Origem das cores do Ipê

 

 

O professor Jânio Lima nos enviou uma pequena história da árvore Ipê. Explica a suposta origem da variedade de cores apresentadas por essa planta nativa do Brasil. Não indicou a fonte de onde a recolheu, mas reproduzimos a seguir.

Trata-se de uma árvore do gênero tabebuia, da família das bignoniáceas, também conhecida como pau-d’arco, a qual pode, ainda, ser usada para fins ornamentais e medicinais. Segue o resumo enviado por Jânio Lima:

Quando Deus estava organizando o mundo, reuniu-se em uma tarde com todas as árvores. Pediu para que cada árvore escolhesse em que época gostaria de florescer e embelezar a terra. 

Foi aquela alegria. Disseram: outono, verão, primavera! Porém, Deus observou que nenhuma escolheu o inverno. Então, Deus interrompeu a reunião é perguntou: por que ninguém escolhe a época do inverno?

Cada um tinha sua razão: “muito seco”, “muito frio”, “muitas queimadas”. Então, Deus pediu um favor: “Preciso de pelo menos uma árvore que embeleze o inverno, que seja corajosa, para enfrentar o frio, a seca e as queimadas e, no frio, embelezar o mundo”.

Todas ficaram em silêncio. Foi quando uma árvore, quietinha, lá no fundo, balançou as folhas e disse: “Eu vou!”. E Deus, com um sorriso, teria perguntado: “Qual seu nome, minha filha?”. “Me chamo Ipê, senhor!”.

As outras árvores ficaram espantadas com a coragem do Ipê em querer florescer no inverno. E Deus respondera: “Por atender meu pedido, farei com que você floresça no inverno não só com uma cor. Para que, também no inverno, o mundo seja colorido. Como agradecimento, terás diferentes cores e texturas, sua linhagem será enorme”.

E, assim, Deus fez uma das mais lindas árvores que embeleza o inverno, com as cores branca – amarela - amarela do brejo - amarela da casca lisa - amarela do cerrado – rosa – roxa - roxa bola - roxa da mata - púrpura.