Cidadã Brumadense – 22.07.2011

Professora de Livramento é
homenageada em Brumado

Maria Edir recebeu título de Aguiberto Lima, ao lado do vereador Miguel Lima e do filho Breno Konrad

A professora Maria Edir Meira Moreira, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, figurou entre as onze personalidades homenageadas com o título honorífico de cidadãos brumadenses, pela Câmara de Vereadores daquele município, em sessão especial de 15 de julho, dirigida pelo presidente Aguiberto Lima Dias.

O nome da professora foi proposto pelo vereador Miguel Lima Dias, o qual justificou que a homenageada “teve enorme participação na formação e educação de parcela dos nossos cidadãos”, nos 17 anos (1970/1987) em que dirigiu o Colégio Estadual de Brumado, antigo Ginásio General Nelson de Melo.

O vereador citou, ainda, que Maria Edir conquistou e foi conquistada pela comunidade brumadense e ela própria confessa amar e sentir-se filha de Brumado, para onde foi no verdor da juventude, deixando-a impressionada com marcas positivas inesquecíveis, na vida familiar e profissional. E que, assim, a Casa Legislativa lhe reconhecia os méritos, agradecendo-lhe “por tudo que fez por Brumado”.

Em sua fala, Maria Edir, citando Santo Agostinho, ressaltou que “de todos os deveres que devemos ter o mais sublime é o de agradecer”. E afirmou que “cumpro este dever espontâneo, agradecendo de coração ao ilustre ex-prefeito e atual vereador Miguel Lima Dias, pela iniciativa de propor a esta nobre Câmara o meu nome para receber esta homenagem” e estendeu a gratidão aos demais vereadores.

Enalteceu a distinção dizendo: “Dentre meus diplomas, títulos alcançados, como frutos dos meus estudos, nenhuma honraria é mais importante e significativa do que esta que agora recebo”. Disse ter visto no gesto o reconhecimento ao seu trabalho, ao lado dos colegas, iniciado no então Ginásio General Nelson de Melo, onde foi empossada, como primeira diretora, em 1970.

E lembrou, emocionada, que “foram 17 anos ininterruptos de caminhada educacional, plenos de amor, honra e luta, também de desafios”, que via, agora, ainda mais recompensados, ao “receber o honroso Diploma de Cidadã Brumadense”. Confessou que “Brumado e eu estamos entrelaçados por um amor antigo, rico de vivência e aprendizado”, acrescentando que “aqui vivi os tempos áureos de minha vida pessoal e profissional”.

Disse que a outorga do título transformou numa realidade de direito o que antes era de fato e “agora somos coirmãos brumadenses, conterrâneos”. Por fim, agradeceu a Deus, à família, aos amigos, colegas e dividiu a honraria com “meu saudoso companheiro, meu querido Zelito, pois foi de quem recebi constantes incentivos e fiéis lições”.

Edir com amigas e fazendo o discurso de agradecimento na tribuna da Câmara de Vereadores