Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 25.06.2013, 18h

Castro Meira
cmeira@stj.jus.br

Caro Marinho:
Mesmo com algum atraso, levo-lhe meu abraço pelo seu aniversario, expressando-lhe o testemunho de minha admiração pelo excelente trabalho jornalístico que vem apresentando no Mandacaru da Serra. Rogo a Nossa Senhora do Livramento que continue a inspirá-lo e a protegê-lo. Com apreço e admiração do conterrâneo, C. Meira.


Antonio Costa
costaaguiar2011@hotmail.com

Prezado jornalista, dois grandes políticos de Livramento aparecem simultaneamente neste conceituado veículo de comunicação onde, de forma análoga, vejo algo em comum, já que a farra com o dinheiro público no Brasil é metaforicamente um câncer. Desejo pronta recuperação ao Dr. Emerson, sua patologia é mais solucionável.


JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

SENHOR RAIMUNDO MARINHO, Estamos vendo, e de braços cruzados em nossa cidade, cópias de cidades maiores. São construções de residências sem frente, isto é, com a casa por trás de um muro enorme e muitas vezes até com cerca elétrica. Isto está acontecendo até nas casas doadas pela prefeitura no bairro Benito Gama. A confiança entre pessoas da mesma espécie parece que acabou ou está acabando. O ser humano esta deixando de ser humano. Não existe mais, como acontecia no passado, aquela confiança que havia no seu semelhante. As pessoas eram mais amigas, desejava sempre um bom dia, boa tarde, boa noite a qualquer pessoa que encontrava. Havia escambo de alimentos, sentavam na porta de suas casas para conversar a noite, portas ficavam abertas, em muitas ruas eram como se morassem pessoas da mesma família. Crianças brincavam entre si todos os dias nas ruas, não havia tanta polícia, tanta violência, tanto medo. Temos ouvido relatos de que não se pode sair de casa deixando-a fechada por muito tempo, porque se corre o risco de alguém arrombá-la e levar suas coisas. Muitas vezes são até vizinhos ou pessoas conhecidas que praticam tal delito. É o homem que não confia mais no homem e mulher que não confia em mulher. Estamos chegando ao ponto de ter bairros inteiros com casas cercadas de muros, com pessoas trancafiadas e morando com medo, medo não de animais ferozes e irracionais, mas de seu próprio semelhante. Medo de pessoas que deveriam ser amigas, praticar o bem, o amor, que ajudassem um ao outro, que cuidassem um do outro, que respeitassem o próximo. Tudo isso está em extinção. Ninguém pode mudar ninguém, mas cada um pode tentar fazer sua parte e se empenhar para mudar a si mesmo e disseminar essa mudança a outros. A esperança de algo melhor não deve morrer.  O que será de nossos filhos? Como viverão? Espero que as novas mudanças que muitos almejam não sejam apenas materiais, mas também moral, sentimental e que as relações humanas sejam realmente humanas. Que Deus nos guie e ajude a mudar esta critica situação.


Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

Meu Caro Raimundo,
Com todo respeito a sua fé, o João bíblico não corresponde em nada o João humano descrito por Josefo, citado por Jacopo Fo, em seu, de Josefo,  livro histórico que conta sua viagem com o João, antes do Batista, da Palestina a Roma. Homem de inteligencia inconfundível, combatia com criticas violentas os chamados profetas do fim do mundo. Tempos depois, veio os banhos e batismos no jordão, de batismo tornou-se Batista, Ele próprio virou o fanático que tanto condenava. Josefo, o maior historiador de sua época, amigo de João, admirador da erudição intelectual de João, jamais cita-o como Batista, o batistador, sua cabeça em bandeja pedida pela mulher rejeitada e mais, fato que não poderia ser esquecido por qualquer historiador, o batismo do messias. Mais, sendo amigo de João, jamais citou em sua vasta obra o nome de Jesus Cristo. A frase em que cita um tal Jesus, foi demostrado como fraude introduzida na idade media para explicar essa vacância histórica. Com meu respeito.

Meu caro Edson! 

Flávio de Matias é apenas o autor de Antiguidades Judaicas. É certo que nos brinda com detalhadas e importantes informações sobre a história antiga, mas não é imune inclusive à desonestidade intelectual. Sabemos que seus escritos datam do tempo em que o cristianismo ainda engatinhava, antes do ano 100, época em que todos os evangelhos foram escritos, inclusive os apócrifos. Abalizados estudiosos colocam Josefo entre os muitos que não reconheceram Jesus. Os que exploram o fato dele não citar Jesus, como se isso fosse incontestável, esquecem de falar que também não nega sua existência. Não há como ignorar a perseguição sofrida pelos cristãos, exatamente naquele período, e é eloquente que também sobre isso ele nada cita. Apesar da sua respeitável obra, há aspectos da sua biografia que impede que seja tido como fonte inatacável, como é o caso da indução ao suicídio coletivo de vários companheiros, enquanto só ele escapou. Ademais, Jesus não carece do atestado do filho de Matias. De outra parte, já substitui a minha fé pela certeza do conhecimento.

Respeitos mútuos, abraços,

RAIMUNDO MARINHO

 

Atualizado em 22.06.2013, 9h

Márcia Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br

Agradeço imensamente às pessoas que enviaram mensagens carinhosas, via e-mail, a respeito da crônica que escrevi sobre a inesquecível cadelinha Princesa. Sei que elas têm um coração generoso e sensível e que, de alguma forma, compartilharam comigo gestos de amor e carinho para com esse ser que só nos encantou. Abraços fraternos!

 

Igor Teles Luz
igorteles10@hotmail.com

Será que com toda essa manifestação pelo País, o povo de Livramento vai ficar inerte com essa lide simulada ( termo jurídico ). É um absurdo, até Almir Cândido que não era vereador em 1994 quer "mamar" como dizem nas músicas na época política na cidade de Livramento. Agora mais do que nunca é a hora da população da Cidade reagir.


Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Depois de ver os últimos acontecimentos, tive certeza de que todo brasileiro com curso superior ou não, sabia exatamente o que estava acontecendo em nosso país. Veicula na internet, um vídeo de um camelô de aparência muito simples, desdentado, mas o cara sabe tudo e com muita consciência do que se passa no Brasil. Sempre conversei com pessoas simples e que entendiam a situação e estavam totalmente sem esperança, a frase que todos me diziam era "mas a gente não pode fazer nada". O povo brasileiro descobriu que pode sim fazer alguma coisa, e eu estou muito feliz com isso.


JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

O QUE QUEREM NOSSOS JOVENS? Esta é uma pergunta difícil de responder, visto que enquanto em muitas cidades deu-se inicio a movimentos de protesto a favor de melhorias para todos os brasileiros, principalmente na educação, em nossa cidade é diferente. A maioria, quase absoluta de nossos jovens, não estão muito preocupados em se preparar intelectualmente para enfrentar as dificuldades para exercer sua cidadania e para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Digo isso, porque na escola em que trabalho, foram dispensadas pela diretora, quase 200 aulas para que alguns estudantes ensaiassem a quadrilha. Algum aluno protestou? Foram dados ouvidos a reclames de professores? Não.  Todos os estudantes aceitaram de bom grado, não protestaram, gostaram, porque aquele prejuízo seria compensado pela festa junina. Isso nos lembra a antiga Roma, que enquanto o povo humilde sofria e passava dificuldades o imperador promovia festas com bebida e comida.  A educação, em todos os níveis em nosso município, esta precisando de uma intervenção, a aprendizagem esta super deficiente, nossos estudantes estão sendo enganados, iludidos, adestrados para não avançar. Enquanto eles dançam em festas, também dançam no vestibular, dançam no ENEM, dançam em concursos e em muito mais. Votam em troca de benefícios particulares, em troca de gasolinas para motos e carros, de cervejas, de churrascos, etc. Acham que tudo está bom, desde que saibam ler, já dá para tocar a vida pra frente.  Não estou querendo, com essas palavras provocar revolução, mas reflexão para que abram os olhos e a mente de muita gente, principalmente de nossos jovens. Ainda temos tempo para repensar cada ação. É preciso acordar. ” LEVANTAR, SACUDIR A POEIRA E DAR A VOLTA POR CIMA”. Acorda Livramento!!


Edson Borges
produterra.bahia@globo.com

MEUS AMIGOS, FALA DE DILMA. DEMAGOGIA ORDINÁRIA, DIREITO A MANIFESTAÇÃO NÃO E  SUPERIOR AO DIREITO DE IR E VIR. A SEGURANÇA DOS GOVERNADOS E DE RESPONSABILIDADE DOS GOVERNANTES QUE PARA ISSO TEM SIM O PODER DE USAR A FORÇA NO GRAU NECESSÁRIO PARA MANTER A ORDEM. IMPEDIR O IR E VIR E O QUEBRA, QUEBRA SOMENTE EM ESTADO NÃO DEMOCRÁTICO. MANIFESTAR SEM CAUSA, VÃO  COMER MERDA PORRADA NESSES QUE SÓ FALAM COM O  iPHONE. ABRAÇOS. PS - COM VERGONHA DE SER BRASILEIRO!

 

Atualizado em 20.06.2013, 11h

AILTON HIPOLITO
ailtonhipolito@hotmail.com

Nobre jornalista, quero aqui neste meio de comunicação fazer uma indicação, não há lugar melhor e bem posicionado do que o predio quer serviu como "CASEB" situado proximo a rodoviaria para ser instalado a 46ª Cia/PM,   trata-se de uma grande área e uma extrutura muito grande cabendo apenas uma boa reforma. Grato Ailton.

Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Eu gostei da atitude do Dr. Paulo, pois este ano ao invés de gastar o nosso dinheiro com a festa na praça que particularmente eu nunca vi nada de festa junina, utilizou esses recursos para melhorar as vias de acesso aos bairros que sempre foram a verdadeira tradição de festa junina em Livramento. Porém, me chamou a atenção a pavimentação que leva à Rua do Areião, aos meus olhos de leiga acredito que não vai suportar uma chuva. O que poderia ser feito para reforçar de maneira que não se tenha muitos gastos com conservação?

Fico feliz ao ler os e-mails e ver que o povo de Livramento está defendendo nossa cidade, sua população, tudo o que envolve o nosso bem estar e o nosso meio-ambiente. Concordo em tudo com o Sr. Jorge Luiz Lessa Timbó.
 Eu quero muito que o povo brasileiro seja realmente um povo alegre e pacífico, mas quando isso for de verdade, não apenas um "faz de conta". Precisamos lutar e cobrar não só dos governantes, mas também do povo brasileiro que de uma certa forma se acomodou em uma situação ruim.
Quando o Raimundo Marinho falava no caos, eu ficava assustada, pensava "será que a vida do brasileiro virou um caos"? Segundo o jornalista o caos é o nada, e eu pensava “caos ou fundo do poço”? Apesar de eu achar que esse poço não tem fundo, porque nós sempre podemos dar uma cavadinha a mais. Por isso no fundo do poço temos que tomar impulso e sair. O caos é o nada, as possibilidades se acabam. Mas parece que estamos reagindo. Não vamos olhar para um pouco de baderneiros que se infiltram no meio do povo. Povo esse que só quer justiça social. A polícia que também é povo, só deve punir esses bandidos infiltrados.
Quanto a nós vamos fazer valer todos os nossos direitos de cidadãos, exigindo o fim da impunidade na roubalheira entre  os políticos e a devida punição,  também para esses "brasileiros" na verdade bandidos, que praticam toda essa violência macabra em nosso país. Aí então vamos curtir esse país maravilhoso, nosso Brasil!


Barbara Gomes
barbaragomes0412@gmail.com

Raimundo, sou irmã de Valério da pizzaria (só pra lhe lembrar ), estive com vc e Márcia no aniversário de Gilvandro, semana passada....  gostaria de registrar minhas felicitações pelo seu aniversário, desejando-lhe muita luz, saúde, paz , fé e que Deus esteja sempre no seu caminho! Enfim, seja muito feliz! Obrigada por esse veículo de informação tão cultural da nossa Livramento! Abraços pra você e outro pra Márcia.

 

Rosagela Alves
rosangela.andre@ig.com.br

Sobre reportagem “Negado título de cidadania ao suplente João de Ogum” e outros temas trazidos à pauta, pelos vereadores de Livramento, fica evidente a necessidade de convencer alguns vereadores livramentenses a se matricularem no projeto “TOPA (todos pela alfabetização)” ou no “Brasil Alfabetizado do Governo Federal”. Pois, somente a escassez de instrução explica projetos tão fúteis como este. Será que o Vereador autor desta moção, há tanto tempo na Política, não sabe que a cidadania é adquirida com a obtenção do título de eleitor? Ou seja, se o João de Ogum vota e pode ser votado para cargo eletivo em Livramento (é suplente de vereador), isso já lhe concede o status de cidadão livramentense.  Sem necessidade, portanto, dele ficar querendo aparecer na Cidade ou na Tribuna da Câmara com tal proposta.
Recentemente, outro Vereador, certamente ocioso ou interessado na produção de manga, convocou a reportagem do L12 notícias para se declarar favorável à decisão do DNOCS (ou da ADIB) que determinou a volta da irrigação dos Lotes no DNOCS uma vez por semana para os incautos pequenos posseiros da Zona rural e o quanto for suficiente, à noite, para os fruticultores influentes no DNOCS continuarem produzindo.  Após esta decisão da Comissão Gestora do DNOCS, então aplaudida pelo Vereador, a população da zona rural, pertencente às comunidades Associadas da Região de Lagoa Nova, voltou a ficar sem água para consumo em suas residências.
Resta aos mais pobres e oprimidos da Zona rural contarem com aquele famoso ditado popular de que a “Justiça tarda, mas não falha” e um dia, quem sabe, assistirem quietinhos e com alegria à derrocada destes intocáveis e vitalícios poderosos administradores da água da Barragem do rio de Contas.

 

Luana Rocha
luanarochameira@hotmail.com

Raimundo Marinho meus parabéns!!! Não somente pelo seu aniversário, mas pelo excelente trabalho que executa em prol da nossa cidade. Felicidadesssss...
Da sua amiga, Luana Rocha

 

 

Atualizado em 16.06.2013, 3h

Jorge Cambuí Pereira
jorgecambui@bol.com.br

Gostaria de denunciar o corte criminoso de duas arvores centenarias que ja tinham se transformado em cartao postal da avenida deputado leonidas cardoso.tal fato foi ocorrido na surdina na madrugada de 11/06 pela empresa lig lixo.estou pedindo cobrancas a quem for de direito.sem mais obrigado.


Jorge Luis Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Prezado Raimundo.

Gostaria de acreditar na solicitação de "tolerância zero" atribuída ao Prefeito Dr. Paulo. Mas, como todos nós sabemos, é prática comum em Livramento a interferência dos "políticos" oportunistas no trabalho das Polícias Civis e Militar. A Polícia prende, o "político" solta, e fica por isso mesmo...

O problema dos carros particulares que trafegam com verdadeiros "trios elétricos" a bordo, a despeito das inúmeras recomendações do Ministério Publico para que se cumpra a Lei, principalmente o Artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, não me deixa acreditar que finalmente teremos paz, direito a dormir sem barulho, poder ler um livro tranquilamente no silêncio do nosso lar, sem que um imbecil nos aborreça com tanto barulho.

Gostaria que as Polícias tornassem público os nomes daqueles que atrapalham os seus trabalhos... se eles querem promoção, que se dê, mostrem ao público quem são e como eles, os maus "políticos" agem, prestando favores escusos àqueles que tanto mau faz à nossa comunidade.

Tolerância Zero! É isso mesmo, Dr. Prefeito. Quem cometer erro que pague por ele. Precisamos de uma cidade onde possamos nos orgulhar de morar nela, e não vê-la defenestrada pelos nossos vizinhos, onde somos vistos como arruaceiros e moradores de uma cidade "sem lei"... isso me dói muito.

E os bares barulhentos que dominaram as nossas praças, como fica? A Lei 3688/41 Art. 42, sempre citada  em qualquer ocorrência que envolva perturbação sonora, por que não é cumprida em Livramento? Um estabelecimento para executar qualquer tipo de som, ao vivo ou não, tem que ter isolação acústica. Por que em Livramento não precisa? Sabem o que ocorreu? A Câmara de Vereadores alterou até a Lei Orgânica, no seu Art. 102, que proibia a venda de bebida alcoólica, para favorecer alguns bares. Isso foi na gestão anterior.

Portanto Major Luís Afrânio, vou torcer fervorosamente para que o Sr. consiga construir a sede própria para a sua CIPM, para que ela seja realmente INDEPENDENTE do Prefeito de plantão, pois como é a Prefeitura que paga o aluguel das instalações da PM, esta fica refém daqueles.

Como já disse antes ao Nobre jornalista que havia desistido de reclamar do barulho, não pude resistir a uma promessa como esta; Tolerância Zero era tudo que eu queria ouvir!!!
Deixem a Polícia trabalhar!

Seja Bem-vindo Major Luís Afrânio, e que nos dê orgulho de tê-lo como comandante desta valorosa Corporação! Que Deus o Abençoe.

Abraços, Jorge Timbó
(não divulgue meu e-mail)

 

Atualizado em 12.06.2013, 18h

Luanne Oliveira 

(para Márcia Oliveira) 

Linda sua homenagem à Princesa. Ela também está em meu coração e será lembrada pelo olhar doce de uma cadelinha que foi amada e distribuiu amor.


Anita Meira 

(para Márcia Oliveira) 

Linda crônica Márcia [sobre Princesa], parabéns! Que sirva de exemplo aos insensíveis que pensam que os animais são seres inferiores, e que, por isto, não devam ser bem tratados.


Luana Rocha

(sobre a cadela Princesa, no Face book)

Eu me lembro muito bem dela, na sala de aula... eram dias felizes mesmo! Era linda de mais, a Princesa! Márcia se dedicou a ela diversas vezes! Deu-lhe carinho, amor, atenção, comida e um lar. O mais importante de tudo: respeito! Aqui em Livramento há casos de maltrato de animais, como dizia Márcia: As pessoas são ruins, maldosas e não respeitam os bichos. Fiquei triste com a sua perca, mas sei que Márcia ficou e sempre que um pequeno indefeso, abandonado e infeliz animal precisar, ela estará lá. Tenho o maior orgulho de dizer que conheço Márcia e mais ainda, de saber que é uma das poucas pessoas justas que residem nesta cidade!!!!

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

AMIGAS & AMIGOS LIVRAMENTENSES, "ALGUNS" ESTÃO DE UMA CERTA FORMA, AINDA, RANCOROSOS COM O RESULTADO DA ÚLTIMA ELEIÇÃO(MUNICIPAL), A QUAL, DETERMINOU O DR. PAULO COMO PREFEITO DE LIVRAMENTO(3197). GOSTARIA, APENAS, DE FAZER UMA PERGUNTA: ESTES, RANCOROSOS, ESTÃO PREOCUPADOS COM O BEM ESTAR, DESENVOLVIMENTO E TRABALHO LIVRAMENTENSE OU COM O QUE DEIXARAM DE TER...DE "GANHAR" FACILMENTE?

 

Atualizado em 11.06.2013, 16h

MONA LISA TRINDADE
monalisatrindade@msn.com

CARO JORNALISTA,

AGRADEÇO IMENSAMENTE PELAS PALAVRAS PERPETRADAS PELO SENHOR. ENTRETANTO, O SUCESSO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS AO POVO MARAVILHOSO DESTE MUNICÍPIO, BEM COMO ÀS PESSOAS QUE SE EMPENHARAM TANTO, DESDE A MENINA DO CAFEZINHO ATÉ O GRUPO LIGADO À SECRETARIA DE GOVERNO E À CÂMARA MUNICIPAL. ADEMAIS, QUALQUER EVENTO SERÁ BEM SUCEDIDO SE ESTIVEREM PRESENTES PESSOAS PREPARADAS E VERDADEIRAS COMO O SENHOR. ABRAÇOS DE SUA MAIS NOVA FÃ!!! MONA LISA TRINDADE

Rosangela Alves
(endereço de e-mail omitido a pedido)

Senhor Raimundo,

Permita-me o uso deste espaço para fazer uma denúncia de utilidade pública à população de Livramento.

Na Zona rural do Distrito de Iguatemi, em comunidades que, também, são abastecidas com a mesma água do perímetro irrigado, voltou a faltar água para consumo humano. Tal fato passou a ocorrer após a decisão de liberar água para molhar os lotes do Perímetro irrigado.

Alguns proprietários de lotes no DNOCS, também, moradores da região, testemunharam que estão soltando água mais de uma vez por semana nos lotes e à noite, ou seja, às escondidas. A prova disso é que a água deixou de chegar às comunidades situadas depois dos lotes. Peço-lhe que divulgue a notícia para que as autoridades ou a Polícia investiguem o caso.

Ressalta-se que a maioria dos proprietários de lotes no DNOCS, moradores da Região de Rio Abaixo e Lagoa Nova posicionam-se contra a liberação de água apenas uma única vez por semana, porque a medida não resolve problema algum e apenas facilita o uso escuso da água pelos fruticultores mais influentes, para produção e não para salvar como justificado pela comissão gestora. Atente-se para os fatos de que alguns já produziram ou, ainda, vão produzir, sob pretexto de que é com água de poço artesiano (água de poço é salobra e só faz matar, aos poucos, as mangueiras).

Entretanto, como foi dito por membro da própria Comissão gestora, a decisão de liberar água uma única vez por semana aos lotes, foi tomada por consenso da própria comissão, ou seja, sem consulta à totalidade dos proprietários de lotes e demais Pessoas interessadas que, no máximo, contentaram em presenciar quietinhos aos líderes tomarem a decisão.

Por fim, os indícios de criminalidade iniciaram quando, descaradamente, divulgaram para a Imprensa que as poucas e fracas chuvinhas, que caíram entre o fim de março a abril deste ano na cabeceira do rio, fizeram aumentar em mais de cinco milhões de metros cúbicos de água na barragem de Rio de Contas, com o fim de justificar a decisão que liberou água para os lotes. Por obséquio e pela minha segurança, peço que não divulgue meu e-mail (...).


WELLINGTON DOS SANTOS
wellington2003@r7.com

SENHOR RAIMUNDO MARINHO

VENHO ATRAVES DESTE E-MAIL PASSAR UMA FORMAÇÃO PARA SER COBRADA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA A DIVULGAÇÃO DOS ATOS OFICIAIS DA LEI COMPLEMENTAR 131/2009, PARA QUE SEJA PUBLICADA EM DIARIO OFICIAL DOS MUNICIPIOS COM ARRECAÇÃO A RECEITA E TAMBEM OS EMPENHOS, LIQUIDAÇÕES E PAGAMENTOS Q DEVERIAM TER SIDO PUBLICADOS DESTE DE 29 DE MAIO PARA A VEICULAÇÃO DOS GASTOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

COMO SEI Q O SENHOR É UM JORNALISTA SERIO VAMOS COBRAR COM ENFASE ESTE DIVULGAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL PARA QUE A POPULAÇÃO FIQUE SABENDO ONDE ESTA SENDO GASTO O NOSSO DINHEIRO. POR FAVOR, VAMOS DIVULGAR, É PRECISO.

 

Atualizado em 07.06.2013, 10h

Jorge Luis Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Conferência das Cidades...
Nome bonito, mas será que terá resultados práticos?
Quem participou da Audiência Pública sobre o Trânsito, realizada na Câmara de Vereadores de Livramento, em 2007 ou 2008, não me recordo o ano, deve se lembrar que foi apresentado um projeto arquitetônico, muito bem elaborado, por uma especialista da área. Este projeto custou R$ 21.000,00 aos cofres da Cidade.
Creio que não o jogaram fora, procurem em alguma gaveta da Prefeitura ou então peçam uma cópia à autora que certamente ela fornecerá. A conclusão deste Projeto seria uma obra que colocaria o seu executor na história da administração pública
Livramentense, e,  o seu custo, sem superfaturamentos, seria baixíssimo. Por que não executá-lo?
Guto Tanajura, você que estava lá, inclusive apresentou sugestões, tente ressuscitar aquele projeto... O Vice-Prefeito na época era... Ah o atual Prefeito!

Tem aí a sua grande chance, Dr. Paulo, aproveite, o projeto já está pronto, não vai custar nada colocá-lo sobre a mesa...

Portanto gente, vamos ser realistas! Vamos trabalhar, de fato!
Eu ainda sonho em ver um dia aquele projeto pronto... Livramento seria bem mais confortável e atraente... Abraços a todos (não divulgue meu e-mail, por favor)
Jorge Timbó

Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Alguns dias atrás, deixei minha opinião sobre o atendimento das Clínicas particulares em nosso município. Hoje, neste mesmo veículo de informação, quero mencionar o quanto melhorou o atendimento da Saúde Pública nas Unidades que precisei utilizar. Central de Regulação e Farmácia Básica mesmo com todo o contingente de pacientes que buscam a cada dia estes setores, dispensam a atenção necessária para cada um, na Unidade de Saúde do Taquari a atenção recebida foi ótima tanto na recepção quanto nas consultas com o Dr. Alfredo e o Dr. Fernando. Outro atendimento digno de nota é no Centro de Especialidades Odontológicas, realmente está especial. Estes são exemplos que podem e devem ser seguidos, acredito sim que é possível ter um atendimento público humanizado.


Fátima Marques
faumarks@hotmail.com

Amigo José Maria,lendo sua reportagem sobre os alunos que não sabem lê as escolas sita das, não me surpreendi,pois é mesmo a realidade de todas as escolas a nível de Brasil, diante das situações e convívio com muitos desses alunos somente quem vê a realidade das famílias, é que pode observar a  começar pela estrutura familiar,situação precária,fome mesmo e muitas vezes nós da educação com nosso trabalho  de educa-los é que ficamos  como responsáveis por não ter alfabetizado,mas aqui na Escola D. Pedro temos um projeto de leitura,preparação de interpretação que aplicamos ao pé da letra,porém com todas as técnicas pedagógicas, recursos,  mesmo assim  o mundo, Brasil tem outras prioridades.Somos parceiros preocupados,honestos, responsáveis,procuramos sempre  aperfeiçoar nossos conhecimentos,aprendizagens e ainda não alcançamos objetivos que queremos e almejamos para nossos alunos para que tenham um futuro digno. Também não depende somente do educador  a culpa existe m
 as ainda está oculta.Mas não iremos  desistir, pois graças a DEUS é minoria.


 

Atualizado em 05.06.2013, 19h

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

SENHOR RAIMUNDO MARINHO, a situação da aprendizagem nas escolas municipais estão de mal a pior, falo isso porque, ao conversar com alguns alunos da 3ª série ( com cerca de 11 anos de idade) da Escola D. Pedro e da Felipe Nery Rego, descobri que embora já deveriam, pelo menos, conhecer e ler palavras soltas, não conhecem nem as letras. Segundo a mãe de um deles, quando quis saber o porquê a resposta da professora é que o menino não quer aprender e a cabeça dele não dá para o estudo. Conversei com outro da 5ª série da Umberto Leal, também me disse que não sabe ler. Não consigo entender porque isso acontece, visto que o governo tem investido tanto dinheiro na Educação e ela não tem cumprindo sua função de ensinar a ler, escrever e contar. Muitas pessoas, dizem por ai, que alunos de Escola Pública podem ser aprovados, para séries seguintes, mesmos sem avaliação e isso tem acontecido. Esses alunos são empurrados para séries seguintes até chegar ao Ensino Médio. Trabalho
 num Colégio de Ensino Médio e temos recebido alunos com pouquíssimos conhecimentos para aquele nível escolar. Esses alunos, muitas vezes, deveriam estar matriculados na 5ª série, ou até menos. Depois de tantos anos de ensino, não acredito que há solução ou interesse em querer melhorar. As escolas citadas estão longe do centro da cidade, e para melhorar é preciso mais de 10 anos de trabalho sério e sem discriminação. Quando leio no artigo 205 na Constituição Federal que a “Educação é direito de todos e dever do Estado, ... seu preparo deve ser para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”,  sinto que alguma coisa esta faltando. Não consigo descobri o que é. É preciso que alguém descubra é ajude essas crianças a aprender e ter um futuro melhor.

 

Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Após uma eleição, os candidatos eleitos passam a ser os governantes do povo em geral, não se leva mais em conta em quem você votou, quem votou contra não tem que se sentir constrangido na hora de cobrar algum benefício para sua comunidade, afinal todos sem exceção pagam o salário de cada um que trabalha no setor público, isso abrange o país inteiro, nós brasileiros pagamos todas as contas do Brasil (do nosso estado, do nosso município). O povo brasileiro tem tanta disposição para se manifestar em acontecimentos como o carnaval, a parada gay, futebol, não tenho nada contra essas manifestações, eu só não  entendo é a falta de disposição para se manifestarem pelos seus direitos como cidadãos. O Metrô de Salvador é uma obra vergonhosa, enfiaram a mão no bolso do povo, gastaram uma fortuna e jogaram para escanteio uma obra apenas iniciada que já está toda deteriorada e inutilizada. A mídia veiculou esses fatos, o povo de Salvador viu e ouviu, mas parece que estão fazendo de conta que não é com eles, no carnaval esse povo tem tanta energia e em uma partida entre Bahia e Vitória nem se fala, por que não usam essa mesma energia para lutar pelos seus direitos? Isso acontece no país inteiro, inclusive em nossa cidade, vamos nos divertir, sim! Mas para a diversão ser completa vamos arrumar a casa (a nossa cidade), não vamos permitir que o poder legislativo que são os vereadores, votem propostas levando em conta apenas os interesses partidários, vamos fazer com que eles considerem os interesses da comunidade, afinal para isso foram eleitos. Alguns meses atrás, uma parte do Taquari e o Benito Gama ficaram praticamente sem água durante várias semanas, a água vinha de madrugada e só durava  alguns minutos chegaram a ficar mais ou menos cinco dias seguidos sem uma gota. Até que algumas pessoas se uniram e foram protestar em frente a EMBASA (protesto pacífico) e no mesmo dia apareceram dois caminhões pipa e também no mesmo dia a água voltou e não falto
 u mais. Esta é só uma pequena demonstração do poder que o povo tem. O poder está em nossas mãos o que vamos fazer com ele?

 

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

A Associação dos Produtores de Arroz,Cooperativa dos Produtores de Manga,Cooperativa de Crédito Rural são exemplos de gestão de negócio que fracassaram e deram prejuízo para o seus associados em Livramento.A associação do Distrito Irrigado do Rio Brumado ( ADIB ) - apesar das interferências políticas e da maior seca dos últimos 50 anos na nossa região - estará liberando parcialmente em caráter de emergência água para os seus associados.Não podemos deixar acabar o maior projeto de irrigação por gravidade da América Latina.Parabéns a sua diretoria e demais colaboradores pela sempre melhoria continua e comprometimento com seus associados . Seque uma apresentação feita por mim em parceria com Fábio Leandro do projeto:

 http://www.youtube.com/watch?v=8MjK7sQXGc4

 

Atualizado em 01.06.2013, 18h

José Maria
josmaria978@yahoo.com.br

Com respeito ao e-mail do Sr. Jair Scorpions, fora a festinha do passa 4, eu me solidarizo com ele. A cidade está precisando de prefeito e de uma "Secretaria de Segurança Pública” (promessa de campanha!).
Obs.: Temos uma cidade aconchegante, uma natureza linda, um povo receptivo, por favor (autoridades), cuidem de nosso patrimônio! Parem com a "malvadeza"!


Liliana
liliadm18@hotmail.com

Boa noite Sr. redator, gostaria que fizesse uma matéria sobre a iluminação pública em Livramento, que vem causado medo a população, por exemplo na Rua Geofredo Chaves, no fundo do supermercado de pagão tem vários postes mais nenhum funciona, causando transtorno, principalmente à noite, aos moradores. Votei no prefeito atual, mais independente de fanatismo entendo como cidadã que temos que cobrar, desde já agradeço a atenção.


Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Esta é uma música [letra] gravada por Gonzaguinha:

Você deve notar que não tem mais tutu
e dizer que não está preocupado
Você deve lutar pela xepa da feira
e dizer que está recompensado
Você deve estampar sempre um ar de alegria
e dizer: tudo tem melhorado
Você deve rezar pelo bem do patrão
e esquecer que está desempregado

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabar em teu Carnaval

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabar em teu Carnaval

Você deve aprender a baixar a cabeça
E dizer sempre: "Muito obrigado"
São palavras que ainda te deixam dizer
Por ser homem bem disciplinado
Deve pois só fazer pelo bem da Nação
Tudo aquilo que for ordenado
Pra ganhar um Fuscão no juízo final
E diploma de bem comportado

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabar em teu Carnaval

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com teu Carnaval?

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal

E um Fuscão no juízo final
Você merece, você merece

E diploma de bem comportado
Você merece, você merece

Esqueça que está desempregado
Você merece, você merece

Tudo vai bem, tudo legal


Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

Reforma Urbana: OU O A FAZER E O QUE NÃO SERA FEITO.
O (...) intelectual Roberto Campos, (...) que serviu à ditadura (...), costumava bradar que  quando o governo não queria fazer alguma coisa bastava levar à consulta publica. Nesses 30 anos de olhar pós-ditadura, constatei, infelizmente, que o Dr. Campos tinha razão.
Livramento pode evitar essa armadilha. De ruas tortas, desalinhadas, apertadas, resultado de administrações omissas e irresponsáveis, pode surgir algo novo.
Contrate profissionais, urbanistas sim, engenheiro sim, e apresente à sociedade um projeto de expansão urbana exequível e, ai sim, submeta ao crivo da Câmara de Vereadores, tornado-o de cumprimento obrigatório.


Maria Rita de Souza
mmrs@hotmail.com

Enquanto deputados estaduais estão viajando de jatinhos com o dinheiro do contribuinte, visitando suas bases eleitorais angariando votos para as próximas eleições, o povo baiano está entregue à própria sorte.
Visível o descontentamento de alguns políticos locais quando das comemorações de Corpus Christi, em Rio de Contas-Ba, quando o Bispo da Diocese de Livramento-Ba, conclamou os políticos a deixarem o interesse pessoal e buscarem efetivar ações que, realmente,combata a violência em Livramento, pois, se não houver políticas eficazes Livramento,logo se tornará uma cidade que entrará nas estatísticas nacionais,devido ao alto índice de violência, consumo de drogas,prostituição, etc.,pois, aqueles que representam esta cidade busca, tão somente, interesse pessoal.