São Pedro – 30.06.2013

Forró do Calor Humano! O Clube Calor

Humano, que reúne pessoas idosas em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, realizou, ontem, sua festa junina, em homenagem a São Pedro, um dos apóstolos mais queridos por Jesus, considerado protetor das viúvas e dos pescadores. Junto com São Paulo, ele formou a dupla responsável pela defesa e propagação do cristianismo pelo mundo. Foi uma festa de todas as idades, com dança do tradicional forró, brincadeira de quadrilha e, principalmente, bebidas e comidas típicas. Reuniu dezenas de sócios e convidados, numa agradável união de crianças, jovens e idosos, formando o “Clube da Beleza Vivida”.

Clique aqui e veja mais fotos>>

 

Tolerância Zero – 29.06.2013

Vereadores não ajudam
e ainda colocam “porém”
em ação da Polícia Militar

Raimundo Marinho

Jornalista

A ação legal da Polícia Militar (PM) a favor da segurança dos cidadãos, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, destinada a inibir os riscos de motoristas dirigindo sem habilitação e ou sem a documentação dos veículos, dominou as falas na sessão de ontem da Câmara de Vereadores.

Major Luiz Afrânio: cumprindo a lei

A fiscalização estaria seguindo o mote “tolerância zero”, que o prefeito Paulo Azevedo usou para dizer que de modo algum iria interferir no trabalho dos policiais, diferente, portanto, do que sempre foi costume no município.

É dever funcional da PM zelar pela segurança pública, fiscalizando o tráfego e a condução de veículos automotores, abordando condutores em blitz para verificação. A depender da irregularidade constatada, pode apreender o veículo ou prender o condutor.

A lei veda a condução de veículos por menores de idade e ou por motoristas inabilitados ou sem os documentos de porte obrigatório, como carteira de habilitação e comprovantes da propriedade e de licenciamento do veículo.

Não há lei nova, como alguns desinformados estão dizendo, nem o prefeito pode criar lei a respeito. Ele não tem qualquer poder sobre a PM, que é subordinada ao governo estadual. Mas prefeitos inescrupulosos, de olho no voto do infrator, costumam pressionar a autoridade policial para “aliviar”.

ACABOU A TOLERÂNCIA

A coisa chegou a tal ponto, em Livramento, que até vereadores faziam pedidos a delegados de polícia e ao comandante militar. Consta que, temerosos de serem transferidos ou destituídos das funções, atendiam, por conveniência.

Dr. Paulo: priorizando a segurança

O prefeito Paulo Azevedo, em atitude destemida, correta e responsável, disse: “comigo será diferente”. Para demonstrar o quanto defende o trabalho livre da PM, disse que, se depender dele, a tolerância deve se zero para quem coloca a população em risco, ao conduzir veículos sem obedecer às exigências legais.

Diante da imoralidade que seria querer o contrário, quase todos os vereadores que fizeram uso da palavra, ontem, na Câmara local, foram unânimes em dizer que a lei existe há mais de 20 anos e tinha de ser cumprida e repeitada. Mas foram igualmente unânimes em colocar um “porém”.

O “porém”, na verdade, significava dizer que a lei não devia existir ou que não fosse aplicada. Usaram eufemismos como: “devia aliviar”, “mais paciência”, “dar um tempo”, “é caro regularizar”, “não tem Ciretran aqui”, “por que não vai atrás dos bandidos, dos traficantes”. Deslizaram na vaselina!

VELHO PAPO FURADO

Repetiu-se o velho papo furado de que o comércio vai quebrar, motorista vive disso, menor não tem culpa, tirar carteira é caro, população ficará sem transporte. Tudo para não perder os votos dos fora da lei. Por que não lutam por uma Ciretran em Livramento ou paguem pelos que não podem?

Preferem dissuadir a PM a ficar omissa, ao invés de moralizar a cidade e resgatar a autoridade perdida, como está fazendo, protegendo os cidadãos contra os irresponsáveis do trânsito, que não sabem dirigir, não tem noção de tráfego e atropelam impunemente, muitas vezes com motos roubadas.

É absurdo que vereadores, eleitos para defender o povo, queiram que a população conviva com mais de 90% de donos de motos circulando fora da lei pela cidade. Mas houve uma feliz exceção, o vereador José Araújo Santos, que apoiou as ações da polícia.

Ele pediu desculpas aos nobres colegas (não precisava) e bradou: “O major não veio ouvir vereador nem prefeito, veio cumprir a lei, de forma independente. Sempre que chega nova autoridade, isso acontece. Ele está certo. É correto menor dirigindo pela cidade?”.

Acrescentou: “Mudar costumes não é fácil, mas temos de mudar os costumes errados: menor dirigir é errado, dirigir sem habilitação ou com documento vencido é errado. É sempre assim, pedindo mais tempo, isso já vem ocorrendo há 20 ou 30 anos. Nossa contribuição dever ser lutar para vir a Ciretram e o Ponto Cidadão para Livramento”.

RESPOSTA DE SÁBIO

Curioso foi ouvir vereadores dizer que o comércio vai quebrar. Que comercio é esse que depende do uso criminoso de motocicletas e de motoristas sem habilitação? O presidente da Câmara, João Amorim, e o presidente da CDL, Antônio Roberto Souza, estiveram na 46ª CIPM, em Livramento, tudo indica para tentar “amaciar” o major Luiz Afrânio Cruz.

José Araújo: é correto menor dirigir?

Pediram para adiar por 60 dias a ação que visa fazer cumprir uma lei que tem mais de 20 anos. O comandante teria respondido, sabiamente, segundo narraram os solicitantes, mais ou menos assim: “Se os senhores tivessem um tumor que necessitasse ser extirpado com urgência e o médico pedisse prazo de 60 dias para a cirurgia, o que os senhores responderiam?”.

Segundo o prefeito, antes da ação da PM, o hospital local atendia a média de 20 pessoas feridas em acidentes de motos, por semana. Hoje, o atendimento gira em torno de quatro pessoas. Parabéns ao prefeito Paulo Azevedo e ao comandante Luiz Afrânio por resgatar a autoridade em nossa cidade.

É hora de aplaudir essas autoridades e combater os que insistem em ter privilégios descabidos, em se beneficiar da ilegalidade, invertendo a ordem das coisas e colocando a comunidade em risco, incluindo crianças e idosos!

 

Ligação Taquari – 29.06.2013

Iniciada obra de abertura de
nova via de acesso à cidade

Finalmente, começa a construção da segunda ligação viária entre o centro da cidade e o bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, um prolongamento da atual Avenida Dr. Nelson Leal, uma das principais vias públicas da sede municipal.

A terraplanagem foi realizada ontem, com supervisão direta do prefeito Paulo Azevedo e do secretário de Obras Nilson Santana Dantas. É mais uma grande obra urbana da atual gestão e uma das principais reivindicações da população de Livramento, nos últimos anos.

A obra conecta a avenida Dr. Nelson Leal com a Avenida Ulisses Lima, passando ao lado da Estação Rodoviária, no Taquari. Durante as obras, que inclui construção de uma ponte e pavimentação asfáltica, o uso da via será liberado, mediante passagem provisória pelo rio.

Desde que foi criado, em 2005, este site defendeu ardorosamente essa obra, o primeiro, aliás, a sugerir sua construção. Devido à recorrência com que abordou o assunto, acabou conseguindo a adesão da população, pleito agora acolhido pela sensibilidade do atual prefeito.

Reiterando apelos feitos à época, em vão, ao então gestor, sob o título “Ligação Taquari”, em nossa Página Política de 27.07.2006, por exemplo, escrevemos:

Apesar da importância para o sistema viário da cidade, desconhece-se a existência de qualquer projeto para abertura de mais uma via de ligação da cidade de Livramento com o bairro do Taquari. A av. Leônidas Cardoso já se encontra estrangulada e a prefeitura tem como ótima opção o trecho a partir do final da av. Nelson Leal, obra relativamente pequena, que inclui a construção, claro, de nova ponte sobre o rio Taquari (http://www.mandacarudaserra.com.br/politica/2006/politica_27julho.html).

 

Ecos juninos – 27.06.2013

A fé e alegria da população
preservam tradição da festa!

Os louvores a São João ficam restritos ao ambiente dos templos a ele dedicados, que se enchem da alegria dos devotos. Mas o povão busca mesmo, nesse período, é a alegria profana. Nesse sentido, Livramento de Nossa Senhora, Bahia, teve o seu melhor ano, de épocas recentes, a medir pela quantidade de eventos e de pessoas envolvidas.

As festas foram das escolas a grandes largos, como os dos bairros Estocada e Rua do Areão. Escolas como Polivalente, D. Tina, Boaventura e João Vilas Boas trouxeram o arraiá para a cidade, conservando a tradição. No religioso ou no profano, cada pessoa louva e cultua João Batista a seu modo, extravasando a alegria que traz na alma. Aos olhos de Deus, tudo isso há de parecer bom!

Temos dados apenas do C.E.J.V.B., de cuja programação destacaram-se o desfile de carroças pelas principais ruas do centro da cidade, e o concurso de quadrilhas, na Praça D. Hélio Pascoal, promovidos pelos alunos, sob orientação de diretores e professores. O encerramento foi na quadra do colégio.

Entre as carroças, chamou mais a atenção o “Casamento Caipira”, dos alunos da 6ª série A e 3ª B, ambas do turno matutino, campeã do desfile, orientados pelos professores Jerry e Lourdes. No concurso de quadrilhas, ganhou a 3ª série B, vespertino, orientada pela professora Selma Freitas. Valeu, garotada!

Clique aqui e veja mais fotos>>


Espiritismo – 27.06.2013

Problema do ser, destino e dor
são temas de Semana Espírita

Será realizada de 1º a 6 de julho próximo a 19ª Semana Espírita de Livramento sobre o tema “O problema do ser, do destino e da dor” e 20ª Feira do Livro Espírita, promovidas pelas entidades Centro Espírita Livramentense (CEL) e Centro Espírita André Luiz (CEAL), no Clube de Campo Caiçara, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, com as seguintes palestras, sempre às 20h:

. 01/07 - O porquê da dor (Antônio Henrique).

. 02/07 - A vida moral e a conquista da paz (Ricardo Ferreira).

. 03/07 - A reencarnação e a lei da ação e reação (Marcelo Prado).

. 04/07 - A lei de destruição (Cláudio Medeiros).

. 05/07 - O que é Deus? (Eliseu Mota Júnior).

. 06/07 - Esperanças e consolações (Wesley Caldeira).

. 06/07 (14h30 às 17h) - Seminário: O Problema do Ser, do Destino e da Dor (Eliseu Mota júnior).

 

Tratamento – 26.06.2013

Priquitão é operado e passa bem

O Dr. Emerson Leal, ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, como havia sido anunciado, foi operado, ontem (25), no Hospital Sírio-Libanês, na capital de São Paulo, e passa bem. Foi submetido a uma laparoscopia para retirada de tumor no intestino, com suspeita de malignidade. O resultado conclusivo, porém, só será conhecido após a biópsia dos tecidos retirados.

A intervenção foi bem sucedida e ele já caminha pelos corredores do hospital, como na foto ao lado da esposa Lia Leal. A cirurgia de urgência havia sido recomendada pelo seu médico, após resultado de exames de rotina, quando se submeteu a uma colonoscopia. Seu estado, portanto, é de tranquilidade, devendo receber alta de imediato e continuar o tratamento na Bahia.

 

 

Termina a festa – 25.06.2013

O assombro de João e as
vazias carroças humanas

Raimundo Marinho

Jornalista

O mundo é assombroso, mas as pessoas parecem não temê-lo. João Batista, no entanto, assombrou o mundo, pela sua coragem e aferrada crença em Deus. Último dos profetas da Bíblia, ele anunciou a vinda de Jesus e foi radical no combate à corrupção, moral e espiritual.

Compadeceu-se das pessoas e as recomendou que se preparassem para receber Jesus: “arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt 3:2). E anunciou: “Depois de mim vem outro mais poderoso que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-Lhe a correia do calçado” (Mc 1, 6-11).

É esse o João Batista festejado com festas regadas a muita comida e bebida, embaladas por músicas no ritmo do forró tradicional e a maioria de refinado mau gosto. Para muitos, a festa é um grande negócio e o arraiá original virou passarela de modas, mesmo destoando do frio gostoso do mês de junho.

Felizmente, porém, ecoam nos ouvidos dos verdadeiros devotos os cantos, bonitos e comoventes, entoados com perfeição, pela voz dos cantores, a maioria mulheres, nas celebrações em verdadeiro louvor ao grande santo, padroeiro da Rua do Areão, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

SEJA UM JOÃO BATISTA

O celebrante, pároco Ademário Ledo, fez profunda reflexão sobre o significado da festa e de João Batista: único santo cujo nascimento e o martírio e Igreja celebra, testemunho de vida e radical na conversão, exemplo de amor ao próximo e a Jesus, que não cedeu às pressões dos poderosos.

“Nossa conduta e palavras devem anunciar o Senhor, falar de Deus a todos, cada um de nós é chamado a ser um João Batista, anunciando Jesus no mundo atual”, ensinou o pároco.

Ao final da celebração, a paroquiana Dulcilene Lopes deixou corajoso exemplo de como se deve imitar João Batista. Usou a simbologia da “carroça vazia”, que se torna barulhenta e assusta, justo por estar descarregada, sem nada dentro.

Comparou ao barulho dos festejos, com rojões, sons ensurdecedores, comidas e bebidas, tudo em nome de São João, levando milhares de pessoas à Rua do Areão, mas poucos adentram à Igreja para reverenciar São João, de verdade.

Por isso, Jesus alertou: “Entrem pela porta estreita, porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho” (Mt 7, 13-14).

 

Tratamento – 22.06.2013

Emerson Leal deve passar
por cirurgia em São Paulo

Raimundo Marinho

Jornalista

A notícia sobre a saúde do médico e ex-prefeito Emerson Leal, carinhosamente apelidado de Priquitão, pelos livramentenses, deixou preocupados familiares, amigos e as centenas de seguidores e admiradores políticos que tem em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Ele havia se submetido a exame preventivo chamado colonoscopia, que investiga o tubo intestinal, que constatou a existência de um tumor cancerígeno, em estágio preocupante, sendo aconselhado pelo seu médico pessoal a realizar tratamento cirúrgico de imediato.

Ele mesmo deu a notícia à família e aos amigos, demonstrando muito otimismo e dizendo que vai vencer a batalha que se inicia contra a doença. Ele já viajou para a capital de São Paulo, acompanhado de familiares, para internação no Hospital Sírio Libanês.

Pessoa de vida regrada, praticante de exercícios físicos rotineiros, Dr. Emerson revelou que nada sentia, antes, e também ficou surpreso com o resultado do exame. Tanto que estava de malas prontas para vir passar os festejos juninos em Livramento.

Segundo informações de pessoas próximas à família, a cirurgia para excisão do tumor deverá ocorrer na terça ou quarta-feira da semana que vem. Juntamo-nos aos que torcem e rezam pelo sucesso do tratamento do ex-prefeito, que é muito querido em sua terra natal.

 

Erário ameaçado – 20.06.2013

Carlão fez acordo de pagar
R$367.683,00 a vereadores

Raimundo Marinho

Jornalista

No estertor de seu governo de oito anos, à frente da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o prefeito Carlos Roberto Souto Batista fez acordo para pagar R$367.683,00 aos então nove vereadores da época, seis da situação e três da oposição, todos unidos no ato locupletatório. O que pode ser chamado de maranha deu-se da seguinte forma:

Em 23.11.2012, os vereadores Almir Cândido da Silva, Aparecido Lima da Silva, Ilídio de Castro, João de Amorim e Silva, João Araújo Louzada, José Araújo Santos, Lafaiete Nunes Dourado, Marilho Machado Matias e Paulo Roberto Lessa Pereira ingressaram com ação no Juízo local (Proc. nº 0001156-20.2012.805.0153), reivindicando diferença de proventos de 11,98%, atribuída a erro na conversão da moeda, feita em 1994.

A ação tem como réus a Câmara de Vereadores e o Município de Livramento de Nossa Senhora. Ocorre que, exatos 23 dias depois de protocolado o processo, em 13.12.2012, antes mesmo dos réus serem citados, o prefeito entrou com pedido de homologação de acordo feito com os autores, para pagamento espontâneo dos valores reivindicados. Ele próprio subscreveu o requerimento, juntamente com o procurador Thiago Gutemberg.

O então prefeito admite expressamente ter havido “concessões recíprocas” no que chamou de “transação judicial” e solicita a homologação da Justiça. Pela atualização via internet, no site do Tribunal de Justiça, o processo encontra-se sob carga para a juíza Márcia da Silva Abreu, mas consta que já teria sido devolvido, estando com o juiz substituto João Lemos Rodrigues.

PARCELADO EM 12 VEZES

Na petição inicial, subscrita pelos advogados Tácio Prado Rebouças Prates e Rafael Gonçalves, de Salvador, os vereadores pedem a condenação dos réus em 20% de honorários de advogado, mas no acordo proposto, em que diz ter havido “concessões recíprocas”, o ônus advocatício subiu para 30%, acima da tabela da OAB.

O prefeito propôs pagar R$43.569,00, cada, aos vereadores Ilídio de Castro, João Louzada, Marilho Matias e Paulo Lessa; e R$38.680,00, cada, a Almir Cândido, Aparecido Lima, João de Amorim, José Araújo e Lafaiete Dourado, totalizando R$367.683,00, em 12 parcelas mensais.

A cobrança abrange os últimos cinco anos, como nas lides trabalhistas. Alguns dos autores da ação, porém, nem eram vereadores, em 1994, quando da conversão da moeda. Dezoito anos após, o direito de ação pode ter decaído ou prescrito o direito à diferença, o que não foi questionado pelo alcaide.

Não se tem notícia de que alguma classe de trabalhadores, no país, tenha conseguido tal direito por via de acordo tão benevolente, achamos que nem mesmo pela via judicial. No jargão jurídico, isso se chama “lide simulada”, que desfalca o erário e beneficia os autores.

Na data da ação e do acordo, o vereador Paulo Lessa era o virtual secretário da Educação. Mesmo assim, não hesitou em acionar o município, de cuja gestão iria participar. Deu-se o mesmo com João de Amorim, então virtual presidente da Câmara e agora vai representá-la no processo em que ele é autor.

NEGLIGENTE EM COBRAR

Diligente e generoso com os edis ante o suposto crédito perante o município, Carlos Batista foi negligente e não executou as dívidas dos agentes políticos, ele e os vereadores inclusos, resultantes de multas e ressarcimentos aos cofres públicos. Em todo seu governo, não moveu uma ação de cobrança sequer. Veja os valores, sem atualização, com base em dados do TCM, referentes ao período de 2003 a 2012:

Carlos Roberto Souto Batista (R$25.800,00); Emerson José Osório Pimentel Leal (R$27.500,00); José Oliveira Silva (R$593,76); Luiz Tadeu Alves (R$177,76); Maria de Lourdes Souza Leal (R$177,76); Neilor Monteiro Lima (R$22.657,45); Everaldo Santos Gomes (R$22.657,45); Ilídio de Castro (R$33.284,74); Jorge Luiz Lessa Pereira (R$22.657,45); José Araújo Santos (R$20.857,45); José Maria Matos (R$22.657,45); João Araújo Louzada (R$20.857,45); Juscelino Bonfim de Souza (R$22.657,45); Lafaiete Nunes Dourado (R$13.155,79); Marilho Machado Matias (R$21.574,50); Paulo Roberto Lessa Pereira (R$22.657,45); Ricardo Luiz Silva Matias (R$22.657,45); e Zeferino Wagner Assis Santos (R$22.657,45).

(Fonte: http://www.tcm.ba.gov.br/tcm/resumo/resumoMulta.html, acessado em 20.06.2012)

 

Comentário – 19.06.2013

O Brasil de pé!

Raimundo Marinho

Jornalista

Hoje, completo 64 anos de Brasil! E recebi dois presentes antecipados. Um relativo à minha cidade, Livramento de Nossa Senhora, Bahia, quando o prefeito Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, solicitou ao novo comando da Polícia Militar, “tolerância zero” para quem for flagrado em situação irregular ou praticando abusos que ameacem a segurança pública e individual, no município.

O segundo foi o grito dos brasileiros, nas grandes capitais, não apenas contra alguns centavos de aumento de passagem de ônibus em São Paulo, mas contra os desmandos e a corrupção dos governantes, incluindo a roubalheira que envolve as obras destinadas a abrigar os produtos supérfluos chamados Copa das Confederações e Copa do Mundo.

A mídia divulgou, semana passada, que cada partida de futebol desses torneios custará R$14 milhões à Nação, o que é acintoso diante da precariedade dos nossos sistemas de educação, saúde e de segurança pública, onde servidores atuam recebendo salários ridículos. Um policial e um professor, por exemplo, que dão suas vidas pelas causas que abraçaram, não chegam a receber, na média, R$2 mil mensais.

O que mais se ouvia neste país, além do dito de que o povo não reage, eram pedidos como “acorda Brasil!” e, entre nós, “acorda Livramento!”. Os cochichos e as conversas de bar de que o Brasil é um “país de corruptos” pululavam em todos os cantos nas urbes nacionais, na nossa inclusive. Nos últimos dias, no entanto, o povo acordou, o Brasil pôs-se de pé!

Aliás, não acordou, porque nunca esteve dormindo, como pensavam! Os brasileiros estavam sendo brasileiros, crentes, pacientes, pacíficos, confiantes nos comandos institucionais, nas promessas. Nunca desacreditamos nas promessas, mesmo depois que se tornaram cínicas e engabeladoras. Quem não leu a mente nacional é porque não quis. Assim, não há razão para espanto!

O Brasil colocou-se de pé! Mas, para não fugir ao brasileirismo, os vândalos estão no meio, aproveitando-se da situação. E vão ser usados para desqualificar a maioria esmagadora de legitimados, pacíficos e conscientes, que gritam: chega de cinismo, de corrupção, de abuso de poder, de descaso para com os sistemas de saúde, para com a educação, para com a brava gente brasileira.

Chega de bandidos nos altos postos da República! Chega de locupletação! Chega de atores impudicos no governo, administrando a República como se fosse bem particular e das quadrilhas partidárias de que fazem parte! Não venham dizer que “o povo é culpado” por tê-los colocados lá. De jeito nenhum, o povo apenas confiou e exerceu a cidadania e a obrigação, mas aqueles o traíram!

As manifestações que se irradiam pelo Brasil inteiro vêm sendo objeto de discussão, até no exterior. Nunca, na história recente deste país, um assunto ocupou tanto espaço nas discussões, tomando todas as formas de mídia. E com muita crítica. Por que os desmandos dos governos não foram tão discutidos, assim, antes?

O Brasil não é de Dilma e nem de Lula! Não é dos políticos, ou melhor, dos políticos bandidos! Os mandatos não lhes pertencem. O mandato é uma procuração outorgada pelo eleitor, da qual são obrigados a dar conta. O Brasil é dos brasileiros! As manifestações atuais, que vem rechaçando, inclusive, as bandeiras partidárias, podem ser entendidas como uma espécie de revogação dos mandatos.

A forma pode não ter previsão constitucional, assim como a corrupção e a roubalheira institucionalizada também não, mas é o único canal através do qual o povo pode se manifestar e chamar a atenção. Que os intelectuais conscientes e os comunicadores isentos parem e pensem sobre isso! O verdadeiro Brasil pôs-se de pé!

(Fotos copiadas da Internet)


Câmara – 19.06.2013

Negado título de cidadania
ao suplente João de Ogum


Por seis votos a favor e quatro contra, em sua última sessão, dia 14, a Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, rejeitou a moção do vereador José Araújo Santos, que concedia o título de “cidadão livramentense” ao suplente de vereador João Batista Pereira dos Santos, mais conhecido como “João de Ogum”.

A votação, embora favorável, não atendeu ao quorum privilegiado, para estes casos, de dois terços da composição da casa, segundo arguiu o vereador Marcio Alan Dourado Castro, que integra a Mesa Diretora. No caso, seriam necessários pelo menos nove votos a favor.

João de Ogum: faltou quorum para o título

Consta ser a primeira vez que uma moção do tipo é rejeitada na Casa. Gerou muita polêmica e o presidente interino Antônio Luis Rego não quis proclamar o resultado negativo, mesmo após o membro da Mesa, Márcio Alan, ter lido o regulamento, que confirmaria a rejeição, pela falta do quorum regimental.

Quatro vereadores de oposição (Marilho Matias, Aparecido Lima, Jorge Lessa e José Araújo) e dois da situação (Ronilton Alves e Joaquim da Silva) votaram a favor. Os votos contra foram da situação (Marcio Alan, José Roberto Caires, Valdir Sampaio e Joaquim Bittencourt). O presidente não vota e houve duas ausências (João de Amorim e Uilton Dourado).

Quem é João de Ogum? Natural de Tabira (PE), 49 anos, depois de peregrinar por várias regiões do Brasil, assentou-se em Livramento, para onde trouxe aspectos da cultura afro. No Bairro Benito Gama, onde mora, ele mantém uma Casa de Cultura e um Centro de Umbanda, do qual é líder e “pai de santo”.

Queixa-se de ter sofrido preconceito, no início, mas realiza um trabalho de inserção social, esportiva e cultural naquele bairro da periferia de Livramento, considerado uma favela, totalmente carente da atenção do poder público e da sociedade. João de Ogum candidatou-se a vereador, na última eleição, pelo PTB, obtendo 684 votos.

Os vereadores que votaram a favor defenderam sua adoção de Livramento como a terra do coração, bem como a obra cultural, religiosa e social que desenvolve, além, claro, de sua boa votação na eleição passada. Dos que votaram contra, apenas um, José Roberto, justificou o voto: problemas pessoais.

 

João Batista – 16.06.2013

Arrependei-vos, porque é
chegado o reino dos céus”


Assim proclamou João Batista, a quem o profeta Isaias se referiu como a “voz que clama no deserto” (Mt 3, 1-3). Ele foi precursor e anunciador de Jesus Cristo, mas acabou preso e assassinado pelo rei Herodes Antipas, para satisfazer o capricho da amante Herodias.

João Batista condenava a relação dela com Herodes, então ela induziu a filha Salomé, que dançou e encantou o rei, na festa de aniversário deste, que prometeu dar-lhe o que pedisse, ainda que fosse metade do reino. Induzida pela mãe, a enteada pediu a cabeça de João Batista e foi atendida.

É esse João Batista que a comunidade do bairro Rua do Areão, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, começou a homenagear ontem (15), com a novena de abertura, presidida pelo padre Rinaldo, na igrejinha do padroeiro, que ficou lotada. O tema para reflexão nos festejos é o sacramento da crisma.

A festa terminará dia 24, com missa solene em louvor ao santo, a partir das 16h. Mais movimentada, porem, é a festa profana que se realiza em paralelo. Ontem à noite, centenas de pessoas lotaram o sítio histórico, transformado em arraiá, para assistir aos shows musicais, com repertório de músicas juninas.

Veja mais fotos, inclusive da visão noturna da decoração do largo>>

Troca de comando – 15.06.2013

Prefeito pede “tolerância
zero” ao novo comandante

Raimundo Marinho

Jornalista

Durante conversa informal, ontem (14), após o ato solene de troca do comando militar local, o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, surpreendeu o novo comandante ao solicitar dele “tolerância zero” para quem for flagrado em situação irregular ou praticando abusos que ameacem a segurança pública e individual, no município.

Mas prefeito, o comum é os políticos nos procurarem para pedir para aliviar!”, teria dito, com ar de espanto, o comandante, ao que Paulo Azevedo teria respondido: “Mas, aqui, não, até gente minha que for flagrada, pode agir com o mesmo rigor, pois quero que o exemplo seja dado com os de casa”. E garantiu a parceria necessária à plena atuação local da Polícia Militar.

O recado foi dado, que se acautelem os que entregam veículos a menores de idade, aos que dirigem sem habilitação e sem documentação dos automóveis, aos que atropelam e matam ou deixam pessoas alejadas e tudo fica por isso mesmo. Tratem de andar na linha, pois o novo comandante tem cara de quem gosta das coisas certas e de que vai atender ao pedido do prefeito.

Após cinco anos à frente da 46ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), sediada em Livramento, o Major Jorge Brito Macedo passou o comando para o major Luiz Afrânio de Araujo Cruz, conforme atos do governador Jaques Wagner, publicados no Diário oficial do Estado. A troca ocorreu no Centro Diocesano, em Livramento, na presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas e muitos convidados.

O major Macedo vai servir no Batalhão de Feira de Santana e, segundo afirmou, deverá passar para a reserva ainda este ano. Em sua mensagem de despedida foi vencido pela emoção e, por pouco, não interrompeu sua fala.

Agradeceu aos superiores, pela confiança depositada nele, aos comandados, pela abnegação e às comunidades abrangidas pela 46ª CIPM, em especial ao povo de Livramento, pelo apoio, receptividade, acolhida e “pelo carinho com que fomos agraciados nesses cinco anos e dois meses de comando”.

O major Macedo tornou-se figura popular em Livramento, destacando-se não apenas pela atuação funcional específica, mas também pelo sucesso obtido nas ações de integração entre a Polícia Militar e a comunidade. Sempre atendeu às solicitações de apoio, na segurança, aos eventos da comunidade.

O novo comandante Luiz Afrânio Cruz não discursou, mas em conversa conosco, prometeu continuar o trabalho do antecessor e que sua primeira preocupação é criar a sede própria da 46ª CIPM, para o que espera encontrar logo terreno para a edificação, quem sabe doado pelo poder público municipal.

O major Afrânio já comandou a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, em Brumado, onde também foi subcomandante da 34ª CIPM e ocupou o mesmo posto no 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi.

Major Luiz Afrânio de Araújo Cruz  . . . . . . Com o prefeito Paulo Azevedo (D)

Resistência às drogas – 15.06.2013

Crianças são ensinadas
como fugir dos perigos

A Polícia Militar da Bahia certificou ontem (14) a participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de alunos das escolas Monteiro Lobado, Lélis Piedade, Gil Ferreira Pessoa e Felipe Neri Rêgo, da sede do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Próximo dia 18, será a vez de alunos da Escola David Mendes Pereira, no distrito de Iguatemi.

Ministrado pelo subtenente Washington e a capitã Leila, da 46ª CIPM, que fizeram a entrega dos certificados, a finalidade do curso, que usa uma didática moderna e bastante interativa, é alertar as crianças para as situações de perigo, abrangendo todo tipo de droga, ilícita ou não.

As crianças são instrumentadas para reconhecer comportamentos típicos de aliciamento, por parte de colega, amigo ou mesmo o traficante. O processo envolve também as famílias, muitas vezes corrigindo posturas familiares em que a criança não recebe a atenção e o carinho de que necessita.

O subtenente Washington, por exemplo, dentre os muitos casos que coleciona, conta que uma jovem o procurou e disse: “Tenente, quero falar uma coisa pro senhor. Eu ouvi o senhor falar coisas que eu nunca ouvi alguém falar antes. Hoje eu sou outra pessoa e o senhor ainda vai ouvir falar muito bem de mim”.

 

Rua do Areão – 15.06.2013

Começa hoje novenário da
festa em louvor a São João


Começa hoje à noite o novenário preparatório da festa em louvor a São João Batista, no bairro Rua do Areão, em Livramento de Nossa Senhora Bahia, Bahia. É grande a expectativa sobre os tradicionais festejos juninos daquele aprazível sítio histórico, que deverá atrair um número inédito de visitantes, este ano.

O lado profano começou ontem (14/06) com a banda Swing do Maluco. Hoje, haverá Los Morenos e Amor de Cinema, prosseguindo com Paulinho Natureza (amanhã), Pedro José e Zé Chico (20/06), Grupo Vênus e Trio Sabiá (21/06), Chico Rey & Paraná, Ito Moreno e Banda Leva (22/06) e Renan Moreira (23/06).

O bairro ganhou decoração diferente e muito criativa, além de dois palcos, um deles armado em espaço paralelo à praça. Destaca-se a intervenção urbana feita pela Prefeitura, que urbanizou e asfaltou a rua central do sítio histórico.

A estrada para o local foi melhorada, desde o clube do Banco do Brasil, com asfalto, meios-fios e recuperação da ponte sobre o Rio Brumado, que recebeu proteção em suas laterais, garantindo a segurança de motoristas e pedestres.

 

Vida urbana – 11.06.2013

Conheça melhor e ajude a
cidade em que você mora!

Raimundo Marinho

Jornalista

Ainda repercute positivamente o sucesso da Conferência da Cidade, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, organizada pela Secretaria Municipal de Governo, sendo preparatória para as conferências estadual e nacional.

A exposição que fizemos, a convite da coordenadora do evento, Mona Lisa Trindade, secretária de Governo, sobre a situação urbana de Livramento, teve significativo destaque, com forte repercussão na Câmara de vereadores.

Ante o surpreendente interesse despertado pelo assunto, decidimos divulgar os mais de 100 slides que serviram de roteiro da nossa fala. Não foram anexados à matéria anterior, pela necessidade de explicações complementares.

Abrimos com a logomarca do evento, seguida da definição da Conferência, uma foto panorâmica de Livramento e o objetivo da reunião, que foi aberta ao público e muito bem organizada. Parabéns à Dra. Mona Lisa!

Os dois slides seguintes são chocantes – um sofá velho e um cadáver dentro do Rio Taquari, que apresentamos como símbolos da degradação urbana que já vivenciamos, exigindo ações urgentes, para não piorar.

Os quadros de 7 a 9 são esquemas da apresentação, onde deixamos claro que o propósito da nossa exposição seria mostrar uma visão crítica da nossa realidade, com sugestões de solução.

Do quadro 10 a 13, exibimos fotos históricas de Livramento, onde se concentrava a vida da cidade, no seu início. O primeiro movimento de expansão veio com a construção da igreja matriz, hoje a catedral, em 1860.

Os slides 14 a 56 exibem detalhes de uma cidade que não existe mais, a nossa “Beleza Perdida”, ou seja, “detalhes que vão sumindo: fachadas, rodapés, arquitetura, pisos, telhados, beirais, artes etc.”.

A partir do quadro 57, discorremos sobre a “expansão urbana” de Livramento, a cidade que surge e que poucos livramentenses conhecem. “A cidade nova: expansão desordenada, sem planejamento”. Termina no slide 81.

Segue exibição da visão geral da grandeza de nossa zona urbana (foto Google Earth), onde marcamos propostas de requalificação e construção de vias de circulação, além de serviços que atendam ao crescimento da sede municipal.

Propostas: novo sistema de abastecimento de água e de saneamento básico; construção de anel rodoviário e porto seco; zoneamento urbano; aplicação da legislação de ordenamento e segurança da cidade.

E ainda: requalificação dos eixos de circulação norte/sul (avenidas Presidente Vargas, Dr. Nelson leal e Rua Ursino Tanajura Meira) e construção dos eixos Beira Rio Brumado (lado leste), João José/Polivalente/Estocada, Beira Rio Taquari (lado oeste); e urbanização da Rua Gil Ferreira Pessoa (Matinha).

E eixos leste/oeste: Hospital/Estocada; Polivalente/Matinha; São Gonçalo/Lagoa Grande/Matinha; e Av. Lindembergue Cardoso/Pinicão/Matinha. Abertura de ligações com Passa Quatro, Rua do Fogo, Rua do Areão, Recreio/Enforcado, Ponte/DNOCS/Beira Rio.

(Veja slides 82 a 97: vias atuais em vermelho e vias propostas em amarelo)

Nos slides 98 a 103, pontuamos a necessidade urgente de sairmos da inércia, de falsas desculpas. Existem recursos, só faltam planejamento, ação, vontade política, senso crítico e capacidade de indignação. Podemos tornar nossa cidade mais humana e fraterna, que priorize o destino espiritual das pessoas.

As duas últimas fotos (bairro Benito Gama e ponte improvisada por um morador no Rio Taquari), assim como o sofá velho e o cadáver, simbolizam nosso atraso e indiferença ante nossas necessidades urbanas.

Clique aqui para ver os slides>>

 

Obras municipais – 08.06.2013

Aberta nova via de ligação
entre Polivalente e Estocada

Raimundo Marinho

Jornalista

O prefeito Paulo Cesar Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, surpreendeu moradores, ontem, com a abertura oficial de nova ligação viária entre os bairros Polivalente e Estocada, considerada a mais importante intervenção urbana da cidade, nos últimos 10 anos.

O ato foi marcado pela demolição de antigo muro, liberando o acesso de automóveis e pedestres ao local. Simbolizou, também, a inauguração da agenda de obras importantes que o prefeito projetou para a cidade, cumprindo promessas de campanha.

O passo seguinte será pavimentar com asfalto o novo logradouro, que mede 362,75m por 12m de largura e prolonga a Rua José Maria Tanajura, no bairro Polivalente, até o lado leste da Estocada, onde nova via foi aberta, levando à Rua Josias Lessa, que conduz ao centro deste último bairro.

Prefeito Paulo Azevedo (E) e secretário Nilson Dantas

A nova via (vermelho) complementa a José Maria Tanajura (amarelo)

Dezenas de moradores dos dois bairros assistiram à ação, que chegou a ser apelidada de “derrubada do muro de Berlim”, numa referência à famosa muralha que separava as duas antigas Alemanhas, destruída em 1989 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim).

A abertura definitiva da nova rua, que ainda será asfaltada, foi acompanhada pelo prefeito Paulo Azevedo e o secretário de Obras e Serviços Urbanos Nilson Dantas. O projeto prevendo o asfaltamento já se encontra na agência Desenbahia, que financiará as obras.

A nova ligação é um sonho antigo dos moradores, que já vinham improvisando o acesso, pelo meio do mato, há vários anos. O que mais se perguntava, ontem, no local, era por que obra tão simples demorou tantos anos para ser feita. Sem dúvida, faltou quem fizesse.

Paulo Azevedo informou que outros projetos importantes serão brevemente implementados, entre eles a complementação da Av. Dr. Nelson Leal, nas duas pontas, incluindo a ponte de ligação com o bairro Taquari; abertura de uma via asfaltada da Av. Leônidas Cardoso ao CAPS; pavimentação do bairro Benito Gama, povoados de Barrinha, Iguatemi e Itanajé.


Sessão da Câmara – 08.06.2013

Iluminação, conferência e
consórcio dominam falas

A deficiência da iluminação pública, a Conferência da Cidade e o Projeto de Lei nº 10/2013, autorizando o Executivo a integrar um consórcio de prefeituras da região, dominaram o pequeno e o grande expedientes, ontem, na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Os consórcios públicos entre entes federativos estão previsto na Lei nº 11.107/2005 e ajudam a agilizar e viabilizar ações de interesse comum, como nas questões de meio ambiente, saúde pública e vias de transporte, pelo que teve o voto favorável de todos os vereadores.

A partir da indicação reivindicatória do vereador Joaquim Bitencourt, em favor de comunidades rurais, os edis insurgiram-se contra a deficiência da iluminação pública em Livramento, com severas críticas aos responsáveis pela manutenção do sistema.

Os moradores pagam pela iluminação e vivem no escuro. Segundo o vereador Aparecido Lima, no distrito de Iguatemi, lapadas foram trocadas sem necessidade, por outras, segundo ele, de qualidade inferior.

DESTAQUE PARA CONFERÊNCIA DA CIDADE

No uso livre da palavra, os vereadores que assistiram à 3ª Conferência da Cidade, dia 4, foram unânimes em elogiar o evento, destacando as participações da secretária de Governo Mona Lisa Trindade, na organização, e do jornalista Raimundo Marinho, como expositor.

Para o vereador Valdir Sampaio, o jornalista foi tão preciso e detalhista, ao traçar o quadro urbano da cidade, que “só faltou executar as obras que sugeriu, mas não era sua função”. Para José Araújo, o jornalista “deu um show de bola”, lembrando que “se o prefeito aproveitar pelos menos 10% do que foi sugerido, teremos uma cidade muito melhor e mais humana”.

Joaquim da Silva (Kinka) disse que o jornalista apresentou propostas “de grande riqueza” e disse esperar que o prefeito aproveite pelo menos 20% do que foi sugerido. Ronilton Carneiro Alves também parabenizou os organizadores da Conferência, ressaltando que a palestra do jornalista foi o que mais se destacou.

O vereador Antônio Luis Rego atribuiu o sucesso do encontro à dedicação da secretária Mona Lisa Trindade e qualificou a palestra de Raimundo Marinho como “uma verdadeira aula de história, geografia e engenharia”.

O presidente da casa, João de Amorim, parabenizou a secretária Mona Lisa Trindade, pela qualidade da Conferência, e elogiou o jornalista pela palestra, dizendo: “O senhor trouxe Livramento para dentro desta casa, mostrando o que há de bom e o que precisa ser melhorado”.

Vereadores destacam sucesso da Conferência da Cidade e parabenizam participantes

MENORES DIRIGINDO ÔNIBUS ESCOLAR

Houve muitos elogios, também, para a obra que liga o bairro Polivalente à Estocada e para as obras nos locais de realização de festejos juninos, executadas pela prefeitura, no Passa Quatro, Estocada e Rua do Areão.

O vereador Aparecido Lima fez ácidas criticas ao secretário da Educação, Paulo Lessa Pereira, que não estaria atendendo suas reivindicações em favor do distrito de Iguatemi. Também denunciou a existência de menores de idade dirigindo transporte escolar, sem nenhum preparo nem carteira de habilitação.

Disse, ainda, que professores de Iguatemi estariam sendo beneficiados com transferências para Lagoa Nova, onde, segundo ele, tem jornada de 40 horas, mas só trabalham 20. Acusou o secretário de está apenas cumprindo compromissos políticos.

 

Câmara – 07.06.2013

Juiz manda nomear assessor
individual para vereadores

O juiz João Lemos Rodrigues, da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, mandou a Câmara de Vereadores nomear Antônio Paulo dos Santos Ramos e Artur Moura e Silva Neto para o cargo de assessor parlamentar, e Thiago Carneiro Vilasboas Gutemberg como assessor jurídico da oposição, conforme decisão liminar no Mandado de Segurança nº 0000606-88.2013.805.0153 impetrado contra o presidente do Legislativo pelos vereadores oposicionistas Aparecido Lima da Silva, José Araújo Santos, Uilton Nunes Dourado, Marilho Machado Matias e Jorge Luis Lessa Pereira.

As indicações dos assessores parlamentares foram feitas, respectivamente, por Marilho Machado Matias e Aparecido Lima da Silva. Os impetrantes do mandado de segurança alegam ter direito à nomeação por conta da Lei Municipal nº 1.044/2007, que dispõe sobre a reestruturação organizacional da Casa, garantindo um assessor para cada vereador e um assessor jurídico para as bancadas. Embora a lei seja de 2007, nenhum dos presidentes anteriores aplicaram a lei, entre eles Marilho Machado Matias, hoje na oposição e um dos autores do Mandado de Segurança.

O juiz ainda vai julgar o mérito da causa, podendo manter ou não a decisão liminar, tomada com base nas alegações inicialmente feitas pelos postulantes, que o magistrado considerou plausíveis, entendendo que o pedido liminar deveria “ser acolhido para evitar prejuízos internos e políticos para os impetrantes” e “para preservar a igualdade interna na Câmara de Vereadores”, segundo fundamentou.

A Procuradoria Jurídica da Câmara já cumpriu a ordem, mas o procurador Guto Rodrigues Tanajura disse ter entendimento contrário ao da decisão judicial e prepara as informações solicitadas pelo Juízo. Adiantou que não assiste razão aos autores do Mandado de Segurança e que os cargos em comissão da Câmara são de livre nomeação e exoneração do presidente da Casa, acrescentando que a indicação do vereador deve ser respeitada, mas não obriga a nomeação, caso esta não corresponda às necessidades da Casa e não seja compatível com as dotações orçamentárias.

Lembrou que das 11 vagas de assessores parlamentares cinco já haviam sido preenchidas, para atender indistintamente aos 13 vereadores, da situação e oposição, como sempre foi nas legislaturas passadas. Quando dessas nomeações, logo no inicio do ano, não houve qualquer objeção por parte dos parlamentares da oposição.

Acrescentou que, caso a decisão judicial venha a ser mantida, todos os vereadores que não tiverem assessores individuais poderão fazer o mesmo pleito, elevando o quadro de assessores para 24, o que não seria suportado pelo orçamento da Casa. Os atos das nomeações determinadas pela Justiça foram publicados ontem no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo.

Vereadores da oposição recorrem à justiça para ter de volta assessores apadrinhados

 

Conferência Urbana – 06.06.2013

Nós é que fazemos nossa cidade!

Raimundo Marinho

Jornalista

Antiga Praça da Bandeira, hoje Dom Hélio Pascoal, antes da reforma, bem mais arborizada

A Conferência da Cidade é pautada pelo governo federal, através do Ministério das Cidades, em três etapas: municipal, estadual e nacional, para colher informações que subsidiem o plano nacional de desenvolvimento urbano. Em outras palavras, é uma maneira de estimular a população a se interessar e participar de ações que tornem as cidades dignas da convivência humana.

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o evento, no último dia 4, foi muito bem organizado, sob a competente coordenação da Secretaria Municipal de Governo, cuja titular é a advogada Mona Lisa Trindade, que demonstrou muita sensibilidade para com os problemas da cidade, abrindo espaços, indistintamente, para quem desejou participar.

Além do prefeito Paulo Azevedo e do vice-prefeito Gerardo Júnior, que destacou o caráter participativo da conferência, o encontro reuniu os principais executivos municipais. Teve grande afluência de servidores, que não escondiam o entusiasmo ante a oportunidade de debater os problemas da comunidade.

Fui convidado para compor o painel de exposições e traçamos um perfil das principais carências da cidade, adicionando nossa visão crítica sobre a gestão pública e a postura dos moradores. Salientamos que Livramento é uma das cidades mais bonitas do sertão, mas se encontra maltratada, exigindo mais atenção dos poderes públicos e mais carinho da população.

Focamos na necessidade de requalificação dos espaços públicos de circulação, de equipamentos e serviços que dignifiquem as condições de vida da população. Criticamos a ausência de combate aos transtornos urbanos, advindo com o desrespeito à legislação e descaso dos órgãos fiscalizadores.

Exibimos algumas imagens da cidade antiga, sua beleza arquitetônica, e da “cidade nova”, que cresce sem planejamento e carente de infraestrutura, como anel rodoviário, porto seco, sistemas adequados de transporte, abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além da falta de preservação ambiental.

Em fotos panorâmicas, mostramos a carência de novos eixos de circulação, pois a cidade está estrangulada e com traçado urbano necessitando de requalificação. Nas fotos, traços vermelhos indicam vias existentes, amarelos são as vias propostas, azuis são as correntes fluviais (Taquari/Brumado). Clique aqui para ver o link dos slides em outra matéria>>


Educação – 06.06.2013

Prefeitura quer erradicar
analfabetismo em Livramento

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, quer erradicar o analfabetismo, através dos programas Todos pela alfabetização (TOPA) e Brasil Alfabetizado. Segundo release distribuído ontem pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria da Educação reuniu, dia 20 de maio, coordenadores e alfabetizadores, para organizar as atividades de 2013.

O município tem 2.600 pessoas analfabetas, entre jovens e adultos, segundo dados do censo do IBGE de 2010. O secretário municipal de Educação, Paulo Lessa Pereira, informou que os dois programas possuem matriculados 1.400 alunos e que a diferença de 1.200 será absorvida por associações comunitárias.

Segundo a política educacional do estado para o setor, depois de alfabetizados, os jovens e adultos serão orientados a se matricularem no programa Educação para jovens e adultos (EJA), para conclusão do ensino fundamental.

Ou seja, não basta se alfabetizar, é necessário ter formação suficiente para acessar a melhores condições de vida e que habilite os participantes a ocuparem novos espaços na sociedade, com acesso às vagas de emprego, para aumento da capacidade de gerar renda para suas famílias.


Assistência social – 06.06.2013

CRAS do Benito Gama reabre
atividades para a comunidade

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, reabriu suas atividades, em 2013, no último dia 17 de maio, conforme release distribuído ontem pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura.

A solenidade de reabertura foi no Prédio da Indústria Cidadã, com atividades de integração entre a comunidade e a nova equipe do CRAS. Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Dina Aguiar Alcântara, foi mostrado como funciona a unidade e quais os direitos e deveres dos usuários.

O CRAS integra os programas do governo federal, executado através dos municípios, oferecendo serviços da Proteção Social Básica, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Visa resguardar as famílias e promover o acesso a direitos básicos de garantia da qualidade de vida e dignidade das pessoas.

 

 

Nossa cidade – 05.06.2013

Conferência teve público
inédito e muitas sugestões

O plenário da Câmara de Vereadores e salas anexas ficaram lotados, ontem, na 3ª Conferência da Cidade, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Governo. Houve grande motivação dos participantes, cujas sugestões irão compor a pauta das conferências estadual e nacional, a serem realizadas ainda este ano.

Mona Lisa Trindade: confiança no prefeito

Os conferencistas foram saudados pelo prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo, que permaneceu no local durante toda a manhã. Ele ouviu atentamente os expositores, entre eles o jornalista e advogado Raimundo Marinho, que impressionou a plateia ao traçar um retrato real, sem retoques, da realidade urbana da cidade de Livramento.

Ao final, foi muito cumprimentado, inclusive pelo prefeito, que garantiu para a próxima conferência, daqui a três anos, uma cidade com imagens bem melhores. O jornalista pediu uma cidade mais humana, ao mostrar imagens com o abandono e o crescimento desordenado de Livramento, justamente pela falta de planejamento urbano.

O veterano repórter sugeriu a requalificação de ruas e avenidas atuais e construção de novos eixos de circulação, para atender à vocação de crescimento da cidade. As imagens que apresentou incluem algumas fotos antigas, as belezas arquitetônicas do centro histórico, a “cidade nova desordenada” e os principais vetores de expansão urbana.

Nilson Dantas: novas obras para a cidade

Abrindo os painéis expositivos, Edgar Borges, representando o Conselho Estadual das Cidades, mostrou em detalhes o que são as conferências da cidade, descrevendo o roteiro temático das cinco edições realizadas, estaduais e nacionais. Seu importante relato serviu de orientação aos conferencistas nos eixos de estudos.

SECRETÁRIO ANUNCIA OBRAS

O último painelista foi o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Nilson Santana Dantas, que informou sobre as primeiras obras da atual administração, incluindo a requalificação dos acessos aos bairros Passa Quatro e Rua do Areão, bem como da praça principal da Estocada, onde se realizam festejos juninos.

Anunciou obras importantes para cidade, como a ponte que liga a avenida Nelson Leal ao bairro Taquari e a via de acesso do Bairro Polivalente à Estocada, cujos projetos estão prontos e com previsão de execução ainda este ano. Pediu paciência à população e afirmou que tem muitos planos, mas prefere divulgar o que já realizou, ao invés de prometer que vai fazer.

Raimundo Marinho: sugestões inovadoras

Após as exposições, os conferencistas reuniram-se em grupos, para discussão e coleta de sugestões para as reformas urbanas e melhoria das condições de vida da população. As principais propostas referiram-se às vias de circulação, acessibilidade, ocupação do solo, pavimentação, saneamento ambiental, abastecimento de água, iluminação pública e aplicação do Código de Postura.

A Conferência teve coordenação e mediação da advogada Mona Lisa Trindade, que é Secretária Municipal de Governo. Ela agradeceu muito a presença do público inédito e alegre, dizendo ter certeza que o prefeito Paulo Azevedo vai acatar com serenidade e seriedade as sugestões apontadas e promoverá, no tempo devido, as melhorias e reformas que a cidade tanto necessita e merece.

 

Visão geral de Livramento: vias atuais (vermelho) e sugestão de novas vias (amarelo)

 

 

Conferência – 03.06.2013

Quem muda a cidade somos
nós: Reforma urbana já!

Será amanhã, dia 4, a partir das 8h, na Câmara de Vereadores, a Conferência da Cidade, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, destinada a identificar problemas urbanos e propor soluções, numa parceria entre as três esferas de governo: municipal, estadual e federal, com a mobilização dos diversos segmentos da sociedade, com vistas a ampliar o bem-estar à população.

O esforço geral é para o estabelecimento de agendas, diretrizes, programas, projetos e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras. Cada cidade, portanto, na Conferência, apontará suas necessidades e dirá como entende que devam ser atendidas. O tema é: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já!.

É um bom momento, participativo, para a coleta de boas sugestões, tanto nas questões atuais, quando em relação ao planejamento para o futuro. As ideias reunidas em cada estado, através dos municípios, serão levadas à conferência nacional e servirão de base para a construção do Sistema Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano.

PROGRAMAÇÃO

A Conferência em Livramento obedecerá à seguinte programação:

8h - Credenciamento

8h30min - Abertura
• Celebração cultural
• Leitura do regulamento
• Convenção de trabalho
• Fala: autoridades

9h - Apresentação: objetivo, tema e eixos temáticos
• Mona Lisa Trindade (secretária Municipal de Governo)

9h10min - Painéis expositivos
• Edgar Borges (membro do Conselho Estadual das Cidades)
• Raimundo Marinho dos Santos (advogado e jornalista)
• Nilson Santana Dantas (secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos)

11h30min - Coffee Break

11h50min - Leitura e ponderação sobre os textos, seguido de debates em grupo, preparação, compartilhamento dos resultados e escolha das propostas de estratégias por eixo.

14h10min - Escolha dos delegados para a Conferência Estadual

14h30min - Encerramento

 

Princesa – 02.06.2013

Ensinamento de uma cadela de rua!

Márcia Oliveira

Professora

Dia frio, no Colégio Estadual João Vilas Boas! Ela adentrou-se em nossas vidas, há nove anos, completados em maio último. Chegou, silenciosa, passos lentos, rabo abanando, olhar calmo e convidou-nos a amá-la. Acolhemos a cadelinha, sem saber de onde vinha, quem eram, na verdade, seus donos ou qual era seu nome. Aninhou-se, carinhosamente, em nossos corações.

Os dias foram se passando e ela ficando. Enfim, dei-lhe o nome de PRINCESA. Ela gostou e nos atendia. Os alunos tinham muito carinho por ela e festejaram sua vinda. Só que a pequena mascote não chegou sozinha, como pensávamos. Pouco tempo depois, deu à luz a três lindos filhotes. Imaginem a alegria da nossa clientela estudantil! Todos queriam cuidar dos bebês e da mamãe.

Com ajuda do porteiro Zezinho, os alunos improvisaram uma casinha para ela e sua família, no fundo do colégio. Houve dias em que havia mais de dez litros de leite e ração, doados pelos alunos. Era emocionante. Cuidadosamente, fizemos a seleção de quem seriam os donos dos filhotes. E, assim, foi se passando o tempo e ela conosco. Era mais amada do que menosprezada.

Mas não faltou, acreditem, quem a achasse fedida. Como se a alma e os excrementos desses fossem perfumados. Mas Princesa não se importava, era superior a tudo isso. Fizeram denúncias, mas ela permaneceu entre nós, pois não causava mal a quem quer que fosse.

“Assistia” às minhas aulas, diariamente, e, creiam, sabia se comportar e não incomodava. Ela era livre, entrava e saia da escola, ganhava as ruas e se fazia conhecida e amada por muitos. Outros tantos a maltratavam, chegando mesmo a atirar-lhe pedras e água quente. Ela continuava superior.

Continuou distribuindo simpatia e amor àqueles que são sensíveis e passíveis de amar. Deu cria por mais três vezes e a atenção foi a mesma. Um dia, porém, ela desapareceu, justo na véspera de uma apresentação cultural da escola, em que ela seria o cãozinho de Carlitos, do imortal Charles Chaplin.

Dizem que um conhecido “empresário” da cidade teria pago alguém para matá-la. No

entanto, a mão de Deus tocou o coração desse alguém, que, sensato e piedoso, não atendeu à infame exigência ditada pela crueldade de uma alma vazia de compaixão. Simplesmente soltou o animal em um lugar distante.

Ano e meio depois, Princesa voltou. Ela sempre voltava! Fez festa ao nos rever, alegrando nossos corações. Foi por pouco tempo, pois novamente desapareceu. Era comum um ou outro aluno dizer que alguém vira “uma cadelinha branca, de unhas pintadas em tal lugar”, mas tudo em vão.

Sim, ela andava de unhas pintadas e laço da mesma cor do esmalte, a enfeitar-lhe o pescoço, que almas bondosas lhe adicionavam. Era vaidosa! Linda! Única! Soube que, no lugar donde teria vindo, era conhecida por Branquinha ou Farinha. Mas prevaleceu, para nós, o doce nome de Princesa.

Em um domingo à tarde, Rony, da Pet Shop, ligou-me para dizer que Paulo, o esposo de Terezinha Bittencourt, havia encontrado Princesa vagando pela estrada quando o mesmo estava retornando da cidade de Paramirim. Quanta alegria! Lá estava ela, mais uma vez, resistindo à tanta maldade humana!

Princesa era especial. Após muitas críticas, ela desistiu de frequentar a escola. Mas não desistiu de mim, nem dos outros que se dedicavam a ela. Sabia reconhecer, pelo olhar, quem realmente gostava dela. Parece que, de tanto me ouvir falar de Chaplin, ela entendeu uma das suas máximas: “Por que odiar ou desprezar uns aos outros? Nesse mundo há espaço para todos!”.

Fiquei preocupada quando soube que Zezinho e Emília, da Pousada Por-do-Sol, estavam com ela. Preocupada, não, com ciúmes. E, comigo, mais uma legião de pessoas. Diziam que eles estavam prendendo Princesa, isso e aquilo... Mas, na verdade, eles também haviam se encantado por ela. Engoli o meu ciúme e juntei-me a eles para continuar amando Princesa. Quando ela desaparecia, um ligava para o outro, preocupados. Na medida do possível, cuidamos dela.

Muitos a amaram: entregadores de gás, de pizzas, donas-de-casa, alunos, funcionários e alguns professores do Colégio, em especial D. Lili, a diretora, que resistiu às pressões para enxotá-la. E tantas outras pessoas: Terezinha do BB, Emília, Luane, Raimundo Marinho, Vinicius Costa, o pequeno Raul, alguns anônimos, certos de que o amor é sem fronteiras, cor ou raça e não fede.

Na verdade, fomos todos SUA GENTE DE ESTIMAÇÃO! Ela que tanto nos alertou para a necessidade de proteção aos animais, de preservação de todas as criaturas de Deus, contra a crueldade dos humanos! Ontem (dia 1º) recebi, no início da manhã, a notícia da morte de Princesa. Ela, que havia passado o último domingo e a segunda-feira comigo, como se estivesse se despedindo.

Era livre para sair e entrar em minha casa. Vinha silenciosa pela manhã e ficava à espera do portão abrir. Então, ela entrava contente, dando bom dia e latindo para os gatos, companheiros que adotou ao longo do nosso convívio. Nutria ciúmes por alguns, mas sabia contornar, principalmente quando com eles dividia a ração. Sim, ela adorava ração para gatos.

Assim foi Princesa: companheira, fiel, dona de semblante singular, calmo, olhar firme em nós, para expressar seus desejos. Aprendeu a conviver e respeitar as diferenças que a separavam daqueles que a aceitavam e dos que a repeliam. Assim foi a doce e inesquecível PRINCESA!

Perdoem-me Rin-Tim-Tim, Marley, Lassie, Pluto, Roselle, Bugu, Bidu, Beethoven e tantos cães que se tornaram imortais na ficção e na realidade; que me perdoe, também, Bartholo, que tentamos recuperar das agressões das ruas. Mas, para mim, PRINCESA foi única! Linda! Agora, ela se tornou saudades!

(Márcia Oliveira, gente de estimação de Princesa)

Para Refletir:

A compaixão para com os ANIMAIS é das mais nobres virtudes da natureza humana. (Charles Darwin)

 

Os ANIMAIS são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam. (George Eliot)

Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os ANIMAIS. (Immanuel Kant)

A grandeza de um país e seu progresso podem ser medidas pela maneira como trata seus ANIMAIS. (Mahatma Gandhi)

Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais.” (Abraham Lincoln)

Até que ele estenda seu círculo de compaixão a todas as coisas vivas, o homem não encontrará a paz”. (Albert Schweitzer – Prêmio Nobel da Paz de 1952)

Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que não podem se defender.” (Brigitte Bardot)

 

Final de semana – 01.06.2013

Alegrias e tristezas juninas!

Raimundo Marinho

Jornalista

O final de semana coincide com o início do mês de junho, já sob o embalo tanto dos duplos sentidos quanto do autêntico forró pé-de-serra, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Aliás, o período junino começou em maio, nas manhãs de sol do bairro Passa Quatro, e deve “pegar fogo”, na Estocada (fotos grandes), até dia 13. Depois, Rua do Areão, onde a “fogueira” vai arder até dia 23. Nada contra, pois são as alegrias e as tristezas do povo que moldam a vida!

Entre as notícias tristes da semana, estão as mortes da cadela Princesa, ocorrida hoje, e de D. Rosa de Ranulfo, há uma semana, duas criaturas de Deus, embora de mundos diferentes, que tocavam meu coração. De Rosa, guardo o jeito calmo, o falar tranquilo e a paz que me transmitia, uma mulher simples, anônima, uma amiga que alegrou meu coração, uma Rosa de Deus!

Vi muito de Deus em Princesa, também. Muitas vezes, foi cruelmente enxotada e maltratada, houve até quem quisesse matá-la, por mendigar restos de comida e migalhas que caíam das mesas dos restaurantes. Curiosamente, nunca a vi com o rabo entre as pernas, talvez pela força do carinho que recebia de poucas almas generosas, como Márcia, Terezinha e Emília.

Como disse, de tristezas é também feita a vida, cujas lições hão de nutrir nossos espíritos e a convicção do nosso viver, nesse caminhar para o destino espiritual. Que o torpor das festas não turbem nossa consciência, nem nos impeçam de lembrar que a vida real continua e exige nossa participação.

Terça-feira, dia 4, haverá, em Livramento, a Conferência da Cidade, na Câmara, 8h, que colherá sugestões para sanar graves problemas que afligem nossa comuna. Não seja omisso, seja cidadão e vá lá conferir e contribuir.

Outras notícias boas: o prefeito Paulo Azevedo recebeu retroescavadeira nova, do governo Federal; e a Câmara Municipal não enforcou a sexta-feira, como costumava fazer. Diante do feriado da quinta-feira, antecipou a sessão para quarta, dia 29. Os 13 vereadores compareceram. Parabéns!

A principal notícia da semana, porém, foi sobre os rumores de demissão do secretário municipal da Educação, vereador licenciado Paulo Roberto Lessa Pereira. Foi publicada, inicialmente, no site Dom Basílio.com, do ex-prefeito dombasilense, José Maria Caires. Chamou a atenção pela projeção política do secretário e, principalmente, pela importância da pasta que ele dirige.

Paulo Lessa negou, veementemente, o que foi divulgado, afirmando tratar-se de “notícia plantada”, uma vez que se sentia muito prestigiado pelo prefeito Paulo Azevedo. Este não comentou a informação, mas consta que não estaria satisfeito com o rumo que o secretário vem dando às suas atividades na pasta.

Especuladores já comparam a situação à da ex-secretária da Saúde, Diana Moreira, que confidenciou sua saída a pessoas próximas, depois atribuiu tudo a boatos, para finalmente ser exonerada. Mas há diferenças, uma delas é que Diana queria sair e Paulo Lessa, agora na chapa quente, quer ficar. É motivo de preocupação, pois Paulo Azevedo não costuma brincar em tais situações.