodrigues Targino
telinhatargino@yahoo.com.br

Leio sempre com muita atenção os e-mails enviados ao O Mandacaru, vejo a preocupação do Dr. Juney Rêgo com a nossa Livramento, aqui tem muita gente boa que ama e faz questão de dizer que ama. Dr. Juney Rêgo é um cidadão livramentense que merece nossa consideração.


Manoel Souza e Silva

(não tem e-mail)

Tem certos candidatos se apresentando aí que não sei não viu? Tem dias que chego a sonhar com um administrador que realmente esteja disposto a levar a sério os destinos da nossa cidade, Livramento é uma das cidades mais lindas do Brasil, queria tanto ver uma pessoa séria cuidando dos destinos dela! Peço a Deus que a sensatez do eleitorado Livramentense venha acontecer no dia da eleição!


Kássius Clay Aguiar
gnstba@yahoo.com.br

Abriu uma discussão, sobre saúde pública gostaria de saber qual cidade do Brasil que é exemplo em saúde pública? Não existe no Brasil nenhuma cidade com menos de 100.000 habitantes que tem hospital que faz ponte safena. É uma pena mais é a realidade.