Livro – 22.07.2011

As andanças de Zio machado

O ex-agricultor, ex-vereador e um homem polivalente, hoje comerciante aposentado, Francisco Tanajura Machado, 92 anos, mais conhecido como “Zio Machado”, lançará, amanhã, 23 de julho, seu livro de memórias, intitulado MINHAS ANDANÇAS, onde fala da sua caminhada pela vida e pelo mundo. O coquetel de lançamento, às 20h, será no Centro Pastoral Paroquial, rua Deoclides Alcântara, centro de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

A obra tem prefácio do jornalista e advogado Raimundo Marinho e orelhas da professora Rita Vilasboas Castro Pereira. É “Um livro para todas as idades”, afirma D. Rita, no titulo da “orelha”, acrescentando que “Francisco Tanajura Machado nasceu em Livramento, no sertão da Bahia, em 15 de julho de 1919. Este livro demonstra que sua pessoa, durante toda sua existência, sempre foi iluminada, mesmo na escuridão dos momentos difíceis” e que “escreve sobre ele, sua família, conterrâneos, sua terra natal e diversos cenários das suas andanças”. Para ela, “A leitura deste livro reanima não só crianças e jovens, como também injeta grande energia de vida nos adultos de qualquer idade”.

No prefácio, Raimundo Marinho destaca que “Compartilhar, nesse momento, da alegria de Seu Zio e compreender as suas razões, viajar nas suas andanças, ainda que não as entenda plenamente, é um passo luminoso para quem optar por ler este trabalho, extraindo dele o que nem sempre se encontra explicitado no quotidiano da vida”. Enfim, é um livro instigante, concebido por um homem que muito viveu, muito andou e, aos 92, anos ainda encontra energia e determinação para produzir um livro. Merece aplausos!