Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 20.10.2013, 8h

Rosangela Alves
rosangela.andre@ig.com.br

Senhor Jornalista,
Quanto a estas puniçõezinhas impostas a estes Políticos, eles devem ficar rindo da cara de quem lhes aplicam e da sociedade. Veja só no caso desta última ao ex-Prefeito de Livramento Carlão, o valor da irregularidade cometida foi mais de um milhão, enquanto lhe aplicou uma pena de apenas R$ 25.000,00. No que concerne à proibição de candidatar a cargo eletivo por oito anos, ele pode seguir a mesma estratégia de seu antecessor Periquitão que sofreu punição idêntica ou mais grave, porém, de efeito tão ínfimo, que nem seus acirrados adversários notaram, muito menos os fanáticos eleitores. Ao contrário, conseguiu lançar o filho deputado estadual que recebeu, no início, o apelido de “lagartixa”, por só saber balançar a cabeça afirmativamente. Veja bem: no início, porque depois o Deputado Lagartixa reeleito por várias vezes, teria que aprender algo. Como de fato, aprendeu ser influente na Política para retribuir ao Pai com o cargo de Presidente de Autarquia Estadual. Quanto a estes Vereadores, tanto os Carlistas como os Psitacídeos, as rêmoras do mar devem ficar com inveja de comensalismo tão perfeito. Este é o preço que pagamos pela tal da “impunidade”.


Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Como não ficar revoltado?  Estamos sendo lesados de todas as maneiras, é tanto ladrão no comando que até quando um policial defende um cidadão honesto de um bandido, o policial é punido. A bandidagem assola o Brasil de Norte a Sul em grandes e pequenas cidades do interior brasileiro. Estamos reféns de toda espécie de bandidos e se alguém tenta fazer justiça é punido, parece um pesadelo, nós sabemos quem são os malditos ladrões. Temos que fazer algo urgente! Mudar a posição das coisas, afinal somos os donos do Brasil.  As manifestações que aconteceram em todo país mostraram que podemos fazê-los recuar e nos obedecer, democracia é assim, o povo manda, todos os governantes obedecem. Não considerem os baderneiros, quem venceu foi o povo honesto, pacífico e trabalhador que é quem paga o salário de cada um deles. O poder é nosso podemos tê-lo de volta de maneira inteligente e pacífica, "somo a brava gente brasileira", não otários para nos submetermos a uma gente tão inferior que envergonha nosso país. O Brasil é maravilhoso façamos com que o mundo reconheça que seu povo também é.

 

Atualizado em 17.10.2013, 16h

Elídia Nunes Dourado
elidiadourado.livramento@gmail.com

Ler um artigo bem escrito, com texto coeso, claro, inteligente, rico de ideias e oportunas considerações nos faz navegar com mais prazer na leitura. O conhecimento e as informações nos chegam de forma mais agradável do que já o são em sua pura forma de nos preencher a vida. Obrigada Raimundo Marinho e Márcia Oliveira.

 

Escola Estadual Dona Tina
donatinaescolaestadual@yahoo.com.br

Caro Raimundo,

A equipe da E. Estadual Dona Tina visando contribuir para o bom desempenho dos nossos  estudantes no  Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, fará como atividade letiva aulas de resolução de  questões do referido certame. Atividades  a princípio planejada  para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, mas, que devido ao sucesso da acolhida resolveu-se abrir para todos/as interessado/as.

Na  perspectiva de melhor divulgar a realização do evento contamos com vosso  presença e apoio.

Atenciosamente, Mª Auxiliadora Prates - Diretora. 

 

Gilvan Santos
gilsantos.gilvan@gmail.com 
 

Jornalista Raimundo Marinho, desde que Ulisses lima saiu da prefeitura aqui em Livramento, a cada gestor que se passa a coisa só vai ficando pior, mas agora a meu ver o pior é este gestor que está agora. porque ao invés dele se preocupar em perfurar poços tubulares nas comunidades que estão sem água de procurar contratar médicos especialistas para atender o povo no hospital, de colocar mais  equipamentos no hospital para não ter que levar até gente picado por abelhas ou com pneumonia para vitória da conquista por falta de equipamentos de melhorar as estradas vicinais de atender o povo na prefeitura de investigar a embasa para saber o que esta acontecendo com nossa água que esta cada dia mais suja sem o mínimo de possibilidade de consumo humano de preocupar com o desemprego que esta cada vez maior em nossa cidade ele esta preocupado é em colocar asfalto em cima de paralelos e pior fazendo empréstimos  senhor prefeito a cidade já tem calçamento preocupe primeiro em resolver estes problemas ate porque a nossa cidade esta calçada e o senhor esta fazendo uma excelente reforma nos calçamentos, um abraço a todos e viva livramento.

 

 

Atualizado em 15.10.2013, 18h

Márcia Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br


Caro jornalista!

Primavera agredida. Eis o título mais adequado para o cenário da nossa cidade, atualmente. "Tantas são as velhas árvores" que criaram suas histórias ao longo de tantos anos e que, mãos despreparadas, inescrupulosas, insanas, em segundos, conseguem decepar suas copas.

É lamentável que os gestores administrativos não tenham o cuidado de colocar pessoas realmente preparadas para tal tarefa. Em frente à minha casa há uma árvore que foi plantada pelo meu irmão Luiz, há 38 anos, e foi terrivelmente agredida, as fotos publicadas pelo Mandacaru mostram isso.

Ela não só embeleza a rua, mas também serve de sombra para tantos veículos, menos para o meu, pois têm dias que tenho dificuldade até para adentrar à garagem  devido ao fluxo de carros em frente dela.

Dias atrás fui surpreendida com um telefonema de alguém responsável pelo Lig Lixo, pedindo desculpas pelo que fizeram, dizendo que realmente as pessoas que "podaram" a árvore não eram qualificadas. Muito fácil pedir perdão, o difícil é ver a natureza sendo agredida de forma tão cruel.

Apesar de tudo isso, ela se mostra superior e, em silêncio, busca forças para voltar a florir, como se entendesse a máxima de Jesus: "Pai, perdoai porque não sabem o que fazem". Que Deus nos proteja e nos livre de atos ofensivos como esse.

 

Rosangela Alves
rosangela.andre@ig.com.br

Prezado Raimundo,


Com todo respeito aos ilustres vereadores de Livramento e a persistir a estiagem, agora sim a barragem do Rio de Contas terá o mesmo destino daquela do Rio do Paulo, ou seja, o esvaziamento por completo. Se o Ministério Público deixar mesmo esta questão sob o crivo destes vereadores, a situação só tende a piorar. Não precisa de vidente, tarô, Pai de Santo (com título de cidadão concedido pela Câmara), nem muita experiência ou sabedoria para perceber que em tudo que estes Políticos envolvem tem piora a vista.

O Ilustre Paulo Lessa, depois do último pleito eleitoral, tenta passar, principalmente para nós, seus incautos eleitores, que ele agora, com a anuência do Prefeito, de Periquitão e de Nelsinho, vai assumir as atribuições da Polícia, do Ministério Público e do Judiciário. Nem se deu conta do vexame que foi sua curta passagem pela Secretaria de Educação. Assim, se soubesse que ele daria ouvido a quem tantas vezes nele votou, aconselharia: Paulo! Abra os olhos! Acorda! Pise ao chão e deixe de querer transformar um bem da vida (água) numa campanha eleitoreira!

Se quiser mesmo ajudar resolver a questão da crise d´água, vá logo a quem têm competência e brio para resolver que são o MP e Judiciário e deixe de embromação com esta tal de “integração à comissão de água”, para tentar angariar voto! As próximas eleições são daqui a um ano, ainda. Se daqui até lá a Polícia ou MP não resolverem, ai sim, implementa uma campanha mais contundente, tipo “votem em Nelsinho Leal que ele vai transpor o São Francisco para nossa barragem” (muita gente vai acreditar) e deixe este frágil objeto de campanha “comissão da água” com quem já está. Já descumpriu o acordo de entregar a direção do hospital a eles! Afinal, de nenhum sentido tanta gula contra quem lhes ajudaram vencer o pleito municipal.

 

Atualizado em 11.10.2013, 11h

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Prezado Raimundo,

Tive oportunidade de lhe conhecer pessoalmente no palco de premiação da corrida rústica que aconteceu ai em Livra no dia 06/10/2013. Apenas cumprimentei rápido porque pensei que estaria elaborando mais uma de suas magníficas reportagens, como estas últimas sobre nossa Terra Natal.

No ensejo, transcrevo o texto abaixo, uma vez que, nesta minha passagem aí pelo Município afora, notei comportamento que se enquadra ao tipo cuja vítima é um velho servidor da área da saúde deste Município, atuante há mais de vinte anos, senão vejamos:

Considera-se prática de assédio moral, no âmbito da administração pública, toda ação repetitiva ou sistematizada praticada por agente e servidor de qualquer nível que, abusando da autoridade inerente às suas funções, venha causar danos à integridade psíquica ou física e à autoestima do servidor, prejudicando também o serviço público prestado e a própria carreira do servidor público.

O artigo 136-A do novo Código Penal Brasileiro institui que assédio moral no trabalho é crime, com base no decreto - lei n° 4.742, de 2001. O Congresso Nacional então decreta, no artigo 1° - O decreto lei n° 2.848, de 07 de dezembro de 1940, que no artigo 136- A, depreciar, de qualquer forma, e reiteradamente, a imagem ou o desempenho de servidor público ou empregado, em razão de subordinação hierárquica funcional ou laboral, sem justa causa, ou trata-lo com rigor excessivo, colocando em risco ou afetando sua saúde física ou psíquica pode acarretar uma pena de um a dois anos de reclusão.

Ainda no mesmo artigo consta que desqualificar, reiteradamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do servidor público ou empregado em razão de vínculo hierárquico funcional ou laboral pode causar a detenção de três meses a um ano e multa. Não revelei os nomes dos envolvidos para evitar polêmica e ou mais constrangimento. Porém que eles apanhem a carapuça. Grato.


José Maria de Jesus
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, muitas noticias nos chamam a atenção ou nos deixam tristes. Recentemente saiu uma notícia de uma pesquisa sobre países que valorizam o professor, e entre o total de 22 países pesquisados o Brasil ficou em 21º. Não consigo entender o que está acontecendo, porque o governo fala em tanto investimento no estado, mas investe pouco na valorização. Nos canais estaduais de televisão da Bahia circulam propagandas, do governo, se vangloriando que aumentou a quantidade de policiais no estado, que comprou viaturas para melhorar a segurança, e que vai construir prisões em muitas cidades. Todos os governos sabem que se esses gastos fossem utilizados na melhoria da educação as noticias seriam o contrário.

Será que um dia ouviremos falar que os carros de policias foram vendidos para pagar melhor os professores; que os policias estão mudando de profissão e que não precisam mais arriscar sua vida enfrentando marginais, porque as cidades estão em paz; que as penitenciarias estão sendo transformadas em centros recreativos, para crianças, idosos e outros.

De tudo isso que falei, ainda acredito que um dia as pessoas não precisarão mais instalar tantos sistemas de segurança em suas residências, escolas ou empresas para se defender do próprio semelhante, porque todos serão realmente amigos.

Embora saibam que a boa educação começa em casa, o governo não pode se apegar a essa frase e se eximir da obrigação de investir mais na educação, precisa fazer a parte dele. Será que estou errado? Será que falei demais? Diz um velho provérbio: “EDUCAI AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ PRECISO PUNIR OS HOMENS”. Que Deus nos ajude!

 

Atualizado em 10. 10.2013, 16h

Jorge Soares Oliveira
jorgesoares.advogado@gmail.com

A PROPÓSITO DO 6 DE OUTUBRO

Caro Raimundo:

Fiquei encantado com a homenagem que você faz a Livramento, nossa terra (ser filho adotivo pode ser tão bom quanto ser filho de berço), ainda mais quando ilustrada com imagens tão belas, da natureza (apesar de tudo) ainda preservada. A da cachoeira nem se fala!   Mas, esta última imagem, que induz sentimentos de paz e de esperança, faz por outro lado reavivar nossa apreensão diante das notícias das agressões e das ameaças à natureza (noticiadas inclusive nesse veículo), que estão acontecendo na minha outra terra: a querida Piatã. 

Já tendo perdido muito dos seus recursos e belezas naturais, Piatã, a Bahia, o Brasil e o Mundo agora estão correndo um risco de prejuízo de proporções inimagináveis em razão das agressões que já estão acontecendo às nascentes do Rio de Contas, tudo por conta da ambição de empresários predadores e de governantes coniventes e/ou omissos. Continue incluindo este no rol dos bons combates que você gosta de travar. E conte conosco.

Receba o abraço fraterno de Jorge de Piatã!


Alexirley Ramos
allexramos_2@hotmail.com

Prezado Raimundo Marinho! 

Externo aqui a minha satisfação em viver em uma cidade que tanto tem a oferece aos que dela sabem extrair com sabedoria. Suas riquezas diversas, retratadas no desfile de domingo, dia 06 de outubro, dia da sua emancipação política, traduziu o quanto somos diferentes e como podemos conviver em harmonia, deixando bem claro que quando temos objetivos em comum, o que nos unem é sempre maior do que aquilo que nos separam. As escolas foram muito felizes nas escolhas das temáticas! Parabéns aos organizadores do desfile, aos desfilaram e às equipes de apoio.

Não posso deixar de mencionar a homenagem aos filhos Ilustres, humildes e humanos, Raimundo Marinho e Eduardo Lessa, pelos 18 anos de lançamento do livro Livramento é de Nossa Senhora. 

A tempo, registro também o meu apreço a sua homenagem pela passagem do aniversário do município, "A propósito do 6 de outubro". A leitura das linhas, entrelinhas e imagens anexas, tão bem retrata a nossa cidade em tempos passados e atualmente, os espaços urbanos e rurais, suas belezas naturais e as modificadas pelo homem.

 

Atualizado em 07.10.2013, 9h

Gilberto Brito
brito-gilberto@uol.com.br

 

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

AÇÃO E REAÇÃO

O mundo mudou. O Brasil, consequentemente, também mudou. E porque também não dizer, Livramento também mudou. Antes numa ilegalidade sem fim, hoje com a promessa de uma mudança radical com relação à civilidade e à cidadania. E isso é bom, principalmente para os jovens de hoje  que começam a trilhar numa sociedade que se preocupa com seus anseios e suas esperanças.

É bem verdade que algumas ações que contrariam parte de uma sociedade provocam algumas reações inerentes à manutenção de alguns procedimentos que até então  eram adotados. Por isso torna-se necessário que as pessoas que  compõem  essa sociedade apoiem as ações positivas das autoridades envolvidas.

As transformações queiram ou não vão surgir ao longo da nossa caminhada pelas trilhas da vida e devemos sempre torcer para que elas sempre se direcionem para o lado positivo do bem, pois só assim seremos contemplados com a felicidade plena.
E para que isso aconteça basta simplesmente que sejam obedecidos os princípios que norteiam a cidadania: Art. 5º da Constituição Federal da República Federativa do  Brasil.

É imperativo que todo cidadão brasileiro leia e tome conhecimentos dos seus direitos e deveres para com o país e com seus concidadãos. Só assim teremos uma sociedade moderna, justa, feliz e plenamente desenvolvida.
Não acham que é hora de começar?

Atualizado em 03.10.2013

José Maria de Jesus
jmpedagogo@bol.com.br

NOVA ERA NA MÚSICA EM LIVRAMENTO

No último dia 28 de setembro, aconteceu na Associação dos Amigos de Livramento, um show de lançamento de um grupo musical denominado “Banda Tropical”, formado por ícones da música em nossa cidade como: Ruibergue, Zé Arnaldo, Zé Quixim e Noélio. O grupo está se fortalecendo para resgatar as músicas clássicas dos grandes cantores românticos e as antigas festas de famílias tradicionais da cidade, festa dançante e social, onde todos iam para dançar e se encontrar com seus conterrâneos. Está programando para o mês de novembro um concurso de dança, onde todos aqueles que gostam de mostrar seus dons coreográficos poderão se inscrever e participar. Espera-se contar com o apoio de todos.

 

Atualizado em 02.10.2013, 10h30

Márcia de Lourdes Soares Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br

Parabenizo meu ex-colega do CEJVB e amigo Renato da Silva, a quem carinhosamente chamo de "Papai Nanato de Nhanhá Gogô", que colou grau no curso de Licenciatura em Fisica, pela Universidade Federal da Bahia   (UFBA), no último dia 28 de setembro. Impossibilitada de comparecer à solenidade, que se realizou no salão nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador, fiz-me representada pelo ilustre jornalista, Raimundo Marinho, também amigo do então formando. Renato é um exemplo de superação e com força e coragem conseguirá prosperar cada vez mais. Parabéns, colega, e muito obrigada pelo honroso convite! Abraços!