Gritos abafados – 25.08.2020

Esclarecimento do prefeito

 

Raimundo Marinho
jornalista

Após a confusão de ontem, prevaleceu o “quem manda sou eu” e até as arvores foram derrubadas, em frente à casa de Antônio Ivaldo, no povoado Patos, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

O prefeito Ricardinho Ribeiro distribuiu “nota de esclarecimento”, na qual confirma a arbitrariedade cometida, ao dizer que engenheiros emitiram ordem de embargo de construção irregular.

O que foi chamado de “ordem de embargo” é um mero “aviso de intervenção em rua e calçada”, sem apontar qualquer tipo de irregularidade nem descrever a intervenção a ser feita.

Trata-se de aviso padrão usado pelos fiscais de tributos da prefeitura, não por engenheiros. Estes não tem legitimidade para embargar obras, ainda mais sem o devido processo administrativo.

Ricardinho afirmou, também, que “fui abordado por uma manifestante solitária, que filmava minha visita, me provocando com insultos e gritando de maneira descontrolada”.

Não era “uma manifestante solitária” e sim uma das filhas de Antônio Ivaldo, que reagia desesperada contra a arbitrariedade, pois havia um acerto anterior, para solução do problema.

O prefeito disse ter percebido uma “armação” para intimidá-lo, então “recolhi ao meu automóvel” e encerrou a visita. Não é verdade, o prefeito foi retirado por prepostos municipais.

Também não é verdade que “recolhi ao meu automovel”. Além do erro gramatical (seria recolhi-me), o automóvel é alugado pela prefeitura, ao custo de R$8.900,00 mensais.

Ao final, considera  “lamentável que pessoas, conhecidos pela forma traiçoeira e covarde de agir, usem do manifesto isolado e teatral de uma pessoa que está absolutamente errada, para tentar reverter sua caótica condição política”.

Clique aqui para ler a íntegra da nota de esclarecimento do prefeito>>

 

Desabafo – 25.08.2020

O grito de D. Margarida

(Esposa de Antônio Ivaldo, alvo da ação municipal, no
povoado Patos, em Livramento de Nossa Senhora, BA)

 

(transcrição de áudio)

O prefeito da cidade autorizou arrancar um alicerce do meu muro, tentando agredir a minha filha, na porta da minha casa, não me respeitou. Eu estava deitada, Dé de Bananinha chegou, que autorizou as máquinas, e não avisou a gente, aqui dentro.

Só escutei o baque, eu levantei assustada, que eu estava dormindo. As meninas pedindo para eles não fazer aquilo, eles agredindo a gente. Minhas filhas foram machucadas nos ferros, foram ameaçadas, na porta da minha casa.

O prefeito trouxe um rapaz, me ameaçou, querendo tomar o celular da minha menina, senão ia dar um tapa na cara dela. O prefeito desceu do carro, querendo agredir, levando a mão todo tempo na cara da minha filha.

Eu gostaria, também, de agradecer os moradores da comunidade. Não esperava que os morador, os vizinhos, não agravando todos, tão ruim. Comunidade dos Patos em peso, uma aglomeração enorme, na porta da minha casa, a gente sendo tratado como bandido, policial.

Foi desumano o que Ricardinho fez aqui ontem. Ricardo Ribeiro, tenho fé em Nossa Senhora do Livramento, que não vai tirar mais votos aqui, candidatura nem de um vereador, dentro de Livramento. Porque Deus é maior.

Ele gritou pra mim que ele era autoridade da cidade. Autoridade maior é o pai eterno, é aquele que tá por cima de nós. Tá no Céu. Meus netos tudo apavorados, com medo. Não respeitaram as crianças.

Então, eu peço vocês passe esse áudio todo pra mim, gente, não corta não. Eu agradeço vocês, de coração. Nem por um momento nós queremos atrapalhar a obra de ninguém. Só tô querendo defender o que é da gente.

Vocês tirar o da rua, tudo bem. Mas vocês não podem tentar tirar nosso alicerce, que está dentro de nosso patrimônio. Isso nós não vamos aceitar. E, mais uma vez, eu gostaria de agradecer o prefeito de Livramento pela agressão que ele fez em frente da minha porta, e mandando jogar tudo meu pra cima ontem.

O motorista da máquina falou pra gente,  se não sair da frente iria derrubar até a casa. Será que ele não tem casa? E nem família? Muito obrigado, gente, e uma boa tarde. Meu nome é Margarida!

 

Truculência – 24.08.2020

Prefeito ordena ação
arbitrária nos Patos

 

Raimundo Marinho
jornalista

O prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, comandou, na tarde desta segunda-feira, um lamentável espetáculo de arbirariedade, no povoado Patos.

Tentou realizar, na marra, ajustes de limites envolvendo a propriedade do ex-conselheiro tutelar, Antônio Ivaldo, como parte das obras de urbanização e pavimentação de vias públicas.

Há cerca de um mês, um capataz da prefeitura, conhecido como Dé de Bananinha, foi ao local para remover, sem apresentar notificação prévia, o alicerce já iniciado pelo morador.

A família reagiu contra a ilegalidade e os trabalhos foram suspensos, com a intervenção do prefeito, que prometeu mandar um topógrafo para realizar as medições necessárias.

Segundo a família, o prefeito teria concordado, inclusive, em firmar um termo conciliatório, definindo tanto os compromissos da prefeitura como as obrigações do proprietário.

Mas o topógrafo não apareceu, o prefeito e as máquinas sumiram. Só apareceram hoje para fazer a demolição, na marra, em clima de deboche, prepotência e falta de sensibilidade.

Houve choro e gritos de desespero das filhas e esposa de Antônio Ivaldo, que bateram boca com o prefeito, o qual teria dito: “é pra derrubar mesmo, derruba, não para não”.

Imagens do incidente, que já circulam nas redes sociais, mostram o prefeito  apontando o dedo para a pessoa que gravava as cenas, que lhe dizia “isso que você está fazendo é desumano”.

O advogado da família, Moisés Marques Lima, disse que a ação ordenada pelo prefeito, sem notificação prévia, é ilegal, por desrespeitar trâmites  obrigatórios, em processo administrativo.

Ao defender a propriedade da família, uma das filhas de Antônio Ivaldo foi ferida e o advogado vai mover ação contra o município, para reparação de danos civis e por lesão corporal.

Patos surgiu como agrovila, em área desapropriada pela União, para fins de irrigação, e a maioria das casas tem irregularidades, mas só a de Antônio Ivaldo está sendo perseguida.

 

 

Sem aulas – 24.08.2020

Secretário explica falta
de atividade domiciliar

 

Raimundo Marinho
jornalista

A Secretaria Municipal de Educação de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, nos enviou Nota de Esclarecimento, sobre citação feita em nossa postagem, dia 22, intitulada “Redução das mensalidades”.

A postagem informa que o Ministério Público apura notícia de cobrança integral de mensalidades, por escolas paraticulares, mesmo com as aulas suspensas, em razão da Covid-19, em desacordo com o CDC.

E sugerimos providencia também para minimizar prejuizos curriculares aos alunos, na rede pública de ensino, onde há pagamento de servidores, sem a contrapartida das aulas aos estudantes.

Diz a nota que a “gestão municipal vem se debruçando sobre as questões relacionadas à pandemia no contexto escolar e sobre todas as discussões junto aos órgãos normativos e deliberativos”.

Frisa que a falta de atividades remotas baseia-se em consultas aos professores e em estudo de demanda, garantindo que tais atividades à distância chegariam no máximo a 80% dos alunos.

E os motivos seriam diversos, como a dimensão territorial, a extensão da rede escolar municipal e as dificuldades de acesso, por grande parte dos alunos, aos meios remotos de ensino.

Em documento anexo à nota, o secretário acrescenta que há um plano de ações pedagógicas complementares, em domicílio, que será implementado no retorno das atividades escolares.

Clique aqui, para ler, na íntegra, a Nota de Esclarecimento da SME>>

 

Covid-19 – 22.08.2020

Casos dobram em agosto!

 

Raimundo Marinho
jornalista

A quantidade de infectados pelo coronavírus, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, dobrou, em agosto, e atinge 63 pessoas.

Quatro são de outros municípios, 40 foram curados. Há 26 suspeitos aguardando resultados de exames e 199 monitorados.

A tendência é a aceleração do aumento dos doentes, pois cada contaminado passa o vírus para, pelo menos, uma pessoa.

Assim, os cuidados devem ser multiplicados. Lembrando que não temos estrutura hospitalar apta para atender internações.

Os políticos pré-candidados não estão colaborando, e promovem aglomerações (fotos), afrontando as recomendações sanitárias.

Ficar em casa, usar máscara e se higienizar são garantias que não dependem do governo. Então, quem puder, faça isso!

 

Adutora – 22.08.2020

Enfim, sai aviso de licitação!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Publicado aviso de licitação da implantação da adutora de água potável para o Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Está no Diário Oficial do Estado da Bahia, de 20.08.2020. O resultado da concorrência sairá no próximo dia 15 de stembro.

É uma ótima notícia! Como citei na 88 FM, o projeto é irreversível, mas ainda é muito cedo para soltar foguetes. Estamos em ano eleitoral!

A obra foi garantida pelo governador Rui Costa, na visita a Livramento, em janeiro de 2018.  E a Embasa só iniciou a elaboração do projeto em 2019.

Vamos continuar de olho nesse “cabelo encravado”, que sempre rendeu votos aos aproveitadores e alimentou a indústria de caminhões-pipa.

 

Escolas – 22.08.2020

Redução das mensalidades

 

Raimundo Marinho
jornalista

A 1ª Promotoria de Justiça de Livramento, Bahia, vai apurar notícia de que escolas privadas estão cobrando valor integral das mensalidades, mesmo com as aulas suspensas, em razão da Covid-19.

Ao instaurar o procedimento, o promotor Adriano Nunes de Souza fundamenta que o valor teria de ser reduzido, para manter o equilíbrio contratual, com base no Código de Defesa do Consumidor.

Junto com a portaria ministerial que abre a apuração, o Ministério Público faz várias recomendações, uma delas para que escolas e pais de alunos negociem a adequação das mensalidades.

Mas existem escolas que, bem antes da recomendação do MP, fazem atividades à distância e reduziram os valores.

Seria bom se essa providência abrangesse as escolas públicas, onde os servidores da educação recebem sem trabalhar e os alunos não recebem as aulas.

Diferente da rede privada, nada está sendo feito para minimizar o prejuizo aos alunos da rede pública, com as mais esfarrapadas desculpas.

Secretaria da Educação e professores nem sequer leram a resolução do Conselho Estadual de Educação, que orienta sobre atividades, nessa pandemia.

Os sindicatos adotaram o slogan “ano letivo se recupera, vida não”. Mas, nenhuma live sobre como seria essa recuperação!

Clique aqui para ler:

1) Portaria da Promotoria de Justiça

2) Recomendações do promotor

 

Visual – 19.08.2020

Hospital terá nova fachada!

 

Raimundo Marinho
jornalista

O Hospital Municipal Ulysses Celestino da Silva, em Livamento de Nossa Senhora, Bahia, terá nova fachada, a ser construída em arquitetura moderna, incluindo vistoso pórtico de entrada.  

O projeto já está em execução e prevê substituição do muro atual por gradil, além do ajardinamento interno e externo. Pelas fotos, distribuidas pela prefeitura, vai ficar muito bonito!

A unidade também recebeu novos equipamentos médicos e de suporte, que vão melhorar o atendimento à população, segundo divulgado pela assessoria da prefeitura.

 

Esclarecimento – 19.08.2020

“Cestas” com recursos próprios

 

Raimundo Marinho
jornalista

A Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, enviou nota a este site, esclarecendo que o município “jamais recebeu qualquer recurso fornecido pelo Governo Federal para aquisição de cestas básicas destinadas a pessoas vulneráveis em razão da Covid-19”.

A nota, assinada pela nova secretária, Maria Célia Santos Castro, rebate trecho de máteria aqui postada, dizendo que a ex-secretária, Aline Xavier Lima, antes de ser exonerada, no último dia 13 de agosto, “teria se recusado a entregar a vereadores cestas básicas fornecidas pelo Governo Federal, destinadas a pessoas vulneráveis em razão da Covid-19, ora usadas para aliciar eleitores”.

O esclarecimento estende-se a explicar que, em consonância com previsões da Constituição Federal, independente das ações específicas de enfrentamento da Covid-19, o município adquiriu gêneros alimentícios destinados à composição de “cestas básicas”, com recursos do seu oçamento, em seleção pública, realizada através do Pregão Presencial nº 043/2020.

De nossa parte, cabe acrescentar que, nos termos da Lei Complementar nº 173/2020, o Governo Federal destinou aos municípios auxílio financeiro para serem aplicados em ações de enfrentamento à Covid-19, incluindo a assistência social. Mas não vem com o carimbo “cestas básicas”. Livramento teria sido contemplado com o montante de R$4.136.610,31.

Clique aqui para ler, na íntegra, a Nota de Esclarecimento>>

 

Política – 16.08.2020

Carlão, to be or not to be!

 

Mário e Emerson Leal: passado e futuro

Raimundo Marinho
jornalista

Ser ou não ser Carlão! Eis a questão (this is the question)!

A semana termina sem que se saiba de algo relevante no cenário político de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a não ser as exonerações de Aline Xavier Lima e Mário Spínola Souto.

Aline deixa o cargo em comissão de secretária de Desenvolvimento Social, em Livramento, e Mário sai de outro comissionado, o de gerente da Urbis, empresa estatal em liquidação.

A agora ex-secretária veio da gestão do ex-prefeito Paulo Azevedo e pode ter sido defenestrada pelo atual Ricardo Ribeiro devido às suas ligações com o antecessor, abduzido pela oposição.

Aline teria se recusado a entregar a vereadores cestas básicas fornecidas pelo Governo Federal, destinadas a pessoas vulneráveis em razão da Covid-19, ora usadas para aliciar eleitores.

A exoneração de Mário, no limite do prazo eleitoral, foi para se desincompatibilizar, com vistas a eventual candidatura, que poderá ser para prefeito, vice-prefeito ou vereador.

Especula-se que será para substituir o pai, Carlos Batista, que não estaria disposto ao risco de uma batalha judicial, para provar que a rejeição de suas contas não foi por atos dolosos.

Penso que, se assim for, ante a lógica de que para se eleger são necessários votos, Mário ainda não dispõe de tal capital, embora fosse uma boa opão, sangue novo. Mas pode acabar vice.

Nos últimos anos, em Livramento, os votos se consolidaram em Emerson Leal, que não preparou herdeiros; e em Carlos Batista, que deixou seus eleitores à mercê de Ricardinho, e foiabraçar o inimigo.

Para eleger o filho, teria a difícil tarefa de se reconciliar com o eleitorado que o seguia, justamente contra os Leal; e atrair devotos do Dr. Emerson, que votam na base do “só se for o senhor”.

Isso facilitará a vida do atual prefeito, que ainda patina no amadorismo da caderneta, chantageado por vereadores papagaios de piratas em obras públicas, como toscos “cavalos de Tróia”.

Nesse cenário de “to be or not to be”, um oportunista esfrega as mãos, esperando a presa agonizar, em roteiro digno da história do Dr. Victor Frankenstein e sua monstruosa criatura!

 

Nossa Senhora – 15.08.2020

Não esmoreça, recorra a Maria!

Fotos extraídas e adaptadas de vídeo da Rádio 88 FM/Facebook

 

Raimundo Marinho
jornalista

Os católicos celebram hoje a Assunção de Maria, Mãe de Jesus, como fazem todos os anos! Segundo a tradição bíblica, ela foi recompensada por Deus, que a levou direto para o Céu.

Seus devotos dão-lhe o título de Nossa Senhora, seguido do nome de onde é louvada. Mas entre nós é Nossa Senhora do Livramento, a padroeira, desde a fundação da vila original, em 1715.

Este ano, foi diferente, pela pandemia, com as novenas e a missa solene de hoje rezadas regularmente, mas com a catedral fechada, sendo os atos transmitidos pelo rádio e redes sociais.

Na homilia, o bispo Dom Armando convidou os fiéis a contemplar Maria e a enfrentar a caminhada do seu filho  Jesus, sem esmorecer.

Demonstrou preocupação com os pobres, humilhados e oprimidos. Pediu a eles que não se desesperem, garantindo que Deus os protege contra a prepotência dos soberbos.

Destacou que Maria entendeu e se entregou ao Projeto de Deus e ela intercederá por nós e nos ajudará a não desanimar, pois o Espírito Divino tornará nossa vida mais luminosa.

Referindo-se às dificuldades resultantes da Covid-19, o bispo lembrou ser o momento de se demonstrar respeito ao outro, acatando o uso da máscara e o distanciamento.

Pediu que essa experiência tão dura, que considera um sinal e não um castigo de Deus, seja aproveitada para uma profunda revisão de vida e de transformação interior.

Que possamos, com isso, fazer nossa parte para uma vida mais serena, sóbria e solidária, tornando-nos mais sensíveis à solidariedade, doação e fraternidade ensinadas por Jesus.

Vários sacerdotes paraticiparam da concelebração, entre eles o pároco Jandir, que agradeceu a todos  que colaboraram com os atos, o bispo, os padres, os grupos pastorais e os fiéis.

O louvor a Nossa Senhora continuou à tarde, com um cortejo de automóveis, pela cidade, levando a imagem da Santa, em substituição à tradicional procissão de encerramento da festa.

O entorno da catedral ficou vazio, no dia da festa da padroeira, por causa da pandemia

 

Homenagem – 09.08.2020

Meu pai! (*)

Márcia Oliveira

 

Ele pode até ser um homem comum, mas é o meu pai. Pode ser um homem não tão comum, mas é o meu pai. É assim que trazemos em nós a figura paterna.

Várias histórias são escritas e contadas sobre pais e filhos. Músicas são compostas e cantadas em sua homenagem. Tudo isso fica e, um dia, eles partem. Ficam em cada um de nós as histórias e as músicas. E eles, mais do que tudo isso, permanecem!

Comigo não foi diferente. Hoje, o meu pai está longe, no tempo e no espaço. Porém, algo está por perto, rondando os dias que passam – é a saudade que sinto dele.

Não é preciso ser Dia dos Pais para ser lembrado. Sua imagem está em todos os espaços da casa, esta, que foi construída com tanto esforço para que sua família tivesse um lugar confortável, não luxuoso, mas aconchegante para morar.

Ele tinha muito orgulho disso. Sua cadeira está vazia da presença física que repousava nela. Todavia, o vejo adormecido, descansando em minhas lembranças.

Sei que não fui um grande modelo de filha, mas ele foi o maior e mais expressivo exemplo de pai que um filho pode ter. Meu pai!

Imagem copiada da Web, via Google

São tantas recordações que tenho da pessoa que ele foi! Algumas delas, não boas, porém edificantes. Outras tantas trago em mim como belas e reconfortantes de serem lembradas. Qual filho não pensa assim como eu?

Quando a velhice chegou para o meu pai, não foi diferente como chegou e chega para os outros pais que vivem neste planeta de provas e expiações.

Repetia, incansavelmente, as mesmas histórias, que até hoje sei de cor. Eu as ouvia e, muitas vezes, ele perguntava: “Eu já falei isso?” E por mais que eu respondesse que sim, ele seguia o mesmo caminho.

Assim é a velhice. O que é do passado fica retido na mente, detalhe por detalhe. O que é do presente torna-se vago, impreciso. Foram momentos, como escreveu meu querido poeta Mario Quintana: “Aqueles dias de uma luz tão mansa...”!

E o meu pai se foi. Ficou a saudade que dói, ficou a saudade que alivia a alma, porque, de alguma forma, eu tive a oportunidade de ouvi-lo, sem reclamar, as repetidas histórias da sua longa vida de filho, de esposo, de profissional e, principalmente, de Pai.

Muitas canções marcaram sua passagem por minha vida. Uma delas retrata muito bem tudo isso que, nesse momento, escrevo: Naquela mesa (Sérgio Bitencourt).

Foram inúmeras as vezes em que ele, sentado à mesa da cozinha da nossa casa, recordava sua trajetória de vida, e não segurava as lágrimas, pois essas, como dizia: Me deixa chorar porque elas são de verdade e me aliviam.

Hoje, está faltando ele, a cadeira está vazia, a mesa ostenta um jarro sem flor, vazia de seus olhos, que um dia brilhavam ao contar suas histórias, as quais ficaram gravadas na minha alma, a música ainda existe, mas a sua voz se calou para sempre.

Resta a saudade que, de alguma forma, nos une. Eu não sei se disse a ele o quanto o amava, mas o agradeci por tudo o que fez por mim.

Se, por uma acaso, eu não o tenha dito, registro aqui essa verdade, porque  verba volant, scripta manent (as palavras voam e a escrita permanece): Amo você, meu pai! Feliz Dia dos Pais, pai, onde quer que você esteja!

Desejo um Feliz Dia dos Pais a todos os pais que vão ler essa mensagem e aos que nem vão saber que ela foi escrita!

(*) Reprodução de postagem de 15.08.2015

 

Transfiguração – 06.08.2020

Jesus revela o Céu!

Fotos pequenas: adaptadas de vídeo da 88 FM, fotos grandes: cedidas por Hugolino Lima

 

Raimundo Marinho
jornalista

Cruz de pedra enorme, torre sagrada, cartão postal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, símbolo da fé em Jesus, o Bom Jesus do Taquari. E uma praça vazia, num dia de festa.

Mais um duro teste a que fomos submetidos, por essa temível pandemia! Mas, no coração de um cristão, não há vazio! Nele, habita o Senhor da Luz, vindo de Deus, nascido de Maria.

Nossa fé ainda não remove montanha, mas nos habilita a vencer o medo, a superar dores e ultrapassar dificuldades. Graças a Deus e ao Bom Jesus, o vírus letal não arrefeceu essa confiança.

Bispo, padres e diáconos estavam lá, na matriz da Paráquia do Taquari, sob todas as restrições sanitárias, para lembrar o amor de Deus, no magno exemplo da Transfiguração de Jesus!

E graças às facilidades da santa tecnologia, pudemos ouvir as mensagens, na missa solene, em louvor a Cristo, transmitida pela Rádio 88 FM, fiel colaboradora da missão cristã.

Dom Armando destacou o empenho do Messias em abrir para nós, na pessoa de Pedro, Tiago e João, a realidade incontestável do Céu, no sublime espetáculo da Transfiguração.

Realidade que confirma, como disse o bispo, que “dor e morte são de passagem”, mas frisando que “temos de ser coerentes com nossa fé, correspondendo ao amor e bondade de Jesus”.

Sobretudo não sendo “indiferentes ao grito dos aflitos, no Brasil e no mundo”, não compactuando com o mal, nem nos deixando cooptar pelas ambiguidades e mentiras do mundo atual.

Que devemos buscar experiências que nos transformem, transfigurando-nos, como na oportunidde desse encontro diferente, ineditamente limitado pelos revezes da Covid-19!

 

Pré-campanha – 04.08.2020

Carlão na frente de pesquisa

 

Raimundo Marinho
jornalista

Em aferição de intenção de votos, feita pelo Instituto Folha Regional, o ex-prefeito Carlos Souto Batista (Carlão) estaria com 61,7%, contra 24,6% do prefeito José Ricardo Ribeiro (Ricardinho) na corrida para prefeito, em Livramentao de Nossa Senhora, Bahia.

A informação está no jornal Folha Regional, matéria de Asla Ariadne, publicada ontem, acrescentando que o levantamento, registrado no TRE-BA, sob nº 04954/2020,  ocorreu entre 27 e 30 do último mês de julho.

A pesquisa formulou três perguntas:

1) Estimulada 1 - Escolha entre Carlão (61,7%) e Ricardinho (24,6%). Não souberam (10,4%) e nenhum (3,3%).

2) Estimulada 2 - Escolha entre Carlão (58,9%), Ricardinho (24,8%) e Chiquinho do PT (0,6%). Nenhum (4,6%) e não souberam (11,1%).

3) Espontânea (escolha livre) – Carlos Batista (39,7%) e Ricardinho (21,3%). Não sabem (28,8%), não opinaram (7,4) e nenhum (2,8%).
O cenário era conhecido, há tempos, pelos dois lados, em pesquisas de consumo interno, não registradas. Agora, está aberta aos eleitores. Se eu fosse marqueteiro, olharia só a espontânea.

Mas é muito cedo para sorrir ou chorar, pensando que a eleição estaria definida. É mero sinal de alerta, pois não há nada oficial, não há candidaturas registradas. Pesquisas não definem nada!

O Instituto Folha Regional tem tradição de acertos e merece respeito nesse sentido, mas seus donos não morrem de amores nem por Ricardinho ou Carlão, torcem para Paulo Azevedo.

Carlos Batista (Carlão) . . . . . . . . . . .. . José Ricardo (Ricardinho)

Para ver mais detalhes, acesse:
https://folharegionalbahia.com.br/pesquisa-aponta-carlao-com-maior-preferencia-dos-eleitores-em-livramento-ba/

 

Devoção – 01.08.2020

Pandemia não diminui a
fé no Senhor Bom Jesus

 

Alvorada do Bom Jesus do Taquari, 2020

Raimundo Marinho
jornalista

Pela primeia vez em 55 anos, a festa em louvor ao Bom Jesus do Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, não tem a tradicional multidão de fiéis.

O mesmo ocorre com a tradição de 300 anos do Bom Jesus da Lapa, também na Bahia, onde as celebrações estão ocorrendo de forma virtual.

Tudo para evitar aglomerações, em razão da Covid-19. Mas isso não esfriou a fé dos devotos no Senhor Bom Jesus, que rezam pelo rádio e canais virtuais.

Em Livramento, as novenas são transmitidas, ao vivo, a partir das 18h30, pela Rádio 88 FM, que pode ser sintonizada, também pelo Facebook, na internet.

O louvor ao Bom Jesus do Taquari começou com uma alvorada, último dia 28, e terminará dia 6 deste mês, com missa só com sacerdotes e auxiliares.

Mas a torre-santuário fica aberta, pela manhã e à tarde, com acesso dentro das cautelas preventivas recomendadas pela autoridade sanitária.

O tema do louvor, este ano, é “Missão do jovem, na sociedade e na Igreja”. O celebrante hoje é padre Júlio Cesar, subtema “Deus é amor, Deus te ama”.

A partir das 21h, deste sábado, o cantor Alan Cruz comandará uma live solidária em louvor ao Bom Jesus.

Para ler mais sobre essa tradição religiosa, acesse:
http://www.mandacarudaserra.com.br/noticias/2011/seu_pereira.html