Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 28.01.2013, 14h

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Prezado Raimundo Marinho,

Sobre reportagem de 28.01.13 "uso abusivo é causa de esvaziamento precoce" e outras relacionadas ao problema crítico da única barragem que abastece o Município de Livramento, percebo e acompanho (embora moro em Vitória da Conquista e passo finais de semana no Município de Livramento) que todos os meios locais de comunicação apontam "irresponsabilidade", "mau uso", "uso indevido" e até denúncia de furto da água. Leio, também e ouço falar que a pessoa que comanda a administração da água, presidente da ADIB e com atuação no DNOCS chama-se Rosivaldo Romão da Silva e está neste comando desde 1994. Pelo exposto, minha curiosidade ou perplexidade é a seguinte: Por que a Imprensa local não aponta ou cita diretamente o nome do principal responsável por esta situação caótica a que se chegou, no caso, o Senhor Rosivaldo Romão? Por exemplo, não foi ele quem presidiu a extensão do perímetro irrigado para 15 mil ha, enquanto que só suportava 5 mil ha? Eu trabalho no Serviço Publico Federal

(Judiciário e Executivo) há 12 anos e nunca tive notícia de um Órgão que tivesse um chefe, Diretor, Delegado, Prefeito ou Presidente no comando desde 1994. Pelo que estou lendo, só existe isso (um diretor/presidente de um Órgão Público) no comando "ad eterno" em Livramento. Ah! Por coincidência, lá na comunidade rural de Lagoa Nova, em Livramento, também, tem na Administração da água que abastece aquela região, outro presidente (da Associação para o abastecimento de água de L. Nova e região) que está no comando desde quando foi fundada a tal da Associação e inaugurado o abastecimento. Água esta que, também, escoa do perímetro irrigado de Livramento. Moral desta história é que no Município em que outrora se dizia um "Oásis no deserto" e agora esse "oásis" ameaça a ruir, os gestores (comandantes do abastecimento d'água) tem, por exceção no Brasil, poder vitalício. Nesse sentido, remeto ao Ilustre Advogado e bom jornalista Raimundo Marinho a incumbência de publicar e alertar nossos conterrâneos livramentenses que Poder Vitalício (salvo raras exceções) no Brasil é um instituto fadado ao desuso, contrário à Lei e aos Princípios da Democracia, posto que perigoso e nocivo à sociedade.



IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

OBRIGADO POR ESTA REPORTAGEM SOBRE O GRANDE BUGA. MAS, SE CORRER UM POUCO MAIS, VAI ENCONTRAR HUGO, DEDA, TARTINHA CHICO BETO, GATÃO, BABÁ, NEM BETO, IRINEU MARCILINHO (ESTE O MAIOR GOLEIRO QUE PRESENCIEI E ATUEI) CARLÃO, ZAU E INÚMEROS QUE NO MOMENTO ME FALHA A RECORDAÇÃO. SÓ FALTARAM OPORTUNIDADES DE PARTICIPAR DE UM CLUBE PROFISSIONAL.

 

Américo Martins
americomartins2011@hotmail.com

Sempre dou uma passada neste site para matar a saudade de Livramento, faz 2 anos que eu fui lá já tou com saudade, sou prtuetino [argentino?] mais morei ai até os dezessete anos, é muito bom, que pena minha vida tomou outro rumo para a cidade grande, abraço a todos de Livramento e Rio de Contas.

Flamarion Barbosa
flamarionbarbosa@bol.com.br

É com muita alegria que recebo esta notícia do pedido de instalação do Ponto Cidadão em nosso município, pois, todos os dias recebo cidadãos livramentenses aqui no SAC de Vitória da Conquista em busca de uma carteira de identidade ou de trabalho, e sabendo da necessidade procuro fazer o possível para atender da melhor forma meus queridos conterrâneos. Sei da deficiência existente e daí surgiu à ideia de encaminhar o pedido a SAEB. Também tive a oportunidade de me reunir com Dr.Paulo em Vitória da Conquista que prontamente abraçou o projeto, bem como também a Superintendente da SAC, Marta Tochilovsky em Salvador, onde entreguei um ofício e os estudos de viabilidade para instalação do Ponto Cidadão em Livramento, a mesma prometeu analisar o pedido. Fico feliz em fazer parte desta luta e de ter ajudado a minha terra a prosperar, principalmente em serviços que visam o acesso da população à documentação básica necessária para se obter serviços e benefícios governamentais e, consequentemente, ao exercício da cidadania.

 

Atualizado em 19.01.2013, 10h

João Gabriel Matias Vilasbôas
italo.gmv@hotmail.com

 

Oi, Raimundo Marinho! Você tirou uma foto minha no dia primeiro e pediu pra eu escrever um texto sobre o meu aniversário e mandar para você. Então aí está o texto:

12 anos em 12/12/2012

Fiz o meu aniversário em 12.12.2012. E ainda doze anos. Uma coincidência tremenda e uma felicidade inacreditável. Não é todo dia que acontece isto. Parece uma fantasia, mas não é. Devo ter muita sorte para acontecer este artefato maravilhoso. Fiz os cálculos e percebi que isto só aconteceria novamente daqui a cem anos. Um espetáculo de números. Quatro dozes é coincidência demais. Talvez para aumentá-la vou fazer doze aniversários com doze presentes, doze bolos e finalmente doze parabéns. E antes do próximo doze de dezembro que é o meu aniversário. A minha alegria ficou incontável. E agora o meu número da sorte é 12!


Yonélio Sayd
yoneliosayd@hotmail.com

Excelente o artigo sobre o ex-jogador livramentense Buga, que em curta passagem pelo futebol profissional no centro-oeste e sul do Brasil levou o nome da Bahia e elevou o nome de Livramento de Nossa Senhora aos outros centros importantes de nosso país.

Bela matéria, não só pelo valor histórico e pelo resgate à memória de filhos ilustres deste município, como pela lembrança de nossos valores extra-fronteiriços, como a honra de termos filhos ministro, desembargadores, regente lírico e muitos outros talentos conhecidos ou anônimos.

Isto é enriquecedor, e Mandacaru da Serra faz um bem danado a seus leitores ao publicar relevantes momentos. Abraços.

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Para que se possa traçar um perfil das consequências trazidas pela ausência das chuvas no sertão nordestino, é preciso que se tenha uma relação de muita intimidade com a problemática dentro do polígono da seca.

Evidenciando tudo que se sabe em torno do assunto, verificamos justamente o que mais interessa ao homem do campo, ele não tem acesso, que é justamente a informação.

O desconhecimento secular do povo, do homem do campo, dos seus descendentes, assim como a esperteza sagaz da maioria dos políticos, levando para o seu lado as vantagens pelas desigualdades entre a classe trabalhadora, fazem com que a comunidade sempre padeça.

E torna-se cada vez mais difícil mostrar que só mudando a estrutura política do país é que as condições de vida da população poderão melhorar.

Que o nordeste é rico todo mundo está cansado de saber. Que a seca é um fenômeno normal nem se fala. O que existe infelizmente é a manipulação das informações que não chegam ao homem do campo, verdadeiro herói anônimo, responsável pela produção e manutenção da vida da população das grandes cidades.

O nordeste brasileiro realmente é carente de chuvas que são escassas, no entanto, somos privilegiados pela natureza, com um manancial incalculável de água subterrânea. É só ter disposição para cavar poços artesianos e levar água para o homem do campo poder desenvolver seu trabalho.

No dia que o agricultor tomar consciência do seu valor e do seu potencial, ninguém jamais haverá de segurá-lo. Nenhuma força no mundo será capaz de conter sua escalada para o seu verdadeiro destino, que é o de ter uma vida digna e abastada com seus familiares. E por que não? Ele não cultiva a terra?

O homem do campo não quer esmola. Não quer piedade. Quer que o deixem trabalhar. É bem verdade que no momento está passando por situações dramáticas em função da falta daquilo que lhe é mais importante: a água.

Mas se Deus concedeu a todos os homens todos os benefícios da terra porque logo ao homem do campo foi faltar esse componente tão importante para sua subsistência?

É a famigerada seca. Mas será que o homem que desbrava o Cosmo, que vai à lua, que explora os mais longínquos pontos do universo, se vê impotente diante das intempéries?

Não acredito. Esta situação está agradando alguém. Não é possível. Todos nós pagamos impostos, taxas, enfim, pagamos sem reclamar o que nos mandam pagar, e para que?

Os homens que ainda reputamos como sérios neste país participam do governo, querem impor condições que contrariam tudo o que está escrito na Constituição Federal, aquele livrinho que é o nosso estatuto. Estatuto do nosso clube: O BRASIL.

A situação do campo a cada dia se agrava. Graças a Deus os homens de bem desta terra tomaram a iniciativa de realizar um movimento para tentar minimizar os efeitos dessa terrível seca. E temos a esperança de que irão muito mais além. Vamos acreditar nisso. Fazer. Vamos à luta. Precisamos acreditar que podemos.

 

Atualizado em 16.01.2013

Hugolino Lima

hugolinolima@bol.com.br

Raimundo,

Hoje fui ao Banco do Brasil e no trajeto me deparei com esse absurdo. Soube que o entulho é da empresa que está fazendo a obra de acessibilidade em Livramento.


Ailton Hipólito
ailtonhipolito@hotmail.com

Nobre jornalista, como um dos amigos que nunca mudou com o amigo BUGA pelo fato de sermos como irmãos, fico feliz e lhe agradeço por esta homenagem aqui prestada ao nosso representante do Futebol Livramentense, este rapaz sempre amigo simples desde nosso tempo de criança quando uníamos com Tartinha, Zé Nica, Jair (irmão deste) e outros para iniciarmos jogando no juvenil de Sr. Godó sendo "buga" desde aquele inicio nosso Ídolo, pelo seu talento, coragem e amizade que é cultivada até a presente data. Abraço amigo.

JOSE ANTONIO LIMA MACHADO
tinolimamachado@gmail.com

SENHOR RAIMUNDO, PARABENIZO PELA EXCELENTE REPORTAGEM (HERÓI LIVRAMENTENSE-16/012013) BUGA 30 ANOS DEPOIS. QUANDO BUGA JOGOU NO BOA VISTA E O BENFICA DE PORTUGAL, NA ÉPOCA ERAM OS MELHORES TIMES DA EUROPA.

Gilson Souza
nemdoonibus@hotmail.com

Muito boa a reportagem sobre o jogador "buga" conheço ele, e todos os dias vejo ele principalmente no seu trabalho e também ás vezes tomando uma no bar do Walter. Adoro ver reportagem de nossos conterrâneos que já fizeram histórias e ainda fazem por este país a fora. Parabéns...


Atualizado em 15.01.2013, 16h

Lucas Silva Ribeiro
lucas.99live@hotmail.com

Materiais que a escola deve fornecer:

O Procon Estadual entende que estão incluídos no contrato e devem ser fornecidos pela escola os materiais de uso genérico e coletivo, como: álcool, detergente, CD, fita, cartucho e toner para impressora, fita adesiva, giz para quadro negro, guardanapos, líquido corretivo, medicamentos para primeiros socorros, palha de aço, papel A4, papel higiênico, prato descartável, sabonete. “Estes itens não podem constar nas listas de material escolar, pois os custos dos mesmos já estão cobertos pelas mensalidades”, explica Anelisa. Todas escolas particulares de Livramento tem estes produtos em sua lista, e aí, fazer o que? Comprar.


Paulo Marques de Oliveira
paulomoliv@hotmail.com

Triste relato o de Lucas Spinola, mas é a nossa pura realidade. Só nos resta rezar pra chover e fazer com que os homens de hoje sejam menos egoístas e pensem no futuro dos nossos filhos e netos com respeito, zelo e carinho. Pois, se não for assim, quando não tivermos mais aqui,como seremos lembrados, como é que eles vão lembrar com carinho e saudades de nós? Pensem nisso!

Paulo marques de Oliveira
paulomioliv@hotmail.com

Baboseiras e mais baboseiras a gente escuta toda hora dos inconformados. Todo eleito pede e deve ter 100 dias de tolerância e paciência do povo, para que possa arrumar a bagunça do antecessor, colocar a casa em ordem, fazer as mudanças necessárias, capacitar os novos colaboradores e se apresente politicamente e angarie recursos externos. Portanto, parem de cobrar precipitadamente de Dr. Paulo. O que foi prometido será cumprido no decorrer do tempo. É preciso esperar pra ver! Afinal, ele não é onipotente, nem santo para fazer milagre! Quando for criticar ou cobrar, se coloque no lugar dele como prefeito e veja se faz sentido certas asneiras que saem das suas bocas. Quanto ao atual salário de prefeito a culpa é dos vereadores inconsequentes que aprovaram tal absurdo. Ele não tem culpa de nada!

 

Atualizado em 11.01.2013, 9h

Izail Arnaldo de Castro
izailcastro@hotmail.com

Caro Raimundo,

Realmente, o salário do Prefeito de nossa terra está além dos subsídios de um Juiz Federal e se equiparando aos vencimentos de um Ministro do Supremo! Se fosse nos municípios de Candeias, Madre de Deus, Camaçari, São Francisco do Conde, dentre outros, tolerava-se!

VÂNIA AGUIAR
vaniammaguiar@yahoo.com.br

Prezado Jornalista,

O Sr está cumprindo realmente com o seu papel de denunciar a falta de lisura e transparência nos gastos públicos. Interessante como a citada comissão de transição não constatou a ausência das informações contábeis, financeiras e administrativas nos computadores da prefeitura. Qual foi a sua função então? Era de se esperar, caso viesse a encontrar algo do tipo, que eles procurassem de imediato a impressa, o Ministério Público, o TCM, a Câmara de Vereadores, etc. É fato que o novo governo já está cumprindo as suas promessas de campanha e começando a pagar as suas dívidas com os empresários que lhe financiaram o que parece ter sido a mais cara campanha eleitoral da história desse município com a utilização maciça de aviões, dentre outras ferramentas. Por favor, pelo bem dessa terra, continue denunciando as irregularidades promovidas pelos nossos gestores.


IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

COMEÇAMOS BEM. SECRETÁRIO COM PENDÊNCIAS ADM. QUE SERÁ DESSA NOVA ADMINISTRAÇÃO? ACHO BOM O NOVO PREFEITO CONSTRUIR UMA NOVA DELEGACIA, POIS A EXISTENTE É PEQUENA.

 

Atualizado em 04.01.2013, 18h

MARCELO MACHADO
marcelo.machado70@hotmail.com

Um aeroporto em Livramento virá pra melhorar bastante a nossa economia fragilizada há anos, vamos rezar para não acontecer como a faculdade, fabrica, etc. nos governos passados.


WELLINGTON SOUZA SILVA
wellington_two@hotmail.com

SENHOR RAIMUNDO MARINHO AGORA VAMOS VER TAMBEM SE SENHOR VAI MOSTRAR TRABALHO TAMBEM COMO FISCALIZADOR DO NOVO GOVERNO DE DR PAULO, COMO O SENHOR É UM JORNALISTA SERIO, RESPONSAVEL DE CREDIBILIDADE PARA COM A POPULAÇÃO VAMOS ALERTA DE TRABALHOS MAL FEITO E TAMBEM APLAUDIR O BEM FEITO, VAMOS VER OS 100 DIAS DE GOVERNO DO DR PAULO.


Juramilton Silva
kranom@hotmail.com

Um ano novo se inicia, hora de relembrarmos os acontecimentos do passado,
Escrever nos poemas, novos sonhos,
Conhecer pessoas novas, viajar, aprender outro idioma,
Crescer, amadurecer, rir, chorar, orar.

Espero que esse ano seja diferente,
Faça de tudo para dar certo,
Aproveite as oportunidades, seja feliz, busque á Deus,
Prepare-se para fazer de 2013 um ano melhor.

As alegrias, risadas podem até serem passageiras,
Mas as marcas que elas deixam, podem durar
A vida inteira.

Siga em frente, continue algo que não terminou,
Comece um sonho que não se realizou
E vida cada dia como se fosse único que não se repete...

FELIZ 2013 COM MUITAS BÊNÇÃOS.

ABRAÇOS FRATERNOS E SINCEROS


IVANILDO MEIRA NASCIMENTO
ivanildo.meira@ibest.com.br

CARO RAIMUNDO, PERGUNTAR NÃO OFENDE: QUAL MOTIVO DE SOMENTE EM FIM DE ANO SAIR UMA REPORTAGEM DESSA. SE O ANIVERSÁRIO DA CIDADE OCORREU EM OUTUBRO? SERÁ MOTIVO POLÍTICO? PAIRA A DÚVIDA. ABRAÇOS E A CIDADE DE LIVRAMENTO SEMPRE BELA. NENEN DE BINA.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

CORRUPÇÃO: DECOMPOSIÇÃO, DEVASSIDÃO, DEPRAVAÇÃO, IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...LEMBRA "ALGO" OU "ALGUÉM" ?...POIS É...É ISTO MESMO SR. "ÓLEO DE PEROBA"...BOA VIAGEM!