Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 27.11.2011, 21h

Luan Henrique Leal
luanhenrique_leal@hotmail.com

Olá Raimundo Marinho, lendo seu artigo sobre "QUANDO O PASSADO NOS CONDENA" realmente são cenas chocantes, gostei muito, pois mostrou o quanto às vezes somos ingratos, e sofremos por tão poucas coisas, vi como varias pessoas ali esquecidas, tratadas como lixo em meio ao lixo, gente! São seres humanos que precisam uns dos outros, ninguém vive sozinho, onde estão nossos sentimentos de irmãos em cristo? Serviu muito para refletirmos e pensarmos como Deus está ausente no coração de muita gente!Tanta dor, tanto sofrimento pra quê?


Telinha Hipólito
telinhahipolito@hotmail.com

Parabéns professora Márcia! Achei linda a homenagem feita ao nosso rei Roberto Carlos, sou fã desde pequena, foi difícil ler o que você escreveu, pois as lágrimas me impediam... Adoro as canções do rei, todos os dias escuto suas músicas, também já tive o privilégio de assistir a um show dele, é muito emocionante!


Sérgio Santos
zune63@gmail.com

O prazer da leitura se encontra num texto fantástico, pequeno e simples. À professora Márcia Oliveira meus agradecimentos por ter tido o imenso prazer de ler algo que jamais imaginara. O texto sobre Mário Lago, homem oceano, rios de lembranças! Fico feliz em ver que ainda existem pessoas com a capacidade de nos surpreender com a simplicidade e a beleza de escrever, coisas maravilhosas enquanto o ensino Público no Brasil praticamente não mais existe.


Regiane Souza
reggy.10.souza@hotmail.com

Parabéns, ao Colégio Boaventura... que falou sobre a consciência negra... que faz parte da nossa cultura brasileira... e nem chuva e nem sol... deixou com que se fizesse o desfile pois são essas cores que fazem o mundo colorido e me orgulho de ser aluna do Boaventura (Regiane ''2''1º matutino).


Leandro santos oliveira
leandro@hotmail.com

Achei muito interessante o desfile do CEEMB, de ter a coragem de desfilar na chuva, demonstrando a importância de se conhecer e valorizar a cultura negra, da qual o Brasil herdou aspectos importantes, em todos os ramos de atividade.


Mariana Jaqueline
mary_sempreamor@hotmail.com

Parabéns CEEMB pelo desfile no dia da consciência negra, foi muito lindo a coragem de vocês em enfrentar toda aquela chuva pra demontrar pras pessoas de Livramento que os nossos negros sofreram muito nos tempos passados, que naquela época havia muitos preconceitos, mas eles venceram e conseguiram sua liberdade e mesmo assim ainda hoje em dia há muitas pessoas com esses tipos de preconceito e vocês estão de parabéns por mostrar e relembrar isso pra nossa cidade. Esse dia nunca pode ser esquecido e sim lembrado o dia da consciência negra, um dia de homenagear todos os negros e as pessoas que sofrem preconceito, eles devem ser homenageados porque eles são guerreiros, vencedores dessa luta contra o preconceito racial.

 

Atualizado em 22.11.2011, 18h30

TANIA LUCIA TANAJURA
tetetanajura@hotmail.com

Parabéns Mandacaru pelo artigo sobre o Holocausto! Realmente, Raimundo, apesar de chocante, a reportagem foi muito esclarecedora e real sobre as barbaridades de Hitler. Com certeza o artigo publicado lembrou a todos que barbaridades como essas e malfeitos jamais devem ser esquecidos, e sim punidos. Será que a nossa presidenta tem memória curta? Para ser sincera nem em filmes vi cenas tão reais. Tbém fiquei muito tocada. Como cidadãos devemos sempre lutar por uma sociedade organizada, justa, democrática e equânime para todos. Temos que ter sabedoria para escolher de forma certa nossos governantes. Abs, Tânia Tanajura, Brasilia-DF.


Márcia Caires
marciacaires_ceteb@hotmail.com

Prezado,

Antes de tudo gostaríamos de agradecer a sua parceria e atenção por postar sobre as Inscrições do Processo Seletivo do CEEP - Unidade Livramento de Nossa Senhora. Necessito que remova o meu nome (Márcia Caires), só para não sair do padrão do anúncio, e substitua o cartaz, pois este aqui em anexo é atualizado, bem como o site para inscrição que é www.educacao.ba.gov.br ressaltando que encontramo-nos a sua disposição para quando necessitar, e faremos a partir de então uma grande parceria e amizade. Desculpa pelos transtornos. Nossos sinceros agradecimentos. Atenciosamente, Márcia Caires (Ass Adm/Financeiro CEEP – Livramento - 77 9956-3243/77 9116-1665).


João Bosco de Sousa leite
pe.bosco@hotmail.com

Pe. Rinaldo da Silva Pereira, Chanceler do Bispado de Livramento de Nossa Senhora, Dia 24/11/12 Fará exame De Universa iure, receberá o Titulo de Mestre em Direito Canônico, Já entregou a monografia que fez sobre o Munus Episcopal- Quando retornar de São Paulo, em 19/12, retomará as suas funções e outras... Pe. Rinaldo é muito querido em São Paulo onde morou por estes 3 anos. Parabéns! Obrigado pelo seu testemunho e fraterna convivência.


Poliana Lima Sizilio
limapolly8@gmail.com

Parabéns CEEMB pela homenagem feita pelo dia da consciência negra mostrando um pouco da escravidão, mostrando como era a vida dos escravos, e mostrando o quando o preconceito é grande no mundo inteiro, apesar de existir grandes movimentos contra o preconceito no mundo. E parabéns ao site por essa grande cobertura.


Tainá Ribeiro Correia
tatagts2010@hotmail.com

Parabéns para o mandacaru da serra um site exemplar, q nos traz muitas informações das quais precisamos... continue assim nos trazendo muitas informações de alto nível!


Joice Santos
joycce_ddn@live.com

Gostei muito de ter postado o nosso desfile da escola EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA, pois nele relembramos do homem que fez de tudo para libertar os escravos.

Nota: Foi feito apenas um registro de congratulações em nosso twitter, com link para a reportagem do site L12.com. br.


Rafael Ramos Silva
rafa_b25@hotmail.com.br

Eu achei muito interessante o desfile do CEEMB porque os alunos tiveram muita coragem de enfrenta aquela chuva parabéns pela a coragem de todos.


RODRIGO SANTOS OLIVEIRA
RHONYY@HOTMAIL.COM

PARABÉNS BOAVENTURA PELO DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA, VC ESTÁ DE PARABÉNS. SOU SEU FÃ RAIMUNDO MARINHO VC É UMA DAS PESSOAS MAIS INTELIGENTES QUE EXISTE EM LIVRAMENTO.


Edvando S. Cordeiro
edvandofc@hotmail.com

ONDE FICA O CONHECIMENTO?

Antes de invadir a Universidade de Salamanca, o general falangista Milán Astray encerrou uma discussão com o reitor Miguel de Unamuno comm o grito: “Abaixo a inteligência!”. O Brasil (Livramento) parece hoje tomado por falangistas que têm medo de livros, de escolas, de conhecimento. Bibliotecas estão abandonadas. Escolas malcuidadas. Professores malformados. Alunos semi-analfabetos, ainda que tenham diploma de curso superior. O mérito está sendo abolido, substituído por cotas e por aprovação de ano automática.

E agora o MEC referenda um livro, distribuído a quase meio milhão de alunos que apóia o falar errado?: “o livro ilustrado mais interessante estão emprestado”. O governo não se importa de contrariar a constituição que estabelece a português como língua oficial do Brasil. Quer abonar o patoá. Ironicamente, o livro se chama “Por uma vida melhor”. Como terá vida melhor alguém que, não aprendendo a língua, não vai se comunicar direito, nem vai conseguir um bom emprego sem se expressar da forma correta?

Quem vai à escola a pé para aprender, e não para ser vítima da esquizofrenia do politicamente correto. A idéia é liberar o falar errado; fale errado sem medo. Sim, sem medo. Depois se dane, por que você foi nivelado por baixo e terá uma vida sempre nivelada por baixo. Por que se você crescer intelectualmente, tiver mais acesso ao conhecimento, vai querer pensar, tirar conclusões e deixará de votar em demagogos, populistas e mentirosos. Aqui, a esquizofrenia da frustração pretende uma espécie de bestificação social. Todos somos iguais e todos somos as mesmas bestas. Vai para onde o Brasil desse jeito? A China sabe aonde vai.


Renato Luz
renatolux_jornalista@hotmail.com

Colegas, amigos e mestres, um amigo da SEPLAN me enviou este e-mail com notícias da Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados. Trata-se das emendas orçamentárias de iniciativa popular. Eis aí uma boa movimentação cidadã. Vale a pena ler, repassar e enviar umas propostas.

Prezados, a Comissão Mista de Orçamento aprovou no dia 10 de novembro o parecer preliminar da proposta orçamentária para 2012. A principal novidade são as emendas de iniciativa popular. Por meio delas, municípios com população de até 50 mil habitantes poderão

indicar emendas para o Orçamento da União em valores de R$300 mil a R$ 600 mil, dependendo da população (ver relação clicando aqui), em uma das seguintes ações: estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde;implantação de melhorias sanitárias domiciliares para prevenção e controle de agravos; Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de água em municípios de até 50.000 habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE); Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Esgotamento Sanitário em municípios de até 50.000 habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE); Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de manejo de resíduos sólidos em municípios de até 50.000 habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE); Serviço de Atenção as Urgências e Emergências na Rede Hospitalar. A indicação será definida em audiência pública nas câmaras de vereadores convocada pela câmara e prefeitura. A emenda deverá ser enviada pelo Prefeito por SEDEX à Comissão de Orçamento, com data de postagem até o dia 10 de dezembro, acompanhada da ata da audiência.

(Renato Luz - Estudante de Comunicação Social/Jornalismo, estagiário em redes sociais do IBENS - Instituto Brasileiro de Estudos em Negócios Sustentáveis, membro do Programa de Permanência da UFRB)


Atualizado em 20.11.2011, 20h

Jadher Assunção
reikjavik_28@hotmail.com

Caro Raimundo Marinho, Caros leitores, Em novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra. Sobre ele, em breve linhas, proponho uma reflexão. Qual seria outra explicação para a data senão reconhecer que vivemos em um país extremamente racista? Digo isto porque, a cada dia, cresce na opinião pública um desconforto maior em relação ao espaço que os negros estão ganhando nos mais diversos setores da sociedade. Trata-se, pois, de um perigo à estabilidade nacional e a prova de que as chagas da escravidão ainda persistem nos dias atuais.

Inicio, infelizmente, observando o meio estudantil, às vésperas de prestar vestibular nas universidades públicas da Bahia e do Brasil. Na ânsia de obter aprovação, criticam a atual política de cotas que reserva parte das vagas aos afrodescendentes, vendo nela grande injustiça. Afirmam coisas tão cheios de razão que fica fácil acreditar nas "verdades" que são vomitadas. As cotas são injustas porque sim. Então, com esta mesma certeza de futuros "doutores", conseguiriam explicar por que 90% da população das periferias são de negros? Por que, em Salvador, temos de trinta a quarenta assassinatos de negros por semana? Por que, antes das cotas, quase não havia negros nas salas de aula das universidades? Creio ser impossível achar outra explicação que não racismo. Será mera coincidência? Ou, como possivelmente se aventurará algum espírito mais vaidoso, que queira mostrar conhecimento, será pelo fato de que os negros possuem capacidade intelectual insuficiente para galgar espaços sociais mais destacados?

Chega de tentar despistar o óbvio da compostura social e individual dos brasileiros. Somos, sim, um povo racista que evita encarar esta questão delicada. Consideramos um ato de integração colocar negros nas novelas como empregados, subalternos, mas nem sequer cogitamos a hipótese de um deles se tornar algum dia protagonista de uma trama. Esta é a prova que, em cada um de nós, reside a velha figura do capitão-do-mato, que trata o negro como suspeito, perigoso, estranho a nós mais do que qualquer um.

Este dia não pode se tornar a homenagem que repare todos os débitos que a sociedade brasileira inegavelmente tem para com os negros. Se, por acaso, assim se pensar, estamos tentando camuflar a real situação da tensão racial que vive o Brasil. É como diz o ditado: tapar o Sol com a peneira. O Dia da Consciência Negra é a mostra que estamos longe de eliminar as descriminações da escravidão que insistem em permanecer na vida social e, principalmente, precisamos todos, negros ou não, empenhar esforços para sanar do país essa doença social que é o racismo, seja a nível nacional, com políticas públicas, seja a nível individual, com a adoção de práticas de aceitação e não de simples tolerância ao diferente.

É por este motivo que, com exemplos simples, proponho a reflexão acerca deste tema tão essencial ao Brasil, que movimenta os partidos políticos, as escolas, as igrejas, o Supremo Tribunal Federal, a ONU e os movimentos negros espalhados que lutam por igualdade de oportunidades, algo inexistente nas relações sociais de hoje. Digo isso porque não se pode achar que uma questão que se arrasta por séculos seja resolvida com argumentos ridículos levados ao debate, como alguns descritos acima. Portanto, refletir é a melhor maneira para que não se tome decisões precipitadas no dia a dia ou na qualidade de profissional, de representante do povo, dentre outros.

Por fim, tentemos não reduzir este dia à figura de Zumbi, como forma de tentar tapear um problema que só cresce. Devemos observar que a luta dos negros por igualdade possui diversos nomes, como Abdias do Nascimento, Milton Santos, o marinheiro João Cândido, Luiz Gama, dentre muitos outros. Conhecer um pouco mais é se libertar daqueles que, por saberem dos fatos e não concordarem, dominam todos os demais. São estas as poucas palavras que tenho, diante de um tema tão extenso que, a cada dia, precisa se tornar do conhecimento de mais e mais pessoas.


Alexirley Ramos
allexramos_2@hotmail.com

Sr. Sérgio Silva dos Santos, Não entendi a sua expressão: "Bom dia. Com o conteúdo mais politizado fica difícil para os amantes da boa terra acompanharem o dia a dia de Livramento". É por que a nossa sociedade não precisa ser politizada? Como amante de Livramento, ter um maior número de pessoas politizadas é cada vez mais fácil buscar melhorias nos mais diversos setores, como educação, saúde, infra-estrutura, meio ambiente, cultura, ente outros. Quanto a BUGA, ele está morando na Matinha, em frente à minha casa, zona rural do município, a cerca de 4 km da sede. É interessante fazer homenagens a pessoas ainda em vida.

 

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

O livro Hora do Ângelus Pensares para Rezar do jornalista, advogado e cidadão Livramentense, Raimundo Marinho, mostra ao leitor uma verdadeira abordagem pelas suas páginas de um misto de religiosidade, auto-ajuda, um livro para ser dado de presente para as festas de fim de ano. Aproveito a oportunidade desse espaço para enviar o link de um vídeo feito por mim em parceria com Fábio Leandro como forma de divulgação de Livramento: http://www.youtube.com/watch?v=8MjK7sQXGc4.

 

Marco Antonio Dos Santos
marcodossantos2010@hotmail.com

Olá Raimundo! Sou filho de Tõe de Pedro e Dejanira. Moro no interior de São Paulo e acompanho constantemente as notícias de Livramento através do site Mandacaru. Eu sempre ouvi falar sobre Raimundo, através da minha mãe "Dejanira", por um homem muito inteligente. Pretendo um dia conhecê-lo pessoalmente.

 

Ariel Camelo dos Santos (do Colégio Boaventura)
ariel-will1@hotmail.com

Achei muito interessante a historia dessa grande porta, ela foi uma pessoa muito especial para muita gente, o seu interesse de viajar no mundo da imaginação incentivou a Amar os livros que lhe eram oferecidos, e achava lindos, seus olhar mudavam diante deles, que a convidavam para navegar em suas páginas solitárias, buscando em cada livro um personagem amigo,e invisível para com ele descobrir um mundo novo, cheio de histórias e coisas novas. e com sua mente cheia de imaginação criou sua primeira poesia.

 

Alex S. Miranda Luz
alex.m.luz@hotmail.com

FOI MUITO BOM VOCE TER COLOCADO ESSAS FOTOS DO MASSACRE DO POVO JUDEU COMANDADO POR HITTLER, PORQUE MUITAS PEESOAS NESTE MUNDO EQUECERAM INCLUSIVE NOSSO EX PRESIDENTE E NOSSA ATUAL PRESIDENTA ELES TAMBEM PRECISAM VER ESSAS FOTOS E CONHECER MELHOR A HISTORIA DESTE MASSACRE, EU COMO BRASILEIRO ME SINTO ENVERGONHADO DE VER O PRESIDENTE DO BRASIL APOIAR UM PRESIDENTE IRANIANO QUE NEGA O HOLOCAUSTO PORQUE DESSA FORMA NOSSA PRESIDENTA TAMBEM ESTAR NEGANDO. PORQUE O QUE ACONTECEU COM O POVO JUDEU TIVESSE ACONTECIDO COM O POVO BRASILEIRO OU QUALQUER OUTRO POVO NESTE MUNDO LEMBRARIAMOS PARA SEMPRE. O DITADO POPULAR MAIS CERTO PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS E REFRESCO. PARABENS PELAS FOTOS PELA SUA ATITUDE E PERSONALIDADE UMA PENA QUE MUITAS PESSOAS AI NAO ENTENDAM O QUE SIGNIFICA ESSAS IMAGENS DO HOLOCAUSTO DOS JUDEUS E CRISTAOS. O NOSSO BRASIL MARAVILHOSO MERECIA GENTE MELHOR NO COMANDO. E AO POVO JUDEU PRIMOGENITO DO NOSSO DEUS SEMPRE SERA VITORIOSO E PROSPERO PORQUE ASSIM ESTAR ESCRITO NO LIVRO SAGRADO.

 

Atualizado em 18.11.2011, 13h

Clériston Fernando
nando@hotmail.com

Achei muito interessante a reportagem que fala de Cecília Meireles, ela e uma grande poetisa e estará sempre nos nossos corações.

 

Moales Silva Camelo
moales@hotmail.com

Achei muito bonita a homenagem que fizeram para o poeta Carlos Drummond de Andrade, ele estará sempre vivo em nossos corações, e em suas poesias e livros.

 
Luzimar Lima Santana
luzimar-lima@hotmail.com

Raimundo eu não sei o porquê você colocou essa reportagem. Tão sofrida, as imagens são muitos fortes, pois ninguém [entre] merece ver tudo aquilo porque cada um tem um sentimento e tem gente que não aguenta vê-lo eu não sei onde você quis chegar com isso. se nós pudéssemos ajudar todos nós ajudaria , mas eu tenho certeza que isso não resolver só vai fazer muita gente sofrer com essas fotos,é triste ver tudo isso ai. Mas com muito respeito eu admiro o seu trabalho, mas esse ai me comoveu muito fiquei muito triste.

Ariel Camelo dos Santos
ariel-will1@hotmail.com

A reportagem em que lembra o aniversário de 109 anos da vida brilhante de Carlos Drummond de Andrade, gostei muito, pois Drummond nas suas poesias foi sensacional, mexe muito com os nossos sentimentos.Gostaria de ter pelo ou menos a metade de sua inteligência.

Jeferson Silva Dultra
fe_s.marques@hotmail.com

Gostei da reportagem da segunda guerra mundial, pena que não gostei das fotos, pois retrata o estrago da guerra e a vida dos mais pobres. Queria que o mundo fosse sem guerra e fosse um lugar melhor para se viver.

Luis Eduardo Oliveira Silva
gui_s.marques @hotmail.com

Gostei muito da reportagem que relata a vida de uma grande poeta Cecília Meireles, achei interessante a história de sua vida que foi muito emocionante. Espero ter um futuro brilhante como o futuro dela.

Ivanildo Meira Nascimento
ivanildo.meira@ibest.com.br

Caro jornalista. acho que você conheceu Sr. Urbino. No entanto, me faço uma pergunta. Por que não tocou no assunto do falecimento do seu filho (GUI), e depois de dois dias da sua esposa (HELENA). Passagem da memória eu aceito. Esquecimento, NÃO!. ABRAÇOS.


Lucas Silva Ribeiro
lucas.99live@hotmail.com

Zé sempre foi meu amigo, postei homenagem, estou triste, mas o fato de eu não ir ao enterro é uma questão particular, não vou ao enterro de ninguém, tenho meus costumes. Já dei inúmeras caronas para Zé, inclusive em momentos que ele estava alcoolizado. O fato de eu não ter ido ao enterro não me faz menos amigo. (...)

Tharles Ferreira Conceição
tharles_fc123@hotmail.com

Achei interessante o interesse do meu querido diretor José Maria pela preocupação do antigo pé de mangueira que derrubaram recentemente sem necessidade deixando só tronco, acho que todo deveriam ter essa preocupação, pois temos que cuidar do meio ambiente.

Fabio Froes (Colégio Boaventura - 1ºano1)
FE_MARQUES@hotmail.com

EU achei esta reportagem do desmatamento das arvores centenárias de livramento interessante pois um dia precisaremos dela pela sua sombra fresca que os animais descansavam apos comer o pasto. Viveu ali muitos anos, nunca precisou de água da barragem, nunca precisou de veneno para produzir, não precisou de poda, de indução, de adubos químicos, seus frutos eram doces e naturais, nunca fez mal a ninguém.

Gonçalo Vinicius
FE.S.marques@hotmail.com

Sou Gonçalo Vinicius do colégio Boaventura do 1º queria dizer que gostei desta reportagem falando do final da segunda-gerra Mundial e pelo propósito de Hitler de sua idéia boba de construir uma nação pura sem negros,deficientes físicos, mentais, judeus e acabou mostrando a capacidade de destruição e de desumanidade de uma pessoa com o próximo e acabou matando mais de "" 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristão, 1900 padres católicos e muitas Testemunhas de Jeová, resumindo (SERES HUMANOS) “" e quero que as pessoas pensem bem nisso que ocorreu no passado pois se a humanidade não tomar jeito pode ocorrer no futuro.E espero que as pessoas leia e pesquise mais do passado.

Roseane Carvalho Rocha (1º 02 CEEMB)
rosy.babylove@hotmail.com

Livramento está cada vez pior em relação aos crimes , muita desgraça e pouca justiça.

Bárbara Alves Nunes
babigatinhamel@hotmail.com

Oi eu adoro Cecília Meireles por causa de suas Poesias e pinturas...As artes dela são lindas e também sem esquecer que ela e uma jornalista e professora bem sucedida... Adoro você.

Matheus Cordeiro de Oliveira
matheus.oliveira2@hotmail.com

Eu gostaria de deixar aqui as minhas lembranças do nosso grande amigo José Silva vulgo "Zé cala boca" , ele era um homem querido em Livramento e tinha um enorme costume de tomar o seu campari todos os dias em lugares variados, era uma pessoa que tinha um autoconhecimento e muito brincalhão tornando-se muito querido para todos nos livramentenses, ao souber do que havia acontecido com ele eu fiquei sem saber o que fazer e sem acreditar creio eu que não aconteceu só comigo, mas temos que seguir em frente com esse aperto no coração por que eu sei que bem lá em cima ele está olhando para todos nós e dizendo o que mais dizia a todos” CALA A SUA BOCA" .


Sérgio Silva dos Santos
zune63@gmail.com

Bom dia. Com o conteúdo mais politizado fica difícil para os amantes da boa terra acompanharem o dia a dia de Livramento. Gostaria de sugerir uma entrevista com uma personalidade viva, pois sei que as pessoas só dão o devido valor as seus feitos após a morte. Porém o Ilustre filho da terra que fez fama nos gramados do Brasil, e de outros países deve ter algumas coisas para falar, como tudo começou, sua trajetória e como vive atualmente. Pois é estou falando de "BUGA" e soube que está morando ai em Livramento. Posso contar com uma entrevista com esse craque do passado que vive na memória da gente boleira de Livramento?



Atualizado em 11.11.2011, 22h

Jair do Carmo Silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Muitos se lembraram do ícone Zé CALA BOCA. Lembraram através de seu jeito diferente e irreverente, seu jeito VIP, seu comportamento, suas brincadeiras, seus trajes fashion, ou até mesmo suas maluquices e paranóias engraçadas. As pessoas que não a conheciam, estranhavam seu comportamento, mas quem as conhecia, achavam até engraçado, até ai tudo bem. Zé CALA BOCA, era um cara muito legal, nos divertia bastante, até chegou a montar no DUBLÊ 007, pegando carona até a festa do passa 4, ele tinha uma vontade louca de dar um passeio no 007. Zé se sentia uma pessoa muito solitária, sozinho, acompanhado só mesmo pelas resenhas de amigos que não a compreendia, talvez esta solidão fizesse com que ele se entregasse a bebida, para desabafar um pouco a solidão. Foram enviadas várias mensagens de solidariedade em vários celulares, inclusive recebi algumas, mas o que me deixa indignado, é saber que o homem solitário e bem trajado, que todos almejavam, continuou solitário, até no momento de seu óbito, no seu enterro, rumo ao cemitério. Este homem que recebeu tantos elogios depois da sua morte, nem sequer tiveram um ato de solidariedade humana, de pelo menos fazer uma visitinha de 1 minuto para dar o último Adeus, apenas 4 pessoas o acompanhavam em seu velório e enterro... Apenas 4 pessoas. ZÉ CALA BOCA, fique com Deus meu Brother, lá com certeza você vai ta cercado de vários amigos fieis, porque aqui continuaremos sempre sozinhos, mas com a certeza de que Deus está entre nós. Jayr Scorpions 2011!


Zeferino Neto
zifaneto@gmail.com

Respondendo ao Sr. Valdemar oliveira:

Caro Valdemar Oliveira, primeiramente é preciso entender que política é diferente de politicagem. Algumas pessoas acabam se ofendendo quando alguém comenta que Cristo foi um grande político por associá-lo aos políticos da atualidade. O que temos hoje em dia é qualquer coisa, menos políticos. É preciso também transcender o sólido, o material e desenvolver a postura questionadora. Você me pergunta se estou me baseando em Cristo ou em Frei Beto? Eu gosto de Frei Beto, de Freud, Reich, Marx, Nietzsche, mas acima de todos eles está Cristo em minha vida, mas um Cristo que vai além de qualquer religião ou de falsos profetas. O Cristo que uso nos meus textos é um Cristo que vem de dentro pra fora e não de fora pra dentro. E pra te falar a verdade eu não me limito a textos ou pregações conservadoras, eu me lanço dia e noite num diálogo filosófico com Cristo, e, foi através desses diálogos que eu pude desconstruir todo condicionamento moralista cristão de que toda a sociedade é contaminada. Mas confesso, sem nenhuma pretensão, que durante a minha vida, acabei encontrando figuras que possuíam a mesma visão que eu, e por essas e outras acabei me identificando com suas obras.

E para aqueles que possuem uma postura mais positivista, cientificista eu recomendo os grandes documentários arqueológicos, antropológicos, históricos de Cristo, feito por profissionais imparciais e reconhecidos mundialmente, como por exemplo, o grande filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella que é professor titular do departamento de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Gostaria de finalizar, ainda respondendo ao caro Valdemar, com um texto de Wilhelm Reich, esse grande expoente da psicologia, que contribuiu para a minha formação e entendimento de Cristo, assim como frei Beto.

Cristo é realmente o Filho do Homem e deve ser compreendido como o filho de Deus. Ele é ambos, pois o homem é o Filho de Deus, e Deus é o Oceano de Energia Cósmica do qual o homem é uma parcela minúscula, um movimento, vindo de Deus e indo para Deus, retornando ao seio do Grande Pai. Cristo conhecia o significado profundo de ser uma onda no oceano, isto é, ser Filho de Deus. Vós sois todos filhos de Deus e todos estais em Deus, explicava ele; e eles o mataram porque acreditaram que eles governavam a terra, que eles poderiam subornar Deus oferecendo-lhe sacrifícios de sangue, matando animais, ou com a circuncisão de bebês recém-nascidos, ou lavando suas mãos sujas sem purificar a alma, ou tentando num esforço mórbido descobrir o sentido de Deus ao pé da letra, como ainda hoje se faz. Ainda forçam crianças de dois ou três anos a sentir Deus ao pé da letra nas escolas, usando castigos cruéis. É um destino desgraçado realmente. Seus atos nada têm haver com religião, mas somente com uma sádica compulsão neurótica, nascida de suas pelves inertes. Os Zé ninguém fizeram da religião o que fizeram de tudo: adaptaram-na à sua maneira de ser”.

Benedito Rufino da Silva
benerufino@gmail.com

Caro Raimundo! Somos irmãos pelo Polivalente. Quero parabenizar-lhe por se tornar um canal de vozes em defesa de nossa querida Livramento1 Somos contemporâneos! Acabei de ler dois livros de sua autoria: Trajetória e Livramento é de nossa Senhora - muito bons! Ainda bem que brotou em Livramento um Ser Humano como você! Estive aí na semana, entre 20 e 28 de outubro; estive, com Ulisses Lima e Paulo Roberto Lessa, na Câmara Municipal de Livramento, participando de uma Sessão do Legislativo! Parabéns! Continue na vanguarda, camarada! O povo, desavisado, necessita muito de gente de sua estirpe: abnegado e batalhador! Benedito Rufino reside em Cuiabá/MT; ex-suplente de deputado, ex-vereador por Araputanga/MT, ex-Diretor da CODEMAT (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso), ex-assessor na Secretaria de Educação no Governo Dante de Oliveira, durante cinco anos; professor durante quarenta anos na Rede Pública; Atualmente está aposentado pelo Magistério Estadual de Mato grosso.


Gonçalo Vitor dos Santos Cotrim
goncaloshow1@hotmail.com

Gostaria de parabenizar o site, pela grande homenagem aos 109 anos de Carlos Drummond de Andrade, um dos grande poetas brasileiro, que encantou o mundo com as suas poesias Parabéns por essa grande reportagem.

MARIA LÚCIA MEIRA
lia.meira1@gmaiil.com

Então, gente! Livramento não tem só coisas ruins como políticos corruptos, assassinatos, rios e lagoas mortas, etc, etc, etc. Taí o jovem Venilson para provar, parabéns, parabéns mesmo, as obras dele são lindas, fiquei emocionada. Tem também a professora Márcia Oliveira que nos escreve tão belos textos. Aproveito espaço pra mandar um recado aos ricos empresários de Livramento: Invistam em Venilson, levem este menino pra estudar em um centro onde ele possa aprimorar a sua arte. Quem me dera ter muito dinheiro pra poder investir nele. Obrigada pelo espaço.


José Carlos S. Souza
José_Carllos97@hotmail.com

Gostei do que dizia a reportagem dos casarões que o DNOCS trouxe muitas coisas boas para LIVRAMENTO como o desenvolvimento e muita riqueza agrícola, mas também com incompensáveis danos ambientais e destruindo algumas relíquias históricas da nossa região apesar de tá perdendo os seus detalhes original com a restauração o que deixa a gente alegre é que os moradores que ocupam os casarões estejam realizando obras para não deixam eles desabar.


Giani Carvalho Rocha (Boaventura 1ª-2)
giani.rocha@gmail.com

Eu li sobre Drummond de Andrade, que foi um grande poeta brasileiro e que agora completa seus 109 anos de historia, muitas poesia lindas e perfeitas, são muito boas de ler.



Atualizado em 10.11.2011, 16h

Márcia Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br

Querido jornalista Raimundo Marinho: Parabéns pelos artigos publicados: "Precisamos da geração rebelde", "A nossos Meninos e Meninas" e sobre "O primado de Deus". São artigos fantásticos que nos fazem refletir e questionar sobre temas tão constantes e ao mesmo tempo tão "distantes" de nós, distantes porque muitas vezes não sabemos lidar com muitas dessas situações e, simplesmente, as ignoramos. O que você escreve é sempre um convite para ser lido; quem não o faz, não sabe o que está perdendo. Outros lêem e ficam em silêncio, admirando seus textos, tão verdadeiros e imparciais. Vemos que você se preocupa com parte de uma juventude um tanto despreparada diante da vida, do mundo, da realidade e a convida para uma mudança urgente, para ser rebelde com causa, que sejam jovens reflexivos diante dos acontecimentos sociais, políticos, existenciais e busquem DEUS, acima de tudo.

A geração que aí está, munida de máquinas eletrônicas, conectada horas e horas em redes sociais, precisa valorizar a beleza que existe dentro dela. Necessita urgentemente respirar os ares da cultura, da leitura, sair da penumbra das ilusórias noites festivas, conquistar um arco-íris de saberes, se tornar defensora de ideias e ideais, ser questionadora e conhecedora de si e do mundo que a cerca. Só que, para isso, tem que ter disciplina, respeito e humildade, acima de tudo. Precisa amar e se fazer amada. Ficamos felizes quando vemos surgir no silêncio das telas o grito de um jovem que, entre tintas e pinceis, colore sua vida de jovem talentoso. Parabéns, Venilson Alves. Você faz uma bela diferença nesse cenário juvenil.

Raimundo, você estava deveras iluminado quando escreveu "O primado de Deus". Esse artigo clareia nossos olhos, abre nossa mente e revigora nossas vidas, mostrando que o amor e o espírito não morrem com a matéria. São eternos na essência e devem ser belos em cada existência. Parabéns!

Aproveito o espaço para agradecer os e-mails carinhosos de Raiana Cruz e de Carlos Henrique sobre o artigo que escrevi sobre Drummond, bem como o de Felipe Souza Marques, referindo-se à nossa mensagem sobre Cecília Meireles. Nós precisamos muito de poesia em nossas vidas. Creio que ela e a música servem de lenitivo para a alma. Vejo também que outras pessoas admiram a literatura e a defendem, como Bento Dias nos mostrou em seu artigo "Um caso para estudo literário". Parabéns, Bento.


Edilaine Souza
lane_alves28@hotmail.com

É, realmente a situação está muito triste em nossa livramento. A violência só aumentando e as pessoas perdendo o amor pela vida quando não entram pelo caminho das drogas; e pela malandragem... Tenho medo do que virá pela frente é só mesmo a fé para mudar essa situação... Tenho esperanças no futuro essa situação mudar e em nossas memórias ficarem apenas lembranças do que estamos vivendo; "até quando isso vai durar", as pessoas só pensam em dinheiro, vida boa e carro do ano. Pra que tudo isso e não ter felicidade? Deus levou uma vida tão simples e acima de tudo amou as pessoas tanto que deu a vida por todos! Será que agradecemos por isso se somos gratos pelo o que ele fez por nós! Agradeça sempre por que nosso Deus é maravilhoso. "Brilhe e seja brilhante, conquiste seus sonhos tenha certeza que tudo poderá acontecer. Sorria ... e tente, tente até conseguir o que quer. O Amor é fundamental e acredite em você mesmo e se seus sonhos estiverem nas nuvens não se preocupe, estão no lugar certo, agora construa os alicerces.


Felipe Souza Marques
fe_s.marques@hotmail.com

Prezado jornalista, li e gostei muito da reportagem que resumi a vida de uma grande e brilhante poeta que foi Cecília Meireles, sei que ela vivera eternamente em livros e na mente de todos que lerem e gostarem de sua poesia.


Antonio Pereira
pereirasilva56@uol.com.br

Simplesmente encantadores os quadros do talentoso jovem Venílson. Orgulha-me tê-lo como conterrâneo. Desejo-lhe muito sucesso na atividade e que boas oportunidades surjam em sua vida para que ele possa alcançar o sucesso que realmente merece como artista plástico.


Bruno
bruno20101958@live.com

Olá, aqui quem fala é Bruno Coelho Pereira, moro na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, estudo no Colégio Estadual Edvaldo Machado Boaventura , sou 1º ano. Na ultima quarta-feira presenciei um cena inacreditável , logo apos eu entrar no mercadão notei um movimento estranho entre as pessoas que ali trabalha, então percebi que havia algo de errado os marchantes estavam tentando esconder as carnes porque os fiscais havia chegado e iriam queimar a carne porque era ilegal, agora eu mim pergunto aonde vão parar isso será que custa pagar um taxa e mandar o boi por frigorífico e trabalhar dentro da lei .E o prejuízo quem vai pagar porque o dono não é obrigado a perder...


Valdemar Oliveira
2104oliveira@bol.com.br

Sr. Zeferino: Para esse assunto política de Cristo, você se baseia no Senhor Jesus Cristo ou em Frei Beto? Qual dos dois é a fonte para este seu texto? Favor me informar pelo e-mail todos os textos bíblicos que o Senhor Jesus Cristo se relaciona com política. Por pensar que esse blog merece ética, estou esperando sua resposta conforme minha solicitação.


Luzimar Lima Santana
luzimar-lima@hotmail.com

Caro Josivaldo, não sei se é de seu conhecimento que o assassino de Paulo de Prazino já teve a sua sentença, então não cabe a ninguém julgar por que quem julga é DEUS e ele já fez o julgamento dele. E você como todos nós sabemos que a justiça divina é a mais certa, ela tarda mais não falha .


DENIS MEIRA MIRANDA
G1denisfotografias@hotmail.com

Acidente domingo dia 6 de novembro (15 fotos). Animais na pista... A punição para proprietários de animais que são encontrados vagando pelas rodovias deveriam ser muito mais severas. Hoje dia 06 de novembro de 2011, flagramos, muitos animais solto na rodovia BA-148 , próximo ao KM 18, sentido Brumado/Livramento. Tudo isto é lamentável. Na Lei de transito não ressalta em algum artigo da mesma que para prevenir, coibir e punir todos que esteja a margem da Lei, seja preciso alguém ou alguns morrerem. Achar o proprietário não basta, tem que punir da maneira mais dolorida que o brasileiro conhece: com multas altas. Só assim essas pessoas aprendem que estão colocando a vida de muita gente em risco.

 

Atualizado em 05.11.2011, 14h

COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA
colegio.boaventura@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, desde o dia 09 de janeiro de 2003 que foi instituída obrigatoriedade de acrescentar no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afro – Brasileira e Africana através da LEI Nº. 10.639/03. O Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, de forma tímida, estará apresentando no dia 17 de novembro uma breve história da cultura negra no Brasil, em suas dependências NA RUA Tancredo Neves nº 10, durante todo dia. E no dia 20 de novembro, no turno vespertino, estará fazendo uma apresentação com seus estudantes, a BANDA MARCIAL BOAVENTURA, tocando e cantando músicas em homenagem aos afros descendentes nas avenidas a partir das 16 horas. Queremos convidar a comunidade livramentense “para ver a banda passar”, estamos preparando algo nunca visto e feito por um Colégio em Livramento. Gostaria também de contar com vossa presença. Tudo isso, só acontecerá, se Deus nos permitir. Se possível divulgue nossos blogs:

http://bmboaventura.blogspot.com

http://ceemboaventura.blogspot.com

Desde já agradecemos. CEEMB - 2011


Raiana Cristina Dias da Cruz
raianacristinadias@yahoo.com.br

Gostaria de parabenizar a Professora Márcia Oliveira pelo belíssimo artigo publicado em 31.10.2011, sobre os 109 anos do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. Somente uma pessoa com imensa sensibilidade pode traduzir, com tão lindas palavras, a obra deste grande homem da nossa literatura. Sou apaixonada pela poesia e fiquei muito feliz ao ler o artigo no Mandacaru.


Carlos Henrique Flores Silva
carloshenrique20041@hotmail.com

Gostei muito da reportagem sobre Drummond. É preciso que mais artigos enalteçam a nossa literatura. Poesia é arte, dela tiramos imagens maravilhosas que clareiam o mundo e nos faz ver além das aparências. Oportunidade como essa, leva de forma simples e fácil de compreender, conhecimento sobre essa grande figura da literatura brasileira. Penso que um espaço como esse, deve estar sempre aberto a iniciativas deste tipo.


Lucas Silva Ribeiro
lucas.99live@hotmail.com

A nuvem política livramentense sempre mudando suas formas. A união de "rivais" em troca de supostos favores começam a tomar forma, e ainda há quem ache novidade estas mudanças. Nossa política se baseia em interesses particulares e lavagem de roupa suja,enquanto isso quem perde é a cidade.Vamos tentar novamente, mas para isso temos que pensar diferente,faça como políticos,mintam se preciso ,mas votem em quem quiser, é secreto.


WEBSTER MEIRA
webstermeira@hotmail.com

"A JUSTIÇA É CEGA, MAS A INJUSTIÇA TODO MUNDO VÊ".

No julgamento do assassino de Franklin o próprio réu confesso disse ter comprado a arma do crime, clandestinamente, em Vitória da Conquista. Queremos dizer: Abaixo o tráfico, a venda e o uso ilícito de armas! Não se negocia a morte como se fosse o alimento que dá vida! Também consta no processo deste crime que a arma foi emprestada por um amigo. É amigo quem empresta arma? Quem empresta arma facilita o crime!


Salvador Ribeiro
caxiao.ribeiro@gmail.com

Gostaria que publicasse estas fotos que são as verdadeiras maravilhas da caatinga e ao mesmo tempo recomendasse a todos os sertanejos proprietários de computadores que escolhesse uma para estampar a ela do seu PC. Ok companheiro?

JOSIVALDO DIAS DE OLIVEIRA
josivaldo_dias@hotmail.com

"O CRIME" (BANALIZADO) - CRIME ,SEJA CULPOSO OU DOLOSO,ESTÁ BANALIZADO NESTE PAÍS, O VALOR Á VIDA, NÃO EXISTE,QUANDO HÁ INTERESSES,SEJAM POLÍTICOS, FINANCEIROS, OU QUALQUER BRIGA BANAL, ÁS DROGAS, TÃO PRATICAMENTE LIBERADAS, OU SEJA, ENCONTRA-SE EM QUALQUER LUGAR, DO OXI, CRACK AO ÊXTASE, FÁCIL PRÁ O CONSUMO E CAUSANDO DESASTROSOS EFEITOS, TANTO PSICO, COMO MORAL Á SOCIEDADE, SE MATA POR NADA, DO MENOR AO MAIOR VALOR, OU ATÉ PRÁ ALIMENTAR O EGO DE BANDIDOS, CRIMINOSOS, O CASO DE FRANKLIN, DO PAULO PRASINO-MORTO PELO IRMÃO, DO RAPAZ ASSASSINADO POR QUESTÕES POLÍTICAS EM RIO DE CONTAS OU ATÉ UM AMIGO PREFEITO DE MAIQUINIQUE-ASSASSINADO COVARDEMENTE EM VILA MARIANA-BAIRRO NOBRE DE SÃO PAULO-), TODOS ESTES CRIMES IMPUNES, O QUE CAUSA Á MESMA SENSAÇÃO AOS CRIMINOSOS" DE IMPUNIDADE “OBRIGADO PELO ESPAÇO (DIAS) SÃO PAULO-Z/S.