Discurso – 07.09.2014

Para Marina, adversários
temem vitória da seringueira

(Discurso de improviso em Brumado, BA)

Eu quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus, por estarmos aqui. Quero agradecer, de modo especial, ao nosso vice-prefeito [vice-governador na chapa de Lídice – Eduardo], que eu conheci, daqui de Brumado, como um dos melhores prefeitos que já tivemos na Bahia, pelo trabalho que ele fez pela educação, que é o que melhora a vida do povo. Muito obrigado, meu amigo, por nos propiciar, junto com o povo de Brumado, essa linda festa, para realizar a democracia.

Eu quero agradecer também a essa grande mulher, grande nos propósitos, grande no compromisso, grande na coragem de mudar o Estado da Bahia, para que continue sendo um lugar onde o povo tenha o direito de viver com dignidade, a nossa futura governadora Lídice da Mata.

Olhe, ninguém governa sozinho. Pra governar, é preciso ter governadores, comprometidos, e que estejam juntos, para as mesmas propostas, com as ideias, que não seja aquele que vai sabotar o governo federal.

Eu quero pedir a vocês que também nos ajudem a ter uma representante no Senado, que vai nos ajudar a combater a corrupção, a dignificar a política, para que a gente possa ter uma senadora para chamar de nossa, dos baianos e dos brasileiros, essa mulher corajosa, Eliana Calmon.

Ela é a minha governadora (apontando para Lídice), ela é a minha senadora (apontando para Eliana). As duas são a nossa governadora e a nossa senadora. Lutam juntas, elas não têm estrutura, não tem dinheiro, não tem o que os nossos adversários têm. Não têm a estrutura, mas têm a postura de mulheres descentes e são o orgulho para o Brasil e para os baianos.

Eu quero cumprimentar todos os candidatos a deputado estadual, a deputado federal. Escolham aquele que está na nossa aliança e faça uma campanha para que ela possa ter bons deputados estaduais, e no Congresso eu possa ter deputados federais comprometidos com a mudança e com a ética na política.

Quero cumprimentar esse amigo, esse companheiro, Beto Albuquerque. Quando nós perdemos Eduardo Campos nesse acidente trágico, uma fatalidade, vocês sabem, que coube a mim, com decisão de quase todos os partidos da aliança, dar continuidade do que nós conversamos com Eduardo. E Beto foi escolhido pelo PSB e por nós para ser o meu vice e está me ajudando muito, com sua experiência, com seu compromisso de ajudar o Brasil a ser passado a limpo.

Agora, meus amigos, vamos conversar um pouco. Olha, nesses meses todos, enquanto eu estava com Eduardo, trabalhamos, discutimos, fizemos um plano de governo. Esse plano de governo que foi feito por seminários, na Bahia, no Amazonas, no Rio Grande do Sul, em Brasília, no Rio de Janeiro, vários seminários regionais, para que a gente pudesse discutir com o povo e não fazer um programa de cima pra baixo, para o povo.

Fizemos um trabalho muito bonito, com a ajuda dos brasileiros. E, agora, nós temos um bom programa, que trabalha a educação de tempo integral. A educação é o que pode fazer diferença na vida de uma pessoa. A gente pode até ser diferente na roupa que veste, a gente pode até ser diferente na comida que a gente come, na casa que a gente mora, mas a inteligência que está aqui dentro (apontando para a cabeça) é igual, todo mundo tem as mesmas potencialidades. O que nos faltam são as oportunidades.

E é por isso que no nosso programa tem a educação de tempo integral, para que o seu filho possa ter um ensino decente. Todo pai deseja uma coisa, eu nunca vi um pai e uma mãe que queira ser melhor que o filho. A gente pode até dizer, na dificuldade, ralar, trabalhar duro, como meu pai trabalhou, cortando seringa lá nomeio da floresta.
E quantos aqui que são agricultores, dona-de-casa, funcionário público, mas o sonho da gente é que o filho da gente possa ter uma vida melhor e o que pode dar uma vida melhor é a educação de qualidade.

Uma outra coisa, que é importante para qualquer cidadão, a saúde. Quando a gente está doente, é o momento que a gente está mais frágil, é o momento que a gente mais precisa, ou quando tem um filho, um idoso, um amigo, um parente. Não dar para continuar, pessoas morrendo, na frente dos hospitais, não dar para continuar sem que os postos de saúde funcionem para atender os procedimentos mínimos, que poderiam evitar doenças mais graves.

Nós estamos nos comprometendo em colocar 10% da arrecadação bruta do país para que a gente possa investir em saúde, pra cuidar dos brasileiros quando eles mais precisam. Uma outra coisa importante, a segurança. Hoje, uma boa parte da nossa juventude tem a sua vida ceifada pelo craque, pelas drogas. O craque está roubando o futuro da maioria dos filhos dos pobres. Nós queremos uma segurança que, em parceria com os estados, possa proteger a vida das pessoas.

Nós temos um programa para os agricultores familiares, nós temos um programa para aumentar o Pronaf, a assistência técnica, um programa para proteger o meio ambiente, para que as nascentes sejam recuperadas, para que os rios sejam revitalizados e a gente tenha água, água boa pra plantar e pra beber.

Meus amigos, eu poderia falar mais. Mas eu quero falar de mais três coisas: Vocês sabem que não adianta produzir se não tiver como escoar a produção. Eles andam mentindo, desesperados, de que, se nós ganharmos, eu, Lídice, Eliana, Beto, nós não vamos fazer as ferrovias. Isso não é verdade, é mentira. E o povo brasileiro já está vacinado contra as mentiras.

Vocês vejam que, no passado, faziam a mesma coisa com Lula. O que me admira é eles fazerem, agora (o mesmo que fizeram com ele), comigo. Olha, meus amigos, nós não viemos aqui fazer promessas, Lídice, Eduardo, Eliana Leonelli e Beto, nós viemos aqui, Leonelli, meus amigos deputados, estaduais e federais, nós viemos aqui, assumir compromisso! As coisas boas nós vamos manter, as coisas erradas nós vamos corrigir. Com a ajuda de vocês, nós vamos fazer. Esse é o compromisso que estamos assumindo.

Um outro compromisso: estão dizendo que eu vou acabar com o bolsa família. Eu sei que vocês não acreditam nisso. E porque não dar pra acreditar que alguém que até os 16 anos de idade era analfabeta, morando no meio da floresta, sem atendimento de saúde, sem nenhum tipo de assistência, que perdeu a mãe aos 14 anos, que um dia na sua vida, com oito irmãos para criar, a única coisa que tinha era um ovo, com farinha, com sal, cebola, num sábado de aleluia de 1967, vai tirar o Bolsa Família do pobre, que precisa viver com dignidade.

Meus amigos, o compromisso que eu tenho em melhorar a vida das pessoas não é um compromisso de palavras, é um compromisso de vida! É um compromisso de condição, porque a fome que muitos passam eu também passei na própria carne, na minha própria família.

Olha, eu quero pedir uma ajuda pra vocês. Me ajudem, me ajudem a desfazer os boatos. A gente nem precisa agredi-los. Quando vocês dão a outra face pra a face da mentira, a verdade! Pra face do medo, a esperança! Pra face da corrupção, a honestidade.

A corrupção está assolando a Petrobrás. Quem está ameaçando o pré-sal não somos nós. Nós vamos manter a extração do pré-sal. Vamos usar os recursos pra saúde, pra educação, pra que a gente tenha (...) ciência, tecnologia, inovação, para a mudar a melhorar o futuro do Brasil. Botar o Brasil no século XXI. Nós vamos fazer o que eles não podem e não podem porque estão comprometidos com a velha política que, ao invés de servir, querem se servido do Estado, ao invés de conversar querem mandar, ao invés de debater, querem o embate.

Nós queremos o debate. Debater é fazer isso que nós estamos fazendo aqui. E se eu estou dizendo tudo isso não é pra agredir ninguém, é apenas um ato de legítima defesa, defesa da democracia, defesa do direito que o povo tem de escolher aquele que ele que ele acha que é melhora para governar a Bahia, para governar o Brasil.

O que eles estão com medo é como pode uma coligação de pequenos partidos, como pode uma mulher negra, seringueira, que tem uma trajetória de uma pessoa humilde, mas com muito orgulho, professora de História, formada pela Universidade Federal do Acre, que fez Supletivo de 1º Grau, o Mobral, supletivo de 2º Grau, e poderá chegar, graças à decisão dos brasileiros, a presidenta da República Federativa do Brasil!

Meus amigos, o PT, como é que agora começa a ter medo do povo. Se esqueceram de que, lá atrás, meu velho, foi povo que trouxe Lula à Presidência. Agora, eles ficam fazendo medo às pessoas, dizendo que não vai ter Bolsa Família, que não vai ter as ferrovias.

Olhe, a esperança já venceu o medo, o povo brasileiro, se fosse amedrontado, não amanheceria o dia pra pegar um ônibus lotado pra ir trabalhar. Se o povo brasileiro fosse medroso, não pegaria no cabo da enxada, na caatinga, no semiárido, para produzir seu alimento.

Se o povo fosse medroso não teria reconquistado sua democracia, olhando de frente para a ditadura, pra dizer que nós brasileiros não nos vergamos, não nos quebramos. Avançamos, e sabe por que avançamos? Porque nós, como nos pediu Eduardo Campos, prestem atenção: o que ele pediu: “Não vamos desistir do Brasil!”.

Quem quiser ficar patinando no mesmo lugar, com a Dilma, com a inflação [que volta a crescer], o nosso país desce, não cresce, e os juros estão subindo. Quem quer ficar patinando no mesmo lugar, esses já tomaram sua decisão.

Os que querem voltar para trás, sabem que é perda de tempo. Agora, os que sabem, que o PT teve uma chance de 12 anos, fez algumas coisas boas, mas hoje só está fazendo um monte de coisas erradas. As coisas boas vamos manter, as erradas, vamos corrigir. E o que eles não fizeram, vamos fazer.

O PSDB teve uma chance de oito anos, também a mesma coisa. Agora, prestem atenção, juntos, não podem nos intimidar, vamos dar uma chance para Lídice, uma chance para ela [Eliana], pra Beto e pra mim? Não, agora, o povo decidiu dar uma chance pra Bahia, dar uma chance pro Brasil!

A chance é pro Brasil. O PT já teve a sua, o PSDB já teve a sua. Agora, junto com Beto e Marina, o time do Eduardo continua vivo, é dar uma chance pro Brasil. Vocês vão ver uma coisa, nessas eleições, quem vai ganhar não são as estruturas, o tempo de televisão. Vocês já viram que a nossa presidente tem tanto tempo de televisão que até dar pra fazer um curta metragem, um filme.

Um filme todo bonitinho, aonde tudo funciona. Você encontra esse mundo colorido quando você vai na feira pra comprar e ver a inflação corroendo seu salário? Você encontra esse mundo cor-de-rosa quando vai num posto de saúde e ele não funciona?
Tem muito tempo de televisão. Nós só temos dois minutos, mais uma coisa é certa, a verdade a gente pode dizer, às vezes, apenas num olhar. E nesse meu tempo, o povo brasileiro vê que a gente está sendo sincero.

Mas, queremos pedir pra vocês: nos ajudem, no boca-a-boca. Quem sabe mexer com as redes sociais, eu vou pedir uma doação de campanha pra vocês, não é dinheiro. Entra nas redes sociais, por uma hora, meia hora, 20 minutos, e leia nossas mensagens, acaba com os boatos. Pede para esse pessoal parar ficar falando mal da gente. E pede se eles têm alguma coisa para falar bem deles mesmos, porque até agora eles não apresentaram um programa.

Ajuda a gente a levar as propostas e vocês vão ver que essa onda, que começou em 2010, era chamada a “onda verde”. Só que agora a onda se completou e ficou da cor da bandeira do Brasil. Antes era verde, agora tem o amarelo do PSB. A onda é verde amarelo!

Idosos, jovens, crianças, nos ajudem. Esse movimento não é apenas uma “ondinha”. No Amazonas, quando as águas se encontram, nos grandes rios caudalosos, provocam um fenômeno chamado “pororocas”. O que está acontecendo no Brasil é a pororoca da mudança. Vamos fazer a pororoca da mudança.

Eu queria encerrar dizendo pra vocês, eu vou sair daqui com uma imagem muito bonita. Vejo as pessoas, democraticamente, saindo de suas casas, no meio dessa rua, prestando a atenção no que nós estamos dizendo, como se estivéssemos no meio de uma reunião. Isso é uma prova de que o povo brasileiro está entendendo mais de política. Avançou mais na política do que aqueles que estão no governo querendo ser os seus representantes.

Vamos melhorar a política, não será a estrutura que vai ganhar pra uma nova postura. Se a Dilma ganhar, o povo vai achar que foi por causa do tempo de televisão, se o Aécio ganhar é por causa do dinheiro, das coisas que eles têm, seu eu ganhar, se a Lídice ganhar, se a Eliana ganhar, sabe pra quem nós vamos agradecer, não é para o tempo de televisão, não é para o marqueteiro, não é para o dinheiro, é para o povo brasileiro!
Vamos continuar mobilizados. Eu quero encerrar com uma pequena quadrinha que selou a minha união com Eduardo Campos:

Do arco que empurra a flecha,
Quero a força que a dispara.
Da flecha que penetra o alvo
Quero a mira que o acerta.

Do alvo mirado
Quero o que o faz desejado.
Do desejo que busca o alvo
Quero o amor por razão.

Sendo assim não terei arma,
Só assim não farei a guerra.
E assim fará sentido
Meu passar por esta terra.

Sou o arco, sou a flecha,
Sou todo em metades,
Sou as partes que se mesclam
Nos propósitos e nas vontades.

Sou o arco por primeiro,
Sou a flecha por segundo,
Sou a flecha por primeiro,
Sou o arco por segundo.

Buscai o melhor de mim
E terás o melhor de mim.

[Povo brasileiro]
Darei o melhor de mim
Onde precisar o mundo.

(Poema Arco e Flecha, de sua autoria)