Mensagem – 25.12.2015

A gente se vê lá no céu!

 

Maria Luiza

(Neta de D. Cremilda)

 

Não há desespero em meu choro, mas saudade, um aperto tão forte no peito... uma vontade tão grande de abraçá-la e dizer milhões de vezes obrigada vó, obrigada... obrigada por ter sido tão vó, por ter tanta paciência e cuidado comigo, por dedicar tanto tempo e interesse às minhas demandas, obrigada pelos ensinamentos e lições.

Contigo aprendi a amar, amar as pessoas, as plantas e os animais, a apreciar as coisas mais simples da vida, o sol nascer, o cometa passar, as estrelas do céu, o cruzeiro do Sul, a ordem dos planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), o eclipse, as fases da lua...

Com você aprendi que a abelha faz mel, que o cachorro é o melhor amigo do homem, que gato é traiçoeiro... que mastruz é um santo remédio, que banho de alfazema relaxa, perfuma e faz bem, que água de arroz no rosto é bom pra pele, que tancagem cura feridas, que embrocação sara garganta inflamada, que xarope de Romã ajuda a sarar a tosse.

Descobri o sabor do leite com canela, leite com rapadura, da gemada, da maxixada, do ovo quente comido dentro da casca, do pochet, do bolinho de queijo... Com você assisti a Ofélia e minha primeira novela Dallas (lembra vó?? assistíamos à noite, enquanto a senhora preparava o leite quentinho de tia Didi).

Com você, minha amada avó, que toda noite me contava histórias infantis do tesouro da juventude e curiosidades do Delta Larousse, aprendi a imaginar, a sonhar... aprendi a somar com caroço de feijão, a tabuada, os incontáveis cadernos de caligrafia...

Aprendi que o dever vem antes do lazer, mas sabiamente me passava tantas outras lições de vida enquanto molhava as plantas, dava comida para as galinhas, brincava de bolo de terra, caçava borboletas no jardim, catava as frutas maduras do chão, fazia massa de modelar caseira.

Com você vovó aprendi  a rezar toda noite, antes de dormir, a oração do anjo da guarda, o pai nosso e uma oração que hoje ensino aos meus filhos, minha vovó: "Papai do Céu, abençoai meus pais, minhas irmãzinhas, meus avós, meus tios, meus primos e todas as pessoas que quero bem".

É com ela que me despeço de você, hoje, D. Cremilda, D. Creme, e, pra mim, eternamente é simplesmente Vovó Creme, pedindo ao Papai do Céu que te receba de braços abertos e em festa...

Você teve uma vida e uma morte linda e digna!! Sou e continuarei sendo sua fã,  sua admiradora, sua aluna, sua neta. Com muito amor e saudade, deixo meu Adeus! A gente se vê lá no céu!