Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 27.08.2014

Williton Assunção Trindade Rodrigues
w.trindade17@gmail.com

Olá Raimundo Marinho, tudo bem? Meu nome é Williton, tenho 22 anos sou livramentense de nascimento, entretanto, sempre morei no interior de São Paulo desde meus 9 meses de vida.

Li a sua matéria a respeito do asfalto que chega a Livramento mas surgiu-me uma dúvida: para onde vai correr a água da chuva? Digo isso porque na cidade de Livramento quase não há bueiros como pude observar quando estive aí há uns anos.

Sei que o asfaltamento por enquanto será apenas em uma parte da cidade, mas se um dia toda a cidade for asfaltada para onde a água será evacuada?

No bairro Estocada, onde minha vó paterna mora, não há um bueiro sequer!
Não sei se a colocação desse problema é legítima mas espero que o asfaltamento da cidade esteja sendo feito de forma planejada.

Se puderes investigar esse problema que levantei agradeceria muito.

 

Antônio Carlos Ribeiro
ancarri@veloxmail.com.br

Caro Raimundo. Estamos ouvindo aos quatro cantos a séria crise financeira que está abalando os pilares estruturais de Livramento, junta-se a crise econômica nacional, a inércia da economia baiana, a seca e por fim, a insegurança hídrica em nosso município, uma escassez de chuvas que já dura uma década. A fruticultura livramentense é conhecida em todo território nacional, como atesta um artigo muito interessante do Agrônomo da ADAB Weber Aguiar em uma pesquisa feita para o seu Mestrado, realizada na CEAGESP e algumas feiras livres na capital paulista, onde foi verificada a preferência por frutas baianas e em especial do polo Livramento/Dom Basílio, polo esse que empregava milhares de pais de família durante vários meses do ano e ainda importava colaboradores de outros municípios vizinhos, atraia olhares e investimentos de vários estados, ou seja, era a vedete da fruticultura tropical no Brasil. Tudo está ruindo, estamos vendo acontecer na caatinga o mesmo que houve na área do cacau no sul baiano, e aí ? soubemos que a ADIB, na pessoa de Romão procura algumas alternativas, mas sozinho ? onde andam os políticos influentes, os Desembargadores e Juízes Federal ? onde se encontram os megaempresários e até a sociedade civil ? e os órgãos ligados a agricultura e afins ? será que influência e prestígio só servem para alimentar o ego? Será que o crescimento pessoal em qualquer atividade não pode ser compartilhado em prol do meio em que vivemos? será que somos tão egoístas que o bem comum possa nos incomodar? vamos assistir a essa bancarrota sentados em nossas zonas de conforto ou vamos acordar e salvar a mais bela cidade (e município) do sertão baiano?

Muito obrigado Raimundo, mas cobramos de você também, como jornalista formador de opinião e postura de isenção pode muito bem adubar esta ideia e criar meios e elementos para derrotarmos esta temerosa situação.

Meu caro Antônio!

Se puder reler tudo que já escrevi e rever tudo que já falei sobre o assunto, nos últimos anos, verá que sempre fiz minha parte, desde que o Perímetro Irrigado do Brumado foi deformado, tomado dos colonos originais e criminosamente transferido para pessoas alheias à atividade rural (comerciantes, políticos etc.).

Com isso, o sistema tornou-se predador, como predador é a agricultura comercial. Dado ao sucesso comercial da fruticultura, surgiram a usura e o plantio de mais área do que nossa região, coração do semiárido baiano, poderia suportar. Plantou-se mais do que a capacidade hídrica da região. Assim, secaram o manancial artificial e até o lençol freático.

Temo que dias muito piores virão, pois os produtores e os políticos não estão nem ai para o sofrimento que advirá para o povo em geral, enquanto, certamente, se mudarão para onde poderão novamente se darem bem. Digo isso porque a solução seria resgatar o projeto original do DNOCS, o que significaria sair, hoje, de uma área plantada de cerca de 20 mil hectares para 5 mil hectares, estes adequados à oferta de água disponível.

Se continuar do jeito que estar, vamos ficar sem água até para beber, pois a barragem de Rio de Contas vai secar e morrer, assim como já aconteceu com a do Rio do Paulo. O que já escrevi sobre o assunto, fazendo críticas e alertas, dar para fazer pelo menos uns 10 livros. Fiquei e continuo falando sozinho!

Raimundo Marinho
Jornalista

 

 

Atualizado em 24.08.2014

OAB-Brumado/Presidência
oabbrumadopresidencia@outlook.com

Desativação da Comarca de Rio de Contas‏

Prezados(as) colegas,
 
Estarrecido com a aprovação, pelo Tribunal de Justiça da Bahia, da extinção da Comarca de Rio de Contas (disfarçada de incorporação), promoveremos uma grande manifestação no dia 25/08/14 (segunda-feira), às 10:00h, na Praça Matriz (Praça Maestro Esaú Pinto) em Rio de Contas – em frente ao antigo Fórum da referida Comarca, para tratar desse importante assunto e traçarmos as estratégias para reverter tamanha aberração.
 
Estarei presente e gostaria de contar com a participação de todos os(as) advogados(as) para combatermos esse absurdo!
 
Osvaldo Luiz Laranjeira Bastos Jr.
Presidente da 21ª Subseção - BA

 

José Edvaldo
e.ed@bol.com.br

Nossa "Livramento"... esta saudade que agita em meu peito me leva de volta ao sertão, como o canto de algum sabiá, conta prosas e as historias de lá, como quem se confessa com Deus através de uma oração, onde o sol queima tudo pra ver e a vida consegue nascer, mesmo que seja por meio das pedras sem chuva e sem regação... Sei que o rio navega pro mar, sei que o sonho não pode morrer, é por isso que tem certas coisas que a gente não pode esquecer: como o carro de boi gemedor, como o desabrochar de uma flor, como o sol por traz das montanhas dizendo que vai dormir, andorinhas bailando no céu, cantadores cantando cordel, são raízes da terra da gente que agente não tem aqui. ...as lembranças que Livramento me traz agora, os colegas de infância, Nando, Toin, Déli, Gina, Marleide, Claudete, Jairo, os irmãos Marcelo e Ricardo, Io de Iaia, Ivonilton, Leu, Gau, Xão, Dora, meus pais Didi e Deinha (eternos apaixonados desde os bailes da Associação), a missa nas manhãs de domingo, o cinema nas tardes de domingo, as feiras de sábado que eu tive a ideia de vender "ki suco gelado" para os feirantes e ter din din para pagar sorvete para minha paquerinha no cinema de domindo.. rss, ali aos meus 6 aninhos descobri meu tino comercial e depois passei e fabricar carrinhos de madeira, pipa, e outros brinquedos artesanais e vender para amiguinhos ...rss, uma lição determinação que vale ate hoje... a bela festa de São Joao na Rua do Areião, as brincadeiras no Tomba, o pão quente de todas as tardes na padaria do seu Regi, o irresistível sorvete do Rocha, o Taquari, as paquerinhas na praça central, a linda gruta no jardim da igreja, a gostosas tardes na biblioteca, festa junina de mês inteiro, festa de agosto/padroeira, desfile de 7 setembro, raro patriotismo no Brasil mas sempre presente em nossa cidade, a primeira comunhão, as brincadeiras e mergulhos de todas as tardes no rio taquari, os passeios de mergulhos dos sábados na cachoeira, os passeios em Rio de Contas, o lajedo.... são raízes da terra da gente que agente não pode esquecer....(saudade, saudade, gostosa saudade...), aaa se eu pudesse voltar no tempo e viver cada momento que a lembrança me traz agora, eu seria outra vez menino, com direito aos meus desatinos e correr pelo campo a fora... (Grande abraço amigos de Livra...Edvaldo, em 23.08.2014).

 

Atualizado em 05.08.2014

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

JORNALISTA RAIMUNDO MARINHO, o artigo "O perigo ronda nossa paradisíaca vocação!", realmente nos faz ficar muito triste por saber que tudo está acontecendo sem nenhuma autoridade fazer nada. Nenhum vereador, deputado, prefeito e até empresários, tá tudo acabando.

Nós não podemos parar de falar e alertar, embora muitos fingem não ver nada. Recentemente, postei no youtube uma música que fala sobre essa situação, é outro alerta.

Acredito que Livramento está perdendo sua história antiga e as gerações futuras ficarão sem saber onde e como moraram seus antecessores. (Acesse https://www.youtube.com/watch?v=cGZqdTlze24
http://youtu.be/cGZqdTlze24, para ouvir a música)

 

WEBER MARCILIO MALHEIRO AGUIAR
weberaguiar@yahoo.com.br

Prezado Raimundo, quero aqui de público parabenizar o grande amigo Zeferino pelo seu artigo onde questiona o uso das redes sociais, em particular o WhatsApp. Também solidarizo com ele e em alguns momentos me sinto excluído da sociedade, rsrsr, além do que o "fiu fiu" das mensagens é de saturar qualquer paciência. Concordo ainda com ele, quando escreve: "Parece que a mais nova tendência da moda é estarmos cada vez mais solitários, mesmo em meio à multidão", pois para se ter uma ideia de como isso é notório, em uma dessas novenas em louvor ao Bom Jesus olhei ao redor e vi um monte de gente de diversas classes sociais e idades, que simplesmente pareceram esquecer que estavam em um culto religioso e ficavam arrastando os dedos sobre a tela dos seus celulares. Para resolver isso acredito que teremos que evoluir voltando ao passado, onde essas tecnologias ainda não existiam. Com esse meu comentário espero não criar polêmica e sim expor a minha insatisfação com o uso demasiado das redes sociais.

 

Danilo Meira
dan_meira@hotmail.com

"RECEBEU O TITULO CRUZ DE RECONHECIMENTO SOCIAL E CULTURAL NO GRAU DE GRAN COMENDADOR DA SOBERANA ORDEM, ROBERVAL DE CÁSSIA MEIRA."

Na quinta-feira passada 31.07.2014 um ilustre conterrâneo nosso, Roberval de Cássia Meira recebeu uma Comenda de Destaque em Salvador e nenhum blog de Notícias da Região colocou ao menos uma nota sobre o fato. Temos que valorizar os exemplos.

A Soberana Ordem da Sociedade Intercontinental de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais  realizou na noite desta quinta-feira, (31), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza, a Sessão Solene de outorgas e condecorações oficializadas.

A Comenda é uma homenagem àqueles que trabalham em prol dos direitos humanos, da paz e da responsabilidade social. A honraria tem por finalidade perpetuar o nome os homenageados perante as gerações vindouras, reconhecendo publicamente os méritos de honra, caráter, civismo, dignidade e benevolência.

Coragem e determinação são requisitos básicos para quem recebe essa honraria. O título de Comendador enaltece o caráter, a coragem e serve como exemplo para todos. Tal honraria destina-se a homenagear personalidades, empresários e autoridades civis e militares de grande relevância para o nosso País.

 

Geovane Pessoa
geovane.pessoa@gmail.com

O Brasil, sabiamente, teceu criticas ao massacre (a mídia insiste que é uma guerra) e discordando totalmente da ação militar de Israel, ou seja, que a atitude desse país é desproporcional, haja vista que mais 700 palestinos já morreram. sendo que uma boa parcela são crianças e mulheres. Mas o que me deixou mais perplexo, é o porta-voz de Israel dizer que desproporcional foi o “7 a 1” (alusão a derrota para Alemanha). Isso demonstra que em nada aprenderam e evoluíram os judeus com que os mesmos sofreram na 2ª Guerra Mundial na mão dos nazistas!