Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 27.02.2013, 11h

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Prezado Raimundo,

O problema da contaminação da água para a Zona rural de Livramento é grave. Não se limita ao povoado da Barrinha. Em comunidades rurais do distrito de Iguatemi, como Lagoa Nova, Charco, Lagoa Comprida, Santa Cruz, etc., esta mesma água contaminada está sendo servida. O sistema por lá é idêntico ao de sua reportagem. Há cerca de dois anos a Associação que controla o abastecimento alega que está sendo feito um tratamento desta água, porém, este tratamento é feito por um funcionário da Associação sem nenhum preparo técnico, mediante a adição apenas de cloro e filtro de areia na água, sem nenhum controle técnico. Tenho uma casa de Veraneio lá na região e sou testemunha de que a água está “inapropriada para consumo humano” (nos finais de semana que passo por lá, estou levando água mineral de Vitória da Conquista e só uso a água deste canal para banho, limpeza e lavagem de roupa).

Nesta época de carnaval, o pouquinho racionado que estava chegando às residências de alguns moradores tinha a cor acinzentada, ou seja, sem necessidade de microscópio para perceber que o percentual de coliformes é imenso. Creio que denúncias já foram feitas de montão e nenhuma providência foi tomada. A Prefeitura sempre foi omissa e conivente com a situação precária. Resta agora solicitar ao Ministério Público local providência urgente. Primeiramente a cogitação junto ao Ministério Público, Prefeitura e Embasa da possibilidade da própria Embasa assumir o controle e administração desta água, assim como é feito nas Cidades. Não tem sentido Associação de Moradores cujo objeto principal seria facilitar a situação dos agricultores na produção rural, ficar ocupada, tendo como principal objeto, o controle de abastecimento de água nas zonas rurais apenas. Controle este, diga-se de passagem, catastrófico.

Além deste absurdo de água contaminada, ao invés do consumo humano ter prioridade, a prioridade está sendo deixar sem água a população rural, como vem ocorrendo desde o início de fevereiro/2013, em prol do “progresso econômico de Livramento” (citação postada na internet pelo presidente da ADIB de Livramento, em referência a produção de manga e maracujá). Em cada residência destas comunidades rurais que cito, a água está contratada para vir a cada quinze dias. Porém, depois desta escassez, os que possuem, estão se valendo da água de poços artesianos. A solução, portanto, é clamarmos ao Ministério Público e ao Judiciário para tentar resolver ou minimizar o problema. A suspeita é que a água está sendo racionada em detrimento do consumo da população para que sejam salvas "as plantações" do perímetro irrigado.

Wilton Celino de Souza
ten1celino@hotmail.com

Caro Raimundo Marinho,

Primeiro parabenizo pelas excelentes reportagens, as quais transmitem aos leitores os fatos marcantes em nossa cidade, de forma imparcial e sincera. Parabéns. Em segundo, gostaria se possível, publicar um artigo de minha autoria sobre a corrupção no Brasil. Ficarei grato. (Acesse HOME para ler).

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Em relação à reportagem: “A maioria dos “mototaxistas”, pessoas que transportam passageiros em motocicletas, mediante pagamento, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, não possui carteira nacional de habilitação (CNH)”, pode até ser correto a obrigatoriedade do uso da carteira, porém não é justo já que Livramento mesmo sendo uma cidade de médio porte os motorista ainda tem que deslocar até Brumado para retirá-la.

José Maria de Jesus
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, a respeito do uso de motocicletas, não falo nem mais de menores estarem pilotando, por que o que mais me vem chamando a atenção é a condução, por parte de moto taxistas e de pais de crianças menores de 7 anos em motocicletas sem nenhuma segurança. Já presenciei duas crianças e dois adultos em uma motocicleta pequena. A policia ver tudo, mas faz vistas grossas e não sei o porquê. Ainda bem que não há ocorrências de acidentes graves. Nosso município faz parte de um país onde as leis não são respeitadas, embora sejam feitas para nossa proteção. Acredito que a policia deve estar agindo assim, sem repressão, visto que cada um é que escolhe o fim a que quer chegar. Depois que se machucam ou morrem passam a dizer por ai que Deus quis assim. Que pecado.

Enedino Pedro da Silva Junior
junior.calcados@yahoo.com.br

Caro Raimundo Marinho,

É com grande sentimento de alegria e satisfação que eu e minha mulher comemoramos o bom desempenho do nosso filho Vitor no vestibular 2012, que foi aprovado no curso de Engenharia Ambiental nas Universidades Federais de Sergipe em terceiro lugar, IFBA - primeiro lugar e UFMG, terceiro lugar.

Aproveitamos a oportunidade para externar nossos agradecimentos aos Colégios Monteiro Lobato de Livramento e Colégio Oficina de Vitória da Conquista, pela valiosa contribuição que deram na formação acadêmica do nosso filho. Desejamos o mesmo sucesso a todos os livramentenses que buscam o conhecimento e enxergam na educação o único meio de construirmos um país mais justo e mais desenvolvido.

 

Atualizado em 22.02.2013, 14h

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Prezado Raimundo,

O problema da contaminação da água para a zona rural de Livramento é grave. Não se limita ao povoado da Barrinha. Em comunidades rurais do distrito de Iguatemi, como Lagoa Nova, Charco, Lagoa Comprida, Santa Cruz, etc., esta mesma água contaminada está sendo servida. O sistema por lá é idêntico ao de sua reportagem. Há cerca de dois anos a Associação que controla o abastecimento alega que está sendo feito um tratamento desta água, porém, este tratamento é feito por um funcionário da Associação sem nenhum preparo técnico, mediante a adição apenas de cloro e filtro de areia na água, sem nenhum controle técnico. Tenho uma casa de Veraneio lá na região e sou testemunha de que a água está “inapropriada para consumo humano”. Nos finais de semana que passo por lá, estou levando água mineral de Vitória da Conquista e só uso a água deste canal para banho, limpeza e lavagem de roupa. Nesta época de carnaval, o pouquinho racionado que estava chegando às residências de alguns moradores tinha a cor acinzentada, ou seja, sem necessidade de microscópio para perceber que o percentual de coliformes é imenso. Creio que denúncias já foram feitas de montão e nenhuma providência foi tomada. A Prefeitura sempre foi omissa e conivente com a situação precária. Resta agora solicitar ao Ministério Público local providência urgente. Primeiramente a cogitação junto ao Ministério Público, Prefeitura e Embasa da possibilidade da própria Embasa assumir o controle e administração desta água, assim como é feito nas cidades. Não tem sentido Associação de Moradores cujo objeto principal seria facilitar a situação dos agricultores na produção rural, ficar ocupada, tendo como principal objeto, o controle de abastecimento de água nas zonas rurais apenas. Controle este, diga-se de passagem, catastrófico. Além deste absurdo de água contaminada, ao invés do consumo humano ter prioridade, a prioridade está sendo deixar sem água a população rural, como vem ocorrendo desde o início de fevereiro/2013, em prol do “progresso econômico de Livramento” (citação postada na internet pelo presidente da ADIB de Livramento, em referência a produção de manga e maracujá). Em cada residência destas comunidades rurais que cito, a água está contratada para vir a cada quinze dias. Porém, depois desta escassez, os que possuem, estão se valendo da água de poços artesianos. A solução, portanto, é clamarmos ao Ministério Público e ao Judiciário para tentar resolver ou minimizar o problema. A suspeita é que a água está sendo racionada em detrimento do consumo da população para que sejam salvas "as plantações" do perímetro irrigado.

Edvando S. Cordeiro
edvandofc@hotmail.com

Jamais na vida pensei em escrever isso. Quem é de Livramento sabe que locais como Itaguaçu, Passa-Quatro, Rua do Areão, etc. nunca faltaria água. Na rua do areão, por exemplo, as pessoas não tem mais água potável para beber, passa um pequeno córrego nos fundos, totalmente poluído. As autoridades administrativas farão o que a respeito? Será que dessa vez farão alguma coisa por nós? Nosso povo precisa de ajuda e urgente, quem tem sede não tem como esperar.

Osivaldo dias de Oliveira
djosivaldodiasdeoliveira@gmail.com

BOA LEMBRANÇA DO EX-JOGADOR DE FUTEBOL BUGA, MAS NÃO É UM FATO ISOLADO, ARILSON, EX-GRÊMIO, PALMEIRAS, EUROPEU, SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DIFÍCIL, PROBLEMAS COM DROGAS, ACABOU TUDO QUE TINHA, MULLER, EX-SÃO PAULO, SEL. BRASILEIRA, ESTÁ PASSANDO PERRENGUES NA VIDA, MAS PRÁ DEUS NADA TÁ PERDIDO, O ESTRELISMO DO FUTEBOL CAUSA MUITAS SURPRERSAS AOS SEUS PRATICANTES, DO MAIS HUMILDE CLUBE AO DE cinco ESTRELAS... UM ABRAÇO BUGA, JESUS TE AMA... SP, 20 DE FEV.2013.


Associação do Semiárido
asamil.asamil@hotmail.com

A Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento – ASAMIL, no uso de suas atribuições legais, torna público que, estão abertas inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para seleção de monitores. Para todos os efeitos, o conhecimento prévio das normas contidas no Edital é de requisito essencial para participação em quaisquer das etapas do processo seletivo. O candidato que deixar de atender às normas estabelecidas será eliminado do processo de seleção. Inscrições acesse: www.asamil.org.

 

Atualizado em 17.02.2013, 7h

UILSON LIMA.
uh.rodrigues@bol.com.br

Jornalista, realmente você jogava pesado no tema “ACESSIBILIDADE “mas veja que nada mudou, por que”“? Falta cultura, só será mudado se o LIDER for realmente lider, jogar duro, pois povo só pensa no bem próprio, gasta muito na obra, mas não compra um saco para colocar o entulho, tenta colocar o murro em cima da pista, não olha o alinhamento, constrói no passeio, eu quero é entrar com minha MOTO ,NÃO IMPORTA ,coloca o lixo depois que o caminhão passou. Um colega meu, contou-me que em CASTRO ALVES, o prefeito mandou o caminhão de LIXO passar, minutos após, ele passou na rua, todo saco que ele encontrou, ele jogou de volta pelo murro da casa. Lembro-me de uma obra próxima ao Hospital, ia ter um desfile á tarde, o cara nem tomou conhecimento, jogou duas caçambas de brita e areia, um absurdo, eu dava ele duas horas para ele limpar tudo, Em Livramento não, os lideres ficam aguardando a boa vontade, não age, assim fica difícil, pois nós não temos CULTURA, EDUCAÇÃO.



IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

PARABÉNS RAIMUNDO. PROMESSAS DEVEM SER CUMPRIDAS. 44 EM 4. COMEÇOU ENGANANDO. E AÍ? DEUS... SALVE LIVRAMENTO. ABRAÇOS. NENEN DE BINA.

CARO RAIMUNDO, ATÉ HOJE NÃO ME DERAM O NOME DE BUGA. VOU LHES DIZER. CHAMA-SE... JOSÉ CARLOS VIRGÍLIO. TIRE DÚVIDAS SE QUISER. NENEN DE BINA. NA VERDADE O NOME DE BUGA É CARLOS ALBERTO VIRGILIO DOS SANTOS.

 

Atualizado em 10.02.2013, 19h

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

JORNALISTA RAIMUNDO MARINHO, sempre são momentos inesquecíveis as formaturas, porque é o resultado de muita luta e muitos anos de estudos. Na noite de sexta – feira, no Clube Caiçara, presenciamos familiares e amigos comemorando, com seus filhos, este acontecimento impar. Para muitos a dificuldade foi grande para chegar aonde chegaram, e terão muitas dificuldades para fazer um curso superior, nós sabemos disso. Para outros ainda percorrerão um longo caminho, serão noites acordados, e necessitarão de muito estudo, mas é preciso ter coragem e confiar que Deus indicará o melhor caminho e ajudará a todos que querem fazer o bem. Sentimos falta de muitos convidados aqui do centro da cidade, inclusive funcionários, professores e diretores, mas o pessoal da zona rural compareceu em massa, vieram até de caminhão, eles realmente deram um grande testemunho que importam com a educação de seus filhos e amigos. É preciso apoiá-los e oferecer a seus filhos educação de qualidade, com educadores que pensam nos outros e não apenas no salário que receberão no final do mês. Quem trabalha em escolas, ajuda a preparar homens e mulheres para serem bons cidadãos que formarão uma sociedade melhor. Precisamos ter em mente que uma boa educação traz para a sociedade mais saúde, paz, solidariedade, bons profissionais, bons pais e bons filhos. Em nome do Boaventura agradeço a quem colaborou, participou, prestigiou, e ajudou a realizar este evento. Não foi uma formatura, foi apenas uma conclusão de Ensino Médio, mas foi gratificante e emocionante, valeu a pena. Não posso esquecer da professora Chirley da Silva Santos que dedicou dias e horas para essa realização inesquecível, e a Vossa Senhoria que sempre cede o espaço do Mandacaru da serra para publicação de nossos eventos.  Muito obrigado a todos.

 

heliogabreu@gmail.com
heliogabreu@gmail.com

Caro Jornalista Marinho,
É bom que os incautos tomem conhecimento desse fato em julgamento no TJ-DF. Que não sejam crentes ingênuos!
           
Última Instância - Justiça obriga Igreja Universal a devolver doação de fiel (http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/60355/justica+obriga+igreja+universal+a+ devolver+doacao+de+fiel.shtml).

CLAUDIO SILVA
silva@bol.com.br

"Lamento a ausência do Prefeito"- VER Antônio Luis. "Não compareceu na reunião com o Coordenador do DNOCS/Bahia. Não compareceu na reunião organizada pela CDL, para discutir o adiamento das dívidas dos produtores agrícolas com o Banco do Brasil. Não compareceu na reunião da AMAVALE, que elegeu sua nova Diretoria e não compareceu hoje, na abertura do ano legislativo, tradicionalmente aberto pelo Prefeito nos últimos oito anos. “Livramento Notícias”. E ai nobre jornalista que tanto cobrava da antiga ADM, será que a atual vai ficar igual a cigarra, só chiando, isso tem um tempo, tem que mostrar para que veio ,vamos cobrar, sei que você quer o melhor para Livramento?
                   

Jorge Luís L. Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Prezado Raimundo,
Ainda sobre a reportagem “Tragédia gaúcha e nossa Câmara de Vereadores”, tenho certeza que eles, os vereadores não nos querem naquela Casa! Caso contrário, o horário de funcionamento seria após as 18h00minhs, quando o cidadão, formador de opinião ou não, aquele que trabalha e a grande maioria dos estudantes poderiam frequentá-la. Quanto a segurança... tenho medo de ir lá, pois não posso correr, muito menos subir aquela escadaria toda num momento de fuga!
Caiau, você afirmou em uma rede social que queria ver o povo participar, que tal começar pela mudança de horário?
Quanto a alegação de que não dá para ser num horário, mais tarde, por alguns vereadores morarem na zona rural do município, não procede. O altíssimo salário dos edis dá perfeitamente para custear quatro noites mensais em qualquer pousada do Brasil! E quem está em primeiro lugar é o interesse do povo e não o dos vereadores!

 

Cássia Araujo Bonfim
cassiabomfim33@hotmail.com

Gostaria de saber de vcs, eu queria muito pedir ajuda p/ que o poder executivo resolva o problema de uma ponte que corre risco a muitos estudantes e pessoas da região, fica na faz lagoa da pedra indo p/ faz São Gonçalo, próximo a Iguatemi e se preciso tenho fotos do local. Desde já agradeço a atenção de vcs.

 

Antonio Costa
costaaguiar2011@hotmail.com

FUTEBOL X EDUCAÇÃO
Quem ganha, quem deveria ganhar? O fanatismo é um sentimento idiota que ser humano cultiva há milênios. Milhões de fanáticos e parvos espalhados por todos os recantos desse país- a oitava economia do mundo- fomentam o interesse dos políticos de priorizar recursos para a copa de 2014 e ignorar a EDUCAÇÂO. Essa classe dominadora sabe muito bem que há muitos pais de família que se deprimem se seu time for para a 2ª divisão, mas não perdem um minuto de sono se seu filho tiver que fazer recuperação ou perder o ano letivo; muitas mães que não perdem um capítulo de novela ou um paredão do BBB, mas não verificam o caderno, nem o boletim de seu rebento; Também há alunos que decoram toda tabela do campeonato brasileiro, mas não conseguem efetuar uma subtração com algoritmos. E a vida do professor? Não de todos, mas é uma constante contagem regressiva: Quantos minutos faltam para acabar a aula, quantas aulas faltam pra vencer o dia, quantos dias faltam para o fim- de- semana, quantos meses faltam para as tão esperadas férias e quantos anos faltam para se aposentar, sem falar naqueles que querem ficar livre da sala de aula em outra função.  Tudo isso, bem como o fraco rendimento do aluno são por causa dos baixos salários? Alguns especialistas dizem que aumento de salário para o professor não melhoraria o ensino, pois a qualidade de qualquer profissional não depende de sua remuneração. Tem sentido, porém vejo três medidas essenciais, fora as estruturais que, se aplicadas ao docente, trariam resultados positivos: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, REMUNERAÇÃO DIGNA E COMBRANÇA DE RESULTADOS. Votando ao futebol - a alegria do povão- esse sim, enche o bolso de jogadores, de dirigentes corruptos e, com a copa no Brasil, os políticos terão aí um verdadeiro “panem et circenses”, enquanto que, no quesito Educação, o Brasil vai comendo poeira do Uruguai, México, Colômbia, Chile entre outros. E daí galera? Importante é seu mengão ser campeão, a seleção canarinho levantar a taça, Tiimããããoêêôô!... Bando de loucos!

 

Ivanildo Meira Nascimento (Nenen de Bina)
ivanildo.meira@ibest.com.br

HOMENAGENS À BUGA TODOS FAZEM. CLARO! MAS! ... SABEM O NOME DELE? ME RESPONDAM ANTES.

 

Atualizado em 03.02.2013, 11h

Carla Santos M. Rocha
csmr@hotmail.com

“Tragédia gaúcha e nossa

Câmara de Vereadores”

Podemos ainda acrescentar a esta reportagem outro questionamento, CASA DO POVO ou LABIRINTO? Sua arquitetura parece que foi feita para dificultar o acesso do povo. Onde fica a inclusão social, se um cadeirante for eleito vereador como vai tomar posse? Gostaria de pedir ao jornalista que publicasse uma reportagem com tema ACESSIBILIDADE.

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Sobre "risco de colapso e contaminação em Livramento", os autores da proposta de “reduzir a vazão com intuito de chamar a atenção das autoridades para a gravidade do problema”, juntamente com o Gerente da Embasa e a Pessoa que preside o perímetro irrigado ai em Livramento devem ser os principais responsáveis pelo esvaziamento irracional, indiscriminado e precoce da barragem. O “chamado à atenção” de outras autoridades, como o Ministério Público e Judiciário, funcionaria no caso, para afastar e punir estes irresponsáveis que trabalharam mal no uso e administração de uma das maiores fontes de água potável do sertão da Bahia. A menos que eles queiram apenas “chamar a atenção” do caos que eles causaram para toda a população de Livramento a autoridades, como São Pedro, Prefeito, Presidente da Republica, Presidente dos Estados Unidos, o Papa, etc.

Sérgio Santos
zune63@gmail.com

Parabenizo-lhes, pois finalmente saiu a reportagem sobre o grande herói do sertão, o carregador de sonhos que virou realidade, o guerreiro nômade, um exemplo de caráter para quem o conhece, um colecionador de vitórias. Um amigo, um filho da terra que nunca deverá ser esquecido, o único dos grandes destaques da sua geração que teve coragem de enfrentar o desconhecido. Eu ganhei a entrevista que tanto havia solicitado, mas BUGA, meu amigo, você merece muito mais.