Mulher – 29.09.2010

Abaira tem referência para mulher

O "Centro de Referência da Mulher, em Abaíra,  foi bastizado com o nome de Rosane Rodrigues

Abaíra é um dos 13 municípios baianos contemplados com um Centro de Referência no Atendimento a Mulheres em Situação de Violência, inaugurado em 27.09.2010, pelo prefeito João Hipólito Rodrigues Filho, ao lado da primeira dama Viviane Rodrigues, dentro de programa do Governo Federal, executado pelas prefeituras, em parceria com o Governo Estadual. A unidade disponibiliza atendimento psicológico, jurídico e social às mulheres em situação de violência, que são orientadas sobre seus direitos e como se prevenir e se defender de qualquer tipo de agressão.

Prefeito João Hipólito Rodrigues Filho e primeira Dama .Rosane Rodrigues, em foto poucos dias antes
Viviane Rodrigues desatam a fita inaugurativa
............... de ser assassinada

O prefeito João Hipólito Rodrigues Filho informou que 150 pessoas da região já procuraram o Centro, das quais 10 estão sendo atendidas. Salientou que a inauguração é o início da implantação de políticas sociais, de políticas públicas, na região formada por Abaíra e municípios circunvizinhos, marcando, segundo ele, um estilo de administração que se preocupa em fazer com que cada vez mais pessoas vivam com dignidade.

Agradeceu aos que trabalharam e colaboraram para viabilização do projeto, incluindo os representantes do Estado e servidores municipais, entre os quais citou as psicólogas e assistentes sociais. A unidade foi nomeada Centro de Referência da Mulher Rosane Silva Rodrigues, em homenagem a Rosane Silva Rodrigues, natural de Abaíra, carinhosamente conhecida por “Bobó”, que foi vítima da mais brutal violência que uma mulher pode sofrer, ao ser assassinada pelo próprio namorado, em 28.04.1985, quando tinha apenas 18 anos de idade.

O crime aconteceu na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, onde Rosane residia com a família, e até hoje causa comoção. Segundo relatos da época, o então juiz da cidade, Atedeus Campos, assediava obsessivamente a jovem e, durante uma briga com o namorado dela, Ivonilton Aguiar, Rosane tentou apaziguar e foi alvejada mortalmente por uma arma de fogo, que estava com Ivonilton e teria disparado acidentalmente.

Rosane era irmã do atual prefeito, João Hipólito Rodrigues Filho, e filha de um dos políticos mais populares da história de Abaira, João Hipólito Rodrigues, que também foi prefeito daquele município, por vários mandatos. Entre os familiares presentes à inauguração, estavam D. Adalgisa, mãe de Rosane, e os irmãos Celma, Vania, Maricélio, Maricélia e Maria Gorete. O evento contou também com a presença de representantes do governo estadual e de prefeituras da região.

O Centro de Referência dará assistência jurídica, social e psicológica às mulheres de Abaira e região

Veja mensagens sobre Rosane>>


Denúncia – 29.09.2010

Máquina do Derba em obra particular

Máquina do Derba (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem da Bahia) foi flagrada, conforme mostra a foto acima, por um visitante deste site, segundo o qual o equipamento realizava serviços em uma propriedade particular, na localidade de Rio Abaixo, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo a denúncia, trata-se de pessoa ligada ao grupo político do ex-prefeito Emerson Leal, presidente da EBDA e pai do deputado estadual Nelson Leal, candidato à reeleição, nestas eleições.


Homenagem – 29.09.2010

Dia do Idoso” com missa e recreação

A maioria dos idosos na festa era de mulheres, que se confraternizaram a participaram da missa

O Dia Nacional do Idoso, transcorrido em 27 de setembro, foi comemorado na tarde de ontem, 28, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pela Pastoral do Idoso, com uma animada programação no Centro Diocesano, que constou de recreação e missa em ação de graças, celebrada pelo padre Ademário. O espaço foi pequeno para tantos

A maioria dos idosos na festa era de mulheres, que se confraternizaram a participaram da missa

homenageados, a maioria mulheres. Na homilia, Padre Ademário sensibilizou a todos ao convocá-los para celebrar suas histórias, os anos vividos, “sem jogar fora o passado, mas tê-lo como base para o que vivemos agora”.

Lembrou que “viver é uma graça de Deus!”, convidando os idosos para a alegria, a animação, a celebração da vida, independente dos anos passados e até mesmo dos remédios que alguns necessitam tomar. Foi um belo momento de confraternização, cada qual festejando os anos vividos, as realizações concretizadas e, principalmente, as amizades construídas. Entre os convidados estavam a primeira dama do município, D. Suzete Spínola, e a secretária de Assistência Social, Silvana Spínola.


Inauguração – 29.09.2010

Loja de calçados reabre após reforma

A loja Júnior Calçados, uma das mais conceituadas de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, reabriu, ontem, 28, totalmente reformada. Ganhou vitrines modernas e ambientação ao estilo dos grandes shoppings. É um marco na história ascendente do estabelecimento que, segundo seu proprietário, Enedino Júnior, que comanda o negócio ao lado da esposa Maria Stela, lidera o comércio calçadista da região. Acrescenta que, desde o início, em 1989, já cresceu pelo menos umas cinco vezes em movimento de vendas. Passou a ter sede própria em 1999 e mantém um mix de produtos, adquiridos nos pólos calçadistas de Franca (SP) e do Vale dos Sinos (RS), que atende homens, mulheres e crianças, de todas as classes sociais. Atualmente, emprega seis pessoas.

Os proprietários da loja: Enedino Júnior e Maria Stela e a equipe de funcionários
 


Espiritismo – 26.09.2010

Espíritas se reúnem em Livramento

No seminário, Wesley Caldeira disse que a mediunidade exige muito conhecimento e disciplina

Mediunidade: o sexto sentido foi o tema da XVI Semana Espírita de Livramento, promovida pelo Centro Espírita Livramentense, de 20 a 25 de setembro, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Constou das seguintes palestras: A Mediunidade na História (Marcelo Prado), Evidências Científicas da Mediunidade (Abigail Guimarães), Mediunidade e Evangelho (José Augusto dos Anjos), Espiritismo e mediunidade (Marcondes Dantes), Mediunidade e os Distúrbios Psíquicos (Ricardo Ferreira), Mediunidade e Sobrevivência (Wesley Caldeira) e do seminário Nos Domínios da Mediunidade, com Wesley Caldeira.

Foi mostrado que se trata de um fenômeno inerente ao ser humano, independente de religião e que sempre rondou a humanidade, mesmo quando não havia ainda uma definição para o mesmo. Todos os palestrantes disseram que a mediunidade não depende do indivíduo e que cada pessoa a possui em maior ou menor grau. Lembraram que, muitas vezes, ela se manifesta mesmo em quem não é espírita.

É definida como a faculdade que as pessoas têm de se comunicarem com o mundo espiritual, o que pode se dar de várias formas: psicografia, psicofonia, vidência, premonição etc. Segundo os palestrantes, o exercício da mediunidade dever ser praticado após muito preparo, com honestidade e pensando na mensagem e mandamentos de Jesus Cristo, sempre procurando ajudar as pessoas, vivas (encarnadas) ou mortas (desencarnadas).

Clique aqui para ler mais sobre o assunto.


Jubileu de Ouro – 26.09.2010

Bério” festeja 50 anos de idade

Robério comemorou 50 anos de idade, entre familiares e dezenas de amigos, na Associação

Robério Tadeu Rego, carinhosamente tratado por “Bério”, venceu as dificuldades da excepcionalidade que lhe trouxe a trissomia do cromossoma 21 (síndrome de Down) e chega aos 50 anos, muito bem vividos, completados em 23 de setembro.

Ele se tornou figura popular em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, onde, no último dia 24, celebrou seu jubileu de ouro, ao lado da família e dezenas de amigos. Filho de Dona Ester e Jeová Rego (falecido), Robério é freqüentador assíduo dos principais acontecimentos sociais de Livramento e, principalmente, das missas celebradas na Catedral.

E foi na Catedral que sua festa de aniversário começou, com uma missa em ação de graças. Após a celebração religiosa, foi homenageado com uma grande festa na Associação dos Amigos de Livramento, que ficou lotada.

Trajando-se a rigor, dançou valsa e distribui beijos e abraços, principalmente entre suas amigas, como não podia deixar de ser, como grande admirador das mulheres que sempre foi.

Carinhoso, cultiva amizades especiais, incluindo pessoas que muito ajudaram na sua educação e formação, como Sebastião (Sessé) e Renato, ex-professores da Escola Polivalente.

Durante a festa na AAL, foi exibido um vídeo emocionante, elaborado por sua irmã Socorro, com a colaboração de Valéria Tanajura, reunindo várias fases da vida de Robério, ao lado de amigos e familiares. Na mensagem, sua mãe, Dona Ester, agradece a Deus pelo filho que tem e aos amigos que a ajudaram na sua formação.

Veja flashes da festa>>


A PRIMAVERA CHEGOU!

Leve seu espírito para um passeio na natureza.
Enquanto há tempo! Quem sabe, não terá 
um reencontro com você mesmo! 

Fotos: Raimundo Marinho

Veja mais fotos>>


Dia da Árvore – 21.09.2010

JATOBÁ É ESFOLADO, MAS VIVE

Por Raimundo Marinho

Hoje é o “Dia da Árvore”. Não vi nada a respeito no noticiário da internet. O Mandacaru registra a data com as fotos de um JATOBÁ, localizado às margens do Rio Brumado, trecho em que se encontra assoreado e praticamente morto, justamente em frente ao Matadouro, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O tronco da árvore está todo descascado, sendo visível seu esforço para se manter vivo. Tudo indica que suas cascas, a “pele” da árvore, são utilizadas em chás e bebidas alcoólicas, principalmente a cachaça. É uma pequena mostra de como os homens tratam o meio ambiente e os demais seres vivos. Talvez não seja por acaso que se encontre em frente ao matadouro. Que Deus tenha misericórdia de nós, um dia!

O jatobá ou jataí é uma árvore da família das leguminosas (Hymenaea courbaril) encontrada no Amazonas e no Nordeste. Tem folhas com dois folíolos coriáceos, flores vistosas, amarelas e mais ou menos cimosas. Seu fruto é grossa e longa vagem que contém arilo farináceo comestível. A resina do seu tronco é usada na fabricação de verniz. Com altura entre 15m e 30m (até 45m na Amazônia) e tronco que pode ultrapassar 1m de diâmetro, tem vários usos: construção civil, fabricação de móveis e vários artefatos de madeira (DICIONÁRIO AURÉLIO e WIKIPÉDIA).


Eleições - 15.09.2010

Candidato a governo em Livramento

Realizou-se hoje, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o primeiro comício destas eleições de 2010 de um candidato a governador, o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima. Foi recebido pelo prefeito do município Carlos Roberto Souto Batista e esteve acompanhado de todos os candidatos do grupo a deputado estadual, deputado federal e senador, entre eles o atual senador Cesar Borges e o ilustre professor de direito tributário Edivaldo Brito, vice-prefeito da cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia.

A maratona dos candidatos incluiu comícios também nas cidades de Rio de Contas, Dom Basílio e Brumado. Anunciado para as 16h, o comício de Livramento começou faltando 10 minutos para as 19h, quase três horas de atraso, mas eles falaram com entusiasmo para uma platéia que não chegou a lotar a Praça Zezinho Tanajura. Nos discursos, chamaram a atenção as críticas ao governo de Jaques Wagner, feitas pela deputada Marizete Pereira, por Geddel Vieira Lima e pelo prefeito Carlos Batista.

Marizete chegou a confessar que “tenho uma grande dívida para com Livramento”, admitindo que não correspondeu aos votos aqui recebidos. Como justificativa, culpou o atual governo, do qual seu marido Edmundo Pereira é vice-governador, de não ter atendido os seus pleitos em favor do município. E repetiu uma crítica tipicamente oposicionista, ao dizer, sem citar valores, que “este governo gasta mais com propaganda do que com segurança pública”.

Os discursos giraram em torno de desculpas por promessas feitas na eleição passada e não cumpridas, de comparativos e críticas a adversários e da renovação de promessas, tudo seguido de pedidos de voto. Nenhuma demanda relevante do município foi levantada como item de eventual programa de governo. Aliás, não se falou em programa de governo, embora o prefeito Carlos Batista tenha salvo um pouco a omissão ao pedir ajuda para evitar o colapso no abastecimento de água para a agricultura; para levar água tratada à Vila de Iguatemi e para implantação de uma faculdade em Livramento.

 

Beleza perdida - 15.09.2010

Livramento perde antigo cartão postal

Um dos mais belos cartões postais de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, depois da Cachoeira, está apagado. Falamos do antigo coqueiral que existia à margem direita da chegada à cidade, salvo engano, da era colonial. Fica à margem da Avenida Leônidas Cardoso. Era um dos poucos lugares do Estado, além da orla marítima, onde existia o famoso “Coco-da-Bahia”. Hoje restam poucos exemplares inteiros. Com o envelhecimento e sem renovação, o que não foi derrubado transformou-se em tocos. No lugar, surgiram pomares de manga e, agora, está sendo tomado por loteamentos imobiliários. Clique aqui para ver mais fotos>>

Comentário – 12.09.2010

Os caras-de-pau não
vão transformar nossos
sonhos em pesadelos


Por Raimundo Marinho

Eu tenho um grande sonho! Que o povo brasileiro entenda a democracia na prática. O que realmente significa, ou seja: na democracia, o poder está todo nas mãos do povo, pois é o povo quem paga as contas públicas, inclusive os salários do prefeito, vereadores, deputados, governadores, senadores e, inclusive, do presidente da República. Portanto, os políticos que elegemos estão a serviço do povo.

Não existe nenhum atendimento público que seja de graça, pois o povo paga com seus impostos todos os serviços prestados. O povo tem o direito de exigir o melhor atendimento em tudo. O meu sonho é que na hora de escolher as pessoas que vão ocupar estes cargos, o eleitor tenha dignidade, bom senso e amor pela sua cidade e pelo país. (Gilvete Ferraz)

------------------------------------------

Eu digo a vocês hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. (...) Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! (Martin Luther King Jr)

Os dois pensamentos acima retratam bem a angústia dos que sentem a realidade do meio em que vive. O primeiro é de uma leitora do O Mandacaru, residente em Livramento, angustiada por enxergar as possibilidades de uma vida bela, mesmo em nossa pequena cidade, mas que é inviabilizado pela conjuntura política. O segundo é do conhecido líder negro norte-americano, que lutou até ser assassinado, em 4 de abril de 1968, pelos direitos civis nos Estados Unidos. A primeira, em singela mensagem, via e-mail, a este site, que provavelmente será lido por pelo menos 5.000 pessoas. O segundo, no famoso discurso intitulado I have a Dream (Eu tenho um sonho), pronunciado, em 28 de agosto de 1963, nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, para uma platéia de mais de 200 mil pessoas.

Apesar de se distanciarem em vários sentidos (território, cultura, idioma, status social e intelectual etc.) os dois pensamentos se unem, de forma incontestável, por um só aspecto, que, entretanto, é basilar, que é a clara visão de vida dos seus autores. Por via de conseqüência, distantes também estão do Brasil de Luis Inácio da Silva e sua candidata de proveta e do Brasil de José Serra, o qual, apesar de, eleitoralmente falando, ter gênese natural possui o umbigo ligado a outro país, chamado “São Paulo”, com ramificações para regiões ricas próximas.

Deslocando a câmara dessas linhas para a nossa terrinha, encravada em um paraíso natural, mas colocada na rota do fracasso, pelos ardis dos caras-de-pau, aqui se referindo à maioria dos políticos, cínicos e inescrupulosos, que tentam nos transformar em quintal de suas lucrativas carreiras políticas. Possuem a ousadia dos canalhas, ao fazer miudezas parecerem grandes obras (calçamento, praças inacabadas, troca de piso de logradouros, adutora que não funciona, o patético teste de ambulâncias vazias, assustando os moradores, e tantas outras) e quanto às obrigações de base já não fazem nem mesmo as tradicionais promessas eleitoreiras.

Atualmente, a cidade de Livramento de Nossa Senhora, não diferente de tantas outras na Bahia e no Brasil, pulula de cartazes com figuras dos personagens da nossa sórdida história política. Temos reiterado, aqui neste espaço, os graves e urgentes problemas do nosso município, principalmente da sua sede, que se constituem em nossas reivindicações, como: novo hospital, maternidade, sistema de trânsito e de tráfego, anel rodoviário, fiscalização do uso dos agrotóxicos, segurança pública, gestão da água, educação, saúde pública, novo acesso ao bairro do Taquari.

A essas necessidades, junta-se a questão ambiental, cuja ameaça maior é a contaminação das águas do Rio Brumado e da Cachoeira de Livramento, onde a Embasa começou a despejar, de forma concentrada, os dejetos colhidos pelo novo sistema de esgotamento sanitário da cidade de Rio de Contas. Depois de negar o risco, veementemente, a Embasa admitiu e confessou o crime ambiental, em documento firmado por imposição do Ministério Público, denominado “Termo de Ajustamento de Conduta – TAC”.

Bradamos contra a insana decisão daquela empresa, de contaminar nossas águas, tendo o Ministério Público, a quem enviamos representação, constatado e compreendido, por fim, a gravidade do problema e tomado as providências exigidas. Mas a comunidade ainda parece sonolenta, não reagiu à altura da gravidade da contaminação, a não ser as cerca de três mil pessoas que aderiram ao “abaixo-assinado”, protestando e exigindo a reversão do problema.

Acredito que seja muito importante associarmos nossos votos, nesta eleição, a estes fatos, principalmente a contaminação da água que bebemos, a necessidade de um novo hospital, a segurança pública e o sistema viário e de tráfego do nosso município. Lembrem-se que nenhum dos políticos, hoje candidatos, que atualmente fazem campanha e pedem votos em Livramento nos defenderam dos problemas acima. Nenhum! Não se ouviu a voz deles! Foram omissos, convenientes e covardes!

Todos ficaram e permanecem calados em relação à contaminação da água pelos esgotos de Rio de Contas. Entregamos pessoalmente cópia do “abaixo-assinado”, acompanhado de todas as denúncias feitas, reunidas em dossiê, ao governador Jaques Wagner, que não deu a menor atenção, fez pouco caso, preferindo seguir o prefeito municipal, Carlos Batista, que defendeu a contaminação do Rio Brumado. Como ficam, agora, depois que a própria Embasa reconheceu as ameaças atuais e os riscos futuros desse crime ambiental?

Nem na propaganda eleitoral há respeito para com a dignidade do eleitor. Observem o aspecto patético e esteticamente ridículo dos cartazes que poluem a nossa a cidade, como os da foto que ilustra este texto. Cada um é livre para votar em quem quiser, mas procurem votar com um mínimo de consciência, tendo em mente os problemas que temos para resolver e em quem acreditamos poderá nos ajudar a solucioná-los. Exija realizações e compromisso dos candidatos. Os deputados estaduais Nelson Leal e Marizete Pereira, por exemplo, que aqui armam suas tendas, pouco ou nada fizeram para merecer o voto dos livramentenses.

Não vote em promessas, como as de que vai manter tal ou qual programa, como o “Bolsa Família”. Este programa, da forma como é executado e manipulado, tornou-se uma excrescência social e é o reflexo da miséria entre os brasileiros. Por míseros R$120,00 por mês querem convencer o mundo e o Brasil que milhões de brasileiros ascenderam da linha de pobreza. Em seu lugar deveriam ser implementadas políticas públicas definitivas que transformem a miséria em condições dignas de vida. Programas como este devem ser de transição, sob pena de se tornar escravidão eleitoral.

Seja como for, também não acreditem nas ameaças. Quem quer que seja eleito não vai eliminá-lo. Ninguém seria burro a esse ponto. É a galinha dos ovos de outro eleitoral. Portanto, não vote com medo de perder o benefício. Esse mal da conveniência há de durar pelo menos até quando render dividendos eleitorais. Não é mérito nem fruto da genialidade de Luiz Inácio da Silva. Além disso, Dilma não é Lula, assim como Serra não é Fernando Henrique, como Marina Silva não é Chico Mendes.

Nós, sim, tenho certeza, somos todos vítimas dos (das) caras-de-pau da política. Dr. King sonhou e não sei se suas meninas puderam viver o que desejou. Mas os Estados Unidos, de maioria branca, acabaram de eleger, pela primeira vez em sua história, um presidente negro. Justamente o filho de uma mulher branca e um homem negro e estrangeiro. É uma prova de que nada é para sempre e tudo pode mudar um dia, tanto o que é bom quanto o que é ruim.

Como lembrou Francisco Pinto, ex-prefeito de Feira de Santana-Ba, ao ser preso pela ditadura militar: “nem as derrotas nem as vitórias são definitivas”. De outro modo, mas no mesmo sentido, disse o escritor português, José Saramago, recentemente falecido: “O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas”.

Não nos iludamos e tenhamos fé, pois Deus é quem programa as ações humanas, através das suas leis. E é Ele quem inspira os heróis a lutar ou mesmo morrer por uma causa, como o Dr. Luther King, e como o presidente Barack Obama, que repetiu em sua campanha eleitoral: Yes! We can! (“Sim! Nós podemos”). Sim, Gilvete, sim, Livramento, nós podemos, tanto sonhar quanto fazer e transformar.


Perigo à saúde – 12.09.2010

Caixa de amianto em escola e creche

Uma escola e uma creche freqüentadas por dezenas de crianças no povoado de Barrinha, no município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, continuam utilizando água armazenada em caixas de cimento amianto. Tem sido fartamente divulgado que o amianto possui substâncias consideradas cancerígenas, as quais, uma vez ingeridas ou inaladas podem se acumular no organismo humano e vir a matar células e desenvolver o câncer.

O amianto é um produto mineral que tanto pode contaminar trabalhadores das minas como também usuários de produtos fabricados com esse material. No caso das caixas d’água, muito utilizadas no Brasil, nos últimos anos, pode haver desprendimento de partículas ou mesmo fibras inteiras e transportadas para o organismo que consumir a água diretamente ou alimentos em cuja preparação a água for usada. Daí a recomendação para que tais produtos sejam descartados e nunca utilizados.

Segundo a pesquisadora e engenheira civil Fernanda Giannasi, auditora-fiscal do Ministério do Trabalho e emprego, em texto postado no site Jus Navegandi, em 2005, “a associação entre enfermidades pulmonares e pleurais, malignas e não-malignas e a exposição ao amianto ou asbesto, fibra de origem mineral e composta, basicamente, de silicato de magnésio hidratado, está muito bem documentada cientificamente na literatura médica internacional”.

As pesquisas indicam que “milhões de pessoas em todo o mundo, expostas ao amianto ou a produtos feitos com o mineral, estão sob risco de desenvolver mesotelioma, um câncer maligno das membranas que cobrem os pulmões e abdômen” e que “este câncer é resistente às terapias atuais. Além disso, a exposição ao amianto aumenta o risco de câncer de pulmão entre os fumantes”. (http://www.diariodasaude.com.br/news.php? article=como-amianto-causa cancer&id=5401)

O que surpreende e espanta, no caso da Barrinha, é que há um posto e uma equipe do Programa Saúde da Família no local, além, claro, do prefeito municipal ser médico e nenhuma providência ter sido tomada. Providência simples, aliás, que consiste na substituição das caixas, material de construção de custo barato. E ainda que fosse caro, teria de ser trocado, pois o que está em jogo é o futuro de uma geração de crianças daquele povoado, que estão consumindo, inocentemente, a água das caixas contra-indicadas.


Literatura – 12.09.2010

Acredite se quiser, textos que fazem rir

O escritor maranhense Ribamar Viegas, técnico em pontes e estradas e pós-graduando em Engenharia de Produção, lançou na Livraria Café com Letras, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o livro Acredite se Quiser, coletânea de contos, segundo o autor, “pitorescos, alegres, expressivos e picantes”, editado sob o patrocínio da Prefeitura de Livramento. São estórias muito engraçadas, cujo enredo e personagens foram engendrados pelo talento, criatividade e vivências do autor. O próprio Ribamar diz: “Escrevi estes 45 contos pitorescos, buscando propiciar, através de uma leitura ‘sem frescura’, boas gargalhadas aos que gostam de ler, aos que não gostam e até àqueles que se julgam Dom Casmurro e, raramente, saem do sério”.

 

Dia da Pátria – 07.09.2010

Fanfarras emocionam!
Muitas batidas e um só coração,
o coração do BRASIL!

O “Dia da Independência”, Sete de Setembro, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi emocionante. Alunos dos três colégios estaduais do município – João Vilas Boas, Polivalente e D. Tina – deram uma lição de civismo. Embora sem a totalidade dos estudantes, encheram de alegria a principal avenida da cidade, a Presidente Vargas, e o Paço Municipal. O desfile começou às 6h, levando muita gente a acordar cedo para assisti-lo.

A população da cidade espalhou-se ao longo da avenida e boa parte concentrou-se em frente ao prédio da Prefeitura, no Centro, onde ocorreu, às 8h, o ato solene de hasteamento dos pavilhões nacional, da Bahia e de Livramento, comandado pelo prefeito municipal, Carlos Roberto Souto Batista.

Presentes também o presidente da Câmara Municipal, Ilídio Castro, e várias outras autoridades locais. Em suas falas, os chefes do Executivo e do Legislativo destacaram e enalteceram a importância da data para os brasileiros, parabenizando os organizadores e participantes das comemorações. À tarde, haverá comemorações, também, na Vila de Iguatemi.

Veja mais fotos:

Colégio João Vilas Boas

Escola Polivalente

Escola Dona Tina

Diversas

 

Aniversário – 05.09.2010

Jubileu de Prata do CEEMB

O Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, completou, este mês, 25 anos de fundado, cujas comemorações tiveram seu ponto alto na noite de ontem, 4 de setembro. Foram três dias de programação, que incluíram atividades esportivas, palestras, exposições e apresentações de alunos, tudo envolvendo os destaques da escola e da sociedade, nos últimos 25 anos.

Os eventos lembraram, por exemplo, figuras ilustres da sociedade de Livramento, como o maestro Lindemberg Cardoso; da Bahia; do Brasil e do mundo, incluindo história, geografia, ciências, cultura, música e as artes em geral.

Em verdadeira integração com a comunidade, os eventos comemorativos do Jubileu de Prata foram abertos ao público. No encerramento, estiveram presentes funcionários, professores, alunos, ex-alunos, ex-professores e ex-diretores, como o primeiro diretor Artur Matias e Maria Terezinha Meira Lima, e muitos convidados.


Festa da Padroeira – 05.09.2010

Mantida reverência a Maria

O Mandacaru não fez a cobertura da festa da padroeira de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, este ano, em 15 de agosto, por motivo de viagem do seu editor. Mas ficamos sabendo que repetiu o brilho de anos anteriores, sob o comando do pároco Ademário e do bispo Dom Armando. É um encontro religioso anual em que a comunidade católica local confirma sua fé em Deus, em Jesus Cristo e reverencia a pessoa daquela que foi, talvez, a que mais se entregou ao chamado de Deus e à causa de Jesus: Maria de Nazaré.

Mas soubemos que houve uma grande novidade, na festa deste ano, o pároco Padre Ademário, numa atitude sensata e oportuna, proibiu o comércio em que a parte profana do evento havia se transformado. Era, de fato, uma absurda e inconveniente feira-livre, que ia do “churrasquinho de gato” aos “jogos de azar”, verdadeiro mercado persa, montado em volta da catedral e na praça em frente ao templo.

Parabéns ao corajoso padre Ademário. Era uma feira oportunista que já estava interferindo negativamente nos atos religiosos e que em nada engrandecia Livramento. Houve quem não gostasse, aqueles, claro, que se beneficiavam, direta ou indiretamente, da bagunça, ganhando dinheiro. Existem outros lugares para as barracas serem montadas, durante o período da festa, como a Praça João Marques de Oliveira ou o próprio mercadão.

O espaço sagrado da festa em louvor a Nossa Senhora, essa fé secular, deve ser preservado e respeitado e jamais servir de marketing para feirantes e barraqueiros. Merece apoio, portanto, a providência do padre, repita-se, muito acertada.


Esporte – 05.09.2010

As bi-campeãs de Itaguaçú

As meninas de Itaguaçú ainda vibram e vivem a glória do título de time bi-campeão do campeonato de futebol amador, em 2010, promovido pela Lila Esportiva Livramentense, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. A nosso pedido, a atleta Vanda Nunes, uma das estrelas da equipe, nos fez breve relato da participação do grupo no torneio, cuja decisão deu-se a 15 dias.

Segundo ela, o ECFUI (Esporte Clube Feminino Unidos de Itaguaçú) sempre se destacou no campeonato. Foi vice-campeão, campeão e, agora, bi-campeão. As outras equipes foram: Estrelas, União, Play Girls, Rio Abaixo e Kinka. Itaguaçu chegou à final sem perder e com dois empates.

Nas partidas da final, com a equipe Estrelas, venceu de 2 x 0 e 3 x 1 (gol contra), respectivamente. Vanda diz que “nosso time é formado por uma equipe técnica que é o orgulho para todos nós”, integrada por Flávio, Nondas, Zé Maria Assis, Gilbertão, Zé Maria Nunes e Sérgio. “E também por uma torcida pé quente, que nos acompanha sempre”, acrescenta.

O time de sucesso e bi-campeão é formado por Zeliana, Vanda, Silmara, Cássia, Juliana, Marli, Cristina, Maurisa, Elisângela, Ânica, Edilene, Renata, Marli Silva, Maria Pretinha, Marliene, Dêda e Maria. E Vanda Nunes aproveita para dizer a elas: “por tudo, muito obrigada”. Parabéns, moçada!

Falecimento – 04.09.2010

Livramento perde a voz de Marino

Será sepultado hoje, 4 de setembro, no cemitério de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o corpo de Marino Andrade, um dos mais conhecidos seresteiros da região. Ele, que faria 69 anos no próximo dia 12, faleceu ontem em Vitória da Conquista, onde se encontrava internado, para tratamento de complicações causadas por um câncer, contra o qual vinha lutando há vários dias.

Dono de raro talento artístico-musical, Marino Andrade encantou várias gerações de livramentenses, abrilhantando com sua voz inconfundível serestas e bailes sociais inesquecíveis. Homem simples e popular, começou a cantar, sempre como amador, desde muito jovem, seguindo a tradição de uma família de talentos musicais, como o irmão Baeco, possível herança do pai, Sr. Higino.

Resistiu em deixar o sertão, abdicando de ter sido, talvez, um intérprete de sucesso da música popular brasileira. Mas, na sua Livramento, viveu intensamente a música e a boemia, e por elas certamente morreu. Seus últimos momentos, tendo a seu lado da cunhada Lizete, esposa de Bau, foram balbuciando trechos da letra de “Sentimental” (Altemar Dura), uma das que mais cantava nas serestas, juntamente com “Boemia” (Nelson Gonçalves), “Alguém me disse” (Anísio silva), “Aline” (Christophe), “Perfídia” (Glenn Miller/Nelson Gonçalves), “Relógio” (Adilson Ramos) e tantas outras.

Suas serestas ajudaram a iniciar muitas paixões, a reatar relações rompidas ou a consolar muitos pelas paixões perdidas. Mas o tempo, a doença, a boemia calaram a voz do menestrel, que viveu como escolheu: cantando, até morrer. De lembrança, fica o CD que gravou, com a ajuda de amigos, cuja capa reproduzimos neste texto.

Clique aqui para matar saudades da voz de Marino>>