Política – 10.06.2012

Discurso Paulo Azevedo

(dia do lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Livramento)

 

Minha gente, boa noite a todos. Quero agradecer a nosso pai do céu por estar aqui hoje e que continue nos orientando e nos iluminando cada vez mais. Eu quero agradecer a cada um de vocês que saíram de suas casas para estar aqui hoje nos prestigiando nos alegrando muito com suas presenças. Desde já muito obrigado a cada um de vocês.

Quero saudar nosso grande líder Dr. Emerson Leal e dizer, doutor, que a sua prestigiosa presença me emociona, me sensibiliza e me fortalece cada vez mais. E agradeço a dedicação e confiança que o senhor e toda sua família estão depositando em mim, agradeço ao Dr. André, D. Lia e Dr. Robertinho.

Agradeço ao deputado Nelson leal, que não pode conciliar sua agenda, para estar aqui hoje com a gente. Mas não vai faltar oportunidade. Eu gostaria de reafirmar o compromisso de que irei lutar, dia e noite, para que o nosso deputado saia daqui, em 2014, com a maior votação da vida dele.

Quero saudar meu querido amigo vereador Paulo Lessa, mas não tenho palavras para traduzir a minha satisfação, a minha emoção e a consideração que tenho por você, Paulo Lessa, esse vereador atuante. No seu nome, eu saúdo os presidentes dos partidos aqui presentes.

Quero saudar o meu amigo Dr. Antônio Luiz, representando o meu querido amigo Gerardo Junior, que, no Hospital de Base, não poupava esforços para atender aos pedidos daqui do povo de Livramento. Ele nem perguntava de que partido a pessoa era, é um exemplo de dedicação ao povo de Livramento. Eu seu nome, eu saúdo as autoridades, os candidatos a vereador e vereadora aqui presentes.

Meus amigos e minhas amigas, esse é um momento difícil para mim traduzir em palavras a minha emoção, neste momento, aqui no meio de vocês. Mas posso ver o brilho nos olhos de cada um aqui presente, esse brilho reflete a certeza de que estamos no caminho certo e no meio de vocês eu sinto que estou [inaudível].

Livramento, minha gente, há oito anos, é um exemplo de uma administração fracassada para toda a Bahia. Não se ver, como Dr. Emerson falou, uma obra sequer, em Livramento, que não foi feia por ele ou pelo ex-prefeito Ulisses Lima. Não se ver nada.

Não podemos deixar que continue. E, olhando aqui para cada um de vocês, eu sei que vocês sonham com um futuro de realizações para Livramento. Estão depositando em mim para que esse sonho se realize.

Uma cirurgia demora seis meses para ser marcada. Nós iremos lutar para que, no máximo, o paciente que precise de cirurgia ela possa ser realizada em seis dias. Que o nosso hospital volte a ser referência para a região.

Hoje os pacientes saem para Brumado, para Paramirim, para realizar cirurgia. Meu sonho é uma farmácia básica para atender os mais necessitados, que não podem pagar um medicamento.

Eu sonho valorizar os agentes de saúde. Estão cortando o seu salário. Recebem o menor salário de agente comunitário da região. Em todas cidades vizinhas, os agentes recebem o salário integralmente e os de livramento estão sendo cortados. Meu sonho é ter médicos na zona rural.

Eu sonho com educação de qualidade, desde a creche até buscar uma faculdade para a nossa terra. Valorizar os professores, que são discriminados, porque a educação é a base de toda a sociedade. Meu sonho é a segurança pública, hoje acontece assalto à mão armada à luza do dia e nãos e faz nada.

Eu sonho com os programas sociais.Uma das pessoas que mais lutaram pelos programas sociais em Livramento foi D. Lia Leal, lutou pelo Projeto Angelita Leal e as creches. Dona Maria [Maria Santos da Silva Bonfim, presidente do PT] aqui que sonha em fazer a casa do idoso. Vamos lutar, D. Maria, para que esse sonho seja realidade.

Eu sonho também com infraestrutura, calçamento de ruas. O que a gente ver em Livramento é rua sem calçamento, no Benito gama, Estocada, na zona rural. Paramirim [cidade vizinha] está calçando rua que só tem um morador, e recebe menos da metade [de recursos] de Livramento.

Mas eu não vou falar aqui [de todos] os meus sonhos, [pois passaria] a noite toda e não falaria nem a metade. O que eu quero dizer é que se eu sonhar só, será apenas um sonho, mas se esse sonho for compartilhado com cada um de vocês, esse sonho será realidade [parodiando Raul Seixas] e construiremos uma cidade que todos nós sonhamos.

(...)

Eu sempre aprendi que política se faz com união, ninguém vence sozinho. Em toda eleição existe os momentos difíceis, os momentos alegres, mas é preciso termos os pés nos chão e que somente a união faz a força. É preciso que cada um de nós possa fazer a sua parte. Converse com seus amigos, seus vizinhos, seus parentes que ainda estão indecisos. Vamos trazer os que ainda estão iludidos do lado de lá.

Eu sempre acreditei que política se faz acreditando, acreditando que dias melhores virão. E, depois dessa reunião, aqui hoje, eu tenho a convicção de que dias melhores virão a partir de 1º de janeiro, porque essa é a vontade do povo.

O poder de governar vem de Deus e do povo e deverá ser exercido ao lado do povo, em nome do povo, com o povo e para o povo. Quando eu digo o povo é o povão e não o povinho que está impregnado na Prefeitura.

Eu acredito que os 40 empresários não estão interessados em melhorar a qualidade de vida dos mais de 40 mil habitantes que Livramento tem. Estão interessados é nos 4 milhões de reais que a Prefeitura recebe todo mês.

O dinheiro compra a casa, mas não compra o lar. Compra o remédio, mas não compra a saúde. Compra a cama, mas não compra o sono. Compra a comida, mas não compra o apetite. O dinheiro pode até comprar uma eleição, mas compromete o futuro de uma administração, porque o prefeito fica refém dos empresários.

Eu fiquei lá [na Prefeitura] 15 dias e vi que Livramento pode muito mais. Eu queria ter ficado mais tempo [como prefeito interino] para ver para onde está indo os 4 milhões de reais que a Prefeitura recebe [arrecada] todo mês.

Estou preocupado [buscando] coma união das oposições, porque nós vamos cortar a torneira desse povinho, em defesa dos mais humildes, dos mais carentes, dos mais fracos, a principal razão dessa minha luta por uma Livramento mais justa, mais livre, mais humana e mais igualitária. Muito obrigado a todos vocês!

(Nota: com algumas adaptações e correções na fala original)

Discurso de Emerson leal

(Casa de Paulo Azevedo, 09.06.2012)

 

Na pessoa de Paulo Azevedo eu saúdo todos os componentes desta mesa, mas peço vênia a todos para saudar também o anjo bom de minha vida [apontando para Lia Leal, sua esposa].

Meus queridos companheiros e amigos, eu quero que minhas primeiras palavras sejam transmissoras da mensagem de meu filho Nelson Leal que não pode estar aqui hoje nesse evento porque já tinha um compromisso, inaugurações, em Novo Horizonte, mas mandou a todos vocês o abraço fraterno dele e sobretudo mandou a Dr. Paulo não só um abraço mas a certeza e a convicção do seu apoio incondicional à sua candidatura.

Quero manifestar a minha alegria, a minha satisfação por participar desse evento, que traduz, que projeta uma demonstração de união, de amadurecimento político por parte desse grupo que eu tenho a honra e o privilégio de liderar há 36 anos.

O primeiro encontro que eu tive com Dr. Paulo, recentemente, em Vitória da Conquista, eu disse a Paulo que nós não íamos falar do passado, porque a nossa presidente Dilma disse e disse muito bem que o passado passou. E o que passou nós não podemos mudar. Nem Deus, na sua infinita bondade, no seu infinito poder, pode mudar o passado.

Nós, seres humanos, somos falíveis, ou seja, nós estamos sujeitos a cometer equívocos, a cometer erros. Errar, portanto, é humano. Imperdoável é continuar errando. E nós, como seres humanos, sujeitos a erros e a equívocos, temos que ter a humildade para extrair do erro uma lição, para que a gente não possa mais errar no presente e, sobretudo, para que a gente não possa mais errar no futuro.

Isso é uma lição de nobreza compreender e perdoar equívocos. E quem nunca errou na vida atire a primeira pedra. Então, é lição de grandeza e nobreza compreender e perdoar os erros. Posso dizer a vocês todos que eu e Paulo estamos com os corações purificados. Nós não temos nenhum ressentimento e vamos colocar o interesse coletivo, o bem da nossa terra acima dos nossos interesses particulares e vamos marchar juntos e unidos e vamos percorrer o caminho da vitória em Livramento.

Há 36 anos eu lidero esse grupo político. Comecei a minha militância política e partidária atendendo a um convite de dois bons amigos, Antonio Meira Vilas Boas, que graças a Deus ainda está vivo e lúcido, e do nosso querido Teodoro Pereira dos Santos, o nosso “Mandacaru do Sertão”, que já nos deixou.

São 36 anos que nós lideramos esse grupo, 22 dos quais nós tivemos o privilégio de comandar os destinos de Livramento, eu e Fernando Ledo, de saudosa memória. E posso dizer a vocês, com muita satisfação, que as nossas administrações, a minha e a de Fernando, sempre se caracterizaram pela seriedade, pela transparência e, sobretudo, por cuidar das pessoas mais fracas e mais humildes de Livramento.

Não há, no município de Livramento, um lugar que não tenha a nossa marca, uma obra, durante esses anos que administramos Livramento. Digo com muita satisfação, ninguém consegue transformar um município, um estado ou uma nação se não cuidar da Educação. A Educação é a mola propulsora do desenvolvimento.

Quando nós tínhamos ainda o FUNDEF, nós montamos a estrutura de educação do município de Livramento. Todos os colégios municipais de Livramento, de primeiro e de segundo graus, todos foram construídos por mim, com exceção do Colégio da Várzea, que Fernando construiu duas salas e eu ampliei para colocar lá o segundo grau.

Todos os colégios distribuídos por este município foram construídos por mim com recursos próprios do município. Todas as creches de Livramento foram construídas por mim. Todos os postos de saúde de Livramento, com exceção do de Taquari, que o nosso querido prefeito Ulisses Lima construiu e que eu ampliei. Todos, com exceção do agora posto de Iguatemi, construído pelo governo do Estado, e a reforma de um posto lá de Itaguassu.

Sistema de esgotamento sanitário: 95% do esgoto de Livramento foram feitos por mim, inclusive a lagoa de estabilização. É uma obra que fica enterrada, mas eu, como médico, sei da importância do saneamento na vida, para a saúde do povo. E nós enterramos essa tubulação em toda Estocada [bairro], Nelson Leal [avenida], na Presidente Vargas [avenida], em suma, 95% desses esgotos sanitários foram feitos na minha administração.

E, sobretudo, não é essa obra material que nós fizemos, como não citar Mercadão, cobertura de feira, dessalinizadores, oito implantados no interior do município e nenhum funcionamento pela incúria, negligência e irresponsabilidade da atual administração.

E não é só essa obra material, a maior obra que acho que construi é a relação que eu tenho com o povo de Livramento. O povo que nunca me faltou e que eu jamais faltarei. Esse povo que é a razão de ser da minha vida. E posso olhar no olho de cada um de vocês que, enquanto pude como prefeito, eu procurei amparar, proteger e diminuir o sofrimento, sobretudo das pessoas mais fracas, das pessoas mais humildes, que tenho certeza têm sentido muita falta do priquitão.

Mas, hoje, Paulo [vice-prefeito Paulo Azevedo], é um dia muito especial na minha vida como homem público, na minha vida como líder de um grupo. É que, a partir de hoje, nós iremos fazer uma transição de um passado de muitas lutas, de muitas vitórias, para um presente e para um futuro que rogo a Deus seja pleno de sucesso.

A partir de hoje nós estamos oficializando, estamos dizendo aos nossos companheiros, Paulo, para abraçá-lo como nosso candidato nas eleições de outubro. A sua responsabilidade é imensa. Pesa, a partir de agora, uma imensa responsabilidade sobre seus ombros.

Mas tenha a certeza que, durante essa caminhada que faremos juntos, eu estarei, Nelson estará, Lia estará, nós estaremos e esses companheiros estarão ao seu lado, fazendo essa caminhada que vai conduzi-lo para a vitória.

36 anos, Paulo, de luta, enfrentando dificuldades e, ao longo desse tempo, eu só tenho a agradecer a Deus e agradecer os amigos que Deus colocou no meu caminho. Numa hora de tanta emoção como essa, que estamos vivendo, eu particularmente, como não lembrar de companheiros leais, dedicados, que já não estão mais aqui, que se foram, mas que deram testemunho de lealdade, de retidão de caráter, de companheirismo.

(Os falecidos lembrados foram: Teodoro Pereira dos Santos, João Cotinguiba, de Itaguassu, Joana, de Itaguassu, Chiquinho Fazendeiro, da Caroba, Chiquinho da Vereda, Manoel de Urbino, da Várzea, Manoel Araújo, de Tabuleiro, Zé Maria Matos, Zé Maria Tanajura, Mário do Carmo, Seu Godó [Godofredo Ramos Cardoso], Darcy Tanajura, Fulgêncio Cambui, João de Branco, Chica da Rua do Fogo, Zé Rego, Faé Ourives, Manoelzinho, lá do Tomba, Joana Pereira, de Itanajé, Braulio Araújo Bonfim, Mário da Tabua, Zé Augusto, de Sítio Novo, Otacílio Dias, Velho Aurélio, de Iguatemi, Manoel de Aurélio, Pedro Miguel, João Pedro, Adelino de Lagoa Comprida Tõezinho de Lagoa Nova, Américo, pai de João Amorim [vereador], Permínio irmão de Zelino).

E por ai vai, eu passaria a noite toda relembrando esses velhos companheiros que se foram. E quero nesse momento tão especial de minha vida mandar a essas que se foram, e tenho certeza que esses que estão lá no céu, estão torcendo por nós, a esses e outros mais, não citados, mas que estão no coração, a eles todos a minha genuflexa saudação de carinho, de amor e de muita saudade.

Mas, se eu faço agradecimentos dos que se foram, eu faço um agradecimento especial a cada um de vocês, que sempre estiveram ao meu lado, nos momentos bons, comemorando as inúmeras vitórias que tivemos, ao longo dessas caminhadas que fizemos juntos. Nos momentos amargos, nos momentos em que o sol da intolerância crestava a minha fronte, que as pedras do caminho fustigavam e feriam os meus pés, em vocês é que sempre encontrei um bálsamo, sempre encontrei o lenitivo, na hora, sobretudo, da derrota, o abraço, o estímulo pra que eu continuasse a caminhar, continuasse a seguir em frente, na minha luta.

Eu digo a vocês que a coisa mais importante da minha vida é essa relação que consegui estabelecer com vocês e de poder sempre olhar nos olhos de vocês de cabeça erguida.

Ainda na segunda-feira, agora, Nelson esteve aqui em Livramento, vindo de uma reunião que ele fez em Núbia, e, chegando em casa, ele viu uma correspondência do Tribunal de Contas do Estado. Ele abriu essa correspondência e viu [que] uma conta minha foi reprovada e o Tribunal me imputando uma multa de R$400,00. Eu manifestei a minha estranheza e estive no Tribunal de Contas do Estado da Bahia, na terça-feira dessa semana, fui ver o que era, era um convênio de R$8 mil, com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, feito em 1991, para alfabetização de adultos, do “Aja Bahia”.

Prestei a conta, normalmente, em 1993 o Tribunal disse que a prestação de contas não estava correta e eu, o contador fez as alegações, mandamos para o Tribunal, mostrando que as 22 professoras fizeram essa alfabetização, colocou a folha de pagamento com o carimbo do Bradesco, dizendo que os recursos foram transferidos e pagos aos professores. Mas não constava, porque a folha não tem assinatura do professor e o Tribunal, por conta disse, acha que a conta está irregular.

Eu estive, terça-feira, no Tribunal de Contas e faço questão de você, tem seu blog [apontando para o jornalista Yonélio Sayd, do site Mural de Notícias] e vou entregar a Nilson Dantas a cópia de toda a documentação e vou entrar na Justiça, e vou mandar também para Raimundo Marinho, para que ele veja o que foi e acho que, com a retidão de caráter que ele possui, ele vai ler e ver se houve desvio de um centavo dos recursos. E vou entrar na Justiça. E essa aleivosia de que “não pode”, “tá impedido”, não tá impedido, não há dolo, não há roubo, impedido de se candidatar é quem rouba, eu não sou ladrão, vocês sabem que eu não sou ladrão.

Então, é assim. Agora, eu acho, Paulo, que você vai ter uma tarefa muito difícil pela frente, porque, eu achei, assim, é um primor da desfaçatez. Eu passo aí, um faixa..., sete anos e meio de mandato, esse prefeito [Carlos Batista] não construiu um prédio escolar, um único prédio escolar. Fez uma caiação nos prédios que eu fiz, recuperou 66 ..., é uma vergonha, pintou prédios feitos por mim, por Ulisses, por Fernando, porque ele não fez nada. Durante já sete meses [anos] de administração, o patrimônio dilapidado, dilapidado o nosso patrimônio. Os carros, a frota que eu deixei, Paulo, vendida para alugar carros dos seus apaniguados, dos seus (inaudível) e isso vai acabar, tá muito perto de acabar. Eles ainda têm cinco meses, aproveitem esses cinco meses, porque essa moleza vai acabar.

Estive, recentemente, na Europa. Eu, Lia, os meninos, meus filhos e tive a oportunidade de visitar muitas cidades medievais e as cidades medievais tem uma característica, algumas delas, é que os líderes, o povo de modo geral, construíam imensos muralhas, muralhas muito altas, quilômetros de muralhas em volta da cidade, para proteger a população dos assaltos, dos vândalos, dos saqueadores e eu, pensando comigo, veja o esforço imenso [que era feito] para se proteger, para proteger a população. E nós, Paulo, aqui, em Livramento, temos que recrutar os homens de bem, os homens de caráter, para formarmos uma grande muralha para evitarmos que o patrimônio do povo seja assaltado como vem sendo assaltado.

O município de Livramento vem sendo dilacerado, pilhado e repartido, por essa administração caracterizada pela inoperância, pela improbidade e pela improvisação. E nós precisamos proteger e só protegemos assim, colocando o interesse coletivo acima dos interesses individuais.

Hoje nós estamos lançando você [Paulo Azevedo] como nosso candidato. Vamos deixar em aberto a vice, para, ao longo da campanha, nesses 30 dias, que temos pela frente, conclamarmos os homens de bem para que a gente possa fazer uma composição que, Paulo Lessa, disse e disse muito bem, nós precisamos é de facilitar as coisas, para que possamos atingir os nossos objetivos.

E quero aqui, Paulo Lessa, publicamente, não lhe fazer um elogio pura e simplesmente, mas eu quero declarar de público a dedicação, a retidão de caráter, o trabalho diuturno feito por Paulo Lessa, o desprendimento de Paulo Lessa. Paulo [Lessa] se colocou, desde o início, como pré-candidato. Eu teria imensa satisfação de apoiá-lo. Mas Paulo é uma pessoa lúcida e chegou, conversando comigo, à conclusão que nós temos que, nesse momento, ouvir, dessa vez, para liderar a cabeça de chapa, deve ser ouvido o nosso grupo, e ouvi várias pessoas, eu não tenho dúvida que há um consenso dentro do grupo que para liderar a cabeça de chapa dever ser Paulo, e Paulo Lessa, desprendido, com consciência de grupo, com clareza, abriu mão dessa candidatura, nesse momento. E vamos aguardar esses 30 dias para ver como o grupo, por fim, vai compor essa chapa.

De sorte [que] resta a mim, nesta hora, Paulo [Azevedo], pedir a Deus que lhe dê força, que lhe inspire, porque a caminhada não é fácil, o desafio é muito grande, mas quero que você tenha a certeza e a convicção de que não vou deixá-lo sozinho. Vamos caminhar juntos e, nesse caminhada, eu digo a você que pedirei votos para você com a mesma alegria, com o mesmo entusiasmo que pediria um voto para meu filho.

E não vou deixá-lo após a eleição, não. Estarei, lá em Salvador, usando essa relação que ao longo da vida eu consegui construir, com a cúpula que administra o Estado da Bahia e com o governo federal, haverei de estar lá, com Nelson, e falo aqui também em nome de Nelson, estaremos lá, buscando abrir portas, para que você consiga carrear para Livramento investimentos, indústrias, para geração de empregos, para geração de renda, melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

O único compromisso que eu quero de você é que você jamais abandone esses companheiros. Durante toda a minha vida, jamais me abandonaram. A todos vocês o meu abraço e um beijo no coração de cada um de vocês.

Nota do Editor: A inelegibilidade do ex-prefeito Emerson Leal e de todos os 218 gestores constantes da lista divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia não é aleivosia. Está prevista na lei da “ficha limpa” (LC nº 135/2010, que altera a LC nº 64/1990) e prevalecerá caso não seja obtida decisão judicial em contrário.