Política – 11.06.2012

Discurso do prefeito Carlos Batista

(Encontro Partidário do PSD - Livramento de Nossa Senhora - 10.06.2012)

[Saúdo] com alegria, neste primeiro encontro do Partido Social Democrático de Livramento, todas as pessoas que para aqui acorreram e, para que não seja traído pela memória, não vou citar nominalmente.

Mas quero agradecer, em nome dos que estão copondo a mesa de honra, na pessoa de Clóvis Ferraz, neste ato representando o vice-governador, secretário de infraestrutura e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, da deputada estadual Ivana Bastos, do PSD e do deputado federal Edson Pimenta, eu quero cumprimentar a todos, agradecer de coração, aos que aqui acorreram ao nosso chamamento. 

Quero também aproveitar a oportunidade para agradecer, e faço questão de citar os nomes, os vereadores aqui presentes, que nos dão sustentação, porque o vereador é um posto avançado, são os braços, são as pernas do prefeito e eu sei o que é a vida de um vereador, porque na hora alegre, na hora triste, por que deles é que os eleitores [inaudível].

Temos aqui Ilídio Castro, já por diversas legislaturas, Marilho Matias, João Araújo Louzada, Zé Araújo e Cidão Aracatu, aqui presentes e, em nome deles, quero cumprimentar os vereadores de outros municípios, os candidatos em primeira apreciação, aqueles que estão pleiteando em Livramento, em Dom Basílio, em Rio de Contas, o acesso a uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Quero também agradecer a minha família, na pessoa de minha esposa Suzete e de meu filho Lucas, aqui presentes, que participam mais ativamente do dia-a-dia difícil de um prefeito, que dirige um município grande, com grande potencial, mas que até o presente momento ainda depende dos repasses constitucionais, porque ainda não tem uma receita própria, para que nós possamos ter a liberdade para atuar e fazer aquilo que Livramento realmente precisa e merece. 

Deixei por último e quero cumprimentar, porque nós estamos colocando o nome de Ricardinho Ribeiro como pré-candidato do PSD e estamos, Pimenta, Clovis, Ivana, estamos conversando até à exaustão, até o dia 30, para nós compormos com os outros partidos e formarmos uma chama. E com a reunião de hoje eu tenho certeza do prenúncio de uma vitória maior que a que eu obtive na eleição passada.

Eu quero também dizer que, com mais de 20 anos de vida pública, eu não alteei a voz e não xinguei e não fiz baixaria em palanque nenhum. Até porque, Clovis, eu entendo que quem sofre, na maioria das vezes, não é o próprio candidato, já calejado da disputa democrática. Quem sofre, realmente, são os familiares. E eu quero alertar a todos e quero ter a todos como um soldado que luta para conseguir um voto e que nós vamos enfrentar uma campanha que realmente o nível deve ser baixo.

Mas existem pessoas que são baixas na estatura e no procedimento, vamos enfrentá-los e vencê-los. Porque, pelo que se comenta de ontem, pelo que nós soubemos de um encontro de ontem, que traduziu o desespero e a derrota, nós vamos ser atacados e eles têm pessoas para isso. Mas nós vamos responder, Ricardinho, companheiros de outros partidos, inclusive do Partido dos Trabalhadores, nós vamos responder mostrando aquilo que nós fizemos.

E eu tenho certeza que, nesses poucos mais de sete anos, enfrentei, durante dois anos e meio, as piores dificuldades que um prefeito pode ter, em função de um município arrasado que eu peguei, a partir de 1º de janeiro de 2005. Eu quero dizer que a liderança que antes chegava na rua e provocava alvoroço hoje vem ao município ligeiramente e faz um conchavo no breu das portas e não pode enfrentar a cara do povo na rua, na feira ou em qualquer ambiente coletivo. 

Eu não, pois, mesmo perdendo eleição, sempre tive coragem e agradeço a todas essas lideranças que sempre estiveram ao nosso lado. Até que enfim nós fomos vitoriosos, Pimenta, e até hoje, em todos os recantos deste município, eu tenho condições de chegar e ser recebido por vereadores, por lideranças, coisa que o pessoal do lado de lá, que labuta com baixaria, não tem condições de fazer em determinados lugares.

Eu quero dizer, também, que a mola propulsora daqueles que nos fazem oposição são daqueles que não têm parâmetro para julgar o que era antes e o que é agora. Eles são movidos pela mola propulsora da vingança, do ódio e da perseguição. E eu espero em Deus que, seja quem for o futuro prefeito, temos o nome de Ricardinho lançado.

Deus não vai permitir uma perseguição tamanha da qual eu fui vítima, mas que, hoje aqui, pelo olhar e o sorriso cúmplice de cada um dos que se fazem aqui presentes, eu tenho certeza de que nós vamos marchar, cada vez mais unidos, cada vez mais fortes e vamos obter um resultado muito melhor do que eu obtive nas duas eleições passadas.

Realmente, nós ficamos (?) muito bem, muito bem mesmo, bato no peito, na parte social. Fiquei extremamente satisfeito. Suzete, madrinha da filarmônica, com todo orgulho, Pimenta e Clóvis, cheguei até passar mensagens para vocês, mas sei da vida atribulada de vocês, a Filarmônica Lindembergue Cardoso abriu o evento da Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, em Salvador, e foi motivo de elogios e aqueles que foram realmente viram que nós trabalhamos na área social, na saúde, não tem comparação, na educação e preservamos e queremos resgatar a cultura do município de Livramento.

Tenho certeza [inaudível] todos os candidatos que vem e todo prefeito sabe disse, se gasta 25% com educação e 15% com a saúde. Eu gasto mais em ambas. Essas horas [inaudível]. Marilton falou que a situação de Livramento é melhor. É realmente melhor, em termos de recursos hídricos, mas tirando 3% ou no máximo 5% do entorno deste município, nós temos uma área de 260 e poucos quilômetros quadrados, como todo semiárido baiano, precisando de água, de carro-pipa e quem sabe como é a atuação da nossa administração é quem recebe a água, na hora da necessidade, e não pelo voto que depositar na rua [na urna], não existe discriminação, a água chega para todos da forma que deve ser.

Se fôssemos enumerar as muitas coisas que fizemos, não teríamos tempo, mas nós vamos ter três meses de campanha. Nós vamos ter a convenção no dia 30, para definir os nomes. E, para o bloco da rua, desde já, por ter convencimento, a conquista de um eleitor da base deve ser feita independente da época. Mas nós, enquanto candidatos, representando o partido, nós vamos ter, com certeza, a presença do vice-governador, Otto Alencar (que já nos confirmou), em algumas de nossas manifestações, em alguns de nossos comícios. 

Mas nós estamos lutando para minorar, para mitigar a sede, daqueles que têm sede. Meu caro Pimenta, você militou no PC do B por mais de 25 anos, você labutou com a Fetag, você sabe o dia-a-dia do sertanejo. Nós precisamos, Ferraz, Ivana, daquelas obras estruturantes no sentido de economizar água, para que possa sobrar mais para os nossos irmãos de Dom Basílio. E eu tenho certeza, Pimenta, que a onda do 55 vem de Rio de Contas, por Livramento, passa por Dom Basílio e a vizinha Paramirim. 

Eu não falo sobre o passado político. Do mesmo jeito que você teve que, achou por bem o momento político, partir para uma nova etapa na sua vida. [inaudível] Eu também achei que devíamos nos aproximar, como município que não tem receita própria, fazer parte da base de sustentação também do governo estadual.

Mas eu quero, meus amigos e minhas amigas, agradecer de coração, dizer que nós estamos ai abertos para ampliar o nosso leque de alianças. E eu quero encerrar minhas palavras conclamando a todos que coloquem, com orgulho, uma vez que nós temos restrições na propaganda política, coloquem com orgulho o adesivo do 55 nos seus carros, aqueles que tiverem.

Que coloquem nas suas casas o adesivo do 55 e que a eleição, quero lembrar, não se ganha única e exclusivamente com o voto depositado na urna. Eu quero fazer, ainda, lembrança do artigo que li no Jornal dos Esportes, do genial Nelson Rodrigues, que faria 100 anos, teatrólogo, escritor, todo mundo sabe que futebol se joga com os pés. Ele fez um artigo no Jornal dos Esportes, no dia que o time dele, ela era tricolor, Fluminense, ganhou do meu Botafogo. [No artigo] ele colocou uma das [suas] principais frases: “Futebol não se ganha com os pés”. Todo mundo admirou, mas ao ler o artigo [nota-se] que ele transformou que a frase fosse que “Futebol se ganha com a alma colocada, com a vontade”. Eu quero trazer essa frase magistral de Nelson Rodrigues para a política, que apaixona tanto ou até mais que o futebol e dizer que “Uma eleição não se ganha única e exclusivamente com o voto depositado nas urnas. Uma eleição se ganha com o coração, com a alma, com a determinação, coisa que estou vendo em todos que aqui estão e nós vamos ganhar essa eleição”.

Quero mais uma vez pedir e agradecer a Deus a saúde que estou desfrutando nesse momento. Vou iniciar os meus trabalhos no corpo-a-corpo, no campo e, hoje, aqueles que já puderem nos acompanhar, comparecer à tardinha, depois das 17h, nós estamos indo a um torneio inaugurando um mini-campo na comunidade de Lagoa de Daniel, para que a juventude tenha acesso a área de lazer e se afaste cada vez mais das drogas. 

Eu tenho a humildade, reconheço, e volto ao meu discurso de posse no já pouquinho distante 2005. Eu sei, tenho consciência, que, por mais que eu possa fazer, muito haverá de ser feito por Livramento. Devo a Livramento tudo na política, agradeço de coração o povo de Livramento. E quero, finalmente, conclamar, com estes parceiros que aqui estão e com outros que poderão vir a ajudar o município, nós temos a certeza que a área a ser priorizada pode ser a infraestrutura e nós vamos ter o progresso e as obras que Livramento tanto quer e merece. 

Quero agradecer aqueles que me acompanham desde a primeira eleição que enfrentei, e que já faz um pouquinho de tempo. E quero dizer que é lógico que no embate político, na luta democrática, nós podemos ter algumas perdas. E nós não somos donos da verdade, mas eu tenho certeza que o ganho é muito maior. Eu tenho certeza que os que usam sabem o que é a saúde hoje e o que foi antigamente.

Os professores sabem, eu desafio eles mostrarem os contracheques, os que nos fazem oposição, antes e depois de Carlão. Cumprimos o piso nacional. Queremos que nossas crianças recebam o melhor tratamento possível. Durante a campanha, nós vamos esclarecer em todos os locais e em todos os distritos: Itanajé, São Timóteo, Iguatemi, em todas as localidades e povoados, eu quero que o nosso partido receba a aprovação das urnas e, tranquilamente, consigamos fazer Livramento deslanchar de vez na parte de infraestrutura.

Que Deus os leve no retorno às suas casas. [inaudível] Não quero citar nomes, mas quero agradecer de coração a todos que estão aqui presentes. Quero fazer reuniões com algumas localidades da zona rural para colocar o partido no leque naquelas opões que a população de Livramento vai ter.

Eleição se ganha no voto e nós estamos certos de que estamos no caminho certo, com apoio de Pimenta, de Ferraz, de Ivana, de outros que estão nos acompanhando nessa luta, dos partidos, [inaudível] estamos conversando com PSB, com o PT e esperamos formar uma frente rumo à vitória.

Vamos que vamos, Livramento! Agradeço de coração e conto com o apoio e principalmente com o trabalho de cada um de vocês, para nossa vitória final no dia da eleição. Muito obrigado!


Política – 11.06.2012

Discurso de Ricardinho Ribeiro

(Encontro Partidário do PSD - Livramento de Nossa Senhora - 10.06.2012)

(saudações)

Perdemos a sigla (PMDB). Hoje eu sou 55 - PSD, Já fui PMDB – 15, mas queria dizer, Aguiar [Amâncio Aguiar, ex-presidente do PMDB local], que essas pessoas que tomaram o partido da gente, eles podem até ter tomado a sigla, mas não tomam os votos. E dizer, também, que essas pessoas que tomaram o PMDB nosso chegaram no PMDB bem por último do que nós. Que nós entramos nesse PMDB, eu pelo menos votei nele, em 82, com Ulisses Celestino, quando ainda era MDB. Então, é perseguição, estão fazendo política com rancor.

E com certeza que o eleitor de Livramento não aceita esse tipo de política. Porque, Carlão, uma grande prova disso é o seu governo. Esse governo, eu sempre digo, a maior conquista desse governo, de Carlão, é a democracia, é a liberdade que esse município respira. E em outros tempos, meus amigos, todos sabem, que aqui para ser atendido, na área de saúde, precisava de bilhetes de primeiras damas, para ser atendido. [inaudível] Hoje não, hoje a saúde é pra todos.

O governo Carlão, na verdade, foi um governo necessário naquele momento. Era o melhor que a gente tinha e temos, Pimenta [deputado Edson Pimenta], porque, eu digo assim, é um governo de transição, onde foi feito muito pela saúde, muito pela área social, mas, como disse Carlão, tem muito para se fazer.

Mas nós vamos fazer isso, sim, vamos lutar pela infraestrutura desse município. Vamos manter a saúde bem como está, manter a educação, manter os programas sociais. E você, Pimenta, vai se lembrar, quando eu te conheci, quando me procurou em casa, eu te disse “olhe, Pimenta, eu posso até entrar nesse partido, mas, agora, o voto para deputado federal vai ter que trabalhar muito para levar o voto de Livramento”.

[inaudível] Votamos sempre no mesmo deputado [Geddel Vieira Lima] e quando a gente cobrava, ele dizia “não, já fiz, já dei a água de Itanajé”. É lógico que a água de Itanajé é muito importante, mas nós temos muitas outras coisas importantes. Ele prometeu em praça pública levar água para Iguatemi, uma região sofrida, necessitada de água, e não foi feito. Então, isso também é um dos motivos que me fizeram trocar de sigla.

Ivana, você uma vez me falou “Ricardinho, me dê a chance, eu quero trabalhar por Livramento, a minha eleição é dois anos depois, se eu trabalhar, eu tenho o voto”. Eu falei “é isso mesmo Ivana”. Nós não vamos votar em deputado que não tem compromisso com Livramento. Então, é isso que eu quero dizer. 

Queria dizer também os partidos, que eu vejo aqui as pessoas presentes, de outros partidos, estou vendo ali Antônio Luiz, irmão de Gerardo Junior. Para não citar mais nomes, mas tem muita gente ai do PT. Estamos aí, abertos ao diálogo, às conversas. Vamos fazer uma frente ampla em Livramento, pelo mesmo ideal, pelo desenvolvimento da nossa cidade. Vamos lutar, lutar muito.

Quem me conhece sabe que eu sou um cara que nunca me acomodei, sou um cara inquieto. Eu saí de Livramento, poderia está ai, trabalhando tranquilo no mercado, mas não, fui trabalhar em fazenda em Minas Gerais, onde eu fiquei um ano, sem energia elétrica, sem nada. Enfrentei, onde peguei uma fazenda que produzia 50 a 100 litros de leite. Em um ano, eu era o segundo maior produtor de leite da região. Cheguei a tirar 23 mil litros de leite por mês. Então, sou um cara que trabalha e gosto do trabalho. 

Eu queria dizer isso a vocês, não sei se sou, aqui eu agradeço esse grupo, que está me colocando como candidato, escolhendo meu nome e se o grupo está escolhendo meu nome é porque eu já demonstrei para esse grupo, como disse, mudei de sigla, mas não mudei de grupo.  Estou no mesmo grupo que sempre estive. [inaudível] acho que por isso sou colocado como pré-candidato e eu agradeço a confiança do grupo e quero dizer que se realmente a convenção colocar meu nome, se Deus quiser, eu ser eleito, Livramento pode ter certeza que vou trabalhar, incansavelmente, nos quatro anos de governo, vou lutar com tudo que for possível. 

Quero encerrar minha fala agradecendo a presença de todos, todos os homens todas as mulheres, todas as crianças e queria aqui pedir permissão a todos, principalmente as mulheres, e em nome dessas mulheres, queria agradecer minha esposa Leila.

E tenho certeza se estou aqui hoje colocado como pré-candidato isso é um grande mérito seu, e eu seu que você fez muito e até foi citada como uma possível candidata. Me ajudou muito em Minas Gerais e tenho certeza, se for eleito, vai ajudar muito a nossa administração. Muito obrigado, gente!

(Nota: com algumas adaptações e correções)