MENSAGEM DE DA EX-DIREITORA “D. LILI”


Aniversário do Colégio Estadual
João Vilas Boas - 60 anos


Era o dia 28 de março de 1950. Naquela manhã, na sede da Prefeitura Municipal, foi instalado oficialmente o Ginásio de Livramento, com uma classe de 39 alunos, seis professores, sob a direção da Professora Corina Correia da Silva Lima. Estavam presentes, também, as autoridades daquela época, o presidente da Cooperativa de Educação e Cultura Resp. Ltda., Mário do Carmo Tanajura, e o fundador João Batista Vilas Boas.

Era o semear da Cultura e da Educação, através do conhecimento sistemático para o desenvolvimento de Livramento e cidades da região.

São passadas seis décadas de trabalho, contínuo e responsável, de entusiasmo, preocupações, dificuldades, desafios, soluções e êxitos. São tantas as gerações formadas, tantos os ex-alunos, ilustres profissionais, frutos deste Colégio, que hoje exercem funções importantes nas mais diversas áreas, contribuindo para o engrandecimento de Livramento, da Bahia, do Brasil.

Com certeza guardam boas recordações deste Colégio. Para mim, de modo especial, nesta data, é sempre uma doce emoção. Fui aluna da 1ª turma. Voltei, mais tarde, como Professora. Depois de aposentada, assumi o cargo de diretora, pelo período de 15 anos e 3 meses. Trabalhei na educação durante 50 anos da minha vida.

A realidade é que o Colégio Estadual João Vilas Boas é um Patrimônio Cultural de Livramento. É uma Escola de Quilate, um Colégio de Tradição. Tem o reconhecimento da sociedade e das autoridades educacionais. O Colégio Estadual João Vilas Boas transformou Livramento. É responsável pelo seu progresso nesses 60 anos e assim será através dos tempos.

A atual Comunidade Escolar do nosso Colégio, formada pelos Dirigentes, Professores, Alunos, Funcionários e Pais, sob a responsabilidade do Diretor Jânio Soares Lima, merece, também, hoje, as nossas congratulações, pelo trabalho que vem sendo realizado, não só na preservação da sua estrutura física, mais ainda pelas atividades pedagógicas, pelo dinamismo, seriedade nas decisões para o fortalecimento do trabalho coletivo, perpetuando a Missão de oferecer uma Educação de Qualidade, numa Visão de Futuro, para a construção da Cidadania, contribuindo para a formação de Valores na nossa Juventude Estudantil.

Somando as nossas energias positivas, pedimos a Deus que derrame suas bênçãos e graças sobre este Colégio, iluminando a todos com a Luz do Saber, da Modernidade, do Amor e da Paz em nossos corações.

Nesta oportunidade, não podemos deixar de lembrar os fundadores e autoridades que contribuíram para o sucesso deste Colégio no início da sua caminhada:

Dr. Edilson Ribeiro Pontes;

Cônego Manuel Higino da Silveira;

Mário do Carmo Tanajura;

João Batista Vilas Boas;

Cel. José de Aquino Tanajura Júnior;

João Correia e Silva;

Durval Guimarães Spínola;

Gentil de Castro Vilas Boas;

Francisco de Paula Lima;

Godofredo Ramos Cardoso;

Alfredo Souza Machado.


Primeiros Professores:

Oscar de Queiros Matos;

Valdir Pinto Montenegro Matos;

Cremilda Maria de Lourdes Tanajura Pires;

Lícia Guimarães Meira;

Celca Ribeiro Pontes;

Corina Correia da Silva Lima.


Alunos da 1º turma:

Cito apenas os que moram aqui na cidade, representando os demais espalhados por este Brasil:

Alice Lila Pereira Guimarães;

Aliomar Espírito Santo Lima;

Antônio Alves Lima;

Belaniza Moura Cambuí;

Clarice Meira Vilas Boas;

Gilberto Miranda Caires;

Maria Aparecida das Neves;

Maria Aparecida Alves Meira;

Maria das Dores Meira Vilas Boas Spínola;

Natalia Santana Nunes;


Diretores do Colégio:

Corina Correia da Silva Lima;

Padre Maurício Fernandes;

Sebastião Meira Tanajura;

José Meira Tanajura;

Angelita Osório Pimentel Leal;

Darci Tanajura de Cássia;

Marilu das Dores Prates Marques;

Marinalva Tanajura Machado;

Elisabete de Souza Rego Nunes;

Maria Aparecida de Alves Meira;

Jânio Soares Lima.


O Colégio Estadual João Vilas Boas foi estadualizado em 27 de dezembro de 1994, pela Portaria nº 6004 – publicada no Diário Oficial.

Terminando as minhas palavras, faço votos para que, a exemplo daquele grupo de amigos e autoridades interessados na Educação e no Progresso de Livramento, que, há 60 anos, criou uma Escola Secundária, torna-se necessário e urgente, a decisão das autoridades competentes em trazer para Livramento uma Faculdade Pública, esperança da nossa Juventude.

No seu aniversário, Parabéns para o Colégio Estadual João Vilas Boas!


Agradeço a atenção de todos.


Muito obrigada.

Maria Aparecida Alves Meira


Livramento de Nossa Senhora, 28 de março de 2010