CENTRO DE REFERÊNCIA
DA MULHER ROSANE SILVA RODRIGUES

Por Vania Rodrigues


Rosane Silva Rodrigues era o nome da vigésima filha de João Hipólito Rodrigues e Adalgisa Silva. Rosane nasceu no dia 18 de dezembro de 1966, sob o signo de sagitário, na cidade de Abaíra, no estado da Bahia. Quando tinha 06 meses sua família mudou-se para Livramento de Nossa Senhora, cidade onde viveu a sua curta, porém intensa vida. Carinhosamente, Rosane era conhecida por todos os seus amigos e familiares como Bobó, apelido que lhe foi dado por Tia Né, por ocasião do seu nascimento: “Nasceu a Bobozinha de Adalgisa”.

Rosane era possuidora de um carisma inigualável. Tinha amizade com pessoas de todas as idades. Por onde passava as pessoas a admiravam pela sua beleza física (era uma linda morena) e principalmente pela beleza interior. Rosane era uma jovem cheia de sonhos. Participava de peças teatrais no Cine Vitória, peças dirigidas pelo Pe. Daniel; era líder do seu grupo de jovens. Acabara de concluir o curso de Magistério, com planos de continuar sua formação acadêmica em Salvador.

No dia 28 de abril , quando voltava do Centro Diocesano, local em que passara todo o domingo debatendo sobre temas como Violência, Gravidez na Adolescência e Drogas tivera sua vida ceifada pelas mãos de seu namorado, num ato de violência até hoje incompreendido. Era o ano de 1985 - Ano Internacional da Juventude.

Bobó era muito estimada em Livramento sendo homenageada post mortem pela Câmara de Vereadores que dedicou seu nome a uma rua localizada no centro da cidade.

O nome Rosane Silva Rodrigues é uma referência que se estende a muitas outras jovens abairenses que partiram nos deixando imensamente saudosos.

Agradecemos ao prefeito João Hipólito Rodrigues Filho por presentear Abaíra com este Centro de Referência a Mulher, não somente pelo fato de ser João, um Chefe Municipal, mas por ser também um irmão querido e um cidadão preocupado com as questões sociais femininas. Agradecemos também a primeira dama Viviane por ter, junto ao seu esposo empreendido esforços para a vinda deste Centro de Referência, entidade na qual geralmente é agraciada e instalada em cidades de maior porte financeiro e econômico.

Diante disso Abaíra tem muito em que se orgulhar pela iniciativa de se ter um ambiente acolhedor, ouvidor e atuante nos problemas sociais referentes à mulher.

Por fim, estamos certos de que o nome Rosane Silva Rodrigues é um orgulho para todos nós, pois nunca se apagou e nem se apagará da memória daqueles que conviveram com ela e que ainda servirá mais uma vez para se perpetuar na memória daqueles que se servirem deste espaço físico.

Abaíra mais uma vez segue em frente e com retidão no caminho da resolução de questões antes esquecidas pelos Poderes Públicos e pela própria sociedade.

Hoje, demos um passo à frente para exaltar a importância da mulher em todos os seguimentos como a família, o ambiente profissional e social, e acima de tudo, fornecer a ela um suporte quando assim julgue necessitar.

Mas é preciso ter força

É preciso ter raça

É preciso ter gana sempre

Quem traz no corpo a marca

Maria, Maria

Mistura a dor e a alegria”.

(Milton Nascimento e Fernando Brant)

 

Mesmo depois de tanto tempo...

Por Márcia Oliveira


Você, Bobó, continua tão presente em nossas vidas. São 25 anos que não nos vemos, não nos falamos, pois você partiu tão de repente, praticamente sem ter tido tempo para se despedir de tantos e tantos que a conheceram e que fizeram de você alguém tão especial em nossas vidas!O compositor e cantor Guilherme Arantes escreveu algo lindo e verdadeiro sobre a importância das pessoas em nossas vidas: "Tive pena dos que nunca te puderam conhecer..." E eu, especialmente, tenho pena daqueles que não a conheceram.

Falar de você é expressar muita saudade... Saudades do brilho constante dos seus olhos negros, da sua melodiosa voz, da música sempre presente em sua vida... Saudades de uma pessoa que não pode abraçar os horizontes floridos da juventude, daquela que não teve tempo de receber os raios do sol de um futuro tão cheio de belas certezas, tão promissor e cheio de esperanças! Falar de você é recordar o seu sorriso franco e encantador, marca registrada num belo rosto de menina, da normalista recém formada, da amiga essencial sempre a pedir "escreve uma mensagem pra mim"... Quantas mensagens foram escritas num pequeno caderno, páginas que, hoje, são registros saudosos dos momentos que os anos não conseguiram apagar. Recordar de você é ouvir a música de Padre Zezinho: "Utopia”... Como nos vem na lembrança o seu jeito meigo de cantá-la!!! "Das muitas coisas do meu tempo de criança, guardo e vivo a lembrança do aconchego do meu lar; no fim da tarde quando tudo se aquietava, a família se ajuntava lá no alpendre a conversar..." Quanta saudade! Saudades da amiga cheia de tantos medos, medo de escuro, medo de dentista, medo da morte - esta, que de repente, não mais que de repente, a resgatou deste mundo, tão vasto mundo!

Falar de você é acima de tudo ter esperança de que está bem e que, de alguma forma, nos protege e sente saudades de cada um de nós que teve a felicidade de conhecê-la e de conviver com esta pessoa linda, chamada Rosane, mas ficou conhecida pela alcunha de "Bobó."

A querida poetisa Cora Coralina escreveu uma das mais belas verdades: "Não morre aquele deixou na terra a melodia do seu cântico na música de seus versos"... A prova disso tudo é você... que foi tanta música, tanto riso, alegria e beleza! Quero deixar registrada nesta mensagem a minha saudade tão doída, em forma de música, pra essa pessoa tão especial: "Não sei por que você se foi, quanta saudade eu senti... e eu gostava tanto de você..."

Saudades, muitas saudades!!!

da amiga,

Márcia Oliveira


Salvador, 02 de julho de 2010.