Emergência – 29.03.2018

Caminhão-pipa leva água
de potabilidade duvidosa


.

Raimundo Marinho
Jornalista

A população dos distritos de Iguatemi, São Timóteo e Itanajé, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pode estar consumindo água contaminada, levada pela Operação Carro-Pipa, do Exército Brasileiro.

Há suspeita de inconsistências na análise para aferição da pureza da água distribuída por essa verdadeira indústria da seca, nas regiões flageladas, que está há dois anos em “situação de emergência”.

Provar a potabilidade da água é uma exigência do Exército e consta que ele é rigoroso na fiscalização dos caminhões-pipa, mas cabe à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil cuidar das análises.

A água deixou de ser fornecida pela Embasa, devido às recentes reduções na oferta, em razão de obras de manutenção e da própria incapacidade de armazenamento da sua estação de tratamento.

São 17 pipeiros, que agora pegam água bruta, no chamado Mata Burro 2, vinda da Barragem Luiz Vieira, pelo sistema do DNOCS, mas há laudos atestando essa água como boa para consumo.

As análises são assinadas por Darlan A. Lopes, do Laboratório Análise, de Brumado-BA, e revelam parâmetros de pureza que não combinam com a reconhecida poluição do Rio Brumado e daquela barragem.

Há dois laudos, deste mês de março, confirmando que as análises são solicitadas pela Defesa Civil de Livramento, coordenada por Parmênedes Guimarães Aguiar, responsável pela coleta das amostras.

Será que houve manipulação das amostras ou dos laudos? Após ouvir prepostos do laboratório e Defesa Civil, o controlador Jânio Soares Lima nos disse ter ocorrido, de fato, análise de amostra in natura, em janeiro.

E o exame delas teria atestado a potabilidade, inclusive com ausência dos temidos coliformes, numa água que, além do esgoto de Rio de Contas, recebe outros dejetos até chegar ao perímetro irrigado.

Ainda segundo o controlador, as análises são semanais e, desde janeiro deste ano, a água passou a ser tratada com pastilhas de cloro, no próprio caminhão-pipa, onde são colhidas as amostras para exames.

Mas essa desinfecção só é cabível em água já filtrada, e não elimina substâncias físico-químicas nocivas, além de exigir manejo por técnicos qualificados, o que, como se sabe, a prefeitura não tem.

Clique aqui para ver laudos>>

 

Proeza do prefeito – 25.03.2018

Melhor e pior, num só!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Não é crível que o prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, possa oscilar entre o gaudio dos foguetes e a execração, ao mesmo tempo, conforme pesquisas recentemente publicadas.

Ricardinho Ribeiro : rejeitado ou reprovado? (Foto: Folha Regional)

A União Brasileira de Divulgação (Recife), em cristalino engodo, põe o prefeito entre os quatro melhores da Bahia e os 58 melhores do Brasil, enquanto o Instituto Folha Regional (Livramento), dar a ele 74% de rejeição.

A UBD não fez qualquer consulta popular, apenas visitou os sites de transparência e avaliou dados da gestão. O Folha demonstrou que, de fato, realizou a amostra, mas exposta a questionamentos.

Por exemplo, somou os percentuais de ruim (31%) e péssimo (43%), para concluir que o prefeito tem 74% de rejeição, a maior da história do município. Mas “rejeição” não pode ser o somatório de “ruim” e “péssimo”.

Tinha de haver pergunta específica sobre “rejeição”. Quando se responde “ruim” ou “péssimo”, em pesquisa para medir grau de satisfação, não se está manifestando rejeição e sim qualificando a coisa.

Sobre a idoneidade da UBD, assim se expressou o jornalista catarinense Milton Alves (Diário do Sul): “uma instituição mequetrefe que vem desde 2001 ludibriando prefeitos com supostas pesquisas de qualidade”.

Prefeito: ruim 31% e péssimo 43% (Fonte: Jornal Folha Regional)

Já o Instituto Folha ganhou credibilidade, pelos acertos em pesquisas eleitorais, mas contaminou a amostra atual também ao indagar sobre a humildade do prefeito e dizer que ele faz uma “gestão desastrosa”.

Ser ou não humilde, de regra, não interfere na qualidade de um gestor. Esta deve ser medida, na esfera pública, pelos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Uma fonte da gestão afirmou que o prefeito está tranquilo, realizando o que as condições da prefeitura permitem, dentro do planejado. E que o maior desafio tem sido enfrentar interesses pessoais contrariados.

Pesquisas dessa natureza são sempre questionáveis, necessariamente não refletem a opinião pública, e costumam ser motivadas por dinheiro, ora porque recebem e ora porque não recebem.

Leia a íntegra dos resultados da recente pesquisa em:

https://folharegionalbahia.com.br/prefeito-de-livramento-tem-a-maior-rejeicao-popular-ja-divulgada-no-municipio-74-dos-entrevistados-consideram-sua-gestao-como-ruim-ou-pessima/

 

Targino Machado – 24.03.2018

“Toma vergonha na cara
rebanho de vagabundos”

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O deputado Targino Machado, da Assembleia Legislativa da Bahia, fez o que, em linguagem chula e grotesca, chama-se “jogar bosta no ventilador”, ao dizer que “Isto aqui tá uma merda, uma droga, virou bosta n’água”.

Deputado estadual Targino Machado

O parlamentar referiu-se ao próprio Legislativo baiano, do qual faz parte, em discurso na sessão de 22.03.2018, conforme vídeo postado em sua página no Face book e viralizado nos grupos de WhatsApp.

Ao final do chocante pronunciamento, ele brada aos nobres colegas: “toma vergonha na cara, rebanho de vagabundos”. Citou o gasto de R$600 milhões, previstos no orçamento da Assembleia, segundo ele, jogados no ralo.

Disse que, na sua terra (Jaguaquara-Ba), aprendeu “a chamar aluno que não cumpria suas obrigações, que faltava a aula, que gazeteava, a gente chamava de vagabundo, aqui a gente chama vagabundo de excelência”.

E perguntou “Pra que desgraça se candidata a deputado? Pra enganar o povo da Bahia, receber o salário, botar o dinheiro no bolso e cascar fora? E tão rindo, e ficam rindo, me chamando de doido”.

“Vamos nos respeitar”, disse, “e quem achar que as palavras que aqui coloquei ferem o decoro, ferem a ética, e qual a ética e o decoro que tem esta casa, qual a moral que esta casa tem para apontar o dedo pra ninguém?”.

Clique aqui para:

Ver e ouvir o vídeo do deputado>>

Ler transcrição, na integra, da fala>>

 

Guarda Municipal – 24.03.2018

Lei ficou só no papel e
precisa ser atualizada

 

Adriano Santos, na Tribuna Livre da Câmara

Raimundo Marinho
Jornalista

A Guarda Municipal, criada pela Lei nº 1.129/2009, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, continua sem sair do papel, apesar de até constar da agenda do Conselho Comunitário de Segurança Pública.

Esta semana, dia 20, o assunto voltou ao colo dos vereadores, levado pelo segurança bancário Adriano Santos, que luta pela implantação da guarda, para o que usou a Tribuna Livre do Legislativo Municipal.

Segundo ele, seu principal objetivo foi lembrar a necessidade de atualização da Lei Municipal, aprovada em 2009, bem antes, portanto, da Lei Federal nº 13.022/2014, que institui normas gerais sobre assunto.

Seu conhecimento da matéria parece ter deixado boa impressão nos vereadores. Embora a criação da guarda dependa do Executivo, Adriano disse acreditar muito no apoio da Câmara para tirar a lei do papel.

A guarda visa proteger o patrimônio público; meio ambiente; fiscalizar o uso das vias púbicas; controlar o tráfego; patrulhamento escolar; segurança das autoridades; defesa e proteção da população.

Sem justiça – 23.03.2018

Suprema frustração!


Raimundo Marinho
Jornalista

Ministros Luis Roberto Barroso (esq.) e Gilmar Mendes  - fotos copiadas da Web, via Google

Tenho um voo às 19h40 e tenho que me ausentar”, assim o ministro Marco Aurélio Mello, exibindo o ticket da passagem, provocou o fim da sessão do STF, ontem, que deveria julgar um habeas corpus de Luís Inácio da Silva.

Havia quórum para continuar, mas a corte, em longa discussão, optou por adiar a reunião, após passar a tarde decidindo se iria ou não receber o recurso, em face das divergências quanto ao seu cabimento.

Nada parecia com o que se espera do estilo e formato jurídico que deve reger a Corte Suprema. Ao final, a frustração, pois decidiram não decidir e a decisão foi adiar a decisão para o próximo dia 4 de abril.

No bojo da falta de decisão, por sua própria decisão de não decidir, os magistrados decidiram dar um “salvo conduto” ao paciente, deferindo pedido lógico da defesa, que se encaixou como luva na fuga do veredicto.

Fachada do prédio do STF (Brasília-foto da Web)

Assim, Luiz Inácio da Silva, condenado a 12 anos de prisão, por crimes apurados na Operação Lava Jato, não poderá ser preso, dia 26, como era esperado, caso sejam denegados seus embargos infringentes, no TRF4.

Pareceu haver um esforço dos ministros para adiar essa prisão, sem desmoralizar o STF e nem abalar a rígida posição da ministra-chefe, Cármen Lúcia, ficando claro que a Justiça não é igual para todos.

A prova é que há mais de três mil HC à espera de julgamento e o de Lula furou a fila, sem nenhuma justificativa legal. Aliás, o ambiente da Corte vez por outra se revela nos corriqueiros bate-bocas entre os magistrados.

O mais chocante deles me parece ter ocorrido anteontem, em que o ministro Luiz Roberto Barroso disparou “amabilidades” à “vossa excelência” Gilmar Mendes, deixando os brasileiros de alma lavada. Veja a transcrição:

"Me deixa de fora desse seu mau sentimento, você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. Isso não tem nada a ver com o que está sendo julgado. É um absurdo vossa excelência aqui, fazer um comício, cheio de ofensas, grosserias. Vossa excelência não consegue articular um argumento, fica procurando... Já ofendeu a presidente, já ofendeu o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida pra vossa excelência é ofender as pessoas. Não tem nenhuma ideia, não tem nenhuma ideia, nenhuma, nenhuma, só ofende as pessoas, ofende as pessoas. Qual é a sua ideia, qual é a sua proposta, nenhuma, nenhuma. É biles, ódio, mau sentimento, mau secreto. É uma coisa horrível. Vossa excelência nos envergonha, vossa excelência é uma desonra pro Tribunal, uma desonra pra todos nós, um temperamento agressivo, grosseiro, rude. É péssimo isso. Vossa excelência sozinho desmoraliza o tribunal. É muito ruim. É muito penoso pra todos nós termos que conviver com vossa excelência aqui. Não tem ideia, não tem patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça. É uma coisa horrorosa, uma vergonha, um constrangimento. É muito feio isso. Isso é um Supremo Tribunal Federal”.

Clique aqui para acessar o vídeo (17min)

 

Administração – 22.03.2018

Prefeitura faz concorrência
para venda geral de imóveis

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Lote 13: localizado na Rua Francisco de Paula Lima, centro da cidade, área total de 68,63 m² 

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, abriu concorrência, no processo administrativo nº 0817/2018, para venda dos imóveis autorizados pela Lei nº 1.372, de 24 de novembro de 2017.

São 10 imóveis, distribuídos em 26 lotes, cujos valores variam de R$40 mil a R$1 milhão, totalizando R$3.860.000,00. Segundo o edital (DOE: 21.03.2018), qualquer pessoa pode participar do certame.

A publicação descreve os imóveis, localização e valores, e contém todos os requisitos para participação na concorrência. A sessão de abertura das propostas será dia 24 de abril de 2018, às 9 horas.

Houve muita polêmica entre os vereadores, em 2017, na discussão da lei que autoriza a venda dos bens, que está vinculada à construção de um centro administrativo e de uma policlínica, no município.

Notamos que a lei cita 10 imóveis e 26 lotes, enquanto o edital abriga os mesmos lotes, mas em apenas nove imóveis, pois deslocou o Lote 25 do Imóvel 09 para o Imóvel 08, em conflito com dispositivo leal.

Lote 25, do Imóvel 09, na Lei nº 1.372/2017: localizado no Distrito de Iguatemi, medindo 141,62m²

Clique abaixo para ler mais:

1) Lei nº 1.372-2017

2) Prefeitura vende imóveis

 

O engodo – 21.03.2018

Nota da UBD nada esclarece
e prefeitura fica em silêncio

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Depois da matéria deste site (Ricardinho cai na pegadinha dos 10 melhores do Brasil) a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, distribuiu uma Nota de Esclarecimento da União Brasileira de Divulgação-UBD.

Mas nada esclarece sobre o que foi divulgado, além de omitir o endereço da sede, limitou-se a apresentar a entidade, dizer sua finalidade, o que faz, que não tem fins lucrativos e só cobra pela inscrição em seus seminários.

O documento, assinado pelo diretor de pesquisa Fernando Vieira da Cunha é datado de Paulista, cidade da região metropolitana de Recife (PE).

O engodo praticado pela UBD e usado pelos prefeitos para fazer marketing, tem sido objeto de matérias em blogs de vários municípios do Brasil (veja alguns, abaixo).  

Ela divulga resultado de consulta popular inexistente e ajuda os prefeitos a enganar a população. A própria página do seu site mostra ser, de fato, uma entidade “mequetrefe”, como qualificou o jornalista catarinense.

O prefeito Ricardinho Ribeiro não teve o cuidado de observar, por exemplo, que a UBD disse ter feito consulta popular em 3.920 municípios, em apenas dois meses, façanha que nem o IBGE conseguiria.

E que o prefeito foi o 58º dos 5.678, não dos 3.920 pesquisados. A informação da prefeitura diz que foram avaliados “transparência, responsabilidade fiscal, credibilidade e comprometimento com a sociedade”.

Mas isso é uma imposição da lei, não serve para avaliar desempenho de gestor. Ou ele cumpre ou incorre no crime de improbidade. Não pode haver prêmio para o mero cumprimento da obrigação.

Mesmo assim, caberia ao prefeito indagar da UBD como a população foi consultada sobre esses quesitos, onde e quantas pessoas foram ouvidas, qual a metodologia aplicada, como exige a estatística.

Em suma, prefeito e os entusiasmados assessores, blogs que publicaram a informação sem questionar, e a população foram todos ludibriados, numa terra de tanta gente sabida.

Clique aqui para ler a Nota da UBD, distribuída pela prefeitura

Veja mais, em:

1) http://madsonvagner.blogspot.com.br/search?q=os+100+melhores+prefeitos+do+brasil

2) http://www.conexaogps.com.br/single-post/2017/03/03/Prefeitura-de-Sapé-pagou-à-UBD-por-premiação-que-escolhe-os-melhores-gestores-do-ano

3) https://www.eusouazul.com/single-post/2016/06/13/Prefeitura-de-Montadas-pagou-a-UBD-por-premia%C3%A7%C3%B5es-da-Secretaria-de-Educa%C3%A7%C3%A3o

4) http://queimadasbahia.blogspot.com/2014/07/o-golpe-do-trofeu-e-o-custo-milionario.html?m=1

http://ipiranoticias.com/alem-de-ipira-suposta-pesquisa-falsa-tambem-foi-oferecida-em-serra-preta-e-serrinha/

5) http://marioangelobarreto.blogspot.com.br/

6) http://diariodosul.com.br/SITE2015/colunista/60/20924/MILTON-ALVES-Os-prefeitos-e--o-falso-destaque-.html

 

Diploma suspeito – 21.03.2018

Ricardinho cai na pegadinha
dos 100 melhores do Brasil

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Cartaz divulgado nas redes sociais pela prefeitura, comemorando a falsa pesquisa sobre o gestor

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, divulgou nota, nesta terça (20), com dados de uma pesquisa, onde o prefeito Ricardinho Ribeiro aparece como o 4º melhor entre os 417 prefeitos baianos.

E mais, é 58º dos 5.678 alcaides do Brasil. Salienta que foram avaliadas “transparência, responsabilidade fiscal, credibilidade e comprometimento com a sociedade”. O diploma será entregue dia 23, em Recife.

Informa que a pesquisa é da União Brasileira de Divulgação (UBD). Na verdade, é uma obscura entidade que usa essa suposta pesquisa para ganhar dinheiro. Consta que escolhe os 100 melhores do país, mas só na Bahia são 54.

Seu próprio site gera desconfiança, com um mapa indicando mais de 500 classificados, e onde Ricardinho não é 4º e sim 7º, na Bahia, depois de Salvador, Juazeiro, Feira, Ipirá e Canudos (http://www.ubd.com.br/).

Segundo o jornalista Milton Alves, do Diário do Sul (Santa Catarina), a UBD cobra R$1.980,00 para entregar o diploma ou R$680,00, para enviar pelos Correios. Os prefeitos ainda pagam passagens e hospedagem.

Segundo o mesmo jornalista, a UBD não faz nenhuma pesquisa e se trata de “uma instituição mequetrefe que vem desde 2001 ludibriando prefeitos com uma suposta pesquisa de qualidade” (*).

Quem mora em Livramento sabe que por mais dedicado que tenha sido o prefeito, com todo respeito, ele ainda está muito longe de figurar entre os 100 melhores do Brasil e muito menos o 4º da Bahia.

Espantoso é como gente tão sabida, incluindo prefeito e assessoria, cai nessa pegadinha, sabendo que nossos serviços públicos estão sucateados, sem sistemas de água e esgoto, além de saúde e segurança públicas tão precárias.

(*) http://diariodosul.com.br/SITE2015/colunista/60/20924/MILTON-ALVES-Os-prefeitos-e--o-falso-destaque-.html

 

Hora extra – 21.03.2018

Professores de creches
vão à Câmara de preto

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Professores de escolas-creche de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, lotaram a Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, protestando pelo retorno das horas extras, abolidas, este ano, pelo prefeito Ricardinho Ribeiro.

Foram vestidos de preto e os vereadores, inclusive da situação, aproveitaram para criticar a decisão do prefeito, todos a favor da revogação da medida, sem se quer avaliar o mérito da sua legalidade.

Josemar Miranda chegou a dizer que a categoria tem dois sindicatos (APLB e SPEL) e se estes nada conseguirem, sugeriu que o assunto fosse levado à Justiça. Juscelio Pires critou duramente a APLB-sindicato.

Disse que esse sindicato perdeu a credibilidade, pois seu diretor Gerlando Oliveira atua como coordenador de transporte da prefeitura, dando a entender que isso compromete sua atuação sindical.

Procurado, o professor Gerlando disse que “o vereador está fazendo a política dele de oposição” e assegurou que os advogados da entidade estão à disposição dos docentes que tiverem seus direitos violados.

Sobre a referência do vereador à sua atividade profissional, no âmbito privado, junto à empresa licitada para fazer o transporte escolar, garantiu que isso em nada afeta o sindicato e nem acarreta qualquer ônus para o poder público.

Afirmou que, como todo cidadão, “tenho o direito de buscar melhorar minha renda familiar e que faço isso dentro da legalidade” e que “diante disso, não admito ser injustamente censurado por ninguém, muito menos pelo nobre vereador”.

 

Legislativo – 17.03.2018

Câmara reduz comissões,
mas a sinecura continua

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Foto: Alan Rich/Livramento Hoje

A Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, reduziu de 100% para 50% o percentual de gratificação concedido a servidores temporários, incluindo 13 assessores parlamentares (Portaria nº 05/2018).

Mas o ato, assinado pelo presidente Aparecido Lima da Silva, não é propriamente um zelo para com o erário, e sim porque a folha ultrapassou o valor máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Dois assessores deixaram de constar da nova lista. Um deles é Fábio Costa da Silva, indicado pelo vereador João Batista Pereira dos Santos (João de Ogum), que pediu a exoneração do assessor (Portaria nº 04/2018).

O outro foi Welliton Souza Silva, que não possui exoneração publicada. Entre os considerados “fantasmas”, estão o ex-vereador Marilho Machado Matias e Joanito Cambuí da Silva, o popular Nito Cabeleireiro.

Marilho, ex-presidente da casa, é chefe de gabinete. Teve dificuldade de explicar sua situação, mas disse que sempre vai à Câmara. Joanito é assessor parlamentar indicado pelo vereador Uilton Dourado (Huga).

Foi candidato a vereador, pelo PMDB, em 2016, e teve 12 votos. Ganhou notoriedade ao ser divulgada foto sua atendendo, em seu salão de barbeiro, o Dr. Emerson Leal, em plena campanha eleitoral.

Testemunhas da própria Câmara atestam que ele não vai lá. Para pessoas próximas, costuma dizer que não sabe o que é “assessor parlamentar”, que nunca foi à Câmara, que apenas recebe os vencimentos no final do mês.

Questionamos ele sobre isso, mas ele assegurou que “faço meu trabalho direitinho”, que o trabalho era o que Huga mandava fazer, que se resumia a ajudar um eleitor aqui e acolá, marcar consultas etc.

“Em relação ao que as pessoas estão falando que eu não sei o que é um assessor parlamentar e qual é sua função, que só vou receber o pagamento no final do mês, são pessoas desinformados que tentam me prejudicar”, disse.

 

Umbu gigante – 16.03.2018

Fruto caatingueiro tem
valorização econômica

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Com poucas exceções, a spondias tuberosa do semiárido (umbuzeiro), assim como a própria caatinga, são vítimas do agronegócio, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, paradoxalmente com a vinda do DNOCS.

Na visita a Livramento, governador Rui Costa recebeu amostras do UMBU

Uma esperança poderá ser o Projeto de Incentivo ao Cultivo de Umbu Gigante, da Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento-Asamil, lançado em parceria com a Fundação Banco do Brasil (2016).

Segundo o coordenador Dilto Aguiar, os alvos são 100 famílias, em cinco comunidades rurais, no município, entre elas, Lagoinhas, São Timóteo e Tamboril, que receberam 3.000 mil mudas, ano passado.

Acrescenta que essa variedade de umbu resultou de experiência da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário), nos anos 2000, que se destaca, além do tamanho, pela consistência da polpa e acidez reduzida.

Frisa que não é transgênico e tem viabilidade econômica reconhecida. Mas o imbuzinho caipira, apesar de ameaçado, como a própria caatinga, não foi extinto e esperamos que nunca o seja.

Sua erradicação ou poda é proibida por lei municipal. Foi criado, inclusive, o “Dia Municipal do Umbuzeiro”, que é 20 de janeiro, em Livramento. Mas, ao que se sabe, nunca foi comemorado, nas escolas, como previsto.

Não conseguimos confirmar o número da lei, no portal da Câmara, mas deve ser, salvo engano, a Lei nº 1.042/2006, aprovada com base em projeto da iniciativa do então vereador Everaldo Santos Gomes.

 

Homenagem – 07.03.2018

Hospital Dr. Ulysses Celestino”


Raimundo Marinho
Jornalista


O Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, foi renomeado para Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva, médico que foi diretor da instituição (1975-1978 e 1986-1990), recentemente falecido.

A homenagem foi referendada, na sessão de ontem da Câmara de Vereadores, que aprovou o Projeto de Lei nº 04/2018, de iniciativa do Poder Executivo, que destaca a longa folha de serviços a Livramento, prestada pelo homenageado.

Familiares, entre eles, a viúva D. Lucidalva Caires Araújo e seu irmão o ex-deputado Raimundo Caires, além de dezenas de convidados lotaram as galerias. O prefeito Ricardinho Ribeiro acompanhou a votação em lugar de honra na mesa da sessão.

Os vereadores enalteceram o currículo do Dr. Ulysses. “Ele preferiu vir para Livramento, mesmo tendo opções melhores à época” (Paulo Lessa). “Justa homenagem a essa família tão dedicada a Livramento” (Josemar Miranda).

Escreveu seu nome nas páginas da História de Livramento” (Zé Araújo). “Nunca vi uma pessoa tão humilde como ele” (João de Ogum). A vereadora Milane Araújo registrou o tratamento humanitário que recebeu do médico”.

D. Lucidalva agradeceu a homenagem, dizendo que “um homem que tem ideias e sonhos não morre nunca e Dr. Ulysses foi um desses que marcam seu tempo e história, pelo seu jeito, coragem e seus ideais”.

O presidente da Casa, Aparecido Lima, encerrou a sessão endossando os depoimentos, enfatizando que se fazia muito justa a homenagem prestada.

Clique aqui para ler currículo do Dr. Ulysses

Clique aqui para ler mensagem de D. Lucinha

 

 

Chapa eleita – 04.03.2018

Jânio assume Clube Caiçara

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O professor Jânio Soares Lima derrotou Claudeci Glícia Meira Gomes, no pleito de hoje, e já foi empossado como novo diretor-presidente do Clube de Campo Caiçara, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, após nove anos sem renovação.

Foi uma eleição tumultuada, transformada em disputa entre as facções políticas do município. Até os ex-prefeitos Emerson Leal e Carlos Batista saíram dos seus cuidados para irem votar, mas ficaram pouco tempo no local.

Fotos recebidas via whatsapp

O prefeito Ricardinho Ribeiro também compareceu e demorou de sair. Oitenta e três sócios votaram e Jânio Lima venceu com 49 votos contra 33 dados à chapa adversária, registrando-se apenas um voto nulo.

Não houve a prestação de contas prevista na pauta da Assembleia Geral. Jânio Lima agradeceu “a todos que me deram esse voto de confiança e nessa chapa que nós formamos, para buscar resgatar a credibilidade do Clube Caiçara”.

Prometeu que, nos dois anos de mandato (2018-2020), o Clube passará não somente por transformações na estrutura física, mas também será palco de grandes eventos socioculturais, como já ocorreu, segundo ele, entre os anos 1970 e 1990.

O mandato da diretora-presidente Claudeci Meira encerrou-se em 2011, sendo prorrogado por sete anos, sem previsão estatutária. Com a eleição de hoje, a situação se regulariza e os sócios mostram-se dispostos a recuperar o Clube.

Orçamento da União – 03.03.2018

Livramento tem R$2,6 milhões
de emendas parlamentares


Raimundo Marinho
Jornalista

O vereador João Batista Pereira dos Santos, que se proclama Pai João de Ogum, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, exibiu na sessão da Câmara, dia 27, extratos de emendas parlamentares que teria conseguido com o deputado Benito Gama.

Benito Gama (esq.) e Pai João de Ogum

Somam R$986.200,00 e destinam-se à execução de obras de pavimentação de ruas, no município, sendo provável beneficiado o bairro periférico da sede municipal que leva o nome do deputado e onde reside o vereador.

O prefeito Ricardinho Ribeiro tem propagado que não faz acordo político fechado com nenhum deputado e sim que apoia qualquer um que conseguir esse tipo de emenda parlamentar para Livramento.

Mesmo interpretado como “politicamente dúbio”, acabou estimulando os próprios deputados a um tipo de leilão para ver quem traz mais emendas, o que poderá vir a ser benéfico para o município.

Já foram viabilizados R$2,6 milhões. Benito Gama lidera as ofertas, com R$1 milhão de emendas, seguido por José Rocha e Waldenor Pereira (empatados em R$700 mil) e Nelson Pelegrino (R$200 mil).

Emendas ao projeto de lei orçamentária da União são feitas anualmente e visam pulverizar recursos, por sugestão dos parlamentares, em benefício das comunidades que eles representam.

Destinam-se, assim, a democratizar a distribuição das verbas federais, mas é uma forma clara de sustentar o mandato do parlamentar, com o nosso dinheiro, pois os prefeitos se obrigam a retribuir com votos.

Além do que, pode haver corrupção, pois há os que exigem dinheiro vivo, mediante percentual sobre os valores repassados. Isso, muitas vezes, é obtido com o superfaturamento das obras contratadas.

 

Justiça Federal – 02.03.2018

Juiz aceita acusação contra
Paulo Azevedo e Paulo Lessa

Ex-prefeito Paulo Azevedo

Raimundo Marinho
Jornalista

O juiz Filipe Aquino Pessôa de Oliveira, da Vara Federal de Guanambi (Ba), recebeu denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-prefeito Paulo Azevedo, o vereador Paulo Lessa e a servidora Marisneia Dourado, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Eles e mais quatro réus, entre eles, André Leal, filho do ex-prefeito Emerson Leal, são acusados pelos crimes de desvio de dinheiro público e corrupção de agentes políticos e servidores, em Livramento e outros municípios.

Os demais denunciados são Kells Belarmino Mendes, identificado pelo MPF como controlador da “organização criminosa”, Marconi Edson Baya e Kleber Manfrinni de Araújo. A decisão judicial é de 26.01.2018 (Proc. nº 3148-25.2017.4.01.3309).

Vereador Paulo Lessa Pereira

De acordo com a denúncia, o então prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo agiu em conluio com os demais denunciados, para frustrar, mediante fraude, o caráter competitivo do Pregão Presencial nº 034/2013.

Acrescenta que o objetivo era a obtenção de vantagem para si e os comparsas. Houve tentativa dos acusados de barrar a ação penal, alegando irregularidades processuais, o que foi rejeitado pelo magistrado.

No citado Pregão nº 034/2013, na gestão de Paulo Azevedo, a Prefeitura de Livramento firmou contrato com Kells Belarmino Mendes (CNPJ nº 02.261.314/0001-73), no valor de R$2.960.000,00.

O objeto era prestação de serviços e aquisição de tecnologias e sistemas para a área da educação. Contrato literalmente igual foi firmado, na mesma época, com a Prefeitura de Paramirim (Ba).

Clique abaixo para ler:

Homologação do pregão, assinado pelo então prefeito Paulo Azevedo >>

Matérias sobre o assunto, anteriormente postadas neste site >>

 

Resposta – 02.03.2018

Cici Meira diz que Clube
Caiçara nada deve a ela

Raimundo Marinho
Jornalista

Situação atual da piscina do Clube de Campo Caiçara, em Livramento de Nossa Senhora

A diretora-presidente do Cube de Campo Caiçara, Claudeci Glícia Meira Gomes, mais conhecida como Cici Meira, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, nos ligou hoje para dizer que nós mentimos ao atribuir a ela a afirmação “O Clube me deve R$26 mil”.

E solicitou que fizéssemos a correção, acrescentando que “a informação não está correta e a entidade nada me deve”. Também nos enviou fotos para demonstrar como encontrou o clube, em 2009, e da piscina reformada.

A diretora concluiu seu mandato em 2011, mas permaneceu no cargo, sem nova eleição, contrariando o que estabelece o art. 34º do Estatuto Social, segundo o qual “o Conselho de Administração será eleito e empossado bienalmente”.

Estado em que a diretora Cici Meira diz que encontrou os sanitários do clube em 2009

Clique aqui para ver mais fotos >>

 

Nova diretoria – 01.03.2018

Depois de nove anos, Clube
Caiçara volta a fazer eleição

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Clube de Campo Caiçara volta a despertar o interesse dos sócios

Os sócios do Clube de Campo Caiçara, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, voltaram a se interessar pela entidade, fundada em 6 de outubro de 1974. Depois de nove anos, eles vão eleger nova diretoria.

A eleição será neste domingo, dia 4, às 9h, na sede social, com duas chapas, uma é encabeçada por Claudeci Glícia Meira Gomes (Cici Meira), que ficou à frente do clube, mesmo após o fim do seu mandado, em 2011.

O cabeça da outra chapa é o professor Jânio Soares Lima, que foi “vice-presidente”, no mandato 2009-2011. Estariam aptos a votar os 251 detentores de títulos patrimoniais, mas muitos são falecidos.

O clube havia sido abandonado pelos sócios, que querem recuperá-lo a partir dessa eleição. Cici Meira disse que, no fim de seu mandato de presidente, em 2011, convocou uma reunião e ninguém apareceu.

Que continuou dirigindo a entidade e nunca foi procurada, nem mesmo pelo Conselho de Sindicância. Mas também não convocou eleição e passou a ser, segundo ela, “difamada até em velórios”.

Em 2010, deixou de cobrar as mensalidades, então de R$10,00, “pois só uns poucos pagavam”. Hoje é criticada por não prestar contas de nada que ocorre no clube, que tem uma dívida aproximada de R$20 mil.

A “presidente” afirma que fez o que pode para preservar a instituição, inclusive com recursos pessoais. “O Clube me deve R$26 mil”, disse. Antes dela, parte de sua área foi penhorada em um processo trabalhista.

Segundo Jânio Soares Lima, da chapa opositora, “a situação da entidade é muito ruim, desorganizada administrativamente e fisicamente degradada, afugentando os sócios e suas famílias”.

Acrescenta que “o objetivo do grupo que forma sua chapa é resgatar o Caiçara e trabalhar para que o local volte a ser o agradável ponto de encontro das famílias de Livramento, para o qual foi criado”.

Jânio Lima: queremos resgatar o clube - - - Cici Meira: o clube me deve R$26 mil

Clique aqui para ler o edital e convocação da eleição e a composição das chapas