Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 28.01.2012, 18h

Antonio Costa
costaguiar2011@hotmail.com

Cana Brava ou São Gonçalo? Depende... Se você é daqueles que gostam de bagunça, barulheira, andar de moto com irresponsabilidade e bebedeira (“cana”), será mais conveniente utilizar a vulga expressão: “Festa da Cana Brava”. Porém, se tratando de alguém que realmente venera o Santo português do século treze (SÃO GONÇALO), crê em seus milagres, dirige-se ao povoado da festa seguindo uma tradição religiosa sem causar transtornos a ninguém (que é louvável), por que não dizer: “FESTA DE SÃO GONÇALO”. É uma forma simples e ingênua de respeitar o Santo dessa comunidade- Cana Brava.

Uilson Popo
uh.rodrigues@bolcom.br

Marinho, estou agora matando a saudade acessando o Mandacaru, curtindo muito, mesmo com frio de 6 graus, mas triste porque vou perder a Cana Brava, sou da caravana de Carlinhos. De Isael. Popo. De. Nova. York.


João Meirelles de Almeida Carvalho
jmac@uol.com.br

QUERIA SABER DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS SE ESSE MODO DE RUIDOS DAS MOTOS TODAS DESPENADAS COM UM ESCAPAMENTO BARULHENTO VAI FICAR DESSE MODO! SERÁ QUE LIVRAMENTO NÃO EXISTE PREFEITO? SERÁ QUE LIVRAMENTO NÃO EXISTE POLICIA MILITAR? ONDE ESTÃO ESSAS NOSSAS AUTORIDADES? FAÇO MINHA PERGUNTA! TODO ANO É DO MESMO JEITO NINGUEM TOMA AS ATITUDES! EXISTEM LOUCOS QUE PEGAM SUAS MOTOCICLETAS RETIRAM SUAS PEÇAS E COLOCAM AS DESCARGAS BARULHENTAS FAZENDO AQUELE RUIDO INFERNAL E AINDA POR MAIS DISSO AINDA PASSAM A TODA VELOCIDADE NO MEIO DE UMA AVENIDA E ATÉ EM RUAS ONDE EXISTEM CRIANÇAS BRINCANDO! SEI QUE É A FESTA DE SÃO GONÇALO, MAS NÃO PRECISA DESSE MEIO DE QUERER SER DEVOTO! NA MINHA OPINIÃO A CADA 200 PESSOAS QUE VÃO A CANA BRAVA MAL MAL 6 ENTRÃO NA IGREJA PRA PODER ORAR E PEDIR GRAÇAS QUE SEJAM OU FORAM ALCANÇADAS! O RESTANTE SÓ NA BEBEDEIRA OU EMPINANDO SUAS MOTOS! PEÇO MAIS UMA VEZ QUE AS AUTORIDADES TOMEM ATITUDE SOBRE ISSO!

Joelita Gomes da Silva
joelitagomes2012@hotmail.com

Oi, caro amigo Raimundo Marinho, aqui estou eu Jó, gostaria que você publicasse estas minhas poucas palavras, na qual eu faço um alerta aos JOVENS LIVRAMENTENSES, pensem muito bem antes de votar, não queira que pessoas que ficaram no poder por 30 anos voltem a governar Livramento de Nossa Senhora; Olha o presente que ele deixou para nós, o pinicão no meio da cidade, o rio Taquari morto, pois o antigo Abatedor de animais no qual os dejetos eram eliminados no correr do rio matando-o, um filho deputado por 14 anos no poder onde um paralelo sequer colocado por ele em Livramento não existe, e ainda existem pessoas que idolatra um homem desse, como ele pode criticar o atual gestor onde ele governou com presidente, com governador, senador, Ministro das Comunicações ACM, e por 14 anos está sendo o filho deputado e ainda tem coragem de falar alguma coisa da atual gestão; Sei que a minha família toda é puxa-saco deles, mas eu garanto caro amigo que com o meu voto ele não é nem presidente de banheiro. Abraço.


Jadher Assunção
reikjavik_28@hotmail.com

Que a presença do cantador Elomar Figueira Mello se converta num marco cultural a orientar o futuro artístico desta cidade.

 

Atualizado em 15.01.2012, 12h

PAULO MARQAUES DE OLIVEIRA
paulomoliv@hotmail.com

Caro prefeito Carlão, pelo amor de Deus, faça alguma coisa para, pelo menos, tornar tolerável esse trânsito bagunçado do centro da cidade, excepcionalmente na praça João Marques de Oliveira até o Banco do Brasil. Não tem área reservada para carga e descarga, o estacionamento é de qualquer jeito, ninguém sabe pra onde vai ou pra onde vem e as barracas estão! Quando lhe sobrar um tempinho dê uma passadinha na praça da feira, pra você ver o que anda acontecendo na rua Ursino Souza Meira. Antecipo pra você: Além da invasão dos camelôs e de um prostíbulo em pleno funcionamento, já está em atividade também aqui a nova crackolândia. Não está acreditando? Também pudera, ai, tá todo mundo cego!

E as barracas armengadas então! Como pragas, invadiram as ruas do mercado, que aliás, sob a sua cobertura metálica, tem mais de 50% de suas bancas MEDIEVAIS, desocupadas de domingo a sexta feira. Só quero que me diga uma coisa, amigo prefeito: Porque elas não são utilizadas pelos camelôs para que as ruas sejam desobstruídas ao tráfego e utilizada para estacionamento? Sem sacrifício e ser custo para a prefeitura, picuinha desse tipo, que gera tanta revolta, apenas com uma ordem sua poderia ser evitada. Olhe, se falta gente para fazer isso, me coloco a sua disposição, e até dispenso honorários, para dissolver esse seu calo social que tem a mesma idade do seu mandato. É só me convocar que vou solucionar esse probleminha besta pra você.


Jair do Carmo Silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Engraçado os comentários que saem sobre a morte do rapaz que aconteceu um dia desses na avenida Dr. Edílson Pontes, surgiram algumas polêmicas sobre o terreno baldio que estava desabitado há muito tempo bem em uma das avenidas principais. É o ditado: Brasileiro só fecha a porta depois de roubado. E o que fazem os bons políticos de Livramento? Aqui é uma cidade assim; quem trabalha honestamente, é caçado e quem pratica coisas erradas, como tráfico, estupro, difamação, injúria, mau comportamento a sociedade, não são punidos pela Lei.

Fui intimado pela sociedade, que minha academia estava ilegal (risos). Minha academia é a única da cidade que tem todos os direitos da Lei para funcionar de portas abertas. Compareci ao fórum desta cidade no dia 24, de novembro de 2011 com toda a documentação exigida pela Lei municipal e estadual (CREF-Conselho Regional de Educação Física) e o MM. Senhor Juiz da comarca alegou que eu estaria ilegalmente desfavorecido com o direito de não dar continuidade ao meu trabalho... Errado? Não, ele ta certo! Quem sou eu pra dizer que ele ta errado?(risos). Nem sequer olhou e nem averiguou meus documentos, tive que arcar uma multa de $1090,000 reais. Pode? Eu não, eles podem.

Por quê? Sou fraco e só os fortes sobrevivem, mas Deus é mais forte que qualquer coisa nesse planeta, espero justiça Divina, quem tentaram me prejudicar tentando interromper meu trabalho de 16 anos, tentando tirar meu sustento e o sustento dos meus filhos, serão punidos sim, Deus ta olhando tudo isso. Impunidade existe, mas só pra aqueles que trabalham dignamente e honestamente. Aqui tem tanta coisa errada que vocês nem imaginam e as coisas erradas que estão acontecendo aqui, ta passando em branco. Acorda Livramento... Acordam políticos... Acorda Justiça brasileira!

Jair do Carmo Silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Zé de Ne Meira, grande homem de cultura. Você sempre será lembrado pelas pessoas que te admiravam e que gostavam de teu trabalho. Descanse em paz irmão, leve sua cultura pra Deus, apesar de que, foi Ele que te deu uma grande inteligência.

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Assim como os internautas Marineide Ramos, Antônio Pereira eu também estou intrigado com o sumiço do senhor Junei Rego deste democrático espaço reservado às manifestações dos seguidores deste saite, mas talvez uma historinha possa explicar: “Era uma vez um escorpião e uma Rã que precisavam atravessar a correnteza de um Rio para sobreviverem, ambos não poderiam atravessar sozinhos, certamente eles iriam morrer, depois de muita negociação ele chegaram vivos na outra margem ,mas quando o escorpião foi descer da Rã ele ferroou-a ,a Rã indignada perguntou : mas seu escorpião nós não negociamos ? e o escorpião respondeu: desculpe D. Rã é minha natureza”.

Renato Silva Matias
renatomatias@bol.com.br

TV SUDOESTE - Quinta-feira, 12/1, completou 15 dias que a TV Sudoeste está fora do ar em Livramento. Basta uma chuvinha qualquer e ela desaparece. O descaso é grande. Não por acaso, quase todas as casas da cidade tem antena parabólica.

Cadê a TV Itapoan? Cadê a TV Aratu? A Band Bahia? Estão todas no satélite, precisando apenas uma parabólica (uma mesmo, com LNBF multiponto), os receptores e os transmissores. Somos baianos e queremos acompanhar as notícias e programas locais.

A Prefeitura poderia utilizar a estrutura da Oi ou da TVE Bahia na Cidade (Torre) o que geraria uma segurança na transmissão, já que na Barrinha as quedas de energia são constantes.

A TV Digital vem aí. Todas as TVs de LCD/LED de 32” acima já vem com o conversor integrado para captação da TV Digital e, com certeza, temos muitas dessas TVs em nossa cidade (e aumentando...). Se nosso sistema de TV aberta não funcionar a contento, nunca iremos aproveitar por completo os benefícios dessa tecnologia (Imagens em HD sem chuviscos e fantasmas).

Lembro que foi promessa de campanha da atual administração aumentar a quantidade de canais disponíveis na nossa Cidade.

 

Atualizado em 10.01.2012, 19h

Alberto Fragoso
alberfrag@gmail.com

Olá amigos. Sou de Maceió e, há algum tempo, venho acompanhando o material publicado no site. Por indicação de amigos de Livramento que vivem aqui, comecei a ter uma leitura constante dos artigos e matérias veiculados e, pelo interesse em assuntos ligados à política - uma evidência na cidade, percebi que poderia também contribuir um pouco. Tenho um blog, em um site de notícia, que publico semanalmente. Assim, coloco-me à disposição e, se for o caso, peço para analisar o texto que segue abaixo para fins de publicação. Obrigado.

O monopólio da representação dos partidos políticos

O sistema eleitoral brasileiro possui singularidades muito marcantes, notadamente no que se refere ao formato jurídico dos colegiados políticos e sua sistemática partidária. Ao lado das ordinárias e universalmente conhecidas metodologias que conferem arrimo e fundamento de validade aos pleitos eleitorais, com suas não tão compreensíveis regras e disciplinamentos, os partidos políticos ganham proeminência em razão do viés por que é assentado no prisma constitucional.

Sabidamente, as agremiações partidárias são municiadas, a partir das facetas moldadas pela Ordem Jurídica pátria, com forte e evidente autonomia para definição das prioridades e da condução de seus próprios interesses, abrandando consideravelmente o poder de controle externo estatal. Os partidos políticos são, neste diapasão, colegiados ou agrupamentos humanos que ser formam por força da convergência de ideais filosóficas, sociais, culturais e históricas que, fundados no supedâneo legal, respondem pela representação instituída no parágrafo único do art. 1º, da Lei Fundamental republicana.

Segundo a mensagem normativa imprimida na Constituição Federal, destinam-se os partidos à preservação teórica do Estado Democrático de Direito e são os exclusivos organismos hábeis à ascensão a cargos de representação, resguardando-se, em todo o caso e para o livre exercício da atividade, a soberania, o regime democrático, o pluripartidarismo e dos direitos fundamentais da pessoa humana (art. 17, da CF).

Essa é, em síntese, silhueta principal e – é bom que se perceba – o seu crucial dimensionamento revela-se por meio de uma vigorosa força de concentração e de monopólio ideológico dos respectivos partícipes, lastreados em preceitos de fidelidade partidária. E isto, no Brasil, é intensamente notório e cristalino, referendado, inclusive, por entendimentos jurisprudenciais dos Tribunais (O TSE já dirimiu, em 2007, o questionamento levantado quanto à “propriedade” dos mandatos, assentando que os mesmos pertencem privativamente aos partidos, naqueles casos de troca de agremiação).

Com efeito, é a (única) forma por que se podem valer as pessoas com o status de cidadão para a concorrência e ocupação de cargos políticos de caracteres representativos. Trocando em miúdos, apenas e tão-somente pela esteira dos partidos, os cidadãos podem concorrer a mandatos políticos. Privatizam, com a chancela constitucional, o veículo para aquisição da capacidade eleitoral passiva, que é a aptidão jurídica suficiente para ser candidato, observados, por óbvio, os outros requisitos exigidos e preconizados, no contexto, a partir do sistema legal (§ 3º, do art. 14, da CF).

O regime republicano, nos contornos encartados no Ordenamento Jurídico brasileiro, consoa com a igualdade de condições, permitindo a acessibilidade a postos de representatividade popular. Este é, categoricamente, o espírito constitucional, sublinhado pelas tônicas efervescidas das grandes Revoluções Burguesas dos séculos XVII e XVIII, combatentes então das estruturas rígidas e afrontadoras dos direitos fundamentais. A requisição por amplo acesso à guia nos anseios gerais e coletivos dessa época trouxe a amálgama da atual preceituação partidária, ressalvadas, logicamente, as circunstâncias peculiares do tempo e cada país ou região.

No Brasil, os partidos se distanciam dos autênticos fins, aproximando-se, em contrapartida, a projetos não tão coletivos. Isto põe a concepção ordinária do verdadeiro significado de representatividade a um nível de segunda classificação ou importância, levando consigo, insindicavelmente, os demais correligionários e seus ideais. Tal dominação que se consubstancia, assim, no monopólio e este acaba por justificar decisões privativas de minorias interiores que se refletem como assim fosse o posicionamento personificado pela própria agremiação política.

É cediço, leitor, que a maioria da população em idade e condição de voto não participa diretamente da vida política no país. Para ser candidato, o cidadão precisa preencher requisitos elencados em lei e, dentre eles, a filiação partidária prévia com o mínimo de um ano de antecedência da data do pleito eleitoral (inciso V, do § 3º, do art. 14, da CF, c/c art. 18, da Lei nº. 9.096/95). Como se nota, a alta concentração política dos partidos se externa, mais uma vez, através da exigência da própria lei em determinar previamente a filiação, acompanhada, aqui, de seus desdobramentos advindos da fidelidade ideológica, que restringem ações individualizadas e condenam desvios de pensamento.

Desse modo, o monopólio da representação, denominação esta dada pelos doutrinadores, é albergada pela Carta Magna Constitucional com cujo instrumento o sistema eleitoral o edifica como condição para elegibilidade.

Poder-se concluir, por tais parâmetros, que a inelegibilidade eleitoral é, de fato, regra no sistema (o eleitoralista alagoano Adriano Soares é comentarista nesta matéria) e tal acepção posicionou-se como o propósito firmado no pacto republicano na égide da Assembléia Constituinte de 1988.

Nesta esteira, caso queira concorrer a alguma cadeira eletiva, o amigo leitor deverá ser filiar a partido político, obedecendo ao prazo de antecedência fixado em lei (até o próximo dia 7 de outubro), além dos demais requisitos insculpidos na Constituição Federal, o que vem a legitimar a centralização de poder eleitoral nas mãos das agremiações que delimitam os temas de relevância – particularizados pelos caciques –, solidificando o ideário filosófico-partidário a ser seguido, em linhas quase sacramentais.

Almeja-se que a continuação das discussões invocadas pelo Congresso Nacional possa incluir, na reforma política atual, a admissibilidade de candidaturas autônomas sem a condicional filiação partidária que hoje tolhe, por imposição de prioridades de meia dúzia de dirigentes, os sonhos daqueles que têm, verdadeiramente, em seus corações e consciências, algo de bom em prol da sociedade, abrindo oportuno espaço para a participação popular através das minorias e dos movimentos sociais e permitindo, enfim, a chance de estes serem representados por cidadãos não assenhoreados por instâncias amesquinhadas".


Carlos Henrique Castro.
henriquecastro741@hotmail.com

Começa uma nova Jornada o Homem das Jornadas

“As jornadas deste mundo, nos levam às jornadas pelos outros. E pelos versos dos universos as vidas se vão, mas a lembrança se fixa”. “Henrique Castro para o amigo Zé”. Nascido em Curralinho, no município de Dom Basílio, quando ainda fazia parte do território de Livramento, José Caires Meira filho do grande bandolinista Né Meira e irmão da cordelista Creusa Meira, faleceu neste dia 07, de janeiro deixando para trás uma longa jornada, sendo presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, Sindimed, e idealizador da Jornada Cultural Maestro Lindembergue Cardoso, sendo este seu amigo por longos anos.

A história das Jornadas:

Zé Meira, ainda jovem na cidade de Salvador, Capital Baiana, procurou pelo grande maestro e amigo, Lindembergue Cardoso. O jovem Zé propôs a Begue (apelido dado pelos amigos), uma participação em um movimento cultural que se iniciará em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, na época. Begue em uma frase inspiradora disse a Zé: “A um canto em cada canto da cidade”. Alguns anos depois da morte de Begue, Zé começou um projeto que recebeu o nome de: “Jornada Cultural Maestro Lindembergue Cardoso”.

A jornada que vinha se sucedendo por quase todos os anos, contou com participações especiais em algumas de suas edições Nomes como: Edgar Mão Branca, Evandro Correia, Elomar Figueira de Melo, João Omar, Jorge Portugal, Carlos Pita, Roberto Mendes, Fred Dantas, Janio Arapiranga, Paulinho Jequié, Claudia Cunha, Zeca Bahia, Tuzé de Abreu, Paulinho Natureza, Silvério do Baixo, Helena Rodrigues, Wilson Aragão, Ely Pinto, Osvaldo Bezerra (o Rei do Brega), Os Ingênuos, Rock Ktrevas, Banda Politrauma, Cordelistas Zé Walter Pires e Creusa Meira, também outros artistas ligados à música popular regional. Além de artistas de todos os cantos da Bahia, também preenchendo o evento com reisados, Terno das Ciganas, Terno das Pastorinhas, Teatro de rua, Bandas Filarmônicas das cidades vizinhas e da cidade de Livramento com a Banda Filarmônica Maestro Lindembergue Cardoso, Maestrada e Regida pelo Maestro Cristian Cardoso da cidade de Rio de Contas. (Fontes: Ele contava em vida)

Antonio Costa
costaguiar2011@hotmail.com

O número de países subdesenvolvidos é bem maior do que o de países desenvolvidos no mundo. A corrupção predomina nos chamados países de terceiro mundo (subdesenvolvidos). No Brasil, claro, não é diferente, está entre os mais corruptos do planeta. Esse mal praticado principalmente no meio político e que assola a sociedade conta com uma forte aliada: a impunidade.

Mas os maus políticos recebem “sinal verde” da própria sociedade, por quê? Como conscientizar o povo a não “dar asas às cobras”? Penso que a EDUCAÇÃO minimizaria muito este problema, daí tornar-se-á inimiga dos maus políticos. Diante disso, gostaria de incitar meus colegas professores a não se abater, não perder o profissionalismo e nem permitir que ninguém extirpe da gente o gosto pela profissão. Expandir o mal do descaso pela educação livramentense, pelo qual somos vítimas, estaríamos alimentando o devasso e vitimando quem não merece: o aluno.

Sérgio Santos
zune63@gmail.com

Bom dia, Como havia dito antes, devemos fazer homenagens a nossos personagens ilustres quando em vida, pois como se pode comprovar a vida não nos diz quando é chegada a hora. Nosso querido irmão Dr. Zé Caires faleceu de repente, tendo ainda uma longa jornada a ser trilhada. Que os familiares sintam-se confortados e tenham certeza que apesar de breve a vida lhe foi extremamente prazerosa.

Ailton Hipólito
ailtonhipolito@hotmail.com

Caro Jornalista, a perda do nosso companheiro, amigo, "Zé de Ne Meira" nos causou uma grande tristeza, pois este sempre procurou discutir a evolução deste município. Que SÃO GONÇALO neste momento, esteja junto com seus familiares, dando força a todos e dizendo que nosso amigo não está só pois estará compartilhando O DESCANSO ETERNO com seu amigo LINDENBERGUE.


Antonio Pereira
pereirasilva56@uol.com.br

Assim como a internauta Marineide Ramos, eu também estou intrigado com o sumiço do senhor Junei Rego deste democrático espaço reservado às manifestações dos seguidores deste importante site. Antes presente em quase todas as atualizações da referida seção, o ilustre farmacêutico prestava um bom serviço aos demais leitores com dicas sobre saúde e abalizados (e sutis) comentários de cunho político-ideológico. O que terá acontecido que tenha calado esse autêntico livramentense, hein?!

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

DESSINTONIA - Muita gente não acredita, mas o ser humano que não tem uma sintonia efetiva com os preceitos que regem a dinâmica da vida, fica vulnerável a todas as mazelas do mundo. Estamos cansados de ver o sujeito doente sem estar doente. Pode uma coisa dessa?

É a doença da alma, do espírito, do fundo do coração. Sentimento que encorpa o comportamento do mesquinho, do solitário, daquele que não gosta de compartilhar sua vida com outrem.

Daquele que no seu egoísmo esquece que aquele que está ao seu lado é o seu irmão em Cristo, Nosso Senhor.

Daquele que apesar de estar bem de vida, ganhando fortunas, esquece seu empregado, achando que o fato de lhe pagar um salário aviltante, é o suficiente, embora o infeliz enfrente dificuldades.

Daquele que não se preocupa com a saúde, com a educação, com o bem estar e com a vida do seu semelhante.

Daquele que ao assinar a carteira de trabalho do seu empregado com esse salário mínimo imoral que nós temos no nosso Brasil, acha que já está tudo certo. E não está. Do ponto de vista legal até que sim, porém do ponto de vista moral, não.

Daquele que gasta no jogo, na farra, nas orgias e não é capaz de nutrir o mínimo de sentimento afetivo por aquele que está necessitado. Daquele que apesar dos sinais de Deus, com castigos sutis, que envolvem saúde, que envolvem qualidade de vida, que envolvem até a morte, não mudam nem percebem o quanto estão trilhando o caminho errado.

Daqueles, que precisam mudar e dar ao seu semelhante parte daquilo que a ele pertence, porque se de um lado tem muito e do outro nada tem, algo está errado e a dessintonia está caracterizada na sua forma mais brutal: A EXPLORAÇÃO DO SER HUMANO PELO PRÓPRIO SER HUMANO. E isso tem um nome: ESCRAVIDÃO.

 

Atualizado em 07.01.2012, 23h50m

Hugolino Lima
hugolinolima@bol.com.br

O legado do amigo Zé de Seu Né Meira - Livramento e a Bahia perdem uma pessoa que tanto contribuiu com as lutas socialistas, a promoção da cultura, o fortalecimento do Movimento Estudantil e, principalmente, a valorização da categoria Médica, pois realizava uma competente gestão frente ao Sindimed – Sindicato dos Médicos da Bahia. Como egresso do Partido Comunista do Brasil – PC do B participei de importantes movimentos políticos e sociais com o saudoso Zé Meira, em Livramento e na Bahia. Nas conferências do PC do B fica registrado o seu estilo Che Guevara e defensor autêntico do Socialismo. Seu legado de lutas e sonhos contribuíram para as conquistas de importantes ações de interesse coletivo como a Criação da Casa dos Estudantes Livramentenses em Salvador e Vitória da Conquista e a idealização da Jornada Lindembergue Cardoso, evento cultural que promove a expansão musical em todos os seus estilos. Na realização das Jornadas, enfrentou muitas dificuldades e resistências, mesmo assim, o Camarada aguerrido Zé, lutou, pediu, não se curvou e mostrou para muitos que a cultura é a verdadeira arte da DEMOCRACIA.

Antonio Costa
costaguiar2011@hotmail.com

Comovente, muito comovente a ração dos vereadores hipócritas. É de derramar lágrimas pelas suas lástimas. “Cospe e depois limpa”. A “execução” dos professores era para ser uma coisa mais discreta, mas veio imprensa e... Talvez dobrando a propaganda da Casa em rádio consigam mais credibilidade. Vai um apelo: Parem de subestimar a inteligência do povo!


Marineide Ramos de Oliveira
mariramosol@kollene.com.br

Eu realmente não consigo entender o que fez o colunista Junei Rêgo parar de publicar os seus comentários aqui. Para mim e minha família ele tinha a opinião mais sensata de todos do mandacaru. Eu sempre levava o que ele dizia copiado para casa e a gente discutia o que ele pensava. Não pudemos mais fazer isso porque, como todos devem ter percebido e, assim como eu, sentido um enorme vazio, o amigo Junei Rêgo não mais apareceu por aqui. Tenho minhas dúvidas... Será que ele foi proibido de se manifestar...??? Será que Junei incomoda gente de muito poder por aqui......??? Espero poder contar com as lições de amor sabedoria e inteligência de Junei Rêgo mais uma vez, sendo uma importante voz para os rumos políticos de Livramento, um atento vigilante para as questões de saúde e um experiente farmacêutico. meu filho até pensa em fazer vestibular para farmácia nesse ano. Em nome de Jesus ele vai passar.......!!!

 

Atualizado em 06.01.2012, 18h

VALORES HUMANOS

Roberto Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Para que uma sociedade seja efetivamente saudável e justa é necessário que a mesma mantenha uma sintonia completa com as forças da natureza, bem como uma introspecção efetiva com o cosmo. Vou tentar explicar. Tudo que ocorre no Universo é regido por forças que mantém o equilíbrio e a normalidade da vida na sua essência, seja animal, vegetal ou, quiçá, mineral. Não vou falar do vegetal ou mineral, posto que, esses dois elementos fluem por si só na natureza independente da influencia do ser humano. Vamos tratar do ser humano, este que Deus colocou na terra para povoá-la e dirigir seu destino conduzindo essa nau com objetividade e rumo aos anseios dos seus passageiros.

Desde que me entendo por gente que ouço falar em assuntos como trabalho, tempo de serviço, aposentadoria, salário mínimo, etc. etc. Nos idos do Presidente Vargas a instituição do salário mínimo foi efetivada e realmente o trabalhador supria suas necessidades dentro daquele valor que era estipulado como o que podia possibilitar uma vida digna. Hoje já não se pode dizer a mesma coisa. O salário mínimo é um valor fictício que não dá para a manutenção do trabalhador e sua família. E o pior é que tem certos agravantes.

Existem sociedades que de uma forma brutal e inconsequente não remuneram adequadamente seus colaboradores e colocam essas pessoas em estado de risco social. Pagam um salário abaixo do mínimo especificado sem o recolhimento do INSS, do FGTS e outros tributos sociais acarretando graves prejuízos para essas mesmas pessoas quando das suas aposentadorias. E isso sem razão de ser. Uma sociedade cuja riqueza é representada em termos de lucro de milhões de reais não deveria tratar dessa forma aqueles que a ajudaram a colher tais frutos. Mas fazem. E a forma mais escandalosa desse processo é a não importância que essa mesma sociedade confere ao item mais relevante para o desenvolvimento do ser humano: a educação.

Por isso o homem pobre do interior vive explorado pelo seu semelhante e ainda agradece por isso, quando na realidade se tivesse consciência do seu potencial de trabalho e fosse esclarecido, veria claramente que apesar da abolição da escravatura continua escravo dentro da sua comunidade. Estamos no limiar de uma campanha política. Sugiro aos candidatos que ao invés de saírem por aí enganando o povo, façam uma campanha de esclarecimento, mostrando a necessidade dele realmente ser inserido dentro do contexto social tanto apregoado pelos candidatos, embora esquecido no decorrer do mandato.

Sei que é pura utopia desejar uma campanha nesses moldes. Há, porém, de haver algum partido político capaz de fazer o que estou a falar. Já imaginaram esse povo cônscio dos seus direito enquanto trabalhadores rurais? Aí sim ocorrerá a mudança que tanto falo, mas muitos não acreditam.


Wilson Alves de Novais
novaiss10@yahoo.com.br

Caiau, se realmente quer saber como anda a educação de livramento, venha vc ou outro desinformado fazer uma visita ao SPEL, só assim vc ficará informado sobre o que realmente está acontecendo. Mas pensando melhor pode não ter muito efeito pra vc.Espero que tenha mais respeito com a nossa classe,já basta o que fizeram conosco no dia 23 de dezembro.


André Silva
andrebasp@hotmail.com

Olá, bom dia. Gostaria de comentar sobre a vergonhosa aparição dos governantes deste município, onde a hegemonia prevalece num pódio de repúdio e humilhante trabalho de nossos líderes na comunidade. Há de existir a democracia para ter um resultado significante de um trabalho honroso de nossos professores que lutam para ter uma melhoria conjunta no município.

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, agradeço pela divulgação da mensagem. Ontem (31/12/2011) após a virada de 2011 para 2012 e depois de tantos estrondos de fogos de artifício, com suas belas figuras formadas no céu, a banda que animava a festa, depois de tocar e cantar varias músicas entrou com outra que tinha um refrão que expressava uma frase que dizia “P... QUE PARIU”. Não estava na praça, ouvi do quarto da casa onde moro, e se eu a ouvi de tão longe, imagine as pessoas de bem que ali estavam. Comentando com algumas pessoas, me responderam que é música do momento, que é sucesso, é disso que o jovem gosta. Se podemos chamar aquela obscenidade de música, estão todos nós somos débeis mentais e com pouca inteligência. Enquanto há debates na câmara de vereadores, para discutir a valorização da educação do município e não se chegou a nenhum lugar, ai a gente descobre o porquê da falta de interesse em melhorar. Achei uma afronta a sociedade livramentense e a praça onde estavam. Igreja católica matriz e Sede do Governo Municipal, além disso, praça que foi mudado seu nome para homenagear um bispo. Na realidade não sei por que entoar aquilo e para quem ela foi dirigida. É preciso mudar muitos conceitos sobre moral e respeito.

Ivanildo Meira Nascimento
ivanildo.meira@ibest.com.br

VEREADORES SEM (...), VAMOS VER SE, EM OUTUBRO VINDOURO, OS FAMILIARES DOS PROFESSORES, ALUNOS E DEMAIS CIDADÃOS LIVRAMENTENSES VOTARÃO NESSES TRAIDORES. ELES SÃO ELEITOS PARA ATENDEREM A POPULAÇÃO, E OS PROFESSORES TAMBÉM FAZEM PARTE , ESSES SIM SÃO OS QUE FORMAM OS VERDADEIROS CIDADÃOS. VEREADORES CARA DE PAU, SEM (...). DEPOIS DE FEITO A (...), VOLTAM COM CARA DE (...) ARREPENDIDA, TENTANDO SE DESCULPAR. PAU NELES MEUS CONTERRÂNEOS. CARO JORNALISTA, COLOQUE A FOTO DE TODOS OS TRAIDORES NO MANDACARU, PARA QUE A POPULAÇÃO OS LINCHEM NA PRÓXIMA ELEIÇÃO (LINCHAREM NAS URNAS). VAMOS MUDAR A CARA DA CÂMARA.

 

Atualizado em 02.01.2012, 8h

TOGA DO BEM, TOGA DO MAU
Roberto Amaral

Acadêmico de Direito

(robertobide@yahoo.com.br)

Muitas vezes uma decisão judicial suscita certa decepção na sua essência em razão do desconhecimento da estrutura jurídica vigente. No entanto, quando um membro da mais alta corte do país posterga o andamento de um processo que, pela gravidade que representa, escandaliza a opinião pública para provocar sua prescrição em detrimento aos anseios do povo dessa mesma nação, então algo de podre está a existir dentro desse poder constituído.

Senão vejamos: PARA QUE SERVE O STF? O Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte e Tribunal Constitucional. Sua função institucional principal é de servir como guardião da Constituição Federal, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última. O Supremo Tribunal Federal é de vital importância para o Poder Executivo (a administração pública), já que cabe a ele decidir as ações que versem sobre a constitucionalidade das normas. As ações penais, nos crimes comuns contra o chefe do Executivo federal, senadores e deputados federais, tramitam no Supremo Tribunal Federal.

E o CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA? Para que serve? O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão voltado à reformulação de quadros e meios no Judiciário, sobretudo no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. Criado em 31 de dezembro de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005, o CNJ é um órgão do Poder Judiciário com sede em Brasília/DF e atuação em todo o território nacional, que visa, mediante ações de planejamento, à coordenação, ao controle administrativo e ao aperfeiçoamento do serviço público na prestação da Justiça.

O objetivo do Conselho Nacional de Justiça é contribuir para que a prestação jurisdicional seja efetuada com base na moralidade eficiência, em benefício da Sociedade brasileira. Além de ser um instrumento efetivo de desenvolvimento do Poder Judiciário, o CNJ tem por diretrizes alguns itens que podem se destacar como: o planejamento estratégico e proposições de políticas judiciárias; modernização tecnológica do judiciário; ampliação do acesso à justiça; pacificação e responsabilidade social; garantia de efetivo respeito às liberdades públicas e execuções penais.

O papel da Corregedoria Nacional de Justiça é exercer o controle disciplinar e promover a correta administração da justiça, delegando atribuições e instruções e zelando pelo bom funcionamento dos serviços judiciários. É importante compreender que não é função da Corregedoria punir os desvios de conduta praticados por magistrados e servidores, mas de apurar os fatos trazidos ao seu conhecimento e levar à apreciação do Plenário do CNJ as questões relacionadas à atividade judiciária que se apresentem mais graves e que possam macular a imagem do Judiciário frente ao cidadão.

Atualmente, a Corregedoria é dirigida pela ministra Eliana Calmon, que tomou posse em 8 de setembro de 2010. Agora, chega uns senhores ministros do stf (a sigla minúscula é proposital) dentre os quais Cezar Peluzo, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello querendo cercear as atribuições de um órgão da importância do CNJ. A Ministra Eliana Calmon, está travando uma luta de David contra Golias, mas fiquem certos de que ela vai vencer, porque o povo está atento às manobras insensatas desses senhores. E ela não está fazendo mais que suas atribuições que é de ter um Judiciário à altura do povo brasileiro. E outra coisa, seus atos estão, a meu ver, devidamente respaldado pela Constituição vigente. Eles estão se sentindo incomodados porque provavelmente estão a dever algo que não querem que apareça.

Pois bem, só nos resta como vis mortais esperar o desfecho do caso. Esperamos que vença a sensatez, porque ministros não são deuses, são servidores públicos como qualquer um que trabalha nas repartições públicas brasileiras. Agora, pela relevância da função que exercem deveriam ter mais pudor e uma boa dose de bom senso, posto que, afinal, estão ali representando o que se presume exista de mais proeminência na justiça do País.

HELIO ABREU
heliogabreu@gmail.com

Ilustre Jornalista Raimundo MARINHO,

PENSE NUM ABSURDO...? ... JÁ ACONTECEU NA BAHIA! . EXPRESSÃO DITA HÁ MUITO TEMPO POR UM DOS POLTICOS MAIS HONESTOS, MAIS INTELIGENTES E MAIS HONRADOS QUE A BAHIA JÁ PRODUZIU EM TODOS OS TEMPOS: SEU NOME ENGENHEIRO CIVIL OTÁVIO MANGABEIRA. MUITA PAZ PARA VOCÊ, MUITA LUTA NA DEFESA DOS MENOS DESPROTEGIDOS, MUITA FORÇA E CORAGEM NA DEFESA DO NOSSO MEIO AMBIENTE, MUITA ÁGUA CRISTALINA PARA SUA INTELIGENCIA! UM FORTE ABRAÇO DO SEU SEMPRE ADMIRADOR. Hélio Gottschall Abreu.

Lucineia Neves
neiasilvaneves@hotmaill.com

Caro jornalista Raimundo Marinho, sou professora de História, trabalho em dois locais diferentes. No período matutino no lugar onde moro, e no vespertino, a 20 Km de distancia de onde resido. Amo o que faço. Adoro de ver meus alunos tomando gosto pelo saber, adoro poder contribuir na aprendizagem deles. É extremamente gratificante para todo professor que ama a profissão. No ultimo dia 23, fui à Câmara de Vereadores assistir a Sessão, e fui com a esperança de que os Senhores Vereadores se não todas, mas aprovassem uma boa parte das emendas feitas pelos professores. Nós não estávamos pedindo nada, estávamos exigindo nossos direitos. Se querem melhoras no ensino do município, temos que ser valorizados. E Confesso que fui para a Câmara confiante, pois assistir a outras Sessões anteriores e senti firmeza na palavra de alguns vereadores, mas, eu nunca me senti tão humilhada na profissão como naquele dia. Foi horrível. Enquanto alguns vaiavam, eu sentia vergonha e vontade de chorar. Raimundo, eu não tenho partido político, pra mim pouco importa quem esteja no poder, quero apenas que a pessoa ou as pessoas que estejam Lá, atenda as necessidades do povo. Se o ensino no município está a calamidade que está, como será de agora em diante? Eu acho que o senhor Jorge Caiau está de Brincadeira ao postar esse comentário e nós,como seres pensantes temos que caminhar sempre pra frente,melhorar,progredir e não retroceder. Marinho obrigada pelo espaço e obrigada por defender a categoria.

Neu Lima
neu_liv@hotmail.com

Quanto a mais essa vergonhosa derrota daqueles que visam mais dignidade e melhoria para a Educação municipal livramentense, pôde-se perceber na última sessão de votação do Plano de carreira dos profissionais da Educação, é que o que "eles" querem mesmo é apenas manter a grande maioria da população cada vez mais ignorante e com isso, cada vez mais indiferente, submissa, corruptível e voltada somente aos interesses particulares. Que em 2012 possamos dar uma resposta que demonstre nosso repúdio a essas injustiças cometidas por aqueles que ironicamente temos que chamar de autoridades políticas.

IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

CARO RAIMUNDO. MAIS UMA VEZ, VENHO USAR SEU ESPAÇO. OBRIGADO POR SUPORTAR MINHAS CRÍTICAS, COMO TAMBÉM MEUS ELOGIOS. MAS VAMOS AO TEOR DESTA MENSAGEM. DESEJO A TODOS OS LIVRAMENTESES UM FELIZ ANO NOVO, QUE ESTE SEJA REPLETO DE PAZ E SUCESSO. A VOCÊ, DESEJO QUE TENHA UM 2012 MAIS VALOROSO QUE 11. E NUNCA DEIXE DE EDITAR SEUS TEXTOS . EU POR EXEMPLO, QUANDO TENTO LER O MANDACARU ÀS SEGUNDAS E NADA VEJO, FICO HUMILHADO. O L12, SEMPRE ATUALIZA . O MANDACARU SE APRESENTOU PARA FICAR. FELIZ 2012 LIVRAMENTO. A CIDADE MAIS LINDA DO SUDOESTE DA BAHIA.

Jonas Gonçalves Caires
jonasgcaires@gmail.com

Candidatos do Processo Seletivo da ASAMIL do Edital 001/2011. Queremos saber... Quem vai responder? O relatório da comissão permanente de licitação, sobre o resultado do certame foi passado na íntegra ao site www.muraldenoticias.com.br ou www.l12.com.br?

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 001/2011 - EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2011 - TIPO: MELHOR TÉCNICA

A Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento - ASAMIL pessoa jurídica de direito privado e duração por tempo indeterminado, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, nos termo da Lei nº 9.790 de 23 de março de 1999, pelo Ministério da Justiça, processo MJ nº 08071.025934/2009-79, conforme Despacho do Diretor da Secretaria Nacional de Justiça, de 20 de janeiro de 2010 e publicado no D. O. U. de 28 de janeiro de 2010, credenciada como Prestadora de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, conforme Credenciamento nº 238/04-2011, inscrita no CNPJ. MF sob nº 06.294.587/0001-75, sede na Avenida Presidente Vargas, nº 140, Edifício Tropical Center, 1º Andar, Sala 104 Bairro: Centro, cidade de Livramento de Nossa Senhora, estado da Bahia, CEP: 46.140-000, com fundamento nas exigências legais, conforme Artigo 37, Inciso IX da Constituição Federal, Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, Decreto nº 8.112 de 21 de Janeiro de 2002 e pelo Regulamento de Compras da ASAMIL, torna público, para conhecimento dos interessados, por meio deste Edital, o processo de seleção para contratação de serviços técnicos profissionais comuns, através do site www.muraldenoticias.com.br ou www.l12.com.br bem como as condições a seguir estabelecidas:

Quem receberia os currículos, era a Entidade ou a Comissão?

4. DA ENTREGA DA PROPOSTA:

Os currículos poderiam ser abertos no dia da entrega?

O currículo juntamente com a xérox da documentação de habilitação deverão ser entregues pessoalmente, por terceiros ou enviadas para a sede da ASAMIL - Avenida Presidente Vargas, nº 140, Edifício Tropical Center, 1º Andar, Sala 104, Bairro: Centro, cidade de Livramento de Nossa Senhora, estado da Bahia, CEP: 46.140-000 Fone: (77) 3444-5314, em envelope fechado, contendo em seu exterior o nome completo do candidato e o nome do cargo pretendente, no prazo e horário Informado no item 1.

Depois de entregar o currículo e Xerox de habilitação, poderiam anexar posteriormente outros documentos?

4.4 Antes de iniciar o processo de inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e seus respectivos Anexos, e certificar-se de que preenche todos os pré-requisitos exigidos e que possua toda documentação exigida. Uma vez enviada a proposta, não será permitida, em hipótese alguma, sua alteração.

Como impugnar o edital e a quem solicitar esclarecimentos e providências, antes e depois do processo licitatório?

5.1 Até 02 (dois) dias úteis anteriores à data limite do prazo de entrega da documentação, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o Edital.

Quem receberia os recursos era a Entidade ou a Comissão?

6.1 Os recursos contra o resultado do processo seletivo deverão ser protocolados em até dois dias úteis após a realização do julgamento das propostas, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da ASAMIL.

6.3 A Intenção motivada de recorrer é aquela que identifica, objetivamente, os fatos e o direito que o participante pretende que sejam revistos pela Comissão Permanente de Licitação.

6.5 A decisão da Comissão Permanente de Licitação sobre o recurso deverá ser motivada e submetida à apreciação da autoridade responsável pela licitação.

6.6 O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

Por que não mostraram para os inscritos os autos do processo, já que os mesmos têm vista franqueada?

6.8 Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, na sede da ASAMIL.

Por que no edital não diz o prazo de resposta dos recursos?

8.1 No dia 26, às 08h00min horas na sede da ASAMIL conforme item 1 deste Edital, a Comissão Permanente de Licitação reunirá para o julgamento das propostas recebidas.

Por que não foi facultado o acesso a averiguação das propostas aos participantes?

8.6 A cada participante será facultado o acesso a averiguação de todas as propostas.

Por que os inscritos, não foram recebidos para os esclarecimentos?

14.2 Quaisquer esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos na Sede da ASAMIL, situada à Avenida Presidente Vargas, n° 140, Ed. Tropical Center, 1° Andar, Sala 104, Livramento, Bahia ou através do Fone/fax (077) 3444-5314, no horário das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

14.3 Os casos omissos ou pendentes no presente certame serão solucionados pela Comissão Permanente de Licitação;

Quem coloca os anúncios no L12 e mural de notícias é a Entidade ou a comissão?

Não subestime nossa inteligência, contra fatos, não há argumentos. Fomos ofendidos, humilhados e desmoralizados diretamente quando nos expõem ao ridículo, desabilitando nossos títulos e fechando-nos as portas. Não tentem se passarem de vítimas queremos uma resposta convincente. Amamos Livramento e gostamos de nosso povo.

Não desrespeitamos a comissão e nem a entidade. Questionamos e não concordamos com seus atos neste processo licitatório. Queremos respeito pelos nossos direitos.


Salvador Rebeiro
caxiao.ribeiro@gmail.com

Prezado companheiro Raimundo Marinho, gostaria que publicasse no seu site estas fotos que seguem anexadas. “Pedra de Santana”, monumento natural localizado na comunidade de mesmo nome, no município de Paramirim-BA. O qual esta postado na internet e no Google Earth. Caxião - Lagoa Real.BA.