Homilia de Dom Armando – 06.08.2009

O sentido da festa do Bom Jesus

 

1. Porque Jesus é Bom? Quem é Jesus, aquele Jesus que, desde criança, aprendemos a conhecer, invocar e amar? Observemos a cena que o evangelho de Marcos descreve com tanto entusiasmo e precisão: Jesus está a caminho de Jerusalém, onde acontecerá a grande Páscoa, da morte e ressurreição. A caminhada se torna sempre mais fadigosa, difícil. Cresce a incompreensão dos discípulos – Para onde estamos indo? – Nesse contexto, Jesus tira o véu de sua fragilidade humana e resplandece em toda sua identidade divina. Os três escolhidos, que acompanhavam Jesus mais de perto, explodem de alegria, fascinados por aquilo que estão vivendo. Pedro estoura de alegria e o entusiasmo é tamanho que tudo o resto desaparece. A eles, nesta hora, aparece com clareza quem é a pessoa de Jesus. Será preciso se passar por muitas provações, ainda, para entender o sentido da proposta de Jesus.

2. Como no Rio Jordão, no momento do batismo, Jesus é chamado pela voz do alto, de Filho bem-amado. Nestas poucas palavras, que revelam a identidade de Jesus, é possível entender o sentido de nossa festa, e fundamentar o nosso amor ao Bom Jesus. Ele é o Filho amado, o Deus conosco, a Palavra que se fez carne e veio habitar entre nós. Ele é o Caminho, a Verdade, a Vida; nEle habita, toda inteira, a Graça, isto é, o amor misericordioso de Deus. Ele é Luz que ilumina os povos, o Bom pastor que dá a vida pelas ovelhas, o Filho do homem, isto é, o verdadeiramente humano e, ao mesmo tempo, o verdadeiramente divino. Ainda mais: Ele é o ressuscitado dentre os mortos, aquele que venceu a morte e agora vive para sempre. Por isso nEle está o sólido alicerce da nossa esperança de vida em plenitude.

3. Creio – nós cremos em Jesus Cristo, o filho único do Pai, aquele que nos salva com sua morte e ressurreição, que nos chama a viver em íntima comunhão com Ele, desde já: Ele, nosso Salvador e Senhor. Por isso, Te chamamos de Bom Jesus, por isso Te amamos, por isso queremos Te seguir, hoje e sempre.

4. Hoje, desejo e espero que todos consigam, mais uma vez, sentir a presença delicada e amorosa do Bom Jesus, em suas vidas. Com certeza já experimentaram a vontade do Senhor. Ele se fez presente em suas vidas, falou na intimidade de seu coração, deu consolo e alegria, força e esperança, nos dias em que o sentido da vida parecia perder-se entre as trevas da dor e da decepção. Têm sempre os dias de transfiguração, as horas em que a alegria reaparece depois da tempestade e sentimos que Ele está/caminha conosco pelas estradas da vida.

5. Mas não é suficiente dizer: “Eu amo o Bom Jesus”, “eu sou católico e acredito no Senhor Bom Jesus”. É preciso algo mais em nossa vida de cristãos. A voz do alto, lá na montanha santa, acrescenta: “Escutem o que ele diz”. Então, o que nos diz Jesus? O que nos ensina com suas palavras e, ainda mais, com seu exemplo?

- Antes de tudo, nos ensina a sermos bons como Ele é bom! O que é a bondade? Quando uma pessoa é boa? As expressões e os traços da bondade são tantos! Vejamos alguns. Por exemplo: a disponibilidade em acolher, em ajudar. Jesus tinha uma disponibilidade especial para acolher as pessoas. Não só os bons ou os que se achavam bons, mas também os pecadores, os mal-falados, os excluídos. Acolhia a todos, sem discriminar e sem julgar, mas tinha uma atenção especial para com os mais pobres e marginalizados, para com os fracos, os sem voz nem vez. Também os doentes e os leprosos se aproximavam dEle na esperança de cura e de reintegração social.

- Acolher e honrar o Bom Jesus significa, portanto, imitá-Lo nestes seus traços, tão humanos que só Deus podia ter. Mas, se observarmos o nosso modo de ser e de viver, como é diferente! É mais fácil procurar o Bom Jesus para pedir favores do que para descobrir nEle alguém que me ama e me chama a imitá-Lo. O que mais ferem em nossa sociedade é a indiferença, a inveja, a arrogância, a desconfiança, o querer prejudicar o outro, o falar da vida alheia, somente para evidenciar o negativo - verdadeiro ou imaginário.

- Jesus é bom porque não procura o bem interesseiro e egoísta, mas se doa a todos, sem descanso e sem medida. Veio, Ele diz, para servir e dar sua vida pela humanidade. De fato, é incansável em suas andanças para evangelizar e levar consolo e amor. Nossa devoção ao Bom Jesus é chamada a trilhar o mesmo caminho. Não tem outro. Doar, perder a vida, fazer o outro feliz, semear consolo e solidariedade, ajudar quem passa por qualquer dificuldade; praticar a justiça, defender a verdade, praticar as obras de misericórdia, viver na simplicidade e humildade, não esmorecer diante das provações da vida, cultivar a esperança e alimentar a fé.

- Que cada um procure olhar de forma pura, sincera – Deus nos vê até as células mais íntimas – a sua vida, sua fidelidade ao Senhor Jesus. De pouco adiantaria ter celebrado esta bonita festa, ter participado de todas as novenas, ter louvado ao Bom Jesus e declarar ter fé nEle, se a prática das virtudes evangélicas não crescer em nossa vida.

- A nossa Igreja pede e precisa de testemunhas. Pessoas que saibam mostrar em seu rosto e suas obras esta bondade. Não importa se alguém fizer críticas, incomodado por este testemunho. Precisamos de semeadores de bondade, de construtores da paz e da justiça, de mulheres e homens, carregados pela força do espírito, capazes de mostrar, com sua vida, que o amor de Deus continua presente no mundo, pelas mãos e as obras de seus seguidores.
- Nestes dias, o papa Bento XVI, recordando os ensinamentos de seu predecessor, Paulo VI, afirmava: “O testemunho da caridade de Cristo, através de obras de Justiça, paz e desenvolvimento, faz parte da evangelização” (Caritas in Veritate, 15).

6. Ó, meu Bom Jesus, contagia hoje com Teu amor todos estes meus irmãos e irmãs; peço-Te que os inspirem a voltar para casa, cativados e transformados, mais uma vez, pelo Teu imenso amor. Que eles vivam na fidelidade à sua família e ao seu casamento, que sigam os mandamentos, sobretudo o mandamento do amor a Deus, Teu e nosso Pai, e aos irmãos e irmãs. Que tenham respeito para com todos, pratiquem a justiça, vivam na solidariedade e na partilha, não respondam ao mal com o mal, tenham atitude crítica para com as mensagens e modelos de vida do mundo, saibam respeitar a natureza, proteger a mãe Terra, cuidar dos rios e nascentes, sonhar com uma sociedade fraterna, pacífica e solidária.

7. Olhemos, então, irmãos e irmãs, e contemplemos o rosto do Bom Jesus, que morre por amor, por fidelidade a si mesmo e à missão que veio cumprir: que esse nosso olhar de ternura e de participação em sua dor nos envolva em uma espiral de amor e de fé.

Renovemos nossa fé, hoje; limpemos nossos corações de toda inimizade e rivalidade, de toda inveja e rancor. Abrimo-nos à voz da palavra que chama e clama por humanidade mais limpa e transparente. Abandonemos as obras das trevas, para deixarmos nos envolver pela luminosa e amorosa presença dAquele que, tanto amou o mundo que nos deu Seu Filho, o Amado; Este Filho que nos mostrou o amor do Pai, amando até o ponto mais alto, porque – declarou: não existe amor maior do que dar a vida pela pessoa amada. Este é o Bom Jesus!