Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 29.12.2013, às 9h

Tátylla Melo
csmello@hotmail.com

Eu gostaria muito de visitar essa professora que para mim , foi um ícone, a minha admiração e carisma por ela é algo inigualável, e fiquei muito triste em saber do acontecido, porem não sei Tia Márcia como chegar ate você ou ate mesmo mandar umas flores e uma mensagem , não para apagar esse momento difícil porem manifestar o meu carinho pela senhora, te admiro demais, e quem sempre acompanhou esse carinho foi minha mãe e através dela que soube de tudo que a senhora tem passado, me mande um meio para comunicar com a senhora, pessoa que respeito e agradeço , pois fiz 3 meses de cursinho e no vestibular em todas as suas áreas fechei , te gosto muito e fico muito triste diante do que mainha leu e me repassou, espero um contato seu pois já viajarei domingo quero muito te da um abraço Pro Márcia.

 

Neusa Lima Carvalho
neu_lima_carvalho@yahoo.com.br

Sou professora de Língua Portuguesa há oito anos, atualmente faço parte do quadro efetivo municipal e estadual, amo a minha profissão, apesar das grandes e muitas dificuldades enfrentadas ao longo dessa jornada e, por assim dizer, sinto-me no dever de manifestar total repúdio às atitudes de desrespeito e desacato à minha ilustríssima colega profª Márcia Soares. Observo que quando fatos tão tristes como estes finalmente começam a vir à tona por meio da imprensa deixa-se bem explícito o caos em que se encontra a educação pública em nosso país. Já ouvi outros depoimentos de colegas que, como a profª Márcia, foram amplamente humilhados por "moleques" desse tipo, mas que por algum motivo preferiram o silêncio, engolir as humilhações, esperando somente que a direção da escola tomasse providências a respeito.

A verdade é que precisamos urgentemente de mecanismos de punição mais rígidos contra delinquentes que, como estes que agrediram a profª, acabam por ameaçar e, na maioria das vezes, assassinar os sonhos daqueles docentes ou futuros docentes que ainda acreditam em uma educação pública que ofereça segurança, condições dignas de trabalho e valorização do professor em todos os sentidos. Chega de sermos rotulados como os "coitados", os pobrezinhos que simplesmente devem suportar situações de humilhação tão absurdas, porque pouco ou nada se tem a fazer a respeito.

Assim, como se não bastassem as atitudes constantes de grosserias e desrespeito provindas de alguns alunos e até mesmo de alguns pais,ainda temos que suportar humilhações camufladas ou não do tipo: "É professor (a)... coitada!", ou então: "Deus me livre de ser professor!"; ou "Desejo bons professores para meu filho, mas não quero que ele se torne um nunca", ou "Você é tão culto (a), inteligente, por que não estudou pra ser médico (a), advogado (a), engenheiro (a)?" ou” se eu fosse você eu caía fora de sala de aula...

Enfim, esses são apenas alguns dos comentários que sabemos ser reflexo da tamanha desvalorização do professor mas que, de alguma forma, conseguem nos ferir ainda mais e, muitas vezes, conseguem nos deixar desanimados a continuar a exercer com empenho e amor essa tão árdua e bela profissão. E aqui finalizo meu desabafo enquanto professora: quando é que finalmente seremos tratados tal como merecemos? Ou seja, como os verdadeiros profissionais imprescindíveis ao progresso da sociedade? Quando?

 

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, é uma pena, alguns jovens, ignorarem a missão de cada professor que está a sua frente em uma sala de aula. Será que não se deram conta de que o docente está ali é para prepará-los para enfrentar as dificuldades que encontrarão em sua frente para conseguir uma colocação no mercado de trabalho ou em sua vida diária?. No seu texto intitulado “Desagravo à Professora Márcia!”, mencionou acontecimentos no CEJVB, mas em outras Unidades Escolares acontecem o mesmo. No Boaventura, colégio onde trabalho, não é diferente.

Tivemos e temos estudantes que não tem nenhuma consideração pelo trabalho de seus mestres. Muitos querem notas a qualquer preço sem aprender o conteúdo ministrado, discutem em sala com se estivessem na rua, ameaçam professores, não deixam dar aula, não levam os livros, entram e saem das salas sem levar em consideração o trabalho do professor, interrompem as aulas com desrespeito, quebram móveis e o mais crítico é o uso dos aparelhos de sons durante as aulas. Se agora estamos passando por isso, o que será do futuro?

Em uma das últimas reuniões, com todos os alunos das três séries do Ensino Médio, perguntei quem pretende estudar para ser professor, 99,9% não respondeu nada, isto é, nenhum quer ser professor. Por que essa negação? Será que eles tem visto que é um trabalho penoso, sofrido, sem reconhecimento da sociedade e deles mesmos? Será que a remuneração não os atrai? De onde virão os professores para os filhos deles?È raro o dia em que o diário oficial do Estado da Bahia não publica pedidos de exoneração de professores.

O grande educador RUBEM ALVES diz: ”Professores há de montão, mas educadores são poucos”. Se os educadores estão se afastando, estão mudando de emprego, estão perdendo o estimulo para ensinar e os estudantes não dão o devido valor e respeito, estaremos chegando a um trágico final na educação. É preciso uma ação urgente para contornar essa péssima situação.

 

Atualizado em 24.12.2013, 18h

Jorge Luís Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Prezado Raimundo,

É com profunda tristeza que percebemos como está decadente a educação no nosso país, especialmente em Livramento. A direção omissa resulta neste vandalismo desmedido que temos testemunhado convivendo com o CJVB ao lado. Para os vândalos que cometeram esta barbárie contra a Professora Márcia, a expulsão é muito pouco... Mas sei que ela está muito bem assessorada por você Raimundo e pelo meu xará, e, certamente uma dura punição está a caminho.

À PROFESSORA MÁRCIA o meu sincero agradecimento, embora atrasado, pela homenagem prestada por ela à minha Mãe, a Professora Ana Meira Lessa Timbó, que lecionou no Colégio João Vilas Boas por 26 anos.
Professora Márcia, não desista, a sua competência e dedicação será sempre lembrada por seus alunos que querem realmente ter um futuro melhor alavancado pela educação. Quanto aos que a atacaram, certamente vão virar estatística em alguma penitenciária por aí!

Feliz Natal a todas as pessoas, que como você Márcia, só querem o progresso da nossa cidade.


Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho,

Quero deixar registrado neste conceituado veículo de comunicação  minha indignação pelo fato ocorrido contra a professora Márcia nas dependências do Colégio João Vilas Boas. Não são coisas de jovens normais. São fatos oriundos de pessoas desprovidas dos mínimos conceitos de civilidade e de educação doméstica. Sem falar do que representa tais atitudes: um forte grau de inferioridade social.  E sem motivação, pois ali estão justamente para se prepararem para  o enfrentamento do mercado de trabalho que é brutal e sem esse trabalho exercido pelo professor encontrará uma barreira intransponível, ou pelo menos mais difícil de enfrentar.

E o pior é que em sendo uma atitude unilateral com certeza prejudicará toda turma, o que é inadmissível numa sociedade competitiva como a nossa. O alunato tem que se insurgir contra esses elementos que mancham a imagem do verdadeiro estudante livramentense. A direção do colégio tem por obrigação abrir um procedimento administrativo identificando e punindo exemplarmente as pessoas envolvidas sob pena de ficar desmoralizada e sem condições de prosseguir na nobre missão de ensinar prejudicando dessa forma tanto o corpo docente quanto o discente.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

SR. PROFESSOR JOSEMAR, DESEJO-LHE SUCESSO, JUNTAMENTE COM O SEU, EXCELENTE, GRUPO POLÍTICO; PEÇO-LHE, NO ENTANTO, CUIDADO ESPECIAL COM ALGUNS "MADUROS" QUE  JÁ PARTICIPAM DO "PARTIDO VERDE" NA BAHIA. RESSALTO QUE, JAMAIS, PODEMOS PENSAR EM POLÍTICA DIRECIONADA APENAS A UM MUNICÍPIO...NÃO FUNCIONA. A POLÍTICA É DINÂMICA E O ADVERSÁRIO DE HOJE, LIVRAMENTO COMO EXEMPLO, PODE SER O COMPANHEIRO DE AMANHÃ...FIQUE ANTENADO E BOA SORTE. FELICIDADES!

 

Atualizado em 23.12.2013, 17h

Raiana Cristina Dias da Cruz
raianacristinadias@yahoo.com.br

Quero, primeiramente, parabenizar ao Jornalista e Advogado Raimundo Marinho pela sua sensibilidade no comentário publicado no último dia 22 (“Desagravo à Professora Márcia!”). Quero expressar, também, o quanto fiquei desolada ao ler o referido texto. Eu sabia que a situação não estava muito boa, mas não imaginava que estivesse tão ruim, assim; o que é uma lástima. Fui aluna da Professora Márcia (disso tenho muito orgulho), e a admiro muito. Posso dizer que foi ela quem me incentivou a continuar os estudos e me inspirou na escolha do curso, justamente, pela sua postura ética e amorosa diante da Educação, e da paixão que ela sempre deixou transparecer pela Literatura e pela Língua Portuguesa. Assim, também me apaixonei pela Professora Márcia e pelas disciplinas que ela ministrava. Aliás, tenho grande afeto pelos meus professores do Colégio Estadual João Vilas Boas, e sinto grande dor diante desse retrocesso, e, de modo mais amplo, da afronta e do descaso para com a Educação. Realmente, nesse sentido, em vez de progredir, estamos regredindo. Esse agravo precisa, mesmo, ser reparado!
Pergunto-me: quando será que vão valer as palavras do educador Paulo Freire: “A Educação não muda o mundo, muda as pessoas; pessoas mudam o mundo”? Espero, sinceramente, que um dia as políticas públicas do setor favoreçam a que nossa Educação possa, verdadeiramente, mudar as pessoas. Para melhor, é claro. A Educação não é, como se diz, "caranguejo, para andar pra trás”. Eu sonho com esse mundo de Paulo Freire e acredito que pessoas educadas (em todos os sentidos) fazem o mundo melhor. Será que estou sonhando demais?

 

Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

Meu Amigo Raimundo, 
 
À amiga de todos nós, Prof. Márcia. Sem autorização mas com a certeza de que represento todos da nossa família, a solidariedade e o apelo para que jamais desista. FELIZ NATAL E 2014 DE DESEJOS ATENDIDOS!


Elídia Nunes Dourado
elidiadourado.livramento@gmail.com

Obrigada pela dica Caxião Ribeiro. Só para esclarecer, sei que os votos brancos e nulos são contabilizados para a eleição dos vereadores, mas e se atingíssemos um percentual de 100% de votos dessa categoria? Acho que isso significaria alguma coisa... Estou insatisfeita com a atuação dos vereadores e acho que tenho o direito de me expressar, assim como Vossa Senhoria. Obrigada também por respeitar minha opinião.

 

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br
 

" A ETERNA MESMICE"

Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre.
Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, onde nasce de novo.
O vento vai para o sul e faz seu giro para o norte; volve-se, e resolve-se, na sua carreira, e retorna aos seus circuitos.
Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche; ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr.
Todas as cousas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir.
O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma cousa de que se possa dizer: Vê, isso é novo ? Não ! Já foi nos séculos que foram antes de nós.
Já não há lembrança das cousas que precederam; e das cousas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas. ( Eclesiastes 1, 4,11)
Com estes versículos, desejo aos meus amigos um feliz natal e um próspero ano novo. São os votos de Roberto Amaral.

 

Josemar Miranda
silva-josemar@bol.com.br

Olá Junei! Tudo bem?

Antes de qualquer coisa gostaria de convidá-lo há fazer parte desse grupo verde, pois vejo você com todas as características semelhantes à de um grupo político que pretende amadurecer sem cometer erros primários e graves como outros partidos já consolidados principalmente os de esquerda como o PT, que se uniu a tudo e a todos em nome da tal governabilidade.
Quanto ao partido verde de Livramento! Sim, faço parte dele com muito orgulho, porém não pelo partido A, B ou C e sim pelo grupo de pessoas integras que estão lá. Outra coisa que gostaria de concordar com você é que ainda somos verdes, pois se agente fosse já maduro no campo político estava correndo o risco de sermos envolvidos por pessoas obscuras, mensalheiras, como é o caso dos partidos mais tradicionais do Brasil, mas graças a Deus até então não vejo esse tipo de gente do nosso lado.
Olha! Na esfera estadual a posição do partido pode ser governo, mas a nossa não, pois ainda não decidimos quem nós vamos apoiar. O que queremos e torcemos mesmo é por uma candidatura própria e caso a mesma não venha consolidar vamos lutar por uma militância independente.
Outra coisa, no sistema democrático o cidadão deve cumprir os seus deveres e cobrar os seus direitos. Respondendo mais uma pergunta sem querer criar polêmica, eu jamais iria concordar com qualquer político que faz do povo peças de xadrez do seu jogo de interesse pessoal e quando falo sei das exceções, mas elas hoje em dia são poucas que o todo tem falado pelas partes.
 O caso do SAC (Serviços de Atendimento ao Cidadão) fiquei sim revoltado, pois é inadmissível qualquer cidade do nosso porte nesse país, o cidadão não ter acesso básico a um ponto fixo para tirar um simples documento. Eu mesmo sou um deles que preciso renovar a carteira de identidade, mas jamais vou ficar 24 horas numa fila para conseguir algo que pago caro por ele todos os meses em forma de impostos.
Portanto, quanto a mim só posso lhe afirmar que o partido do governo aqui na Bahia não me atrai, pois sou uma vitima dos seus massacres com a classe operaria do estado e quem não cuida com respeito da educação e do seu povo não é digno de confiança. Espero que tenha lhe respondido. Um abraço e um feliz 2014 a você e família. Valeu! Fui.


Gláucia Soares
ruadosinventoscomunicacao@gmail.com

Segue texto sobre o projeto Rua dos Inventos que acontecerá nos próximos dias em Rio de Contas, Chapada Diamantina (BA). O festival é gratuito e deve acontecer nas ruas da cidade ou em prédios de valor histórico e arquitetônico. Rua dos Inventos é apoiado pelo Instituto do Patrimônio Arquitetônico Artístico e Cultural / Secretaria de Cultura / Secretaria da Fazenda / Governo do Estado da Bahia. Seria muito importante pra nossa cidade se o Mandacaru da Serra cobrisse as atividades do evento nos dias 27, 28 e 29/12. Fotos, vídeos e mais informações para imprensa:www.ruadosinventos.wordpress.com no link imprensa.

Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

CARTA-RESPOSTA A AUDIÊNCIA PUBLICA CONVOCADA
PELA ASAMIL E DIOCESE DE LIVRAMENTO.

Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, atividade humana SUSTENTÁVEL é UM DESENVOLVIMENTO QUE FAZ FACE AS NECESSIDADES DAS GERAÇÕES PRESENTES SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DAS GERAÇÕES FUTURAS NA SATISFAÇÃO DE SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES.

Mesmo não concordando inteiramente, sou obrigado a olhar os tópicos analisados na Audiência Publica realizada na Câmara Municipal de Livramento como a definida pelo IPCC. Felicito a todos pela iniciativa. Vamos lá

Com uma retorica e dialética reiteradamente usada em todo o Brasil contra o chamado Agronegócio, as discussões foram unanimes aqui, como em todo Brasil, em criminalizar as atividades empresárias no campo. Muito do politicamente correto e pouco do que é realmente cientifico. PROVO

ESGOTAMENTO HÍDRICO PELO USO ABUSIVO NA IRRIGAÇÃO. POR QUE FALSO. Primeiro, por que a atividade em Livramento atende " a necessidade das gerações presentes". e não prejudica as gerações futuras. As gerações presentes adaptarão o uso da água disponível a área plantada pois não são suicidas. A USURA NÃO OS DEIXARÃO PERDER DINHEIRO. A escassez de água, comum no semi-árido, é fato.

Não aprenderemos a conviver com a seca com discussões vagas, sem um arcabouço cientifico próprio e um pessimismo mistico contra aqueles que ganharam dinheiro com a atividade agrícola. A falta de água era comum em Livramento antes da barragem em Rio de Contas. Ali foram gastos montanha de dinheiro objetivando o uso na agricultura. Esta deve dar uma resposta econômica pois riqueza não se faz sem muito trabalho.

AGROTÓXICOS ... INSETICIDAS ... FUNGICIDAS, OS CIDAS DA MORTE. POR QUE FALSO.

Todos os chamados insumos agrícolas com uso no Brasil tem registro na Anvisa, órgão de segurança também para medicamentos. Como os medicamentos, os insumos são testados, avaliados e só então liberados com seu uso definidos em dosagens seguras definidas pelos pesquisadores. OS MEDICAMENTOS E OS AGROTÓXICOS NÃO SÃO RESPONSÁVEIS PELO SEU USO INADEQUADO, HA HOMENS QUE PREFEREM A MORTE.

SOMENTE UM LEMBRETE - PARA OS INSUMOS, A DOSAGEM RECOMENDADA É DEFINIDA PARA UM QUANTITATIVO MINIMO CAPAZ DE MATAR E NÃO FAZER MAL AO HOMEM. ESTE MINIMO ENCONTRADO DE MAL AO HOMEM AINDA TEM QUE SER DIVIDIDO POR MIL. É LEI. TEM QUE SER DEGRADÁVEL EM NO MAXIMO 7 (SETE) HORAS. É LEI

A INTELIGENCIA DESPERDIÇADAS EM DISCUSSÕES CONTAMINADAS POR UM PENSAMENTO ÚNICO PROVOCA ATRASO NO ALCANCE DE SOLUÇÕES QUE PRECISAMOS PARA APRENDERMOS A CONVIVER COM A SECA.

 

 

Atualizado em 17.12.203, 11h

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

INTERESSANTE E TRISTE....O CIDADÃO, PROFESSOR, FALA DESTE E DAQUELE POLÍTICO....CRITICA O GOVERNO ESTADUAL E FAZ PARTE DE UM PARTIDO, AINDA VERDE, QUE APOIA O GOVERNO QUE CRITICA...NÃO TEM COMO ENTENDER....OU TEM?

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

MAIS OBRIGAÇÕES

Se olharmos por um ângulo mais apurado, vamos verificar que por força da nossa estrutura original, pois  fomos feitos à imagem do Criador, temos a obrigação de sempre e sempre fazer a coisa certa. Mas, nem sempre é assim.  Segundo o Livro dos Provérbios, no seu capítulo 22, versículo  12, “ Os olhos do Senhor conservam aquele que tem conhecimento, mas as palavras do iníquo ele transtornará.”, fica bem clara a importância que é dada ao homem que detém o saber.

Não que dizer que seja necessário o saber de um cientista, de um filósofo, de um catedrático ou de alguma celebridade do mundo contemporâneo.  Basta que seja a sabedoria necessária para que o cidadão comum não se deixe levar pelos espertos de ocasião. Na nossa sociedade temos vivido dezenas de experiências relacionadas com o destino da nossa terra e lamentavelmente os resultados não são os que desejávamos.

No topo da pirâmide social encontram-se os grandes detentores do capital, tais como os  industriais, os banqueiros, os  comerciantes e donos de terra. Não se pode conceber o sucesso de um empreendimento dessa parte da sociedade sem a participação direta das sociedades que abrangem a base dessa mesma pirâmide social,  o proletariado, ou seja, a classe baixa.

A dicotomia existente entre essas duas classes sociais tem origem no alto grau de analfabetismo incentivada pelo topo piramidal para que a classe operaria permaneça no obscurantismo da ignorância proporcionando um maior controle em suas atividades.

Daí a reação quando se procura levar ao homem do campo e da periferia um pouco de cultura e discernimento para com o cotidiano.
Quando esse povo tomar conhecimento efetivo dos seus direitos e deveres tudo vai melhorar para ele. O difícil é fazê-lo acreditar que pode melhorar se aprender a ler e escrever. Mas não é por isso que  vamos desistir.


Flamarion Barbosa
flamarionbarbosa@bol.com.br

Sobre o balanço do evento tivemos a participação de mais de 250 pessoas no 1° dia e em torno de 270 pessoas no 2° dia. Lembrando que muita gente ficou em pé.

Em relação aos custos do evento, posso garantir que viabilizei o evento por menos de R$ 2.000, mas com muita dificuldade. O Aulão Solidário e Preparatório para o concurso público da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora foi em prol da Casa de Apoio Amigos da Saúde – CAASE

Participaram os professores ANDSON BRITTO – ATUALIDADES (CENTRAL DE CURSOS – VIT. DA CONQUISTA); EVILA CARRERA – PORTUGUÊS; GUILHERMINO PEREIRA – MATEMÁTICA (INSTITUTO POSIVISTA; COEDUC); JULHIANA GELBCKE – CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (CENTRAL DE CURSOS – VIT. DA CONQUISTA); SIMONE PALMEIRA – AULA MOTIVACIONAL PARA CONCURSO PÚBLICO; WILLIAM ALMEIDA – INFORMÁTICA (MICROLINS – VIT. DA CONQUISTA).

APOIO: DEPUTADOS WALDENOR PEREIRA E ZÉ RAIMUNDO; SUPERMERCADO DE PAGÃO; JÚNIOR CALÇADOS; VEREADOR Quiquinha de Amoreira; Dubay Grill e Pizzaria. 

A FOTO ESTA EM ANEXO. FORTE ABRAÇO E OBRIGADO PELA SUA CONTRIBUIÇÃO NO NOSSO AULÃO SOLIDÁRIO.


Caxião Rebeiro
caxiao.ribeiro@gmail.com

Companheira Elídia Dourado, Vossa Senoria está tão desinforma quanto aos edis que vos elegemos, pois, tanto nulo quanto branco os elegerão.A solução seria, votar nos mais preparados, apesar de preparo, capacida, por si só não ser osuficiente, e sim compromisso, paíxão e gosto pela atividade politica. Por esta razão alem do preparo o eleitor teria que primar por estes outros requisitos.

Apesar do sisema eleitoral e do da falta de cidadania do eleitor desestimular o ingresso de pessoas de bens na politica, mas ainda há um, outro que se se dispoem a concorrer ao cargo publico,

Sugiro dona Elidia, que na proxima eleição garimpe  um candidato com tais qualidades, e alem do seu voto faça campanha para, vá pra rua, pra midia defede-lo, é assim que possamos mudar a realidade da politica brasileira, mas é há longo prazo. Que  diga o saudoso Mandela  (Madiba)

 

Atualizado em 16.12.2013, 22h

L12 Notícias
sai@l12.com.br

Resposta ao comentário da leitora Rosangela

Pelo visto a Senhora Rosângela Alves, ficou brava com nossa nota intitulada “L12 RECOMENDA NÃO REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO DE REPORTAGENS DO SITE EM RÁDIOS” e acha que devemos permitir a divulgação injusta, incorreta e eticamente inaceitável, por parte, principalmente, de programas de rádios de Livramento. Essa pergunta eu gostaria que fosse direcionada para senhora Rosangela. A senhora acha justo que nós tenhamos que arcar com despesas de profissionais, como é o caso em Brumado, correr risco de morte, tirar fotografias, correr atrás de notícias em locais distantes, enfrentar sol e chuva, para poder criar nossas matérias e, simplesmente, os apresentadores desses programas de rádio (não são todos, mas a maioria) se apoderam de mão beijada, como se fosse deles , onde, na maioria das vezes, cobram comercial no valor de R$ 500,00? A senhora acha justo que nós tenhamos que aceitar essa prática dona Rosangela? Se nos queres convencer tens de nos dar uma justificação, aceitável. Caso nos convença, daremos 'razão' a sua avaliação meramente subjetiva e recheado de sentimentos, vingativo e rancoroso. Veja que o L12 Notícias recomendou, e não proibiu! Por que é tão difícil adquirir bons hábitos e se livrar dos ruins? Porque os meios de comunicação (com exceções) não contratam suas equipes para buscar a notícia na fonte? Óbvio, é mais fácil copiar, e dar os créditos devidos representaria ibope, não é dona Rosangêla? A senhora acha justo? As matérias externas reproduzidas no nosso site acompanha a fonte no rodapé, e no programa Plantão L12 o locutor é instruído a citar todas as fontes externas, é exigência nossa. Uma coisa tem que concordar com dona Rosangela, ela não houve mesmo as rádios de Livramento, talvez em razão disso acha que valha a pena advogar.

Sobre divergências ideológicas:

“O tal blog insatisfeito prima pela bajulação aos Órgãos Oficiais, como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e muita propaganda, enquanto os demais veículos de comunicação, como o de Vossa Senhoria, optam pela crítica imparcial e sem propaganda às mazelas destas entidades”.
Acreditamos que essa foi a pior parte do comentário. Nessa parte dona Rosangela, a senhora chama os leitores e ouvintes de "burros", com exceção do Mandacaru da Serra, acreditamos assim, todo mundo conhece a doutrina de cada meio de comunicação, em Livramento, quando o assunto é política. Não podemos aprofundar muito nesse assunto porque vira muita polêmica. Não precisamos concordar com vossa opinião dona Rosangela, mas necessariamente respeitamos.

 

Atualizado em 13.12.2013, 21h

Rosangela Alves
rosangela.andre@ig.com.br
 

Senhor Raimundo,


Peço-lhe, com fundamento em seu posto de Jurista, Jornalista exemplar e eventualmente conhecido, que repasse orientações aos representantes do L12 notícias no sentido de que não há crime de plágio, nem necessidade de pedir autorização para divulgar na rádio o conteúdo de suas reportagens. Não conheço as pessoas proprietárias ou que administram o blog L12. Acompanho apenas o noticiário diário dele, assim como os de Vossa Senhoria.  Entretanto, ao recomendar que as rádios locais não divulguem suas reportagens, sob pena de cometimento de plágio, a equipe de reportagem do blog L12 é quem está  tentando cercear a liberdade de imprensa das rádios, com uma tentativa de proibição abusiva e arrogante.       

Se a divulgação de reportagem do blog em rádio for criminosa, quase todas as reportagens do L12, também, são, uma vez que várias delas são copiadas de outras fontes pelo mundo inteiro. Portanto, nos termos da Lei, o radialista não necessita de autorização do blog para comentar ou divulgar suas reportagens. Necessário apenas informar a fonte.       

Não ouço com frequência as rádios de Livramento, uma vez que passo maior parte do tempo em Vitória da Conquista, porém, tudo indica que se trata de divergências ideológicas, em que o tal blog insatisfeito prima pela bajulação aos Órgãos Oficiais, como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e muita propaganda, enquanto os demais veículos de comunicação, como o de Vossa Senhoria, optam pela crítica imparcial e sem propaganda às mazelas destas entidades. Por fim, quem quiser que suas idéias não sejam divulgadas, nem comentadas, que não as tornem públicas.

OBS: Não postei esta msg no próprio L12 porque certamente não iria publicar, como já fizeram algumas vezes em que postei criticando reportagens bajulatórias ou fúteis.

 


Josemar Miranda
silva-josemar@bol.com.br

Brasil o país do futuro

Nesse exato momento em que faço uma reflexão dessa frase “Brasil país do futuro” então, me pergunta: Até quando nós vamos esperar esse futuro, pois há 40 anos ouço promessas de um futuro brilhante, mas o mesmo nunca chega? Durante esse período a população do Brasil e em especial a de Livramento quadruplicou, assim como,a incompetência e a indiferença dos nossos políticos com os problemas coletivos.

Hoje, 13.12.2013, encontra-se na cidade o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), propagado como uma grande obra e beneficio para o povo. Sim, poderia ser, si o mesmo fosse fixo por tempo indeterminado e não por um período de três dias, com distribuição média de 200 senhas ao dia, gerando assim, um atendimento de 600 pessoas dentro de uma necessidade de dezenas de milhares. Novamente pergunto: Será que é isso mesmo que merecemos enfrentar 14 horas ou mais para receber uma senha, perdendo a noite de sono, o dia de trabalho, além disso, pagando taxas absurdas para renovar ou tirar uma simples carteira de identidade ou outro documento qualquer?

Olha! Até quando senhores vereadores e prefeito vocês vão ficar parados sentados nas suas poltronas sobre ar-condicionado observando de forma passiva o sofrimento daqueles que confiaram e elegeram para nos representar. Ora!  Será que vocês vão ficar reclamando apenas das criticas que são direcionadas de forma justa pela impressa local como, por exemplo, o escândalo das diárias e que todos pareciam uns pobres miseráveis justificando as mesmas com emocionados discursos na câmera.

Portanto, diante do que vocês ganham e daquilo que tem feito, penso que já passou da ora de uma virada de mesa, pois não podemos continuar passivos com esse tipo de funcionário público ruim que são os políticos, ou melhor, politiqueiros que só prestam contas das suas atribuições de quatro em quatro anos quando retornam as nossas residências com as mesmas falsas promessas e descaradas propostas de barganhas achando que todos nós somos capachos dos seus currais e fazendas eleitorais. Vamos Livramento! Merecemos e queremos criaturas melhores do que essas que elegemos. Fui.

 

Atualizado em 11.12.2013, 17h

Elídia Nunes Dourado
elidiadourado.livramento@gmail.com

Os dias me faço a mesma pergunta e continuo sem resposta. Por que continuamos votando e reelegendo sempre os mesmos vereadores ou escolhendo novos edis com o mesmo despreparo que os de sempre se as opções de votos NULO ou BRANCO existem?


Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

Raimundo,

Leio tudo que vem de Jorge de Piatã, SOS RIO DE CONTAS, foram três vezes. Como Saramago em Levantado do Chão é uma leitura densa, intensa e de difícil compreensão. O que pretendia Petruco, matar todos da vila de sede e fome para salvar a nascente do rego belo....
Todos países, todos, foram um dia pobres e como pobres optaram por salvar a Vila e a Vila salva ficou rica e a riqueza permitiu que se salvasse todas as nascentes e o Sena  corre por 800km rasgando Paris mais limpo que suas ruas e o Tamisa embeleza Londres com seus peixes de aquários. Essa coisa  quase abstrata conhecida como MEIO AMBIENTE adquiriu valor superior nas mentes dos pensadores do politicamente correto.

VAMOS A GUERRA PELO MEIO AMBIENTE
MATEMOS TODOS OS ANIMAIS PENSANTES
MORTOS OS HOMENS, TODOS, ATÉ OS QUE O DEFENDE
ASSIM E SÓ ASSIM SALVAREMOS O MEIO AMBIENTE.

Ora bolas.... meu Amigo Jorge.

Empresário aqui, parece-me identificável. Tenho medo de ser aquele bíblico ... o rico que não passava no buraco da agulha. No distante anos 70, o Empresário era o inimigo, no mundo de utopia, sem a ganancia dos grandes empreendedores. Esses criadores de riqueza não só para si, também para seus empregados, seu município, seu estado, seu pais mesmo que para isso secamos algumas nascentes e derrubemos alguns pé de pau.

Já trabalhei na área de defesa ambiental. Participei de inúmeras audiências publicas para discutir o Códico Florestal.

Mais do que Eu, meu amigo Jorge, você sabe que nossa legislação é a mais avançada do mundo.
Quanto aos políticos, 100 por cento de concordância. Avalio, porém que não temos alternativa. No processo civilizatório, não há alternativa para a DEMOCRACIA. Não podemos mandar para Brasilia, para Salvador e para a Praça municipal políticos sem votos. DEFENDO OS DE VOTOS MESMO QUE MUITOS MEREÇAM ESTAR AGORA JANTANDO NA PAPUDA

 

Antonio Costa Aguiar
costaaguiar2011@hotmail.com

PREZADO JORNALISTA, sobre a água, somos conscientes de que a demanda aumenta e a oferta diminui.  Daí, um crescimento inversamente proporcional. Fato que pode ser comprovado com as dificuldades que Livramento vem enfrentando ultimamente, não só pela longa estiagem, mas também pelo aumento do consumo desse precioso líquido.  Além da área agrícola de Livramento ser desproporcional à oferta hídrica que despenca do morro já contaminada por dejetos, vislumbra-se, ainda, outro possível problema: O cultivo de lavouras acima da barragem Luis Vieira utilizando águas de córregos que alimentam esse reservatório. Com isso não seria insensato perguntar: Será que usam agrotóxicos que poderiam contaminar ainda mais a água que consumimos? Se sim, quais as conseqüências? Que doenças nossos descendentes podem desenvolver? O que pode ser feito para evitar esse fato sinistro? Acorda gente!

 

Diogo Mesquita Aguiar
agropecuario_matematico@hotmail.com

Bom dia, Caro Jornalista Raimundo. Tudo bem. Venho através deste email agradeçer o espaço e peço a gentileza pra postar esta mensagem...


IGREJA: COMUNIDADE DE COMUNIDADES

Devemos "Ser Discípulo e Missionário de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida". Este pensamento nos leva a uma "conversão pastoral", abandonando um caminho e escolhendo outro, quando somos impulsionados a "ultrapassar uma pastoral de mera conservação ou manutenção para assumir uma pastoral decididamente missionária" (DGAE, n. 26).

Nossas paróquias precisam se renovar. É o chamado constante do Papa Francisco para irmos às periferias existenciais do mundo, a começar por nossa paróquia, que é o quintal de nossa casa, para proclamar Jesus Cristo como Senhor.

Jesus, em sua pregação, nos chama de amigos, de irmãos e irmãs, havendo igualdade entre homem e mulher, partilha dos bens, superando toda a mentalidade de superioridade de um em função de outro, sendo que na Igreja todo poder é exercido como serviço, como nos apresenta 1Cor 12,4 “há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”.

Podemos citar os serviços e pastorais presentes em nossa Igreja, “catequista, MECEs, leitores, cantores, tocadores e todo o Povo de Deus que não medem esforços para ajudar na construção do Reino. Já pensou se todos resolvessem fazer a mesma coisa? Por isso, a colaboração de cada um é essencial, para que, juntos, possamos unir as forças no labor da messe.

É dever do cristão colocar os seus dons a serviço da Igreja e do próximo, pois Deus não nos deu nenhum talento para guardarmos somente para nós, é um presente que deve ser partilhado, é na partilha que os dons se frutificam. Nossas comunidades são convidadas a testemunhar a misericórdia de Deus, pregação que nos fascina no testemunho do Santo Padre Francisco, quando a Igreja é chamada a testemunhar o perdão e a reconciliação, deixando que o amor prevaleça, porque quem não ama não conhece Deus, porque Deus é amor.

A oração comunitária, dos reconciliados, é a oração eclesial de quem serve com alegria. Nossas Paróquias devem passar por uma mudança de mentalidade, empregando quatro fontes primordiais em todo trabalho pastoral e evangelizador: 1) hospitalidade (saber acolher a todos); 2) partilha (não é dar esmola ou o que nos sobra, é saber quando o irmão precisa de nossa ajuda, é saber que a maior causa de fome não é a falta do pão e sim a falta da Palavra); 3) comunhão de mesa (é participar do sacrifício eucarístico, principalmente aos domingos, dia do Senhor, é valorizar a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia); e 4) acolhida dos excluídos (ir ao encontro daqueles que vivem às margens da sociedade, trazendo para o meio de todos, não como pobres e miseráveis, mas como filhos de Deus).

Estas quatro metas sustentam a vida comunitária, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, que nos ensina a recuperar a dimensão "caseira da fé", a dimensão da família que testemunha a sua fé primeiramente em casa, a educação de berço, o respeito pelos mais velhos, a educação dos bons costumes, tão necessária nos dias atuais. Por isso, somos chamados a valorizar a dimensão da missa dominical, valorizando também a Celebração da Palavra onde Jesus se faz presente na Palavra e na Eucaristia.

O cuidado com os doentes e o anúncio do Reino de Deus para todos e não somente para os santos, como Ele mesmo nos disse “os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes, eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento” (Mc 2,17). Ele não se fecha dentro da sua própria cultura, mas sabe reconhecer as coisas boas que existem em todas as pessoas.

Jesus mesmo foi um peregrino. Ele "começou a andar por todos os povoados da Galileia anunciando o Reino ao povo de Deus" (Mc 1,14-15). Isso é o que nós devemos fazer hoje, sem medo de ir ao encontro daqueles que estão afastados de nossas estruturas paroquiais. Acolher e ir. Acolher os que estão retornando e ir ao encontro daqueles que querem ser aquecidos, mas não conseguem saber onde.

Sem vida em comunidade, não seremos capazes de cultivar uma cultura de paz, onde o amor ao próximo seja frequente e um bem sublime, pois vivemos diante de tantas comunidades virtuais, que nos afastam do convívio humano e fraterno, tornando a vida cada vez mais artificial e o contato pessoal cada vez mais distante (a exemplo dos aparelhos celulares e computadores), a nossa vida está perdendo o seu valor primordial, devido à cultura moderna, precisamos viver alicerçados na Palavra de Deus, celebrando e vivendo os sacramentos, sendo solidários com os mais pobres, a exemplo de Nossa Mãe Maria Santíssima, em que suplicamos: Humilde serva, vem nos ensinar, por onde ir e como caminhar, servindo a Deus e também ao nosso irmão, como resposta à nossa vocação.

Como afirma o Documento de Aparecida, as paróquias são “células vivas da Igreja e lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial”, “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".

Sem. Élcio Bonfim
Propedêutico

FONTE: http://diocesedelivramento.blogspot.com.br/2013/12/igreja-comunidade-de-comunidades.html

 

Atualizado em 09.12.2013, 11h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Sabem o que significa OBRIGAÇÃO ? Obrigação é o dever ou encargo a que se está sujeito. Todo ser humano tem a obrigação e o dever de saber ler e escrever. É fundamental para que possa se comunicar com seus semelhantes e assim ter uma condição de vida digna e melhorar suas conquistas adquiridas através do tempo. Sempre imaginei que a razão da existência de tantos analfabetos fosse a falta de condições para que  os mesmos tivessem acesso ao ensino primário,  mas numa análise mais apurada verifiquei que  não é nada disso. Antigamente, os programas do governo que abrangiam a reforma agrária, por exemplo, exigiam que o colono fosse alfabetizado. O agricultor através dos políticos conseguiam uma certidão confirmando-os como pessoas alfabetizadas. O que acontecia ? Adquiriam o seu lote com toda a infraestrutura montada, inclusive com crédito e assistência técnica e o vendiam aos comerciantes da região. A ignorância, a falta de informações e de orientações adequadas fizeram  com que vendessem a troco de banana o seu tesouro maior, o seu lote, com um sistema de irrigação dos mais modernos do mundo e com todas as facilidades inerentes ao programa governamental.  De patrão que era, voltou à condição de boia fria, trabalhando de empregado naquilo que havia sido seu. Aí então fica procurando de uma forma humilhante algum favor vindo de vereador ou da prefeitura. É triste ver uma cena dessa natureza. O homem bravo e trabalhador do campo ter que passar por momentos de amargura e necessidade porque lhe falta discernimento e conhecimento daquilo que o mesmo tem direito dentro da sociedade em que vive. E o pior é que quem tem a obrigação de lhes mostrar o rumo a ser tomado é aquele que o mantém no obscurantismo da ignorância para que o mesmo não vá em busca dos seus direitos legítimos. Por isso lhes digo: o homem do campo tem a sua dignidade e seu brio e lhes confesso que nunca ouvi falar de alguém que morresse de fome ou de sede. O necessário é que a sociedade como um todo, representada pelas autoridades competentes, faça cumprir imediatamente o que preceitua a nossa Carta Magna para que nosso povo viva mais feliz e com dignidade.


Chirley Santos
chirley-santos@hotmail.com

A perda do Líder sul- africano Nelson Mandela, nos desperta a estudar sua biografia e chegarmos a conclusão, prova cabal, que nossos ilustres políticos não têm nenhum compromisso com o povo, com os seus eleitores, com a sua cidade, com a sua comunidade.
Mandela tinha tudo para ser líder de uma tribo africana, já que para isso foi criado, mas preferiu abrir mão de tudo por um ideal, Igualdade Racial, fim do Apartheid, talvez na sua obsessão jamais imaginou que ganharia projeção internacional, que a sua morte deixaria o mundo de luto, que a sua luta o levaria a 27 anos de prisão, deixaria sua família, perdeu filho em acidente e mesmo assim manteve a retidão, usou para a prisão para o amadurecimento e saiu sem rancor, ódio, muito pelo contrário saiu com a proposta de finalmente tornar seu país democrático e acabar com a desigualdade racial, e conseguiu serenamente.
O nosso luto além de ser pela perda do Grande Madiba, é também por perdermos uma referência mundial em caráter, honestidade e acima de tudo compromisso com aqueles que nele acreditava, aos nossos ilustres representantes rogo a Deus para que se inspirem em bons exemplos e não deixe a chama de Mandela apagar, não nos deixe desacreditar na política e honre vossos cargos, faça dele  uso exclusivo para o bem do povo.

 

Atualizado em 06.12.2013, 11h

Junei Rêgo
juneirego@hotmail.com

SOLICITAÇÃO AOS VEREADORES "INSATISFEITOS" DE LIVRAMENTO: POR FAVOR... RENUNCIEM....OBRIGADO!!!!!!!!


Caxião Ribeiro
caxiao.ribeiro@gmail.com

Roberto do Amaral, a culpa do flagelo da política do nosso município, assim como a do Brasil, está muito mais nos que se dizem intelectuais, utópicos, empresários do que no homem simples marginalizado da periferia e do sertão.  Estes que se pode chamar de bem nascidas, mesmo sendo minoria faz a diferença, dado o seu poder econômico e intelectual, que lhes transformam num formador de opinião, como é seu caso Roberto. O que não dá para engolir é ver boa parte desta gente eternamente defender, apoiar o mesmo grupo político que séculos desgoverna municípios, estados e o Brasil, impossibilitando os mais humildes pensar e ser cidadãos. Mas por outro lado permite e condiciona estes bem nascidas a pratica da trapaça, da dissimulação e da omissão, visando tão e somente a aquisição da parte mais gorda (cargo, contrato e negócios escusos) deste poder sujo e imundo. Infelizmente o pobre analfabeto é quem sempre pagou o pato. O verdadeiro vilão não aparece, seu Roberto.
 É difícil mais um dia a corda quebra, pois ela já começa ruir e justamente, por conta dos efeitos positivos e grandioso do bolsa família, luz para todos, cota raciais, pro une, pronatec, ciência sem fronteira, e o mais médicos. Finalmente o povo começa a conquistar os seus direitos. Falar o mais médicos, cadê as cubanas? Onde está dando atendimento? Parece que a mídia esqueceu!


Grupo Escolar D. Pedro II
d.pedro2@hotmail.com

PROJETO “Aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação”.

O Grupo Escolar D. Pedro II, no decorrer do ano de 2013, vem trabalhando na execução dos Projetos Pedagógicos, com o objetivo de auxiliar os nossos alunos na conquista do conhecimento de modo a tornarem-se cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis, capazes de atuarem na sociedade de modo igualitário, buscando sempre valorizar seus conhecimentos de mundo e suas concepções.

Os projetos foram elaborados de forma interdisciplinar, de acordo com as datas comemorativas, por bimestre e culminada com resultados exitosos, buscando aliar conhecimento intelectual com temas sociais e valores humanos. Tal metodologia vem transformando esta unidade escolar em um espaço cada vez mais democrático o que favorece a integração escola-família e comunidade.

Esses trabalhos foram desenvolvidos de forma prazerosa, dinâmica, com responsabilidade, pois o grande desafio proposto a eles é estabelecer esta conexão entre o que se aprende na escola com o que se põe em prática na vida real. A escola contribui na construção de grandes valores para que possam alcançar os objetivos colocados, é essencial que o trabalho didático das áreas contemple a perspectiva dos conteúdos fundamentais.

Certamente, ainda há um longo caminho a percorrer, até que possamos colher os frutos plantados com a execução dos projetos existentes e de outros que surgirão, entretanto é fácil perceber que algumas sementes já germinaram, incentivando-nos enquanto gestores e educadores, a buscarmos incessantemente pelo êxito coletivo.


Izaias F. Castro
eviweber@ig.com.br

Gostaria de saber sobre a família de Ildete Lima Souza de castro
que vi neste jornal, acredito que ela seja irmã de meu pai (Oscarino) e eles não se veem há 50 anos. Sou filho dele e gostaria de conhecer meus parentes. Gostaria de poder ter certeza disso, pois moro no Paraná e não temos como ir até a Bahia para fazer buscas e nem sei bem por onde começar. Agradeço se me responderem. Grato Izaías.


Ivanildo Meira (Nenen de Bina)
ivanido.meira@ibest.com.br

UM POUCO C?DO, MAS... DESEJO A TODOS OS LIVRAMENTENSES, EM QUALQUER ESTADO O LONGIQUOS MUNICIPIOS, UM FELIZ NATAL, E UM ANO DE 2014 COM PRÓSPERIDADES. VIVA A VIDA.

 

Atualizado em 02.12.2013, 17h

Rosangela Alves
rosangela.andre@ig.com.br

Senhor Raimundo,


Coitadinhos desses vereadores livramentenses. Só não é o caso de lhes arranjarem uma mamadeira porque já vivem sugando os restos que os Tubarões da Política (Deputados, Prefeito e Ex-Prefeitos) lhes concedem, além das vultosas diárias e subsídios que recebem. E, ainda, têm o disparate de vangloriarem suas vitórias, por serem selecionados ou passados pela peneira de uma maioria de pessoas ditas eleitores cuja miséria é tão deplorável, que não conseguem nem sequer votar livremente sem ter que lhes venderem o voto por qualquer tipo de bugiganga, promessa ou barganha.

Na verdade, o que lastimam é o que mais pretendem estes hipócritas. Ou seja, manter a população miserável e sem conhecimento sob seu crivo, no sentido de que sempre que um miserável destes do Sertão necessitar fazer uso, ainda que seja de um simples direito constitucional de fácil acesso, como a realização de um parto pelo Sistema Único de Saúde - SUS - que seja necessário intervenções nefastas e maquiavélicas destes imbróglios da Política. Por isso que sempre conseguem passar na peneira dos cegos e oprimidos. Devia ter era vergonha de assumir que está na gestão legislativa (ora de um lado, ora de outro) a mais de dez anos e, ainda, tem que sair no meio da noite para servir de parteira.

Pensa que todos são idiotas a acreditarem que não são eles próprios (vereadores e demais Políticos) que criam obstáculos para que o sistema de atendimento público não funcione sem suas intervenções mirabolantes, à moda antiga e arcaica (como as de trabalharem de parteiras no meio da noite)! Este tipo de Herói é daqueles que conseguem até furar pneu da ambulância SAMU 192 para bancar o salvador de sua Pátria de iletrados e, ainda, cantar a famosa letra "se no meio da noite me chama, este Cara sou eu"!

 

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Faço parte de um seleto grupo de utopistas militantes existentes em nossa terra.  Utopistas porque apesar de nossas propostas serem comuns, uma minoria insiste em não realiza-las. E o pior é que são medidas a que têm direito o povo sofrido da região, posto que são direitos inalienáveis e que simplesmente por estarem previstas na nossa Constituição por si só já seriam motivos de plena aprovação e execução.

Mas sejamos realistas. Parte da culpa por esses desmandos é a própria população.  No afã de auferir vantagens imediatas o eleitor por ambição ou talvez ignorância, comercializa o seu voto com candidato mal intencionado colocando em risco a sua condição de ser social e provedor de sua família. Daí a dificuldade em se promover uma radical quebra de paradigma para que se pudesse efetivar uma sociedade mais igualitária.

Chego a me perguntar por que um partido político tem o direito a se apossar de uma política social para atendimento as famílias?  Se a bolsa família, a bolsa escola e todo o arsenal de programas que aumentem a renda do brasileiro são importantes, torna-se necessário que haja uma contrapartida para que no final não seja moeda de troca entre políticos e a população necessitada.

Vamos tentar criar um batalhão de jovens estudantes que tenham boa vontade em minimizar esse flagelo que põe em risco nossa população carente. O ensino também é uma forma de aprendizado. Se através de palestras e conferencias pudermos convencer os jovens que podemos realizar esse trabalho, talvez a redenção da nossa terra esteja próxima. Aí não haverá mais utopia.