Artigo – 27.08.2014

Brasil, caminhos tortuosos

 

Dr. Wanderley Guedes Ribeiro (*)
Médico

Eu me lembro da crueldade ditatorial na década de 60 (1966) quando, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, tínhamos as informações sobre o arrogante autoritarismo da ditadura militar e, anos depois, o reflexo de tudo aquilo sobre a cultura nacional, a queda na qualidade de ensino, a depreciação das universidades: perseguição a homens e mulheres de grandes ideias.

Tudo sob o comando do imperialismo americano. A fuga de inúmeras e ilustres pessoas para o exílio em outros países, tais como: MIGUEL ARRAIS, VALDIR PIRES, ANISIO TEIXEIRA e tantos outros. Anísio Teixeira, anos depois, foi encontrado morto no poço de um elevador, no Rio de Janeiro, e com ele foram ideias maravilhosas que, se colocadas em prática, teríamos hoje um outro Brasil.

A transição política com as “DIRETAS JÁ” e o restabelecimento da democracia foi, de fato, um marco importante. Não foi fácil reorganizar um país gigantesco e com as sequelas de uma ditadura perversa. Não é possível sufocar o mérito de tantos como ULISSES GUIMARAES, TANCREDO NEVES, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e dezenas de outros homens importantes naquele cenário.

A tão desejada estabilidade econômica e o controle da inflação, aconteceu, dentro do possível, há 20 anos atrás. Com o PT, extremamente oportunista, surgiu uma nova era: era das falcatruas.

Dizia LULA, antes de ser presidente, que o plano para beneficiar os mais carentes (bolsa escola e bolsa renda) não passava de um plano eleitoreiro. Ao chegar ao poder, colocou em pratica, após a devida aprovação, o plano que não nasceu dos petistas e dele fez uma arma eleitoreira.

Com o PT, nasceram outros planos: Mensalão, símbolo da maior corrupção que o país já viu. Falcatruas em licitações de grandes obras, que continuam inacabadas, como a transposição do São Francisco e outras de grande vulto.

O olhar complacente de Lula com o Mensalão, que acontecia próximo ao seu gabinete, é algo inexplicável; naturalmente tinha o seu aval. Assim, com os desvios dos impostos que pagamos, o PT vai se mantendo no poder. Parece que estamos em terra de cegos.

O PT achou um prato feito e dele se alimenta, desmerecidamente.  Escolas e mais escolas, no nordeste, sem cadeiras, sem mesas, sem salas dignas e professores praticamente voluntários. É o caos!

A revolta de tantos nas vias públicas tem suas razões. Arenas superfaturadas e bem vistas aos olhos do primeiro mundo, para um esporte mercantilista e enganador. A corrupção no esporte e algo indescritível.

Quantos brasileiros teriam suas casas próprias se fossem honestos e justos os nossos dirigentes. O desencanto com a administração pública nos deixa tristes.

Parece que Rui Barbosa escreveu isto hoje: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” (ORAÇÃO AOS MOÇOS).

Agora, uma presidente incompetente, se enrola com tudo, discursos fracos, robotizados e inconsistentes, inseguros, tudo na base do “eu acho que…” e “nós temos que...”.

Quem é ela para falar dos médicos brasileiros? Ridículo!!! Nós médicos não somos culpados pelo caos no SUS, pela disparidade entre oferta e demanda, pela distância entre a verdade e a mentira sobre a saúde pública.

Como se atreve a dizer publicamente que a saúde pública é a vitrine do governo?? Perdoai Pai, não sabe o que diz.

A estupidez administrativa do PT é inaceitável. O país cresce de forma natural, não porque o PT quer ou não quer. Não cresce mais por conta de um governo que tanto arrecada de impostos para tanto não fazer.

Onde está a segurança pública? Onde estão os portos?

Tudo leva a crer que as notícias dadas antes pela imprensa sobre o que dissera JOSÉ DIRCEU, é verdade: “vamos transformar este país em uma ditadura de esquerda”. ACORDA BRASIL!

Quanto ao programa “Mais Médicos”, deveria ser chamado MÉDICOS MENOS. Temos visto coisas inacreditáveis. Médicos cubanos solicitam, por exemplo, um hemograma e encaminha o resultado para um médico brasileiro apreciar e interpretar, porque eles não sabem; palavras deles; ou em Cuba é diferente?

Deveria, sim, ser chamado de Médicos Menos. Porque são menos patriotas, menos capazes, menos competentes, menos ilustrados, menos resolutivos.

São apenas “mais escravos”, vindos de uma ilha que pertence a um governo e um regime perversos, que desconhecem, ignoram a liberdade e o direito das pessoas. Cuba não é e nunca foi o que pensam; quantos filhos de Cuba morreram afogados na tentativa de sair de lá a qualquer custo?

Trabalhar aqui, no interior, onde existem muitos analfabetos, com inúmeros vícios de linguagem, regionalismo linguístico e se queixam das dificuldades para o diálogo com médicos cubanos.

Que pena!!! Quanta farsa. Quanta mentira.
Nós, médicos brasileiros, precisamos ser, cada um de nós, um militante contra esta situação.

O povo sofre demais com o SUS. O governo não tem noção da realidade, não tem estatística da verdade, não sabe o que procura, e quem não sabe o que procura, não encontra o que acha.

Chega de corrupção. Chega de violência. Chega de falcatruas. Chega de Mensalão. Chega de mentiras.

Sobre a Petrobrás – chega de mentira.

Chega de mentira sobre as obras inacabadas e as falsas licitações que deveriam se chamar “ilicitações”.

Não há respeito com nossa Bandeira: “ORDEM E PROGRESSO”. Parece que lá está escrito: “DESORDEM E CORRUPÇÃO”.

Vamos em busca de outra alternativa. O PT não merece confiança.

Não se esqueçam de José Dirceu, José Genuíno, que deveria se chamar de Zé Falso, Delúbio, Marcos Valério e outros.

Pergunta-se: por que os depoentes da CPI da Petrobrás tomaram conhecimento das perguntas quase dois meses antes da audiência?

Acorda Brasil!!!!

Tudo que apreciamos na prática e pela imprensa causa perplexidade.

Acorda Brasil!!!

Este país é de todos e não propriedade do PT, que quer assumir a postura de uma ditadura de esquerda cujos efeitos são perceptíveis.

Pergunta-se: por que, de mais de dois mil médicos cubanos submetidos ao revalida, menos de 200 foram aprovados? Acorda Brasil!!!

Corruptos autocomplacentes que se beneficiam com a impunidade, soltos por ai. Uma verdadeira crise moral, vive o país. Homens inconsequentes.

Até quando abusarão de nossa paciência?

O governo atual, abarrotado de ministérios, provavelmente ainda acha pouco; quem sabe não pretendem criar o Ministério da Corrupção ou simplesmente oficializar o que a prática demonstra.

ACORDA BRASIL!!!!
O Ministério da Saúde deveria e poderia ser chamado de MISTÉRIO DA SAÚDE.
 
(*) Dr. Wanderley Guedes Ribeiro, CRM 2948, é médico na cidade de Livramento de Nossa Senhora (BA)