Política – 24.04.2016

Oposição clareia rumo e
pode lançar Ricardinho

 

José Ricardo Assunção Ribeiro

Raimundo Marinho
Jornalista

O quadro político para as eleições de outubro, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, está dividido, nesse momento, em três correntes: a oposição e os dois blocos da situação.

Numa banda da situação, estão os veteranos Emerson Leal (Priquitão) e Carlos Batista (Carlão), ambos ex-prefeitos, indo de porta em porta, na zona rural, em busca de voto, a la Dom Quixote.

A outra, comandada pelo prefeito Paulo Azevedo, é acusada de usar a máquina administrativa, para perseguir desafetos e mimar simpatizantes. Nada de novo, portanto. Até agora, Gerardo Júnior é o pré-candidato.

E as duas facções tem como item principal de suas articulações, com certa razão, o assédio a José Ricardo Assunção Ribeiro (Ricardinho), filiado ao Rede Sustentabilidade e virtual candidato da oposição.

Os três partidos que formam o núcleo oposicionista (REDE, PC do B e PPL) reuniram-se, neste sábado, 23, para afinar os discursos. Foi decidido que o grupo terá, sim, candidato a prefeito, além e 26 para vereador.

Sobre o cabeça da chapa majoritária, os presidentes das legendas, Jânio Lima (REDE), Jerry Lima (PC do B) e João Cambuí (PPL) fazem suspense. Mas não escodem que o melhor nome é Ricardinho.

Dizem que “a oposição tem tudo para ganhar a eleição deste ano”, prometendo realizar o mais barato movimento eleitoral da história de Livramento, sem a nefasta compra de votos.  

Afirmam que Ricardinho está recebendo muitos apelos para se candidatar e que ele é o “melhor nome da oposição, pois representa o desejo de mudança da população e faz questão de ser fiel ao seu grupo”.

Com a saída de Carlão, a oposição bambeou, atrasando a organização das candidaturas. E, até agora, Ricardinho não disse sim nem não, mas tudo indica ser apenas uma questão de tempo!

 

Vereador indignado – 21.04.2016

Paulo Lessa resolve atacar
o aliado Paulo Azevedo

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O vereador Paulo Lessa, também presidente da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, promete esquentar a sessão de amanhã, dia 22, com duras críticas ao prefeito Paulo Azevedo, ainda tido como seu aliado.

Ele se diz indignado com recentes demissões de servidores, por considerá-las perseguições políticas comandadas pelo chefe do Executivo, atingindo pessoas indicadas pelo grupo do Dr. Emerson Leal.

Em áudio que circula via WhatsApp, ele afirma que “não se pode usar a máquina pública para perseguir, principalmente os mais humildes, mais pobres e mais carentes”, referindo-se a enfermeiras de PSFs da zona rural.

Paulo Lessa versus Paulo Azevedo

Provocou o colega Antônio Luís, hoje aliado do prefeito, a também se indignar, como fizera na demissão da sua filha, quando o vice, seu irmão, rompeu com o prefeito. Mas, agora, Gerardo Junior é pupilo do alcaide.

Na gravação, dizendo saber “da dificuldade de Paulo Azevedo em cumprir compromissos e honrar quem o ajudou”, Paulo Lessa desafia o alcaide a brigar “com quem aguenta briga, pode vim brigar com os vereadores, com quem indicou os demitidos”.

O monstro nominado por Emerson Leal, mas que tentou negar em público, agora mostra que, de fato, existe. E parece determinado a apagar qualquer lembrança do Priquitão no seu governo.

Tem saído os “humildes, pobres e carentes” de Paulo Lessa, mas também peixes grandes, como os secretários Nelson José Tanajura Leal (Agricultura) e Maria Dina Meira Aguiar Alcântara (Assistência Social).

Não há nada que o vereador indignado possa fazer, a não ser denunciar os podres que sabe existir na administração. Pois cabe ao chefe do Executivo demitir, ad nutum, a seu bel prazer, quem admitiu, também, ao bel prazer.

E não custa lembrar que o vereador e o prefeito são aliados na operação Águia de Haia da Polícia Federal, que investiga desvios de recursos do Fundeb, em vários municípios da Bahia.

 

 

Reação em Conquista – 19.04.2016

Mas entidades quilombolas
de Livramento ficam caladas

 

Foto: Blog do Anderson

Raimundo Marinho

Jornalista

Entidades de Vitória da Conquista, Bahia, voltadas para a defesa das minorias negras, entre elas o Conselho das Associações Quilombolas, divulgaram um manifesto por “Cotas de Verdade” e “Não às fraudes na Universidade”.

Paralelamente, houve manifestação de estudantes e representantes das entidades, dia 15, no pátio da Universidade do Sudoeste da Bahia, após a condenação, em março, da estudante de medicina Maiara Freire.

O manifesto não cita a condenação da estudante livramentense, que se beneficiou, usando documento falso, de cota racial reservada a quilombola, para ingresso no curso de medicina, mas estima que há 30 casos suspeitos.

E clama por investigação e punição dos fraudadores. Apesar de não mencionar Livramento de Nossa Senhora, suspeita-se que, no município, a lista de fraudadores passa de 10 casos.

Uma das fraudes consiste no uso de atestado falso de residência em comunidade quilombola, emitido pela Associação da Rocinha, contrariando seu objetivo de defender os filiados.

O crime é um roubo do direito dessa sofrida minoria negra, ao usurpar vaga que lhe é reservada, por lei, em curso de nível superior ou técnico. E a Associação da Rocinha ajuda a lesar direito da sua própria gente.

Em Livramento há, pelo menos, 14 comunidades e respectivas associações quilombolas, mas, até agora, nenhuma se manifestou contra essa repulsiva agressão aos direitos dos afrodescendentes.

Clique aqui para ler o manifesto de Conquista>>

 

Política – 17.04.2016

Pesquisas “encomendadas”
podem falsear a realidade

 

Raimundo Marinho

Jornalista

As últimas pesquisas de intenção de voto sobre as eleições municipais em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, precisam ser lidas com muito cuidado. Esse tipo de enquete deixou de ser suporte para orientar estratégias de marketing eleitoral e passou a ser parte da própria estratégia.

O inescrupuloso objetivo, agora, é tentar induzir a escolha de eleitores com tendência a votar em quem acha que vai ganhar. Não se pode dizer que são mentirosas, mas é certo que são dirigidas para atender o pedido de quem paga por elas, tornando-se tendenciosas.

Não há outra explicação, por exemplo, para o fato do vice-prefeito Gerardo Júnior, apoiado pelo desgastado prefeito Paulo Azevedo, sair do nada e subir, de repente, para o topo das preferências, com 28% (espontânea) e 38% (estimulada), segundo a agência Plataforma 4 Comunicação e Marketing.

Assim, Júnior passaria a figurar ombro a ombro com o ex-prefeito Emerson Leal, que teria 29% (espontânea) e 34% (estimulada). É sabido que o verdadeiro interessado nessa pesquisa, seria o grupo de Paulo Azevedo, cuja máscara caiu, revelando sua ojeriza ao ex-tutor.

Logo em seguida, como numa corrida de gato e rato, sai pesquisa, de visível interesse do seu oponente, Dr. Emerson Leal, que desponta com o surpreendente e recorde de 42,2% das intenções de voto, e Gerardo Júnior com apenas 15,8%.

Essa aferição é do Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), cujo dono é o deputado Marcelo Nilo, agora no mesmo partido de Nelson Leal (PSL), filho de Emerson Leal. Foi feita em parceria com o site Bahia Notícias, pela primeira vez, pelo que sabemos, nesse tipo de encomenda.

Há que se considerar, ainda e principalmente, o percentual dos que responderam, na enquete espontânea, não saber em quem votar, de 82,9%, na pesquisa do Babesp, onde os que votam no Priquitão somam 0,2%, separadamente de Emerson Leal, a mesma pessoa, com 8%.

O instituto de Marcelo Nilo subestima a rejeição de Emerson Leal (4,3%) e enaltece a dos oponentes: Erasmo da Manga (8,8%), Ricardinho (11%), Paulo Azevedo (17,4%). Não sabe: 40,2%. A Plataforma 4 faz o inverso: Emerson (27%), Erasmo (16%) e Júnior (13%). E omite Ricardinho.

Clique aqui para ver os gráficos das duas pesquisas>>

 

 

Bodas de Ouro – 10.04.2016

Pe Daniel comemora 50 anos
de sacerdócio, em Livramento

 

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Pe Daniel, com grupo caracterizado de personagens por ele criados

O padre Daniel Stênico, 78 anos, de São Paulo, completou 50 anos de sacerdócio e fez questão de comemorar em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para onde veio, aos 29 anos, em 1967, e ficou até 1991.

A comemoração constou de missa, ontem, por ele celebrada, na Catedral, lotada. Após, houve confraternização na antiga Casa Paroquial, que foi centro de sua atuação na formação e evangelização dos jovens.

Promovia sessões de cinema, peças teatrais, oficina de madeira, artesanato, festas, música, show de calouros, missa dominical, excursões e passeios interativos. Muita alegria e culto a Jesus Cristo.

Ele frisou, na missa de ontem, que “escolhi Livramento para celebrar os meus 50 anos de sacerdócio, estou em casa”. Entre nós, viveu a metade desse meio século e afirma: “aprendi a ser um padre, aqui, com o povo”.

“Não foi fácil, muito sofrimento”, disse, acrescentando, porém, que com o povo daqui, ficou mais perto de Jesus. Que não veio para ensinar: “vim para aprender”. Lembrou os falecidos Pe Zé Dias e D. Hélio: “com eles fiz minha caminhada aqui”.

Ex-integrantes do Time de Cristo, criado por Pe Daniel, fizeram um resumo do seu trabalho, em texto lido pelo professor Jerry Lima, acompanhado da caracterização de figuras teatrais idealizadas pelo padre.

Os fiéis puderam rever, por exemplo, o Vigário, encarnado por Zé Orlando, Pagão, Ailton

e Lessinha. O nordestino Tião, vivido por Pagão. Chica, a fiel companheiro de Tião, na pele de Nicinha, hoje esposa de Pagão. Tiãozinho, o moleque sapeca, interpretado por Zé Orlando, Aurinho e Meyre.

Com eles, Pe Daniel trouxe o ambiente sertanejo, de pobreza, fé e determinação, para a vivência dos jovens da cidade, na peça Casinha Pequenina, cujo tema musical foi lembrado na voz de Neidinha.

Lembrada, também, Entradas das Rosas, na execução do Coral da Igreja. Todas as lembranças foram o Muito Obrigado daqueles jovens, hoje quarentões, cinquentões e até sessentões, ao dinâmico evangelizador.

Clique aqui para ler matéria sobre Daniel, postada em 30.10.2010>>

Clique aqui para relembrar Casinha Pequenina>>

 

 

Educação – 09.04.2016

Restituição aos professores

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Os professores da rede municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, vão receber de volta os valores descontados dos seus vencimentos pelos dias não trabalhados nas paralisações de 30.04.2015, 29.05.2015 e 15, 16 e 17.03.2016, convocadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação. 

A garantia foi dada pelo prefeito Paulo Azevedo, durante reunião, na última terça-feira, com a diretoria do núcleo regional da APLB-Sindicato. A data do pagamento não foi divulgada. E o prefeito prometeu pagar, também, agora em abril, as vantagens referentes às titulações e gratificações de incentivo à formação, referentes ao exercício de 2013.

Quanto às titulações e gratificações de incentivo, referentes a 2014 e 2015, disse que vai divulgar nos próximos dias. Segundo o diretor da APLB, Jânio Soares Lima, a conversa com o prefeito foi em tom amistoso e que o mesmo se mostrou muito empenhado em resolver, administrativamente, os pleitos apresentados pela APLB.

 

 

Explicação – 09.04.2016

Paulo Lessa disse que
pediu para sair de folha

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Esclarecendo sobre postagens deste site, o vereador Paulo Roberto Lessa Pereira, presidente da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, em contato conosco, informou que solicitou a suspensão de qualquer pagamento em seu nome, pela prefeitura local, onde é lotado como agente de tributo.

Alega que optou por se dedicar exclusivamente ao mandado e receber apenas os vencimentos de vereador. Na oportunidade, ele apresentou extrato zerado do sistema de “Consulta de Servidor Municipal”, período julho de 2015.

Mas em 10.08.2015, a informação de pagamento ainda constava no referido portal, quando o Mandacaru veiculou matéria dizendo que o parlamentar recebia como agente de tributo sem dar expediente.

Na lista dos que trabalhavam sem trabalhar estavam, também, o professor José Araújo Santos, também vereador, e o professor Adauto Fernandes Gomes dos Santos, atual diretor do Colégio João Vilas Boas.

 

 

Fraude negra – 07.04.2016

Chega de navio negreiro!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) informou, esta semana, que vai apurar, administrativamente, o caso da estudante de medicina Maiara Aparecida Oliveira Freire, já condenada criminalmente, na Justiça, por falsidade ideológica.

As fraudes no sistema de cotas raciais e sociais alastraram-se pelo Brasil, tudo porque a lei, a meu ver, é condescendente. Não exige a comprovação, mas tão somente a auto-declaração do pretendente.

Maria Regina Bonfim

Assim, brancos viram negros e ricos ficam pobres num estalar de dedos. E um desfile de carros de luxo, dirigidos por “quilombolas” e “ex-bolsistas” de escolas particulares, acaba se formando no pátio da universidade pública.

Tudo isso em prejuízo dos que a Lei quis beneficiar, os afrodescendentes, os indígenas e os pobres que estudam em escolas públicas. São prejudicados, também, os candidatos que disputam, honestamente, a sobra das vagas.

O esquema criminoso estabelece uma concorrência injusta e desleal, afrontando as famílias que sofrem para prepararem seus filhos, com sacrifícios, para ingresso, de forma correta, nos cursos superiores.

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para nossa tristeza, quem patrocina a fraude é uma entidade quilombola: Associação do Desenvolvimento Comunitário Cultural, Educacional e Social do Quilombo Rocinha e Região.

E surpreende, ainda mais, saber que teria sido criada sob orientação de outra importante entidade social, o Centro de Formação e Organização Comunitária (CEFORC), representada pelo líder comunitário Hugolino Lima.

Maiara Aparecida Oliveira Freire

Essa Associação emitiu a declaração falsa de endereço para beneficiar a estudante Maiara Freire, condenada na ação penal nº 0504863-90.2014.8.05.0274, na 2ª Vara Criminal de Vitória da Conquista-BA.

Mas consta que foram mais de 10 beneficiados, de forma fraudulenta, a maioria pessoas brancas e de boas condições financeiras. Soube que apenas dois moradores da Rocinha estudam em curso superior.

Temos, então, uma entidade negra, que reúne pessoas muito pobres e de origem quilombola, a serviço de estranhos à comunidade que representa. Suspeita-se que a entidade cobrava pelos atestados falsos.

A presidente da Associação, Maria Regina Bonfim, confessou a autoria da informação falsa, perante o Ministério Público e a Justiça, mas, estranhamente, não foi indiciada, como a estudante de Medicina.

É preciso combater esses atos criminosos, para evitar que os negros e seus descendentes continuem sendo açoitados por essa nova categoria de “donos de escravos” - mais de 128 anos após a Abolição.

Regina, não aceite ser o braço desses novos açoitadores, não seja o capitão do mato do século 21. Denuncie, enquanto é tempo, os verdadeiros criminosos, os manipuladores. Esses eternos donos de engenho!

Não bastaram os sequestros cruéis de negros livres, na Mama África? Os navios negreiros e tantos corpos jogados no mar?  Os homens vendidos como animais, em que se olhava os dentes para avaliar a qualidade?

Não bastaram as senzalas e os restos de comida atirados ao chão, disputados com os bichos? Não bastaram os troncos, os grilhões, os açoites, as torturas, as mutilações físicas, os assassinatos?

E os quilombos! Quão insuportáveis foram as dores, dos muitos que arriscaram a vida para ali se abrigarem! Eram selvagemente caçados, muitas vezes mortos. Isso não se resgata com migalhas!

Quilombos que originaram os quilombolas de hoje, agora nesse mercado negro. Criminosos levantando a chibata, para vilipendiar a lei benfazeja que o lúcido legislador brasileiro, em bom momento, aprovou.

Clique aqui para ler Navio Negreiro, composto por Castro Alves, aos 24 anos

 

 

Política – 07.04.2016

Paulo dá zignal em Emerson
e reconcilia-se com Júnior

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A presença do prefeito Paulo Azevedo no evento do PT, ontem, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, dizendo que apoia Gerardo Junior como seu sucessor, confirma que ele nunca apoiou Emerson Leal.

O Dr. Emerson enganou-se ou tentou enganar a galera, aí inclusos os seus seguidores. Paulo Azevedo não foi em nenhuma das reuniões promovidas pelo Priquitão, em sua casa, e foi na primeira realizada pelo PT.

O “monstro”, como era referido por Dr. Emerson, ou seria o “predestinado”, cozinhou o tutor em banho-maria, até desfechar o golpe final, dizendo, ao lado de Gerardo Junior: “escolhi o melhor para Livramento”.

Há quem aposte que ele não manterá essa posição, alegando que o ambicioso prefeito, candidato natural à reeleição, 4º lugar nas pesquisas, em intensa pré-campanha, com chances reais de vitória, não vai abdicar.

Muito menos em favor do vice-prefeito Gerardo Junior, que descartou da sua equipe de governo, antes mesmo da posse, quebrando acordo eleitoral, pelo qual Júnior seria secretário da Saúde.

Pergunta-se, também, porque, em um dia, Paulo Azevedo recebe o deputado Lúcio Vieira Lima, em sua casa, para lançar, indiretamente, sua pré-candidatura e, no outro, anuncia que apoia Gerardo Júnior?

Mas esse lance do prefeito pouco altera o cenário político local, salvo para o ex-prefeito Emerson Leal, que poderá ter sua candidatura comprometida ou abortada, situação em levará Carlos Batista junto.

A menos que o triunvirato de médicos venha a se concretizar. Inicialmente, todo esforço de Menson foi para ter o prefeito a seu lado, com a única finalidade de usar a prefeitura na campanha, como ele mesmo admitiu:

“Seria muito pior se nós tivéssemos sem o poder. Seria muito pior, porque se adoece alguém, nós podemos pedir o socorro à prefeitura. Se tem alguma coisa urgente, nós podemos solicitar e recorrer à prefeitura”.

 

 

Política – 07.04.2016

Oposição mostra firmeza!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O movimento de oposição política de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, divulgou nota, ontem à noite, reafirmando que não se abalou com as recentes mudanças ocorridas entre grupos e partidos, nos últimos dias.

Não cita nomes, mas uma das mudanças foi a migração de um dos seus principais líderes, o ex-prefeito Carlos Batista, para a situação, até então liderada pelo também ex-prefeito e pré-candidato, Emerson Leal.

Assinada pelo coordenador do grupo, Jânio Soares Lima, a nota da oposição, que deve reunir pelo menos quatro legendas nas eleições deste ano, agrada pela firmeza e serenidade. E destaca:

“É certo que, em política e na própria vida em geral, as composições e reconciliações, em regra, são temas sempre em aberto.   Da mesma maneira, “inimigos políticos” nunca podem ser considerados irreconciliáveis. Mas ressalvamos que deve prevalecer o princípio da melhor estratégia, tendo o bom senso como guia, sempre norteado pela defesa do interesse público”.

“Continuaremos a empunhar nossas bandeiras, aproveitando para arejar o ambiente oposicionista com ideias que respeitem as verdadeiras demandas da população de Livramento”. “Entre nossas bandeiras está a firme repulsa à velha e sórdida tática de se comprar voto para, depois, pagar com o dinheiro público”.

“A oposição tem, sim, nomes para concorrer, mas não vai entrar nessa febre antecipada de pré-candidaturas. No momento que se apresentar oportuno, divulgará os nomes à população e aos eleitores em particular”.

Clique aqui e leia a nota, na íntegra>>

 

Denúncia – 06.04.2016

Paulo Azevedo multado
em R$5.000,00 pelo TCM

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi multado em R$5.000,00, por irregularidades em licitação, apuradas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, acatando denúncia feita por Roberto Lucas Spínola Souto, filho do ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista.

Segundo o processo TCM nº 06292-15, o prefeito teria cometido irregularidades em licitação, ao conduzir os processos administrativos nº 0476/2015 (Pregão nº 033/2015) e nº 0475/2015 (Inexigibilidade nº 016/2015), totalizando R$354.000,00.

Consta, ainda, que a empresa contratada pela prefeitura foi Janete Meira Produções Ltda. (contratos 0121/2015 e 0108/2015). No primeiro caso, o pregão teria sido realizado após o início da prestação do serviço, apenas para encobrir a irregularidade, segundo o denunciante.

No segundo caso, inexigibilidade de licitação (016/2015), a alegação foi de que o valor, R$258.000,00, estaria muito acima dos padrões regionais. Em sua defesa, o prefeito refutou todas as acusações e disse que tudo transcorreu na mais absoluta legalidade.

Clique aqui para ler, na íntegra, a decisão do TCM-Ba>>

 

Sem trabalhar – 06.04.2016

Prefeito acoberta vereador!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O vereador José Araújo Santos, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi nomeado pelo prefeito Paulo Azevedo como Coordenador de Escolas do Campo, cujos vencimentos não foram informados (Dec. nº 40/2016 – 17.02.2016).

Zé Araújo, como é mais conhecido, vinha constando, há muitos anos, da folha de pagamento da prefeitura, recebendo R$2.447,65, como professor do ensino médico, sem comparecer à sala de aula (Mandacaru da Serra, 10.08.2015).

Mesmo denunciado publicamente, o parlamentar, eleito pela oposição, nunca deu explicação para o fato. Agora, num ato claramente para acobertá-lo, talvez retribuindo sua ida para a situação, o prefeito o “esconde” num cargo em que é mais difícil fiscalizar sua frequência.

Só falta, agora, Paulo Azevedo resolver o problema do vereador Paulo Lessa, presidente da Câmara, também pilhado recebendo sem trabalhar, vencimentos de R$1.466,00, como agente de tributo.

Para ler mais, acesse: http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2015/agosto.html

 

Política – 03.04.2016

Picadeiro aloprado!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Deputado Lúcio Vieira Lima veio dar ânimo à pre-candidatura de Paulo Azevedo

O fim do prazo de filiação partidária para quem vai ser candidato nas próximas eleições movimentou políticos em todo Brasil, nos últimos dias. Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, houve situações surpreendentes.

A mais comentada foi a ida do ex-prefeito Carlos Batista (2005-2008 e 2009-2012), oposição, para o colo do seu principal adversário, também ex-prefeito Emerson Leal (1977-1983, 1989-1992, 1997-2000, 2001-2004).

Em janeiro, Leal tentou unir-se a Carlos Batista, mas este transferiu a decisão ao seu grupo, que rechaçou a ideia, no que foi peremptório o virtual pré-candidato José Ricardo Assunção Ribeiro: “sem Emerson, na cabeça”.

Passados dois meses, Batista saiu pela porta dos fundos e foi, sozinho, fazer as pazes com o rival. Para ele, foi uma engenhosa estratégia política, mas os apaixonados seguidores dos dois lados ficaram indignados.

Porém, nem isso e nem a dança de vereadores pelos partidos, no último dia de filiações, são determinantes para o desfecho em outubro. Muita água ainda vai rolar. A nosso ver, nada muda no cenário político local.

Enquanto Emerson Leal comemorava a adesão de Carlos Batista, o prefeito Paulo Azevedo, seu real adversário, trouxe à cidade o deputado federal Lúcio Vieira Lima, para apoiar a escancarada pré-candidatura do alcaide.

Persistindo essa troca de pedras de lugar, consolida-se o picadeiro em que se transformou nosso palco político. E os três médicos poderão estar juntos nas próximas eleições, quem sabe, contra Ricardinho ou Gerardo Júnior.

Outra possibilidade, é Priquitão morrer abraçado a Carlão, com uma oposição a sangrar, e Paulo Azevedo marchando para a vitória, dirigindo, impávido e garboso, a máquina pública por entre a nefasta feira de votos.

Êta inglória bastardice político-eleitoral!

 

Falecimento – 02.04.2016

Dona de Seu Álvaro, a
1ª secretária do CEJVB

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Faleceu, no último dia 28, aos 90 anos, Donatila Vilas-Bôas Teixeira, a conhecida Dona de Álvaro, ou simplesmente Dona, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, onde residia. Pessoa de trato alegre e generoso, era uma mulher determinada. Só ficamos sabendo da sua morte depois do sepultamento, dia 29.

Vinha bem de saúde e não demonstrava desânimo com a limitação física que passou a ter, quando necessitou, por problemas de saúde, ter amputadas as duas pernas. Mas uma pneumonia a levou a óbito, inesperadamente.

Inscreveu seu nome na história do Colégio Estadual João Vilas Boas, com inestimáveis serviços prestados, onde trabalhou como secretária por 18 anos, começando desde sua criação em 1950, como Ginásio de Livramento. Na época, foi a alma da instituição e o coração dos estudantes! Faleceu no dia do aniversário da escola.

Como bem observou a professora Márcia Oliveira: “Dona era uma mulher de olhar penetrante, que transmitia paz! Tínhamos algo em comum: o amor pelo Colégio. Mas não recebeu a devida homenagem da instituição”.

Em seu depoimento, Márcia acrescenta: “No 7 de Setembro de 2013, a vi prestigiando o desfile, em sua cadeira de rodas, frente sua casa, ao lado da fiel escudeira, a filha caçula Socorro. Sorria e aplaudia o que, um dia, pode acompanhar passo a passo. Emocionada, dei-lhe um abraço e elogiei sua pele linda. Ela sorriu agradecida. Ali estava Donatila de Seu Álvaro. Donatila do Colégio. Donatila de Deus!”.

Seu filho Raul, a nosso pedido, através de Socorro, nos enviou uma “Breve Biografia” da mãe, que encerra, dizendo: “Dona foi alguém muito feliz, porque sempre soube, do limão, fazer uma excelente limonada! Ela completaria 91 anos, na próxima semana! Deixou muitas saudades! Segundo um ex-prefeito e grande amigo, ‘O céu ganhou mais uma santa!’”.

Clique aqui e leia a “Breve Biografia” da saudosa Donatila, por seu filho Raul Teixeira