Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 30.09.2012, 7h

Márcia Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br

Gostaria de parabenizar a minha aluna do 2º ano 1, Elis Regina, pelo excelente texto sobre o debate entre os candidatos a prefeito de Livramento. Ela mostrou maturidade e competência ao expor as suas críticas, demonstrou conhecimento e preocupação em suas colocações, pois o verdadeiro eleitor tem que ser assim: questionador, investigador, saber argumentar, refletir a respeito do candidato e suas propostas e não simplesmente votar por votar. Parabéns, Elis.

HALLEY SPINOLA
hspinola2009@hotmail.com

Meu caro MARINHO: Recebemos agradecidos a lembrança do nosso "Seu" Armando. Foi como vc bem disse uma grande perda para o folclore de Livramento. E com a perda destes personagens queridos a cidade vai ficando mais descaracterizada muito diferente da cidade deixamos quando saímos daí. Mas como bem dizem os ingleses "and so the life goes on" (e assim a vida anda). Leia este comentário de Boanerges. Mais uma vez nossos agradecimentos e abraços do amigo que muito lhe estima: HALLEY.

(Comentário de Boanerges de Castro: Aproveitando a oportunidade, lembro-me de um "causo" que Lindembergue Cardoso sabia contar como ninguém: "Seu Armando tinha regressado de São Paulo, passando pelo Rio, na Escola de Samba Unidos da Mangueira, onde aprendeu a cantar um samba que então fazia muito sucesso, que começa assim: "Mangueira, teu cenário é uma beleza/Que a natureza criou, ô, ô"..., e se apresentou no programa de calouros de Raimundo Souza (o locutor que assim falava: "Caubi Peixoto nos apresentorrrr, de René Bittencourt, 'Prece de Amor'"), que lhe perguntou: então, Seu Armando, o que você vai cantar (o regional que acompanhava era formado por Miguelão da Loja, Guezim de Gulino, Zente, Pedão e Zequinha de Ana), ao que ele respondeu de pronto, com seu potente vozeirão de barítono: "Mangueira". Dada a introdução, Seu Armando começou: "Mangueira, teu senado é uma beleza/é natureza, sinhô, ô, ô”... Foi o melhor calouro masculino da tarde de domingo no auditório da AAL. A melhor caloura feminina foi Dete de Matias, que cantou outro samba, desse jeito: "Latra d'água na cabeça/Lá vai Maria/Lá vai Maria”... Alguns anos mais tarde, eu e Genebaldo, decorando, com primor, as conjunções na gramática Gaspar de Freitas, saímos com esta, compenetrados que só vendo: "porque, porquanio" (isso mesmo, PORQUANIO). É que, por defeito de impressão, o "t" de "porquanto" ficara parecendo "i". Mas não deixei por menos. Um ano depois, peguei Lafayete na aula de português, com a mesma Profa. Rosália (esta ensinou muita gente a dominar o vernáculo). Na parte dos masculinos e femininos (rei-rainha, duque-duquesa, marquês-marquesa etc.), Lafayete escreveu no seu dever de casa: "barão-porica". Toda a sala tomou um susto. Fui o primeiro a decifrar o sentido da palavra "porica", com a seguinte exposição: "ora, D. Rosália, barão com dois erres é porco, o feminino de porco é porca, e como na roça o povo pronuncia "pórica", e Lafayete esqueceu o acento no "o", ficou "porica".).

Maria do Livramento Santos
mlsantos@gmail.com

A população de Livramento anda muito preocupada com a política e esquece o que acontece ao seu redor. Livramento está crescendo sem educação, sem qualidade de vida; cresce e não desenvolve, continua eterna criança que faz barulho quando quer algo e não tem noção dos seus atos. Além da falta de espaço que proporcione atividades lúdicas, temos que conviver com a poluição sonora causada pela política e por pessoas que acham que podem parar seu veículo em qualquer local e ligar o som em toda altura, sem ao menos perceber que existem pessoas ao redor, pessoas que trabalham o dia todo e merecem um descanso em seu refugio (o lar), idosos, crianças, gestantes, animais domésticos etc.

Eu me pergunto cadê as autoridades, que não veem, não escutam, não fazem nada, diante de tamanha baderna. Cadê o prefeito, a polícia, o juiz, o ministério público que não veem o que pessoas sem educação, que não sabem o que é respeito, estão fazendo, comerciantes que se acham no direito de colocar som até tarde da noite, bares que aceitam clientes com som em toda altura e a qualquer hora do dia e da noite. Prefeito, candidatos a prefeito vamos fazer algo pela ordem da cidade, pois uma tribo sem cacique vira baderna, é o que acontece neste município, todo mundo manda e ninguém obedece.

WILDES DIAS
wildes-sn@hotmail.com

Nesse final de semana o povo apaixonado de livramento vai pra seu jogo ultimo jogo antes da final, ver os seus jogadores que estão correndo atrás da fortuna que a prefeitura e a câmeras dos vereadores de livramento lhe oferecem, pois esses jogadores só serão visto daqui a 4 anos, o povo da cidade ainda pode ver antes desses 4 anos, mas o povo da zona rural com certeza não: Quem será que vai vencer o time do técnico do 44 ou o time do técnico 55?E uma disputa que ta deixando a população maluca, pois ta valendo grana alta. Abraços a todos de livramento dezembro to ai na férias.

Atualizado em 25.09.2012, 18h

VALDILENE SANTOS SILVA
val.ribeirosantos@gmail.com

A cidade de Livramento está cada dia mais indo em direção à decadência, parece que os candidatos à eleição não sabem o significado de política (denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação ou aos assuntos externos), e muito menos o significado de eleição (todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação).

Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação.

Ao que parece, eles acham que o povo Livramentense não tem dignidade e nem direito a uma cidade civilizada, acham que política é simplesmente subir num palco e fazer promessas absurdas, que tenho certeza, eles sabem que não poderão cumpri-las.

Política não é campo de guerra, não importa se um é doutor ou se o outro é empresário, o que importa é o bem da população. Livramento tem toda possibilidade de crescimento econômico, o que falta é alguém que seja capaz de enxergar as possibilidades para tal crescimento.

Sou Livramentense, mas me envergonho dos que governam e dos que já governaram Livramento. Livramento é uma cidade maravilhosa, merece todas as oportunidades pra se tornar uma cidade bem desenvolvida.

Por isso, acordem candidatos à Prefeitura, política não é um campo de guerra. A população merece ser valorizada, pois é um povo que dá o melhor de si, mesmo sem serem recompensados.


WANDERLEY FERREIRA
Wanderleiferreira2004@yahoo.com.br

Ao editor obrigado pela matéria Sr. Armando era visita diária em minha loja onde eu tinha o prazer de saborear o seu bom papo e principalmente a sua irreverência, vai fazer muita falta, mais eu tenho certeza que ele está em um bom lugar, que Deus o tenha.

 

Atualizado em 22.09.2012,17h

MONA LISA TRINDADE
monalisatrindade@msn.com

A população de Livramento pôde verificar no debate ocorrido no dia 20/09/2012, a diferença existente, entre os candidatos ao cargo de prefeito deste município.

O argumento de um dos candidatos, ao dizer e reafirmar que apenas o “Estado” é responsável pelo problema da segurança pública é no mínimo risível.

O artigo 144 da CF, citado pelo candidato, que se preocupava, apenas, em atingir o seu concorrente, o que não adiantou, foi interpretado de forma errônea.

Assim, a Constituição Federal estabelece que é responsabilidade e dever de TODOS, a preservação da ordem pública.

Portanto, a falta de conhecimento, acerca da possibilidade e responsabilidade do Município de Livramento de criar uma secretaria voltada para a segurança pública, não foi de Dr. Paulo.

Inclusive, várias cidades do país, criaram secretarias de segurança pública, para assegurar a segurança de seu povo, compartilhando, assim, à responsabilidade com o Estado e a União.

Rediga-se, é DEVER DE TODOS (Estado, Município e União), a questão da segurança pública e NÃO, apenas do “Estado da Bahia”, como interpretou o candidato do atual prefeito.

Não se pode correr da segurança pública como o diabo foge da cruz, pois a violência é um problema real no nosso município e em todo o país.

Portanto, parabéns Dr. Paulo pelo excelente posicionamento no debate ocorrido na quinta-feira. Com certeza sua postura humilde e séria, preenche todos os requisitos que um prefeito deve ter.

Continue assim, amando e se preocupando com o povo de Livramento e não visando satisfazer, apenas, os interesses de alguns burgueses deste Município.



Antonio Pereira Silva
pereirasilva56@uol.com.br

Gostei muito da matéria sobre o debate entre os candidatos a prefeito de Livramento. Um resumo curto, mas muito informativo, que primou pela franqueza e imparcialidade do jornalista.


Marcos Moreira Bomfim
mmbonfim@gmail.com

1º gostaria que as informações deste site fossem atualizadas diariamente para assim o leitor como eu e muitos possam acompanhar as noticias local atualizadas.

2º - Não entendo como um município com recursos como o de Livramento não tenha verba para melhorais para a população. Na verdade Livramento sempre foi roubada pelos maus gestores e pala população que permite, pois ainda ver o político (candidato) como se fosse o time de coração, que mesmo perdendo ou indo para a segunda divisão o torcedor será sempre fiel ao time, e assim acontece com a maioria das pessoas de cidades do interior e em especial no nordeste, e que precisa mudar. A população tem de saber que os gestores não são imunes e que eles não merecem todo esse apego por parte do eleitor. Torço para que os eleitores sejam conscientes e vote em candidatos que governe para a sociedade como todo.

Moro em São Paulo na cidade de Guarulhos e aqui o meu filho que estuda na escola pública recebe da prefeitura uniforme completo, ou seja, camisas, calças, jaquetas, meias, tênis, material didático e alimentação de primeira qualidade acompanhada por nutricionista. Alem das condições de trabalho que são oferecido para os docentes em geral e outras melhorias que temos para a população. Sei que a arrecadação de Guarulhos é outra, mas isso é proporcional ao tamanho do município e da quantidade de empresa que gera recursos.

Sou de Rio de Contas, tenho terreno em Livramento e meus irmãos mora ai e pretendo um dia morar ai também, pois acho uma cidade boa para morar, mas pelo fato de que a população é que faz da cidade o que é e não os governantes.


Leonardo Brito
leonardobrito1960@gmail.com

Prezado jornalista, Já era de se esperar que vossa senhoria não teceria nenhum comentário a respeito de quem foi melhor no debate. E eu sei por quê. É público e notório que o senhor defende o seu candidato. É natural eu sei, tendo em vista que é candidato a vereador. Mas não tem macho que não fez comentários a respeito de quem foi melhor no debate. O que todos nós ouvimos e vimos hoje nos quatro cantos de Livramento, foi que Ricardinho se saiu muito melhor do que seu adversário. Ou melhor, atropelou o seu adversário. Ficaria bonito e democrático que o senhor fizesse sua colocação inteligente e justa a respeito de quem se saiu melhor. Mas tudo bem. O povo continua fazendo seu juízo seus comentários. Dizem que a voz do povo é a voz de Deus. Então fico tranquilo.

Laís Lima
liderlto@hotmail.com

Boa noite pessoal do Mandacaru da Serra... Como sabem sou de Livramento de Nossa Senhora e estou participando de um concurso a nível nacional e estou representando a Bahia. Gostaria muito que vcs do site me ajudassem a divulgar o concurso se possível. Desde já agradeço! Abaixo seguem links de dois sites de Vitoria da Conquista que publicaram minha matéria!

http://www.nucleodenoticias.com.br/2012/09/20/lais-silva-representara-interior-baiano-em-concurso-fitness-nacional/

http://www.conquistanews.com.br/conquistense-disputa-premio-de-culturismo-nacional/

Aguardo contato!


GEORGITON PESSOA
gpes_1@hotmail.com

Caro Redator, bom dia! Gostaria que fosse feito uma correção no que diz respeito às inviabilizações da construção da UTI e DELEGACIA DE PROTEÇÃO À MULHER citado como se o candidato Ricardo Ribeiro tivesse dito, o correto seria CONSTRUÇÃO DA UTI e CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA e NAO DELEGACIA DE PROTEÇÃO À MULHER. Certo do atendimento, agradeço.

(Nota da Redação: A correção já foi feita na matéria. Agradecemos a colaboração do leitor)


WILDES DIAS RAMOS
wildes-sn@hotmail.com

Essas pesquisas da eleição de livramento e uma piada, num jornal Dr. Paulo ta a km de distancia na frente de ricardinho, já em outro jornal ricardinho ta a km de distancia na frente de Dr. Paulo, ate nas pesquisas de intenções de voto em livramento atos vulneráveis se compram votos porque não pesquisas?

Rafael Santos Oliveira
rafaeloliv@gmail.com

Comentário que a jovem Elis Regina Castro postou em sua página no face book:

No dia 20 de Setembro de 2012, foi realizado primeiro debate político na cidade de Livramento de Nossa Senhora entre os candidatos Ricardo Ribeiro (Ricardinho) e Dr. Paulo Azevedo. Algumas questões lançadas pelo candidato Paulo foram rebatidas em tom de galhofa pelo Ricardo Ribeiro, que alegava que o candidato Paulo estava desinformado. Pois bem, gerando muitas discussões por parte dos eleitores após o debate, um dos temas foi a Mosca Negra dos Citros (Aleurocanthus woglumi, praga originária do sudeste Asiático, que, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a primeira detecção da praga no Brasil foi feita em Maço de 2001).

Em Março de 2012 a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) apreendeu milhares de mudas de MANGA em Livramento de Nossa Senhora, por estas terem sido oriundas da cidade de Limeira (SP), onde há incidência da Mosca Negra dos Citros. Tais mudas foram destruídas, sem indenização aos produtores.

Uma das afirmações sofistas do candidato Ricardo Ribeiro foi alegar que a MANGA não é hospedeira da praga, e sim, apenas a laranja e demais frutos cítricos. Disse também que o candidato Paulo Azevedo estava equivocado e o orientou a procurar informações sobre o tema, já que ele (Ricardinho) tinha conhecimento sobre o tema, pois trabalha com isso. Pois bem, candidato Ricardo Ribeiro, sinto informar-lhe, mas se o candidato Paulo está equivocado (como infinitas vezes citado pelo senhor), o MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO também está, pois em seu endereço virtual destinado ao tema (http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/camaras_setoriais/Fruticultura/23_reuniao/Legislacao_Mosca_Negra.pdf) pode-se encontrar a MANGA como FRUTA HOSPEDEIRA da praga.

Duvida? Entre no endereço virtual acima.

É Ricardinho, sinto lhe dizer, mas o senhor não tem tanto conhecimento sobre a sua produção não... O que acha de buscar informações, antes de afirmar sofismamente algo?

Após o debate, muitos dos seus eleitores, em tom de pilhéria, estavam a questionar “onde estavam os eleitores do 44 que não estavam na porta do Centro Diocesano para apoiar o candidato?”. Certo. Não houve muitos eleitores do 44 mesmo. Mas sabe por qual motivo? Semanas antes do debate acontecer, foi muito divulgado que seria proibido a aglomeração de pessoas na frente do local onde o debate estava acontecendo.Os eleitores do candidato Dr. Paulo, pelo visto, entenderam a mensagem. Já os do 55, fizeram sua rotineira baderna.

Outra questão, Ricardo Ribeiro, por que insistir tanto na questão de que o candidato da oposição não é nato da cidade? De que forma isto influenciaria no desempenho do seu governo, sendo que, é um homem apto e com uma força juvenil movida pelo amor que sente pela cidade em que praticamente cresceu? Então o senhor acha que um prefeito deve ser “filho da terra” para poder desempenhar um bom papel? O que o senhor poderia nos dizer sobre o nosso PARAIBANO prefeito, Dr. Carlos Roberto Souto Batista?

E por que insistir que no exercício de sua profissão, Dr. Paulo não seria um bom prefeito? Então quer dizer que médicos não podem ser atuantes políticos? E o que dizer do nosso prefeito MÉDICO, Dr. Carlos Roberto Souto Batista?

É... olhe os senhores entrando em contradição... “Isso só demonstra o seu despreparo e falta de conhecimento para administrar o município”, como bem disse o senhor na noite do debate!

Sem esquecer a Segurança Pública, que foi rebatido pelo senhor que é “dever do Estado”, como se o município não necessitasse de uma atitude em defesa a ela. Pois bem, pegue a Constituição e veja no capítulo III, DA SEGURANÇA PÚBLICA:

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos (...)”

Como se pode ler, segurança pública, é sim, dever do Estado, mas é direito de todos buscarem por ela, para a formação de uma sociedade igualitária.

Creio que o único equivocado, que adredemente se comportou de uma maneira frívola, é o senhor Ricardo Ribeiro. CANDIDATO, O SENHOR ESTÁ EQUIVOCADO! MANTENHA A CALMA!

 

Atualizado em 18.09.2012, 12h

PAULO SERGIO MIRANDA SILVA
paulosergio.mirandasilva2@gmail.com

O povo de livramento acordou na hora certa para voltar nas pessoas certas. Tenho certeza que Paulo e Junior fará uma administração pra todos. Tenho certeza que a partir de 2013 livramento tomará um novo rumo ao crescimento com geração de emprego, com um bom atendimento na saúde etc. A prefeitura é uma empresa do povo, e os recursos não deve ser mal administrado, pois pertence à população e não centenas de pessoas, é dinheiro do povo. Moro em são Paulo e sempre voltei no partido de Dr. Emerson, eu irei votar em Dr. Paulo e Junior. Não devemos votar em sigla e sim no caráter da pessoa e Dr. Paulo e Junior são pessoas de caráter que fará a diferença em livramento. Eu sairei de são Paulo especialmente pra voltar em Dr. Paulo e Junior.


Leonardo Brito
leonardobrito1960@gmail.com

Prezado jornalista, A política em Livramento é realmente diferente dos outros lugares do Brasil afora. A política do tostão se dá ao luxo de usar um avião para lançar panfletos de pesquisas e por cima, sem credibilidade. Todos nós vemos que a política aqui é disputadíssima. Só um idiota vai acreditar que a diferença entre os dois candidatos é tão grande assim. Outra coisa, é vedada em lei a distribuição de pesquisas com ou não credibilidade de aeronaves. Vemos agora que o tostão é forte no tocante a recursos. 


Leonardo Brito
leonardobrito1960@gmail.com

Eu sou da opinião que nem este blog e nem Ana do Regional têm credibilidade para estas afirmações. Você está a serviço de Dr. Paulo e Ana também. Até poucos meses atrás que a prefeitura local pagava para Ana divulgar seus feitos, ela defendia com unhas e dentes a administração de Dr. Carlos; Quando parou de pagar para ela, a mesma começou a difamar a imagem do prefeito e de sua administração. Que créditos vocês têm ?

Nota da redação:

Leonardo!

Não se faz, assim, análise tão superficial.

Mandacaru só fez divulgar pesquisas registradas conforme a lei eleitoral, com os comentários que entendeu necessários, inclusive as que colocaram Ricardinho na frente.

Elas também não merecem credibilidade?

Gostaríamos que provasse o que esse site recebe de quem quer que seja.

Quanto ao mais, assim como você, todo mundo tem o direito de se posicionar como quiser em face dos fatos da vida. Ou não?


Uilson Lima.
uh.rodrigues@bol.com.br

Igual a eleição passada, todo mundo deve lembrar saiu até ZOMA ELEITORAL, pesquisa sem credibilidade, o próprio Mandacaru comentava também na inauguração do comitê de LIA ali na saída da Cidade , Se a eleição fosse hoje LIA seria eleita “(veja arquivos) tomaram uma lapada de 2700 votos”. Pelo movimento do 55,TODOS FORAM MAIORES, a frente será maior. 

 

Atualizado em 14.09.2012, 17h

Dr. Paulo 44
drpaulo44@gmail.com

Dr. Paulo afirma que "caos na saúde de Livramento
é culpa de gestão, não dos profissionais"

Nos últimos programas de rádio da Coligação "Unidos por Livramento" a população livramentense tem demonstrado a sua insatisfação com a atual situação da Saúde Pública da cidade. Foram muitos relatos de pessoas revoltadas com os serviços que lhes são oferecidos.

As pessoas têm total liberdade para expor suas opiniões e fazer suas reclamações, pois é o direito delas ter acesso à saúde de qualidade. Os candidatos a prefeito e vice, respectivamente, Dr. Paulo Azevedo e Gerardo Júnior, criaram um plano de governo no qual a saúde é prioridade. Por isso, além de ouvir a população, eles estão apresentando propostas que visam trazer melhorias para a saúde de Livramento, tornando-a referência na região.

"Nós entendemos a revolta da população, mas entendemos que este problema é de gestão, não dos profissionais que enfrentam o caos da saúde diariamente. Por isso pedimos calma, pois esta situação começará a mudar a partir de janeiro de 2013.", afirmou Dr. Paulo, que também garantiu: "Iremos ampliar e equipar o Hospital Municipal, aumentar a cobertura do Programa de Saúde da Família, capacitar os atuais funcionários e contratar especialistas de diversas áreas.".

Com essas ações, Dr. Paulo e Júnior irão oferecer, ao mesmo tempo, melhor atendimento ao povo e melhores condições de trabalho para todos os profissionais da saúde municipal. O que, consequentemente, mudará a realidade do Serviço de Saúde Pública de Livramento. (Assessoria de Comunicação)

Wildes Dias Ramos
wildes-sn@hotmail.com

Produção de etanol a partir de sorgo sacarino

Com a configuração da nova matriz energética brasileira, o álcool, produzido a partir da cana-de-açúcar, passa a ocupar posição de destaque. No entanto, diversos estados brasileiros não produzem álcool e/ou não produzem quantidade suficiente para suprir a demanda interna, dependendo da importação do produto de outros estados. O Rio Grande do Sul é um exemplo típico, pois produz apenas 2% do álcool que consome atualmente. Além disso, o expressivo aumento do número de veículos bicombustíveis em circulação no país e a expectativa de aumento dessa frota, devem pressionar a demanda por álcool nos próximos anos. A cana-de-açúcar é vista como uma das culturas capazes de suprir parte dessa demanda. No entanto, considerando sua magnitude, apostar no monocultivo da cana-de-açúcar e na centralização da produção em alguns estados, não parece uma estratégia adequada, pois a cana-de-açúcar apresenta exigências edafoclimáticas que restringem seu cultivo em diversas regiões do país.

No atual cenário da agricultura brasileira, a produção de bioenergia, numa perspectiva de sustentabilidade, passa, obrigatoriamente pela diversificação de matérias primas. O Brasil, além de concentrar grande número de pequenos, médios e grandes produtores, apresenta uma diversidade de condições ambientais que permitem, ao explorar o potencial de matérias primas renováveis e com aptidão regional, promover a descentralização da produção de etanol.

Dentre as diversas matérias-primas renováveis disponíveis para produção de etanol, especial destaque vem sendo dado ao sorgo sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench), que é um tipo de sorgo de porte alto, caracterizado, principalmente, por apresentar colmo doce e suculento como o da cana-de-açúcar. O sorgo sacarino já é fonte de produção de etanol em países como Índia, China, Austrália e África do Sul.

Considerado a “cana-de-açúcar” do meio oeste americano, o sorgo sacarino é hoje umas das apostas americanas para substituir o milho na produção de etanol. No Brasil, o programa de melhoramento de sorgo sacarino da Embrapa foi reativado recentemente com foco para o desenvolvimento de cultivares híbridas com maior teor de açúcares e cultivares insensíveis à temperatura e ao fotoperíodo, permitindo elevadas produções de biomassa e o plantio em qualquer época do ano (neste caso já com foco para o etanol de 2ª geração).

O sorgo sacarino, originário do Sudão, é uma cultura rústica com aptidão para cultivo em áreas tropicais, subtropicais e temperadas. Apresenta ampla adaptabilidade, tolerância a estresses abióticos e pode ser cultivado em diferentes tipos de solos. As facilidades de mecanização da cultura, o alto teor de açúcares diretamente fermentáveis contidos no colmo, a elevada produção de biomassa e a antecipação da colheita com relação à cana-de-açúcar colocam o sorgo sacarino como uma excelente matéria prima para produção de etanol. Outra vantagem do sorgo sacarino em relação à cana-de-açúcar é o fato de apresentar ciclo curto, permitindo que a cultura seja estabelecida e colhida durante a entre safra da cana-de-açúcar, beneficiando a indústria alcooleira, que não ficaria sem matéria prima para a produção de etanol nesse período. O sorgo sacarino ainda apresenta a vantagem de ser propagado via sementes e de ser mais eficiente no uso de insumos e de água que a cana-de-açúcar. Há ainda a possibilidade de aproveitamento dos coprodutos da produção do etanol, grãos e bagaço, respectivamente, para produção de ração animal e uso direto na alimentação animal. Estudos em andamento na Embrapa Clima Temperado avaliam a viabilidade técnica e econômica desses aspectos.

Tabela 1.

Vantagens comparativas entre sorgo sacarino e cana-de-açúcar para produção de etanol:

Parâmetros de comparação

Ciclo da cultura (meses)

Soro sacarino 4 – 4,5

Cana de açúcar 9 - 18

Demanda de água (m3)

Sorgo sacarino 9.000

Cana de açúcar 36.000

Produtividade de colmos (t/ha)

Sorgo sacarino 35 - 70

Cana de açúcar 75 - 90

Produção de etanol (l/ha)

Sorgo sacarino 1.400 – 2.800

Cana de açúcar 5.600 – 6.500

Abrangência geográfica (latitude)

Sorgo sacarino 52º N a 40º S

Cana de açúcar 30º N a 35º

Fonte: adaptado de Reddy, B.; Grassi, G.

(a): considerando dois cultivos/ano.

No Brasil, em regiões onde a cana-de-açúcar é cultivada, o sorgo sacarino poderá ocupar as janelas da entressafra da cana-de-açúcar e nas demais regiões, não consideradas pelo zoneamento agrícola de riscos climáticos e/ou que não apresentam condições edafoclimáticas para o cultivo da cana-de-açúcar, o sorgo sacarino poderá assumir papel de liderança como matéria prima para produção de etanol. Uma grande ideia pra livramento e a produção dessa planta onde pode produzir álcool e coogerar energia atravez da queima do seu bagaço em caldeiras.

Marcos Pessoa Ferreira
marcus_pf2@hotmail.com

Meus queridos leitores mas uma vez os politicos botaram os eleitores pra confrontarem fazendo as reuniôes no mesmo dia e mesmo horario (arrecife/ AMOREIRA) sendo que o pessoal de IGUATEMI tem que passar em amoreira vice-versa será desespero de que marcou por ultimo?


Wilde Dias Ramos - OLIMPIA -SP
wildes-sn@hotmail.com

Vendo as carreatas dos politicos em Livramento fico cada vez mais sem esperança , onde nessas carretas vi que o povo de livramento foi mal acostumado ao longo dos tempos ficando cegos. Mas já sei por que isso acontece pois entre cada 10 pessoas da população de livramento um tem parentes empregados na prefeitura de livramento seja sem concurso ou não.Com esse tipo de políticas imposta pelos políticos em livramento vejo uma cidade sem futuro parada no tempo, um município onde não tem nenhuma empresa de fora instalada, sabendo que o por baixo do chão de livramento tem muitos tesouros e ainda tem umas das maiores belezas naturais do pais.

 

Atualizado em 13.09.2012, 10h

WEBER MARCILIO MALHEIRO AGUIAR
weberaguiar@yahoo.com.br

Não só a nossa família, mas toda a cidade de Livramento perdeu sua matriarca. Com a morte de Tia Idália, estamos ficando de órfãos de figuras com a sabedoria e tenacidade. A nossa cidade carece de heróis e heroínas do seu porte e que nos representem com a sua sabedoria, pois pessoas como ela deixaram discípulos por todos os cantos da região. Todos os seus alunos lembram que ela não usava livros nas suas e dava aulas de história contando histórias. Vai ser difícil preencher esse espaço deixado por ela. Ninguém se atrevia a desrespeitá-la. Como seu sobrinho aprendi a admirá-la e gostar dessa disciplina, mesmo que o destino tenha me empurrado para outros rumos que não fosse o de ministrar aulas.


Alexandre Santos
ale.comunicacao@gmail.com

Coligação “Pra quem tem Livramento no coração"
faz carreata histórica no município

A carreata da coligação "Pra quem tem Livramento no coração", realizada neste domingo (09/09), entrou para a história como a maior mobilização já vista na trajetória política do município.

Tendo à frente os candidatos a prefeito Ricardinho e a vice, Clarismundo, o ato reuniu milhares de veículos, entre carros e motocicletas, que ficaram enfileirados ao longo da pista que liga Itanagé a Livramento, chegando até o centro da cidade, na altura do Hospital Municipal.

O evento, cujo percurso começou às 15h30, no distrito de Itanagé, só terminou por volta das 21h, com um comício no bairro Benito Gama, onde o Movimento 55 inaugurou um comitê eleitoral.

Segundo a militância que apoia a candidatura dos postulantes da situação, a carreata chamou a atenção pelo grande número de automóveis que circularam pelas principais vias do município, fazendo “buzinaço” e contagiando as pessoas por onde passavam. Foto: Divulgação/Assessoria.

(ASSESSORIA DA COLIGAÇÃO "PRA QUEM TEM LIVRAMENTO NO CORAÇÃO")


Maria Edir Meira Moreira
edirmmoreira@hotmail.com

POVO DE LIVRAMENTO, vote limpo nesse jornalista que há muito presta serviços sérios a nossa cidade através desse veículo de informação!!! NUNCA NA HISTÓRIA DE LIVRAMENTO teve um candidato tão importante pelo currículo apresentado!!! Um homem de visão crítica que lutou contra as dificuldades da vida . Acreditou que podia vencer e venceu!!! DE MENINO da ROÇA, tornou-se professor, jornalista e advogado. PAI DE DOUTORES!!! Dedicou um livro sobre LIVRAMENTO, abrindo discussão sobre temas importantes, como projeto de irrigação, uso da água, saneamento e meio ambiente . Levará para a CÂMARA a mesma coragem e independência na defesa do interesse coletivo e da moralidade na administração pública . Costuma dizer "JESUS ME DEU A FÉ, OS AMIGOS ME DERAM O ESTÍMULO E O MEU PAI ME ENSINOU A NÃO TER MEDO".

COMO LIVRAMENTENSE QUE AMA ESSA TERRA PEÇO DE CORAÇÃO QUE PRESTEM ATENÇÃO NESSAS PALAVRAS DITAS E BENDITAS DESSE HOMEM DE CARÁTER, INTEGRO, QUE PRECISA DO SEU VOTO CONSCIENTE PARA SE ELEGER E TER A OPORTUNIDADE DE LUTAR EM DEFESA DOS INTERESSES DESSA TERRA TÃO AMADA POR SEUS FILHOS DE NASCENÇA E ADOTADOS. ACORDA LIVRAMENTO, A HORA É ESSA !!!!!! ESSE É O CARA!!!!! ESSE É AMIGO DE VERDADE!!! LEITORES DO MANDACARU DA SERRA FAÇA O QUE ESTOU PEDINDO E GARANTO QUE DIAS DE ESPERANÇA VIRÃO. MEU ABRAÇO MARINHO E VIVA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO!!!! ELA NOS LIVRARÁ DO MAL!!!!!!!


Blog Iguatemi Notícias
iguateminoticiasonline@live.com

Conheça o Blog Iguatemi Notícias Online! As postagens desde Blog é mais direcionada a zona rural de Livramento (principalmente Iguatemi e comunidades próximas), já que os sites/blogs de Livramento em suas notícias esquecem-se da zona rural, dando destaque mais para os acontecimentos da sede!  Blog: www.iguateminoticiasonline.blogspot.com

Obs.: Caso se clicar no link e não entrar no blog copie e cole o link! Curta o nosso Face book: www.facebook.com/blogiguatemi/

Obs.: Tem coisas que você só ver no face book, além disso todo post no face book perguntamos a opinião das pessoas, isso é bem legal que vira um debate de opiniões e com isso tocamos informações!

Este blog só tem um moderador, mas todos podem enviar notícias da sua rua, comunidade, etc. para nosso e-mail que nos publicamos, deixando o blog bem mais dinâmico! Divulgue este blog para os seus amigos, por e-mail, face book, twitter, na rua, etc.


Maria Aparecida Medeiros
cida02medeiros @hotmail.com

GOSTARIA DE SABER, PORQUE O JORNALISTA NAO PUBLICOU TAMBEM O QUE ACONTECEU COM O CANDIDATO BATATA? O POVO TEM MEMORIA! NEM ESTE SITE E NEM O MURAL DE NOTICIAS. INCRIVEL!!!! A BATATA DELE TA ASSANDO. 55 NELES.

Resposta: D. Maria, não soubemos de qualquer investigação judicial contra o candidato Batata. Caso a senhora tenha informações e documentos a respeito, pode nos enviar que publicaremos.


Nota sobre e-mail não publicado:

 D. Ana Lucia Almeida, para publicar sua mensagem, necessitamos dos seus dados de identificação e os nomes envolvidos no fato que a senhora cita e a cidade a que se referem. 

 

Atualizado em 04.09.2012, 22h

José Raimundo Rocha de Souza
ray.bin@hotmail.com

É com muita satisfação que deixo aqui o meu registro de elogios ao candidato a vereador, o Jornalista e Advogado, Raimundo Marinho, pois, até que em fim, o nosso município irá ter um vereador (caso o povo lhe conceda o voto de confiança), um cidadão dotado de propostas, ética, cultura, interesse pelos problemas do povo e do município, coragem e, sobretudo, força de vontade para encarar o futuro chefe do executivo, onde, sem sombra de dúvida, irá apresentar projetos e acatar os demais, mesmo contrariando os membros da sua coligação, tudo pela valorização dos projetos que vierem a ser apresentados naquela câmara, tudo em prol do desenvolvimento da nossa querida terra. Vale lembrar, candidato, que a revitalização do nosso rio que atualmente se encontra morto.


Wildes Dias amos
wildes-sn@hotmail.com

Moro em Olimpia-sp más sou filho de livramento, dos meus 29 anos de vida 22 anos foi vivido em livramento, sempre me atualizo sobre as noticias de livramento através do MANDACARU DA SERRA. Ao ver a reportagem sobre as cenas de violência na inauguração dos comitês em livramento, percebi que a política no nosso município e tratada como um clássico de futebol onde os eleitores tiveram suas mentes corrompidas por compras de votos, onde ninguém lhe ensinou o que é uma democracia e como fazer suas escolhas políticas. O mais vergonhoso é que aquelas cenas são apoiadas pelos próprios políticos. Também to aqui pra parabenizar o Raimundo Marinho pela sua entrevista ao Iguatemi Noticias.

Alan Cruz
alancruzcanta@gmail.com

Quero agradecer ao Mandacaru pelo carinho de abrir as portas pra eu divulgar meu trabalho! OBRIGADO Raimundo Marinho amei a matéria estou muito feliz Livramento tem um Jornalista preparado profissionalmente e de um coração generoso! Obrigado aos meus amigos (a) que comentaram a matéria e o carinho que recebi ai na minha terra que eu tanto amo! Que DEUS continue iluminada nossos caminhos.

MARIA DILZA SANTOS REIS
msninareis98@gmail.com

Gostaria muito de conhecer esta cidade. Mas preciso de algo atraente para viajar até lá. Como será o reveillon deste ano? Gostaria de ir. Se alguém mim passa como será a festa vou conhecer e curtir o fim de ano em Livramento.


Joaquim Lima da Silva
joaquimlima.silva@hotmail.com

Moro em São Paulo. Toe de seu Digo. Sinceros votos de saúde e felicidades pela passagem dos 90 anos de vida. Tenho de lembranças o livro autografado pelo senhor.