Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 17.02.2015

Hélio  Gottschall   Abreu
heliogabreu@gmail.com

Caro  Jornalista  Dr. Raimundo  Marinho,
                                                  
Lendo o nosso  Mandacaru, tive a triste noticia  do   falecimento  da     nossa  muito  querida  Profa.  RITA, a quem  tive  também a honra  de  ser  seu  aluno no  velho  Colégio  João Vilas Boas.  Sem desmerecer  o mérito  das  demais, ela  era  considerada  pelo  alunado a mais querida, a mais dócil, a mais meiga e a  mais amiga  de todos.  Rendo  as minhas  homenagens à sua memória. Peço-lhe que transmita a minha  condolência aos seus familiares.    

                                                                                  

Pedro Souza
ssap40@hotmail.com

Todo o poema de Roberto Carlos descrito por Zeferino e a real situação de Livramento. Quem perde é o povo. Só que o povo dorme, não acorda. Ainda vamos viver muito isso.

 

Atualizado em 13.02.2015

Zeferino Neto
zifaneto@gmail.com

Em nome da cortesia

Escrevo para o blog o Mandacaru da Serra desde a época de estudante de psicologia em Maceió – AL, aliás, gostaria de agradecer a Raimundo Marinho por ceder espaço no seu blog sempre de maneira gentil e democrática.

No entanto, me sinto em falta com alguns leitores por nunca ter me apresentado corretamente. Bom, meu nome é Zeferino de Paula Lima Neto, filho de Osmar Silva da Conceição, conhecido popularmente como professor Osmar, Mazim de Nanam ou Osmar da venda. Sou filho também de Regina Cambuí Lima Conceição, ambos professores e concursados. Sou Irmão de Sérgio Lima Conceição, Historiador e bacharel em direito. Professor de história, concursado em Maceió e mestrando em História. Sou irmão de Karlene e Karleide, ambas professoras e concursadas, sendo que a primeira mora em Guanambi a 20 anos ou mais.

Quando me formei, voltei pra Livramento não atrás da promessa de plantar um pé de manga e ficar rico, pois tive o prazer de sair da faculdade de psicologia com emprego garantido e reconhecimento de todos, do faxineiro ao reitor da faculdade. Voltei porque sou de Livramento filho de Osmar e de Regina que me ensinaram a ficar sempre do lado do miserável e lutar, de maneira diplomática ou não. Vale ressaltar que tenho 34 anos, sou casado, não uso camisa de The Guevara desde a adolescência, não posto no facebook coisas do tipo: “tudo possa naquele que me fortalece”. Não como alface e nem ando de bicicleta para não poluir o ar. Não fico Tentando projetar a qualquer custo uma imagem de espiritualizado, até porque eu estou longe do ideal proposto por Cristo.

Quando resolvi voltar pra Livramento trabalhei 5 meses na administração do Prefeito Carlos Batista que já estava no final e, só consegui trabalhar, por uma questão talvez de conveniência. A unidade que eu Trabalhava o CREAS, coordenada por uma assistente social que não era de Livramento, a senhora Nivea Barros, queria dessa vez um homem para trabalhar na unidade, pois acreditava que talvez no futuro precisaria de alguém que soubesse usar a força física quando necessária (pois temia, em virtude de 2 ou três ameaças, que esse dia pudesse chegar). Bom, o único psicólogo homem da cidade e um dos poucos da região sou eu. Foi mais ou menos assim: “não tem tu vai tu mesmo”. Contudo, acho pertinente salientar, que nesses 5 meses de trabalho eu nunca ganhei nenhum tipo de auxilio (gasolina, viagem, hospedagem ou alguma coisa do gênero). A propósito, só por título de curiosidade, eu era o psicólogo que ganhava menos na cidade e tive meu salário nesses 5 meses atrasado.

Quanto a minha família, acho que tudo que eu relatei sobre eles faz cair por terra qualquer menção de clientelismo.

Mas, a pergunta que não quer calar, onde eu pretendo chegar com esses textos?
Apesar de não ter religião e, acompanhar a minha esposa todos os domingos na missa, acredito muito em Jesus Cristo, e pude, através da Psicanalise-Marxista concebe-lo de maneira muita mais valiosa do que o aprendido. Quando digo que acredito é porque acredito mesmo, ao ponto de ser confundido na rua com um esquizofrênico, pois adoro conversar com ele em voz alta. E esse meu Cristo é o Cristo que me empurra para “combater o bom combate”, para ensinar o povo, através da psicologia, transformar culpa em responsabilidade, resgatar a autoestima e o livre arbitro político. Seria um grandessíssimo idiota se tentasse monopolizar o conhecimento que me foi passado.

Segundo Olavo de Carvalho qualquer um que tente ir além de suas capacidades físicas, cognitivas, sociais, pode ter essa ação considerada como uma personalidade patológica. Eu como psicólogo, me vejo incumbido da missão de apontar esse traço de personalidade nos pseudo lideres dessa terra. E mostrar suas táticas que são invisíveis a olho nu. Como é o caso da transmutação de direitos em favor.

Fiz 4 anos de terapia não apenas por obrigação (pois o curso exige que o futuro psicólogo passe por um processo psicoterápico) mas para trabalhar meu ego, meu lado Narcisista, minhas reais necessidades por trás das ações. E com isso pude visitar algumas vezes o meu inconsciente e ficar Tête-à-tête com o meu altruísmo, minha empatia, meu lado mamífero.

E é por essas e outras que peço encarecidamente aos três doutores, Emerson, Paulo e Carlos que primeiramente visitem o Divã, garanto que vai fazer bem. E em segundo, deixe a população caminhar para o amadurecimento, não aproveitem da criança interna que existe em nós vendo em vocês o nosso substituto paterno, chegando ao pecado da idolatria.

Queria dizer, e sei que corro o risco de ser considerado demagogo, que nessa história toda fico do lado do povo sem segundas intenções financeiras, pois a minha autoestima profissional vem batendo no teto. Até hoje não conheci o que é ficar desempregado, graças ao bom Deus. Onde trabalho, trabalho porque eu trago lucro, agrego valor.

Para finalizar, gostaria de dizer que a minha regra principal quando escrevo é no máximo me orientar nas outras regras, e não segui-las como escravo de rebanho. Escrevo porque é minha obrigação enquanto descendente direto de Jesus.

O que pretendo atiçar com os meus textos é a vontade de mudança, a mesma que tento ajudar os meus pacientes chegarem.

 

Atualizado em 11.02.2015

Jocely Xavier Araújo
jxa@tpa.com.br

Sobre a materia [deste site] (…) Aposentados também são
extorquidos em Livramento”
[28.01.2015] (…), sugiro ao interessado levar ao conhecimento da OAB-BA o fato concreto. Aqui em SC, tem dado bons resultados, e rápido.

De outra, nas Comarcas onde não existe Vara Federal, as ações de pedido de aposentadoria podem ser proposta no Juízo Comum.

Conheci, há muitos anos, em Boninal - Ba (onde nasci), o Sr. João Meira - Oficial do Registro Civil (cidadão que servia de espelho para a comunidade), que tinha dois filhos que, soube, mudaram-se para Livramento, salvo melhor juízo, devem ser parentes dos Meira, homenageados pelo MANDACARU DA SERRA,

 

Yonélio Sayd
yoneliosayd@hotmail.com

Quando a opinião dos outros tem que ser a minha

Seria tão bom, e oportuno, aproveitar o conhecimento, ou o dom que cada indivíduo tem com a intimidade da escrita para opinar sobre coisas com um objetivo único de contribuir para que a mensagem do texto seja inteiramente compreendida e praticada por quem se interesse em ler e absorvê-la. Seria justa a postura do tom crítico desde que se faça para colaborar, para provocar a reflexão, sem os alcaguetes dos interesses permissivos, sejam quais.

Seria tão bom que se escrevessem coisas para ajudar a construir um conceito, formar uma opinião e a ação coletiva, o que poderia culminar em práticas de resultados.

Sabe-se que Livramento ainda não vive o modelo exemplar de uma gestão administrativa municipal. Nenhum outro município vive. Todos têm sua peculiaridade, positiva ou negativa, conforme a “forma do poder local”, a identidade eleitoral da própria população da municipalidade.

Existe por trás de cada vestimenta da sociedade um corpo, esteticamente bonito ou feio, gordo ou magro, negro ou branco. Isto significa que cada elemento tem sua individualidade corporal, mental, formando-se daí os conceitos éticos ou antiéticos; ou seja, o comportamento de cada um na convivência de grupos e suas regras.

Pois bem. Livramento de Nossa Senhora é um belo município. Tem solo rico em vegetal, mineral, tem diversidade de cultivos agrícolas, apesar de torrão seco do semi-árido. Tem clima ameno e recursos hídricos satisfatórios; localiza-se comodamente em uma região geográfica que concentra malhas rodoviárias produtivas, por isso, com potencial para cidade-pólo de desenvolvimento regional.

Mas Livramento não tem correspondido às suas próprias expectativas. Vive refém do seu modelo político e administrativo, arcaico, social-clientelista, com vícios coronelistas jurássicos, iguais interesses pessoais eleitoreiros, iguais mentes individualistas de sua população.

De tudo isso resulta a patética guerra política de grupos, uns em defesa de seus interesses, outros egressos do inconformismo com a derrota nas urnas e o pesadelo da perda das benesses. Isto pode ser muito bem observado nas redes sociais, nos comentários postados em blogs e sites, onde cada leitor/internauta envia sua mensagem conforme sua visão meramente pessoal, meramente política.

Criticar por criticar já não é certo, imagine postar opiniões por despeitas políticas ou por queixas de perdas de interesses pessoais?
Quase sempre a gente se debate e se depara com o massacre das opiniões nesse sentido.

Seria bom se todas as regras fossem sem exceções. Seria?
Não seria. Nem tudo que é legal é moral. E nem tudo que é imoral é ilegal.

 

Hipolito Peixinho da Silva
h.peixinho@uol.com.br

Pois é, trabalhei e morei em Livramento por algum tempo e gosto muito de ler as noticias da cidade, estou sempre ligado ao Mandacaru da Serra.
Me lembro que naquela ocasião existia um ótimo violonista chamado Joaquim de Eunápio, tocava muito bem, não tenho noticias dele.

 

Zeferino de Paula Lima Neto
zifaneto@gmail.com

Sátira: Roberto canta Livramento

O mais novo CD do rei Roberto Carlos. Vejam abaixo as letras que vem embalando o atual contexto político de Livramento de Nossa Senhora.

EU TE DAREI O CÉU: “Eu te darei o céu meu bem e o meu amor também.” (Antes da política)

VOCÊ DEIXOU ALGUÉM A ESPERAR: “Você deixou alguém a esperar, você deixou alguém na solidão.” (Fui e não encontrei ninguém)

DE QUE VALE TUDO ISSO: “De que vale tudo isso se você não está aqui, de que vale tudo isso se você não está aqui.” (A prefeitura)

OUTRA VEZ: “...Você foi a maldade que só me fez bem. Você foi o melhor dos meus planos e o pior dos enganos que eu pude fazer.” (entrar na política)

DETALHES: “Não adianta nem tentar me esquecer, durante muito tempo em sua vida eu vou viver” (o Ministério Público na cola)

ESQUEÇA: “Esqueça se ele não te ama, esqueça se ele não te quer” (conselho para o povo de Livramento sobre o executivo e legislativo)

A DISTÂNCIA: “...Nunca mais você ouviu falar de mim. Mas eu continuei a ter você. E toda esta saudade que ficou. Tanto tempo já passou e eu não te esqueci” (o grande pássaro verde sentindo saudades da prefeitura).

AMOR SEM LIMITES: “Vivo por ela, ninguém dúvida. Porque ela é tudo, na minha vida.” (Os três doutores se declarando para a prefeitura)

ONDE ANDA O MEU AMOR: “Por que estou meu Deus sofrendo assim demais? Morrerei de tanto esperar. Onde anda o meu grande amor que não vejo mais.” (É, pelo jeito sumiu mesmo)

ESCREVA UMA CARTA MEU AMOR: “Escreva uma carta meu amor, e diga alguma coisa por favor.” (Pode ser também um e-mail, whatsApp, sinal de fumaça. Contanto que apareça)

QUEREM ACABAR COMIGO: “Querem acabar comigo, nem eu mesmo sei porque.” (Dissimulado!!!)

SENTADO A BEIRA DO CAMINHO: “Eu não posso mais ficar aqui a esperar! Que um dia de repente você volte para mim....
Preciso acabar logo com isso. Preciso lembrar que eu existo, que eu existo, que eu existo...” (quando o povo conseguir acordar e resgatar a autoestima política)

OBS: Esse já é o terceiro CD que Roberto grava em Livramento. O primeiro foi Duetos: do rei Roberto para o rei dos periquitos. E o segundo foi também um dueto: O rei Roberto e o Rei da simpatia conveniente.

(*) Zeferino de Paula Lima Neto é psicólogo e livramentense de coração.

 

João Marques Rodrigues
joao_marques123@hotmail.com

NO GALPAO DA KATOPE ESTA GUARDANDO VARIAS CADEIRAS, MESAS ESCOLARES NOVAS EM FOLHAS SEM A DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FAÇA UMA REPORTAGEM DAS CADEIRAS E MESAS AI O SENHOR RAIMUNDO MARINHO.

 

Atualizado em 03.02.2015

Ailton Hipólito
ailtonhipolito@hotmail.com

NOBRE JORNALISTA, É PENA QUE SÓ AS AUTORIDADES NÃO VER ESTE PREDIO "CASEB" SER DESTRUIDO, NO GOVERNO PASSADO TIVE A AUDÁCIA EM DAR UM PALPITE ONDE CITEI QUE ALI PODERIA INSTALAR A 46ª CIA/PM, PELO ESPAÇO E LOCALIZAÇÃO, FUI INFELIZ, COM O NOVO PENSEI QUE SERIA OUVIDO PELO FATO DE COMENTAR COM ALGUNS VEREADORES QUE SE DIZ NOS REPRESENTAR, ATÉ O MOMENTO FOI PIOR E ASSIM VAMOS QUE VAMOS ACABANDO COM TUDO QUE AINDA NOS RESTA. POBRE LIVRAMENTO, ASSIM DIZIA UM Sr. 40 ANOS ATRAS.

 

Antônio Fernando Aguiar Assis
antonioflivramento@hotmail.com

Por isso que lhe admiro, pois você faz sempre comentários oportunos, mostrando-se ligado em tudo. É realmente difícil de acreditar que o produtor rural que põe comida na mesa dos brasileiros e contribui muitíssimo para o equilíbrio da Balança Comercial é tratado com tanto descaso. Parabéns amigo por tudo que você escreve.

 

Jorge Silva
jorgesilva@superig.com.br.

Marinho, eu vi isso, o armazém da CASEB caindo, um absurdo. Ai eu lhe digo: Carlão solicitou esse armazém para colocar os carros da prefeitura e o Sr. Emerson Leal travou, alegando que seria útil para EBDA. Carlão transferiu a feira de gado para o matadouro, que foi embargado e fez uma excelente garagem. Ai, entra ele o bestinha, Sr.  Paulinho, faz um PSF que não vai inaugurar, na garagem, compra o prédio da Catopé, aluga para prefeitura por R$15.000.00 e o prédio da Caseb caindo.  Viva Livramento!  Salve  São  Gonçalo!