Canabrava – 28.01.2015

HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO
DO AMARANTE

(Compilado por Débora e Raimundo)

Nasceu na pequena aldeia de Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo a Vizela, norte de Portugal, em 1.187. De família importante, estudou Teologia e tornou-se sacerdote, adotando o hábito de São Domingos.

Nessa época, aprendeu a tocar guitarra. Após ser ordenado, foi administrar uma paróquia muito rica. Mas isso não o deixou feliz e preferiu ir peregrinar na Terra Santa, onde permaneceu por 15 anos.

Sempre teve inclinações para santidade. Gostava de ajudar os pobres, curava doentes e convertia pecadores e suas obras ganhavam força e fama.

Complacente com as fraquezas humanas, deu exemplo disso com as mulheres que se prostituiam.  Ao invés de condená-las, ia aos prostíbulos e tocava viola para elas e seus “fregueses” dançarem.

Cansados e alegres com as danças, esqueciam o desejo carnal e iam para casa. Gonçalo recuperou muitas dessas mulheres, que se casavam e formavam famílias.

Operou milagres, converteu infiéis e alimentou famintos. Exerceu a maior parte do sacerdócio na localidade de Amarante (Portugal), passando a ser conhecido como Gonçalo do Amarante. Lá, morreu, em 1.259.

O Papa Júlio III fez dele bem-aventurado (1561). Clemente X estendeu sua veneração a Ordem de São Domingos (1672) e Clemente XI determinou 28 de janeiro como seu dia, em todo o mundo.

É cultuado em Livramento há 300 anos. Um vaqueiro teria achado sua imagem, de madeira, em Canabrava, na Serra das Almas, onde fica sua igreja (20km da sede).

Diz a tradição que a imagem, trazida para a sede, desaparecera, misteriosamente, voltando para onde o vaqueiro a teria achado, por três vezes, até se construir a igreja no local.

Assim, surgiu uma das mais antigas tradições religiosas da Bahia, onde fieis e contritos romeiros vão, todo 28 de janeiro, rezar, agradecer, pagar promessas e fazer novos pedidos ao Santo.

No dia, há missa solene e processão em louvor ao Santo. Ao lado do Bom Jesus e da padroeira, Nossa Senhora do Livramento, é uma das três festas religiosas mais importantes do município.