Atividade física e vida saudável (*)

Os padrões que marcam as normas de conduta social vão se aproximando cada vez mais do lema de se ter uma vida saudável, considerando a atividade física como um elemento a mais na forma de viver e nos hábitos diários.

O envelhecimento traz consigo inúmeras transformações no corpo do idoso; e a diminuição do desempenho físico talvez seja o mais percebido pelas pessoas. Isso porque na terceira idade o organismo já não é como antes; os corpos não são mais tão flexíveis e os movimentos não são tão ágeis.

As articulações perdem mobilidade e elasticidade, as lesões degenerativas como a osteoporose transformam o osso de um estado consistente para esponjoso; o aparelho bronco-pulmonar sofre alterações, inclusive o pulmão tem seu peso reduzido; no sistema cardiovascular, a capacidade do coração diminui, a pressão se eleva, diminuindo a circulação sanguínea.

Certos indivíduos da terceira idade possuem a reserva funcional tão baixa que atividades cotidianas aparentemente fáceis (banhar-se, vestir-se e alimentar-se sozinho) tornam-se bastante difíceis. E atividade física oferece importantes benefícios, tais como, a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxilio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea entre outros benefícios; proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão, e prevenindo a tão temida osteoporose e suas consequências degenerativas.

Bem. Comecei a me envolver com ginástica em medos de 2010, quando fui convidado por Junior, à época na direção da academia GYM PORCK, para assumir junto com ele a sala de ginastica. Confesso que no início eu tive um pouco de receio, receio pelo fato de nunca ter feito nada parecido antes, mas com o passar do tempo eu fui gostando e acabei me envolvendo.

Apesar de não ser um profissional da área, busquei treinamentos, capacitações e qualificações em cursos e eventos direcionados à área da Educação Física como um todo, dois quis participo até hoje.

Já o meu trabalho direcionado à terceira idade começou um pouco depois, meados de 2014. Marlúcio Azevedo à época responsável pela área de Educação Física nas academias da saúde do município, convidou-me para um evento que naquela época aconteceria na AABB (Associação dos amigos do Banco do Brasil) aqui mesmo em Livramento.

Aceitei o convite e a partir daí firmamos uma parceria que dura até hoje. E foi aí que surgiu um dos maiores desafios da minha vida. Como trabalhar em uma área com pessoas que exigiria de mim o máximo de cuidado e atenção no desenvolvimento das atividades? E mais uma vez eu procurei o conhecimento: palestras, eventos, treinamentos, curso e etc.

Trabalhar com pessoas na terceira idade é um desafio muito grande, não só para mim, mas para qualquer outro profissional que trabalha ou deseja trabalhar com esse público. É um trabalho minucioso, delicado, pois, você precisa enxergar as necessidades de cada um e trabalhar em cima daquilo.

Fazer um trabalho bem feito às vezes se torna um grande desafio, porque na maioria das vezes a gente se depara com várias situações adversas, como por exemplo: há uma sala com 20 alunos e cada um deles requer algo em especial.

Você está em um grupo onde há indivíduos que precisa ser trabalhado individualmente, e isso requer o máximo de dedicação, carinho e atenção da gente como profissional. 

(*) Por Antônio Carlos R. Santos (Tõe)

 

RELATÓRIO DO NUTRICIONISTA (*)

(não abrir mão de alimentos saudáveis)

 

Aos 06 dias do mês de junho de dois mil e dezoito, às 15:30, no Espaço “Calor Humano” foi realizada uma palestra com o nutricionista do Núcleo de Apoio à saúde da Família (NASF) de Livramento de Nossa Senhora. Temas como saúde, hábitos alimentares saudáveis, transição nutricional, custo para a saúde pública e guias que orientam a oferta de alimentação saudável (10 passos para uma alimentação adequada e saudável) foram abordados.

Inicialmente foi elucidado o conceito saúde segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) que, de acordo ao nutricionista palestrante, “saúde” seria muito mais do que um estado completo de bem estar físico, mental e social. Foi esclarecido também a importância de hábitos alimentares saudáveis, uma vez que, hábitos saudáveis na alimentação devem fazer parte da nossa rotina por toda vida, e vários são os agravos com relação às mudanças no padrão alimentar do brasileiro com o aumento do consumo de alimentos industrializados, em substituição à comida caseira.

Os hábitos alimentares do brasileiro preocupam os órgãos de saúde que, com base nas informações do guia alimentar para a população brasileira de 2014, recomendam aumentar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, limitar o consumo de processados, evitar o consumo de ultrapocessados e, minimizar quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar ao cozinhar e temperar os alimentos.

Por fim, recomenda-se também que sejamos críticos quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais e, não basta apenas se preocupar com a qualidade dos alimentos que ingerem, é importante observar o ambiente onde essas refeições ocorrem pois, tão importante quanto comer alimentos saudáveis, é fazer isto em um ambiente adequado.

(*) Por Antônio Carlos S. Castro, Graduado em Nutrição (2006-2011) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista-BA.