Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 29.12.2014

Sinval Rodrigues Dias
sideneca@hotmail.com

Pra mim, a sua Mensagem de Natal foi a mais Perfeita de todas que eu li e ouvi neste Natal é simplesmente Perfeita. Meus Parabéns Raimundo Marinho. Que DEUS te Ilumine sempre. Eu gostaria se for possível tê-la no meu Facebook pra que muitas pessoas pudessem Refleti-la.

 
Cleiton Nunes Vidal
cleiton.nunes.vidal@gmail.com

Isso mesmo, os comerciantes estão esperneando contra o prefeito. Mas sem razão: isso daqui é capitalismo, ganha aquele que satisfaz melhor o comprador. Os comerciantes de Livramento não deveriam reclamar do "feirão do brás"; deveriam assumir a incompetência por não saberem lidar com os concorrentes. Não perderam dinheiro com a passagem do "feirão". Perderam dinheiro porque a população demonstrou que não tem outro jeito senão comprar no comércio de Livramento. Apareceu oportunidade, o povo sabe desfrutar das vantagens, que vão desde os preços baixos dos itens, até o tratamento gentil que já não se acha mais. Melhor não espernear. Quando houver outro "feirão" e mesmo assim o povo preferir comprar nas lojas de Livramento, vocês terão achado a resposta.

 

Edson Borges
produterra.bahia@globo.com

Raimundo, É o fim. Não poderemos faz guerra com o Paraguai. Com Wagner na Defesa, perderemos a guerra. Paciência. Ufa....

 

Jayr Scorpions
jayrscorpions@hotmail.com

RESUMO de um FATO VERÍDICO: Passei por uma Clínica dia 21 de novembro deste, para um exame de rotina, fiz o Hemograma completo e retornei semana seguinte para apresentar-me ao médico. Chegando lá a recepcionista diz que só atenderá no dia 27 de fevereiro, alegando que o médico sairia de férias do Natal até o Carnaval. Bom, se for um problema sério, vou ter que esperar mais de 2 meses pra saber o resultado. Não importa se paguei particular, o importante é que sou POBRE, e não tem sentido VIVER. O maior médico do mundo foi Jesus Cristo, Ele não tinha consultório, nem cobrava consulta e o mais importante, os doentes não o procurava, Jesus os curavam procurando-os.

Final da história, eu trabalho até véspera da virada do ano, sem natal, sem champanhe, sem comemorações, nunca vou fugir das minhas responsabilidades, sou homem, educação de berço.

A humanidade ta cada vez mais cruel, sem amor ao próximo, com restrição de classes. Só espero que não seja muito tarde para pedir perdão a Deus, seus pecados e suas riquezas, não ganharão o reino dos céus.

 

Atualizado em 17.12.2014

Sofocracia: de Platão a Enéas

Por Zeferino Neto
zifaneto@gmail.com

Platão, na sua obra A Republica, tecia algumas considerações em relação a postura e algumas características que o líder deveria ter. Uma delas era a sabedoria, de onde provem o termo sofocracia (do Grego Sophós: “sábio” e Kratia: “poder”), que significa: o governo dos sábios.

Continuando, o autor enfatiza que a política é a arte de governar as pessoas com o seu consentimento, e o político é aquele que conhece essa difícil arte. Só poderá ser chefe quem conhece a ciência política.

E, nesse aspecto, era até um pouco taxativo, dizendo: “ou os filósofos se tornem reis, ou os reis se tornem filósofos”. Acreditando ser pertinente, pegarei uma parte dessa citação que fala sobre governar o povo com o seu consentimento.

Recentemente, fui questionado por um amigo, que, segundo ele, “eu não gostava de ter chefe”. Claro que ele estava equivocado, eu até acho necessário que haja uma dose de hierarquia no trabalho, o que eu não gosto é de relação de poder, pois, onde existe essa relação, ocorre conflito, que, infelizmente, é uma coisa muito comum em algumas empresas.

Segundo Mário Sérgio Cortella, existe o poder que serve ao outro, como é o caso de Jesus, ele tinha o poder e usava esse poder, essa força divina, para ajudar os menos abastados. Esse poder é válido. No entanto, quando o indivíduo usa o poder, ou pseudo poder, para si, para benefício próprio, não é um poder que se serve.

Acredito que muitos funcionários de alguns municípios já devem ter vivido esse tipo de situação, onde um representante chega até você e diz ou você faz isso ou eu te coloca para fora”, retirando o livre-arbítrio do profissional.

Wilhelm Reich, psicanalista marxista, pregava algo muito semelhante a Platão. Ele mostrava, em sua obra Psicologia de massas do fascismo que, muitas vezes, nos Estados Unidos, chegava-se ao ponto de se exigir o estudo
universitário para ocupar o cargo de balconista numa grande loja de departamentos, mostrando, claramente, a pressão social que se exerce mesmo sobre o trabalho mais simples.

E conclui dizendo:

Um político, por outro lado, não é submetido a qualquer exigência. Basta uma certa dose de esperteza, de ambição neurótica e de vontade de poder, aliada à brutalidade, para, em determinadas circunstâncias sociais caóticas, qualquer pessoa poder ocupar as posições mais altas da sociedade
humana.

Já o nosso querido e saudoso Dr. Enéas Carneiro, que ficou famoso com sua celebre frase “meu nome é Enéas”, eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo com o recorde de mais de 1,57 milhão de votos. Concordava, acredito eu, em gênero, número e grau, com as citações mencionadas de Platão e Reich.

No programa Roda Viva (https://www.youtube.com/watch?v=oOpAcq_eAXw) o Dr. Enéas pregava a dificuldade de se encontrar no cenário político um cientista (aqui, ele não está se referindo à necessidade do indivíduo ser um Albert Einstein, mas sim ter o mínimo de preparo político), um homem que tenha dedicado a sua vida à ciência, seja ela política, social, jornalística, jurídica, médica, psicológica, doméstica, culinária.

Geralmente, segundo ele, alguns sentem repugnância por esse processo de dedicação. E complementa, no mesmo bloco, que: “Pra pilotar um avião, é preciso que se tenha um curso, para dirigir uma escola, é preciso que se tenha um diploma e preparo, dever-se-ia exigir o mínimo de competência”.

Bom, diante do exposto, eu deixo aqui não só o meu carinho, mas também
uma pergunta para os meus concidadãos: será que o nosso Executivo (representado pelo prefeito) e nosso Legislativo (representado pelos vereadores e deputados) possuem competência técnica e sensibilidade social, espiritual de liderar o povo? Ou, até mesmo, de ajudar o povo a sair da obscuridade para o protagonismo político e democrático?

Um feliz natal para todos e que  Papai Noel (que confesso, tenho lá minhas suspeitas sobre ele) possa nos presentear com dias melhores.

Zeferino de Paula Lima Neto é Psicólogo, mas, primeiramente cristão, brasileiro e livramentense

 

AILTON HIPOLITO
ailtonhipolito@hotmail.com

CASO CONCRETIZE ESTA HOMENAGEM AO NOSSO AMIGO INESQUECIVEL"BOLINHA" , É MUITO MERECIDO, POIS TRATAVA-SE DE UMA PESSOA SEM MALDADE, BRINCALHÃO, DESPORTISTA E AMIGO DE TODOS. DIGO ISTO POR TER CONVIVIDO COM O MESMO POR MUITO TEMPO NO "PROJETO SERTANEJO". ATÉ BREVE AMIGO, AINDA PENSAMOS EM VOCE.