Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 25.10.2015

Ailton Hipólito
ailtonhipolito@hotmail.com

Nobre Jornalista, como filho desta terra, quero aqui parabenizar este belo trabalho que está sendo feito pelo representante da PM o Maj. Irlando Lino, trabalho que deveria ser seguido por todos que aqui representa um órgão, desde que assumiu a Cia/PM, o mesmo vem fazendo palestras educativas nos recantos desta cidade. É isto ai Maj., fique sabendo que, como livramentense, lhe agradeço por esta aproximação de Polícia com as escolas e com a sociedade deste município.

Roberto Correia
robertto@atarde.com.br

Prezado Marinho:
Leio agora este excelente veículo de comunicação de Livramento de Nossa Senhora, constatando que a velha qualidade de texto, vindo de boa cepa, se é que é possível, melhorou. Parabéns.

 

Atualizado em 21.10.2015

Ilone Ribeiro Guimarães Nogueira
livramentodenossasenhora.sepi@unip.br

Márcia,

Quero te agradecer por ter se lembrado da minha pessoa, em uma entrevista tão linda como esta que fez com Dona Helena e Dona Ana. Emocionei-me muito quando vi a foto de TEU (Matheus) com o uniforme da Escolinha Sítio do Pica Pau Amarelo. Minha base de tudo que sou hoje, depois, o Centro Educacional Paula e Bruna, na qual você fez parte dos nossos professores, e hoje a UNIP. Muito obrigada e saiba que tenho um imenso carinho por você. Parabéns.

 

Júlio César Caires Leal
juliocesarcairesleal@gmail.com

Bom dia, Raimundo! Que entrevista bonita aquela sobre o jardim-de-infância, feita com as irmãs Ana e Helena. Encantei-me ao vê-las falar da sua profissão e lembrar de como a exerciam em meio aos empecilhos daquele tempo. É realmente inspirador ver um profissional apaixonado exercer com gosto a sua profissão e ser reconhecido por causa do que faz. Mais ainda, quando este é um professor. É em tempo, portanto, que exponho aqui uma notinha de saudade e de agradecimento para Márcia, minha professora por poucos mais impagáveis meses no CEJVB, no primeiro ano. É uma pena que os obstáculos de hoje sejam ainda mais difíceis de superar, entretanto isso torna ainda mais abnegada e valorosa a profissão PROFESSOR, que muitos de nós, por cegueira, temos menosprezado. Abraço!!!

 

Atualizado em 18.10.2015

Lígia Timbó
ligiatimbo@uol.com.br

Márcia, Boa Noite!
Fiquei super feliz com a sua iniciativa de prestar esta linda homenagem a minha Mãe e Tia Helena. A entrevista foi muito bem conduzida. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pela homenagem. Um abraço!

 

Márcia Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br

Amado Jornalista:

Muito obrigada pela homenagem a minha pessoa. Acredito ser uma privilegiada por ter você em minha vida. Lembro-me quando uma dessas mal amadas me indagou por várias vezes: "O que é que você viu em Raimundo Marinho?". Respondi, categórica: “Saiba que aquilo que eu vi nele, você jamais verá”. Resposta aberta a muitas interpretações e, para uma delas, está explicita nesta belíssima declaração que recebi. Você não é só o meu porto seguro, é minha Bahia, é o meu Brasil inteiro! Agradeço ao Bom Deus por ter colocado em  meu caminho esse ser mais do especial, íntegro, inteligente, sincero, culto e, acima de tudo, amado por mim. Estou, como bem escreveu você, numa nova fase, desejando em dobro a todos, sem exceção, tudo aquilo o que me desejam e, creia, jamais deixarei de sorrir para aquele que, nos momentos mais difíceis, secou as minhas lágrimas: você. Beijos!

 

Maria Inês Lessa e Silva
ineslessa@gmail.com

Márcia, muito emocionante a entrevista sobre o Jardim de Infância, com minha mãe, D. Helena, e tia Ana. Somente uma sensibilidade como a sua, para condução da entrevista, poderia trazer reminiscências tão especiais como as que brotaram das lembranças delas. Parabéns! Muito emocionada.
Aproveitei para ler outras matérias, e fiquei também muito emocionada com a sua homenagem a D. Lourdes. Grandes recordações trago em meu coração, de sua família, em especial de Alfredo. Vivemos momentos intensos de grande amizade,  compartilhamentos e sensibilidade. Gracias!!!

 

Escola Estadual Dona Tina
donatinaescolaestadual@yahoo.com.br

NOTA DE COMUNICAÇÃO SOBRE A FEIRA DE CIÊNCIAS:
PARABÉNS AOS ALUNOS DA ESCOLA DONA TINA!!

A Escola Estadual Dona Tina parabeniza a equipe dos nossos cientistas e professores e equipe de coordenação da Feira!

De 05 projetos inscritos na FECIBA, tivemos a felicidade de três projetos aprovados  para a Feira Estadual de Ciências e Matemática em Salvador, Bahia, que terá sua culminância em novembro:

* Aquecedor Solar
* Guindaste Hidráulico
* Iridologia

Antonio Pereira Silva
pereirasilva56@uol.com.br

Fui aluno da professora Ana Timbó, no CEJVB, em 1977, quando cursava o “1° Básico” e entre os colegas de classe (turma “A”) estavam Beto e Anita, respectivamente, irmão e cunhada da professora Márcia, e Lígia e Fernando, a primeira, filha de Dona Ana e o segundo, seu sobrinho e filho de Dona Helena Lessa.

Durante os ensinamentos em aula, mais de uma vez ouvi de Dona Ana, em tom de aconselhamento, que “tudo que deve ser feito, deve ser bem feito”, frase que muito me agradava por verbalizar um sentimento que já fazia parte de minhas convicções.

Hoje, sempre que me vejo diante da tarefa de passar algum conhecimento prático ou teórico a alguém, repito para o aprendiz essa sábia exortação, sem nunca deixar de creditá-la à experiente e dedicada mestra.

Parabenizo e agradeço a genial professora Márcia por estar sempre nos brindando com excelentes artigos sobre pessoas e fatos, que são realmente merecedores de destaque ou homenagem, acrescentando-lhes informações até então desconhecidas da grande maioria dos leitores e proporcionando-nos boas lembranças e muitas vezes, saudade.

 

Jorge Luís Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Márcia, Boa Noite!

Em nome da minha família quero agradecer de coração as duas homenagens que você prestou à minha Mãe, no dia do Professor. Somente uma Professora com a sua reconhecida  competência para reconhecer o árduo trabalho de duas grandes mestras. Quero aqui também registrar a minha lembrança à minha primeira Professora,  no 1° ano primário, no Grupo Escolar Lauro de Freitas: Dona. Mirinha, esposa do Sr. Leodegario, ambos já falecidos. Você foi brilhante!  Obrigado.

 

Maria Lúcia Timbó
mlltimbo@hotmail.com

Bom dia Marcia,

Quero agradecer de coração pela bela matéria/entrevista com minha mãe e tia Helena, em homenagem ai dia do professor. Uma bela entrevista, onde você soube conduzir muito bem, falando sobre temas tão atuais hoje e do tempo delas. Fiquei muito emocionada mesmo, quando li, muito obrigada mesmo. Belo trabalho!

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

"NO JARDIM DA INFÂNCIA"... PARABÉNS  PELA BELA REPORTAGEM. EU, PARTICULARMENTE, AGRADEÇO PELA PRAZEROSA LEMBRANÇA....VIAJEI NO TEMPO....EXCELENTES PROFESSORAS: "TIA HELENA" E "DONA ANA". VALEU! FRATERNO ABRAÇO A TODOS PROFESSORES!

 

Atualizado em 15.10.2015

Gilberto Brito
brito-gilberto@uol.com.br

Qual flecha pontiaguda, seu veículo de comunicação mergulha no interior do sentimento de tantos quantos preservam os passos da vida. Parabéns!

 

Jorge Soares 
jorgesoares.advogado@gmail.com

Márcia, Li ainda ontem e me emocionei (16 anos sem D. Lourdes). Abraços!


Giovanni Tanajura Silva
giovannitanajurasilva@gmail.com

Olá Raimundo,
Sou morador da Rua São Judas Tadeu (2ª Travessa) do bairro Estocada, e o quintal de minha casa faz limite com o terreno onde está sendo construída a nova avenida que liga os bairros Estocada e Polivalente, bem como o loteamento ao seu entorno.

A questão é que até ontem (12), exatamente atrás de minha casa (praticamente junto ao muro), existia uma enorme e bela árvore  (devia ter bem seus 30 metros de altura), da espécie Astronium fraxinifolium, conhecida popularmente como gonçalo-alves.

Esta que é uma árvore típica do Cerrado e Caatinga e encontra-se na categoria de ameaçada de extinção (http://www.mma.gov.br/estruturas/179/_arquivos/179_05122008033627.pdf), era uma das únicas remanescentes da primeira obra realizada no local (que desmatou e abriu a estrada), e fornecia abrigo e local de nidificação de uma série de espécies de aves, tais como o Furnarius rufus (joão-de-barro) e o Forpus xanthopterygius (jandaia).

Apesar disso, e do fato de que (imagino eu) pela sua localização, não estaria atrapalhando em nada a obra, simplesmente derrubaram a tal árvore, e estão empenhados em retirar até as raízes.

Não sei bem ao certo quem o fez, mas, decorrente a obra para a pavimentação da estrada que está sendo feita pela prefeitura, acredito que esta seria a primeira candidata.

Se foi legal? Não sei. Não entendo de leis, e não sei se realmente consiste, mas para mim, em vista das circunstâncias (uma enorme árvore ameaçada de extinção que servia de abrigo para diversas espécies), isso se mostra um grande crime ecológico!
Confesso que estou também bravo comigo mesmo, pois já temia que acontecesse isso (já tentei falar com o IBAMA e pensei em falar com a SEMA do município), mas nunca tomei nenhuma atitude concreta para evitar o acontecido...

Logicamente, não quero que parem a obra, já que esta significa um grande avanço para a cidade, especialmente para meu bairro e minha casa (uma vez que encontra-se tão próximo), mas não seria questão de se investigar a respeito? Não teriam derrubado a tal árvore (talvez ilegalmente) sem a menor necessidade, mas somente pela questão de ver o chão limpo?

Gostaria de contar com sua opinião a respeito e vou também procurar pesquisar sobre o assunto...

 

Anita Meira
(via whatsApp)

Boa tarde! Acabei de ler seu artigo homenageando Marcinha. Que coisa mais linda, sentimento mais puro e verdadeiro, brotado do coração! Estou emocionada. Não tenho palavras, mas reconheço: Ela merece! Parabens!

 

Luanne Oliveira
luameira@hotmail.com

Oi tia! Uma linda tarde...
Estou emocionada com a homenagem de tio Raimundo para você. Que singelo, que encantador, que verdadeiro...
Lendo sua carta para o sr. Didi, senti como as amizades são laços essenciais para nossas vidas. Não importa as diferenças, quaisquer que sejam. Momentos são o que fortalecem esse carinho de muitas outras vidas.
Contudo, nada me emocionou tão profundo quanto a sua homenagem a vovó Lourdes. Esse momento mãe tem me deixado tão saudosa das minhas avós que tenho certeza que elas estão por perto.

 

Robson Ribeiro
robson-ribeiro@hotmail.com

Sr. Raimundo Marinho, Agradeço pela lembrança e reportagem feita sobre meu pai , realmente ele foi uma pessoa importante para agricultura de Livramento e também para muitas pessoas, inclusive para mim e para nossa família, pai exemplar, irmão exemplar, filho exemplar,  ajudava pessoas sem olhar a quem, e nós o amávamos muito. Sentiremos muita falta dele.

 

Gerlando Oliveira
gerlandoso@hotmail.com

UMA MÚSICA, UMA REALIDADE

Prezado Raimundo Marinho,

O Mandacaru continua original, sem dar encosto nem sombra, mas capaz de oferecer flores, retratadas na sua declaração para a professora Márcia,  que na APLB estamos arreuni.

Sinto contemplado com minhas vivências e lembranças do último fim de semana. em que estive com a nossa fonte de vida, a agonizante Barragem Luis Vieira, onde, junto com alguns malungos, acampamos e passamos a noite ao lado do que lhe resta do líquido da vida, após a frustração de não podermos ficar em um dos seus principais riachos, por o mesmo se encontrar completamente seco.

A aparente decepção podia ser cantada no grito de Décio: “Corre, sobe no topo daquela serra minha menina/Grita socorro pra os filhos da Terra/Salve a Chapada Diamantina”.

No domingo, uma neblina forte, nos fez levantar acampamento e me encheu de esperança de que nosso sertão livramentense pudesse está recebendo a já atrasada "chuva dos imbu", o que certamente aliviaria a aflição de um amigo que só não perdeu toda sua rocinha de maracujá, após sua lagoa secar, porque um vizinho camarada lhe arranjou "uma hora de água".

Já no sertão, no domingo à tardinha, indagado sobre a solução do problema, "Pelo menos por uns dias, sim. Quem sabe Deus manda a Bonança!", me lembrei das penitências da minha vó: “Meu divino São José/Aqui estou em vossos pé/Dai-nos a chuva com bonança/Meu Jesus de Nazaré”.

Andando em direção a casa dos meus pais, na manhã das Crianças e de Nossa Senhora, perambulava entre a realidade do Campo Branco e do Rio Seco e o sinal de esperança nos homens bons que “arrumam água até que Deus manda a Bonança” na poesia de Elomar:

Campo branco minhas penas que pena secou
todo bem que nóis tinha era a chuva era o amor
num tem nada não nóis dois vai penando assim
...
e esse tempo da vinda tá perto de vim
sete casca aruêra cantaram pra mim
tatarena vai rodar vai botar fulô
marela de u'a veis só
pra ela de u'a veis só

 À tarde, entre as diversas interpretações da povoada missa de Nossa Senhora em Iguatemi, da realidade do nosso município estampada também nas páginas deste site, Gilberto Gil já cantava em 1967:

“Entra ano, sai ano/E nada vem/Meu sertão continua/Ao Deus dará/Mas se existe Jesus/No firmamento/Cá na Terra/Isso tem que se acabar”.

 

 

Atualizado em 13.10.2015

Paulo Marques de Oliveira
paulomoliv@hotmail.com

Bela declaração, bela carta de amor... parabéns meu caro amigo Raimundo. Romântico como nos velhos tempos! Pois é, com certeza você não é o Castro Alves, o Drummond ou o Mário Quintana, mas para Márcia, certamente é e será sempre todos eles, um pouquinho também do Chaplin e, provavelmente, por momentos inconscientes, um pouquinho também de D. Lourdes, Seu Celso, Alfredo, Beto, Bolinha, enfim, deu pra entender e  acho que é mesmo você a porta de entrada, o divã na sala, a cama macia que ela procura todas as noites, a cozinha abundante, os primeiros raios do amanhecer, o cantar dos pássaros no quintal, a lua que existirá, mesmo nas noites escuras ou sombrias...

Por isso, parabéns para Márcia também, por ser razão e  musa de um amor publicamente confesso, portanto, provavelmente  verdadeiro (coisa rara hoje em dia). Parabéns pela professora dedicada que é e pelo o que podemos chamar de "Uma grande mulher".

 

Soraya Ribeiro Hall
soribeirohall@hotmail.com

Raimundo, obrigada pela matéria sobre o meu pai, Raelson, e especialmente o carinho e admiração que sempre teve por ele.

 

Wildes Dias Ramos
wdr-sn@hotmail.com

Olá, Marinho! Moro em Olímpia-SP, mas sou livramentense do povoado de Sitio Novo. Gostaria de deixar aqui minha indignação com  a Prefeitura de Livramento, que, há mais ou menos dois anos, abriram um poço artesiano em Sitio Novo e acabaram encontrando água para alegria do povo. Mas nem tudo foi alegria, pois até hoje o poço não foi equipado. A comunidade de local está muito necessitando dessa água, mas será que eles irão equipar o poço só no ano que vem para comprar a inocência do povo, na politica de prefeito?

 

Atualizado em 10.10.2015

João Batista Miranda Cambui
joaocambui@jjinspecoes.com.br

Prezado Raimundo,

Gostaria de um espaço para responder ao ilustre conterrâneo Zeferino de Paula Lima Neto (Zifa). Pensei na definição de fiasco que é dada pelos dicionários: “Resultado desastroso de uma empresa ou tentativa”. Mas posso ficar, também, com a do próprio Erasmo da Manga: “Essa pequena reunião, que, em breve, vai se tornar uma das maiores reuniões de Livramento”.

Atualizado em 08.10.2015

AILTON HIPOLITO
ailtonhipolito@hotmail.com

NOBRE JORNALISTA, DIANTE A TANTAS COISAS QUE PRESENCIAMOS NESTES LONGOS ANOS DE NOSSA QUERIDA LIVRAMENTO, SÓ NOS RESTA REFLETIR. "POBRE LIVRAMENTO", JÁ DIZIA UM SR., HA 45 ANOS.

Zeferino Neto
zifaneto@gmail.com

A real necessidade por trás do Ego politico

Essa é uma das perguntas que fazemos aos nossos pacientes no setting terapêutico com o intuito de leva-lo ao insight: “qual a sua real necessidade em fazer ou dizer isso”? “O que está por trás dessa ação”?

Oh nobre jornalista Raimundo Marinho, como eu gostaria de ter você no meu divã para descobrir qual a necessidade real por trás desse texto: Erasmo diz ‘vou ser candidato’ (http://www.mandacarudaserra.com.br/) escrito pelo senhor.

Porque eu me pergunto: diante de tantas falas na reunião do PC do B no dia 4/10/2015, em um domingo de sol forte e radiante, que eu particularmente interpretei como um prenuncio de uma política de Luz em Livramento para 2016, o senhor foi se ater, de maneira tão enérgica e enfática, apenas na fala de Erasmo? Aliás, gostaria também de transmitir um questionamento a João Cambuí: por favor João, defina fiasco?

Ah Raimundo, como eu gostaria de um dia, como uma criança alegre e sociável, trocar algumas figurinhas com o senhor, falar não só de Gregório Bezerra e Francisco Julião, como o senhor menciona em seu texto, mas também de Marx, Engels, Istvan Mészáros, Hobsbawm, Florestan Fernandes dentre outros.

A propósito era nítida a influência dessas grandes figuras e suas respectivas teorias na minha fala, nesse mesmo domingo que “Erasmo da manga” se expressou. Vale lembrar que outros homens também ocuparam o púlpito nessa reunião, muitos deles poderiam ser considerados como verdadeiros sucessores de João Amazonas.

Gostaria muito que o senhor reproduzisse em seu blog a fala do meu nobre amigo e presidente da comissão provisória do PC do B de Livramento professor Jerry Lima. Confesso Raimundo que a parte que mais gostei foi quando ele disse mais ou menos assim: “o partido está aberto para todas as pessoas, sem distinção de raça, sexo, língua, religião, e, consequentemente, todos aqueles que estão filiados no partido tem o direito de colocar, se assim quiserem, os seus nomes a disposição desse mesmo partido para concorrer ao executivo e legislativo de Livramento”. Uma vez que existe no PC do B outras pessoas dispostas a se lançarem como candidatos pelo partido.

Mas aí Raimundo, sabe como é né, existe a subjetividade humana, existem pessoas impulsivas e as vezes até meio histriônicas e outras mais discretas e tímidas. Ta aí, uma coisa que talvez nosso partido tenha em comum com os outros partidos de Livramento, esse mistério (que no nosso caso, pelo menos não é proposital): “quem serão os próximos candidatos do executivo Livramentense”?

Alguns, em virtude da personalidade, gritam e outros preferem esperar a hora que acreditam ser certa para se manifestarem, e tudo isso significa apenas que somos, enquanto seres humanos, diferentes, não melhores nem piores.

Quando li o seu texto Raimundo só me lembrei da psicanalise de Freud que tece algumas considerações sobre o sarcasmo, o vendo como um forma de agressão disfarçada. Também me lembrei do professor Leandro Karnal quando diz que toda a vez que alguém ataca algo (uma conferência do PC do B, por exemplo) está querendo dizer que esse algo é muito forte. Bom, não sei porque, mas me lembrei disso.

Caro Zifa!

Pode preparar o divã e as figurinhas! Quem sabe não tenhamos "o dia em que o jornalista chorou". Mande, também, as falas que quer que publico. Respondo, por enquanto, só uma das suas perguntas: apenas Erasmo disse que seria candidato a prefeito. No seu texto, você esqueceu de dizer que é pré-candidato a vereador.

Abraços,

RAIMUNDO MARINHO
Editor