Artigo - 18.05.2014

Indignação:

Mangueiras do Colégio
Boaventura foram derrubadas

 

José Maria de Jesus
Professor

É uma pena e até corta o coração, quando se ouve a motosserra cortando e derrubando uma floresta nativa e tão bela criação de DEUS. E isso acontece todos os dias. Mas o que é mais revoltante é lembrar que em um Colégio, onde, por tantos anos, debateu-se sobre a preservação da natureza, esteja acontecendo uma devastação sem precedentes. É inacreditável. A diretora do BOAVENTURA, usando de sua autonomia, em vez de apenas podar, resolveu cortar as mangueiras espada, rosa, coquinho e outras.

São quase trinta anos do BOAVENTURA, e essas mangueiras fazem parte da história do colégio, algumas foram herdadas do Polivalente e outras plantadas por alunos e professores, resultado de projetos escolares. Elas vem produzindo frutos naturais todos os anos, que, em épocas passadas, serviam para fazer sucos para reforçar a merenda.

Atualmente, foram desprezadas, e a preferência da diretora é comprar mangas produzidas com produtos nocivos à saúde humana, ou refresco químico em pó, com sabor e colorido artificiais, para distribuir como merenda, quando o mais razoável e saudável seria utilizar as frutas naturais, da própria escola, pelo menos no período da safra, e preservar as mangueiras, que não são induzidas com produtos químicos.

Ah! Nossas mangueiras, que tanto produziram mangas, com as quais a Direção, professores, estudantes, e funcionários, enchiam sacolas e caixas para presentear amigos. Eram mangas saudáveis, naturais, deliciosas, que, muitas vezes, não se encontra muito fácil por ai. Acredito terem sido as últimas mangueiras espadas do centro da cidade.

Muitos anos se passaram para aquelas arvores crescerem, mas a motosserra, na mão do homem, é uma arma destruidora do verde que ainda temos. Foram menos de 48 horas para derrubar o que o tempo levou mais de 87.600 horas (10 anos) para chegar onde estava. É uma pena, e causa tristeza saber que ainda temos pessoas que não tem amor pela natureza, e que, muitas vezes, até dizem que não precisam dela para viver.

Algumas pessoas querem entrar para a história de qualquer jeito. Alguns por fazerem algo bem feito outros por fazerem mal feito. Essas pessoas acham que tudo ao seu redor está monótono, e, às vezes, por ímpeto, lançam mão de atos impensados, achando que vão se dar bem, e acabam fazendo coisas sem medir as consequências.

Quando se mata um ser humano, faz-se de tudo para condenar o assassino, mas quando se derruba uma floresta ou uma arvore, ninguém liga, às vezes, alguns até fazem estardalhaço, mas, depois, tudo é esquecido.

As mangueiras foram mutiladas. Quando as veremos, outra vez, frondosas e produzindo mangas deliciosas? Não se pode determinar o tempo e os anos, só Deus sabe. Que sirva de lição, esse mal feito, para que outras pessoas não façam o mesmo e caiam no julgamento da sociedade.