Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 23.05.2012, 18h

Alexirley Ramos
allexramos_2@hotmail.com

Em certa ocasião, conversando informalmente com amigos, fui questionado sobre valores morais e a sociedade atual. Uma fala de um deles me chamou atenção: "hoje quem realmente se preocupa com valores morais e com a ética, não tem valor," fazendo menção ao seu compromisso de funcionário público, pai de família dedicado, líder comunitário e cidadão consciente de seus direitos e deveres. Lembrei-me de Rui Barbosa, onde a honestidade do homem seria um dia colocada em xeque. Imagine um país onde: as leis são claras e cumpridas em seu inteiro teor; não exista morosidade no judiciário; os cidadãos sejam respeitados; os órgãos públicos sirvam ao povo e não do povo; se tenha vergonha do delito; as pessoas sejam vistas como pessoas; e que a essência humana prevaleça ao ter e, principalmente, ao parecer.
A cada dia percebemos mais pessoas desacreditadas com a humanidade, estão literalmente jogando a toalha. A desvalorização do ser está miniando as bases sólidas da sociedade, que é facilmente dominada pelo capitalismo consumista. As pessoas, mesmo conscientes do seu papel, se sentem pressas aos grilhões da corrupção, do ilícito, do conformismo e da vista grossa. Percebemos a indignação, a vontade e a necessidade de uma mudança, mas o inimigo parece ser mais forte e sorrateiramente avança, provocando danos irreversíveis na sociedade.
Ficou claro naquele depoimento o sentimento de impotência. Porém, não podemos nos abater e dá o jogo como perdido, na adversidade que conhecemos nossas forças, os remanescentes servirão de incentivo aos novos que lutarão para arrancar as ervas daninha que permeiam os nossos campos férteis, assim como outros serviram para nós.
Provavelmente, ao ler este texto, ele, meu amigo, se lembrará da nossa conversa e se sentirá fortalecido para não desistir dos seus ideais e não deixar que seus valores sejam seja dragados.


Gilberto Brito
brito-gilberto@uol.com.br

ESTIAGEM, PROCISSÃO E GAMELA
Recapitulando fatos interligados às longevas estiagens, dois marcaram-me de forma relevante: um, de caráter religioso-cultural; outro, político-social.
O primeiro, aos sete anos, no distante 1960, como integrante de uma procissão religiosa, com entoação de cânticos em súplicas, conclusa "no pé" da cruz fronteiriça à Igreja do Rosário, onde todos derramaram a água transportada em latas individuais, rogando a Deus o envio de chuvas, época em que não se ouvia falar de carro-pipa, "lá pras bandas do sertão".
O segundo, em 1994, como prefeito de Paramirim, no implantar gamelas de madeira rente à superfície do solo das duas comunidades rurais mais ressequidas, a fim de mitigar a sede de pequenos animais, a exemplo de lagartixas, preás e outros, além de aves, abelhas etc., e com isso evitar-se o desaparecimento à míngua ou a migração para espaços longínquos, característico da ida sem volta.
Hoje, mesmo levando-se em consideração tudo quanto já desenvolvido, ainda é bastante aflitiva a situação momentânea, o que nos faz buscar paradigmas em outros cantos, a exemplo de como fazem e o que é feito em favor dos habitantes de regiões gélidas de outros países.
Com certeza, diversas medidas preventivas, até porque o problema crítico que os assola é anual, enquanto o severo gravame do nosso é cíclico, em que pese com rotina menos doída.
Desta forma, é salutar empreender-se uma deliberada política de prevenção aos martírios consequentes à estiagem, até que ela se constitua em cultura, não a ponto de "conscientizar" os beneficiários das gamelas, o que a natureza sabia ante faz com aqueles que, instintivamente, guardam alimentos a serem sorvidos nos tempos das pedras de gelo.
Isto retrata inquestionável sapiência popular, onde um homem prevenido vale por dois, o que não seria diverso em um sertão conscientizado, precatando angústias quando das "brabas" secas do futuro.
Vale aqui ressaltar que as festanças ditas a serem reduzidas no momento, deveriam ser, doravante, sempre a menores, e em nada afetaria a educação e a saúde de cada município, aí inclusos os dos territórios onde São José é mais generoso, jamais permitindo a falta de chuvas, a ponto de o seu povo desconhecer "aquela" modalidade de procissão e "aquele" uso de gamela.


Antonio Pereira
pereirasilva56@uol.com.br

Caro Raimundo: Quando abri a seção de e-mails da última postagem e notei que minha manifestação contendo palavras de elogios ao belíssimo artigo do senhor Boanerges de Castro havia sido censurada, e por isso não publicada, pensei: onde será que o jornalista viu em meu escrito alguma "ofensa a terceiros"? Mas depois me lembrei de que havia feito, no mesmo texto, um comentário concordando com a crítica que um dos missivistas fizera a respeito dos erros de ortografia contidos em uma mensagem enviada por uma estudante. Confesso que se tivesse atentado para o fato de que se tratava de uma aluna ainda do primeiro ciclo do Ensino Fundamental não teria endossado a opinião do internauta. Sem entrar no mérito da questão (pois acho que a jovem estudante tem muito que aprender ainda), a não divulgação de meu e-mail só me fez bem, pois caso o estivesse publicado, agora eu não estaria em paz com minha consciência por me sentir injusto ao contribuir com a impiedade perpetrada contra uma pessoa que está no começo da vida e que precisa ser incentivada a crescer, em todos os sentidos, e não ser desestimulada com críticas destrutivas.

UILSON LIMA.
uh.rodrigues@bol.com.br

MUITO BOM É ISSO MESMO ,VAMOS DIVULGAR AS PESQUISAS PARA A POLÍTICA AGITAR ,POIS ESTÁ MUITO FRIA. AGORA EU ACHEI POUCO PARA O VEREADOR , APENAS 3% ELE É ATUANTE, TEM VONTADE DE SER PREFEITO, TEM PROJETO. SEI NÃO...

 

Atualizado em 18.05.2012, 15h

Valter Vilasboas
vilasboast@gmail.com

Caríssimo Boanerges: Parabéns pela matéria que foi publicada no Mandacaru da Serra. Ela tem que ser lida várias vezes e arquivada, para o resgate de boas lembranças. Não identifiquei a sua candidata, mas, com certeza, é o que a boa terra, verdadeiramente precisa. Um abraço!

Resposta: Obrigado, Valter. Estou sempre conversando com Raul em periódicos almoços. Tenho recebido mensagens falando que Livramento tem várias professoras mães e avós com o mesmo perfil de minha candidata oculta. Que bom! Grande abraço. Boanerges.

Antonio Costa Aguiar
costaguiar2011@hotmail.com

Prezados colegas professores que querem saber o quanto sua escola recebeu do FNDE e não sabem como, dê um pulinho em WWW.fnde.gov.br, escolha a opção liberação de recursos, a óbvia, o município Livramento e, finalmente, buscar. Sejam curiosos, fiquem informados e boa sorte.

Célia Cristina Soares da Silva
crislipi@hotmail.com

Gostaríamos de agradecer a Raimundo Marinho pela oportunidade que nos deu de poder fazer essa grande Homenagem a nossa querida Lia.

Wanderley Ferreira
wanderleyferreira2004@yahoo.com.br

QUE SAUDADE, PAREÇE QUE FOI ONTEM, ELA [profa. Lia] DE REPENTE NOS DEIXOU E FOI MORAR COM DEUS, PESSOA MARAVILHOSA, PROFESSORA COMPETENTE, AMIGA, E CHEIA DE VIDA, 20 ANOS DE SUA IDA, PARECE QUE FOI ONTEM, QUE SAUDADE.


Wildes Dias Ramos
wildes-sn@hotmail.com

Lendo o e-mail da Gilvete no Mandacaru falando sobre o abastecimento de água da zona rural de livramento. Venho a me recordar que quando eu estudei em livramento fui fazer um estagio no DNOCS onde fomos entrevista uma pessoa x no DNOCS onde essa pessoa nos afirmou que quando foi feita a barragens do rio brumado o projeto era destinar a água a zona rural com canais até Iguatemi, Arrecife, são Timóteo e Itanagé. Mas houve uma troca de governo, onde o novo governo não seguiu o projeto do seu antecessor.

Prof. Gerlando dos Santos Oliveira
gerlandoso@hotmail.com

Prezado Raimundo, creio que a aluna que mandou um e-mail ao Mandacaru seja criança, no máximo adolescente (quinto ano), isso já seria suficiente para não ser citada pelos leitores. No que diz respeito à sua mensagem, ainda que seja catastrófica quanto às normas ortográficas, cumpre um dos papéis da COMUNICAÇÃO que é transmitir informação e pensamento. Devia ser estimulada e orientada ao invés de receber críticas altamente destrutiva (um leitor a mandou voltar para o velho ABC). Esse ser em formação poderá vir a ser um grande escritor, torçamos por isso!

Quanto à qualidade da educação pública, todos nós temos responsabilidade para com ela. Pensemos nisso na hora de votar também! (o senador Cristóvam Buarque obteve pouquíssimos votos em Livramento quando foi candidato a presidente).

A jovem em questão estava num site jornalístico, não num facebook ou outro qualquer... já é um ganho. Para a jovem, um abraço especial. Que continue estudando, pode não saber as regras, mas tem coragem para escrever o que pensa, mas os professores [tem] o direito de lutar por melhorias. Têm meu apoio. Cuidemos das nossas crianças! Abraços!

Webster Meira
webstermeira@hotmail.com

Muito bom o artigo de Boanerges. Infelizmente não vivi aquela época maravilhosa, mas tenho conhecimento através do que contam os meus pais. Parabéns! Sugiro fazer um artigo sobre o futebol daquela época.

 

Atualizado em 12.05.2012, 7h

Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Desde que eu era criança que eu vejo o governo usar esse método paliativo que é o carro pipa que nunca resolveu o problema, e esses 10.000.000, será que dá para confiar que será integralmente usado no combate a seca? Chega de carros pipa, resolvam de forma definitiva o problema da seca. Porque todos nós sabemos que existe solução. Livramento por exemplo é uma cidade abençoada por Deus, se não vem água do céu, vem água da terra. E mesmo assim, eles deixam faltar agua em nossas casas.

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Em relação ao e-mail enviado por Antonio Costa em 03-03-2012:... "Essa água passa pelo balneário público chamado “piscina”, nos fundos de pelo menos meia dúzia de casas e o bar Riacho do Bonito (sabe lá aonde vão todos seus dejetos), além, é claro, de receber de forma indireta o esgoto da cidade de Rio de Contas..." Em relação ao balneário e bar Riacho do Bonito seus dejetos sanitários não são jogados no Rio e sim em uma fossa séptica construída a uma distância de mais de 20 metros da margem do Rio.

Wildes Dias Ramos
wildes-sn@hotmail.com

Torço muito pra Iguatemi se tornar município, mas como um lugar pode se tornar município se não tem agua encanada nas casas onde mulheres carregam agua com balde na cabeça não tem saneamento básico, e sem falar que um terreno na proximidades do centro distrito e mais caro do que aqui em São Paulo, concentrando nas mãos de quem pode comprar esse terrenos. um lugar não cresce assim, mas com a emancipação de Iguatemi o distrito vai ter mais vantagens principalmente pelas verbas que vão vim da união para investimentos em varias áreas, áreas tais como educação, saúde, agricultura etc, essas verbas sendo bem administrada vai tornar Iguatemi bem mais melhor para morar. Mas já ta cheio de forasteiros de olhos nesse bolo ou presente que vão vim da União. Espero que o povo de Iguatemi saiba quem colocar na administração do seu lugar e não venda seus votos por sacos de cimentos ,linhas de ônibus para estudantes, cesta básicas, vagas de empregos no colégio ou no posto de saúde sem que haja concurso. Um abraço a todos de sitio novo e Iguatemi sitio novo onde fui criado Iguatemi fui aluno e professor então eu to ciente de tudo que postei.

IVANILDO MEIRA NASCIMENTO
ivanildo.meirta@ibest.com.br

Cara Roberta Santos. Por favor, não machuque nosso português. Volte para o velho ABC.

À Família e Silva, meus sinceros sentimentos. Um dos seus grandes amigos. Nenen de Bina.

Jorge Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Tem um e-mail aí que demonstra o nível do ensino fundamental no Brasil. É degradante... Abraços, Jorge Timbó.

Jorge de Jesus Viana Martins
jorge-jvm1@hotmail.com

Muito boa a reportagem de Boanerges do dia 07/05/12. Alem da informação, nos traz belíssimas recordações.

Maria Auxiliadora do L s Nunes Prates
siliuprates@yahoo.com.br

Olhe Raimundo, Freud não pode explicar. Gil, com certeza!



Atualizado em 03.05.2012, 18h30

Roberta Santos (my)
(sem e-mail)

Não tem nem uma data pervisiveu para as aulas voutarem? sei que é uma ijustisa com os profesores mas nos os alunos somos os mas preujudicado . nos não vamos aseita aulas dia de sabado e feriados a qreve é dias de desperdisio de apredisado. iso xeca a ser ridiculo . sou uma aluna do qinto ano mas sei que nos alunos tambem vaamos luta pelos os nosos direitos. pode publica iso aqi porqe teio serteza que meus colecas vau concorda.

Antonio Costa
costaguiar2011@hotmail.com

Um alerta ao pessoal do sertão que depende da água de carro pipa: Não deixem de usar o hipoclorito de sódio na água, ele é gratuitamente fornecido pela secretaria de saúde. Há carros pipas pegando água acima do Sítio Valério. Essa água passa pelo balneário público chamado “piscina”, nos fundos de pelo menos meia dúzia de casas e o bar Riacho do Bonito (sabe lá aonde vão todos seus dejetos), além, é claro, de receber de forma indireta o esgoto da cidade de Rio de Contas. Permita que a água mate somente a sede.


Flávio Machado
farm1@ig.com.br

Caro Raimundo Marinho, recebi esse e-mail e gostaria de compartilhar com você e todos aqueles que se interessam em saber como o seu candidato está atuando, trata-se de um site de informações a respeito do nossos representantes nas Assembleias Legislativas, Senado Federal e Câmaras Municipais.

O CERCO FECHANDO SOBRE NOSSAS "EXCELÊNCIAS"...

VEJAM QUE INTERESSANTE A TRANSPARÊNCIA CHEGANDO...

Excelências "agora político sujo tá ferrado". Segue endereço de um portal criado para termos acesso a todos os dados dos parlamentares em exercício (inclusive passagens pela justiça). Basta clicar na cidade ou estado e fazer a busca. Se buscarem sem digitar nada, aparece uma lista com todos os políticos da zona escolhida.

http://www.excelencias.org.br.

Façam bom uso e COMPARTILHEM essa ferramenta, que é muito importante. É um ano de eleições e podemos fazer a diferença.

Reginaldo dos Santos Oliveira
regisgm1@hotmail.com

Sugestões: creio que será interessante que faça uma reportagem sobre a situação das comunidades da zona rural para ver as condições das estradas dos escolas e da falta de opções de lazer e de armazenamento de água e em fim de sobrivivencia.

Hipólito peixinho da silva
h.peixinho@uol.com.br

Eu gosto muito de Livramento de Nossa Senhora, inclusive já trabalhei ai mas já faz algum tempo a minha esposa tem o privilegio de ser desta bela cidade. Sempre estou me conectando ao Mandacaru para ficar atualizado com as noticias da cidade. Vocês estão de parabéns. Abraços.