Canal Futura – 10.11.2015

Garoto livramentense no
programa Mundo da Leitura

 

O garoto livramentense Davi Francisco Teixeira Silva, 9 anos, fez um desenho que lhe deu uma “Viagem ao Mundo da Leitura”, promoção comemorativa dos 10 anos de exibição do programa Mundo da Leitura, no Canal Futura.

Assim, ganhou uma viagem, com tudo pago pela Fundação Roberto Marinho, para Passo Fundo (RS), onde é gravado o programa. E ainda participou da gravação de um episódio especial, que será exibido dia 11.11.2015, às 11 horas da manhã, no Canal Futura. Quem não puder ver no dia, poderá conferir o vídeo, no youtube.com.

O programa Mundo da Leitura é um projeto da UPF-Universidade de Passo Fundo. É um programa educativo, voltado ao público infantil, que estimula a leitura, a produção de brinquedos com material reciclável e de outros quadros, que transmitem conhecimento.

Fazem parte do programa: os apresentadores Mil Faces e a meiga Naty, a família do Gali-Leu, o gato, seu amigo o rato Reco-Reco e a vilã Ratazana, que nunca consegue enganar a ninguém!!!

O desenho de Davi e o de Maria Helena, do Ceará, foram escolhidos entre muitos do Brasil inteiro enviados para o programa. Há tempos, Davi faz desenhos e sempre pediu à mãe, Fernanda Benício Teixeira, para enviar aos programas, mas ela sempre deixava nas gavetas.

Dessa vez, foi diferente, ela enviou e deu certo! Segundo a mãe, ele é um garoto estudioso, gosta de brincar, ir ao cinema, assistir a desenhos, curti os clássicos da Disney e também os filmes modernos!

Desde que aprendeu a ler, sempre gostou de livros e revistas em quadrinhos, principalmente as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, do Maurício de Souza - autor e cartunista, que o garoto admira!

Aliás, Maurício de Souza já esteve presente nos encontros literários realizados na UPF, em Passo Fundo (RS). Uma vez que lá são realizados encontros e debates literários dos mais diversos autores nacionais e internacionais!
O sonho de Davi é conhecer o Maurício e seu estúdio, para ver como se dá todo o processo de construção das histórias em quadrinhos!

A UPFTV é a emissora da Universidade de Passo Fundo, onde é gravado o Mundo da Leitura. A UPF está há mais de 40 anos, na cidade, conhecida como a “Capital da Literatura”, desde 2006, por ter a maior média de livros lidos por pessoa no Brasil!

Ela conta com diversos cursos superiores, faz experiências, tem um zoológico, uma TV, Rádio, Shopping, além da Biblioteca Comunitária do Mundo da Leitura, aberta à visitação pública!

No dia da gravação, Davi e sua mãe foram recebidos com festa, pois os gaúchos estavam comemorando a Semana Farroupilha, em homenagem à Guerra dos Farrapos, 20 de setembro, uma luta pela independência!

Houve Café de Chaleira, comidas e danças típicas! No almoço, um tradicional churrasco. À tarde, mais gravações do episódio e debate sobre a construção dos desenhos e o projeto Mundo da Leitura, que deu origem ao programa de TV Mundo da Leitura, exibido no Canal Futura.

Davi voltou de Passo Fundo com mais conhecimentos e novas experiências para toda a vida, pois viu o processo e o trabalho de uma grande equipe de profissionais envolvidos na gravação de um programa de TV.

Que sirva de exemplo para outras crianças adotarem a prática da leitura e a vontade de aprender mais! É importante estimular as crianças a assistirem programas educativos como o Mundo da Leitura do Canal Futura!

Acesse  https://youtu.be/qlI-Zk65trs e veja reportagem sobre os vencedores da Viagem ao Mundo da Leitura