Falecimento – 31.10.2020

Paulo Lessa nos deixa, em
plena campanha eleitoral

 

Raimundo Marinho
jornalista

Faleceu nas primeiras horas de hoje o vereador Paulo Roberto Lessa Pereira, 51 anos, de Livramento de Nossa senhora, Bahia, que estava internado com Covid-19,  no Hospital de Base, em Vitória da Conquista (BA).

Paulo Lessa foi presidente da Câmara Municipal (2015/2016) e estava em plena campanha eleitoral, buscando o sétimo mandato. Estreou muito jovem, na política, e foi um dos mais firmes integrantes do Legislativo.

Dedicou a vida à política, como admirador e seguidor fiel do Dr. Emerson Leal, de cujo grupo somente se afastou neste último mandato. Sempre foi aplicado a quem seguiu e implacável com seus adversários.

Filho de Seu Didier e D. Clarice, Paulo Lessa deixa viúva a professora Georgia Carneiro, mais os filhos Paulo Roberto, José Luis e Rita de Cássia, mãe do seu neto Ian Lucas. O sepultamento estava previsto para as 11h de hoje.

O prefeito e candidato à reeleição, Ricardinho Ribeiro, a cujo grupo político Paulo Lessa aderiu, em 2017, divulgou nota de pesar e decretou luto oficial por três dias, no município (Decreto nº 143/20).

Na nota, o prefeito disse que o vereador deixa relevantes serviços prestados a Livramento, destacando sua cordialidade e prestimosidade para com todos.

O ex-prefeito Carlos Batista, igualmente candidato a prefeito, disse ser “com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do vereador Paulo Lessa” e “que Deus conforte a todos os familiares nesse momento de dor e sofrimento”.

A Subseção da OAB-Ba, de Brumado, também manifestou pesar e solidariedade aos familiares do vereador, em nota subscrita pelos advogados Kleber Lima Dias (presidente) e Guto Rodrigues Tanajura (delegado da subseção).

Juntamo-nos a todas as manifestações de pesar e solidariedade à família de Paulo Lessa, com quem sempre tivemos amizade. Ele deixa, sem dúvida, uma lacuna em nossa política, difícil de ser preenchida.

 

Representação – 27.10.2020

Contra a derrubada ilegal
de árvores em Livramento

Raimundo Marinho
jornalista

O vereador Josemar Miranda, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, protocolou representação, no Ministério Público, contra o município e o prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro, por violação das normas de proteção das árvores, contidas na Lei Municipal nº 1.393/2018.

O edil denuncia que esta lei é desrespeitada pelo gestor, ao realizar, de forma indiscriminada, cortes de árvores, no município. E cita casos recentes no hospital municipal e num espaço privado, no povoado de Patos.

Segundo a representação, o gestor não segue as exigências legais para eventuais derrubada e plantio de árvores, no município. A lei “está sendo violada inescrupulosamente, sem punição”,  diz o parlamentar.

O art. 17 da Lei nº 1.393/2018 proibe qualquer ação que destrua ou altere a condição natural das ávores, em área púbica ou privada, salvo em situações excepcionais, ditadas na própria lei.

Essa lei foi assinada pelo próprio Ricardo Ribeiro. E, ao criticar o gestor, Josemar Miranda lembra que o município fica em região de temperaturas elevadas, diante do que considera vital a preservação das árvores.

Clique aqui para ler, na íntegra, a Lei Municipal nº 1.393/2018>>

 

Judicialização – 25.10.2020

Negado recurso contra Carlão

 

Raimundo Marinho
jornalista

Na judicialização eleitoral, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o candidato Carlos Batista, da oposição, ganha mais uma.

O relator Freddy Pitta Lima (TRE-BA) negou recurso da coligação de Ricardo Ribeiro, contra a candidatura do adversário.

Ricardinho e Ministério Público  Eleitoral pediram impugnação da candidatura de Carlão, alegando as contas rejeitadas de 2011.

Carlos Batista contestou, dizendo que o ato reprovando suas contas foi suspenso, a seu pedido, na Justiça Civil de Salvador.

Ricardo Ribeiro e MPE alegaram que essa supensão, pela Justiça Civil de Salvador,  era nula, por não seguir trâmites legais.

Para o relator Freddy Lima, no entanto, não cabe à Justiça Eleitoral julgar isso, e sim à própria Justiça Civil.

E manteve a candidatura de Carlão, ao negar os recursos da coligação O trabalho não pode parar e do Ministério Púbico.

Em nossa avaliação, é uma questão jurídica aberta a discussões, que podem remeter aos bastidores da Justiça e da Política.

Clique aqui para ler, na íntegra, a decisão do relator Freddy Lima>>

 

Polícia age – 25.10.2020

Festa flagrada violando
medidas contra Covid-19

 

Raimundo Marinho
jornalista

Alertada, a Polícia Militar flagrou duas festas, ontem, que violavam medidas sanitárias, no bairro Passa Quatro, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Os responsáveis e os carros de som  foram conduzidos para a delegacia. A polícia foi ao local, orientou, mas só foi deixar a área e a festança recomeçou.

Então, o pelotão retornou e enquadrou todo mundo, levando, de quebra, os responsáveis e os veículos de evento próximo, nas mesmas condições.

Os envolvidos serão indiciados por violar medidas sanitárias contra a Covid-19 e pela perturbação do trabalho e sossego alheios.

 

Mau exemplo – 25.10.2020

Triste, até as autoridades!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Infectados pela Covid-19, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, perto dos 300,  numa média diária de 10 novos casos, nos últimos 10 dias.

A causa óbvia são as aglomerações políticas, com desfiles de carros e motos, além de outros eventos, em megas farras, município a fora.

Tudo com a conivência das maiores autoridades municipais, o prefeito Ricardinho Ribeiro e a vice Joanina Sampaio.

Bem como de médicos envolvidos na campanha, como o candidato Carlos Batista e seu principal cabo eleitoral Paulo Azevedo.

Todos dificultando a implementação das medidas preventivas recomendadas pelas autoridades da Saúde.

Toda semana, o prefeito renova as rigorosas medidas para conter a expansão do coronavírus, mas ele mesmo é flagrado em aglomerações.

A situação fica cada vez mais difícil para pessoas com doenças crônicas e os cerca de seis mil idosos do município, os mais vulneráveis.

 

Ameaça jovem – 25.10.2020

O rolê dos inocentes úteis!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Nos dois grupos que disputam a eleição, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, há uma ação marqueteira que vem manipulando os jovens.

Como inocentes úteis, eles duelam para ver o lado que junta mais carros e motos, em acintosa violação das medidas contra o coronavírus.

Planejaram tudo para este final de semana, mas esbarraram nas enérgicas acões da Justiça Eleitoral, Ministério Público e Polícia Militar.

O juiz leitoral proibiu atos que gerem aglomerações, alertando que os violadores responderão perante a lei, incluindo cassação de candidturas.

Um tal grupo Juventude do 18, em verdadeiro deboche das leis e  recomendações da saúde, havia programado aglomerações, de quinta-feira até hoje.

A mesma coisa fez uma tal Turma do Fusca, da oposição, que convidou para um rolê de diversão, ontem,  nos bairros Piçarrão, Jurema e Beira Rio.

Hoje, o rolê seria no distrito de Itanajé e povoados de Tabuleiro e Monteiro, sempre colocando a juventude desses lugares como anfitriãs.

Esquema perfeito para propagar o vírus, levando-o até mesmo para lugares onde ele nunca chegaria, se não houvesse as planejadas aglomerações.

Atração à parte são as autointituladas Musas do 55, que desfilam caras e bocas, sensualidade e belos penteados, no Instagram.

Nada há indicando preocupação com quem será prefeito e muito menos com os graves problemas que Livramento enfrenta.

 

Atos políticos - 22.10.2020

Justiça Eleitoral vigia
as medidas sanitárias

 

Justiça proibiu motocadas em atos políticos

Raimundo Marinho
jornalista

O juiz Gleison dos Santos Soares, da 101ª Zona Eleitoral, proibiu atos que vem causando aglomerações, na atual campanha política, como comícios, passeatas, caminhadas e as chamadas “motocadas”.

E determinou o cumprimento, nas carreatas, das normas da Anvisa, que exigem, por exemplo, desinfecção dos veículos, limitação de pessoas, proteção individual e  disponibilização de álcool em gel.

Quem desobedecer terá os veículos apreendidos, entre outras sanções legais. A portaria do juiz, nº 05/2020/ZE-101, divulgada hoje, vale para Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape.

Gleison Soares baseou-se no galopante crescimento da Covid-19, em Livramento, nesses poucos dias de campanha eleitoral, em que o número de infectados subiu de 21 para 40 por semana, sete ao dia.

Representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público e Polícia Militar, sediados em Livramento de Nossa Senhora, reuniram-se, ontem, para estabelecer ações de monitoramento dos atos políticos.

Clique aqui para ler a Portaria  nº 05/2020/ZE-101>>

 

Compra de voto – 22.10.2020

Juiz manda retirar áudio
de propaganda eleitoral

 

Raimundo Marinho
jornalista

O juiz eleitoral de Livramento de Nossa Senhora, Bahia,  Gleison dos Santos Soares, em decisão cautelar, suspendeu a divulgação de áudio com vozes indicando ser uma conversa telefônica entre Aécio Ribeiro Neto, filho do prefeito Ricardinho Ribeiro, e uma pessoa chamada Tadeu.

A gravação foi exibida pelo candidato da oposição, Carlos Batista, em live pelo Youtube, dia 19, e inserida em sua propaganda eleitoral gratuita, no rádio, acusando o filho do prefeito da prática criminosa de compra de votos.

Em razão disso, o partido Rede, de Ricardinho Ribeiro, entrou com representação eleitoral contra o Partido Social Democrático (PSD), o candidato Carlos Batista e seu filho Roberto Lucas Spínola Souto.

Na ação, pediu a retirada urgente da propaganda, alegando que a coligação adversária usou o horário eleitoral, para imputar conduta criminosa ao filho do prefeito, de forma caluniosa, difamatória e injuriosa.

No áudio, uma voz propositadamente distorcida narra um possível plano  para compra de votos, e que teriam sido utilizados R$4.500,00 e mais três mil “blocos” para construção.

A pessoa identificada como Tadeu explica para Aécio Neto a forma de pagamento e que teria conseguido mais de 15 votos, por algo entre R$6 mil e R$7 mil.

O áudio por si só não provaria as transações, uma vez que faltou a presença de qualquer eleitor aceitando a transação. Aécio também não menciona a compra, apesar do Tadeu dizer que eram “mais de 15 votos”.

Na liminar, o juiz acatou a alegação de uso idevido da propaganda eleitoral, degradando o candidato à reeleição e induzindo o eleitor a achar que ele se beneficia de uma suposta compra de votos.

Clique aqui para ler, na íntaegra, a decisão judicial>>

 

Oportunismo – 19.10.2020

Vereador carimba ato da
Embasa com o seu nome

 

Raimundo Marinho
jornalista

Foi assinado o contrato entre Embasa e a Hidrovale, vencedora da licitação, para implantar o sistema de abastecimento de água do Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

O resumo do contrato foi publicado, último dia 15, no Diário Oficial da Bahia, pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, no valor  de R$4.214.925,28 e  prazo de 450 dias.

Como era previsto, surgiu o primeiro padrinho oportunista do projeto, o morador de lá, que também é vereador e presidente da Câmara, Aparecido Lima, que também atende por Cidão Aracatu.

Ele printou a publicação no Diário, carimbou com seu nome de candidato (Cidão Aracatu) e postou na sua página do Facebook, em plena campanha política, na corrida para se manter no Legislativo.

Da Mesa da Câmara, dia 16, embora sem citar nomes,  ele fez críticas a mim e à Rádio 88 FM, onde tratei do assunto. Não gostou do que divulgamos sobre ele. Até quis nos ensinar como trabalhar.

Considerou-se injustiçado! Falou que não entende porque o vereador é criticado se não faz e também se faz alguma coisa. Achou normal carimbar com seu nome de candidato, a publicação da Embasa.

Dissemos que talvez isso possa interessar ao Ministério Público, para apurar possível conduta vedada pela lei eleitoral, ou mesmo por eventual ato tipificado nos  arts. 297 e 299, do Código Penal.

Ao contrário do que diz o vereador, não criticamos o trabalho que ele diz fazer em benefício do Distrito onde mora. O que denunciamos é o uso indevido de obras públicas, para enganar os eleitores.

No caso da adutora de Iguatemi, ele afirma que faz jus à autopromoção, pois diz que luta há 12 anos de mandato, pelo projeto. Mas isso só prova que faltou empenho ou força política!

Alías, a adutora já poderia está pronta, há muito tempo, com recursos próprios. Se o vereador se preocupasse, de verdade, com o povo, como afirma, bastaria ter colocado a obra no orçamento municipal.

O município sempre teve dinheiro suficiente! Poderia ter feito a adutora sem precisar do Estado. Só nesses 12 anos de mandato do vereador, o  orçamento da prefeitura foi mais de  R$700 milhões.

Bastaria 1% disso, ou seja, R$7 milhões, para custear o projeto, e ainda sobraria dinheiro. Por que Cidão Aracatu e seus colegas não trabalharam para isso, ao invés de cultivar esse “cabelo encravado”?

Os donos de carros-pipas iam ficar irados, claro! Talvez até atrapalhassem suas reeleições! Mas, paciência! Como dizem seus devotos seguidores, “nem Jesus agradou a todos”. (texto baseado em nossa fala, na Rádio 88 FM)

 

Pandemia – 19.10.2020

Covid-19 passou a crescer
mais na campanha política

 

Raimundo Marinho
jornalista

A quantidade de pessoas com Covid-19, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, chegou hoje a 240. O número é relativamente pequeno, numa população estimada em 46 mil habitantes.

Porém, o crescimento tornou-se alarmante. Foram quase quatro casos diários, nos últimos 30 dias. Infelizmente, houve três mortes, mas, graças a Deus, 187 pessoas foram curadas.

O secretário da Saúde, Gerardo Júnior, disse ao site Achei Sudoeste, de Brumado, que os atos da campanha eleitoral podem ter contribuido para o avanço da doença, no município.

O site Bahia Notícias, de Salvador, reproduziu a matéria do Achei Sudoeste e colocou um título  dizendo que que, em Livramento, a “prefeitura culpa atos eleitorais por aumento de casos da Covid-19”.

Porém, o secretário explica que não falou dessa forma. De fato, a matéria do Sudoeste não disse isso. Segundo o secretário, o crescimento de casos tende a decrescer a partir de dezembro.

 

Aglomerações – 19.10.2020

Vista grossa dos candidatos!

Manifestação de simpatizantes do grupo de oposição, dia 18, no Distrito de Iguatemi

 

Raimundo Marinho
jornalista

O perigo de contaminação pela Covid-19 não está inibindo as aglomerações eleitorais, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. As pessoas estão agindo como se não houvesse pandemia.

E contam com as vistas grossas das autoridades e dos políticos médicos, que dão o mau exemplo, na situação e na oposição, negligenciando o distanciamento social e outras medidas preventivas.

Esqueceram solenemente que só estão liberadas as atividades consideradas essenciais à vida, mesmo assim com os cuidados sanitários determinados pelos decretos municipais.

Para lembrar, essas atividades abrangem saúde, segurança, transporte, comunicação e abastecimento em geral.

Mas, como postou um internauta, no Facebook: “Em Livramento não podem festas, não pode futebol, não podem aulas, mas podem carreatas, bagunça, foguetórios e bebedeiras”.

Fuscas, agora sem propaganda eleitoral irregular, com seguidores do grupo da situação

 

Homenagem – 16.10.2020

Centenário de Ioiô do Recreio

Casamento de Lédima (esq. para dir.: Artur, Lédima, Sinhá e Ioiô (fotos enviadas pela família)

 

Raimundo Marinho
jornalista

Gilberto Pereira Spínola (16.10.1920-26.10.2005), popularmente conhecido como Ioiô do Recreio, onde nasceu, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, faria hoje100 anos de idade!

Era admirado pela franqueza, convicções e princípios firmes de vida e de conduta. Foi amigo e compadre do meu pai, Humberto, que dizia ser ele um hábil pacificador de conflitos.

Junto com a esposa Maria Armênia Chaves (Sinhá) foram padrinhos de batismo da minha irmã Iracema, tal era a consideração do meu pai para com eles.

Seu Ioiô costumava descansar no banco em frente à sua casa, na pequena vila do Recreio, por onde circulavam as pessoas que moravam na roça.

Ele abordava todos que passavam para conversar. E ficava bem informado do que acontecia por aquelas bandas do sertão.

Era filho do major Durval Guimarães Spínola (major, na época, era título honorífico) e D. Alice Pereira Spínola.

Casado com Sinhá, teve somente a filha Lédima, que foi casada com Artur Matias (falecido), que lhe deram os netos Dayse, Beto e Karina (por afinidade).

São suas bisnetas Maria Clara, Maria Luiza e Maria Helena. Juntos, eles comemoram esse centenário, reverenciando a memória de Seu Ioiô!

Mas quem melhor o define é a própria filha Lédima, que nos enviou a seguinte mensagem, em homenagem ao pai:

"Eu tenho coragem", dizia Gilberto Pereira Spínola, mais conhecido como Ioiô do Recreio, em conversas com amigos ou quem o quisesse ouvir.

Coragem esta que lhe dignificou e o fez tirar o chapeu para a vida, enfrentando as lutas diárias, vencendo os obstáculos e, acima de tudo, construindo amizades sinceras e duradoras.

Homem trabalhador e de hábito frugal. Não era religioso, mas imprimia na sua conduta de vida o respeito ao próximo, a dignidade e a honestidade.

Foi exímio contador de causos. Não teve muita instrução, mas costumava questionar e refletir sobre as "verdades" que lhe eram contadas, normalmente aceitas pela maioria das pessoas.

No campo das ideias, seu senso critico era aguçado. Não aceitava hipocrisia.

Durante seu tempo entre nós, exerceu várias profissões, como sapateiro, padeiro, marceneiro e agricultor.

Por anos, fabricou a famosa cachaça Sempre Viva, conhecida pela alta qualidade e popularizada nos versos em seu rótulo, dizendo:

“Ao voltar de alguma viagem ou ao regressar de algum passeio, nunca deixe de tomar a Sempre Viva do Recreio" .

 

Candidatura - 15.10.2020

Carlão livre das impugnações!

 

Dr. Carlos Batista

Raimundo Marinho
jornalista

A Justiça negou as impugnações feitas pelo Ministério Público e coligação “O trabalho não pode parar” contra a candidatura do médico Carlos Batista, a prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

O motivo das impugnações foram as contas de 2011, do então prefeito, reprovada pela Câmara Municipal, em 2013, gerando a inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar nº 64/90".

A lei veda candidatura de quem teve contas rejeitadas, no exercício de cargo ou função pública, por irregularidades insanáveis e dolosas, em decisão que não tenha sido suspensa ou anulada pela Justiça.

As citadas contas de Carlão foram reprovados pelo Decreto Legislativo nº 02/2013, da Câmara, cujos efeitos foram suspensos, último dia 9, por decisão liminar do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador.

Com base nessa suspensão, o juiz da 101ª Zona Eleitoral, Gleison dos Santos Soares, indeferiu, ontem, as impugnações. Para mim, essa decisão do magistrado é uma aula jurídica, mas ainda cabe recurso.

Clique aqui para ler a decisão na íntegra>>

 

Justiça – 14.10.2020

Juiz susta efeitos de ato que
rejeitou as contas de Carlão

 

Raimundo Marinho
jornalista

O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Pedro Rogério Castro Godinho, sustou o ato legislativo que reprovou, em 2013, as contas de 2011 do então prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Carlos Roberto Souto Batista, o Carlão.

Em decisão liminar, o magistrado acatou as alegações do ex-prefeito de que houve cerceamento de defesa, no processo de julgamento das contas, pela Câmara Municipal, baseado em parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios.

Assim, fica afastado, por ora, o principal motivo para impugnação da candidatura de Carlão, novamente ao cargo de prefeito. A ação, que ainda depende de exame do mérito, foi contra Estado da Bahia, TCM e Câmara Municipal de Livramento.

Cique aqui para ler a íntegra da decisão>>

 

Ilegalidade– 13.10.2020

Prefeito e vice multados em
R$15 mil pelo juiz eleitoral

 

Raimundo Marinho
jornalista

O juiz Gleison Soares, da 101ª Zona Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, multou o prefeito Ricardinho Ribeiro e a vice Joanina Sampaio, em R$15 mil cada, por propaganda eleitoral irregular.

As duas autoridades desfilaram em dois taxis, transformados em out door político, o que é vedado pela lei eleitoral, por serem considerados bem particular de uso comum, que depende de licença pública.

Além disso, o magistrado mandou apreender os veículos e estendeu a multa a Marilucio Alves Oliveira e Herbert Castro, detentores da posse dos veículos fusca de placas policiais CNC-8621 e JOX-3331.

Em sentença prolatada ontem (12), o magistrado acatou representação eleitoral da coligação “O cuidado que Livramento Precisa” (PSD, PP e MDB), no processo nº 0600248-57.2020.6.05.0101.

O prefeito e a vice são alvos, ainda, de outro processo (nº 0600290-09.2020.6.05.0101) pela mesma desobediência à lei (veiculação irregular de propaganda eleitoral em outros táxis).

Os veículos são de Alenito Sobrinho Souza Ribeiro (Pálio placa DVN-7968) e Raimundo Lélis de Souza (Uno placa NZI1J19). Em decisão liminar, o juiz mandou parar a divulgação, sob pena de multa.

 

Gramática – 13.10.2020

Erro em nome de coligação!

 

Raimundo Marinho
jornalista

O nome da coligação  - O cuidado que Livramento Precisa - que reúne os partidos de oposição (PSD, PP e MDB), pela qual o médico Carlos Batista é candidato a prefeito, tem um erro gamatical.

Certamente falha da assessoria, a frase usa o verbo precisar no sentido de necessitar. Nesse caso, é verbo transitivo indireito, em que é obrigatório o uso da preposição “de”, para completar o sentido.

É como ensina a regência verbal. Assim, o correto seria O cuidado de que Livramento precisa. Pois, quem precisa, precisa de algo. Dito apenas Livramento precisa, logo virá a pergunta: “precisa de quê?”.

 

Fora da lei – 13.10.2020

Agência multada em R$79 mil

 

Raimundo Marinho
jornalista

O juiz eleitoral de Livramento confirmou, último dia 8, a liminar, que reconheceu irregularidades na pesquisa local de intenção de voto, da Agência Sudoeste, publicada em 7 de setembro.

Foi deferido pedido da coligação O Cuidado que Livramento Precisa, que alegou divergência entre as faixas de renda registradas no TRE e as divulgadas no resultado da pesquisa.

Houve, ainda, divergência nos dados do grau de instrução, invalidando o registro da amostra, pelo que a Justiça suspendeu a divulgação e condenou a Sudoeste a pagar a multa de R$79.807,50.

O controlador Jânio Lima, o dono do Blog Regional, Patrick Cassiano, e Aécio Neto, filho do prefeito, estavam na ação, por terem divulgado a tal pesquisa.

Mas o juiz isentou os três, por não haver prova de participação deles nas irregularidades, e que divulgaram a pesquisa antes de ser suspensa.

 

Amostra – 13.10.2020

Eco tem nova pesquisa no TRE

Raimundo Marinho
jornalista

Soube que há pesquisa do Instituto Eco, de Paramirim-Ba, prevista para esta semana, relativa a Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Nas amostras do Eco, o prefeito Ricardinho Ribeiro tem ficando na frente.

Seu levantamento divulgado dia 2 deste mês mostra Ricardinho com 50,5%, Carlão 38,2% e Chiquinho 1,8%. Em relação ao de 7 de setembro, Ricardinho cresceu 3,9%, Carlão 2,4% e Chiquinho caiu 1,4%.

Os dados indicam que o crescimento verificado veio dos indefinidos, que sairam de 14,4% para 9,5% (migração de 4,9%) e da queda de Chiquinho do PT, que saiu de 3,2% para  1,8% (migração de 1,4%).

 

Desconfie – 13.10.2020

Duvidosas e mal-intencionadas!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Ficou manjado, sempre que sai pesquisa favorável a um lado, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, logo sai outra com o outro lado na frente. Para mim, isso é motivo de suspeitas.

Por exemplo,  quando o candidato Carlão saiu na frente, no Folha Regional, logo o Instituto Eco ultrapassa para Ricardinho. Depois, surge a Agência Sudoeste, de Brumado, desempatando para Ricardinho.

A meu ver, são pesquisas mal-intencionadas que se arvoram a aferir a boa intenção de voto dos eleitores. Os pesquisadores tornaram-se alvos constantes de ações na Justiça, por fraudes.

Mas, até agora, os pedidos na Justiça foram apenas para apuração de irregularidades em face da lei eleitoral, mas sem nenhum processo sobre as responsabilidades criminais.

Curioso é que, agora, o patrocinador esconde-se no ítem “feita com recursos próprios”, do formulário registrado no TRE. A troco de que esses institutos fariam algo tão oneroso, por conta própria?

 

Impugnação – 13.10.2929

Ficar ou correr, eis o bicho!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o grupo político da situação ficou num dilema socrático! Disse o tempo todo que o adversário Carlos Batista não podia ser candidato, por ter conta de prefeito reprovada.

Fingiu não saber que um dos seus mais fortes candidatos a vereador, Lafayete Nunes Dourado, também tem, de quando foi presidente da Câmara Municipal, no mesmo período de gestão de Carlos Batista.

Portanto, o grupo de Ricardinho Ribeiro, que não queria concorrente,  terá que se rebolar. Ao defender Lafaiete, vai corroborar com a defesa de Carlos Batista. Essa a razão de não terem mais tocado no assunto.

É a típica situação em que se ficar o bicho engole, se correr, engole também!

 

Adutora Iguatemi – 13.10.2020

Licitação foi homologada!

 

Raimundo Marinho
jornalista

A Comissão de Licitação da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) homologou, dia 5, o resultado da concorrência para implantação do sistema de abastecimento de água do Distrito de Iguatemi, em Livramento.

A empresa com a melhor proposta, pelo maior desconto, foi Hidrovale Sistemas de Irrigação Ltda. O valor estimado do projeto é de R$5.900.777,39. O edital, com o resultado, deverá sair nos próximos dias!

Vamos aguardar, também, o surgimento dos padrinhos oportunistas da obra, enganando os eleitores, nessa campanha eleiatoral! Mas fiquem espertos e atentos, pois quem decide é o governador!

 

Tudo rosa – 13.10.2020

Mas ainda falta o mamógrafo

 

Raimundo Marinho
jornalista

Como ocorre todos os anos, está sendo repetido o “outubro rosa”, campanha que alerta sobre a necessidade e importância da prevenção do câncer de mama, com  o diagnóstico precoce, que permite curar a maioria dos casos!

Também foi incluido a prevenção do câncer de colo do útero! E a campanha tem sido muito positiva, ajudando a diminuir o medo e o preconceito em relação à doença, que ficava escondida, até matar a mulher.

Muitos casos curáveis acabavam sendo fatais! Isso mudou bastante! Mas ainda há muito a fazer! Portanto, os cuidados e os alertas não devem ficar restritos à cor rosa do mês de outubro.

É urgente e imperioso que haja acesso agil ao atendimento especializado, com os exames preventivos acessíveis a todas as mulheres, em especial às de famílias de baixa renda.

Ao que sei, isso não existe, por exemplo, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Nem mesmo há o aparelho indispensável, que é o mamógrafo, para realização da conhecida  mamografia.

Vamos, então, colocar na campanha rosa um alerta vermelho, que é a  necessidade urgente do mamógrafo, no serviço público de saúde local, especialmente no hospital!

 

Emancipação – 06.10.2020

A um ano do primeiro século!

 

Raimundo Marinho
jornalista

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, completa hoje 99 anos de emancipação política e fica a um ano do seu primeiro século.

Para marcar o aniversário, o prefeito Ricardinho Ribeiro promoveu, pela manhã, o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do município.

O ato solene, em frente ao Paço Municipal, teve também a presença da vice-prefeita Joanina Sampaio e do presidente da Câmara, Aparecido Lima.

E mais os vereadores  João de Amorim, João de Ogum, José Araújo, Joaquim da Silva e Paulo Roberto Lessa Pereira, além de pequeno público.

A assessoria da Prefeitura explicou que, devido à pandemia, faltaram a Filarmônica Lindembegue Cardoso e os desfiles escolares.

O exemplo deveria ser seguido pelos candidatos que fazem aglomerações e carreatas, violando as medidas contra a expansão do coronavírus.

Veja mais em:
http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2006/6outubro_poesia.html