Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 30.05.2011, 19h

José Raimundo Rocha de Souza
ray.bin@hotmami.com

Senhores leitores: São tristes e lamentáveis os noticiários veiculados na mídia livramentense, com relação ao comandante e ex-comandante dos destinos da nossa Livramento. Seria muito mais viável deixarem estas picuinhas de lado, expressadas através de blogs, uma vez que, o acesso à internet é de poucos, quando a maioria dos que elegem os representantes do nosso município, estado e país, se quer sabe que existem estas denúncias. O ideal seria, a meu ver, que alguém tomasse uma iniciativa de, urgentemente, distribuir panfletos à toda população, especialmente para aqueles pobres sofridos do sertão, antes que chegue os tempos dos comícios e, cada candidato, com suas carinhas de santinhos, comecem a proferir palavras de santidade e, como sempre, a maioria desprovida de conhecimentos de seus atos, decidam cometer os mesmos erros que cometem em anos eleitorais.

Portanto, criem coragem, especialmente aqueles que realmente tem interesse de mudanças urgentes, esclarecendo a todos os desinformados, os nomes daqueles que devem a Justiça e que nunca deveram a ela, evitando, desta forma, que estes oportunistas de épocas eleitoreiras não voltem a ludibriá-los, a fim de angariarem votos de confiança, para depois passarem a utilizarem a máquina pública para cabide de emprego para si, amigos e familiares, enquanto que a população fica à mercê de benefícios coletivos e estes para o bem próprio. Seja por lesar os cofres públicos, como por qualquer outro motivo, pois somente desta forma teremos representantes, tanto no executivo, quanto no legislativo, pessoas idôneas de passados e presente limpos. Seria muito interessante que, tão logo fossem lançados os candidatos a todos os cargos na próxima eleição, procurarem investigar o passado de todos eles, seja ele quem for. É preciso acabar com esta história se o candidato é abonado ou tem prestígio político nos altos escalões da política, mas, sobretudo, investigar o caráter de cada um deles.

O voto é livre e secreto, tão logo chegar a eleição, votem em quem vocês acharem necessário, não diga para quem votou, se foi pra fulano ou beltrano, para que, depois que eles nada fizerem em prol dá população, você ficar com a consciência tranquila de que não contribuiu para lapidação dos recursos públicos e, muito manos, para servirem de degraus para esposa, filhos, ou quem quer que seja ir receber graciosamente os seus altos proventos, enquanto o município e o povo que os elegeram ficam à mercê do abandono, com a falta de benefícios que tanto o povo e a nossa terra necessita. A melhor resposta para tudo isto se encontra nas mãos de cada um de vocês, escolhendo espontaneamente aqueles que acharem convenientes. Chega de tanto disse e não disse, mostrem a esta gente que o velho provérbio "se não fosse os bestas, os ladinos não viveriam!" Nós estamos no século XX1, os tempos do coronelismo já ficou para trás, arrebente o seu cabresto e vote consciente.

 

Jorge Luiz Lessa pereira
j.caiau@bol.com.br

Comentário 24/05 2011.Quem poderá nos salvar? Caro Marinho, na manchete usada acima tenho visão diferente. Como cidadão Livramentense e a par dos acontecimentos vejo que á escolha do novo governo para a próxima gestão, não é questão de salvamento e sim uma questão de responsabilidade de gerir um governo transparente, em uma cidade em crescimento constante.Na verdade a responsabilidade de substituir a grande gestão atual criou um alto grau de preocupação a lideranças desgastadas pela falta de credibilidade.Participando o dia político penso que :quem vai nos salvar é o povo Livramentense em gratidão a liberdade e o fim do homem acuado pelo poder.

 

Maria do Socorro Vilasbôas Teixeira
birreu@gmail.com

Pensei muito antes de enviar este e-mail, mas nós que trabalhamos no Hospital não estamos ali para brincar com a vida humana. Dentro das nossa condições e conhecimentos fazemos todo o possível para recuperar e salvar vidas. É muito fácil para quem está de fora julgar, é muito fácil para quem está de fora criticar,e não posso mais ficar lendo a tudo sem manifestar. Sou funcionária do estado e trabalho neste hospital há 18 anos e nunca li ou ouvi algum meio de comunicação listando as pessoas que nós salvamos.

Acredito que as pessoas que tem bom senso compreendem que quando é chegada a hora da morte não há nada no mundo que faça mudar, se fosse assim as pessoas de boas condições que residem na capital onde tem UTI, especialistas e todos os recursos disponíveis não morreriam. Antes de criticar um serviço que presta assistência a saúde de seus munícipes e dos municípios vizinhos, seria melhor passar um dia conosco para ver e perceber o nosso trabalho. Já salvamos muitas vidas nos atendimentos de infarto, edema agudo de pulmão, trauma torácico e abdominal, eclampsias, hipertensão severa, abdome agudo, envenenamento e tantos outros. Recebemos sim o elogio, o agradecimento do paciente e dos familiares que salvamos, temos a consciência que trabalhamos para a vida e não para a morte, mas a morte faz parte da vida e mais cedo ou mais tarde todos nós iremos.

Não devemos, também, fazer comparações pois somos indivíduos e como a palavra origina de individual, cada um é um ser único, cada pessoa responde a um determinado tratamento com o mesmo diagnóstico de forma diferente, há vários fatores que interferem na resposta, alguns curam, outros permanecem com o problema e outros evolui para a morte. Somente Deus é quem pode julgar e determinar o nosso destino.

Nota do Editor: No que toca ao O Mandacaru, ante o que divulga a respeito, apoiamos as palavras da missivista, mas temos de ressalvar que, a nosso ver, o argumento do fatalismo da morte, com todo respeito, tanto serviria para mitigar eventual negligência quanto para desvalorizar a nobreza da diligência. Também, à luz do bom senso, induz a se pensar que medicina, médicos, serviços de saúde são inócuos e dispensáveis, já que não se morre antes nem se vive além da hora. Destacar o empenho dos servidores da saúde é mais que justo, mas não serve para justificar a falta dos equipamentos exigidos de um hospital tão importante, mormente os de pronto-socorro e de tratamento intensivo. Aceitamos passar um dia ou mesmo uma semana, com vocês, no hospital, é só agendar.

 

Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Olá Raimundo, você tem motivo de sobra para desanimar, falo isso pelo que você escreveu "Talvez seja mesmo perda de tempo fazer comentários sobre a política de Livramento". Gostaria que você continuasse alertando esse povo, pessoas como você estão espalhadas por todo país, e é isso que impede que entremos nas trevas da total ignorância. Infelizmente muita gente votarem um candidato porque idolatra aquela pessoa, nem se quer pensam se esse candidato vai trabalhar pela cidade e pelo povo, o fanatismo cego e estúpido fala mais alto. Eu ainda acho que só o povo pode mudar nossa situação. minha esperança é que pessoas como você continue batendo na mesma tecla até que esses cegos passem a enxergar, e passe a votar em favor da sua cidade, ao invés de votar em um mal intencionado que parece tão simpático. Quero acreditar que um dia isso vai acontecer.

 

Edmundo Lima Alves
edlalves@itelefonica.com.br

Parabéns Rio de Contas que terá a presença do grande médium Divaldo Franco, trata-se de ótimo orador , escritor e divulgador do espiritismo. Eu o conheci através da Rede TV, no programa Transição, vocês se encantarão com tanta sabedoria. Sou Livramentense e estou em São Paulo, por mais de 40 anos.

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

SINAL DE "ATRASO" = Em Vitória da Conquista, a prefeitura proibiu a propaganda volante nas principais ruas do comércio e melhorou a qualidade de vida. Em Livramento, os comerciantes gastam e muito com tal propaganda, principalmente, no centro comercial e esquecem dos bairros periféricos...Taquari, Santa Terezinha, Passa Quatro, Mirante, Barriguda, Cruzeiro, Patos, Jurema...Será que o retorno compensa ou o barulho infernal passa a imagem que o comércio está bem? A CDL poderia regulamentar tal propaganda, especialmente, com horário direcionado. Retrocesso ou progresso?

 

Danne Meira
danne@dannemca.com

Faço minhas as palavras do Jadher Assunção. Excelente texto. Será que as pessoas de Livramento não enxergam o quão ridículo é trazer uma banda de pagode/axé para uma festa tão típica como o São João? Ok que a banda está(va) em evidência e todos por aí parecem seguir a tendência, mas não, não é o momento adequado ter esse tipo de ritmo durante o São João. Eu que não tenho o menor apreço pelo forró sei que este é o som do São João e é este o som deve ser tocado durante a época. Já não tiveram axé/pagode o bastante durante o carnaval? Tudo isso por uma banda "famosa" em nossa terrinha? Acordem e tentem resgatar o pouco que ainda sobra da cidade. A cultura deve sobreviver.

 

Atualizado em 25.05.2011, 11h

Ednalva Machado Matias
nalvamatias@hotmail.com

Em 29 de julho próximo, no Centro Espírita de Rio de Contas, haverá uma palestra com o renomado médium baiano Divaldo Franco. Sempre contamos com a ajuda de alguns colaboradores nas despesas com eventos desse calibre. Mas, desta vez, Divaldo Franco deseja ser o patrocinador, com as despesas cobertas com recursos oriundos da venda de obras do acervo da Livraria Espírita Alvorada Editora, cuja sede é o Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador.

Era praxe, também, que algumas dessas obras fossem expostas à venda no dia da palestra, com autógrafos do autor, ao final. Mas, como os recursos se destinarão ao custeio do evento, torna-se necessário que as obras sejam adquiridas antecipadamente. Nesse caso, para quem desejar o autógrafo do autor, Divaldo estará disponível, por um tempo limitado, antes da palestra. Assim, o interessado que colaborar com a aquisição de qualquer de suas obras deve chegar bem antes ao local para receber o autógrafo, pois a palestra começará no horário anunciado.

Contribua, então, com a realização desse evento, adquirindo, antecipadamente, livros, CD ou DVD da Livraria Espírita. Basta entrar em contato com a senhora Neuma, pelos telefones (77) 3444-2237 e 9963-4978, ou pelo e-mail HYPERLINK "mailto:neuvascon@hotmail.com" neuvascon@hotmail.com. Mas faça isso o mais rápido que puder. Confira nos links abaixo a relação de livros, CD e DVD disponíveis para venda:

Lista de livros>>

Lista de CD>>

Lista de DVD>>

SOBRE DIVALDO FRANCO

O médium baiano, de renome internacional, Divaldo Pereira Franco, nasceu em Feira de Santana. É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade. Fundou, juntamente com seu fiel amigo Nilson de Souza Pereira, o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho, localizados no bairro Pau da Lima, em Salvador. Tratam-se de entidades filantrópicas que atendem a milhares de doentes e necessitados, na capital baiana.

Como orador espírita, Divaldo já proferiu mais de 13 mil conferências, em mais de duas mil cidades, no Brasil e em 64 países, dos cinco continentes. Concedeu cerca de 1.500 entrevistas para emissoras de rádio e TV, no Brasil e no Exterior, e recebeu mais de 600 homenagens, prestadas por instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais.

Já publicou 250 livros, totalizando mais de oito milhões de exemplares, envolvendo 211 autores espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Dessas obras, houve 92 versões para 16 idiomas (alemão, albanês, catalão, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco e para o sistema Braille). Além disso, existem 17 trabalhos de outros autores sobre sua vida e sua obra. A renda proveniente da venda dessas obras e os respectivos direitos autorais foram doados, em Cartório, à Mansão do Caminho e a outras entidades filantrópicas. "Divaldo tem uma estrela na boca", disse, certa vez, o médium Chico Xavier, hoje falecido.

 

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Em relação aos questionamentos de Roberto Lucas (filho de Carlão, prefeito), em 13-05-2011, dos "empregos" da mãe, irmã e esposa do deputado Nelson Leal, já se passaram vários dias e não houve resposta da assessória, como quem se cala consente, é tudo VERDADE. Pode ser justo, correto, mas é imoral. Saibam que o mandacarudaserra é formador de opinião e está presente em vários lares de Livramento e região, com a venda de computadores pela SISTHEC, COTINGUIBA INFORMÁTICA e outros. Só nos resta lembrar ao deputado que não se esqueça de limpar a pia cheia de pó de serra após a barba e do bronzeador de óleo de peroba na cara, antes de visitar o seus "currais" eleitorais.

 

Angélica Farias da Silva
angelica@com.br

Atenção povo de livramento, estamos na hora de colocar os poderosos pra baixo. O poder está na mão do povo e se o povo quiser, vamos colocar gente que trabalha pro povo, junto com o povo. Dr. Emerson e Dr. Paulo, acordam, vcs dois juntos, logo, para derrubar os poderosos lá de cima. Mostra que vcs dois estão pensando no bem do povo. Deputado Nelson Leal, veja se vem mais pra livramento, veja se vc acorda também. Vem pra livramento, nas pressas. [...] Veja se acorda, o partido de vcs está acabando, levanta e sacode a poeira. Se vcs só vai ter no partido as gêmeas e a morena do cabelão, ninguém suporta elas três e, agora, quando quiser, anuncia sua chegada, coloca elas três pra avisar. Junta logo com Dr. Emerson e Dr. Paulo, pra que a vitoria seja feita.

 

PAULO MARQAUES DE OLIVEIRA
paulomoliv@hotmail.com

Se tratando de saúde publica, a morte de Tio Dedê me levou a crer que o povão de Livramento está nas mãos de Deus. Por que, para quem não pode pagar particular, atendimento de qualidade só para alguns. A vida e a morte de Tio Dedê, na última noite, fizeram-me mergulhar em reflexões que me abriram os olhos para a fragilidade das nossas vidas neste mundo e pelo o quanto somos sublimes na conveniência, altruístas, egoístas e prepotentes ao mesmo tempo. Para nós parece que não, mas na fração de tempo que vivemos, apenas somos meras criaturas passageiras e tão imprevisíveis quanto os raios que cortam os céus em noites de tempestades. Uns com intensidade deslumbrante, outros agressivos e assustadores e a maioria quase imperceptíveis nesse movimento fascinante de, com livre arbítrio entrar e sem aviso prévio sair de cena. Parece que somos mesmo algo importante, encantador e atrativo para os olhos de Deus. Mas tenho a sensação de que somos também, a sua principal diversão. E nessas eternas horas de lazer não passamos de brinquedos semelhantes, que brotam e desaparecem a todo instante e em todos os cantos do contexto heterogêneo dessa sua obra prima, que é exatamente tudo que está, ou não, ao alcance das nossas percepções. O prefeito de nossa cidade teve providencia recorde para a sua remoção quando enfartado e graças à agilidade nas providências básicas e vitais, graças a Deus, ele, hoje, parece estar muito bem! Mas a morte de Tio Dedê, anunciada pelo o enfarte que teve, esses mesmos cuidados foram negligenciados com descriminação, incompetência e irresponsabilidade de toda a hierarquia administrativa do Hospital de Livramento. Pois, como pode receber um enfartado às 8 da manhã, uma hora depois ter confirmado o diagnostico e em vez de deslocá-lo imediatamente para o cardiologista mais próximo, ficaram procurando UTI como se procura hotel ou posada para turismo! Alguém tem que responder e ser responsabilizado por isso. Afinal, se trata de um Hospital do povo e ninguém tem o direito de brincar e colocar em jogo a vida de ninguém. Tio Dedê não teve a misericórdia desses homens aqui em Livramento, mas com certeza, Deus, de braços abertos, lhe acolherá por toda eternidade e um dia, todos serão julgados e justiça será feita! Aos familiares de Tio Dedê, o meu abraço fraterno.

 

Jefferson Vinicius S Reis
jvsreis@ig.com.br

Olá amigo Raimundo Marinho, aproveito a oportunidade para parabenizá-lo por este trabalho tão importante que você tem realizado através deste inovador meio da comunicação moderna, estou em São Paulo desde 1990, acompanho o seu blog desde as primeiras edições, é uma forma de estar em dias com os acontecimentos de nossa linda cidade, abraço.

 

Fernando Mendes Silva Neves
fernandomendes59@gmail.com

Fernando Mendes. Boa tarde aos livramentese, eu Fernando Mendes, estou lutando pra conseguir a tão sonhada faculdade estadual pra livramento, o projeto está na mão da senadora. Estarei concorrendo a vaga de vice-prefeito, em livramento, pelo PSB 2012. Abraço a todos livramentenses.

 

Luiza Castro
luiza_castro14@hotmail.com

Não tiro as razões do jovem Klausmeine em falar da população e da cidade em si. Amo livramento mais é um local onde não apresenta nenhuma infra-estrutura de melhoria para o futuro , é triste ao vermos uma política tão baixa como a nossa, que quem está no poder só visa o seu próprio bem e a cidade fica como está. É necessário investimento maciço em esporte, mais não esses torneizinhos que acontecem é necessário esforço, Outra coisa que ultimamente vem aterrorizando livramento é a violência que cada dia que passa aumenta, deixando insegura a população livramentense. No meu ver falta planejamento porque não basta reformar praças se nada se fazem para os jovens que hoje estão se perdendo na droga, no álcool e na prostituição... É uma cidade sim com pessoas de cabeças pequenas e imaturas. E a tendência no meu ponto de vista são as piores, quem quer ter uma vida com sucesso profissional não sonha em voltar para a sua terra natal como eu, acho muito pequeno para mim, não me vejo como hoje acontece desfilar com o carro do ano, ter a melhor casa e vestir as melhores roupas se cada dia que passa as dívidas aumentam e os juros se sobrepõem. Não desejo isso a mim e fico triste quem pensa tão pequeno a ponto de formar e viver de salários baixos e desmandos de uma prefeitura que antes tivesse entregado as moscas, pois pelo menos saberíamos onde iam parar o dinheiro que deveria ser investido na infra-estrutura que clama por melhoras. Não tenho vergonha de dizer sou uma livramentense,mais não vamos tampar o sol com a peneira e dizer que somos felizes e lindos porque não somos, a população necessita urgentemente de maturidade, e vergonha na cara, parar de viver a vida do próximo e passar a viver a sua vida, cobrar por seus direitos não somente participar da desonestidade que vem acontecendo, Livramento uma cidade maravilhosa e não merece a falta de cuidado
e sim de zelo e melhoria!

 

Sintia Oliveira Santos
sintia-oliveira@hotmail.com

Oi Marinho, o motivo deste, é demonstrar minha indignação, e meu inconformismo com os quebra-molas que colocaram na estrada do Passa- quatro, de forma impensada, para não dizer em outros termos, colocaram me prol da segurança, quando na verdade, proporcionaram mais acidentes. Espero que depois dos acidentes, solucionem o mais rápido possível esse terrível erro... devem resolver logo antes que seja tarde demais, domingo foram somente arranhões, fraturas, mas amanhã pode ser uma vida, assim, não devem esperar. obrigada!

 

Atualizado em 23.05.2011

Antonio Costa Aguiar
costaaguiar2011@hotmail.com

Fazendo o trajeto Livramento-Iguatemi de moto fico imaginando como as pessoas viajavam antigamente. A cavalo, certamente. Era bem mais lento, porém, mais poético e romântico. A estrada, hoje, apresenta características favoráveis a uma boa calvagada. Para os jipeiros com suas potentes máquinas 4x4 e praticantes de moto cross seria uma aventura interessante, pois o percurso exige muita habilidade e potência mecânica. Imagine que um ônibus consegue fazer 27 km em agradáveis 60 minutos. Ufa! Que aventura!

 

PAULLO BARBOZZA
anthonypaullob@hotmail.com

Minha irmã falecida no último dia 20 de Maio foi igual ao caso de tio Dedé. Precisando de UTI e não de arrumava UTI. Por que para se arrumar UTI tem que ser amigo do diretor do hospital de base, conhecido? E quem não é, então morre?

 

WILDE TIARA
wildetiara@hotmail.com

MARINHO, PARABÉNS POR ESTE VEICULO DE COMUNICAÇÃO E PELO TRABALHO QUE VC FAZ, UM FORTE ABRAÇO, E ESTOU A DISPOSIÇÃO AQUI EM SALVADOR FONE 71 99372169. UM FORTE ABRAÇO E FELICIDADES.

 

Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Eu concordo com todos que estão apoiando Klasmeine, fiquei feliz quando li e-mail dele, pois ficou claro que ainda tem gente que pensa, e o mais importante, vai à luta fala o que pensa ao contrário de muita gente, porque eu acredito que o povo de Livramento é inteligente e sente o que está acontecendo, só falta nessas pessoas a coragem do Klausmeine. Livramento tem tudo para ser uma cidade próspera, só falta o povo entender que ele, o povo, é o patrão. Em nosso país o poder está invertido os políticos tomaram o poder como se eles fossem os patrões quando em um país democrático o PATRAO É O POVO e os políticos obedecem. Livramento o poder é nosso vamos exigir que eles façam o que for melhor para a população.

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

TRISTE CONFIRMAÇÃO... TERRA DE NINGUÉM...MESMO! No último 20 de maio, sábado, um revendedor de motos fez uma verdadeira "bagunça" (SOM ABUSIVO NO VOLUME E NO TAMANHO). Comuniquei, via telefone 190, aos policiais militares. Para minha surpresa, afirmaram que estava TUDO NORMAL. Realmente, a LEGISLAÇÃO deve ter sido alterada. A ordem é bagunçar e o dinheiro é que manda. ADEUS!

 

Atualizado em 19.05.2011, 20h

Rafael Oliveira
rafaeloliveira3@hotmail.com

Alertado pelo redator do site, que recebeu correção nesse sentido, e com mil pedidos de desculpa, corrijo este texto, dizendo que Klausmeine é um rapaz, diferente do que se vinha entendendo antes, inclusive por outros internautas. Segundo foi informado ao “O Mandacaru”, o nome teria sido inspirado no famoso vocalista Klaus Meine, da inesquecível banda Scorpions, da Alemanha. Mais uma vez, portanto, pedimos desculpas ao jovem. Parabéns, garoto! Você traçou um retrato cruel, indesejado, mas, infelizmente, verdadeiro sobre nossa Livramento. É muito difícil ter que admitir isso, mas é a realidade de quem enxerga nossa realidade como ela realmente é. Tem coisas boas, sim, claro, tem gente boa, óbvio que tem. Todavia, o quadro geral predominante é exatamente como você descreveu. É hora, então, de trabalharmos para modificá-lo ou, pelo menos, tentar. Na sua mensagem, vi bem mais que um menino. Vi um menino de apenas 15 anos que tem uma consciência acima da média da realidade em que vive. É muito difícil ter a real percepção da realidade em que se vive sem nunca tê-la visto de fora, sem ter viajado para obter elementos de comparação e, então, poder comparar o certo e o errado, o bom e o ruim. Nem mesmo é possível perceber o que é ruim. Mas você conseguiu, com apenas 15 anos de idade. Vejo nisso uma maturidade espantosa. Foi um desabafo, com o risco da exposição a que você teve coragem e com a consciência de dizer que "coragem eu já tive de me expor aqui". Nunca devemos perder a capacidade de indignação, sendo preferível pecar pelo exagero do que pela frouxidão. É triste constatar que os jovens estejam sem perspectiva, sem futuro, numa cidade que realmente não oferece nada, absolutamente nada que possa dar esperança a eles. Quem quer crescer tem que sair da cidade e, em outra perspectiva, quem sabe, voltar a valorizá-la. Vejo em você o símbolo da esperança deste Brasil. Aos que estão discordando de você recomendo a leitura da seguinte historinha dos cinco macacos:

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa sala de testes. Bem ao centro, havia uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo macaco veterano foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal o último dos veteranos, foi substituído.

Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".

 

Lucas Ribeiro
lucas.99live@hotmail.com

Faz um bom tempo que li os e-mails e não é surpresa ver que já começaram as baixarias políticas, aliás nunca pararam,só que agora com mais intensidade. A realidade é que Livramento é um sujo falando do mal lavado, e prosperidade que é bom nada.Faz pena uma cidade tão querida por todos não haver desenvolvimento há muito tempo,apenas briga pelo poder. Meus pêsames.

 

Chirlene Dourado
chirlcambui@hotmail.com

É muito triste ouvir de uma menina de 15 anos que tem nojo de morar em cidade linda e de gente tão acolhedora como Livras. Tá certo que assim como todo lugar, Livramento também tem seu lado podre, mas os bons são maioria! Quem será que anda influenciando uma garota de 15 anos a falar mal da cidade de Livras, me parece que a Klausmeine está com algum problema depressivo. E aqui existe sim lugares lindos, de uma beleza natural formidável, é uma pena quem não tenha olhos para ver. Eu me divirto muito com meus sobrinhos desfrutando dessa cidade linda, além disso o que conta são as boas companhias. Um conselho Klausmeine, visite nossa igreja, é um lugar lindo e vai te fazer muito bem. Fica com Deus. Abraços.

Nota do Editor: Klausmeine é um rapaz, conforme esclarecimento enviada ao O Mandacaru.

Atualizado em 18.05.2011, 13h30

Antonio Costa Aguiar
costaaguiar2011@hotmail.com

É de grande utilidade o Mandacaru em livramento, que bom podemos ter esse "raio-X" da nossa cidade ao nosso alcance. E os leitores?... O que eles acham da educação em nosso município? Me sensibilizo quando vejo os olhos das crianças famintos por educação. Isso aumenta minha responsabilidade como educador. Acho que não acontece o mesmo com os dirigentes do "sistema" (educação). É uma pena.


DANILO MOREIRA ROCHA
jusdanilo@gmail.com

Municípios têm um mês para apresentar projetos. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou nesta quinta-feira (12), durante a 14ª Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília, que os municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes deverão apresentar ao governo federal propostas de realização de obras de saneamento básico de 15 de junho a 15 de julho, na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As regras do processo seletivo serão divulgadas no primeiro dia do prazo e o resultado será divulgado no dia 4 de novembro. Na terça-feira (10), a presidente Dilma Rousseff anunciou aos quase quatro mil prefeitos que participaram da marcha que o PAC 2 passaria a contemplar também municípios menores, com R$ 4 bilhões referentes a recursos do Orçamento e R$ 1 bilhão de financiamento. Na primeira etapa de seleção, deverão ser contratados R$ 3,2 bilhões, sendo R$ 1,7 bi para obras de esgoto, R$ 1,2 bi para abastecimento de água e R$ 300 mi para elaboração de projetos. Segundo Belchior, uma das condições para ser beneficiado é a de que o valor mínimo por proposta seja de R$ 1 milhão. Cada prefeito poderá apresentar no máximo duas cartas-consultas para cada modalidade. Informações do A Tarde.


Cristiane Mesquita
crisinhamesquita25@hotmail.com

Olá Raimundo Marinho, rebatendo o e-mail que Lucas Spínola o enviou, digo o seguinte, acho que ele deve ter enviado este e-mail antes da população também descobrir que ele (o próprio) é funcionário em Brasília, no gabinete de Lúcio Vieira Lima, irmão do ex- Ministro Geddel Vieira Lima, com quem seu pai era comparsa, mas agora não tem poder nenhum, e ainda tem a cara de pau de dizer que Lia Leal e Ana Paula Leal, tem empregos fantasmas e o que ele tem também lá, é o que? Antes de denunciar criticar alguma coisa, deveria vigiar primeiro, pois ele é tão funcionário quanto elas! E diante de uma administração mesquinha, que vivemos em Livramento com este homem, que se diz Prefeito, tem a ousadia de dizer que a administração de Dr. Emerson era podre, o que se ver de mais podre e absurdo é o que estamos vivendo hoje, agora com esta quadrilha ai, nada se fez e nem vai fazer. Carlão deveria procurar seu lugar, um homem tão sujo, com tantos processos na justiça, já sentou na cadeira do réu, aqui em Livramento (que vergonha) e ainda seu filho tem a ousadia de dizer que a administração era podre? Veja e analise quem é mais podre! Antes ou agora?


Jorge Luiz Lessa Pereira
j.caiau@bol.com.br

Perca de tempo, esses comentários políticos em torno desses nomes citados para uma futura eleição em nossa cidade. Pra falar a verdade uns já sabemos que é BANANEIRA QUE JÁ DEU O QUE TINHA DE DAR. Temos os inelegíveis, e temos também a capacidade de um grande prefeito que deu um salto gigante em sua administração tornando o nosso município um pólo regional. Pois terá a capacidade de buscar um grande representante para dar continuação a seu trabalho. A prudência do POVO já mais regressará para a nossa administração o rancor do passado .Vivemos um tempo de liberdade que: nos levará a busca da melhor escolha.sinto preparado para grande missão


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

SAÚDE E POLÍTICA... O NOVO "VELHO" CABRESTO = Em Livramento, o PMDB, "prendeu" politicamente, praticamente toda, a área da saúde. Penso que, 90% ou mais, está vinculada ou presta algum tipo de serviço para a prefeitura. Será que esta classe, importante em qualquer comunidade, está satisfeita com a administração pública? São votos garantidos ao PMDB? Infelizmente é assim; aqui, ali e acolá... em primeiro lugar o dinheiro. Acorda Livramento!

POLÍTICA LIVRAMENTENSE 2012 = Se o grupo Leal tiver candidato-família, o PMDB ganha fácil; se a eleição for disputada por vários candidatos (mais de dois), o PMDB ganha fácil; se a oposição unir em torno de, apenas, um candidato e que não seja o que foi citado, na primeira hipótese, o pleito é disputado. Portanto, José Ricardo (Ricardinho/PMDB), está com a faca e o queijo na mão... podendo ser, esta, a eleição mais fácil da história de Livramento. Este é o quadro atual e a opinião é pessoal. OBS.: A rejeição do antigo mandatário é bem maior que a do atual... saia, perguntando, por aí e confira. Quem foi humilhado e sofreu, com malvadeza, não esquece. Jamais...!


Adailson Rodrigues de Oliveira

baianodabahia@uol.com.br

Klausmeine. Entendo sua angústia e respeito sua opinião. No entanto, a forma como você falou do povo de Livramento nos nivelando sob uma mesma ótica lhe coloca em uma situação ambígua porque seus genitores são ou vivem em Livramento. talvez a sua pouca idade e ao ímpeto inerente a juventude não lhe permitiu um discernimento maior sobre as pessoas. Concordo com você quando diz que muitas pessoas vivem de fantasia e isto não acontece só em livramento, mas são pessoas que flutua na qualidade do vazio firmado sobre a aparência que tem sobre si mesmo São pessoas que não merecem referencia de uma jovem inteligente como você. O sonho de sair de Livramento também me perseguiu, tanto que com 16 anos fui morar em um internato. Para terminar, vou lhe deixar um texto de Victor Hugo que acredito poder lhe ajudar muito. Ele diz o seguinte:

Vivendo e aprendendo - Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dance, cante, corra, viva. Não tenha medo de Viver e ser feliz! Existem momentos na vida, que podem parecer bobos, que possam parecer comuns para você no enquanto, mas um dia você pode olhar pra traz e diz: esse foi o dia mais feliz de minha vida. "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida, como se fosse único, e especial, com uma pessoa especial. Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina! Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porem, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o que não quer para si mesmo. Victor Hugo.


Ivanildo Meira Nascimento
ivanildo.meira@ibest.com.br

Caro (a) Klausmeine, como você disse que se sente enojado de morar em Livramento, arrume seus panos... e se mande. Sou filho de Livramento, moro em Salvador há 30 anos e sempre me recordo das boas amizades que por aí ainda cultivo, das lembranças da minha infância que tão bem foi aproveitada. Não sei se sua família (pais) são filho da nossa querida terra, mas se forem, tenho certeza que se leram seu e-mail, estão com o coração partido. Foi justamente essa terra que falas tão mal, que te deu oportunidade de estudar em uma escola de primeira linha, coisa que outras crianças não usufrui. Conselho se dá a quem se pede, mas! segue um. SEJA AMIGO DOS SEUS COLEGUINHAS E BRINQUE COM ELES PELO MENOS UMA HORA POR DIA, POIS ASSIM, VAIS APRENDER A AMAR AQUILO QUE DEUS TE DEU E O FARÁ SER MENOS REBELDE. QUE DEUS ILUMINE SUA CABEÇA PARA AGRADEÇÊ-LO A OPORTUNIDADE CONCEBIDA. ABRAÇOS NENEN DE BINA. (NÃO NOS CONHECEMOS, SEI DISSO).


Atualizado em 12.05.2011, 10h

Roberto Lucas Spínola Souto
rlbamor@hotmail.com

Profissional da política é isso aí: http://www2.camara.gov.br/transparencia/recursos-humanos/quadro-remuneratorio/consulta-secretarios-parlamentares. Veja no link acima a lotação da esposa e da filha daquele que foi o que de mais podre existiu na política Livramentense. Além dele e do filho que não sabem viver sem o poder, a filha e a esposa, que foi candidata, recebe salário do gabinete do Deputado Federal João Carlos Bacelar. Isso é uma verdadeira família unida ao poder! Hoje só não está a nível municipal (em nossa cidade, porque é capaz de ter um cargo em outros municípios) como dis se nosso amigo Junei. Agora qual trabalho realizam é a pergunta que fica! Isso é homem de bem (próprio)!

 
André Luis Alcântara Correia
andreluisalcantaracorreia@gmail.com

Caro jornalista Raimundo Marinho, neste veículo de comunicação já foi feitas denúncias sobre a obstrução de ruas por lixo ou material de construção. Mas pelo que parece poucos se faz para mudar tal cenário. Neste sábado passado (07/05) quando estava voltando da missa na Catedral de Livramento me deparei com uma enorme montanha de areia e brita obstruindo o trânsito na ladeira de nome, Deoclides Alcântara. Importante ligação da Praça João Marques com Av. Presidente Vargas. É uma vergonha isso em nossa cidade. Onde estão as autoridades?

 

Diane Lima
dianeplima@ig.com.br

'Tanta casa sem gente... tanta gente sem casa'. Diferente de Caculé que ontem o prefeito entregou as chaves das casas populares. Com ruas asfaltadas saneamento básico e até uma creche.Fico orgulhosa da cidade da minha mãe querida que a cada dia se desenvolve mais.Parabenizo o senhor prefeito Dr. Luciano pelo seu excelente governo.

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

MANDACARU DA SERRA 09.05.2011 "EMPREGOS"... Muitos livramentenses são secretários. Escolha, através do site citado, um deputado federal votado na região e navegue... Lúcio Vieira Lima, João Carlos Bacelar, Waldenor Pereira, Valmir Assunção, Fábio Souto, Acelino Popó, Alice Portugal, Edson Pimenta, Mário Negromonte e muitos outros. Surpresas... mulher e filha do ex-prefeito...filho do prefeito atual...são alguns nomes encontrados; logo, são todos iguais,,,farinha do mesmo saco.
SAÚDE EM ALERTA... Assoar o nariz, café e sexo favorecem o derrame. Leia mais em: www.tribunadabahia.com.br/saude. Fique atento (a).
AGRADECIMENTO = Gostaria de agradecer e, ao mesmo tempo, parabenizar todos os integrantes do SAMU, de Livramento, pelo trabalho diário que vem realizando. Um forte e fraterno abraço a todos.

 

Antonio Patriota Lima
aplima.100@hotmail.com

Jornalista, fiquei triste ao ler o email do estudante Klausmeine, sentir nele uma frustração tamanha, um garoto de família, que estuda em colégio particular (Probo), dizer que tem nojo de Livramento e que todos aqui tem uma mente vazia!?Acho que ele devia se expor mais e se abrir mais com as pessoas. Concordo quando ele disse que Livramento não tem estrutura nenhuma em relação a juventude, o poder público é falho e o poder privado não faz por acreditar que não terá retorno. Poder público e poder privado tem que andar de mãos dadas. Garoto vou te indicar um livro: SEJA FELIZ MEU FILHO de Içami Tiba.

 

CRISTIANE MESQUITA
crisinhamesquita25@hotmail.com

Olá Raimundo Marinho,lendo seu site esta manhã fiquei surpresa com as noticias em que diz que Lia Leal e Ana Paula Leal,fazem parte da comissão parlamentar de Brasília,mas acho que você se esqueceu de noticiar no seu site também que no gabinete do Deputado Federal Lúcio Vieira Lima existe o nome do filho do Prefeito, Roberto Lucas Spínola Souto é funcionário parlamentar em Brasília.Agora me pergunto será ,que será publicado também ?,Espero que sim,pois existem muitas coisas escondidas por trás desta administração,vamos vigiar,e vamos publicar!

 

Denis Miranda
g1denisfotografias@hotmail.com

Animais na pista... A punição para proprietários de animais que são encontrados vagando pelas rodovias deveriam ser muito mais severas. Esta semana, flagramos, muitos animais soltos na rodovia BA -148 , próximo ao KM 18 .sentido Brumado/Livramento, Tudo isto é lamentável,. Na Lei de transito não ressalta em algum artigo da mesma que para prevenir, coibir e punir todos que esteja a margem da Lei, seja preciso alguém ou alguns morrerem. Achar o proprietário não basta, tem que punir da maneira mais dolorida que o brasileiro conhece: com multas altas. Só assim essas pessoas aprendem que estão colocando a vida de muita gente em risco.

 

Yonélio Sayd
yoneliosayd@hotmail.com

Caro Raimundo Marinho. Gostei muito de você ter publicado informação sobre os empregos fantasmas de dona Lia e sua filha. Mas, conforme o link postado no seu site, vi também, a relação do filho de Carlão (Lucas Roberto) na mesma situação, figurando como espectro do gabinete de Lúcio Vieira Lima, sendo que em ambos os casos, o de Lia e a filha tem explicação, afinal, pelo menos elas não moram e nem ficam por aqui. Já o Lucas...

 

DANILO MOREIRA ROCHA
jusdanilo@gmail.com

Não só o ex-prefeito consegue acomodar seus parentes na máquina estatal. O filho do atual também se encontra lotado no gabinete do Deputado Federal e presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima.

 

ESCOLA POLIVALENTE
escpolivalente@bol.com.br

MÃE! Você é a presença de cada passo que o tempo não apaga, guiando-me pelos caminhos da verdade. Para homenagear essa pessoa que é a prova viva do amor incondicional, a Escola Polivalente promoveu na sexta-feira (06/05) um belíssimo encontro, recheado de diversão e muita emoção, onde foram exibidos slides referentes à data e atividades realizadas até o presente pela Unidade Escolar. Foi servido um delicioso lanche e realizado sorteios com brindes ofertados pelos amigos da escola. E, finalizando o evento, foi entregue a cada mãe um cd personalizado com músicas que são sucesso no momento. Família Polivalente.

 

Atualizado em 08.05.2011, 9h

Jessica Santos
jessycasoamando@hotmail.com

Olá querido Raimundo Marinho quero elogiar o seu trabalho e dizer que dou fã do seu trabalho fico muito contente do senhor demonstrar a sua paixão por livramento isso e muito importante . Muitas pessoas daqui não têm mais amor e apresso a cultura que hoje não é mais lembrada "esquecida" costuma se perderam no tempo, as crianças não brincam mais nas praças de boneca carrinho pião. O livramento de hoje não e mais o livramento de antes a cultura , os costumes se perderam no tempo e sim encontradas na memória de quem se fixou no tempo e guardou tudo por saberiam de alguma forma q seria útil para alguém q tivesse interesse sobre sua historia e de onde a habitava . Bom é isso o que tenho para dizer sobre a seu respeito e desrespeito sobre a memória de LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA assim como vc também sou apaixonada por livramento.

 

Gilberto Brito
brito-gilberto@uol.com.br

A VIDA DA GENTE

A vida que a gente leva é fruto da caminhada.
A água que a gente bebe, nasce na serra encantada.
Tudo que a gente come é fruto da terra plantada.
Se a gente mata a terra;
Se a gente quebra a serra,
A gente morre sem nada.
A gente vive na terra, que dá tudo prá gente.
Não pode a gente querer tudo do mundo prá gente.
Do jeito que a gente vive, a terra não vai aguentar.
É tudo pro lado da gente, que se esquece do lado de lá.
Eu pensando a linda noite de lua,
No brilho do sol nascente,
Na paz do futuro,
No belo mundo da gente.

Gilberto Brito


Izail Arnaldo de Castro
izailcastro@hotmail.com

Caro Raimundo, lendo a reportagem sobre o Ministro José de Castro Meira me lembrei que na última vez que estive em Livramento notei que seu nome não se encontra mais no Fórum da cidade. Sei que existe uma Lei que proíbe nomear edificações, logradouros, distritos, municípios, etc, com o nome de pessoas vivas. Se a lei tem toda esta força, como explicar a infinidade de logradouros com o nome de Lomanto Junior, João Durval Carneiro, dentre outros e mesmo o nome do bairro Benito Gama aí em Livramento! Gostaria de saber o motivo da mudança, tendo em vista que a referida lei é posterior a construção do imóvel. Um grande abraço, Izail Arnaldo

 

Jair do Carmo silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Nada contra as manifestações de amor aos seus times, mas seria bom se fizéssemos carreatas também para protestar contra o sucateamento da educação, da saúde que se transformou em mercadoria, dos milhões de brasileiros que vivem na pobreza, enfim, protestar contra todas as mazelas existentes ainda hoje no País.

 

Joaquim Francisco da Silva
joaquim.fdasilva@hotmail.com

Quero parabenizar este jornal que mostra a realidade de uma cidade do sertão . Livramento e uma linda cidade e com a fiscalização deste jornal vai ficar bem melhor

 

Sérgio Santos
zune63@gmail.com

Segundo a matéria Ruas e calçadas obstruídas de 29.04.2011-Prefeitura é omissa e cidade vira terra de ninguém! Será que existe solução para este problema? Temo que devamos padecer na impotência do poder público, que como se vê nas ruas é o que mais contribui para esta situação na nossa cidade.

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

VIOLÊNCIA = Muitos, ainda, acham que Livramento continua pacata, tranqüila e no rumo certo. Não é por aí. A violência está presente em todos os bairros e lugarejos. São mortes violentas, tráfico de drogas e armas, agressões familiares e, por último, o terrível estupro. Suplico posicionamento, mais firme e constante, das autoridades livramentenses. Obrigado!

DUDH - ARTIGO 19 = A Declaração Universal dos Direitos Humanos traz em seu artigo 19: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras". Pois é. Em Livramento,alguns seguem tal artigo; outra parte, prefere viver de fantasia, mentira ou esconde-esconde...o mais importante é a pessoa estar em paz. Viva, respeite o próximo e deixe-o viver.

POLÍTICA SUJA POLÍTICA = Parece brincadeira, mas não é. Tem político que esquece do passado, sujo e perseguidor, aparece quando necessário (para ele), nunca trabalhou decentemente, continua mamando nas tetas dos governos (Federal/Estadual/Municipal) desde 1970 e, ainda, mostra-se como o "salvador da pátria". Peço, apenas, respeito ao povo de Livramento. É bom lembrar que "a fila andou", entendeu? Boa viagem e tchau!!!

 

UILSON LIMA RODRIGUES
uh.rodrigues@bol.com.br

RAIMUNDO, NÃO PODE SER MELHOR O SERVIÇO QUE VOCÊ PRESTA A LIVRAMENTO COM DENÙNCIAS ,FOTOS SOBRE O ENTULHO, A SUJEIRA A FALTA DO LIVRE ACESSO QUE AS PESSOAS PROPORCIONÃO AO FAZER OBRAS DE CONTRUÇÃO CIVIL . A PML NÃO GASTAVA NEM GASOLINA ,ERA SÓ PEGAR OS RELATOS DO MANDACARU E AGIR DENTRO DA LEI COM SABEMOS QUE ISSO NÃO VAI ACONTECER, PORQUE , O CARA É BRAVO, ELE VOTOU EM NÓS, E A ELEIÇÃO ESTÁ PRÓXIMA ,FALTA PUNHO... Então cidadão que gosta ,é filho de Livramento vamos fazer nossa parte ,esqueça órgão público vamos deixar nossa cidade limpa. ENTÃO CIDADÃO QUE GOSTA DA CIDADE, FAÇA SUA PARTE, QUANTO CUSTA DEIXAR A CIDADE LIMPARUIR

 

Jorge Luiz Lessa Pereira
j.caiau@bol.com.br

Caro Raimundo Marinho. Em entrevista do ex-prefeito não vejo nada de novo em seu discurso.Ele sabe da dificuldade de derrotar esse grande grupo político fortalecido pela grande gestão do atual prefeito, e tira sua família da disputa.Profissional da política que é não quer disputar em 2012.Se a coisa andasse boa para seu grupo jamais abria mão da candidatura.Que tal seu filho deputado que nada faz por nosso município para disputar?.Alem disso na medida em que os homens de bem tomam o poder os malandros fogem das disputas as urnas.