Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 29.08.2011, 19)

Estadual “Dona Tina”
donatinaescolaestadual@yahoo.com.br
Aluno Mariana Aguiar Abrantes Dourado

Comentário sobre a reportagem de Raimundo Marinho

Eu li a reportagem do jornalista, escritor e advogado Raimundo Marinho e achei interessante. Ele demonstrou o quanto podemos fazer para melhorar o meio ambiente e principalmente nossa cidade. As pessoas pensam que nós da Escola Estadual “Dona Tina” não somos capazes de fazer um projeto avançado.

Raimundo Marinho provou o quanto podemos fazer para melhorar o meio ambiente. Para que pudéssemos fazer tudo que fizemos; 1° foi preciso acreditar que podíamos; 2° força de vontade; 3° coragem.

Para concluir, nada teria acontecido sem os professores, a aula de campo, sala de informática da escola, e sem os materiais que a escola nos gratificou. Essa foi a nossa 1° Feira de Ciências e acredito que fomos muitíssimo bons.


Josemar Miranda
silva-josemar@bol.com.br

Planserv - A reunião entre técnicos do Planserv com servidores e deputados estaduais, na manhã da sexta-feira (26), para discutir o Projeto de Lei 19.394/2011, que prevê mudanças no Planserv (plano de saúde do funcionalismo), não contou com a presença de nenhum

político do bloco da minoria ou dos independentes. A informação é do líder do governo, deputado Zé Neto (PT), que estranhou as ausências. “Eu não entendi por que nenhum deputado da oposição ou dos independentes não apareceram no encontro, para se manifestar. Eles haviam apresentado 15 emendas, mas hoje não foi defendê-las. (...)

Acredito que caiu por terra esse discurso deles de que não estamos abertos ao diálogo”, alfinetou. O petista voltou a defender mudanças no plano, com o pretexto de evitar a precarização do serviço. “O serviço melhorou sensivelmente nos últimos anos e houve um acréscimo considerável de pessoas ao plano. Pelo menos 27 mil novas adesões nos últimos 12 meses. Por isso, é preciso tomar medidas para evitar um descarrilamento financeiro, nos próximos anos”, afirmou. Apesar dos avanços na discussão do PL, informados por Zé Neto, uma reunião de servidores ocorrida nesta quinta anunciou uma paralisação geral dos funcionários públicos estaduais nas próximas terça (29) e quarta (30), com direito a vigília e protestos no CAB.

Essa foi uma nota tirada do site; www.muraldenoticias.com.br. Então colegas, vamos aderir à paralisação proposta pelos sindicatos que nos representam e ficar de olhos abertos as mudanças previstas no projeto. Olha! O relator do projeto é o deputado da nossa terra “Nelson Leal”. Vamos cobrar dele qualquer mudança que venha nos afetar, pois o mesmo tem poder para ajudar o povo nessa questão.


Ângelo Silva Ribeiro
angeloribeiro007@hotmail.com

Parabéns à reflexão do professor Josemar Silva sobre a operação policial em Livramento. Sem uma eficiente política educacional, viveremos eternamente combatendo violência com mais violência e jamais alcançaremos uma condição social de igualdade, paz e desenvolvimento, com a qual tanto sonhamos.


SARGENTO RAMOS
sgtpmramos@hotmail.com

PARABENS Washington de Souza Magalhães, EU SEMPRE ACREDITEI NO TEU POTENCIAL,QUANDO TE VI NO PORTAL DE O MANDACARU, FIQUEI RADIANTE DE ALEGRIA, PORQUE VOCE MOSTRA O LADO DO VALOR HUMANO DO POLICIAL MILITAR E A SOCIEDADE SO TEM A GANHAR COM O TEU CONHECIMENTE, AVANTE COMPANHEIRO, VC MERECE TODOS ELOGIOS DE RECONHECIMENTO PROFISSIONAL E A POLICIA MILITAR DA BAHIA, RECONHEÇA O TEU VALOR E QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA TODA CLASSE POLICIAL.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

"COISAS" DE LIVRAMENTO... Concordo com o professor Josemar...Porque a prefeitura não convida especialistas para as palestras públicas; exemplo: doença mental/psiquiatra, doença da mulher/ginecologista, doença do homem/urologista...Médica do PSF prescreve e vende o medicamento...Muito barulho, "rato na lata", foguete, som automotivo e pouca ação pública e social...Muitos estão com problema de "refluxo", seria pelo uso indiscriminado de agrotóxicos?...Eleições 2012, a campanha já começou e você?...Lembre-se: "todo povo tem o governo que escolhe”... BOA SORTE LIVRAMENTO!!!


Antonio Costa Aguiar
costaaguiar2011@hotmail.com

Pouca água - Numa visão pessimista, porém racional há uma tendência de agravamento dos problemas relacionados à falta d'água em diversas partes do mundo. Muitos estão conscientes de que é urgentemente necessário preservar a natureza, entretanto isso está longe da prática, pois o modelo consumista da sociedade constitui um entrave. As "brigas" por água envolvendo comunidades e municípios é só o começo. Feio ficará quando atingir outras proporções- nações em conflito pela demanda do precioso líquido. Pelo andar da carruagem isso não está longe de acontecer.

Os homens, movidos pela ganância capitalista, sentem-se donos da terra, mero engano, somos todos filhos dela e se não cuidarmos desse planetinha com conveniência seremos privados de algo e ou de alguma forma. Apreciar a natureza e seus espetáculos ficou para poucos, já há algumas décadas que a cachoeira de Livramento não dá um verdadeiro espetáculo ("véu de noiva") com as monstruosas cheias que desciam pelo Rio Brumado. Para que isso volte a acontecer, terá que ocorrer um fenômeno semelhante ao de 1985 quando uma demorada chuva torrencial venceu a barragem e proporcionou a última grande cheia. Novas gerações dificilmente presenciarão igual fenômeno, pois isso ocorre poucas vezes em um século.


Thiago Abreu
thiagoabreu10@hotmail.com

Prezados leitores, Gostaria de registrar neste dia em que um projeto foi motivado pelo fatídico dia 26 de agosto de 1993, em que quatro adolescentes foram mortos a tiros por um policial e um agente ferroviário em um bairro de Salvador. No dia seguinte, a impressa de todo o país estampava nas capas dos jornais esta chacina, fato que marcaria para sempre a história de parentes, amigos e defensores dos direitos humanos de todo o Brasil. Então, hoje marcado como o dia Estadual de Combate aos Homicídios e a Impunidade, está mais do que na hora de repensarmos o que está ocorrendo em nossa cidade de Livramento e região e procurarmos formas de prevenção, combate e mobilização para mudarmos este quadro que a Livramento passa atualmente. Gostaria de postar um pensamento em que: “Jamais podemos deixar de acreditar nas pessoas por mais que os tempos nos leve ao contrário, porque daí então, tudo estará perdido”. Obrigado!


Winston Dellano de Castro
wdellano@gmail.com

Tudo isso que foi escrito sobre as rinhas de galo serve como uma luva para os rodeios. Por que o primeiro é proibido e o segundo não?


João batista Alves dos santos
zeelebe@gmail.com

Gostaria que vocês viessem fazer uma matéria na primeira travessa da rua arapiranga bairro estocada, pois a mesma se encontra sem iluminação publica a, mas de 6 meses, e totalmente inundada desde o mês de junho os moradores já reclamaram varias vezes na embasa e nada foi feito ate o momento, pois existe um cano de 35 milímetro jorrando dia e noite e com tantas gente precisando de água.


JOSIVALDO DIAS DE OLIVEIRA
josivaldo_dias@hotmail.com

BOM DIA... (CONSTRANGIDO PELA MORTE DE TIO DÉDÉ) ANTES,MEUS PESARES AOS FAMILIARES...(É OSSO,É ROÇA, É CAIXÃO E VELA PRETA SAÚDE PÚBLICA EM LIVRAMENTO...NEGLIGÊNCIA É ALGO INSUPORTÁVEL...ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTÁ-LOS...NEM OS MAIS ENDINHEIRADOS TEM SOS ADEQUADOS....IMAGINEM...OS SEM RECURSOS....(PELO POUCO QUE EU CONHECIR O TIO MERECIA CIDADE MELHOR....PARA APOIÁ-LA E SER APOIADO....(DIAS) SÃO PAULO,29 DE AGÔSTO 2011....


Atualizado em 24.08.2011, 11h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

VÍTIMAS DAS SECAS

Para que possamos traçar um perfil das conseqüências trazidas pela ausência das chuvas no sertão nordestino, é necessário que se tenha uma relação de muita intimidade com o problema dentro do polígono da seca. Evidenciando tudo que se sabe em torno do assunto, verificamos que justamente o que mais interessa ao homem do campo, ele não tem acesso, que é justamente a informação. A ignorância secular do povo, do homem do campo, dos seus descendentes, assim como a esperteza sagaz da maioria dos políticos, levando para o seu lado as vantagens pelas desigualdades entre a classe trabalhadora, fazem com que a comunidade rural sempre padeça. E torna-se cada vez mais difícil mostrar que só mudando a estrutura política do país é que as condições de vida da população poderá melhorar. Que o nordeste é rico todo mundo está cansado de saber. Que a seca é um fenômeno normal nem se fala. O que existe é a manipulação das informações que chegam ao homem do campo, o verdadeiro herói anônimo, responsável pela produção e manutenção do abastecimento das populações das grandes cidades.

O nordeste brasileiro realmente é carente de chuvas que são escassas. No entanto somos privilegiados pela natureza com um manancial incalculável de água subterrânea. É só ter disposição para cavar poços artesianos e levar água para o homem do campo poder desenvolver o seu trabalho. No dia em que o agricultor tomar consciência do seu valor e do seu potencial, ninguém jamais haverá de barrar a sua trajetória. Nenhuma força no mundo será capaz de conter sua escalada para o seu verdadeiro destino, que é de ter uma vida digna e abastada com seus familiares.

E por que não? Ele não cultiva a terra? O homem do campo não quer esmola, não quer piedade. Quer que o deixem trabalhar. É bem verdade que no momento está passando por situações dramáticas em função da falta daquilo que lhe é mais importante: a água. Mas se Deus concedeu a todos os homens todos os benefícios da terra, por que logo ao homem do campo foi faltar esse componente tão importante para sua subsistência?

É a famigerada seca. Mas será que o homem que desbrava o cosmos, que vai à lua, que explora os mais longínquos pontos do universo se vê impotente diante das intempéries? Não acredito. Esta situação deve estar agradando alguém. Não é possível. Todos nós pagamos impostos, taxas, enfim, uma serie de tributos sem reclamar, e para que? Os homens que ainda reputamos como sérios neste país participam do governo e lutam contra uma corja de políticos desonestos para tentar seguir o que preceitua o estatuto do nosso grande clube: o BRASIL.

Mas está difícil. A corrupção grassa do menor ao maior escalão dos governos federal, estadual e municipal. O roubo é tão grande e a olhos vistos que não sobra dinheiro para a educação, a segurança, as estradas e para investimento na melhoria do campo. A situação do campo a cada dia se agrava. Vamos esperar que a sociedade como um todo desperte para o que está a ocorrer no nosso país para que possamos através do voto mudar esse quadro triste que aí está.


Antonio Pereira
pereirasilva56@uol.com.br

Nesses tempos em que se observa em todo o país uma forte tendência migratória de católicos para as diversas denominações evangélicas, é alentador saber que a mais importante comemoração religiosa de nosso município continua atraindo uma grande massa de fiéis, isso, graças à adequação das atividades constantes do evento aos novos tempos e ao gosto das novas gerações de católicos, como evidenciam as belas fotos postadas na última edição deste blog. Aproveito o ensejo para parabenizar o jornalista pelo lançamento de mais um livro. Breve farei mais uma das muitas visitas que faço à minha terra, quando aproveitarei para adquirir o meu exemplar de “Hora dos Ângelus - Pensares para Rezar”.


Raiana Cristina Dias da Cruz
raianacristinadias@yahoo.com.br

Raimundo Marinho, estou lendo "Pensares para Rezar" (e estou lendo devagar para não acabar logo). É delicioso reencontrar as mensagens da "Hora do Ângelus". Eu, simplesmente, não poderia 'não ter' este livro. Ele é maravilhoso. Parabéns pelo belíssimo trabalho.


Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

VOCÊ TRABALHA? Há brincadeiras cujos autores desconhecemos, mas que vale a pena serem lembradas como esta que reduz, com artifícios numéricos, os dias que um cidadão trabalha durante o ano e que, geralmente, é rememorada por época das festividades. Ei-las:

- Rapaz que pressa é essa?

- Vou ao trabalho. Já estou atrasado.

- Trabalho!

- Não me diga que existe ainda esta asneira.

- Claro que existe. E você não trabalha?

- Nem eu, nem você trabalhamos.

- Calma lá, eu trabalho.

- Então vamos ver. Quantas horas você trabalha por dia?

- Oito horas.

- E quantas horas tem o dia?

- Vinte e quatro.

- Muito bem.

- O ano tem 365 dias de 24 horas. Por dia, logicamente, você trabalha um terço do dia. Um terço de 365 são 121 dias. Portanto, você trabalha 121 dias por ano.

- Isso mesmo.

- E quantos domingos há no ano?

- 52

- 121 menos 52 são 69. Você trabalha 69 dias por ano.

- É isso mesmo.

- Quantos dias de férias você tem?

- 30 dias.

- Logo, 69 menos 30 são 39.Portanto, você trabalha 39 dias por ano. - Exato.

- Contando com o ano novo, aniversário da cidade, Sexta-Feira da Paixão, Natal, Finados, Proclamação da Republica, sete de

setembro e outros babiloques, nós temos 12 dias de festas nos quais não se trabalha. E 39 menos 12 são 27 dias. No sábado, você trabalha meio dia. Meio dia durante o ano são 26 dias, não é verdade?

- Exato.

- 27 menos 26 dar 1 dia por ano. Você trabalha 1 dia por ano.

- Que diabo! Mas, de qualquer maneira, trabalho 1 dia por

ano.

- Aí é que você está enganado. Esse dia que sobrou é justamente o dia 1º de maio - “DIA DO TRABALHO” - e no dia do trabalho ninguém trabalha.


Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro amigo Marinho. Sem querer, mas querendo, fiz o vestibular de Direito e fui aprovado. Começo no próximo dia 22, segunda-feira, uma nova etapa de vida. É o inicio de uma nova profissão, cuja finalidade será simplesmente o envolvimento com o social, pois meu sustento já é suprido pela minha aposentadoria. Embora já tenha dado minha contribuição para a sociedade com o meu trabalho no serviço público, acredito que será através desse novo empreendimento que irei contribuir para ajudar nosso povo a enfrentar a luta social no nosso município, através da assistência jurídica. Espero contar com o incentivo dos nossos amigos e colaboradores. Um grande abraço!


Gilda Ferreira Mendes
gilda.mendes@hotmail.com

Muito merecida a homenagem prestada pela Prefeitura de Brumado a minha querida colega pedagoga e amiga Edir . Parabéns Brumadenses por essa merecida e grata lembrança a essa personalidade amada por todos nós.


Luzimar Lima Santana
luzimar-lima@hotmail.com

O que tá acontecendo com o nosso melhor site que é o mandacaru da serra? Não pode deixar os outros passar na frente não? vamos reagir e postar as melhores noticias mais rápido.


Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Em relação a reportagem: Meio ambiente – 17.08.2011 - Tubos de plástico ameaçam bela nascente do Rio Taquari, tudo pode acontecer inclusive nada. Só nos resta rezar (orar) a Deus para mandar chuva para esfriar mais um problema da região.

 

Atualizado em 19.08.2011, 9h

Márcia Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br

Caro jornalista, Raimundo Marinho! Foi realmente um sucesso o lançamento do livro “Hora do Ângelus - Pensares para rezar” - fruto das mensagens edificantes e reflexivas que são escritas e apresentadas por você na Portal Fm. Parabéns! Parabenizo, também, a Vanderley Meira, pela brilhante apresentação de algumas mensagens extraídas do livro, à Caroline e Alane, que abrilhantaram o evento cantando a “Ave Maria” e à Livraria Café com Letras, que organizou o lançamento. Creio que este foi um dos grandes acontecimentos do ano em que Livramento completa seus 90 anos de emancipação política e recebe das suas mãos um dos maiores presentes. Vamos "alimentar" a nossa cidade de sabedoria e cultura. Muitos "Vivas!” para você. Sei que este é somente mais um livro, pois outros tantos virão. Carinhosamente, professora Márcia Oliveira.


Marcos Santos (L12)
marcos2057@hotmail.com

Caro Raimundo Marinho, Em primeiro lugar, quero dar meus parabéns pelo sucesso "Hora do Ângelus - Pensares para rezar”, embora eu esteja ainda na metade do "Trajetória", é muita correria, o tempo está cada vez mais escasso, mas vou conseguir terminar de ler as duas Obras.

Em segundo lugar, quero fazer referência a um comentário que leva a minha tarjeta "MARCOS SANTOS". Não sei se foi intenção de quem escreveu se passar por minha pessoa, ou foi meramente involuntário. Quero deixar, explícito, aqui: Eu Marcos Santos, do "Site vizinho", sou um dos que é admirador do seu trabalho jornalístico e, acompanho o Mandacaru, desde 2008, ainda quando residia na cidade de Brumado, na ocasião, escrevia para o site da Polícia Militar local. Mais que admiração, acima de tudo respeito o seu trabalho, mesmo que discorde de algumas teses, que não são tantas. Se a forma com que interpretei a mensagem estiver correta, fico magoado... mas, infelizmente, na rede existe pessoas ainda carente de personalidade. Vamos deixar nas mãos de Deus e rezar. Abraços.

Nota do Editor:

Olá, Marcos! Muito grato pelas lisonjeiras referências ao nosso trabalho. Você também faz excelente trabalho em seu site (“L12”), que me deixa orgulhoso, pois nossa região precisa muito disso.

Quanto à citada mensagem dos e-mails de O Mandacaru, não achamos que fosse você, até mesmo pelas características do texto. E sim que se tratasse de coincidência de nomes. A checagem que costumeiramente fazemos confirmou que aquele endereço existe.

Vou suspendê-la, até que a pessoa se identifique adequadamente, e publicar este seu esclarecimento. Muito grato por nos contatar e peço desculpas por eventual transtorno!

Grande abraço, RAIMUNDO MARINHO.

 

Atualizado em 18.08.2011, 18h

Márcia Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br

Querido jornalista Raimundo Marinho! Como fiquei feliz com a matéria sobre o "seu Pereira"! Figura de destaque no cenário da simplicidade, humildade e da amizade em nossa Livramento. Que o Bom Jesus do Taquari o cubra de bênçãos, Sr. Pereira, e que Nossa Senhora do Livramento o proteja, hoje e sempre! Um afetuoso abraço da filha de Sr. Celso, que foi seu amigo desde os tempos em que ele tinha uma rural e a abastecia no posto do "Seu Pereira".

Maria do Céu Gomes de Oliveira
maricotadoceu@bol.com.br

Parabenizo o nobre jornalista que tanto enaltece os livramentenses,

Raimundo Marinho, pelas matérias editadas no "mandacarudaserra" e especialmente pelo lançamento do livro Hora do Ângelus - Pensares para Rezar. Sucesso amigo, continue mandando as suas mensagens e noticias da boa terra.


JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

CARO JORNALISTA RAIMUNDO MARINHO, não compareci ao evento de lançamento de mais um livro de sua autoria, por razões pessoais, mas gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa em organizar textos que incentivam aos humanos a lembrar que não somos só carne e ossos, mas temos no universo um ser criador e superior, DEUS (JEOVÁ) que sustenta nossa vida, que sabe tudo e controla tudo. A maioria das pessoas da humanidade, tem se mostrado muito materialista, e praticando coisas que em vez de aumentar o amor tem acontecido o contrário. Tudo isso tem acontecido devido à falta de Deus nos corações. É preciso que cada um repense o modo de conduzir sua vida.

Boanerges Aguiar Castro
boanergesac@gmail.com

Preliminarmente, meu apoio à FNAC (Frente Nacional Anticorrupção), doa a quem doer, começando pelas corjas de Brasília e do Amapá e os mafiosos de São Gonçalo (RJ) e adjacências. Mas, muito cuidado com os golpistas de plantão. Cortar gastos públicos de custeio para desmantelar o Estado, segundo a fórmula do FMI, do qual o Brasil agora é credor, assim como o é dos Estados Unidos (US$ 200 bilhões), com o real supervalorizado como "nunca antes na história deste país", e continuar pagando R$ 100 bilhões anuais de juros da dívida pública é uma perversidade. Permitam-me insistir na tese de que, ao invés de emitir novos títulos para rolagem da dívida, o governo passe a emitir papel moeda, cédulas de até R$ 1.000.000,00. Aí haverá muito dinheiro para investir na aceleração do PAC, em segurança, saneamento, saúde, educação, ciência, tecnologia, do que, certamente, resultarão a redução do custo Brasil e mais crescimento sem inflação. Novos títulos só com juros decentes. Favor retransmitir esta mensagem, nem que seja para provocar a agiotagem nacional e internacional e seus arautos formadores de opinião.


Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

"Que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção”? Isso me fez pensar... Eu não tenho a menor dúvida de que a solução para o Brasil esta nas mãos do povo. Por isso vamos á luta, com manifestações, ou seja, do jeito que você puder. O importante é acabarmos com a CORRUPÇÃO!

Olavo Neto da S. Moreira
diamantinamoveis@hotmail.com

Povo de Livramento e região, não tome banho na cachoeira do fraga em Rio de Contas, pois o esgoto da cidade de Rio de Contas está sendo jogado no rio. A descarga está sendo feita na segunda estação, que fica no fundo do Sindicato dos Trabalhadores rurais. devido a defeito nas bombas.

Jorge Lessa Caiau
j.caiau@bol.com.br

Parabéns a nossa diocese de Livramento de Nossa Senhora pelo resgate dos festejos da nossa padroeira.

Geovane Pessoa
geovane.pessoa@gmail.com

A violência está em um patamar tão elevado em nosso país, que fico pensando: até quando? Fiquei estarrecido ao saber do homicídio cometido próximo a minha residência na Rua João Correia e Silva, uma verdadeira barbárie. Nossa cidade pelo que eu vejo, com passar do tempo e com esse avanço atroz das drogas, e a omissão do poder publico, acaba se transformando numa "carnificina". Será que em nosso bairro haverá "toque de recolher" às 22h? Faz-se mister uma nova abordagem a cerca da violência em nossa cidade pelo poder público e a sociedade civil organizada.

CRISTIANE MESQUITA
crisinhamesquita25@hotmail.com

Autoridades responsáveis pela iluminação pública de Livramento, sou moradora da Avenida Presidente Vargas (defronte a Rádio Portal FM) venho através deste comunicar que na minha Rua existe dois postes um está com a lâmpada quebrada já faz mais ou menos uns 03 anos, e o outro nem braço tem, nós moradores desta rua já pedimos várias vezes para que este problema seja resolvido e nada acontece,só não estamos no escuro porque nos unimos e cada morador colocou uma lâmpada na frente de sua casa.Mas queremos os nossos direitos,pagamos impostou,pagamos a taxa da iluminação pública e não fomos ainda atendidos,espero que através deste veículo de comunicação vocês que trabalham na Prefeitura possam está solucionando este problema que afeta nós moradores.Contamos com a colaboração de todos...


Atualizado em 09.08.2011, 10h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

VAMOS NOS DESARMAR - Quando falamos em desarmamento não queremos dizer literalmente que devemos colocar nossa revolveres, nossos punhais e nossos tacapes à disposição das autoridades competentes. Esse procedimento atende à lei específica, onde o cidadão fica desarmado fisicamente em detrimento do marginal que fica acima de qualquer procedimento legal constrangendo a sociedade com desmandos atrozes sem ao menos sofrer algum impedimento da lei e da ordem vigente. Essas ações são consequências bem evidentes de países de terceiro mundo como o nosso em que ultimamente o estado muitas vezes esta caminhando paralelamente aos anseios de grupos que se dizem sociais e que em busca dos seus objetivos nem sempre se colocam dentro do espírito da lei.

Mas nesse exato momento em que vemos todos esses fatores que vão na contramão dos nossos anseios existe uma forma de desarmamento que se pudéssemos colocar em pauta diminuiria bastante a violência no nosso meio. Bastava para isso diminuir o nosso grau de intolerância. O homem atual em consequência do nervosismo que o envolve dentro do transito caótico das nossas cidades fica com os nervos à flor da pele e isso gera um conflito capaz de causar uma disputa que poderia muito bem ser evitada. Desarmar o espírito sem por isso ter a sensação de perda de posição dentro do contexto presente é um desafio que pode muito bem ser encarado.

Muitas vezes a falta de educação leva o cidadão a cometer desatinos que poderiam ser evitados se o bom senso predominasse no seu eu presente. Por exemplo: muitas pessoas no trânsito vêem o motorista do carro à sua frente dando sinal de que quer entrar seja para a esquerda ou direita. Pode notar que geralmente o cara não quer deixar imprimindo um curto espaço impedindo o outro de realizar sua manobra pretendida. Isso se constitui uma incivilidade, pois os direitos são recíprocos e não custa nada permitir tal manobra. É um direito. Quem está manobrando tem prioridade. Mas nem sempre é o que acontece. Isso pode gerar uma discussão seguida de agressão e com consequências desastrosas.

O motorista ocupar a vaga para idosos sem ao menos sentir algum grau de constrangimento, imprensar os outros no estacionamento obrigando você a usar a outra porta, enfim, uma serie de desmando que encheria a pagina. Por isso é importante desarmar o espírito. Já que estamos num mundo incivilizado, vamos reduzir a violência, pois segundo o Mestre, o mundo pertence às pessoas sensatas. E ser sensata é ser benevolente, tolerante, gentil, agradável, e também ser muito elegante, pois a elegância abrange tudo o que se refere a civilidade. Assim poderemos construir um mundo melhor para nós e para nossos filhos e netos.

 

Karlene Aparecida Lima Conceição
tesourosempreco@hotmail.com

A cada dia que passo, neste curto espaço de vida terrena, me orgulho imensamente de ter nascido em berço rico em virtudes, amor e aconchego. Em possuir uma pedra preciosa chamada FAMÌLIA. E o que mais me dignifica é reconhecer em cada momento vivido, a educação que recebi de meus pais, as lições de vida e de caráter que eu e meus irmãos recebemos como herança. Herança, esta, que nos torna a cada dia, mais livres, livres de idéias falsas e medrosas, pois, somos de personalidades fortes e incomodamos. Incomodamos, porque nos preocupamos com o outro. Incomodamos porque não somos corrompidos por um salário medíocre e "gordo", vindos de submissões anti-sociais. Quero deixar aqui, minha grande e profunda admiração pelos meus irmãos Sérgio, Zifa Neto e Karleide. Criaturas sábias, intelectualizadas e de enormes corações frente às realidades sociais. Após ler, cada artigo publicado e escrito por Zifa e Sérgio, penso: Como tudo seria diferente, se o mundo... se o Brasil... se Livramento, tivessem eles no comando. Raimundo Marinho, muito obrigada por confiar e divulgar os textos escritos pelos meus irmãos. Pois são muito fundamentados e de enorme senso crítico.


Kássius Clay Aguiar
softcellxxi@yahoo.com.br

Ótimo texto o de Zeferino de Paula Lima Neto, parabéns!


Cristiane Assis
cristianeeluciano@hotmail.com

Raimundo, No ano em que Livramento comemora seus 90 anos, você tem nos acrescentado muito da nossa história e homenageando pessoas que fizeram parte dela. Parabéns,pela homenagem nesse mês de agosto a "seu Pereira". Grande abraço!

Pedro Aldo
pedroaldo2005@yahoo.com.br

Sr. Raimundo, gostaria de parabenizar e agradecer pela maravilhosa entrevista feita pelo meu Pai, o Sr Pereira, apesar de sua idade 83 anos, mas ainda muito lúcido nas declarações. Sem contar que o Sr. está colaborando muito com a cultura da nossa cidade, temos muitas pessoas que devemos homenagear em vida, e isso você tem feito com muita dedicação, como foi a festa de Seu Meira, entre outras... continue sempre assim, para que as historias do passado seja um bom espelho pra o futuro...meu muito obrigado.

Antonio Pereira
pereirasilva56@uol.com.br

Belíssima a reportagem sobre “Seu Pereira”, cujo nome se confunde com o próprio bairro em que sempre morou. Sempre soube de sua forte religiosidade católica, mas não sabia de seu importante papel no surgimento e desenvolvimento da Torre de Bom Jesus do Taquari até que ela chegasse ao que é hoje. Dois fatos fizeram com que a lembrança desse esguio e educado senhor se eternizasse em minha mente: o Posto Atlantic e o repentino falecimento de sua filha Luzia, em 1977, em que o cortejo fúnebre da casa até o cemitério local, formado por uma grande multidão foi marcado do começo ao fim pelos seus incontidos prantos e emocionantes lamentações, sempre ladeado por um também choroso e inconformado filho adolescente. Que Deus continue abençoando esse abnegado homem e que lhe permita uma vida saudável ainda por muitos anos. Obrigado Raimundo por continuar nos pondo a par das coisas e pessoas interessantes de nosso município.


Monica Adriano
monicaadriano6@hotmail.com

Sr.Raimundo, queremos agradecer a justa homenagem prestada a nosso querido pai (Pereira).

 

Geovane Pessoa
geovane.pessoa@gmail.com

Olá jornalista Raimundo Marinho, acompanho seu sitio de noticias há alguns anos, sou estudante e resido em Camaçari, sempre que posso entro neste portal para saber das noticias de Livramento! Queria parabenizar o artigo publicado por Zeferino Neto, um texto que nos faz pensar em que sociedade estamos vivendo, onde os valores são totalmente invertidos. Parabéns pelo jornal on line! abraços


Paulo Sergio Miranda Silva
paulosergio.mirandasilva2@gmail.com

BOM DIA ROBERTO [RAIMUNDO] MARINHO.

QUERO CHAMAR ATENÇÃO DA POPULAÇÃO DE LIVRAMENTO,NÃO PODEMOS ACEITAR UMA ADMINISTRAÇÃO (...) QUE NÃO RESPEITAR O POVO,O POVO PODE E DEVE PARTICIPAR DA ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO MUNICIPIO,COMO PARTICIPAR?COMBRANDO AS COISAS,FISCALIZANDO. QUERO CHAMAR ATENÇÃO DO POVO DA ESTOCADA, É JUSTO A ESTOCADA AINDA TER RUA SEM CALÇAMENTO E SEM ESGOSTO? FIQUE ATENTO A MEIA DUZIA DE VEREADORES QUE ASSINOU UM CHEQUE EM BRANCO DE 2 MILHÕES DE REAIS PARA O PREFEITO,VAMOS ABOLIR ELES NA PROXIMA POLÍTICA,O POVO TEM PODER PARA ISSO. SAÚDE DE LIVRAMENTO.COMO PODE NO HOSPITAL NÃO TER UM LENÇOL LIMPO PARA FAZER UM PARTO,ONDE ESTÁ O DIREITO DO HOSPITAL QUE NÃO VER ISSO? QUERO DIZER QUE NESTE MOMENTO TEM UM RAPAZ NO HOSPITAL QUE SOFREU UM ACIDENTE GRAVE NA ESTOCADA E TEM QUE ESPERAR ATÉ O DIA 09/08/2011 PARA SER EXAMINADO PELO MÉDICO.DIRETOR DO HOSPITAL DE LIVRAMENTO POR QUÊ? VAMOS DENUCIAR A SAÚDE DE LIVRAMENTO, A POPULAÇÃO DE LIVRAMENTO NÃO MERECE ISSO, AFINAL SAÚDE É DIREITO DE TODOS NO PAÍS.


Samuel Rodrigues de Lima
jornaloeco@hotmail.com

CRISE NO VALE DO ALHO - Maior produtor do nordeste, o Vale do Alho no município de Novo Horizonte/BA enfrenta difícil crise na comercialização da colheita. Uma das mais belas regiões produtoras de alho do norte/nordeste do Brasil, o Vale do Alho, que está localizado na área rural do município de Novo Horizonte, fazendo divisa com Boninal e Piatã, também na Chapada Diamantina na Bahia.

Apesar de estar encravado na região das secas, os lençóis freáticos do Vale do Alho se mostram abundantes e toda a cultura é irrigada através de poços artesianos. Um magnífico cenário, com plantações que somem a nossa vista, contrastando com a paisagem ressequida desta época do ano na região.

Um lugar de gente trabalhadora e corajosa, onde se pratica a verdadeira agricultura familiar. Ali todos se doam no cultivo desta especiaria, tendo transformado a lavoura, na maior fonte de renda, fornecendo toneladas de alho das diversas classificações e excelente qualidade, para todo o Brasil, inclusive para o exterior.

Tudo vinha bem até cerca de dois anos atrás, quando o preço começou a despencar devido à entrada no mercado do alho estrangeiro. A situação vem se agravando de tal forma, que este ano, a colheita que se inicia, corre o risco de perder-se no campo, pela falta de compradores e a queda contínua no preço, o que inviabiliza a plantação colocando em risco a economia da região e das famílias que vivem desta atividade.

Mesmo possuindo um clima adequado na Chapada, o cultivo no Vale do Alho, assim como nas demais regiões do país, possui custos elevados, pois exige a irrigação por aspersão, o bombeamento da água de poços artesianos, energia elétrica, manejo e adubação do solo, enfim, cada hectare colhida, custa ao produtor entre 20 e 25 mil reais. Com o preço da saca caindo de R$ 8,00 (oito reais) para menos de R$ 4,00 (quatro reais) nesta colheita, não cobrem o investimento e muito menos, todo o trabalho de famílias inteiras, que desesperadas, clamam por atitudes do governo, no sentido de proteger a lavoura nacional da especulação estrangeira.

A concorrência desleal com o alho chinês fez com que grande parte dos produtores perdesse a competitividade com quebradeira e já pensam no abandono do cultivo dessa hortaliça. O consumo de alho no Brasil é de vinte mil toneladas mês. Por dia o país come o equivalente a produção de sessenta hectares. Dois terços do abastecimento deste alho estão sendo feitos com os importados da China e Argentina.

A solução imediata para a crise é a adoção de medidas de proteção à lavoura e combate fiscal à concorrência desleal do alho chinês. A China pratica dumping no Brasil. Os custos de produção do alho no Brasil são maiores que na China, mas ainda assim o País seria competitivo se não houvesse subfaturamento. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e comércio Exterior, “considera-se dumping quando uma empresa exporta para o Brasil um produto a preço inferior àquele que pratica para o produto similar nas vendas para o seu mercado interno.

(Samuel Rodrigues - Jornal O Eco - Paramirim-Ba)


Atualizado em 01.08.2011, 16h

Maria Lúcia Machado
mluciamachado@hotmail.com

Eu fico muitas vezes perguntando a mim mesma, o que será que os visitantes que chegam a Livramento, passando pela Praça Dom Hélio Pascoal, pensam a respeito da nossa cultura? Um povo que assiste de braços cruzados uma casa como a dos Alcântara caindo aos poucos, quase que pedindo socorro. Ainda está em tempo de socorrê-la, não podemos comportar como cegos, alheios a esse fato, é o nosso patrimônio histórico que está morrendo! A beleza, o valor histórico desta casa é uma riqueza, não pode acabar como se fosse uma cabanazinha qualquer, pensem nisso e vamos juntos fazer alguma coisa que possa salvar esse cartão postal desta cidade, vamos fazer dela uma casa da cultura, em memória desta família que tão bem escreveu parte da nossa história e demonstrando que somos civilizados.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

ACORDA LIVRAMENTO! A "ÁGUA" É UM PROBLEMA ATUAL E CONTINUARÁ SENDO MAIS TARDE...TALVEZ, ATÉ COM MORTES. UMA FAMÍLIA "ABASTADA" POLITICAMENTE E FINANCEIRAMENTE ESTÁ PRIVATIZANDO ESTA ÁGUA...ITAGUAÇU, TAQUARI E DOM BASÍLIO...POUCOS PERCEBERAM A MANOBRA E QUANDO O RESTANTE DO POVO PERCEBER...JÁ FOI! PORTANTO, QUEM TEM ESCRITURA OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PAPEL, CONTRATO OU COISA PARECIDA, TENHA EM MÃOS OU O JEITO SERÁ AMARRAR "O CARA" NO ARAME FARPADO...SENÃO, SENÃO...ADEUS VIOLA...É ADESÃO, OPOSIÇÃO OU IR EMBORA DE LIVRAMENTO. VOCÊ ATÉ PODE FICAR ASSUSTADO COM ESTA MENSAGEM, MAS É A VERDADE...QUEM VIVER, VERÁ! AMÉM!

ALGUNS MÉDICOS E DENTISTAS (LIVRAMENTO, DOM BASÍLIO, RIO DE CONTAS E JUSSIAPE), NÃO ESTÃO OBEDECENDO AS NOVAS DETERMINAÇÕES DA ANVISA (RDC 20), QUANTO A PRESCRIÇÃO, EM DUAS VIAS, DOS ANTIMICROBIANOS (AMOXICILINA, CEFALEXINA, METRONIDAZOL..."GOOGLE" TEM TODOS...). LOGO, SOLICITO A TRANSMISSÃO DESTA MENSAGEM, COMO OBRIGAÇÃO MESMO...É LEI, AOS DEMAIS COLEGAS MÉDICO e DENTISTA DOS MUNICÍPIOS CITADOS. RESPEITOSAMENTE, Dr. Junei Laurentino Rêgo CRFBA 1966 / Delegado Regional CRFBA / 7799680698.

Adailson Rodrigues de Oliveira
baianodabahia@uol.com.br

Ao ler sobre Seu Zio no mandacaru da serra, veio a minha mente a imagem sublime de uma pessoa que há muito tempo não vejo (talvez mais de vinte anos). Mas lembro sim do Seu Zio e da presença marcante do homem esguio e muito seguro de si. Quanto aos seus filhos, lembro apenas de Chiquinho, a cantora casada com Silvério e Willian que cuidava da loja do compadre, empreendimento este, herdado do Pai e que morreu prematuramente contrariando a vontade de Seu Zio de inaugurar o próprio mausoléu. Ao falar sobre a velhice aos seus amigos Gaio e Lélio, o filósofo Cícero dizia que os velhos inteligentes, agradáveis e divertidos suportam facilmente a velhice ao passo que a acrimônia, o temperamento triste e a rabugice são deploráveis em qualquer idade. Acredito que foram nestes termos que Seu Zio pautou a sua vida para que aos noventa e dois anos, quando o vigor físico se extingue como a luz de uma lamparina, restou a ele sabedoria para nos legar um exemplo inestimável de firmeza de caráter e assiduidade moral. Parabéns Zio Adailson Rodrigues de Oliveira

UILSON LIMA RODRIGUES
uh.rodrigues@bol.com.br

Muito bom a participação de Livramento no campeonato INTERMUNICIPAL. Parabéns JANIO e BADIM .Raimundo veja se você consegue a foto com nome dos participantes pois pretendo acompanhar esse campeonato ,torcendo para que a seleção de LIVRAMENTO tenha uma posição de destaque.

Gabriel de Aguiar Malheiro
gabriel_malheiro@hotmail.com

Caro Raimundo. Livramento necessita urgentemente de uma preservação histórica. Não devemos deixar acabar nossos casarões,prédios e monumentos. Livramento deveria imitar Rio de Contas,para se modernizar sem destruir o passado que é tão belo e importante...Espero que os habitantes desta terra de nossa senhora,se conscientizem sobre os seus deveres... Abraços Por Gabriel Malheiro

Valdirene Santos Ferreira
valdirene.ferreira2011@bol.com.breu

Eu sou una veterana de grande realização amo minha cidade natal hoje vivo distante mas tenho certeza que vou voltar um dia nem que seja a passeio