NOTA DE GERARDO JÚNIOR

 

Primeiro gostaria de informar que toda e qualquer investigação feita pela Justiça é de suma importância para que os recursos públicos sejam devidamente aplicados.

Conforme matéria veiculada [site do MPF] tenho a dizer que fui Secretário de Saúde de Livramento de Nossa Senhora de 3 de janeiro de 2005 a 6 de janeiro de 2006. Lembro que tinha uma emenda parlamentar do ano de 2004 do deputado Coriolano feita para outra gestão.

O ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista venceu as eleições e assumiu a gestão do município em 2005. Eu não conheço o referido deputado muito menos nunca tive e nem tenho contato com o mesmo e com as empresas citadas.

O município, no início de 2005, era gestão plena da atenção básica e não gestão plena do sistema. Sendo assim eu como titular da secretaria de saúde nunca participei de qualquer licitação pois todos os processos eram feitos a nível central.

Em todo o processo ao qual fui citado o que existe com relação a minha pessoa é um ofício que expedir solicitando a compra de uma ambulância semi-uti e um carro popular para o PSF pois tivemos de refazer todo o projeto junto ao Ministério da Saúde por que o município não comportava UTI móvel segundo normas do próprio ministério.

Foi o único ato que fiz como secretário: expedir um ofício de encaminhamento de pedido de compras de 2 objetos conforme o projeto existente à época. Um simples ofício e jamais agir de má fé e reitero que nunca participei de licitação pois todo sistema era centralizado na Prefeitura.

Tanto é prova que eu não tenho culpa neste episódio é que existe a Ação Penal número 1265-77.2016.4.01.3309 da justiça federal em Guanambi que se trata do mesmo assunto que inclusive não consta o meu nome como réu.

Informo ainda que encaminhei minha defesa à Justiça Federal de Guanambi e aguardo o pronunciamento do Excelentíssimo Juiz. Informo ainda que estou inteiramente à disposição da justiça e de qualquer órgão, inclusive todas minhas movimentações bancárias e da minha família.

Eu, como secretário nunca fui ordenador de despesa e não tenho patrimônio. A única coisa que tenho é um carro no valor de R$ 27000,00 e outro financiado pelo banco do Bradesco e um apartamento financiado por 30 anos pela caixa econômica federal.

Fui Coordenador Estadual do DNOCS e Diretor Geral do HGVC por 3 anos e graças à Deus a minha história de vida não condiz com qualquer desvio de dinheiro público e qualquer improbidade administrativa como ordenador de despesa.

Desde já agradeço a todos vocês e aguardo a finalização deste processo com o êxito que ele merece. Segue anexo espelho do processo penal ao qual meu nome não está incluso.

Atenciosamente,

Gerardo Júnior

Vice-Prefeito de Livramento de Nossa Senhora

 

 

NOTA DE CARLOS BATISTA

 

Em 2005, logo no início de meu primeiro mandato como Prefeito de Livramento, ainda inexperiente, o município recebeu, através de uma emenda parlamentar do então Deputado Coriolano Sales feita na gestão que me antecedeu, uma Unidade Móvel de Saúde para servir a cidade.

Até então, o Deputado Coriolano era pessoa de reconhecida reputação e contava com o apoio e respeito de vários Prefeitos da região e de toda a Bahia e não havia nada que desabonasse a sua conduta.

Para nossa total surpresa, nos vimos, junto com inúmeros outros Prefeitos da época, envolvidos em um esquema de fraude em que o Deputado estava envolvido, sem que houvesse nenhum conhecimento nossa parte.

NÃO AGI COM DOLO OU MÁ-FÉ. Em nada nos beneficiamos, nem eu, nem nenhum membro de minha equipe, no processo e nem houve nenhum vício na Comissão de Licitação do município. Vale ressaltar que, com o recurso recebido pelo município adquirimos não um, mas dois veículos: uma unidade de semi-intensiva e um veículo Gol 1000 para atender ao PSF.

Durante todos os 8 anos em que fui Prefeito de Livramento sempre agi de forma transparente, honesta e visando o engrandecimento da cidade, muitas vezes com grandes sacrifícios de minha vida privada e de minha família.

Quem me conhece de perto sabe que minha situação financeira é compatível com o suor e esforço que sempre pautou o meu trabalho e que, inclusive, poderia estar muito mais confortável financeiramente se não tivesse me dedicado à vida pública, coisa que nunca me arrependi.

Estou tranquilo e sereno porque tenho a consciência tranquila dos justos. Estou completamente, como sempre estive, à disposição dos órgãos de Justiça para o completo esclarecimento dos fatos ligados a esse ou a qualquer outro ato do período em que estive à frente da Prefeitura de Livramento.

Ofereço, inclusive, a quebra de todo meu sigilo fiscal, econômico e telefônico, caso seja necessário, para provar minha completa inocência no caso em questão.

Sou um homem público que respondo por meus eventuais erros, mas que, ao cometê-los, nunca os fiz por nenhum outro interesse que não fosse o desenvolvimento e o progresso de Livramento de Nossa Senhora.

Agradeço sensibilizado as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da população de Livramento através das redes sociais, de telefonemas e muitas delas pessoalmente.

Carlos Roberto Souto Batista